• Nenhum resultado encontrado

A EXPERIÊNCIA DA MONITORIAINTEGRADACOMO AGENTE PROMOTOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO FORMANDO NO DBG/CB-UFRN.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A EXPERIÊNCIA DA MONITORIAINTEGRADACOMO AGENTE PROMOTOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO FORMANDO NO DBG/CB-UFRN."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Eixo temático: Educação e Ciências Exatas e Naturais

A EXPERIÊNCIA DA MONITORIAINTEGRADACOMO AGENTE PROMOTOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO

FORMANDO NO DBG/CB-UFRN.

Daniella Regina Arantes Martins Salha Maurília Raquel de Souto Medeiros Helenilton Soares Alves

Rannapaula Lawrynhuk Urbano Ferreira

Departamento de Biologia Celular e Genética, Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O Departamento de Biologia Celular e Genética (DBG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem ofertado uma media 30 turmas/semestre nos últimos dois anos, atendendo em média 700 estudantes presenciais/semestre, oferecendo Componentes Curriculares (CCs) de Genética e de Biologia Celular e Molecular para 15 cursos diurnos/noturnos. Nos últimos três anos a participação de Monitores Integrados têm desempenhado importante contribuição no processo de aprendizagem dos diferentes graduandos do DBG em tempo que também a MONITORIA tem contribuído para a formação do Monitor. Objetivo: Avaliar o impacto da Monitoria Integrada durante a formação acadêmica e profissional do Monitor. Metodologia: Foi aplicado um questionário fechado com 10 perguntas com 3-4 filtros à população de ex-monitores e atuais monitores. A avaliação aborda três aspectos de contribuição da Monitoria Integrada: i) no processo de aprendizagem no seu curso de graduação, ii) na vida acadêmica e iii) no exercício profissional (caso já tenha se formado). Resultados: O dados sugerem que os acadêmicos que optaram pela Monitoria Integrada a mesma contribui satisfatoriamente no processo de aprendizagem e que a consideram importante para sua formação acadêmica e profissional. Do universo de 42 acadêmicos participantes do projeto de Monitoria de 2011 à 2014.1, 34 são dos cursos da área da saúde e 08 da área biológica, 24 são do sexo masculino e 18 feminino, sendo atualmente 9 graduados e 5 são pós-graduandos na UFRN. Conclusão. Concluímos que o projeto de Monitoria Integrada aproxima os alunos âmbito acadêmico para fazer

(2)

pesquisa, extensão e docência, entre colegas alunos de períodos e cursos diferentes. Foi observado que a vivência do monitor com os docentes e laboratoristas em diversas esferas de conhecimento é uma oportunidade fundamental na formação de um profissional.

Palavras-chave: Monitoria, Experiência Acadêmica, Formação Profissional.

INTRODUÇÃO

O Programa de Monitoria foi instituído pela Lei nº 5.540/68 e decreto em 1981, que propunha a Reforma Universitária no Brasil. De acordo com o decreto, cabe às “Instituições de Ensino Superior fixar as condições para o exercício das funções de monitor” (Decreto nº 85.862, 1981).

Segundo FRISON E MORAES (2010, p.145) a iniciação a docência compreende uma estratégia de apoio ao ensino em que estudantes mais adiantados nos currículos de formação acadêmica colaboram nos processos de apropriação do conhecimento de seus colegas, e na sua própria formação acadêmica. O objetivo de um Programa de Monitoria não é somente melhorar o desempenho de discentes através da ajuda de companheiros melhor instruídos em determinada disciplina, mas também desenvolver no aluno-monitor interesse pela docência e estreitar seu vínculo com a universidade (GUEDES, 1998, p.13).

O Departamento de Biologia Celular e Genética (DBG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem ofertado uma media 30 turmas/semestre nos últimos dois anos, atendendo em média 700 estudantes presenciais/semestre, oferecendo Componentes Curriculares (CCs) de Genética e de Biologia Celular e Molecular para 15 cursos diurnos/noturnos: Ciências Biológicas, Biomedicina, Ecologia, Aqüicultura, Medicina, Farmácia, Odontologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Zootecnia e Física.

