• Nenhum resultado encontrado

A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO A MAIOR NECESSIDADE PARA A VIDA DO HOMEM, NÃO É OUTRA, SE NÃO O NOVO NASCIMENTO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO A MAIOR NECESSIDADE PARA A VIDA DO HOMEM, NÃO É OUTRA, SE NÃO O NOVO NASCIMENTO."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO Introdução:

A MAIOR NECESSIDADE PARA A VIDA DO HOMEM, NÃO É OUTRA, SE NÃO O NOVO NASCIMENTO.

O novo nascimento é extremamente vital, pois se você não nascer de novo, sua religião, esperança e fé, é vã, se você não nascer de novo, você não pode ver o reino de Deus e sua esperança de eternidade é completamente vazia.

I- UM LÍDER RELIGIOSO BEM INTENCIONADO

Segundo D. A. Carson, “Nicodemos se aproximou de Jesus a noite, mas que a noite de Nicodemos era mais escura que ele pensava”.

1- Quem era Nicodemos (Jo 3.1)

1.1- Nicodemos era um príncipe do povo, membro do sinédrio (mais alto tribunal eclesiástico e civil de Israel) e pertencente ao farisaísmo, seu nome significa, “Conquistador do povo”.

1.2- Este homem, provavelmente vai encontrar-se com Cristo a noite, temendo qualquer retaliação ou críticas dos fariseus, por ser um dos líderes deste grupo (Jo 7.50-52). 1.3- Pelo que percebemos nos textos era um homem sincero que foi atraído por Jesus. 1.4- Oultimo relato com relação a Nicodemos, é quando ele vai levar especiarias para ungir o corpo de Jesus (Jo 19.39). 35 Kilos de aloés e mirra.

2- Os fariseus.

2.1- A palavra Fariseu significa ser puro, ou os separados, porem pelos atos dissociados das palavras, ficaram conhecidos como hipócritas.

2.2- Eles se organizaram no templo e cuidavam de traduzir as tradições, eram grupo menor que os saduceus, porem tinham maior influência sobre o povo, compunham a menor parte das cadeiras no sinédrio.

(2)

2.3- Os fariseus procuravam obedecer rigorosamente às tradições juntamente com o Antigo Testamento. Os Evangelhos abundam com exemplos dos fariseus tratando essas tradições como sendo iguais à Palavra de Deus (Mateus 9:14, 23:16; Marcos 7:1-23; Lucas 11:42).

2.4- A teologia dos fariseus:

a) Eles acreditavam na ressurreição dos mortos (Atos 23:6). b) Eles acreditavam em uma vida depois da morte, com a devida recompensa e

punição individual.

c) Eles acreditavam na existência de anjos e demônios (Atos 23:8).

2.5- Conforme Paulo comenta em (At 26.5), a religião farisaica era a mais rigorosa quanto a observação e cumprimento da lei e dos preceitos. Os fariseus, de 10 mandamentos, transformaram em 613 regras.

3- Os sinais efetuados por Jesus

3.1- Provavelmente pela indicação do texto (Jo 3.2), Nicodemos foi atraído por Jesus por causa dos milagres, “Ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele”. 3.2- A visão de Nicodemos é que Jesus era um grande mestre, vindo da parte de Deus e que podia fazer muitos milagres.

II- O NOVO NASCIMENTO 1- É necessário nascer de novo

1.1- Jesus dentro do dialogo que faz com Nicodemos, declara que é necessário nascer de Novo.

1.2- A pergunta a ser feita, e que foi realizada por Nicodemos é a seguinte, (Jo 3.4) “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez”.

1.3- Jesus responde a Nicodemos, (Jo 3.6), “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espirito”, isto não é reencarnação, como os gregos acreditavam

(3)

queacontecia. Quem nasce da carne, nasce fisicamente (natureza humana), quem nasce do Espírito, nasce espiritualmente (natureza divina, nasce de cima).

