• Nenhum resultado encontrado

MCSE Exame Hélio Panissa Jr. Instalando, Configurando e Administrando. o Windows 2000 Server. Novatec Editora Ltda.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MCSE Exame Hélio Panissa Jr. Instalando, Configurando e Administrando. o Windows 2000 Server. Novatec Editora Ltda."

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

MCSE

Exame 70-215

Instalando, Configurando e Administrando

o Windows 2000 Server

Hélio Panissa Jr.

Novatec Editora Ltda.

www.novateceditora.com.br

(2)

11111

Instalando o

Instalando o

Instalando o

Instalando o

Instalando o W

W

W

Windo

W

indo

indo

indows 2000

indo

ws 2000

ws 2000

ws 2000

ws 2000

Ser

Ser

Ser

Ser

Servvvvver

er

er

er

er

No processo de implementação de um sistema operacional, a instalação adequada é certamente um dos quesitos para o sucesso. Para o exame 70-215, o candidato deverá conhecer todos os conceitos necessários para atingir este objetivo:

• preparando para a instalação;

• o processo de instalação do Windows 2000; • automatizando a instalação do Windows 2000; • realizar upgrade de um servidor Windows NT 4.0; • resolução de problemas na instalação.

ã

Quando você instala o Windows 2000, o programa de Setup solicita uma série de informações a respeito de como você deseja instalar o sistema operacional. Preparar o computador para receber o Windows 2000 deve ajudá-lo bastante nesta etapa.

ã

Antes de instalar o Windows 2000 você deverá completar as seguintes tarefas: • identificar os requerimentos de hardware necessários para instalar o

Microsoft Windows 2000;

(3)

• determinar o sistema de arquivos desejado para a partição de instalação; • determinar se seu computador fará parte de um domínio ouWorkgroup; • selecionar um modo de licenciamento;

• executar a ferramenta de compatibilidade de upgrade do Windows 2000.

Requerimentos de hardware

Requerimentos de hardware

Requerimentos de hardware

Requerimentos de hardware

Requerimentos de hardware

Existem diferentes exigências mínimas de hardware para as diferentes versões do Microsoft Windows 2000; muito provavelmente não existirá nenhuma questão na prova solicitando que você determine um hardware ideal para um computador que vai rodar o Microsoft Windows 2000, porém, essas informações podem ajudá-lo e muito na vida real.

Componente Windows 2000 Server ou Advanced Server

CPU Pentium 133 MHz.

Memória 64 MB para servidores Intel suportando de 1 a 5 clientes (128 MB ou mais é recomendado).

Disco rígido Um ou mais discos rígidos, com no mínimo 685 MB para a partição que conterá o sistema operacional. O tamanho recomendado é 1GB.

Rede Placa de rede.

Vídeo VGA ou superior.

Drives Drive de CD-ROM 12× ou mais veloz (recomendado). Não é necessário se você estiver fazendo a instalação a partir da rede. Se seu computador não suportar boot a partir de um CD-ROM, você precisará de um drive de disquete de 3,5.

Acessórios Teclado, mouse ou outro dispositivo apontador.

Hardware Compatibility List (HCL)

Hardware Compatibility List (HCL)

Hardware Compatibility List (HCL)

Hardware Compatibility List (HCL)

Hardware Compatibility List (HCL)

Antes de instalar o Windows 2000, você deve verificar se o hardware que será utilizado foi homologado pela Microsoft para uso com o sistema operacional. Na pasta Support do CD-ROM de instalação, consta o arquivo hcl.txthcl.txthcl.txthcl.txthcl.txt, que contém uma lista de produtos homologados até o lançamento do Windows 2000. Para obter uma cópia atualizada da lista de compatibilidade de hardware, acesse http://www.microsoft.com/hcl.

(4)

Particionamento de disco

Particionamento de disco

Particionamento de disco

Particionamento de disco

Particionamento de disco

O programa de instalação examina o disco rígido e determina sua configuração atual. Você pode criar novas partições, ou utilizar partições existentes no disco.

O tamanho recomendado para a partição onde estará instalado o Windows 2000 é de 1 GB (mínimo de 685MB aproximadamente), porém, se você criar uma partição maior, terá mais flexibilidade em relação aos arquivos de sistema.

Depois de selecionar a partição, você poderá mantê-la sem nenhuma alteração, ou poderá formatá-la utilizando um dos sistemas de arquivos disponíveis. O Windows 2000 suporta diferentes sistemas de arquivo que devem ser utilizados conforme sua necessidade. A tabela a seguir lista os sistemas de arquivo disponíveis para o Windows 2000, suas vantagens e desvantagens.

Sistema Descrição

FAT/FAT32 Sistema compatível com versões anteriores de sistemas operacionais da Microsoft como é o caso do Microsoft Windows 98. O programa de instalação do Microsoft Windows 2000 formatará sua partição baseado no tamanho desta. Se sua partição tiver um tamanho inferior a 2G será formatado para FAT, caso contrário será formatado para FAT32. Sistemas operacionais como o Microsoft Windows NT e o MS-DOS não conseguem acessar partições formatadas em FAT32, portanto, se desejar realizar instalações com DUAL-BOOT (mais de um sistema operacional é instalado no computador), você deverá estar atento a essa opção. Esses sistemas de arquivo não dão suporte a uma série de características de uma partição que utiliza o NTFS.