Seguindo tendências atuais o programa de iniciação a docência ou mais comumente conhecido, como programa de monitoria, vem se modificando para atender as novas necessidades da dinâmica de ensino e aprendizagem. A resolução 221/2012-CONSEPE, de 24 de outubro de 2012, estabelece as normas dos Programas de monitoria da

(3)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Art.2º define os Programas de monitoria como ações institucionais, efetivadas por meio de projetos de ensino direcionados a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos cursos de Graduação e ao incentivo à formação docente, envolvendo professores e alunos na condição de orientadores e monitores, respectivamente. Nesse contexto, o Projeto de Monitoria Integrada (PMI) do Departamento Biologia Celular e Molecular e Genética trás uma proposta inovadora de integrar o conhecimento de duas disciplinas em um monitor desenvolvendo com isso a construção do conhecimento e criando um espaço para troca de saberes entre a tríade formada por professor, monitor e aluno.

Tal proposta vem sendo empregada ao longo dos últimos três anos de desenvolvimento do projeto, onde os alunos selecionados para o projeto são preparados para atender as demandas das duas disciplinas através de workshop teórico e de aulas praticas com atividades com bioinformáticas..

Esse artigo tem como objetivo avaliar o impacto da Monitoria Integrada durante a formação acadêmica e profissional do monitor.

METODOLOGIA

Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário através de uma planilha GOOGLE on-line com perguntas objetivas, para verificar o nível de satisfação e participação, bem como a descrição da experiência e vivência no projeto: 1- Você foi monitor de qual área? Genética Biologia Celular e Molecular Monitor Integrado; 2- Qual o tempo de Monitoria? 1 semestre 2 semestres 3-5 semestres Mais de 5 semestres; 3- Como você considera sua experiência na Monitoria? Ótima, Bom, Regular, Ruim; 4- Ser Monitor contribui no processo de aprendizagem das disciplinas especificas de Odontologia Sim Não; 5- As atividades desenvolvidas por você no projeto de Monitoria Integrada contribuiu para sua formação acadêmica? Sim Não; 6- Você já concluiu a graduação? Sim Não; 7- Se Sim, o projeto de monitoria teve alguma contribuição na sua inserção no mercado de trabalho? Sim Não; 8- Você pretende seguir carreira acadêmica? Sim Não; 9- Se Sim, a monitoria contribuiu para esse interesse? Sim Não; 10- Você recomentaria a um colega ter a experiência de Monitoria? Sim Não. A população analisada totaliza 42 alunos, ex-monitores e monitores do Projeto de Monitoria Integrada (PMI) do Departamento Biologia Celular e Molecular e Genética.

(4)

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados do questionário respondidos voluntariamente pelos acadêmicos que participaram e participam do Projeto de Monitoria Integrada (PMI) do Departamento Biologia Celular e Molecular e Genética. Dos 20 monitores atualmente ativos, todos considerados “monitores integrados” do Departamento, 14 responderam o questionário enviado. Com relação aos ex-monitores, dos 28 monitores que já passaram pela monitoria no período de 2010 – 2014, apenas 7 responderam ao questionário. 50% dos entrevistados eram monitores somente da área de Genética; 33% somente na de Biologia Celular e Molecular e ainda 17% atuaram como monitores de ambas as áreas (Gráfico 1).

Em relação ao tempo de permanência na monitoria, foi usada uma escala de: 1

semestre, 2 semestres, 3 a 5 semestres e mais que 5 semestres. Assim, nota-se que dos atuais monitores 42% já possuem 2 semestres de atuação na monitoria; 50%, 3 a 5 semestres e 8%, mais que 5 semestres. Para os ex-monitores, 17% 1 possuíam de atuação; 50%, 2 semestres e 33%, de 3 a 5 semestres (Gráfico 2).

