• Nenhum resultado encontrado

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)
(2)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Sumário

I n t r o d u ç ã o . . . 3

O que são as plantas medicinais...5

O poder da fitoterapia...7

Introdução para plantas medicinais ...9

Manipulação de Plantas Medicinais...11

Tratamentos para doenças com plantas medicinais...16

(3)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Introdução

Desde os tempos primórdios a busca incontrolável pela cura de doenças faz parte do ser humano. Os males que atingem o corpo, também se tornam cada vez mas pre-sentes. Mesmo com uma tecnologia altamente desenvolvida, não conseguimos evitar de prejudicar o nosso físico, acabamos ficando doentes e alimentando cada vez mais um mercado desenfreado de medicamentos em busca da solução de nossos problemas. Em algumas das vezes o que deveria ser a solução de nossos problemas, torna-se uma causa ainda mais agravante.

Encontramos a nossa volta inúmeras possiblidades de lidar com os nossos proble-mas, vivenciando experiências de maneiras diferentes. A busca pela cura de doenças através dos meios naturais, antecede o desenvolvimento da escrita, sendo uma pratica milenar. Tornando a sua eficiência indiscutível e uma opção para quem busca a solução de maneira mais saudável. A utilização de ervas e temperos principalmente na culinária antiga, onde não possuíam um contato direto com a indústria modera, traziam não só a cura de doenças, mas benefícios de resistência

a saúde para evita-los, mesmo que na maioria das vezes de maneira não intencional. Hoje acontece, mas de uma maneira menos fre-quente, os consumidores tendem a optar por alimentos altamente industrializados, substituindo os naturais.

Levar esse conhecimento adiante é uma tarefa de extrema importância, com informações capazes de salvar vidas e re-solver até mesmo problemas conflituosos dentro da medicina moderna.

(4)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

A natureza nos oferece em sua biodiversidades recursos ainda desconhecidos, seu campo complexo é praticamente inexplorado. Os cientistas e biólogos modernos, comprovam pesquisas e uma interação aprofundada com apenas dez por cento de plantas que podem ser usadas para o caráter medicinal, reunindo um total de 12.000 espécies completamente diferentes. É bem obvio, a natureza nos oferece o que homem tenta criar através de laboratórios e maquinas industrializadas.

Esse é o nosso objetivo. Repassar finalidades interessantes e alcançáveis de maneira certa e segura dentro do nosso espaço de vi-vencia. Conhecer. Tornou-se e essencial. Repassamos o conhecimento

de maneira objetiva, levando até o leitor o conhecimento da riqueza medicinal que tem em mãos e as vezes é de total desco-nhecimento. “Plantas que curam, raízes que salvam”.

Esse mercado de possiblidade se estende desde tem-peros simples, frutas, verduras, legumes a flores, folhas e raízes, existentes no mundo natural a medicamentos fitoterápicos onde passam por um processo de industrialização moderna dentro do mercado farmacêutico, com processo similares a fabricação de outros medicamentos, portanto com uma origem não sintética mas natural.

Nos encontramos com uma opção mais resistente. Esse é a intenção central. Repassar a ideia de maneira clara. Conhecer, e desfrutar das maravilhas que temos

(5)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Plantas medicinais são todas aquelas que possuem substancias terapêuticas. Que podem ser utilizadas para fins medicinais. As plantas medicinais segue como uma medicina alternativa na vida de muitas pessoas que tendem a preferencia a recursos naturais e saudáveis.

Essa medicina alternativa é muito antiga, sabemos que antecede até mesmo o surgi-mento da escrita, onde a busca por curas de doenças que surgiam eram intensas e a falta de recursos modernos direcionava-os para a possiblidade mais aplausível o emprego de plantas de maneira medicinal. O primeiro livro existe com relatos diretos ao uso das plantas medicinais é chinês com uma data aproximada de 3000 mil anos atrás.

Com mais de 12000 mil espécie em apenas dez por cento de um território explorado não é possível chegar a dados conclusivos de quais as plantas são as mais utilizadas, pois não existe uma interferência relativa já que a maioria das pessoas que fazem uso direto das plantas medicinais costumam cultivar em seus próprios jardins. Portanto existe provas cientificas de sua eficiência. De 2010 a 2013 o governo investiu em 181

(6)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

pesquisas direcionadas a plantas medicinais. Existiam-se atualmente a existência de mais de 35 000 espécies de plantas com propriedades medicinais. Mesmo que grande parte não seja utilizada para a produção de medicamentos fitoterápicos.

