• Nenhum resultado encontrado

Um relacionamento próximo aos. especial corretor de seguros. O que as seguradoras esperam dos corretores de seguros

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Um relacionamento próximo aos. especial corretor de seguros. O que as seguradoras esperam dos corretores de seguros"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

U

m relacionamento próximo aos clientes requer que os corre-tores de seguros conheçam a fundo o perfil deles, não apenas para atenderem as suas necessidades atu-ais, mas também as futuras, como ver-dadeiros consultores.

Como frisa Francisco Caiuby Vidigal Filho, presidente da Sompo Seguros, hoje em dia, o cliente busca observar no processo de decisão de compra a pro-posta de valor do bem ou serviço que lhe é disponibilizado.

“No caso do mercado de seguros, esse conceito é cada vez mais aplicado por meio de um leque de coberturas e serviços de assistência adicionais que podem ser oferecidos em um determi-nado produto que venha a atender as necessidades de alguns perfis de públi-co específipúbli-cos”, afirma.

Segundo ele, é importante que o cor-retor estude sua carteira e conheça seus clientes para identificar os poten-ciais riscos ainda não cobertos para que possa apresentar alternativas que so-lucionem as questões de seu cliente. E é importante também que ele conheça os produtos e assistências disponibili-zados pelas seguradoras.

“Além disso tudo, construa um rela-cionamento com seu cliente. Ele deve perceber que a atuação do corretor de seguros e da seguradora são cruciais não só no momento da contratação e do sinistro, mas em seu dia a dia. No caso de seguros empresariais, por exemplo, a parceria entre a seguradora e o corre-tor de seguros deve deixar bem claro as vantagens de uma proposta de valor”.

Carlos Magnarelli, presidente da Li-berty Seguros, conta que

recentemen-te a companhia realizou uma pesquisa, com foco no setor de Vida, que apontou que 57% dos segurados se sentem mais confortáveis em contratar um seguro de vida com um corretor do que através de outros canais. “O cliente já tem confian-ça nesse profissional, que é capacitado para comercializar seguros, e o coloca em uma posição favorável para asses-sorar consumidores em potencial”.

Segundo ele, pesquisas da Liberty revelam que 25% dos segurados pes-quisados afirmaram que fecharam seu seguro de Vida por ter relacionamen-to prévio com o correrelacionamen-tor que oferrelacionamen-tou o produto. “Se relacionar com o cliente é algo que demanda esforços, e isso deve ser considerado no planejamento do corretor. É necessário dedicar tempo e criar uma estratégia para estar sempre em contato com a carteira”.

O que as seguradoras esperam

dos corretores de seguros

Por Karin Fuchs | karinfuchs@skweb.com.br

(2)

Para manter esse contato, ele suge-re que o profissional crie uma régua de comunicações, ou seja, planejar temas e dias que irá disparar conteúdos, con-siderando os que já são clientes e tam-bém os clientes potenciais. “Para isso, os corretores podem contar com o Meu Marketing, ferramenta digital da Liber-ty que disponibiliza materiais de comu-nicação para mídias sociais e WhatsA-pp que podem ser personalizadas com o logo do corretor e enviados de forma rápida e prática para a sua base”.

Roberto Santos, presidente da Porto Seguro, orienta os corretores a pro-curarem meios e ferramentas que os auxiliem para entender quais são as necessidades dos seus clientes. “A tec-nologia pode ser uma grande aliada na hora de entender o perfil do cliente e, consequentemente, gerar novos ne-gócios. Recentemente, por exemplo, a Porto Seguro lançou uma nova plata-forma chamada Conquista, que auxilia as pessoas – seguradas ou não – a

atingirem seus objetivos, seja a aquisi-ção de um carro, imóvel, fazer um inter-câmbio ou um plano para se aposentar. A mesma ferramenta, comenta ele, auxiliará o corretor, detalhando quais os serviços da companhia se encaixam no perfil do seu cliente. Em paralelo, eles terão papel de consultores, no qual au-xiliarão as pessoas em suas decisões. Caso o usuário contrate algum produto da companhia, os profissionais recebe-rão comissão”.

Nas palavras de Luís Eduardo Assis, CEO da Fator Seguradora, com o avanço da tecnologia, é fundamental que os

cor-retores estejam preparados para ofere-cer um leque maior de produtos. Há vá-rios estudos que comprovam que, cada vez mais, a comercialização de produtos mais padronizados tende a ser feita di-retamente para o cliente final, sem a in-termediação direta dos corretores”.