NTFS O sistema de arquivos NTFS proporciona uma série de características que não podem ser implementadas em partições FAT. A maioria das características está ligada a área de segurança, como, por exemplo, criptografia de dados e segurança de arquivos e pastas, porém, uma partição NTFS também será necessária quando você desejar utilizar procedimentos como cotas de disco por usuário e compressão de dados. Se o computador instalado for um Domain Controller, será necessário que pelo menos uma das partições disponíveis seja NTFS.

Nota: Nota:Nota: Nota:

Nota: os sistemas de arquivos citados terão uma explicação mais profunda no Capítulo 2 – Instalando e configurando o acesso a recursos no Windows 2000.

(5)

W

W

W

W

Work

ork

ork

ork

orkgr

gr

gr

gr

group ou domínio

oup ou domínio

oup ou domínio

oup ou domínio

oup ou domínio

Você também deverá decidir se seu computador fará parte de um domínio ou de um grupo de trabalho.

Para se unir a um domínio existente, você deverá fornecer uma conta de usuário e senha que tenha permissões suficientes para adicionar novos computadores a um domínio, além de saber o nome do domínio e ter configurado um servidor de DNS, o qual esse computador utilizará para resolver nomes de nossa rede.

Para as configurações com rede workgroup, basta que, no momento do setup, você selecione um nome de um workgroup existente em sua rede, ou criar um novo grupo de trabalho, apenas selecionando um nome novo para ele.

Quando se trabalha em uma rede com a utilização do Active Directory, temos a oportunidade de implementar um modelo de gerenciamento de contas centralizado, no qual, todas as contas de usuário são criadas no servidor, ao passo que, se tivermos uma rede workgroup, teremos o gerenciamento das contas que podem ou não acessar este computador.

A escolha feita aqui pode ser alterada sem nenhum problema após a conclusão do processo de instalação do produto.

Modo de licenciamento

Modo de licenciamento

Modo de licenciamento

Modo de licenciamento

Modo de licenciamento

Além da licença de Servidor, você precisará adquirir licenças para os usuários que irão acessálo. Essas licenças são chamadas de CALs (Cliente Access License). É necessário, também, durante o processo de instalação do Windows 2000, que você selecione o modo de licenciamento que será utilizado nesse servidor. Os modos de licenciamento disponíveis sãoPer Seat (por estação) ou Per Server (por servidor).

Modo Descrição

Per Server O modo de licenciamento Per Server assinala licenças a um servidor em particular. Quando este número de licenças for alcançado, o servidor bloqueará o acesso dos usuários. Cada CAL permitirá uma conexão de determinada estação ao servidor. Você precisará no mínimo de uma CAL para cada conexão concorrente ao servidor.

Per Seat Neste modo, as licenças são atribuídas às estações, portanto, uma estação poderá acessar quaisquer servidores na rede com apenas uma CAL.

(6)

Quando sua organização tiver um único servidor, é mais econômica a utilização de licenciamento por servidor; porém, se seu ambiente for maior, tiver mais servidores, o licenciamento por estação se torna mais viável economicamente.

Imagine a seguinte situação, sua empresa tem cinqüenta vendedores que fazem acesso concorrente a uma tabela de preços que está disponível no servidor. Você precisa de 50 CALs em um licenciamento por servidor. Seu ambiente cresceu e agora você tem um segundo servidor executando uma aplicação sob o Microsoft Windows 2000 que deve ser acessada pelos mesmos cinqüenta vendedores. Nesse caso você precisaria de 100 CALs, cinqüenta para cada servidor. Assim, seria mais econômica a utilização de licenciamento por estação, já que você teria de adquirir apenas 50 CALs, uma para cada estação.

Se acaso você tiver dúvidas em relação à melhor forma de licenciamento para seu ambiente, selecione o licenciamento Per Server durante o processo de Setup. Você poderá alterar o modo de licenciamento uma única vez de Per Server para Per Seat, sem a necessidade de notificar a Microsoft a este respeito.

Ferramenta de compatibilidade de upgrade do

Ferramenta de compatibilidade de upgrade do

Ferramenta de compatibilidade de upgrade do

Ferramenta de compatibilidade de upgrade do

Ferramenta de compatibilidade de upgrade do

Windows 2000

Windows 2000

Windows 2000

Windows 2000

Windows 2000

Antes de sair atualizando um servidor que está executando o Microsoft Windows NT 4.0, por exemplo, para Windows 2000, você deve verificar se este funcionará adequadamente após o upgrade.

A ferramenta de compatibilidade de upgrade examinará seu hardware e software instalados e apontará possíveis problemas que possam ocorrer após o upgrade. Além disso, a ferramenta gera um relatório no qual constarão todas as atualizações, ou qualquer Upgrade Pack necessários para o êxito da instalação. Se houver a necessidade de algum arquivo, você poderá se conectar ao site da Microsoft e realizar a cópia destes. Você pode utilizar essa ferramenta mediante de um dos métodos a seguir:

Winnt32.exe /checkupgradeonly

ou

(7)

O processo de instalação do Windows 2000

O processo de instalação do Windows 2000

O processo de instalação do Windows 2000

O processo de instalação do Windows 2000

O processo de instalação do Windows 2000

O processo de instalação do Windows 2000 pode ser realizado de diferentes maneiras, a partir de diferentes fontes que irão de encontro com as suas necessidades. Para a prova, você deverá estar familiarizado com todos esses métodos para obter êxito.

