• Nenhum resultado encontrado

CATÁLOGO DE DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS REFERENTES A BUENOS AIRES EXISTENTES NO ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO DE LISBOA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CATÁLOGO DE DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS REFERENTES A BUENOS AIRES EXISTENTES NO ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO DE LISBOA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CATÁLOGO

DE DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS

REFERENTES A BUENOS AIRES

EXISTENTES NO

ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO

(2)

PÁG. - 2 / 8

ORGANIZAÇÃO DESIGNAÇÃO CÓDIGO / COTA

Entidade Detentora: ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO AHU

Fundo: CONSELHO ULTRAMARINO CU

Série: BUENOS AIRES 066

Caixa: 1 Cx. Documentos: 1 a 22 D. Datas Extremas: 1753 – 1823 COTA: AHU_CU_066, Cx. , D. . INVENTÁRIO UNIDADE DE INSTALAÇÃO

CAIXA DATAS EXTREMAS DOCUMENTOS DOC. / CX. 1 1753 – 1823 1 – 22 22

(3)

PÁG. - 3 / 8

1. [ca. 1753]

NOTÍCIAS tratando da chegada do governador de Montevidéu a Buenos Aires para acompanhar o governador e capitão-general da provincia do Rio da Prata, José de Andonaegui na expedição; comenta cartas recebidas pelos jesuítas, das quais fazem grande segredo; trata de questões bélicas, envolvendo expedições e seus respectivos comandos, tanto do lado dos espanhóis como do dos portugueses, fazendo alusão também às estratégias do general Gomes Freire de Andrade.

AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 20.

AHU_CU_066, Cx. 1, D. 1. 2. [post. 1778, setembro, 18]

OFÍCIO (cópia) sobre os prisioneiros, dois homens pardos libertos, que haviam se salvado de um naufrágio e que tinham sido encaminhados à casa do capitão de milícias, D. Domingos Peres, onde passaram a trabalhar como escravos, de onde fugiram, achando-se na casa do [comissário dos Negócios de Portugal em Buenos Aires, Vicente José de Velasco Molina], aguardando uma solução para o caso.

AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 1.

AHU_CU_066, Cx. 1, D. 2.

3. 1778, setembro, 24, Buenos Aires

OFÍCIO (cópia) do [comissário dos Negócios de Portugal em Buenos Aires], Vicente José de Velasco Molina, ao [vice-rei do estado do Brasil], marquês de Lavradio, [D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão Eça e Melo Silva e Mascarenhas], relatando seus entendimentos com o marquês de Tabrierniga, ajudante de ordens do vice-rei do Prata, Juan José de Vertiz, sobre os prisioneiros recolhidos no Rio Grande, quanto à sua recondução às suas terras de origem; trata também, da necessidade de se reporem navios e barcos que foram tomados em combate.

Anexo: 2 cópias de ofícios, relação das embarcações apresadas, relação do estado geral dos militares do exército.

Obs.: uma das relações está em espanhol. AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 1-A.

AHU_CU_066, Cx. 1, D. 3.

4. 1778, novembro, 17, Ilha das Enxadas

OFÍCIO de Felix Iriarte ao [vice-rei do estado do Brasil], marquês de Lavradio, [D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão Eça e Melo Silva e Mascarenhas], agradecendo os favores recebidos e informando que tinha sido muito bem tratado no hospital e que, ao sair dali, passara a receber meio soldo mensal na ilha em que se acha; agradece, também, os recursos que o destinatário lhe enviara para deslocar-se para Buenos Aires com sua tropa. Obs.: doc. em espanhol.

AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 2.

(4)

PÁG. - 4 / 8

5. 1778, novembro, 23, Ilha das Enxadas

OFÍCIO do tenente Jose Fechain ao [vice-rei do estado do Brasil], marquês de Lavradio, [D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão Eça e Melo Silva e Mascarenhas], sobre o bom tratamento dado aos prisioneiros na ilha das Enxadas, assim como a toda a oficialidade do navio San Agustín.

Obs.: doc. em espanhol.

AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 3.

AHU_CU_066, Cx. 1, D. 5.

6. 1778, novembro, 26, Ilha das Enxadas

OFÍCIO do alferes do Regimento de Infantaria de Toledo, Ignacio Varela y Palomo, ao [vice-rei do estado do Brasil], marquês de Lavadrio, [D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão Eça e Melo Silva e Mascarenhas], relatando acontecimentos, desde sua prisão pelos portugueses em agosto de 1777, afirmando que, estando enfermo fora muito bem tratado em Maldonado; que fora depois mandado para Porto Alegre, onde ficou em um calabouço; estando muito doente, fora mandado para a casa de um tenente e depois enviado ao Rio Grande; acabou indo para a Ilha das Enxadas, onde se achava em companhia de outros oficiais espanhóis, recebendo as mesmas regalias dadas aos oficiais do navio San Agustín.

AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 4.

