• Nenhum resultado encontrado

Sondagens e associação de camada. Sondagens

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sondagens e associação de camada. Sondagens"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Sondagens e associação de camada

Os perfis de sondagem que são considerados no cálculo e dimensionamento dos elementos de fundação deverão ser definidos através de um editor gráfico específico no SISEs/TQS. Neste editor é possível digitar os dados da sondagem de forma rápida e simples, agilizando o processo de inserção de dados.

Nesta etapa do projeto os passos mais importantes são:

- Identificação e locação do furo, profundidade de arrasamento, indeslocável, nível d’água etc;

- Definição dos valores de SPT em cada metro da sondagem; - Identificação do tipo de solo para cama camada;

- Associação das camadas de solo aos critérios de projeto. Esta associação tem por objetivo determinar o tipo de solo que a camada da sondagem representa dentro das diversas teorias de cálculo.

Sondagens

Para iniciar o programa editor de sondagens selecione os comandos "Editar" - "Dados de sondagens":

(2)

Dentro desta "Edição de Sondagens" é possível acrescentar diversos perfis de sondagem, e dentro desses perfis é possível inserir as diversas camadas de solos.

A representação gráfica permite ao usuário a visualização instantânea dos dados digitados, assim o processo de verificação de entrada de dados torna-se fácil e rápido.

No Editor de Sondagem, acima, observamos as informações separadas em 4 "regiões" ou grupos de informações :

Seleção de Sondagem para Edição / Visualização: nesta região da janela é definida a

sondagem atual. Esta será a sondagem cujos dados serão editáveis e visualizados na janela de “Visualização Gráfica.

Dados Gerais da Sondagem Atual: nesta região, são definidos os valores básicos da sondagem, como título e coordenadas do furo, nível d’água; nível do indeslocável, profundidade de arrasamento; defasagem p/ início da sondagem.

Leituras: nesta região, são digitados os valores de números de golpes obtidos através do ensaio SPT.

Camadas de Solo: nesta região são determinados os títulos das camadas de solo, além da profundidade de início e de fim destas camadas, e o tipo de material, informações estas importantes para o uso dos valores definidos nas tabelas do Editor de Critérios Gerais e aqui associadas às diversas camadas da sondagem.

Exportando para o Projetista Estrutural

Após o processamento completa do modelo que engloba a superestrutura e a infraestrutura, sua verificação e validação, o engenheiro está pronto para exportar os resultados obtidos no SISEs/TQS para o engenheiro estrutural.

Para isto, na pasta INFRA do projeto que será exportado, faça como na seqüência abaixo:

Defina um nome para o projeto que será exportado (ou use o default do sistema, mais indicado!).

Será criado o arquivo IFE (Interface Fundação-Estrutura), com as informações necessárias a ser enviadas para o engenheiro estrutural. Deve-se enviar este, e apenas este, arquivo ao engenheiro estrutural.

(3)

O engenheiro estrutural, ao receber o arquivo acima, e copiá-lo para a sua máquina, deve acionar o comando para a importação dos dados do SISEs:

OBS: As etapas até aqui descritas não são necessárias quando o projeto estrutural (CAD/TQS) e geotécnico (SISEs/TQS) estiverem sendo feitos na mesma máquina, pois os arquivos já se encontram disponíveis.

Após a importação, o engenheiro estrutural deve entrar no modelador estrutural, piso fundação, e acionar o botão "Importar do SISEs". A tela abaixo será apresentada com os itens:

- Novos elementos: elementos de fundação criados no SISEs e que não existiam no projeto original de estrutura;

- Elementos a atualizar: elementos de fundação que já haviam sido lançados no projeto original de estrutura e precisam ser atualizados;

- Elementos a apagar: elementos de fundação que existiam no projeto original de estrutura, mas foram eliminados pelo SISEs.

É importante acompanhar detalhadamente as ocorrências nesta etapa para a correta importação dos elementos processados no SISEs/TQS.

(4)

Agora, basta ativar o item do editor de edifício "Agregar a fundação discretizada do SISEs no Pórtico-TQS"...

... e fazer o processamento global.

Fluxograma SISEs/TQS

Toda seqüência destes e-mails segue o fluxo-grama abaixo:

(5)

Como comentado no início desta série de e-mails, trata-se de um roteiro operacional para o processamento de um projeto com a consideração da interação solo-estrutura feito de forma resumida, sem a preocupação de se aprofundar em detalhes nos vários itens que compõem o sistema. O objetivo maior era apresentá-lo no dia a dia para a comunidadeTQS.

É extremamente importante e recomendado que os usuários, para maior conhecimento e aprofundamento no assunto, visitem a sessão Conheça os Sistemas CAD/TQS e acessem os manuais do SISEs:

- Teórico; - Utilização; - Exemplos.

Estes manuais, disponíveis no item "Ajuda" do sistema CAD/TQS, fornecem detalhes bastante amplos de como o sistema SISEs funciona e a metodologia utilizada, referências bibliográficas, exemplos etc.

As mensagens sobre o SISEs, enviadas para a comunidadeTQS, estão disponíveis em um único documento no link abaixo:

http://www.tqs.com.br/downloads/SISEs.pdf

Hermes L Bolinelli Jr TQS Informática Ltda São Paulo - SP

Referências

Documentos relacionados

The presence of cellulose acetate contributed considerably to the increase of specific surface area in carbonized samples comparing with HPC derived samples.

Afastamento da sala de audiências: reflete a sensibilidade dos juízes quanto ao impacto das condições físicas, sobretudo das características austeras da sala da audiência de

Observed frequencies for different pathogen assemblages (%) including Metastrongylus spp and Mycobacterium bovis infection and, Mycoplasma hyopneumoniae (Mhyo), Porcine circovirus

Deste ponto se direcionam alguns caminhos seguidos pelo pesquisador, que podem ser concebidos como objetivos específicos geradores das amarras necessárias para a sustentação

Quanto ao tratamento periodontal em pacientes com coagulopatas hereditárias, é correto afirmar: a Polimentos coronarianos devem ser realizados de maneira esporádica, pois

Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades na elaboração dos mapas conceituais devido a não utilização deste instrumento no processo de ensino, porém

Para atender a esse objetivo, foi realizado o levantamento de informações fitogeográficas e florísticas da vegetação do Parque; a identificação de 30 elementos arbóreos