• Nenhum resultado encontrado

O QUE 'PANTERA NEGRA' SIGNIFICA PARA OS CRISTÃOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O QUE 'PANTERA NEGRA' SIGNIFICA PARA OS CRISTÃOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O QUE 'PANTERA NEGRA' SIGNIFICA PARA OS CRISTÃOS

Por ESAU MCCAULLEY

Publicado no Christianity Today

Um tempo atrás, parei de assistir a um certo tipo de filme sobre negros.

Na esteira do sofrimento que eu vi na vida real, eu não queria ver outra cena escrava negra. Eu não queria que as mangueiras de água do Alabama destruíssem mais uma vez minhas

esperanças. Eu não queria nos ver integrando outra escola, time esportivo ou profissão, apesar das grandes chances. Eu não evitei esses filmes porque tinha vergonha da nossa história, mas porque minha alma precisava de descanso.

O filme Pantera Negra apresentou-se de forma diferente. Não se propôs a destacar o sofrimento negro, mas a realização negra. Além disso, foi realização negra em um contexto negro. Para os negros, este foi um filme para nós, por nós e sobre nós.

O filme da Marvel - ambientado em um país fictício e futurista africano (Wakanda) e apresentando um elenco afro-americano - até inspirou espectadores negros a irem ao cinema vestidos com roupas tradicionais africanas.

Essa resposta pode parecer excessiva, mas dada a história do cinema, a chance de centrar a experiência negra fora do cenário de extrema pobreza não é pouca coisa. O público negro está celebrando a visão de uma história maior para meninos e meninas negros; seu apoio é um chamado para atender toda a vida e cultura negras.

(2)

Os evangélicos americanos podem olhar para o Pantera Negra como um ponto de partida para o diálogo e a reflexão, à medida que eles abordam cada vez mais as preocupações sobre

diversidade, reconciliação e representação em suas igrejas e na igreja de Cristo em geral. Este marco do filme exemplifica quão profundamente nós, como um povo, queremos ser nosso próprio 'eu' negros e contar nossas histórias inteiras. Resistimos à expectativa de que devemos nos conformar às normas culturais para sermos aceitos nos espaços brancos, incluindo as instituições evangélicas.

Se a visão escatológica do reino de Deus contém uma forte afirmação de distinções culturais (Apocalipse 7:9), podemos nos gloriar agora?

A maior história negra refletida em Pantera Negra também nos leva a perguntar como essa narrativa desafia, afirma ou ignora elementos da história cristã. Pantera Negra tem algo a dizer sobre a diáspora negra que é diretamente relevante para a igreja e sua missão.

No coração do filme está a pergunta: o que aqueles com recursos (do povo de Wakanda) fazem sobre o sofrimento negro no mundo?

O filme apresenta três posturas: o nacionalismo negro violento, o nacionalismo negro isolacionista e um nacionalismo engajado que se dirige ao resto do mundo.

(3)

Essas respostas não são exclusivas. Nos dias de Jesus, os fanáticos acreditavam que a revolução violenta era a única solução para a opressão romana, enquanto alguns essênios optaram por se separar do mundo para preservar um judaísmo primitivo. Eventualmente, a nação de Wakanda opta pela terceira solução, e é uma mulher negra, a agente secreta humanitária Nakia (Lupita Nyong'o), que mais claramente articula a visão de uma nação engajada.

O Pantera Negra nos mostra que rejeitar o nacionalismo violento não implica rejeitar as preocupações dos povos oprimidos. Essa ideia é profundamente cristã. Por exemplo, Martin Luther King Jr. poderia dizer que “tumultos são socialmente destrutivos e autodestrutivos” e que “um motim é a língua dos que não são ouvidos”.

Da mesma forma, Pantera Negra dá à tradição revolucionária negra, representada por um pai (N'Jobu, interpretado por Sterling K. Brown) e filho (Erik Killmonger, interpretado por Michael B. Jordan), uma audiência simpática. Se o pai incorpora uma atitude que leva à violência, o filho incorpora a raiva. Nós primeiro encontramos o Killmonger discutindo artefatos africanos em um museu. Depois de declarar seus planos para roubar o local, ele faz uma pergunta dirigida ao curador: "Seus antepassados os compraram por um preço justo ou os levaram?"

(4)

Killmonger é um antagonista tão constrangedor porque o público fica imaginando se o vê como um criminoso ou o resultado inevitável dos pecados passados da sociedade. Seu caminho de

violência é frustrado, mas as questões que ele levantou ainda permanecem. Como podemos lidar com o legado do que foi feito aos povos africanos?

Na vida real, também nos vemos lutando para resolver esses tipos de perguntas.