1.4- O que não é novo nascimento? 1.5- Novo Nascimento não é ser religioso.

1.6- “Note que Jesus não falou de novo nascimento para o Ladrão da Cruz ou a mulher pega em adultério, nem mesmo para Zaqueu. Porem Jesus falou para quem era mestre, religioso, que frequentava a sinagoga, entregava o dizimo e jejuava duas vezes por semana”1.

Novo Nascimento não é pertencer a uma igreja, ser batizado, ser filho de crente, nem é ter uma vida social aprovada pela opinião pública. NOVO NASCIMENTO não é algo que o homem possa produzir, pois é um milagre, o sobrenatural de Deus, é o Espírito Santo, mudando o coração a mente e a vida da pessoa.

1.7-Este ato, o homem não pode por si só realizar sozinho, é uma ação divina no coração humano, Pedro declara isso no início de seus escritos,(1Pd 1.3) “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”. O

homem não pode se auto-regenerar. 1.8- O que é novo nascimento?

a) Novo Nascimento é uma transformação interna:

É quando Deus tira o coração de pedra (duro) e concede-lhe um coração de carne (sensível), quando Ele lhe dá uma nova disposição em obedece-lo.

b) Nascer de Novoé uma nova disposição interna:

Em seguir, ouvir e obedecer a Palavra de Deus. NACER DE NOVO, é quando Deus transforma nossa inclinação para o mal, em uma disposição em fazer o bem, a transformação é tão radical, que Paulo vai declarar “Aqueles que nasceram em Cristo, nova criatura são”, Mudança interna que será visível externamente.

c). Nascer de novo é uma obra do Espírito Santo.

(4)

Mudança radical que Deus opera no coração do pecador, é algo de dentro para fora, ter um novo coração e uma nova mente, realizado através do Espírito. Este Acontecimento é divino, o homem por si só não pode produzir. Conforme disse Spurgeon, “É mais fácil ensinar um leão a ser vegetariano do que converter uma alma pelo esforço humano”.

1.9- Alguns apontamentos sobre Novo Nascimento.2

a) “Novo Nascimento é algo radicalmente Novo (3.3).

“Se alguém não nascer de novo”, a expressão grega nesse texto é anothen, significa, absolutamente novo, inédito, que nunca existiu, podemos afirmar que é uma espécie de ressurreição do que estava morto. Se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas já passaram e tudo se fez novo (2Co 5.17).

b) Novo Nascimento é uma obra exclusiva de Deus (3.3).

É nascer do céu, nascer de Deus, a palavra anothen, traz a ideia de cima, do alto (3.31), o céu não é apenas o nosso destino, mas nossa origem também. Nascemos não do sangue não dá vontade da carne, nem dá vontade de homem, mas de Deus (1.12). Nenhum ser humano pode operar em si mesmo esse novo nascimento, como nenhum ser morto pode dar vida a si mesmo.

2- Regeneração

2.1- A palavra regeneração, traz justamente o sentido de “Gerar novamente”, expressando que o Novo Nascimento é um processo de nova vida, de Nova Criatura em Cristo Jesus, sendo operado pelo Espírito Santo no pecador.

3-O que é nascer da água e do Espírito?

3.1- Talvez essa pergunta surja dentro da sua classe.

(5)

3.2- Alguns interpretam que nascer da Agua é nascer da natureza humana, enquanto que nascer do Espírito é nascer de Deus. Porem acreditamos ser pouco provável esta interpretação.

3.3- Vejamos explicações que melhor se encaixam com relação a nascer da água e do Espírito.3

a)Hendriksen declara que a chave para esta interpretação é percebermos que estas palavras são mencionadas sempre juntas, no qual água refere-se a arrependimento, produzido pelo Espírito.

b) MacArthur, diz que agua e Espírito, eram termos mais precisos e conhecidos no A.T. para falar sobre transformação interior (Is 32.15;44.3;Ez 36.24-27). Sem a purificação da alma, operada pelo Espírito Santo (Tt 3.5), mediante a Palavra de Deus (Ef 5.26), ninguém pode entrar no reino de Deus.

c) D. A. Carson, diz que a passagem mais esclarecedora para explicar João 3.5, é Ezequiel 36.25-27, em que água e Espírito aparecem ligados muito estreitamente, a agua significando a purificação, e o Espírito retratando a transformação do coração que capacitará as pessoas a seguir a Deus integralmente.

