• Nenhum resultado encontrado

Promoting attractiveness, competitiveness and internationalisation of Agro-food Clusters of the MED Area

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Promoting attractiveness, competitiveness and internationalisation of Agro-food Clusters of the MED Area"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

O PAPEL DOS SERVIÇOS DA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

NO

SISTEMA

AGROALIMENTAR

O papel e as estratégias de intervenção pública de implementação na região italiana de Emilia-Romagna para apoiar a agricultura e a indústria alimentar são alvo de um planeamento cuidadoso para assegurar a integração dos diferentes programas locais:

ou regional: com a elaboração do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), desenvolvido em estreita colaboração com as devidas instituições, económicas e sociais;

ou ao nível provincial: com o desenvolvimento do Plano Provincial Rural Integrado (PPRI), elaborado pelas províncias com as comunidades das montanhas;

ou nível local: o desenvolvimento do Plano de Acção Local (PAL), elaborado por Grupos de Acção Local.

As estratégias adotadas pelo governo vem em primeiro lugar nos objectivos da política regional e visam a melhoria do sistema económico, a competitividade, a coesão social, qualidade, inovação e desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável, promoção activa da solidariedade entre pessoas, empresas, instituições e territórios. Algumas ações

estratégicas de políticas locais inserem-se no seguinte quadro:

Promover o uso de toda a cadeia produtiva do setor;

Promoção do papel do meio ambiente na agricultura, métodos sustentáveis de produção e proteção da biodiversidade;

Promover, em especial, a segurança alimentar, qualidade e rastreabilidade, que reconhece a origem dos produtos;

Promover o papel multifuncional da agricultura e seus serviços. Melhorar e proteger o meio ambiente e território.

A reforma da PAC vai reforçar a competitividade, sustentabilidade e fortalecer a agricultura em toda a UE, para garantir a saúde dos cidadãos europeus e alimentos de qualidade, proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento das zonas rurais. A Comissão Europeia apresentou um projeto que propõe uma nova parceria entre a Europa e os agricultores para tornar a agricultura forte e capaz de enfrentar as mudanças climáticas e competitividade que existe internacionalmente, ao responder às expectativas dos cidadãos.

competitiveness and

internationalisation of

Agro-food Clusters of the

(2)

2 O LEITE E OS SEUS PRODUTOS DERIVADOS

O sector lácteo e os seus derivados na região de Emilia-Romagna estão ao mesmo nivel e dinâmica que caracterizam o sector no resto da Itália:

o altos custos de produção, especialmente em áreas montanhosas e pequenas empresas;

o redução progressiva do benefício dessas empresas mesmo as mais eficientes. A situação industrial é ainda mais agravada pela crise do mercado do Parmigiano - Reggiano. O setor da indústria de laticínios é diretamente afetado pelos fenomenos que estão a acontecer ao nivel estrutural, económico e comercial em relação aos operadores de energia que influenciam o preço final do produto. No setor há algum tempo começou uma mudança estrutural iniciada nas explorações leiteiras, com uma tendência crescente para a concentração dos processos de produção, com a saida do mercado de importantes criadores de gado e pequenas cooperativas leiteiras. As dinámicas registadas dentro do setor são: Muito baixas margens de produção na fase de gado;

- Pós- comercialização de leite fresco. Há uma discrepância significativa entre a porcentagem recolhida pelo agricultor e o resto da cadeia envolvida no preço final de venda ;

- No caso do leite, há uma forte mudança nos fluxos financeiros entre a fase da produção e venda do produto final.

Durante o período de programação 2007-2013, a política regional agrícola remeteu

para o sector leiteiro alguns grandes desafios:

- Promoção do valor económico das características intrínsecas do produto;

- Suporte nas fases iniciais e aumento da racionalização dos ciclos de produção, com conseqüente redução de custos ;

- Melhoria da qualidade do leite e seus derivados ;

- Redução do impacto ambiental das explorações agrícolas e do uso racional dos recursos hídricos;

A Administração pública, com a adoção de diversas ações e medidas do plano de desenvolvimento rural financiou na industria de laticínios investimentos específicos : Em 2012 forneceu 19.000.000 € para projetos na cadeia de abastecimento para apoiar a capacidade de agregação de empresas do sector dos laticínios na cadeia de valor , para se tornar um dos mercados mais fortes e competitivos, com vista a « a abolição das quotas leiteiras em 2015 e a consequente liberalização do mercado .