Portanto, a alternativa para conviver com esta tendência é buscar conhecer mais de perto todas as necessidades de seguro de cada um dos clientes. “O que inclui a oferta de produtos que o cliente pouco conhece e a respeito dos quais não manifesta uma demanda premente. É preciso estudar os clien-tes e montar um pacote completo de produtos”, acrescenta.

No caso do segmento de vida e previ-dência, por ser complexo, Helder Molina, presidente da Mongeral Aegon, destaca que é fundamental que os corretores de seguros tenham domínio deste merca-do. “Além disso, é importante ter uma escuta ativa com o cliente para poder entender as suas necessidades e

ofe-recer, con- sequente-mente, as melhores coberturas d i s p o n í -veis. Cada cliente é único. Des-ta forma, devemos prestar uma consultoria personalizada”.

Presença

fundamental

José Adalberto Ferrara, presiden-te da Tokio Mari-ne, tem ressalta-do muito com os corretores a ne-cessidade de que eles atuem efe-tivamente como

consultores e fiquem atentos às múlti-plas oportunidades de venda consultiva e orientada para proteger o patrimônio dos clientes. “Eles têm a nobre missão de nos auxiliar na difusão da cultura do seguro no país, conhecendo a fundo seus clientes para oferecer as melhores soluções e coberturas.

Para o executivo, os corretores não serão substituídos por máquinas. “Ape-sar dos consumidores estarem cada vez mais informados, exigentes e bas-tante atualizados quanto ao uso da tecnologia, na hora do fechamento de seus negócios de seguros, eles buscam o corretor para fazer uma escolha que leve em consideração aspectos como praticidade, qualidade, confiança na seguradora e custo (preço e forma de pagamento). O corretor é o profissional que faz a diferença nessa compra”.

Visão similar tem Newton Queiroz, CEO da Argo Seguros. “Apesar da tec-nologia estar transformando profun-damente o mercado de seguros nos últimos anos, acredito que o papel do corretor não vai se alterar, até porque os nossos produtos são de venda con-sultiva. Mesmo com o sistema de venda funcionando relativamente bem atra-vés do meio digital, ele continuará sen-do muito importante ao longo de tosen-do o processo: na avaliação, cotação, ne-gociação, contratação e nos pós-venda”.

Ainda de acordo com ele, “mesmo que

Se relacionar com o cliente é algo que

demanda esforços, e isso deve ser considerado

no planejamento do corretor. É necessário

dedicar tempo e criar uma estratégia para

estar sempre em contato com a carteira

Carlos Magnarelli, da Liberty Seguros

(3)

Nesse cenário, o corretor de seguros deve estar atento às tendências para atender os desejos dos clientes e, sem-pre que possível, se antecipar às suas necessidades”, orienta André Lauzana, vice-presidente Comercial e de Marke-ting da SulAmérica.

E manter um bom e frequente re-lacionamento com seus clientes, por meio de ferramentais digitais ou mé-no futuro alguns produtos de

segu-ros se tornem mais online e ofereçam melhor entendimento, o corretor será sempre importante. Tanto é que vemos isso em países onde o corretor não é obrigatório”.

“Vivemos em um mundo em que os consumidores estão cada vez mais co-nectados com as novidades do merca-do e em busca de experiências únicas.

todos mais tradicionais. “O corretor deve ter a tecnologia como sua aliada. As ferramentas digitais geram ganhos em agilidade, simplificação e produti-vidade. Com isso, o corretor tem uma grande oportunidade de investir na-quilo que efetivamente faz diferença para a sua atividade: o contato com o cliente”, diz Lauzana.

Relacionamentos que também são fundamentais, na visão de Cícero Bar-reto, diretor Comercial e de Marketing da Omint. “O primeiro passo para co-meçar a conhecer bem sua carteira de clientes é criar relacionamentos coe-sos, e isso ocorre principalmente quan-do o corretor proporciona uma excelen-te experiência. Vendas bem realizadas, de forma consultiva, além de criarem relacionamentos, geram ótimas lem-branças e referências”.