Na igreja, podemos ser dolorosamente honestos sobre o passado? Costumo acreditar que as igrejas negras e evangélicas não estão separadas por diferentes entendimentos da Bíblia, mas diferentes leituras da história. Pantera Negra também mostra como o isolacionismo cria um vazio que será preenchido por outra coisa. O grande pecado do filme ocorre quando os wakandianos se separam para proteger seus recursos. Isso resulta em Killmonger direcionando sua raiva para o mundo e os wakandianos. Eles são cúmplices do sofrimento da diáspora negra por sua inação. Este é um desafio para os cristãos ricos. Nós ignoramos os necessitados? Muitos pastores negros e líderes leigos sabem que um segmento da comunidade sustenta que a igreja negra fracassou com os negros pobres. Essa crítica é exagerada, mas está lá. Devemos lembrar que as pessoas precisam do pão da vida - e do pão e dos trabalhos reais que lhes dão a dignidade de oferecer pão para seus entes queridos.

Os wakandianos, no final, oferecem tecnologia e conhecimento aos negros.

Não tenho certeza de que a tecnologia possa nos salvar. A tecnologia é apenas uma força para o bem quando sustentada por uma ética e visão de mundo para direcioná-la.

Killmonger queria usar essa tecnologia para fins destrutivos, então o que impede os outros de fazer o mesmo?

A humanidade precisa de uma visão do bom e do verdadeiro para guiar o uso daquilo que Deus nos deu, porque demonstramos uma tremenda capacidade de transformar bens potenciais em instrumentos da morte. Isto é especialmente verdade quando, como Killmonger deixou claro, todos nós temos nossas queixas. Precisamos de uma verdadeira reconciliação que não ignore nossos sofrimentos passados, mas aponte um caminho para nossas queixas. O evangelho cristão, corretamente entendido, pode liderar o caminho disso.

Para estabelecer esse tipo de visão, precisamos mais do que a sabedoria de nossos ancestrais. Deus mal está presente em Wakanda. Uma divindade aparece para dirigir os primeiros monarcas wakandianos a uma flor que lhes dá poder para governar, mas que no final não oferece mais orientação.

(5)

A divindade do povo de Wakanda é o relojoeiro que faz remendos uma vez, mas parece contente em deixá-los seguir seu próprio caminho, exceto pela orientação dos ancestrais. O filme ativa mesmo essa influência quando o Pantera Negra, T'Challa (Chadwick Boseman), deve rejeitar sua sabedoria para o melhor caminho.

Por outro lado, o Deus da Bíblia é o soberano que produz seus propósitos. Ele não nos deixou sem ajuda. Temos o seu Espírito, as suas Escrituras e o seu corpo (a igreja).

Além disso, nossa sabedoria não se limita a um grupo de antepassados (masculinos e reais), mas à comunhão global de santos cujo testemunho coletivo é, em si mesmo, um testemunho do poder salvador universal do evangelho.

O Pantera Negra, então, deve ser elogiado porque explora uma história maior sobre a variedade de soluções oferecidas para o sofrimento dos negros. Na minha opinião, essa história negra (como todas as outras) ainda encontra sua conclusão em uma ainda maior, que culmina com a vinda do Messias.

Em um encontro revelador, Tchaka diz a seu filho que é difícil para um homem bom ser rei.

Sabemos que é apenas o homem verdadeiramente bom que pode ser rei. A história desse reinado é grande o suficiente para abranger um verdadeiro reconhecimento de nossos pecados - individual e coletivo, presente e histórico - juntamente com uma esperança real de reconciliação.

Esta é uma história que a igreja precisa se recuperar para dar testemunho fiel em nosso tempo.

Esau McCaulley é professor assistente do Novo Testamento e do cristianismo primitivo no

Northeastern Seminary. Ele também é um dos organizadores da Conferência de Chamada e Resposta, um evento que examina o passado, presente e futuro dos cristãos negros na América.

Referências

Documentos relacionados

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

A instrução de Francisco é clara: “A Igreja deve sair de si mesma para a periferia, para dar testemunho do Evangelho e encontrar-se com os demais”. Não está a pensar em

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

 Não guarde dúvidas, pergunte a sua professora, ela está à disposição (mande mensagem quando precisar). Lembre-se de tirar um tempinho para ler. A pastinha com as

– O indicador encontra se na meta, apesar de observamos aumento do número absoluto de infecção de cor- rente sanguínea associado a CVC para 2, a redução no uso do dispositivo

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

INDICADORES AMBIENTAIS ESSENCIAIS: UMA ANÁLISE DA SUA UTILIZAÇÃO NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA SUL AMERICANO, ELABORADOS