(3)

3

A cadeia de comercialização do Parmigiano-Reggiano – Exemplo de uma industria queijeira de destaque que sobreviveu aos escombros do devastador terramoto: ações tomadas pelo governo.

O último terremoto de Maio de 2012 atingiu as regiões de Emilia Romagna e Lombardia, em particular, afetando a indústria de queijo Parmigiano-Reggiano: um dos principais setores da identidade, da cultura e da produção natural do território - um produto que durante séculos tem sido a excelência no mundo.

Os danos sofridos pelas empresas de laticínios que produzem queijo Parmigiano Reggiano provaram ser de interesse e importancia geral (só na província de Modena 300 mil queijos foram afetados pelo terremoto e mais de 10 instalações de produção e tanques de envelhecimento foram danificadas), a ponto de criar uma dúvida séria

sobre a possibilidade de algumas empresas afectadas poderem reduzir a produção de queijo

que, desde a Idade Média, significava uma prova de caráter, tenacidade e inteligência italiana.

Houve inúmeras ações de solidariedade privadas (através do selo da solidariedade e da criação do Grupo Europeu de Parmigiano Reggiano contra o terramoto) especificamente para ajudar as empresas afetadas, bem como preservar e transmitir às gerações futuras a identidade e a herança cultural que sempre representou o Parmigiano Reggiano. Nesse cenário difícil, o papel das autoridades públicas foi fundamental para estabelecer os mecanismos políticos necessários em que os operadores públicos e privados poderiam atuar. As iniciativas realizadas até ao momento são:

(4)

4 - 27 de Novembro, 2012 ,

apresentação do calendario de reuniões liderado pelas organizações públicas , sindicatos e empresas agrícolas para explicar o conteúdo das medidas do PSR 126 e Portaria 57 .

- 27 de Novembro, 2012 - Terremoto 2012: compromissos fiscais e tributários. É possível ativar os procedimentos para obrigar os bancos a conceder empréstimos subconvencionados desde junho de 2013.

- Outubro 16, 2012 - Medida PSR- no. 126 – Aviso público para apresentação de pedidos de ajuda - Restabelecimento do potencial de produção agrícola danificado por catástrofes naturais e introdução de medidas de prevenção adequadas. - 12 de Outubro, 2012 - Assinatura do despacho que concede o prémio a empresas (n º 57 de 12/10/2012), que forneceram subsídios para a restauração, e reconstrução de propriedades danificadas, mas também para a reparação e aquisição de equipamentos portáteis ou móveis. - 23 de Julho de 2012 - Arquivo electrónico de explorações registadas criado expressamente para o pós-terremoto. O arquivo foi criado para facilitar o acesso a todas as informações sobre estudos e avaliações dos danos causados pelo

terremoto nas áreas afetados, em particular para a concessão dos futuros subsídios.

- 03 de agosto de 2012 - Terremoto 2012 Brochura Online " Agricultura, após o terremoto " realizada pela Emilia Romagna, com as principais empresas afetadas pelo terremoto para voltar ao trabalho e reconstrução de edifícios e equipamentos.

- 11 de Julho de 2012 PSR - Medidas 112, 121, 123 - Requisitos e exigências para as empresas afetadas pelo terremoto. Com a Resolução n º 922 de 2 de Julho de 2012, o Conselho Regional aprovou novas regras de procedimento para o benefício das pessoas em causa, incluindo as medidas 112, 121, 123, pontos 1 e 2, após o terremoto que atingiu o país.

- 07 Julho de 2012 - o Diario Oficial Legislativo. Decreto n º 74 de 6/6/2012 - Medidas urgentes para as pessoas afetadas pelos terremotos que prejudicaram as províncias de Bolonha, Modena, Ferrara, Reggio Emilia, Mantua e Rovigo entre os dias 20 e 29 de Maio de 2012.

(5)

5 - 06 de Julho de 2012 – Criação de uma conta bancária de solidariedade para angariar fundos para cobrir as despesas nas áreas afetadas pelo terremoto .

-27 de Junho de 2012 , a Presidência do Conselho de Ministros - Departamento de Proteção Civil, com o Protocolo n º 44.826 de 27/6/2012 , fixou a data de sábado, 7 de Julho, 2012 como o prazo para solicitar a verificação das propriedades danificadas pelo terramoto entre 20 a 29 de maio de 2012. Até 7 de Julho, podem apresentar pedidos de inspeção para verificar os danos

causados pelo terremoto.