Instalando o Windows 2000 a partir de um CD-ROM

Instalando o Windows 2000 a partir de um CD-ROM

Instalando o Windows 2000 a partir de um CD-ROM

Instalando o Windows 2000 a partir de um CD-ROM

Instalando o Windows 2000 a partir de um CD-ROM

Nesta etapa conheceremos o processo para a instalação do Windows 2000 a partir de um dispositivo de CD-ROM. Esse processo se divide basicamente em quatro etapas distintas: executar o programa de instalação do Windows 2000, executar o Setup Wizard, instalar a rede do Windows 2000 e completar o programa de instalação.

Vamos descrever o processo passo a passo, pois, dessa maneira, a resolução de problemas que possam ocorrer será facilitada.

(8)

As etapas do programa de instalação do

As etapas do programa de instalação do

As etapas do programa de instalação do

As etapas do programa de instalação do

As etapas do programa de instalação do

Windows 2000

Windows 2000

Windows 2000

Windows 2000

Windows 2000

• Execute o programa de instalaçãoExecute o programa de instalaçãoExecute o programa de instalaçãoExecute o programa de instalaçãoExecute o programa de instalação – Essa etapa prepara seu disco rígido e copia os arquivos necessários para as etapas posteriores do processo de instalação.

• Execute o Setup WizardExecute o Setup WizardExecute o Setup WizardExecute o Setup WizardExecute o Setup Wizard – O Setup Wizard coletará informações a respeito do computador no qual o Windows 2000 será instalado, que inclui o nome deste, senhas, configuração do modo de licenciamento etc.

• Instalação da rede do Windows 2000Instalação da rede do Windows 2000Instalação da rede do Windows 2000Instalação da rede do Windows 2000Instalação da rede do Windows 2000 – Nesta etapa você suprirá o programa de instalação de informações referentes à sua configuração de rede, como protocolos e serviços a serem instalados. Os componentes de rede serão instalados para que o computador possa se comunicar em rede.

• Completar o progrCompletar o progrCompletar o progrCompletar o progrCompletar o programa de instalaçãoama de instalaçãoama de instalaçãoama de instalaçãoama de instalação – Depois de coletar todas as informações, o programa de setup copia os arquivos necessários para completar a instalação do Microsoft Windows 2000. Depois de reiniciar seu computador, o sistema operacional estará instalado.

Executando o programa de Setup

Executando o programa de Setup

Executando o programa de Setup

Executando o programa de Setup

Executando o programa de Setup

1. Reinicie o computador utilizando o disco 1, dos três discos de boot do Windows 2000 ou, execute o boot pelo próprio CD do Windows. 2. O computador é reiniciado e uma versão mínima do sistema operacional

é carregada em memória. Essa versão inicia a fase em modo texto do programa de instalação.

3. O programa de instalação questiona a respeito da partição que deverá ser utilizada para a instalação do sistema operacional. Você poderá utilizar uma partição já existente, ou criar uma nova partição a partir de um espaço não particionado. Caso seja necessário, você poderá excluir partições existentes para aumentar o espaço não particionado. 4. Depois de criar a partição de sistema, selecione o sistema de arquivos

para esta. O setup formata a partição.

5. O programa de setup copia os arquivos necessários para a instalação do Windows 2000, salva as configurações e reinicia o computador. 6. O programa de instalação em modo gráfico (GUI) é iniciado. Este

(9)

Executando o Setup Wizard

Executando o Setup Wizard

Executando o Setup Wizard

Executando o Setup Wizard

Executando o Setup Wizard

• ConfConfConfConfConfigurigurigurigurigurações regionais:ações regionais:ações regionais:ações regionais:ações regionais: configure o idioma, moeda, formato de data/ hora e o layout de teclado.

• NNNNNome e Empresa:ome e Empresa:ome e Empresa:ome e Empresa:ome e Empresa: entre com o nome e a empresa para a qual a cópia do Windows 2000 está licenciada.

• • • •

• Modo de licenciamento:Modo de licenciamento:Modo de licenciamento:Modo de licenciamento:Modo de licenciamento: escolha entre Per Seat e Per Server.

Figura 1.2 – Seleção do modo de licenciamento

• Nome do computador:Nome do computador:Nome do computador:Nome do computador:Nome do computador: defina qual nome será utilizado por este computador dentro da rede. O nome deve ser exclusivo e é interessante que este utilize somente números e letras. A utilização de outros caracteres poderá fazer com que o nome do computador não seja uma entrada válida para o DNS.

• Senha parSenha parSenha parSenha parSenha para a conta de administra a conta de administra a conta de administra a conta de administra a conta de administrador:ador:ador:ador: por padrão, o Windows 2000 criaráador: uma conta com o usernameAdministrator. Essa conta tem poderes administrativos sobre o computador. Você deverá configurar uma senha para ela para que possa acessar o computador utilizando-a.