AHU_CU_066, Cx. 1, D. 6. 7. [ca. 1778]

CARTA ao comandante do navio espanhol San Agustín e La Saetia, aludindo aos maus tratos que seus tripulantes, feitos prisioneiros, estavam sofrendo na Ilha do Magrallon e pedindo apoio para que se modificasse tal estado de coisas. AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 21.

AHU_CU_066, Cx. 1, D. 7. 8. 1779, novembro, 1, [Lisboa]

AVISO do [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Guerra], Aires de Sá e Melo, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, enviando um capítulo da carta que recebera do conde de Fernan Nuñez sobre a restituição de prisioneiros espanhóis, detidos no Perú em 1775 e ordenando que se faça outra duplicata e remeta ao vice-rei do estado do Brasil a fim de que se restitua os prisioneiros e efeitos e os envie para Madri.

Anexo: extrato de carta.

AHU-Buenos Aires, cx.1, doc.5.

(5)

PÁG. - 5 / 8

9. 1780, abril, 29, Buenos Aires

CARTA (extrato) do vice-rei de Buenos Aires, Juan Jose de Vertiz, a José de Galvez, sobre os vassalos da Coroa portuguesa que se achavam nos domínios espanhóis na América desde 1762, que deveriam ser devolvidos às suas terras; trata ainda das embarcações, artilharia e escravos [da Armação da Baleia de Santa Catarina], igualmente a serem devolvidos .

Obs.: doc. em espanhol.

AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 6.

AHU_CU_066, Cx. 1, D. 9. 10. 1780, novembro, 25, [Lisboa]

AVISO (minuta) do [secretário de estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro], ao [vice-rei do estado do Brasil], D. Luís de Vasconcelos e Sousa, ordenando que remetesse o maço incluso ao administrador Principal dos Correios de Buenos Aires, Manoel Basabilbaso.

AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 7.

AHU_CU_066, Cx. 1, D. 10. 11. 1781, março, 19, Cuzco

RELATO (cópia) sobre a formação, a composição e o deslocamento atual das tropas que se dirigiam para prender o rebelde José Gabriel Tupac Amaru e seu grupo de indígenas em Cuzco e noticiando que muitos já haviam se pacificado, a partir de um bando de perdão publicado pelo visitador. Relata como se deu a prisão do rebelde José Gabriel Tupac Amaru, sua mulher e filhos. Afirma que a cidade recebeu a notícia com alegria, com repique de sinos.

Anexo: plano do exército. Obs.: doc. em espanhol.

AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 10.

AHU_CU_ 066, Cx. 1, D. 11. 12. 1781, junho, 24, [Buenos Aires]

PASTORAL (cópia) do bispo de Buenos Aires, D. Frei Sebastian Malvary Pinto, comunicando aos seus diocesanos que condenava o sacrilégio e traição à Igreja e à Coroa espanhola cometidos por José Gabriel Tupac Amaru e sua família, quando profanaram templos e objetos sagrados e propagaram idéias anti-clericais e que convocava todos diocesanos para atos litúrgicos que se realizariam em Buenos Aires, em regozijo pela prisão daqueles rebeldes.

Obs.: doc. em espanhol.

AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 9.

(6)

PÁG. - 6 / 8

13. 1781, agosto, 12, Rio de Janeiro

OFÍCIO (2ª via) do [vice-rei do estado do Brasil], Luís de Vasconcelos e Sousa, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, encaminhando cópia de carta, em espanhol, referente a acontecimentos passados em várias regiões dos domínios espanhóis na América, entre elas, as revoltas encabeçadas por José Gabriel Tupac Amaru e por Dámaso Catari. Anexo: 2 cartas, notícia, sentença.

obs.: 3 documentos anexos estão em espanhol. AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 10.

AHU_CU_066, Cx. 1, D. 13.

14. 1781, dezembro, 6, Rio de Janeiro

OFÍCIO (2ª via) do [vice-rei do estado do Brasil], Luís de Vasconcelos e Sousa, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, sobre o envio das cópias de cartas do comissário Vicente José de Velasco Molina, datadas de Buenos Aires, tratando dos problemas causados pelos rebeldes José Gabriel Tupac Amaru e pelos irmãos Dámaso, Nicolas e Tomás Catari; remete também notícias referentes a uma expedição que se dirigiu à província de Cochabamba para combater aqueles rebeldes.

Anexo: 4 cartas, notícia.

Obs.: 3 documentos anexos estão em espanhol. AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 11.

AHU_CU_ 066, Cx. 1, D. 14. 15. 1782, maio, 22, Lisboa

DECRETO da rainha D. Maria I, nomeando o encarregado dos negócios em Buenos Aires, Vicente José de Velasco Molina, como coronel de Infantaria. AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 12.

AHU_CU_ 066, Cx. 1, D. 15.