- 19 Junho de 2012, uma contribuição de solidariedade para a agricultura das Regiões - conselheiros regionais decidiram nesse dia alocar uma parte dos seus programas de desenvolvimento rural nas áreas afetadas pelo terramoto.

- 12 junho de 2012 - Circular Errani sobre o Decreto do Governo: Lançou uma aplicação em formato de circular do Presidente da Emilia Romagna, que esclareceu os mecanismos para facilitar a rápida recuperação da produção nas áreas afetadas pelo terremoto.

- 01 de Junho de 2012 - Decreto Ministerial de 06/01/2012 sobre a suspensão, nos termos do artigo 9 º, parágrafo 2 º, da Lei de 27 de julho de 2000, n º 212 , o prazo para o cumprimento das obrigações fiscais para os contribuintes afetados pelo terremoto de 20 de Maio de 2012, que ocorreu nas províncias de Bolonha, Ferrara, Modena, Reggio Emilia, Mantua e Rovigo . Suspensão do período limitado do cumprimento das obrigações fiscais para os contribuintes afetados pelo terremoto de 20 de Maio de 2012. Mais informações: http://www.regione.emilia-romagna.it/terremoto

(6)

6

NOTICIAS E EVENTOS

O Consórcio de Parmigiano Reggiano participou da Gulfood, a exposição mundial dedicada à alimentação

- 25 a 28 de Fevereiro, no Dubai World Trade Center, o Consórcio esteve presente com um stand na Gulfood, o encontro mais importante e gratificante do mundo no setor alimentar.

O presente evento contou com cerca de 4.200 expositores e focou-se principalmente nos produtos europeus, visitantes em todo o mundo, na preparação de alimentos, embalagens e novas tendências.

GIST - Projecto Europeu:

Ferramentas Sustentáveis TIC para o sector de produção alimentar. Reunião do Consórcio

-12 de Fevereiro de 2013, em Assofood, Via della Pace 5, Castelnuovo Rangone, Modena. O Presidente da Província de Modena Emilio Sabattini deu as boas-vindas a todos os participantes na reunião do Consórcio do projeto internacional GIST, enfatizando a importância da eco-inovação (ambiente propício à inovação) no sistema agroalimentar. Assofood é um membro do consórcio que vai implementar ferramentas de eco-inovação de TIC para o tratamento e processamento de carne. Durante o evento o projeto Pacman foi considerado como um canal para a divulgação de ferramentas de

eco-inovadoras de TIC identificadas na área dos produtos agro-alimentares.

www.pacmanproject.eu

www.pacmanproject.eu é o primeiro output das actividades desenvolvidas no âmbito do projecto PacMan. Concebido como um portal, é estruturado em diversas áreas temáticas facilmente e imediatamente acessíveis, úteis e flexíveis. O portal PACMAN responde aos objectivos do projecto, através de uma visão clara dos conteúdos gerais do projecto, uma descrição detalhada da parceria e notícias actualizadas e informações dos eventos em curso a nível europeu sobre o sector agro-alimentar. Visitando www.pacmanproject.eu será capaz de encontrar os contactos do projecto e visualizar o estado da arte relativamente às actividades e aos produtos finais desenvolvidos no âmbito do projecto.

Referências

Documentos relacionados

Na hepatite B, as enzimas hepáticas têm valores menores tanto para quem toma quanto para os que não tomam café comparados ao vírus C, porém os dados foram estatisticamente

 Managers involved residents in the process of creating the new image of the city of Porto: It is clear that the participation of a resident designer in Porto gave a

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Este artigo discute o filme Voar é com os pássaros (1971) do diretor norte-americano Robert Altman fazendo uma reflexão sobre as confluências entre as inovações da geração de

Além disso, o Facebook também disponibiliza várias ferramentas exclusivas como a criação de eventos, de publici- dade, fornece aos seus utilizadores milhares de jogos que podem

Os modelos desenvolvidos por Kable & Jeffcry (19RO), Skilakakis (1981) c Milgroom & Fry (19RR), ('onfirmam o resultado obtido, visto que, quanto maior a cfiráda do

Bom na maioria das vezes, tipo assim, muitos só se importavam com eles, eu ando bem o resto que se lixe, então, muitas vezes tinha que dar um jeito para sobreviver...., bem

Benlanson (2008) avaliou diferentes bioestimulantes, (produtos à base de hormônios, micronutrientes, aminoácidos e vitaminas), confirmando possuir capacidade