(10)

• Componentes adicionais do Windows 2000:Componentes adicionais do Windows 2000:Componentes adicionais do Windows 2000:Componentes adicionais do Windows 2000:Componentes adicionais do Windows 2000: esta etapa permite que sejam selecionados os componentes a serem instalados no Windows 2000. Você poderá instalar serviços, comoDNS, DHCP e Wins, e modificar a instalação-padrão de alguns componentes, como o Microsoft Internet Information Services. Depois que o sistema operacional estiver instalado, você poderá modificar essas opções. • Dia / Hora:Dia / Hora:Dia / Hora:Dia / Hora:Dia / Hora: utilize essa etapa para configurar a zona GMT da qual este

computador funcionará.

Depois de configurar essas informações no Setup Wizard, você deverá configurar os componentes de rede de seu computador.

Instalando componentes de rede

Instalando componentes de rede

Instalando componentes de rede

Instalando componentes de rede

Instalando componentes de rede

A configuração de rede do Windows 2000 permitirá que você instale e configure as informações necessárias para a comunicação deste computador em rede, como, por exemplo, protocolos, endereçamento IP, máscara de sub-rede.

Figura 1.3 – Seleção de componentes da rede

• Detectar placas de rede do computador:Detectar placas de rede do computador:Detectar placas de rede do computador:Detectar placas de rede do computador:Detectar placas de rede do computador: o Setup Wizard detectará e realizará a instalação das placas de rede de seu computador.

(11)

• Selecionar os componentes de rede:Selecionar os componentes de rede:Selecionar os componentes de rede:Selecionar os componentes de rede:Selecionar os componentes de rede: nesta fase, você poderá selecionar todos os componentes de rede que deseja instalar, como, por exemplo, protocolos e serviços. Por padrão a instalação do Windows 2000 traz os seguintes componentes:

• Cliente para redes Microsoft (Client for MicrosoftCliente para redes Microsoft (Client for MicrosoftCliente para redes Microsoft (Client for MicrosoftCliente para redes Microsoft (Client for MicrosoftCliente para redes Microsoft (Client for Microsoft Networks):

Networks):Networks):

Networks):Networks): com a instalação deste componente, você poderá ter acesso a recursos da rede.

• Compartilhamento de arquivo e impressão para redesCompartilhamento de arquivo e impressão para redesCompartilhamento de arquivo e impressão para redesCompartilhamento de arquivo e impressão para redesCompartilhamento de arquivo e impressão para redes Microsoft (File and print sharing for Microsoft Networks): Microsoft (File and print sharing for Microsoft Networks):Microsoft (File and print sharing for Microsoft Networks): Microsoft (File and print sharing for Microsoft Networks):Microsoft (File and print sharing for Microsoft Networks): você poderá permitir que o seu computador compartilhe recursos a serem acessados por outros computadores da rede.

• TCP/IP:TCP/IP:TCP/IP:TCP/IP:TCP/IP: este é o protocolo padrão de uma rede Windows 2000. • FFFFazer parFazer parazer parazer parazer parte de um Wte de um Wte de um Wte de um Wte de um Workgroup ou domínio:orkgroup ou domínio:orkgroup ou domínio:orkgroup ou domínio:orkgroup ou domínio: você deverá

configurar o computador para fazer parte de um grupo de trabalho ou um domínio. Para colocar o computador em um grupo de trabalho, você deverá especificar o nome de um workgroup existente, dessa maneira unindo-se a ele, ou o nome de um workgroup não existente, criando-o. Para fazer com que o computador se junte a um domínio, você deverá especificar um nome de domínio válido em sua rede e um nome de usuário e senha com direito de incluir estações ao domínio.

Completando a instalação

Completando a instalação

Completando a instalação

Completando a instalação

Completando a instalação

Após navegar por todas essas etapas, o programa de instalação realizará algumas tarefas para completar este processo:

• Copiar arquivos:Copiar arquivos:Copiar arquivos:Copiar arquivos:Copiar arquivos: o programa de instalação copia todos os arquivos restantes para completar a instalação.

• ConfConfConfConfConfigurigurigurigurigurar o computador:ar o computador:ar o computador:ar o computador:ar o computador: as configurações especificadas no setup Wizard são finalmente aplicadas.

• Salvar confSalvar confSalvar confSalvar confSalvar configurigurigurigurações:igurações:ações:ações:ações: as configurações são salvas em disco e já estarão disponíveis na próxima vez que o computador for reiniciado.

• RRRRRemover arquivos temporários:emover arquivos temporários:emover arquivos temporários:emover arquivos temporários:emover arquivos temporários: todos os arquivos temporários gerados durante a instalação são removidos.

• RRRRReiniciar o computador:einiciar o computador:einiciar o computador:einiciar o computador:einiciar o computador: quando o servidor for reiniciado, o Windows 2000 já estará instalado.

(12)

Instalando o Windows 2000 a partir da rede

Instalando o Windows 2000 a partir da rede

Instalando o Windows 2000 a partir da rede

Instalando o Windows 2000 a partir da rede

Instalando o Windows 2000 a partir da rede

Boa parte dos procedimentos necessários para a instalação a partir de um CD são aproveitados na instalação a partir de um recurso de rede, como um Distribution Server (Servidor de Distribuição).

Um Distribution Server, é um computador na rede que possui os arquivos de instalação do Windows 2000 compartilhados.