Em paralelo, ele explica que é fun-damental realizar o acompanhamen-to permanente da carteira de clientes para fomentar esse relacionamento e atendê-los nos diversos momentos de sua vida. “É importante sempre ressal-tar que se antes os ‘produtos de prate-leira’ atendiam bem aos clientes, hoje, com tantos estilos de vida diferentes, eles estão muito aquém das necessida-des. Como trabalhamos com soluções de alto valor agregado, é fundamental considerar o momento de vida do clien-te, seu perfil, objetivos e necessidades”. Hamilton Torres Sobrinho, diretor Co-mercial do Canal Corretor da Mapfre,

Confira algumas ações das companhias que ajudam o

corretor de seguros a se diferenciar no mercado

“A Sompo Seguros desenvolve palestras, cursos,

seminários e também participa dos eventos de mercado em todo o país trazendo novidades para os corretores

de seguros. Além disso, temos uma ampla equipe comercial distribuída por nossas filiais em todo o Brasil, e a companhia lançou uma série de ferramentas para que muitos dos procedimentos do dia a dia possam ser feitos e terem seu acompanhamento totalmente online. Alguns exemplos são as novas funcionalidades do Portal de Sinistro Outro e o App Sompo Corretor” Francisco Caiuby Vidigal Filho, presidente da Sompo Seguros

“Estamos empenhados e motivados na construção de processos inovadores e ágeis para melhorar a

experiência dos nossos parceiros. Hoje, muitos corretores trabalham totalmente no ambiente digital. Geram leads (possíveis novos negócios), por funil de venda online, e contam com ferramentas para se comunicar com seus clientes. Diante deste contexto, consideramos que o leque de opções de ferramentas digitais aumentará consideravelmente nos próximos anos”, Roberto Santos, presidente da Porto Seguro

O primeiro passo para começar a conhecer bem

sua carteira de clientes é criar relacionamentos

coesos, e isso ocorre principalmente quando o

corretor proporciona uma excelente experiência.

Vendas bem realizadas, de forma consultiva,

além de criarem relacionamentos, geram ótimas

lembranças e referências

Cícero Barreto, da Omint

(4)

analisa que hoje vive-mos em um mercado ex-tremamente relacional e com a inser-ção da tecno-logia no mun-do moderno a c a b a m o s deixando de lado concei-tos simples de venda. “Justamente aqueles que nos trouxe-ram até aqui, o olho no olho, a atenção, o atendimen-to personalizado. Resumindo: a veia vendedora que está inserida em cada corretor de seguros. Esta simplicidade não podemos deixar de lado, pois em nosso mercado nenhuma tecnologia substituirá o brilho nos olhos de um vendedor”.

Guilherme Perondi, Head Comer-cial da Swiss Re Corporate Solutions, orienta que a corretora invista tempo na realização de um processo estrutu-rado de entendimento do cliente, não se limitando apenas a compreender a forma que as empresas compram se-guros. “Compreender detalhes do clien-te, como seu modelo de negócio, estra-tégia corporativa, situação financeira, estratégia de gestão e transferência de riscos é importante para desenhar um programa de seguros adequado ao per-fil de risco do cliente”.

Ainda de acordo com ele, “a limitação da cultura de seguro no país representa um grande desafio para que a conversa sobre seguros vá além do custo e con-tribua para redução da volatilidade dos riscos dos negócios, permitindo que as empresas atinjam seus objetivos”.

Para chegar a um patamar em que os corretores conheçam bem o perfil de seus clientes, Laureci Zeviani, dire-tor Comercial da Ameplan Saúde, co-menta que isto se dá depois da fase de prospecção. “Ele já estará na fase do levantamento de necessidades de um potencial comprador, este é

aque-le momento em que eaque-le não pode fa-lhar: este é o momento da qualifica-ção do seu cliente, do levantamento das suas necessidades”.

A terceira fase, especifica o executivo, é pesquisar o proponente junto a outros agentes (funcionários, fornecedores etc.). “Depois disso, você já conhece o fundamental para pesquisar e apresen-tar uma proposta. Evite falar de si mes-mo, da sua empresa, falar para ele do

problema dele e das soluções que você enxergou. Tente abreviar a sua visita”.

Consultor

Cada vez mais, o mercado de seguros tem batido na tecla da necessidade de o corretor ser, de fato, um consultor para os seus clientes. Na opinião de Helder Molina, dois aspectos são rele-vantes para isso: “O primeiro é o foco no cliente. É preciso ouvir e

compreen-“Para auxiliar na capacitação dos nossos parceiros, oferecemos treinamentos constantes, sejam presenciais ou online, e estamos sempre à disposição

para esclarecer eventuais dúvidas. Também acreditamos que a tecnologia tem um papel fundamental nesse processo e por isso, investimos cerca de R$ 100 milhões por ano para inserir o corretor no ambiente digital. Em 2018, atentos às transformações digitais que o mercado segurador vem

passando, criamos a plataforma Brokertech, que reúne

ferramentas digitais divididas em quatro módulos: Empreendedorismo Digital, Vendas, Marketing Digital e Gestão Eficiente”, José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine “A SulAmérica busca dar total apoio ao corretor para

que ele esteja cada vez mais capacitado e entregue uma experiência diferenciada ao cliente. Para isso, investimos em treinamentos, suporte e atendimento

aos nossos parceiros. Algumas das ações que promovemos são o PRA Corretor, nosso programa de reconhecimento, e o Corretor Nova Geração, que recebe durante uma semana jovens que tenham

alguma ligação familiar com algum corretor mais experiente, para treinamentos e capacitações”, André