Alguns especialistas cogitam dar aos pacientes da rede publica pelo sistema único de saúde (SUS) essa alternativa aos pacientes, pode se tratar de uma opção inteiramente pessoal, onde o paciente teria a opção de escolha, entre as plantas medicinais, os remédios fitoterápico ou os remédios tracionais, para escolher a forma de tratamento. Alguns médicos por exemplo, fazem emprego dos remédios fitoterápico como a primeira opção de tratamento para ao paciente mesmo no tra-tamento pelo SUS. Outros pacientes segue a preferencia de procurar um especia-lista diretamente relacionado com a área.

Apesar dos grandes benefícios apresentados nas plantas medicinais e de suas fi-nalidades maravilhosas como contribuintes para a saúde, é necessário lembrar que as plantas podem ser associadas ao tratamento apenas de doenças leves, portanto de-pendendo da espécie as plantas podem ser mais fortes indicadas para o tratamento de doenças graves e de alto risco, pelo seu poder. Algumas espécies possuem substancias mais fortes que os medicamentos e drogas sintéticas. É recomendado ao usuário de plantas medicinais muita cautela, na escolha da planta. Pois assim como podem ser benéficas, podem chegar a causar efeitos mais nocivos que drogas fortíssimas. A esco-lha adequada da maneira correta é essencial, não ingerir foesco-lhagens desconhecidas ou

(7)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

O Poder da Fitoterapia

Sabemos que as plantas são o método mais antigo de tratamento para doenças existe no mundo e que algumas culturas, vivem apenas com base em ervas e plantas medicinais. O mais importante é conhecer essa prática e entender o procedimento. A fitoterapia é o estudo que aprofunda o conhecimento e a utilização de plantas medicinais no mercado, focado em suas propriedades e composições de maneira complexa e avançada. A fitoterapia surgiu junto com os primeiros indícios de uso das plantas medicinais, onde após analisar o efeito que surgia nos paciências, era realizadas tentativas de explicar esse fato. As primeiras plantas que se tem indicio de pesquisa é a espécie Ginseng e canfora.

Devemos ressaltar que os medicamentos fitoterápicos não estão relacionados ao uso direto da planta medicinal, mas sim a sua manipulação através da industrialização farmacológica em um processo complexo para a fabricação de medicamentos a base de plantas medicinais. Aproveitando as suas propriedades e substancias benéficas para a medicina moderna. Apresentado um poder muito grande e de forma geral gerando medicamentos menos agressivos com o mesmo potencial dos medicamentos sintéticos.

A fabricação de medicamentos fitoterápicos é formado com base do isolamento dos principais ativos da planta, sendo uma das mais importantes áreas de estudo da farmacologia. Sendo assim o estudo desenvolve uma analise de separação dos materiais entre o benéfico e o maléfico para o corpo. Os medicamentos são feitos de maneira adequada para compor as substancias boas da planta em sua composição. Já o uso direto das plantas medicinais possui uma taxa maior de risco, já que estará ingerindo todas as substancias ali presente.

Outro fator extremamente importante é levarmos em consideração a forma como é cultivada as plantas medicinais. Quando a sua destinação é voltada para a

(8)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

futura fabricação de medicamentos, existe um cuidado maior. As plantas medicinais cultivadas em casa, sofrem um risco maior. Por serem cultivadas de maneira domes-ticas estão sujeitas a contaminação de venenos e agrotóxicos que podem prejudicar a saúde ou causar uma intoxicação no usuário. As plantas assim como os demais seres vivos, estão em um processo continuo de evolução e adaptação física ao am-biente, modificando constantemente a sua formação química original. Esse fator é sempre levando em conta do estudo da fitoterapia, que presa cuidar de forma direta de qualquer mudança ou interferência química na formação original da planta, para a futura fabricação de medicamentos.

“Tudo de maneira exagerada faz mal”, essa é uma frase popular com grande significado, esse termo pode ser referencia também quando se trata das plantas. Alguns chás e ervas possui grandes propriedades benéficas ao corpo, portanto se for utilizada de maneira exagerada faz mal, causando intoxicação ou agravando ain-da mais a situação do usuário. Esse risco se torna melhor, se tratando do mundo fitoterápico, pois ao utilizar as propriedades medicinais das plantas mas através do medicamento o especialista devera recomendar uma quantidade adequada a situ-ação do paciente, para que tome o remédio de maneira controlada. Sendo assim a variação de principais ativos de maneira adequada a um medicamento fitoterápico pode chegar a 100% sendo em sua maioria das vezes muito mais benéficos que as drogas completamente sintéticas com um auto teor de contra indicação ao paciente.

