• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA INGRESSO EM 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA INGRESSO EM 2013"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA INGRESSO EM 2013

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGEDMAT/UFOP) comunica a abertura do processo seletivo para ingresso no Curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática, com início previsto para março de 2013. O processo de seleção será regido pelas normas a seguir descritas e conduzido pela Comissão de Seleção devendo o resultado final ser homologado pelo Colegiado do Programa.

I – Público alvo

Serão aceitos graduados em Matemática portadores de diplomas obtidos em Cursos Superiores de duração plena reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação que tenham experiência docente como professores de Matemática.

II – Período de Inscrição: de 11 a 21 de setembro de 2012, de terça a sexta, no horário das 9h às

11h30min e de 14h às 16h30min, na secretaria da Pós-Graduação, no ICEB III.

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou através do envio da documentação pelo correio (postada via SEDEX e tendo como limite de postagem o dia 21 de setembro de 2012) para o seguinte no endereço

UFOP - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas – Departamento de Matemática Mestrado Profissional em Educação Matemática

A/C Profa. Regina Helena de O. Lino Franchi Morro do Cruzeiro, s/n, Bauxita

CEP 35400 000 - Ouro Preto – Minas Gerais – BRASIL

III. Documentos exigidos no momento da inscrição

1. Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado (disponível na página do programa www.ppgedmat.ufop.br),

2. Cópia autenticada do Diploma de Graduação em Matemática (Licenciatura ou Bacharelado) ou documento que comprove que o candidato tem condições de colar grau antes do encerramento do período de matrícula;

3. Cópia autenticada do Histórico Escolar da Graduação;

4. Cópia de CPF, RG, título de eleitor e comprovante que evidencie que o mesmo está em dia com suas obrigações eleitorais e, para os candidatos do sexo masculino, com suas obrigações militares. 5. Duas fotografias 3x4 recentes;

6. Curriculum Vitae documentado (Obs. anexar cópia de cada documento original mencionado); 7. Documento oficial comprobatório de que o(a) candidato(a) possui experiência docente em classes

(2)

8. Duas cópias impressas do Anteprojeto de pesquisa contendo: a) Capa (nome completo do proponente, Título do Anteprojeto, Identificação da Linha de Pesquisa, Local e Data); b) motivação para se inscrever neste Curso; c) justificativa para escolha de uma das linhas de pesquisa do Curso (ver Anexo 1); e) Temática (tema que deseja estudar e/ou questão de investigação que servirá como base para o futuro trabalho de dissertação); f) síntese comentada das leituras já realizadas sobre o tema de pesquisa; g) como pretende desenvolver a pesquisa (metodologia); h) como essa pesquisa poderia contribuir para a melhoria do ensino de Matemática? e i) Referências Bibliográficas. (Obs.: o anteprojeto deverá: ter, no máximo, oito laudas incluindo a capa, e, ser impresso em folha A4, com páginas numeradas, fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5).

9. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$80,00 (oitenta reais), mediante preenchimento e impressão de uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Ver orientações para preenchimento em anexo (Anexo 3).

Obs.: Somente será considerada aceita a inscrição que atender a todos os requisitos exigidos e contiver todos os documentos solicitados. As inscrições deferidas serão divulgadas na página do programa até o dia 01/10/2012. O material de inscrição dos candidatos não selecionados poderá ser retirado junto à Secretaria do Programa até o prazo de 30 dias após a divulgação dos resultados. Após esta data, os documentos serão destruídos.

IV – Número de vagas: 10 (dez), sendo 5 (cinco) para a linha de pesquisa 1 e 5 (cinco) para a linha

de pesquisa 2 (ver anexo 1). Além dessas vagas, será aberta uma vaga adicional em atendimento à resolução CEPE 4350, destinada a servidores da UFOP que atendam às condições desse Edital e tenham interesse no curso. A Comissão de Pós-Graduação reserva-se o direito de admitir um número superior ou inferior de alunos, considerando o desempenho dos candidatos no processo de seleção, bem como de alterar o número de candidatos por linha, dentro do limite de dois candidatos (para mais ou para menos) em cada linha.

V. Processo de seleção

O processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado será realizado em duas etapas.

Primeira etapa: Provas Escritas (60 pontos)

Essa etapa terá duas partes: prova de conhecimentos matemáticos (30 pontos) e prova de conhecimentos acerca da Educação Matemática (30 pontos). As provas acontecerão nos dias 19 e 20 de outubro de 2012 no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da UFOP, em sala a ser divulgada na página do programa (www.ppgedmat.ufop.br).

No dia 19/10/12, sexta feira, na parte da tarde – de 14h às 17h – os candidatos realizarão a prova de conhecimentos matemáticos.