Quando foi perguntado a todos os monitores como eles classificavam sua experiência na monitoria, em uma escala que vai de ruim a ótima, dos atuais (78%) consideraram uma experiência ótima e (22%) consideraram como boa; dos ex-monitores 83% dos participantes classificaram a monitoria como sendo boa, e 17%, ótima, como pode ser observado no Gráfico 3.

Outra questão avaliada foi se a monitoria contribuiu e contribuí para o processo de aprendizagem para as disciplinas do seu curso, todos os monitores (atuais e ex-monitores) responderam que sim. O mesmo resultado foi notado quando se perguntou a contribuição das atividades de laboratório e desenvolvimento de aulas práticas para sua formação acadêmica. Avaliando a situação acadêmica atual dos ex-monitores, relatou-se que 67% ainda estão na posição de graduandos e 33% já são graduados (Dados no Gráfico 4). Desses, ao serem questionados sobre possuírem alguma inclinação para seguir na carreira acadêmica, 83% responderam que sim, sinalizando a monitoria como grande contribuidora para o despertar desse interesse à iniciação a docência. Já em relação aos monitores atuais (93%) responderam que possuíam interesse de futuramente torarem-se docentes e destes, 100% responderam que a monitoria contribuiu para essa perspectiva (Gráfico 5).

(5)

Seguindo a resolução 221/2012-CONSEPE, de 24 de outubro de 2012, estabelece as normas dos Programas de monitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nos últimos anos observamos que o Projeto de Monitoria Integrada (PMI) do Departamento Biologia Celular e Molecular e Genética esta consolidado por sua característica sui generis, a diferença do modelo tradicional de Monitoria de um Componente Curricular de um único curso de graduação. Nosso projeto (PMI) por ter uma demanda de publico heterogêneo de 15 cursos de graduação aos quais são oferecidos Componente Curricular de Biologia Celular e Molecular e de Genética temos um crescente numero de monitores, os quais no ultimo biênio são selecionados na base do pré-requisito de terem aprovado um (01) Componente Curricular de Biologia Celular e um (01) Componente Curricular Molecular e de Genética originando o nome de MONITOR INTEGRADO.

A participação na monitoria parece ser um veículo de grande contribuição para todos os monitores que dela participam ou que já participaram. Provando ser eficaz tanto no melhoramento acadêmico, quanto no profissional. Em relação ao aprendizado de outras matérias, a prática da monitoria possibilita que o monitor evolua em seu desempenho acadêmico e adquira um amadurecimento em seus estudos de modo mais pontual. Vários são os compromissos de um Programa de Monitoria Acadêmica, dentre eles o desenvolvimento de autonomia do aluno monitor, o aumento do senso de responsabilidade e a ampliação do vínculo do professor, monitor, alunado como preconizados por Santos e Anacleto (2007); Carvalho et al. (2010).

De acordo com resultados obtidos em nossa população de Monitores deste estudo, todos os monitores relataram um grande crescimento acadêmico no período de monitoria, podendo-se notar que a monitoria se comporta como um agente promotor da iniciação a docência, pois esta objetiva despertar o interesse pela docência, mediante, o desempenho de atividades ligadas ao ensino, possibilitando a experiência da vida acadêmica, por meio da participação em diversas funções da organização e desenvolvimento das disciplinas dos cursos, além de possibilitar a apropriação de habilidades em atividades didáticas.

Segundo JESUS et al., (2012), que avaliaram a atividade da monitoria desenvolvida na Universidade Federal Fluminense -UFF, na área das Ciências Sociais Aplicadas/ Administração, os monitores questionados afirmaram que a atividade de monitoria contribuiu para uma formação acadêmica mais ampla e contribuiu para o melhor

(6)

funcionamento da disciplina. Para praticamente 80% dos monitores tal atividade despertou vocações acadêmicas, o que é um fato positivo na decisão desse monitor continuar no programa e talvez, posteriormente, se sentir estimulado a investir na carreira docente. Nossos resultados, um dos poucos na área de Biologia Celular e Molecular e Genética estão sugerindo assim o impacto positivo da monitoria para com a formação profissional dos monitores.