Para criar um Distribution Server realize os seguintes passos:

• compartilhe uma pasta no servidor para o qual você deseja designar a função de Distribution Server;

• copie o conteúdo do diretório /i386 do CD do Windows 2000; • crie subpastas neste diretório para drivers adicionais de dispositivos. Os procedimentos para realizar a instalação a partir da rede são os seguintes: • crie uma partição no computador de destino (a máquina em que o

Windows 2000 será instalado);

• formate essa partição com um sistema operacional, como, por exemplo, o MS-DOS ou Windows 98;

• instale um cliente de rede. Este software permite a conexão do computador de destino ao Distribution Server;

• Após se conectar ao compartilhamento no servidor que contém os arquivos de instalação do Windows 2000, rode o arquivoWinnt.exe, para dar início ao processo de instalação.

Automatizando a instalação do Windows 2000

Automatizando a instalação do Windows 2000

Automatizando a instalação do Windows 2000

Automatizando a instalação do Windows 2000

Automatizando a instalação do Windows 2000

Certamente, dentro de todas as tarefas que devem ser realizadas na implementação ou administração de uma rede, a instalação é uma das tarefas que mais consomem tempo.

O processo de automatização da instalação do Windows 2000 tende a diminuir os custos e permitir que trabalhos sejam executados de maneira mais rápida. Entre outras vantagens, existe, por exemplo, a facilidade de recuperar a máquina de determinado usuário, em caso de falha, mais rapidamente.

Existem três maneiras pelas quais podemos automatizar o processo de instalação do Windows 2000: Arquivos de Resposta, Arquivo de Imagem e RIS (Remote Instalation Services). Para a prova, você deve conhecer todas elas.

(13)

Um arquivo de resposta contém informações comuns, que devem ser utilizadas na instalação de todos os computadores da rede.

Quando o programa de Setup é executado, em vez de aguardar as configurações, este lê o arquivo de respostas e automatiza o processo de instalação. Um arquivo de respostas pode ser editado em qualquer editor de texto, porém, é mais simples a utilização da ferramentaSetup Manager Wizard que se encontra no diretóriotools do CD de instalação. Essa ferramenta guia o usuário até a criação do arquivo de respostas, permitindo uma configuração mais rápida deste.

Depois de criar seu arquivo de respostas, basta executar o programa de instalação com a opção do arquivo de resposta:

Winnt /u:arquivo_de_respostas

Winnt32 /unnatend [número]:arquivo_de_respostas

Existem informações que são exclusivas para cada computador na rede, como, por exemplo, o nome do computador, o nome do usuário etc. Para essas informações, você deverá utilizar um arquivoUDF (Uniqueness Database File). O arquivo UDF sobrescreve as informações contidas no arquivo de respostas ou no setup.

Para automatizar a instalação do Windows 2000 por meio de uma imagem, você deverá utilizar a ferramentaSysprep.

O processo consiste basicamente de criar um computador-modelo e instalar e configurar todo o software que os usuários deverão utilizar no dia-a-dia. Depois de tudo configurado, tire uma “foto” das condições do sistema com o Sysprep. Esse processo removerá todas as personalizações e informações exclusivas para aquele computador, como, por exemplo o SID das contas de usuários.

Depois de realizar este processo, o computador-modelo está pronto para ser “clonado”. O Windows 2000 não prove nenhuma ferramenta para criação e posterior instalação da Imagem. Devemos utilizar uma ferramenta de terceiros para realizar essa tarefa. Um mini-setup será incluído à imagem e será executado no computador de destino.

Também podemos automatizar o processo de instalação por meio do Remote Instalation Services. O RIS é uma nova característica do Windows 2000 que permite aos administradores instalar o Windows 2000 sem necessitar estar fisicamente próximos aos computadores. O processo consiste na execução de um boot com um disquete e a instalação do sistema operacional a partir de um servidor remoto.

(14)

O RIS é composto pela combinação de uma série de tecnologias. A primeira delas é o PXE (Pre-boot Execution Environment). Essa tecnologia permite que um usuário execute o boot pela rede, simplesmente pressionando a tecla F12 (dependendo do fabricante do dispositivo). Para que o RIS funcione em seu ambiente, as interfaces de rede dos computadores de seus usuários devem ser compatíveis com essa tecnologia.

Esse serviço também utiliza o serviço de DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), que indica o endereço IP do servidor de RIS mais próximo. Além disso, o RIS utiliza Group Policy para determinar qual imagem poderá ser utilizada pelo usuário e mostrar somente essa imagem. Para isso é necessário que já tenha sido implementado o Active Directory em seu ambiente.

Resolução de problemas de instalação

Resolução de problemas de instalação

Resolução de problemas de instalação

Resolução de problemas de instalação

Resolução de problemas de instalação

Durante o processo de instalação, o sistema gera uma série de arquivos de log, que podem ser utilizados para ajudar a solucionar problemas. Os arquivos de log gerados são os seguintes:

Nome do arquivo Descrição

Setupact.log Registra as ações do setup em ordem cronológica. Setuperr.log Registra todos os erros encontrados durante a instalação. Comsetup.log Registra erros na instalação de componentes COM+ do sistema. Setuapi.log Registra informações todas as vezes que uma linha de um arquivo .INF

é implementada.

Netsetup.log Registra as atividades de juntar um computador a um domínio ou a um Workgroup.