4- Meios essenciais à regeneração, vistos pelo lado de Deus.4

a) A vontade de Deus, um ato de poder (Jo 1:13;Tg 1:18;Jo 3:5).

b) Fé na morte e ressurreição de Cristo (Jo 3:14-16; 1Pe 1:3). c) A Palavra de Deus (Tg 1:18;1Pe 1:23).

d) O Pneuma (Espírito) de Deus, o verdadeiro agente eficaz na regeneração (A verdade por si só nunca constrange a vontade depravada; ademais, o coração não regenerado odeia a verdade até que o Espírito de Deus opere sobre ele. (Jo 3:5-6;1Cor 2:14;Tt 3:5;1Pe 1:23;Ef 5:25-26). Assim como (o corpo de) Jesus foi gerado pelo Espírito Santo, semelhantemente o homem tem que ser gerado pelo mesmo Espírito, para que se torne filho de Deus.

3LOPES Hernandes Dias. João, as glórias do Filho de Deus. Hagnos. P.89,90.

4http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/14-RegeneracaoNovoNascimento-Helio.htm -

(6)

5- A perplexidade de Nicodemos

3.1- Nicodemos era um alto religioso que não havia nascido de Novo!

3.2- Ser regenerado, nascido do Espírito, não é apenas seguir e obedecer a leis, regras e estatutos, antes é ter sua comunhão restaurada e uma nova vida em Cristo Jesus, concedida pelo Espírito Santo.

3.3- Nascer de Novo, não está baseado no externo, mas primariamente no interno, no interior do homem.

III- UMA NECESSIDADE 1- O estado humano

1.1- Paulo vai declarar em Romanos 5.10, que nós éramos inimigos de Deus, além de estarmos condenados à morte eterna, (Rm 6.23).

1.2- O texto de Efésios 2.Por duas vezes, nos versos 1 e 5, Paulo diz que estamos mortos em nossas transgressões. Verso 1: “estando vós mortos nos vossos delitos e pecados. . .” Versos 4-5: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos.

1.3- Lembrando das palavras de Deus em (Gn 2.17): “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

a) Morte física – corpo.

b) Morte espiritual – relacionamento.

c) Morte Eterna – Inferno.

1.4- Sendo assim, podemos afirmar que cada homem é5:

a) Morto para Deus(Ef2:1;Ti 5:6;1Co 2:14).

5http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/14-RegeneracaoNovoNascimento-Helio.htm -

(7)

b) Filho da ira(Ef 2:3).

c) Filho da desobediência (Ef 2:2). d) Filho deste mundo (Lc 16:8).

e) Herdeiro da amaldiçoada natureza pecaminosa de Adão(Rm 5:12; 1Cor 15:47), quando chega à consciência moral, cada homem se torna culpado de suas próprias e conscientes transgressões.

Desta forma, fica claro e evidente a necessidade de Nascermos de Novo, é o único meio para vermos o reino de Deus.

2- Saulo de Tarso

2.1- Um Judeu religioso distante de Deus.

2.2- Saulo vai declarar que era um dos mais religiosos da sua época, quanto a obediência das leis e regras da religião.

2.3- Era um homem humanamente respeitado e admirado pela devota obediência e pratica das leis religiosas.

2.4- Porem, Saulo seguia apenas leis e ordens externas, mas não havia Nascido de Novo, não havia passado pelo processo do novo nascimento.

2.5- Parece-nos que a salvação de Paulo, estava sendo baseada no quanto ele obedecia e seguia fielmente a leis.