16. 1783, setembro, 29, Buenos Aires

OFÍCIO (cópia) do [vice-rei do Prata], Juan José de Vertiz, a Francisco de Assis de Acuña, sobre a demarcação dos limites entre as terras espanholas e portuguesas na América, trazendo a notícia da chegada de engenheiros e geógrafos portugueses ao Rio Grande de São Pedro com a função de demarcarem desde o arroio Chuí até o rio Uruguai e continuando pelo Peperí-guaçú até o Salto Grande do Paraná; critica a lentidão dos trabalhos e que alguns detalhes da demarcação deveriam ser melhor discutidos entre as respectivas comissões.

Obs.: doc. em espanhol.

AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 13.

(7)

PÁG. - 7 / 8

17. 1784, janeiro, 20, Buenos Aires

CARTA de Thomas Hickley ao [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Guerra], Aires de Sá e Melo, lamentando que os retratos do rei D. José I que lhe tinham sido mostrados não eram suficientes para que ele pudesse pintar seu novo retrato, da forma como pretendia.

Obs.: doc. em francês.

AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 14.

AHU_CU_066, Cx. 1, D. 17. 18. 1788, abril, 2, Buenos Aires

CARTA de Christian Henland, explicando que estava de regresso a Lisboa, afirmando que nesta viagem apenas quisera servir ao Gabinete do Príncipe, conseguindo êxito nos seus trabalhos de mineralogia, convidando o destinatário a visitar sua coleção de minérios.

Obs.: doc. em francês.

AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 15.

AHU_CU_066, Cx. 1, D. 18.

19. 1791, setembro, 17, Buenos Aires

CARTA de Hugh White a um lorde, agradecendo sua atenção, lamentando não poder fazê-lo pessoalmente, fazendo referência a Mr. Walpole, que, infelizmente, não se encontrava em condições de acompanha-lo à presença do destinatário.

Obs.: doc. em inglês.

AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 16.

AHU_CU_066, Cx. 1, D. 19. 20. 1809, abril, 8, Boa Morte

CARTA ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Miguel Pereira Forjaz, sobre o pedido feito pelo encarregado dos Negócios de Espanha em Portugal, coronel Pasqual Tenorio y Moscoso, acerca de se conceder um passaporte ao espanhol D. Juam Ardisson e à sua família para irem a Buenos Aires, com escala no Brasil.

Anexo: passaporte. Obs.: docs. em espanhol.

AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 17.

(8)

PÁG. - 8 / 8

21. 1822, maio, 2, navio San Sebastián

CARTA do comandante interino da tropa a bordo da corveta Heroína, Marcelo Vega, ao secretário de estado da Marinha e Ultramar, Inácio da Costa Quintela, remetendo ordem do governo de Buenos Aires no sentido de que aquela corveta se submetesse ao comando do tenente-coronel Guilherme Masson, por ter sido o comandante, Laureano Ansoategui, preso naquela cidade.

Obs.: doc. em espanhol.

AHU-Buenos Aires, cx.1, doc. 18.

AHU_CU_066, Cx. 1, D. 21.

22. 1823, dezembro, 5, bordo do brigue Treze de Maio

RELATO intitulado Breve Exposição sobre a América Espanhola e

particularmente sobre o Estado de Buenos Aires, Províncias transplatinas, Columbia, Chile e Perú e mais reflexões ocorrentes no mês de dezembro de 1823; referindo-se a questões políticas, econômicas em torno, sobretudo, da

independência daqueles países em relação à Espanha. Faz referência, também, às batalhas entre brasileiros e uruguaios, terminando por comentar dados econômicos e políticos sobre o Brasil.

AHU-Paraguai, cx.1, doc. 6.

Referências

Documentos relacionados

Foram utilizados 200 suínos machos castrados, com peso inicial de 25,3±1,3 kg e final de 68,8±3,4 kg, distribuídos em delineamento experimental inteiramente casualizado com

Assim, o ritmo do tempo fora do trabalho não é somente uma contaminação, mas antes uma estratégia, destinada a mantar eficazmente a repressão dos comportamentos

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL PROFISSIONAL A Sociedade Alfa Gente fica obrigada a descontar de todos os seus empregados sindicalizados a importância de

O cloridrato de lidocaína geléia 2% deve ser usada com cuidado se a mucosa estiver traumatizada no local da aplicação, em casos de sepse (infecção geral grave do organismo, causada

Atenção, apenas senhas consideradas FORTES e EXCELENTES são aceitas (veja como criar uma senha forte no tópico “Senha Forte”).. Após a verificação dos dados preenchidos, clique

Procurou-se também ampliar a correção dos indicadores de criatividade propostos por Torrance para o seu teste verbal, no sentido de incluir não só as três as características

As amostras para a especiação de arsênio inorgânico foram cole- tadas ao longo da coluna d’água (superfície e fundo) em 11 estações de coleta distribuídas na Laguna dos

O algoritmo multi-critério desenvol- vido considera, para além das preferências dos decisores sobre as alternativas e critérios, o estilo de comportamento que o utilizador