Mmdet.log Registra a detecção de dispositivos multimídia.

Caso ocorram problemas com a mídia de instalação do Windows 2000, você pode utilizar um CD-ROM diferente ou tentar realizar a instalação a partir da rede. Para solicitar a substituição da mídia, entre em contato com a subsidiária local da Microsoft.

Se a unidade de CD não for suportada pelo Windows 2000, substitua essa unidade por uma que esteja dentro das especificações suportadas. Se isso não for possível, tente outro método de instalação, como, por exemplo, instalação a partir da rede.

Utilize o programa de instalação para criar partições com o espaço não utilizado em disco, ou excluir as partições existentes. Isso solucionará problemas referentes à falta de espaço em disco para a instalação do Windows 2000.

(15)

Após a instalação, você poderá se deparar com uma mensagem dizendo que pelo menos um driver ou serviço não pode ser inicializado com sucesso. Essa mensagem pode ser fruto de problemas com dispositivos ou serviços instalados que requeiram algum tipo de configuração. Para identificar qual é exatamente o problema apresentado, utilize o Event Viewer do Windows 2000. A utilização do Event Viewer é abordada no módulo 9.

O Windows 2000 se utiliza do DNS para identificar quais são os computadores da rede que executam as funções de Domain Controller. Se durante a instalação você desejar adicionar seu computador a um domínio do Windows 2000 e receber uma mensagem dizendo que o domínio não pode ser encontrado, coloque o computador em um Workgroup e depois da instalação altere as configurações de TCP/IP para que o DNS esteja configurado corretamente. Depois desse procedimento será possível incluir esse computador em um domínio.

Manutenção do sistema

Manutenção do sistema

Manutenção do sistema

Manutenção do sistema

Manutenção do sistema

De tempos em tempos a Microsoft lança atualizações para o produto, visando manter sua segurança e corrigir erros da versão original. Podemos atualizar o sistema operacional por meio de Service Packs, que são conjuntos de arquivos de atualização que devem ser instalado no computador executando o Windows 2000, ou ainda o Windows Update, que conecta seu computador ao site da Microsoft e verifica as atualizações necessárias. Na época do desenvolvimento deste livro, o último service pack para o Windows 2000 era o de número 2. Acesse o site http:/ /www.microsoft.com/windows2000 para obter as atualizações mais recentes. Tanto para utilizar o Windows Update quanto para instalar um service pack, o usuário deve ter direitos de administrador no computador em questão.

Migrando para o Windows 2000

Migrando para o Windows 2000

Migrando para o Windows 2000

Migrando para o Windows 2000

Migrando para o Windows 2000

Se nossa rede está se utilizando dos serviços de diretório do Microsoft Windows NT e desejarmos migrar, temos de tomar alguns cuidados especiais. Em uma rede Windows NT, temos pelo menos um PDC (Primary Domain Controller) e podemos ter vários BDCs (Backup Domain Controllers). As funções desses dois tipos de Domain Controllers é idêntica, já que ambos armazenam as informações sobre os objetos do serviço de diretório e autenticam usuários, porém somente o PDC possui um banco de dados no qual essas informações podem ser armazenadas ou alteradas.

(16)

Os BDCs recebem réplicas dessa informação para poder continuar autenticando usuários. É possível fazer com que um BDC se torne um PDC e vice-versa para que sejam realizadas operações de manutenção, por exemplo. No processo de migração, o primeiro Domain Controller a ser migrado deve ser o PDC. Os BDCs podem ser migrados conforme a necessidade. Quando utilizamos o processo de atualização para o Windows 2000 em um computador executando o Windows NT Server com as funcionalidades de PDC, o processo de instalação do Active Directory é iniciado automaticamente após o Setup. Isso faz com que sejam preservados objetos criados em seu ambiente Windows NT, como, por exemplo, contas de usuário e grupos. Relacionamentos de confiança também são mantidos.

Para podermos manter nosso ambiente Windows NT funcionando corretamente, mesmo com uma falha no processo de migração, devemos planejar uma estratégia de Roll-Back. Um dos métodos mais eficientes de implementação dessa estratégia é conhecida como BDC off-line. Essa estratégia consiste em sincronizar um BDC em nosso ambiente Windows NT e logo em seguida, remover esse computador da rede, para que ele não sofra nenhuma modificação com o processo de atualização do PDC. Caso ocorra alguma falha, basta remover o PDC original da rede, colocar o BDC off-line na rede novamente e promovê-lo a PDC. Os objetos do serviço de diretórios do Windows NT serão preservados, e o processo será transparente para o usuário.

Computadores atuando como Member Servers e estações de trabalho podem ser migrados a qualquer tempo. Dependendo do sistema operacional cliente, não é possível realizar a migração diretamente para o Windows 2000. A tabela a seguir mostra o caminho de atualização para os diversos sistemas operacionais cliente e servidor da Microsoft:

Sistema operacional Pode ser migrado para

Windows 3.x Windows 9x

Windows NT Workstation 3.1 ou 3.5 Windows NT Workstation 3.51 ou 4.0

Windows 9x Windows 2000 Professional

Windows NT Workstation 4.0 Windows 2000 Professional Windows NT Server 3.1 ou 3.5 Windows NT Server 3.5.1 ou 4.0 Windows NT Server 4.0 Member Server Windows 2000 Server Member Server Windows NT Server 4.0 PDC Windows 2000 Server Domain Controller Windows NT Server 4.0 BDC Windows 2000 Server Domain Controller

(17)

Active Directory Services Client

Active Directory Services Client

Active Directory Services Client

Active Directory Services Client

Active Directory Services Client

Se um cliente Windows 9x não pode ser migrado para Windows 2000, por não possuir o hardware mínimo exigido, podemos instalar o Active Directory Services Client.