CONCLUSÃO

Pode-se dizer que o Projeto de Monitoria Integrada (PMI) do Departamento Biologia Celular e Molecular e Genética aproxima os alunos âmbito acadêmico para fazer pesquisa, extensão e docência, permitindo um entendimento prático no processo ensinagem-aprendizagem, possibilitando interação e troca de saberes entre colegas alunos de períodos e cursos diferentes. Foi observado que a vivência do monitor com os docentes e laboratoristas em diversas esferas de conhecimento é uma oportunidade fundamental na formação de um profissional.

Nosso dados sugerem que ser Monitor é um diferencial na vida acadêmica e importante na formação profissional, principalmente para aqueles que seguem Pós-graduação com vistas na inserção no Ensino Superior.

REFERENCIAS E ANEXOS

CARVALHO, A.P.V., et al. Monitoria como agente motivador do processo ensino-aprendizagem. Revista Científica de Faminas, Muriaé/MG, v. 5, n. 3, p.127-139, set./dez. 2009. Disponível em: <www.faminas.edu.br/download/baixar/303>. Acesso em: 6 out. 2014.

- FRISON, L.M.B.; MORAES, M.A.C. AS PRÁTICAS DE MONITORIA COMO POSSIBILITADORAS DOS PROCESSOS DE AUTORREGULAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DISCENTES. Poíesis Pedagógica, v. 2, n. 8, p.144-158, ago./dez.

2010. Disponível em:

<www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/14064/8885>. Acesso em: 5 out. 2014.

(7)

SANTOS, V. T.; ANACLETO, C. Monitoria como Ferramenta Auxiliar para Aprendizagem da Disciplina Bioquímica: Uma Análise no UNILESTE-MG. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, n.1, 2007.

GUEDES, Maria Luiza. Monitoria: uma questão curricular e pedagógica. Série Acadêmica, Campinas: Puccamp, v. 9, p. 3-30, 1998.

JESUS, Daniele Maria Oliveira de et al. Programas de monitorias: um estudo de caso em uma IFES. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 6, n. 4, p. 61-86, 2012.

Decreto nº 85.862, 1981. Diário Oficial da União - Seção 1 - 2/4/1981, Página 6157 A resolução 221/2012-CONSEPE, de 24 de outubro de 2012. www.ufrn.br.

Gráfico 1

(8)

Gráfico 2

Fontes: dados extraídos da pesquisa Gráfico 3

(9)

Fontes: dados extraídos da pesquisa Gráfico 4

(10)

Fontes: dados extraídos da pesquisa Gráfico 5

(11)

Referências

Documentos relacionados

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Quanto à operação em baixos níveis de irradiância, observa-se que para o nível de irradiância de 300 W/m² (ensaio 4), o ralador de mandioca demanda potência inferior a capacidade

Esta primeira parte do estudo tem como foco apresentar a epidemiologia, revisar a avaliação morfológica e demonstrar métodos para estimar a probabilidade de câncer em nódulo

O autor nesta obra apresenta de uma forma simples e objectiva, as ferramentas necessárias para músicos profissionais e engenheiros de som, ou interessados em conhecer ou

T1 – testemunha (sementes intactas); T2 - imersão em água a 100 °C por cinco minutos; T3 - imersão em água a 80 °C por cinco minutos; T4 - imersão em água a 65 °C por

A presente emissão possui garantia real representada por: (i) Cessão Fiduciária dos recebíveis atuais ou futuros, detidos ou a serem detidos com relação aos

Ao longo deste manual, detalhamos alguns dos sinais mais importantes que você deve procurar quando se depara com um paciente queimado, para que possa planejar o tratamento adequado