Lauzana, vice-presidente comercial e de marketing da SulAmérica

Compreender detalhes do cliente, como seu

modelo de negócio, estratégia corporativa, situação

financeira, estratégia de gestão e transferência de

riscos é importante para desenhar um programa

de seguros adequado ao perfil de risco do cliente

Guilherme Perondi, da Swiss Re Corporate Solutions

(5)

der o perfil do cliente para poder apresentar as melhores opções de seguro e que supram àquelas necessidades apontadas.

O segundo ponto é impactado pelo primeiro. Para fazer o

aten-dimento realmente consultivo, o profis-sional deve investir em conhecimento. Por isso, é fundamental que o corretor foque sempre no autodesenvolvimento”.

Newton Queiroz comenta que por ser um especialista cabe ao corretor

orientar o cliente quanto à escolha das coberturas, esclarecer as suas dúvi-das, encontrar os melhores preços e avaliar qual seguradora tem o perfil mais adequado para atender às suas necessidades. “Mas é quando acon-tece um sinistro que sua participação é realmente fundamental. Ao fazer a mediação entre as partes – tranquili-zando o cliente e orientando a segu-radora em um momento delicado - ele permite que os dois lados encontrem as melhores formas de solucionar o problema e possam voltar a sua rotina o mais breve possível”.

Magnarelli compartilha da mesma opinião: “Para se tornar um consultor para seu cliente, o corretor deve inves-tir em dois pilares de atuação: conhecer com profundidade o seu cliente, enten-dendo seu perfil e necessidades, para que possa não só oferecer o melhor produto e serviço, mas que se torne a principal referência sobre seguros para ele. O segundo é conhecer os produtos e tendências de mercado. Neste ponto, também é muito importante se manter constantemente atualizado sobre as mudanças que podem impactar o mer-cado de seguros, para tirar o máximo

proveito de novas oportunidades e se tornar um profissional competitivo que agregue valor ao cliente”.

Na Omint, Barreto comenta que a companhia considera que o corretor é o ponto focal da experiência de venda. “A seguradora oferece a eles o acesso aos cursos e

treinamentos da universidade corporativa, sejam presenciais e a distância. Também destacamos o

completo portfólio de produtos e soluções de vida e previdência, que permite a atuação dos corretores em diferentes perfis e nichos, e a companhia oferece campanhas de vendas de valorização aos corretores. Uma delas, por exemplo, premia os vencedores com a ida à reunião anual da MDRT, principal associação do mercado de seguros e serviço financeiro do mundo”, Helder Molina, presidente da Mongeral Aegon

“Além dos treinamentos e incentivos para boas performances, fornecemos plataformas digitais que

trazem simplicidade, segurança e eficiência ao dia a dia do corretor. A Omint conta com as seguintes ferramentas digitais: no segmento de Seguro de Vida, o Portal de Cotação. Ainda para este ano está previsto disponibilizarmos o Aplicativo do Corretor e a Cotação Online do produto Vida em Grupo. Para a área de Seguro Viagem, o Cotador Online e para a operação dos Planos de Saúde, o Cotador Online. Para tornar a adesão ainda mais simples, também dispomos de assinatura digital para a Declaração de Saúde e a Solicitação de Ingresso”, Cícero Barreto, diretor Comercial e de Marketing da Omint

Mas é quando acontece um sinistro que sua

participação é realmente fundamental. Ao fazer a

mediação entre as partes – tranquilizando o cliente e

orientando a seguradora em um momento delicado -

ele permite que os dois lados encontrem as melhores

formas de solucionar o problema e possam voltar a

sua rotina o mais breve possível

Newton Queiroz, da Argo Seguros

(6)

“Acumulamos uma expertise conquistada por meio da nossa atuação em mais de 100 países, isso nos permitiu desenvolver o maior portfólio de seguros

do Brasil. Além disso, estamos presente em todo o território nacional por meio das nossas 75 sucursais e nove diretorias Territoriais. Nestas bases, possuímos especialistas nos mais diferentes segmentos de seguros, respeitando a regionalidade, o sotaque e, acima de tudo, com um imenso conhecimento da região. Isso nos proporciona uma enorme vantagem competitiva e know how para apoiar o corretor independentemente do seu perfil. Se o corretor for especialista, estamos juntos para apoiá-lo; se ele não tiver a especialização necessária, podemos auxiliá-lo na busca desta formação”, Hamilton Torres Sobrinho, diretoria Comercial do Canal Corretor da Mapfre.