Esse componente de software, permitirá que clientes mais antigos tenham a possibilidade de realizar tarefas específicas para clientes do Active Directory, como, por exemplo, alterar sua senha, acessar DFS baseado em domínio ou realizar buscas por objetos do Active Directory, como impressoras e usuários.

Native Mode e Mixed Mode

Native Mode e Mixed Mode

Native Mode e Mixed Mode

Native Mode e Mixed Mode

Native Mode e Mixed Mode

Por padrão, o Active Directory é instalado em Mixed Mode, mantendo compatibilidade com o serviço de diretórios do Windows NT Server. Essa configuração permite que um ambiente que ainda contenha Backup Domain Controllers possa ser implementado.

Algumas das funcionalidades do Active Directory, como, por exemplo, a utilização de grupos universais, só estão disponíveis quando o configuramos no Native Mode. A configuração para Native Mode é irreversível, e não poderá existir mais nenhum Domain Controller do Windows NT no domínio.

Removendo o Active Directory

Removendo o Active Directory

Removendo o Active Directory

Removendo o Active Directory

Removendo o Active Directory

Se um computador não for mais realizar as funções de Domain Controller em um domínio do Active Directory, basta executar o arquivo dcpromo.exe. O Active Directory Instalation Wizard será iniciado, permitindo a exclusão deste servidor do Active Directory.

Se esse for o último computador sendo removido do domínio, esse se tornará um computador stand-alone, caso contrário esse servidor se tornará um Member Server do domínio em que ele se encontra atualmente.

(18)

Resumo

Resumo

Resumo

Resumo

Resumo

O processo de instalação do Windows 2000 pode ser realizado pela rede ou a partir do CD-ROM. Antes de instalar o Windows 2000 em um computador, você deve checar se este tem condições de receber o sistema operacional, tanto em termos de compatibilidade de dispositivos e software a serem instalados quanto às configurações mínimas do hardware que será utilizado nesse sistema.

Em empresas, onde existe um grande número de computadores a serem configurados com o Windows 2000 Professional, podemos tornar o processo mais simples a partir da automatização do processo de instalação. Podemos utilizar imagens baseadas em CD e imagens do RIS para realizar esse processo.

Imagens de CD permitem que seja realizada uma instalação do sistema operacional, sem a interação do cliente. As informações para a instalação são armazenadas em um arquivo de respostas que é lido e interpretado durante esse processo.

O Remote Instalation Services (RIS) permite que sejam criadas imagens que podem levar além do sistema operacional, configurações e programas aos computadores-cliente. O RIS também se utiliza de arquivos de resposta para realizar o processo de instalação.

Na migração do Domain Controllers do Windows NT para o Windows 2000, o primeiro computador a ser migrado deve ser o PDC; depois disso, podemos migrar os BDCs conforme a necessidade. Na migração de um PDC, o Active Directory Instalation Wizard é iniciado automaticamente, fazendo com que sejam preservadas as contas de usuários, grupos e relacionamentos de confiança estabelecidos. Estações de trabalho e Member Server podem ser migrados a qualquer tempo. Computadores que não possuam hardware suficiente para a migração devem ter o Active Directory Services client instalado para otimizar sua participação em um domínio do Windows 2000.

Para a prova

Para a prova

Para a prova

Para a prova

Para a prova

Conheça as características do processo de instalação. Certamente você não será questionado a respeito dos passos para a instalação do sistema, mas é importante conhecer essas características para resolver questões de solução de problemas de instalação.

Saiba os conceitos de instalação automatizada e para que serve cada componente a ser utilizado, como, por exemplo, o Sysprep.

(19)

Práticas recomendáveis

Práticas recomendáveis

Práticas recomendáveis

Práticas recomendáveis

Práticas recomendáveis

O processo de instalação do sistema operacional é uma prática que leva tempo para ser executada, mas vale a pena tentar utilizar os diversos métodos de instalação e perceber as diferenças entre eles.

Entre os métodos de instalação automatizada disponíveis, certamente, o RIS é o mais desafiador. Crie imagens diferentes de sistema operacional cliente e, realize os procedimentos de configuração que acompanhamos durante esse capítulo.

Questões de revisão

Questões de revisão

Questões de revisão

Questões de revisão

Questões de revisão

1) Sua empresa tem 650 computadores-cliente rodando o Windows 98. Foi decidida a realização de um upgrade de todos os sistemas operacionais clientes para o Microsoft Windows 2000 professional. Qual ferramenta você poderá utilizar para verificar se esses computadores podem rodar esse sistema operacional?

a. Realize a instalação Unattended em vários computadores, distribua-os para seus clientes e depois distribua-os questione a respeito da performance.

b. Utilize a ferramenta winnt /check.

c. Utilize a ferramenta winnt32 / checkupgradeonly.

d. O Windows 2000 é muito escalável e deve rodar bem em todos os computadores. Não é necessária a realização de uma verificação. Resposta C. Tecnicamente a resposta B também está certa, mas é importante você saber que deve sempre utilizar o Winnt32 em computadores com o Windows 9x/NT, tanto para o upgrade quanto para a verificação deste. O winnt é utilizado a partir do DOS.