(9)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

A Manipulação das Plantas Medicinais

As pesquisas relacionadas a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que pelo menos 80% da população faz uso de plantas medicinais para o alivio de dores, sendo mais de 30% desse total por uma indicação médica.

A manipulação das plantas medicinais precisa ser feita de uma maneira mais adequada para suprir de maneira eficiente e correta a população, nem causar danos. É importante ressaltar que a maioria das pessoas tem feito a substituição dos me-dicamentos sintéticos pela medicina alternativa ou até mesmo pelos meme-dicamentos fitoterápicos, isso porque possui um custo

menos que os demais medicamento e a sua eficiência terapêutica é comprovada.

As plantas medicinais tem sido re-ferencia a levar a saúde até o doente. Tornando o paciente saudável e não apenas alguém se livrou da doença. Tornando a rigidez da manipulação das plantas medicinais essencial.

Plantadas em um horto e estufas com o clima adequado para manter as plantas de maneira que não prejudique a espécie,

elas seguem um sistema rígido de cultivo. Com a reprodução feita de forma assexua-da, datas e temperaturas exatas para o plantio das sementes. As plantas medicinais são geralmente muito bem selecionadas de maneira especificas e armazenadas em espaço próprio para os determinados tipos de doenças, desde a doenças simples a doenças mais graves.

(10)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

para cada tipo de medicamento produzido. Um trabalho meticuloso dentro dos gran-des laboratórios para que futuramente cumpram com o seu papel de maneira clara. As plantas são extremamente bem cuidadas até mesmo no processo rigoroso de seleção e estudo dos principais ativos.

Essa linha de cultivo não deve ser seguida apenas se tratando do cultivo labo-ratorial de plantas medicamento, mas é recomendado um cuidado muito grande para o cultivo domestico, onde as plantas serão utilizadas de maneira simples. Os mãos cuidados e o cultivo da maneira errada pode interferir na eficiência da planta ao efeito no paciente.

Cada tipo de medicamento segue uma linha estreita de criação, seja chá, sucos ou comprimidos. Nas receitas industrias ou domesticas para os medicamentos. Chás e sucos por exemplo, podem ser adoçados com mel, açúcar mascavo ou stevia. Os processos de receitas caseiras geralmente são baseadas na infusão e cozimento das plantas, para extrair o sumo. Tem também as plantas que são responsável pelos xaropes e compressas quentes, principalmente em ferimentos externos.

Após a fabricação dos medicamentos fitoterápicos existe uma analise exigente antes de comercializá-los no mercado e coloca-los a venda.

(11)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Manipulação das Plantas Medicinais

Xaropes ou Lambedor

Os xaropes podem ser feitos com açúcar mascavo, rapadura ou mel. São utiliza-dos normalmente para dores de garganta, tosse e bronquite.

Para fazer a calda com açúcar mascavo ou a rapadura é necessário misturar o ingrediente a água. São duas xicaras de açúcar para cada xicara água. Logo a calda estará pronta com uma espessura de acordo ao tempo em que permaneceu no fogo.

Adicione as ervas e mexa de 3 a 5 minutos. Guarde o xarope em um vidro.

Para fazer o xarope com o mel, é necessário adicioná-lo frio. Apenas acrescente ao suco das plantas feito através do processo de ebulição.

Introdução para as plantas medicinais

Com a finalidade de expandir os seus conhecimentos na área e lhe ajudar a identificar e encontrar remédios importantíssimos e de fácil acesso, selecionamos algumas plantas com finalidades medicinais. Para que conheça de forma mais direta a finalidade delas e a maneira como deverá utilizá-las no dia a dia. Deixamos bem claro a participação delas em sua saúde, com um manual simples, mas de grande importância para o leitor. Todas as informações contidas são com base em estudos comprovados. Desde o preparo dos medicamentos caseiros e as doenças a qual tem a finalidade de oferecer a cura de maneira saudável.

(12)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Unguento ou pomada.