“A Swiss Re Corporate Solutions é uma companhia reconhecida em riscos de maior complexidade e

sempre estamos abertos a apoiar nossos parceiros de negócios em suas conversas com seus clientes, transferindo nosso conhecimento para viabilizar soluções às suas necessidades. E nós temos investido muito no lançamento de plataformas digitais para oferta de seguros, com cotação na ponta para os corretores de todos os portes, mas, em especial, para os médios e pequenos. Já temos no ar as plataformas de cotação do Compreensivo Empresarial e a do seguro de responsabilidade para administradores ou D&O (Directors & Officers). Através da nossa

joint-venture, estamos levando essas e outras soluções em seguros de

transportes e seguro garantia a todos corretores que trabalhem com a Bradesco Seguros”, Guilherme Perondi, Head Comercial da Swiss Re Corporate Solutions

“E ela está à disposição dele pelos mais diversos canais de atendimento. Além disso, proporcionamos treinamentos altamente robustos e oferecemos gran-des incentivos para boas performances.

Prova disso é que recentemente, com a ampliação do escopo de atuação de sua seguradora, a Omint lançou sua campanha de vendas para Vida Indivi-dual “Emitiu Ganhou e Prêmio Mensal”, com validade até 31/12/2019”.

A Tokio Marine, por ser uma compa-nhia multiprodutos (exceto saúde e previdência), com um mix de produtos bastante amplo e que atende aos mais diversos perfis de públicos nas carteiras de massificados e produtos pessoa

jurí-dica, Ferrara conta que “o que tem sido feito junto aos parceiros de negócios é desenvolver soluções de excelência para suprir as necessidades dos clien-tes. Nossa estratégia, baseada em ino-vação e na busca de novos formatos de vendas que agreguem valor tanto para a as operações dos corretores quanto da Tokio Marine, é a chave do sucesso para este desenvolvimento mútuo”.

Provedor de soluções

Não basta um corretor se especiali-zar e trabalhar com vários produtos, se o cliente final não o percebe como provedor de soluções globais. Essa imagem deve ser bem trabalhada em todas as mídias possível, conforme explica Hamilton Torres Sobrinho, da Mapfre. “Atender um consumidor não apenas no que ele pede e sim naqui-lo que ele necessita, isso é uma visão 360º do cliente”.

De acordo com ele, é fundamental que o segurado tenha a percepção e a certeza que o seu consultor de seguros tem soluções variadas para atender as suas necessidades. “Por isso, assim, o cliente não buscará outros canais para solucionar assuntos mais complexos ou diferentes do seu dia a dia”.

Perondi lembra que as necessidades dos clientes são sempre muito espe-cíficas, mas os corretores podem ter um papel essencial em posicionar-se como uma extensão do segurado, in-ternalizando rotinas de gestão de risco e seguros de seus clientes, em especial, usando a tecnologia para digitalizar processos de administração de riscos ou apólices de seguro.

“Adicionalmente, se em 2020 iniciar-mos a tão esperada retomada econô-mica, o papel de consultor de risco deve ganhar relevância, na medida em que as empresas saem do modo de crise e reiniciam investimentos e planejamen-to de expansão de seus negócios. A Swiss Re Corporate Solutions tem uma presença bem relevante no segmento de riscos corporativos em grande me-dida pelo alto nível de especialização técnico de nossas equipes”.