No dia 20/10/12, sábado, na parte da manhã – de 9h às 12h – os candidatos realizarão a prova de conhecimentos acerca da Educação Matemática. Em nenhuma das provas será permitida consulta a qualquer tipo de material bibliográfico, nem uso de calculadora, computador ou outro equipamento. Essa etapa possui caráter eliminatório e o aproveitamento mínimo corresponderá a 60% de cada prova.

(3)

As questões de ambas as provas, serão de natureza dissertativa, e versarão sobre os tópicos descritos no Anexo 2. Elas procurarão avaliar os conhecimentos relativos aos temas matemáticos e acerca da Educação Matemática enquanto campo do saber, bem como sua habilidade em analisar, sintetizar, criticar, estabelecer relações, fazer comparações, decidir e organizar argumentações de natureza matemática e pedagógica envolvendo os temas mencionados. Algumas leituras são sugeridas para facilitar a preparação para as provas (ver Anexo 2).

Resultado da primeira etapa

A divulgação do resultado da primeira etapa do processo de seleção será feita até o dia 05 de novembro de 2012 na página do programa (www.ppgedmat.ufop.br).

Segunda etapa: Análise dos documentos e Defesa de Anteprojeto (40 pontos)

Nessa etapa serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: 1. Análise do anteprojeto;

2. Defesa do anteprojeto

2. Análise do Curriculum Vitae; 3. Análise do histórico escolar;

Também consta dessa etapa do processo seletivo uma entrevista com os candidatos, feita pelos integrantes da Comissão de Seleção.

A defesa do anteprojeto e a entrevista ocorrerão no período de 12 a 30 de novembro de 2012, no ICEB, em horários e locais a serem divulgados posteriormente na página do programa (www.ppgedmat.ufop.br).

Resultado final

O resultado final será divulgado até o dia 03 de dezembro de 2012, na página do programa (www.ppgedmat.ufop.br).

VI – Comissão de Seleção

A Comissão de Seleção será nomeada pelo Colegiado do Mestrado Profissional em Educação Matemática.

VII – Cronograma

Atividade Data Local e horário

Inscrição 11 a 21 de setembro de 2012

- Secretaria da Pós-Graduação - ICEB III (Morro do Cruzeiro, s/n – Bairro Bauxita – Ouro Preto) Telefone: 31 3559 1700 - De terça a sexta feira das 9h às 11h30min e de 14h às 16h30min

- Pelo correio (sedex com data de postagem até 21/09/12) Seleção primeira

etapa – prova 1

19 de outubro de 2012

ICEB - sala a ser divulgada

14h às 17h (obs. a tolerância será de até cinco minutos de atraso).

Seleção primeira etapa – prova 2

20 de outubro de 2012

ICEB - sala a ser divulgada

9h às 12h (obs. a tolerância será de até cinco minutos de atraso)

(4)

resultado da primeira etapa de 2012 Seleção segunda etapa 12 a 30 de novembro de 2012

Horário e local a ser divulgado.

Divulgação do resultado final

03 de dezembro de 2012

Página do programa (www.ppgedmat.ufop.br) e página da UFOP (www.ufop.br).

VIII – Disposições Gerais

Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção. Ouro Preto, 12 de julho de 2012. Regina Helena de O. Lino Franchi Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Matemática

ANEXO 1: Linhas de pesquisa do Curso

Linha 1: Educação Matemática Superior, Informática Educacional e Modelagem Matemática.

Essa linha tem como eixo o desenvolvimento e a contextualização de conceitos matemáticos, a partir de sua evolução histórico-científica, investigando seus significados sócio-culturais e avaliando suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Dessa forma, reúne os seguintes temas: Educação Matemática Superior, Informática na Educação Matemática, Modelagem Matemática.

Linha 2: Formação de Professores de Matemática, Cultura e Ensino-aprendizagem de Matemática.

O foco central dessa linha é o professor que leciona Matemática, sua formação e desenvolvimento profissional, bem como a sala de aula e as diversas perspectivas sob as quais os processos de ensino e aprendizagem podem ser estudados. Essa linha de pesquisa reúne os seguintes temas: Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores que ensinam Matemática, História da Matemática e da Educação Matemática, Etnomatemática, Prática Pedagógica, Avaliação e Currículo de Matemática e Ensino e Aprendizagem de Matemática.

ANEXO 2: Temas das provas escritas

1. Temas da prova de conhecimentos matemáticos:

a) Conjuntos numéricos: propriedades e operações. b) Progressões e noções de seqüências numéricas.

c) Números complexos, polinômios e equações polinomiais. d) Geometria euclidiana plana.

e) Geometria espacial métrica e de posição. f) Geometria analítica plana.