Os unguentos ou pomadas são preparados com a tintura das plantas misturada a gordura animal, gordura vegetal ( óleo de coco) ou vaselina solida.

Tintura

A tintura é a melhor maneira de conservar os principais ativos de plantas medicinais, pois em sua grande maioria são solúveis em álcool, podendo ser armazenada por até um ano. O álcool é o diluente, dando preferencia aos cereais.

De plantas frescas : Misturasse 1 parte de planta, para 5 partes de álcool 80% (8 partes de álcool para 2 de água). Por exemplo 100 gramas de folhas frescas para 500 ml de agua.

Ervas secas: 100 gramas de folhas secas para 1 litro de álcool 70 % (7 de álcool para 3 de água).

(13)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Infusão

A infusão é o contato da parte da planta com a água e o calor prolongado. No caso de flores, folhas e botões é recomendado esse a infusão a frio, chamada também de maceração.

A infusão é feita, jogando a água fervendo sobre as folhas. Seguindo a proporção de 1 colher de sopa de ervas inteiras ou picadas para 1 xicara de água. Deixando em um recipiente tampado de 10 a 15 minuto. Deve ser utilizada no mesmo dia.

Sucos e sumos

Suco: É obtido espremendo o a fruta medicinal.

Sumo: Para a realização do sumo é necessário triturar a planta em um pilão, liquidificador ou centrifuga domestica, com um pouco de água. Manter em descanso por uma hora e realizar o processo novamente, depois utilizar o liquido obtido. Esse processo deve ser feito na hora

de uso.

Para o preparo de pó de planta, as folhas devem estar secas para que possam ser trituradas no liquidificador ou no pilão. Quando se trata de cascas e raízes elas deveram ser moídas até transformarem-se em pó.

(14)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Compressas

É o uso local da planta a pele para a penetração dos principais ativos.

Inalação

Geralmente utilizada para o tratamento de problemas respiratórios a inalação é o processo que envolve a planta medicinal com o vapor da água.

Coloque as ervas em um recipiente com água quente e inale o vapor. É recomendado a utilização de um funil, papel jornal ou até mesmo um pano, para facilitar o processo de inalação. Para as crianças é recomendado a

utiliza-ção de equipamentos especiais já que correm risco de queimaduras.

Maceração

É o processo de colocar a planta medicinal dentro de um recipiente contendo álcool, água, óleo e outro liquido extrator. As plantas que passam por um proces-so de fermentação, não podem ser preparadas dessa forma. As plantas mais leves devem ficar de 10 a 12 horas em descanso. As partes mais duras devem ficar de 18 a 24 horas. Caso necessite acrescente o liquido extrator.

(15)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Cataplasma

Pode ser obtidas por diferentes maneiras de preparo: a) Amassando as ervas finas e limpas e envolvendo-as em um pano para a aplicação local.

b) Transforma-se essas ervas em pó e mistura-se a outro preparo, como por exemplo chás, e aplicar com a ajuda de um pano ao ferimento local.

c) Mistura-se a planta a infusão ou a tintura com água geralmente quente e farinha de mandioca ou de milho.

Banho

Os banhos podem ser parcialmente ou de corpo inteiro.

Utiliza-se geralmente o preparo da infusão ou decocção a água do banho mais concentrada. Pode-se ser colocada em um pano fino (sachê) e deixar boiando na água.

Decocção

É o processo geralmente utilizadas para as plantas não aromáticas, que tem ação de seus principais ativos ao calor.

Também utilizadas em sementes, cascas e raízes que são as partes mais resistente a água.

Coloca-se a parte da planta na água e deixa ferver por um período de 10 a 20 minutos. Depois coa-se e utiliza o preparo obtido.

(16)
(17)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Alho

O alho é uma planta do gênero Allium que é composta por Escami-formes (cabeças de alho) que serve como um tempero culinário e como planta medicinal. Recomendações: Pressão alta. Problemas circulatórios.

Tintura de Alho

INGREDIENTES:

100 gramas de alho descascado e amassado. 600 ml de água filtrada ou fervida ou destilada. 300 ml de álcool.

MODO DEPREPARO:

Espremer e deixar de molho só na água por 24 horas à temperatura ambiente. Passados as 24 horas, adicionar 300 ml de álcool e deixar de repouso por 10 dias. Coar e guardar em vidro bem fechado.

MODO DE USAR:

Tomar 10 a 15 gotas 2 vezes ao dia.

Validade:

(18)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Hortelã Japonesa

A hortelã Japonesa é o famoso vick, utilizada para na área medicinal para xaropes e sumos.

Recomendações: Asma. Tosse. Bronquite. Estados gripais.

Lambedor Caseiro

INGREDIENTES: 1 vidro de açúcar;

Meio vidro de folhas de chambá ou guaco bem lavadas em água corrente e cortadas em pedaços bem miúdos;

12 folhas de Malvarisco cortadas bem miúdas;

MODO DEPREPARO:

Crianças: 02 a 06 anos

1 colher de café 3 vezes ao dia . 07 a 12 anos

(19)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

TINTURA CASEIRA DE HORTELÃ

INDICAÇÕES: Coceiras. Irritação da pele. Dores de cabeça. INDICAÇÕES: Acne. Manchas. Coceiras. INGREDIENTES:

Folhas de hortelã-japonesa frescas. Álcool comercial.

Frasco de boca larga(250G).

INGREDIENTES:

8 folhas de confrei frescas.

2 barras de sabão de coco pequenas (200g). 1 copo de água (l50ml).

MODO DE PREPARO:

Pesar 60 gramas de folhas lavadas em água corrente.

Colocar em um recipiente.

Adicionar 100 ml de álcool comercial.

Agitar todo dia e após 5 dias , filtrar e colocar em vidro lavado e esterilizado.

MODO DE PREPARO:

Liquidificar as folhas de confrei com a água e depois coar.

Dissolver o sabão de coco no fogo e colocar o confrei junto.

Juntar com óleo uma forma de gelo e colocar o sabão quente dentro. Ao esfriar retirar da forma.

MODO DE USAR:

Fazer compressas e/ou massagens com a tintura nos locais afetados.

Não deixar cair nos olhos.

(20)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Arruda

ALFAVACA-CRAVO

Chá de Arruda

Recomendação: piolhos.

Preparo: 2 xicaras (café) de folhas

frescas picadas para meio litro de água fervida .Abafar. Coar quando estiver frio.

Uso: Lavar a cabeça 3 dias seguidos

com este chá.

Chá de Arruda

Recomendação: frieira.

Tintura de Arruda

Recomendação: sarna .

Preparo: Pegar 1 copo ( 150 ml) de folhas

secas de arruda e colocar em 1 litro de álcool . Deixar em maceração por 3 dias. Coar. Antes da aplicação sobre a área afetada(sarna) misturar meio a meio a tintura com água.

Uso: Aplicar até o desaparecimento.

A arruda possui vários nomes populares, é uma grande atração nos jardins, já que seu charme está na fragrância aromática.

O alfavaca é da família dos manjericões, faz parte das grandes composições de tempero da culinária moderna.

(21)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Hortelã Japonesa

Chá

Recomendação: Gases, náuseas vômitos Preparo: 4 a 6 folhas para 150 ml de

água fervente. Deixar em infusão por 3 a 4 minutos.

Tintura

Recomendação: Coceiras, irritação da

pele, dores de cabeça.

Preparo: Colocar 60 g. de folhas para 100

ml de álcool (deixar em infusão por 5 dias.)

Uso: Fazer compressa com algodão

em-bebido na tintura.

Erva Cidreira

Chá de Erva Cidreira

Recomendação: Auxiliar na digestão,

dor de barriga, resfriado.

Preparo: 10 folhas (4 g) para 1 xícara de

água fervente.Deixar em infusão por 3 a 4 minutos .

Tintura de Erva Cidreira

Recomendação: Resfriado.

Preparo: adicionar 100 g. de folhas para

meio litro de álcool. Deixar em maceração por 3 a 5 dias .

Uso: massagear o peito com essa tintura.

A erva cidreira é uma planta extremamente importante dentro do campo da medicina alternativa que pertence a família do boldo.

(22)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Malva Santa

Malva santa é o mesmo boldo da terra ou o famoso tapete de oxalá, a planta de origem africana pode variar de 1 a 2 metros de altura.

Recomendações:

Gastrite.

Acidez no estômago. Mal estar gástrico.

Ressaca.

Estimulante da digestão.

TINTURA DE MALVA SANTA

INGREDIENTES:

Vidro de boca larga. Água filtrada ou fervida.

Álcool.

Folhas frescas de malva santa.