Nas palavras de Lauzana, a visão da SulAmérica é que o corretor de seguros pode e deve atuar como um consultor

(7)

“A Fator Seguradora lançou em 2019 a comercialização 100% automática de produtos de Responsabilidade

Civil Profissional. Trata-se de uma oportunidade do corretor enfrentar as mudanças tecnológicas e vender um produto que o cliente, em geral, ainda não conhece e, portanto, não sabe que precisa. Cobrimos 44 profissões/atividades e a emissão da apólice pode ser feita em menos de um minuto e a comissão é ajustável, podendo variar entre 5% e 27%. A empatia é um valor que nenhuma tecnologia é capaz de substituir, mas é bom também estarmos preparados para as mudanças tecnológicas que já estão em curso”, Luís Eduardo Assis, CEO da Fator Seguradora

“Por meio do Cresça com a Liberty, oferecemos ações que trazem diversas oportunidades e possibilidades

para que o corretor cresça junto à companhia, por meio de três lentes: eficiência; através de plataformas e sistemas digitais para que eles se desenvolvam e tragam uma melhor experiência para os segurados; Vendas: com ações de relacionamento e incentivo por meio de novos produtos e serviços; e Conhecimento: por meio de encontros e treinamentos com os especialistas da companhia, além de aplicativos e informações sobre tendências do mercado segurador. A companhia também realiza o Conselho de Corretores, projeto que integra parceiros de todo o país juntamente aos executivos e funcionários da seguradora”, Carlos Magnarelli, presidente da Liberty Seguros

e uma referência aos clientes em diversas frentes. “Em um mercado cada vez mais exigente, ele precisa estar atento e buscar capacitação para a venda de novos

produ-tos e serviços. A SulAmérica, por exemplo, tem em seu portfólio diversos seguros, como de saúde, de automóvel, vida, via-gem. Oferecemos apoio total aos nossos

parceiros por meio de uma estrutura robusta e reco-nhecida de qualificação”.

Novos horizontes

Também cabe aos cor-retores de seguros abrir novos horizontes, con-quistando novos clien-tes. Hoje, nem todos os corretores conhecem os produtos em todos os seus detalhes. “Defini-do o que será vendi“Defini-do, é preciso prospectar o cliente alvo. Atualmente, é perfeitamente possí-vel (e mais barato) fazer

isso através das redes sociais. Clientes potenciais devem saber que existem produtos para oferecer uma cobertura completa e que o corretor sempre esta-rá lá ao seu lado para ajudá-lo a fazer as melhoras escolhas”, afirma Luís Eduar-do Assis, CEO da Fator SeguraEduar-dora.

Hoje em dia, é importante o corretor ficar atento ao mundo digital, conforme explica Helder Molina. “As pessoas de sua rede de relacionamento precisam ter clareza da atividade que ele realiza. Assim, o corretor se torna referência no assunto e fica mais fácil de conquistar novos clientes. Outro ponto é o pedido de indicações. A cada visita realizada, é importante fazer esta solicitação. Isto é fundamental para oxigenar a sua rede e trazer cada vez mais negócios”.

Para a conquista de novos clientes, Magnarelli, da Liberty destaca as redes sociais. “As plataformas têm segmen-tações de usuários muito sofisticadas, que possibilitam que corretores pos-sam filtrar seu público de interesse e falar diretamente com eles por meio de conteúdos patrocinados. Essa estraté-gia é altamente eficiente, porque eco-nomiza tempo e recursos da corretora, que pode utilizar as mídias sociais para captar esses leads e, depois, tratá-los presencialmente. Outra dica é explorar as oportunidades de seguros não-auto”. Nas palavras de Sobrinho, da Ma-pfre, as oportunidades batem na nossa porta todos os dias e precisamos ficar atentos para aproveitá-las. “A padaria que o corretor compra o pãozinho todos os dias será que já possui uma apólice empresarial? E o salão de beleza onde corta o cabelo todos os meses, será que possui uma proteção?. O perfil do consumidor mudou muito nos últimos anos, e o corretor precisa cada vez mais assumir um papel de consultor, que vai além de vender o seguro”.

Oportunidades que também são co-mentadas por Perondi, da Swiss Re Corporate Solutions. “Acredito em duas vertentes. A primeira é acompanhar tendências de crescimento em seg-mentos, que podem gerar novas opor-tunidades em ramos tradicionais. E segundo é acompanhar os riscos emer-gentes, que geram necessidade de no-vas coberturas para as empresas”.

Referências

Documentos relacionados

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

A seqüência analítica • Definição do problema • Escolha do método • Amostragem • Pré-tratamento da amostra • Medida • Calibração • Avaliação •

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

Visando mitigar riscos e oferecer a pronta- resposta adequada em caso de incidentes ou acidentes na Reserva do Paiva, foram implantadas pela AGRP, com a coordenação da Consultoria

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Escolha uma opção: Verdadeiro Falso Questão 8 Incorreto Atingiu 0,00 de 0,50 Marcar questão Texto da questão. O cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) é o registro de um

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk