• Nenhum resultado encontrado

Sermão ou Lição: Como Jesus Interagiu Com Dele Discípulos, Parte 5 (NVI-baseado) [Perguntas de lição são incluídas]

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sermão ou Lição: Como Jesus Interagiu Com Dele Discípulos, Parte 5 (NVI-baseado) [Perguntas de lição são incluídas]"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Sermão ou Lição: Como Jesus Interagiu Com Dele Discípulos, Parte 5 (NVI-baseado)

[Perguntas de lição são incluídas]

TÍTULO: Estendendo Autoridade Condicional (Para Fazer O Sobrenatural)

PASSAGENS: Mateus 10:1,8; 17:14-20; 14:14-21; 14:22-33; Marcos 6:7,12,13; 9:29 --- INTRODUÇÃO: Você já esteve empregado em uma empresa grande em que um alto-ranking funcionário estendeu a mais-baixa-alto-ranking você poder significativo para realizar alguma tarefa? Isso sentiu realmente bom para exercer esse poder? Naturalmente, a autorização para você exercer esse poder veio com restrições, limites e

responsabilidades, que você não estabeleceu, mas foram segurado contabilizável a cumprir com. Naquele breve tempo de exercendo esse poder, você aprendeu alguma coisa - sobre a empresa, sobre autoridade, sobre exercendo o poder, sobre

responsabilidade, sobre a sendo contabilizável a teus superiores, sobre liderança, sobre submissão, sobre restrição e et cetera?

O foco neste estudo vai estar na técnica de ensino de Jesus, na qual Ele estendeu a autoridade a Dele discípulos para fazer o sobrenatural. Vamos ver o que eles

experienciaram e aprender mais dinâmicas distintas desde como Jesus interagiu com Dele discípulos.

--- LEIA: Mateus 10:1,8; Marcos 6:7,12,13

[Pergunta de Lição: Em Dele interação com Dele discípulos aqui, o que Jesus está fazendo a Dele doze discípulos, como isso é realizado, de que maneiras isso os afeta e não os afeta, e que resultados foram alcançados?]

PONTO DE SEÇÃO: Em Dele interação com Dele discípulos aqui, Jesus estendeu a autoridade a eles para acessar e usar alguns de Dele poder divino.

- - Os discípulos foram dadas autoridade especificamente para “expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades” (Mateus 10:1), “ressuscitar os mortos” e “purificar os leprosos” (Mateus 10:8).

- - E Jesus concede somente aos doze discípulos acesso ao uso sob demanda de Dele poder divino para fazer essas tarefas sobrenaturais específicas como parte do trabalho ministério a que são designados para fazer. (Mateus 10:1)

- - Observe que a natureza inerente dos próprios discípulos não mudou a agora possuir qualquer poder divino, mas sim eles agora tinham acesso contínuo ao poder divino de Jesus para usar à deles discrição dentro dos parâmetros estabelecidos por Jesus. - - Os resultados foram que eles obedeceram às tarefas ministério que Jesus os

designou para fazer por, com sucesso, saindo, pregando, expulsando muitos demônios e curando os enfermos. (Marcos 6:12,13)

--- LEIA: Mateus 17:14-20; Marcos 9:29 (rc. Marcos 9:14-29)

(2)

[Pergunta de Lição: Por que os discípulos nem sempre foram bem-sucedidos em usando o poder divino ao qual eles foram dados acesso?]

PONTO DE SEÇÃO: Os discípulos nem sempre tiveram sucesso em usando o poder divino ao qual eles foram dados acesso porque havia condições restritivas no uso de Dele poder divino.

- - Neste evento, os discípulos foram incapazes de exorcizar o demônio que estava causando uma doença em um menino; isto é porque eles tinham tão pouca fé e aparentemente eles tentaram realizar este exorcismo de uma maneira “perversa” ou desviada, que presumivelmente não se alinhava com o que Jesus tencionou. (Mateus 17:20,17)

"perverso" (Mateus 17:17) = Strong's #1294 - "para distorcer, em outras palavras, (figurativamente) interpretar mal, ou (moralmente) corrupto"

- - Além disso, sem o conhecimento dos discípulos, “essa espécie [de demônio] só sai pela oração e pelo jejum”. (Marcos 9:29)

- - Mas a intensidade da reação de Jesus em Mateus 17:17 sugere que os discípulos deveriam ter percebido rapidamente que a oração era necessária quando se tornou evidente que o demônio não estava sendo exorcizado por comando(s) verbal. - - Pode ser concluído, portanto, que Jesus colocou condições restritivas ao uso de Dele poder divino por Dele discípulos, porque Ele mesmo procedeu a exorcizar aquele demônio unicamente por comando verbal, sem uso de oração.