2) Sua rede corporativa é constituída de 10 servidores executando o Microsoft Windows NT Server 4.0 e aproximadamente 500 computadores executando o Microsoft Windows NT Workstation. Entre seus servidores estão 1 PDC, 4 BDCs e 5 Member Servers. Você deseja migrar todo o seu ambiente para o Windows 2000. Quais computadores devem ser migrados primeiro?

a. Faça primeiro a migração dos computadores executando o Microsoft Windows NT Workstation 4.0.

(20)

b. Faça primeiro a migração dos computadores executando o Microsoft Windows NT Server 4.0 com a função de Member Servers.

c. Faça primeiro a migração dos computadores executando o Microsoft Windows NT Server 4.0 com a função de BDC.

d. Faça primeiro a migração do computador executando o Microsoft Windows NT Server 4.0 com a função de PDC.

Resposta D. A migração de um ambiente de serviços de diretório do Windows NT para o Windows 2000, exige que o primeiro computador a ser migrado seja o PDC.

3) Maria deseja utilizar o Remote Instalation Services (RIS) para distribuir remotamente o Windows 2000 Professional em sua rede. As placas adaptadoras de rede nos computadores desktop não estão de acordo com o padrão PXE necessário para essa implantação. Que utilitário poderia auxiliar Maria na distribuição do Windows 2000 Professional por meio do RIS?

a. Makeboot.exe

b. Network Client Administrator c. rbfg.exe

d. Terminal Services Client Creator e. remoteboot.sif

Resposta C. Esse utilitário tem como funcionalidade gerar discos para computadores que não disponham de uma interface de rede compatível com o PXE.

4) Você é administrador de rede para a sua empresa, que é constituída por uma matriz e diversas filiais. Todas as empresas do grupo se conectam a Internet por meio de um servidor Proxy, mantido na Matriz. Um usuário chamado Vagner, de uma de suas filiais, configura um computador executando o Microsoft Windows 2000 como um servidor de arquivos. Quando Vagner utiliza o Windows Update e tenta realizar uma atualização do produto, ele recebe uma mensagem informando que o acesso foi negado. Vagner precisa atualizar o servidor utilizando sua conta de usuário.

O que você pode fazer para solucionar o problema?

a. Configure corretamente o Internet Explorer para permitir a conexão com o site do Windows Update.

(21)

b. Configure o Proxy para permitir acesso ao Windows Update. c. Conceda privilégios de administrador a conta de Vagner.

d. Instrua Vagner a se logar como administrador do computador executando o Windows 2000.

Resposta C. Somente usuários com privilégios de administrador podem realizar atualizações em um computador executando o Microsoft Windows 2000.

5) Você é o administrador de redes para a sua empresa e planeja instalar dez novos computadores executando o Windows 2000 Server. Esses computadores vão prover serviços de arquivo e impressão para diversos departamentos na rede de sua empresa. Esses equipamentos tem hardware idêntico e utilizarão a mesma configuração de software. Você planeja utilizar uma cópia centralizada dos arquivos de instalação do Windows 2000, que estão armazenados em um servidor de sua rede. Você realiza a instalação dos computadores com um mínimo esforço administrativo.

Quais ações você faria para instalar os novos computadores na rede? (Selecione 3).

a. Crie um conjunto de discos de instalação com o utilitário makeboot.exe, presente no CD de instalação do Windows 2000. b. Crie um disco de boot de rede do MS-DOS.

c. Crie um arquivo unattend.txt, utilizando o Setup Manager Wizard. Crie um arquivo UDF para diferenciar os nomes de cada computador. d. Crie um arquivo UDF, utilizando o Setup Manager Wizard. Crie um arquivo unattend.txt para diferenciar os nomes de cada computador.

e. Inicie o setup utilizando as opções /S, /U e /udf. f. Inicie o setup utilizando as opções /S, /unnatend e /udf. Respostas B, C e E.

Referências

Documentos relacionados

• Application window shortcut key (Tecla de atalho de janelas de aplicações): para abrir um menu rápido de opções no Auto Mode (Modo Automático) e no Easy Arrange. •

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Além dos cursos técnico e médio e de graduação tecnológica, o Centro Paula Souza atua também no ensino básico ou educação não formal, por meio de cursos de formação inicial

◯ b) Outras empresas, que os utilizam em seus próprios processos produtivos SOC 41.1 Se SIM para a PERGUNTA 41 alternativa (a) , em relação aos processos judiciais ou

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Maria Silene Vieira Wanderley  Maria Silene Vieira Wanderley 18/01/2017 17:27

 De acordo com a Súmula 416 do STJ, caso haja a perda da qualidade de segurado à época do óbito, mesmo assim, será devida a pensão por morte ao dependentes, desde que o

Mesmo com a limitac¸˜ao de ter uma perna de pau (a esquerda), ele ganhou seis medalhas na gin´astica: trˆes de ouro, duas de prata e uma de bronze.. O gerente de uma loja de