MODO DEPREPARO:

Encher o vidro de boca larga com as folhas frescas bem lavadas em água corrente.

Colocar água até metade do frasco e completar o volume com álcool.

(23)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Gengibre

O gengibre é uma planta originar-ia na Índoriginar-ia e na China que difundiu-se pelo Brasil. Recomendações: Rouquidão. Dor de garganta. Irritação da garganta.

Cristais de gengibre

INGREDIENTES: Gengibre fresco. 1 limão.

1 pitada de sal ou açúcar.

MODO DEPREPARO:

Lavar e retirar a película que envolve o gengibre cortar em pedaços bem miúdos. Colocar o limão com o sal ou o açúcar no fogo; quando ferver colocar o gengibre cortado e mexer por mais ou menos 1 (um) minuto. Apagar o fogo e espalhar o gengibre em uma assadeira ( camada bem fina ) e colocar para secar ao sol ( 1 a 2 dias ). Guardar em frasco fechado.

MODO DE USAR:

Usar 2 a 3 cristais na boca até passar o incômodo.

Validade:

(24)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Malvarisco

O malvarisco é uma planta menos conhecida. Portando está relacionada a variação de chás medicinais. Recomendações: Gripe. Dor de garganta. Inflanmação da garganta. Rouquidão.

Pastilhas ou bombons de Malvarisco

INGREDIENTES:

60 folhas de malvarisco. 04 copos de açúcar bem fino.

MODO DEPREPARO:

Lavar bem o malvarisco em água corrente, cortar em pedaços bem miúdos. Colocar o malvarisco bem cortado no liquidificador para extrair só o sumo. Misturar o sumo com o açúcar. Levar ao fogo mexendo com colher de pau até o

MODO DE USAR:

(25)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Alecrim Pimenta

O alecrim pimenta é uma planta com diversas finalidades no mundo terapêutico, se conservado da maneira correta pode chegar a atingir 3 metros de altura.

Recomendações:

Doenças de Pele

Infecções de garganta e gengivas Feridas

Acne

Anticépctico Bucal

Titura de Alecrim Pimenta

INGREDIENTES:

Meio vidro de folhas de Alecrim Pimenta(250g) lavadas em água corrente e cortadas em pequenos pedaços.

Meio vidro de alcool e água filtrada.

MODO DE PREPARO:

Colocar as folhas picadas em um frasco até que chegue a metade, cobrir com alcool comercial e completar o volume com água filtrada. Deixar em maceração de 5 a 7 dias agitando todos os dias. Coar e guardar em frascos esterilizados.

MODO DE USAR:

Fazer a limpeza da área com água e sabão, aplicar a tintura com

(26)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Agrião

O agrião é conhecido no mundo todo pela sua forma de cultivo, as margens de rios e córregos.

Recomendações:

Aftas. Cáries doloridas.

Titura de Agrião

INGREDIENTES:

Vidro de boca larga. Cabecinhas (capítulos).

MODO DEPREPARO:

Encher um vidro de boca larga com as cabecinhas (capítulos) colocar

(27)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Confrei

O confrei é justamente conhecido pelo seu poder medicinal.

Recomendações:

Cicatrizante de uso local.

Titura de Confrei

INGREDIENTES:

30 gramas de folhas secas picadas bem miúda.

240ml de álcool comercial. 120ml de água filtrada ou fervida.

MODO DEPREPARO:

Colocar de molho as folhas secas e picadas com o álcool e a água. Deixar de repouso por 5 dias. Em seguida, coar .Guardar em frasco bem fechado.

MODO DE USAR:

Aplicar no ferimento.

Validade:

(28)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Aroeira

Aroeira é o nome de diversas plantas de varias regiões brasileiras.

Recomendações:

EXTRATO CASEIRO AQUOSO DE AROEIRA

INGREDIENTES:

100g de aroeira .

(pó ou pedaços bem miúdos) 01 litro de água .

(dividido em 4 partes)

MODO DEPREPARO:

Ferver a aroeira com 1 das partes da água por 10 minutos, coar e reservar.

Colocar a mesma aroeira para ferver novamente com outra parte de água, coar e juntar à quantidade já pronta. Cotinuar a operação até que o litro esteja completo.

MODO DE USAR:

VIA ORAL

meia xícara ( café ) misturada com VIA ORAL Gastrite. Úlcera do estômago. Duodeno.. LOCAL Inflamações da pele.