- - Jesus queria que os discípulos para voltar a orando e pedindo ajuda a Deus quando se tornasse evidente que deles acesso ao poder divino havia sido limitado ou restrito. - - Outras condições restritivas eram que os discípulos necessitaram crer, ter mais fé e proceder de maneira própria que Jesus aprova de, aquela não é perverso. (Mateus 17:17,20)

--- LEIA: Mateus 14:14-21

[Pergunta de Lição: Por que os discípulos não tiveram sucesso em acessando e usando o poder divino de Jesus nessa situação?]

PONTO DE SEÇÃO: Nessa situação, os discípulos falharam acessar e usar o poder divino de Jesus porque não responderam devidamente à autorização adicional implícita de Jesus quando Ele declarou: "Dêem-lhes vocês algo para comer". (v.16)

- - Nesta situação, Jesus instruiu Dele discípulos a fazer o impossível: “Dêem-lhes vocês algo para comer.” (v.16)

- - Esta instrução teria sido completamente desarrazoado e injustificada, a menos que exista dentro dele uma autorização implícita para usar o poder divino de Jesus para alimentar a multidão.

(3)

- - Aparentemente, os discípulos falharam completamente a compreender a autorização implícita para acessar e usar o poder divino porque eles nunca sequer tentaram

acessá-lo nesta situação.

- - No entanto, Pedro parece ser o único um que estava começando a compreender o conceito de autorização adicional implícita, porque na passagem tão seguinte em Mateus 14:22-33 ele tenta acessar o poder divino para andar sobre a água com Jesus. --- LEIA: Mateus 14:22-33

[Pergunta de Lição: Mesmo que neste tempo Pedro pareça ter adquirido uma compreensão elementar da autorização adicional implícita para acessar e usar o poder divino, por que ele inicialmente tem sucesso, mas depois falha?]

PONTO DE SEÇÃO: Nessa situação, apesar do sucesso inicial de Pedro em acessar e usar o poder divino autorizado, Jesus retirou a autorização no meio de seu uso porque Pedro não mais satisfez a não especificada condição restritiva de não apenas tendo, mas mantendo a fé adequada.

- - Nesta situação, somente Pedro percebe que, talvez, de uma maneira subliminar, Jesus pode estar criando uma situação em que Jesus pode estar oferecendo a Dele discípulos uma oportunidade de acessar Dele poder divino de andar sobre a água. - - Assim Pedro pede confirmação para a concedendo de autorização específica para andar sobre a água, o que foi um passo sábio para Pedro tomar, e as evidências

apoiam que Jesus estava de acordo e aprovando de tal um pedido para confirmação de autorização. (vv.28-29)

- - Desde essa autorização adicional concedida, Pedro procede então pela fé ativa para acessar e usar com sucesso o poder divino autorizado, a princípio. (vv.28-29)

- - No entanto, logo após, falhando continuar devidamente a satisfazer uma não especificada condição restritiva de não apenas tendo, mas mantendo a fé adequada, Pedro começa a afundar e vocaliza a Jesus um apelo desesperado por intervenção imediata direta para resgatar ele. (vv.30-31)

- - Pode-se concluído desde este relato que Jesus retirou a autorização para acessar Dele poder divino bem no meio de seu uso, porque uma condição para seu uso não estava mais sendo satisfez.

--- IDÉIA GRANDE: Acessando o uso do poder divino de Deus numa tentativa de alcançar resultados sobrenaturais exige tanto autorização desde Ele como o satisfazendo de todas das Dele condições restritivas.

--- CONCLUSÕES:

- - O poder divino de Deus é necessário para realizar as curas milagrosos e exorcismos; os discípulos em si não possuíam esse tipo de poder.

(4)

- - Deus pode e faz retirar ou reter o uso de Dele poder divino quando as condições exigidas não estão sendo satisfeitas.

- - Portanto, para acessar com sucesso e usar o poder divino de Deus, é necessário determinar que tipos de uso que Ele está disposto a autorizar, quais são todas das Dele condições restritas explícitas e implícitas, e se ou não todas essas condições estão sendo continuamente satisfeitas devidamente. Logicamente, treino Bíblia

adicional, raciocínio dedutivo e experiência de tentativa e erro podem ser exigidos para determinar todas das condições restritivas de Deus.