(5)

Bibliografia sugerida:

a) IEZZI e outros. Fundamentos da Matemática Elementar. Vol 1 a 10. São Paulo: Atual, 1993. b) STEWART, James. Cálculo. Vol. 1. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

2. Temas da prova de conhecimentos acerca da Educação Matemática:

a) Formação de professores que ensinam Matemática; b) História da Matemática e Educação Matemática; c) Resolução e formulação de problemas;

d) Informática na Educação Matemática; e) Modelagem matemática.

Bibliografia sugerida:

ABRANTES, P. Um (bom) problema (não) é (só)... Educação e Matemática, 1989, no. 8, 7-10 e 35. (Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/fdm/textos/Abrantes%2088.pdf). BRITO, A. J. ; SANTOS, K. E. S.; TEIXEIRA, M. R. G.. A História nos Planos de Ensino de Futuros Professores de Matemática. Horizontes (EDUSF), v. 27, p. 115-120, jan./jun. 2009. (Disponível em: http://www.saofrancisco.edu.br/itatiba/mestrado/educacao/uploadAddress/115-120%5B14024%5D.pdf).

BRITO, D. S.; ALMEIDA, L. M. W. O Conceito de Função em situações de Modelagem Matemática. Zetetiké, Campinas (SP), v. 13, n. 23, p. 63-85. jan./jun. 2005. (Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/zetetike/viewissue.php?id=8).

CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Bolema, Rio Claro (SP), v. 23, n. 36, p. 775-800, agosto 2010. (Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/ view/4040/3278).

FALCÃO, J. T. da R. Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil.

Bolema, Rio Claro (SP), v. 23, n. 36, p. 639-656, agosto 2010. (Disponível em:

http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4034/3270)

LAMONATO, M.; PASSOS, C. L. B. Discutindo Resolução de Problemas e Exploração-Investigação Matemática: Reflexões para o Ensino de Matemática. Zetetiké, FE/Unicamp, v. 19, n.

36, p. 51-74, jul/dez 2011. (Disponível em:

http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=722&layout=abstract).

LOPES, A. J. O que Nossos Alunos Podem Estar Deixando de Aprender sobre Frações, quando Tentamos lhes Ensinar Frações. Bolema, Rio Claro (SP), ano 21, n. 31, p. 1-22, 2008. (Disponível

(6)

ANEXO 3- Orientações para preenchimento e pagamento da GRU

Para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, acesse a página do Tesouro Nacional:

https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp#ug e preencha os campos com bastante atenção:

Unidade Gestora- UG: 154046 Gestão: 15263

Recolhimento - Código: 28838-1

(Obs.: preencha os campos em amarelo no final da página com esses códigos. O nome da instituição aparece automaticamente assim que completar o primeiro campo e passar para o próximo. O mesmo acontece com 'descrição do recolhimento').

Clique em 'avançar'.

Preencha o 'Número de Referência': 111801 em 'Competência', preencha: 012012

em 'Vencimento', preencha: 21092012 digite seu CPF e nome,

em 'Valor principal', preencha: 80,00

(Obs.: alguns dos demais campos não são necessários) em 'Valor total', preencham: 80,00

selecione a operação: 'Geração em html' clique em 'Emitir GRU'

imprima a guia gerada.

A seguir, é preciso efetuar o pagamento da GRU em uma agência do Banco do Brasil. Guarde o comprovante e faça uma cópia para apresentar juntamente com os demais documentos no ato da inscrição.

Referências

Documentos relacionados

Outra diretriz na organização desta prova foi exibir questões que provocassem reflexão sobre os problemas tratados, como a extração de raízes, prova dos noves, relações entre

Nanocellulose Films with Combined Cellulose Nanofibers and Nanocrystals: Tailored Thermal, Optical and Mechanical Properties. Biotechnological approaches for the production

Queremos e vamos entregar apartamentos cada vez mais completos aos nossos clientes”, afirma Walter Silva Koerich, diretor superintendente da Koerich Imóveis..

Nesse contexto, aconteceram algumas aprovações de alunos em Colégio Militar, CTI (atual IF), bolsas de estudo para ensino médio em colégios particulares,

§ 2º - Em decorrência da incorporação a que se refere o § 1º deste artigo, os números de Uraefts previstas neste artigo passam a ser de 26,06 (vinte e seis vírgula zero

Assim, considerando-se a atuação da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados brasileira e diante da necessidade de dar uma resposta plausível à questão sobre

As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão de Avaliação o direito de excluir do processo seletivo os currículos que não

Como uma irrupção para a pós-retomada da produção audiovisual capixaba que aconteceria nos anos 1990, o primeiro ciclo videográfico chega no fim da década de 1980