(29)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Camomila

A camomila é uma planta medicinal comestível. Com diferentes finalidades na área terapêutica.

Eucalipto

O eucalipto possui mais de 700 espécies. Originaria da Austrália, sempre teve

importância para a medicina moderna.

Avelós

Avelós é uma planta que pode ser utilizada no mundo da medicinal, portanto existe uma restrição pois a planta pode ter uma substancia toxica que pode levar a cegueira.

Mastruz

Mastruz é uma erva de fácil acesso, também conhecida pelo nome popular de Erva-de-Santa-Maria.

Graviola

A graviola é uma fruta, popularmente conhecida. Com diferentes valores nutricionais e de grande recomendação para a saúde.

Urucum

O urucum é uma fruta da América Nativa, que pode chegar a 6 metros de altura.

Acerola

A acerola é um arbusto da família das cerejeiras, com origem na América Central e América do Norte.

(30)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Cajazeira

Cajazeira é uma árvore, seu nome varia muito da região a qual perten-ce. Sua árvore pode chegar a 25 metros de altura e suas flores são extremamente aromáticas.

Couve

A couve é uma verdadeira que está sempre ao alcance popular. Conhe-cida pelo seu alto teor nutricional, pertence a família da mostarda e do nabo.

Soja

A soja é também conhecida como uma espécie de feijão, está empregada na culinária mundial de forma intensa, principalmente se tratando do óleo de soja. Seu alto poder nutricional alimenta a sua fama.

Ameixa

A Ameixa é uma fruta muito atrativa, conhecida nas áreas populares, sempre teve serventia, principalmente se tra-tando de grandes pratos culinários.

Boldo

O boldo é na verdade uma árvore que

Romã

Romã é apenas o nome vulgar da fruta. Que tem grande finalidade em sobremesas e bebidas alcoólicas.

(31)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Conclusão

Após anos de trabalhos e indústrias para desenvolver a medicina moderna, nos deparamos com mercado totalmente abrangente e consumidor. O capital está por trás. Vender saúde, é apenas um slogan totalmente capitalista voltado para o consumismo. Comprar intensamente medicamentos caros, pode ser uma busca desesperada da cura, o alivio da dor, ou a satisfação de que finalmente estamos bem e podemos voltar a nossa rotina. Porem por trás das desse mercado existe uma rede muito grande intencionada no mercado, no financeiro.

Uma hora todos nós necessitamos dos medicamentos sintéticos, isso é fato. Porem não podemos fechar nossos olhos, a medicina alternativa tem um custo muito menor, pois as plantas medicinais podem ser encontradas de maneira fácil no cenário natural, quando comercializadas são mais baratas. Os medicamentos fitoterápicos apesar do custo da aplicação detalhada ao trabalho, são de forma geral mais baratos, pois a matéria prima também deriva-se no meio natural de plantações destinadas para os medicamentos.

De qualquer forma podemos garantir a economia do tratamento. Tendo o con-hecimento da finalidade das plantas medicinais e as receitas de remédios caseiros para doenças mais simples o paciente pode tentar uma solução obviamente mais econômica e mais direta a saúde. Os medicamentos fitoterápicos por exemplo também são mais baratos, menos ofensivos e podem ser encontrados em farmá-cias de preço popular.

Não podemos ainda, negar a sua eficiência. As finalidades são inúmeras, para a disposição ao organismo do ser humano. Devemos manter nossos olhos abertos para compreender a indústria e a modernização. Levando em consideração o que é melhor para nós. Para a nossa saúde. Para o nosso convívio. O mercado é apenas número. A decisão sempre será nossa.

(32)

Plantas Medicinais - O Poder da Fitoterapia

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Vale à pena destacar ainda, que de acordo com o pedagogo Paulo Freire, (1974 apud MOITA LOPES, 1996, p.134) sobre o ensino de leitura em língua estrangeira “[...] pode

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

em relação às espécies de Tephritidae, realizou-se uma análise faunística em doze pomares de quatro municípios (Chapecó, Cunha Porã, São Carlos e Xanxerê).. O levantamento

Próximo à desembocadura e seguindo pelo estuário inferior, no estuário médio bem como em grande parte do estuário superior se observa, igualmente, a concentração de areias

O objetivo principal deste estudo de caso era verificar o grau de valorização da medicina popular de plantas entre o próprio povo, tendo por base uma comunidade com diferentes