- - O fracasso em acessar com sucesso e usar o poder divino autorizado pode ser um ambiente fértil em que para se aprender algo que Deus quer ensinar.

- - Jesus experienciou e vocalizou perplexidade, desaprovação e repreensão para com os discípulos quando eles falharam em adequadamente utilizar e devidamente aplicar o que lhes houveram sido ensinado.

- - As oportunidades para acessar e usar o poder divino autorizado podem chegar inesperadamente, e ser difícil de identificar no tempo em que estão ocorrendo, com pouco tempo para uma contemplação extensa de que curso de ação para tomar. --- IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES:

- - Deus ainda autoriza o acesso e uso de Dele poder divino pelos humanos hoje em deles tentativas de alcançar resultados sobrenaturais? (Dica: veja 1 Coríntios 13:9-10; Atos 14:3; 2 Coríntios 10:3-5; Efésios 6:10-18; João 8:31-36)

- - Certamente, muitas pessoas tentam e muitas pessoas alegam que podem de fato com sucesso fazer curas milagrosas instantâneas e realizar exorcismos completos por um único comando verbal, mas o que um exame perto imediato e uma investigação verificando posterior de deles supostas atividades sobrenaturais revelam?

- - Em outras palavras, deles supostas atividades sobrenaturais são produzindo resultados sobrenaturais autênticos, como alegado?

- - O Reino da Treva pode falsificar o acesso autorizado genuíno de Deus e o uso de Dele poder divino?

- - Se assim, de que maneiras ou formas o Reino da Treva está alcançando sucessos nesta consideração hoje?

- - É possível para os crentes presumirem e tentem usar o poder divino de Deus que não tem na realidade foi concedido por Deus?

- - E se assim for, de que maneiras os crentes hoje estão fazendo suas atividades inautênticas que estão supostamente divinamente empoderado?

- - Os crentes empregam técnicas de engano para mascarar a inautenticidade de deles supostas atividades sobrenaturais?

- - Desde a evidência ou falta de evidência credível aparente hoje, em vez de

permitindo acesso pleno sob demanda ao poder ilimitado em certas áreas específicas como as que os Doze Discípulos tinham, Deus faz agora permitir apenas acesso

(5)

limitado ao poder divino e por mais tipos limitados de condições, produzindo ou resultados limitados ou ocasionais ou não sobrenaturais?

- - Se sim, de que maneiras e com que condições restritivas?

---

---

Obras citadas:

Bible. “The Holy Bible: New International Version (NIV).” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000. “Strong's Greek Dictionary”. The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.

---

Direitos autorais:

Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®. Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.

Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro. Todas as escrituras tiradas da Holy Bible, New International Version®, NIV®. Direitos autorais (Copyright ©) 1973, 1978, 1984, 2011 por Biblica, Inc®. Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2019 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios e escolas em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em. Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

---

Nome do arquivo: ComoJesusInteragiuComDeleDiscipulos05-SermaoOuLicao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf) Traduções usadas: NVI (português) e NIV (inglés), citados ou referidos em locais vários dentro deste documento Fonte: www.BelieverAssist.com

Referências

Documentos relacionados

O trabalho da educação patrimonial carece de metodologias e estratégias da ação educativa onde o homem como observador da paisagem urbana seja também

Este trabalho tem como objectivo principal dar a conhecer as várias teorias, métodos, experiências e investigadores que se debruçaram no estudo da Aprendizagem, a nível dos

ADN - Acordo europeu relativo ao transporte internacional de mercadorias perigosas por via na- vegável interior; ADR - Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de

O decisor embaralha as cartas de Reação e as lê em voz alta para o grupo, e escolhe a vencedora com base em sua interpretação da carta de Decisão.. A carta de Decisão usada e

É necessário juntar o documento comprovativo da doação e do cumprimento das obrigações fiscais (Atenção! A faculdade de remeter documentos digitalizados está reservada

Se houver desequilíbrio parasito-hospedeiro os trofozóitos invadem a submucosa intestinal, multiplicando-se de forma ativa no interior das ulceras. Podem chegar a entrar na

Em calendário definido no início do semestre e informado no plano de Curso da disciplina Estágio Curricular Obrigatório (via SIGAA) será agendado o dia da defesa do relatório final de

Doutor em História pela USP, Jorge Ferreira é pesquisador do CNPq e já publicou uma série de livros, tais como Trabalhadores do Brasil: o imaginário popular (1997), Prisioneiros