É muito provável e certo, termos pessoas que estão em uma Igreja e são intocáveis quanto as doutrinas e leis, mas que ainda não nasceram de novo, são desconhecidas diante de Deus.

Pessoas que se declaram cristão e até cumprem as exigências, mas vivem apenas do externo, ainda não passaram pela real transformação, mudança de vida, o ser “Uma Nova Criatura”.

Isto é um grande perigo, pois pode estar realizando tudo corretamente, mas não estarão no reino de Deus, pois não passaram pela real Regeneração. Oremos para que Deus nos gere do seu Espírito, tornando-nos Novas Criaturas em Cristo Jesus.

(8)

3- Centurião Cornélio.

3.1- Um romano benfeitor e religioso.

3.2- Este homem, mesmo sendo alguém respeitado, admirado e reconhecido pelas suas obras de caridade, e até mesmo tendo a aprovação divina, necessitou vivenciar o Novo Nascimento.

3.3- Cornélio era um benfeitor, que precisava de um salvador.

O texto nos ensina que as boas obras humanas em hipótese alguma substituem a necessidade do Novo Nascimento. Você pode vivenciar uma vida moral, ética e religiosa impecável, sendo um homem de muitas boas obras, porem mesmo assim, precisa do processo sobrenatural operado pelo Espírito no homem, para entrar no reino de Deus, o Novo Nascimento.

As boas obras não tem a capacidade por si só de salvarem o homem ou transformá-lo, apenas a ação real do Espírito de Deus.

CONCLUSÃO

Como faz-se necessário voltar-se com temor e tremor para esta temática, e ensinar a verdade central do Evangelho, a necessidade humana do Novo Nascimento, declarando que jamais e nada do que o homem possa fazer, lhe concederá a Regeneração, mas que só será possível mediante a obra do Espírito Santo na vida do homem. Necessitamos do Real Nascimento em Cristo Jesus!

(9)

BIBLIOGRAFIA

BRUNELLI, Walter. Teologia para Pentecostais. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2016. CHAFER, Lewis Sperry. Teologia Sistemática. São Paulo: Editora Hagnos, 2003. V. 2, p. 633. CHAMPLIM Russel Normam. Enciclopédia de Bíblia, teologia e filosofia. São Paulo. Hagnos, 2013.

GEISLER, Norman. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

MYATT Alan & FERREIRA Franklin. Teologia Sistemática. Faculdade Teológica Batista de São Paulo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, Rio de Janeiro 2002.

SOARES Esequias. A razão da nossa fé, assim cremos, assim vivemos. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

TIMOTHY, George. Teologia dos Reformadores. São Paulo: Edições Vida Nova, 1994. Tradução, Degmar Ribas Júnior. Dicionário Biblico Wycliffe. Rio de Janeiro. CPAD, 2006.

Referências

Documentos relacionados

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Trong các phƣơng pháp đƣợc sử dụng hiện nay (AAS, AES, UV-VIS, ICP-MS….) thì phƣơng pháp ICP-MS là một phƣơng pháp ƣu việt vì có thể xác định đồng thời

186 O filósofo afirma que a tarefa mais difícil para um homem é exercer a sua virtude para com um outro e não somente para si, e aquele que consegue

Diante isso a pesquisa mostra que para realizar um planejamento logístico eficiente, o pensar deve ir des- de as vantagens para a própria empresa objetivando reduzir seus custos

b) a compatibilidade da deficiência constatada com o exercício das atividades inerentes à função ao qual concorre, tendo por referência a descrição das atribuições

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

A espécie mais adequada de crotalária para o consórcio com milho deve apresentar produção de biomassa satisfatória, contribuindo para o sistema de produção, sem comprometer

Assim, de acordo com a autora, a melhoria do ensino de Matemática envolve um processo de diversificação metodológica, exigindo novas competências do professor, tais como: ser capaz