• Nenhum resultado encontrado

LIGA DOS CAMPEÕES ÉPOCA 2009/10 DOSSIER DE IMPRENSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LIGA DOS CAMPEÕES ÉPOCA 2009/10 DOSSIER DE IMPRENSA"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

ÉPOCA 2009/10

DOSSIER DE IMPRENSA

APOEL FC

FC Porto

Estádio do Dragão, Porto

Quarta-feira 21 de outubro de 2009 - 20.45CET (19.45 Hora local)

Grupo D - Jornada 3

Conteúdos

Retrospectiva...2

Factos e números do jogo...3

Plantel...6

Treinadores...8

Árbitros e delegados...9

Resultados e classificações...10

Constituições das equipas...12

Factos e números da prova...14

Factos e números das equipas...15

Legenda...18

Este dossier de imprensa inclui informação relativa a este jogo da UEFA Champions League. Para mais informação detalhada e exaustivas estatísticas da competição, por favor consulte o dossier de imprensa da jornada em questão, cujo "download" pode ser efectuado em: http://pt.uefa.com/uefa/mediaservices/presskits/index.html

(2)

Retrospectiva

Encontros anteriores Nenhum

FC Porto - registo frente a clubes do mesmo país do adversário

Nenhum

APOEL FC - registo frente a clubes do mesmo país do adversário

Taça dos Vencedores de Taças

Marcadores Local Resultado Jogo Fase Data

Dias Martins 37, Mascarenhas 54 Nicósia

0-2 tot: 1-18 APOEL FC - Sporting Clube de Portugal

1ªE 20-11-63

Mascarenhas 5, 20, 27, 57, 84, 88, Ferreira Pinto 7, 65, Lino 35, Louro 36, Peridés 48, Dias Martins 64, 81, Figueiredo 67, 72, 76; Andreou 24 Lisboa

16-1

Sporting Clube de Portugal - APOEL FC

1ªE 13-11-63

Registo frente a clubes do mesmo país do adversário

Total Final Fora Casa GS GM D E V J D E V J D E V J D E V J 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 FC Porto 18 1 2 0 0 2 0 0 0 0 1 0 0 1 1 0 0 1 APOEL FC

Após o nulo na estreia da UEFA Champions League, no terreno do Atlético de Madrid, o APOEL FC vai procurar efectuar nova demonstração de fibra e resistência no regresso à Península Ibérica, agora para enfrentar o FC Porto, no Grupo D.

• No seu outro encontro em casa na UEFA Champions League esta temporada, na segunda jornada, o FC Porto reagiu bem à derrota sofrida no terreno do Chelsea FC na ronda inaugural e bateu o Atlético por 2-0, triunfo que permitiu à turma "azul-e-branca" ascender ao segundo lugar do agrupamento, à frente do APOEL, derrotado por 1-0 na recepção ao Chelsea.

Retrospectiva

• Este será o primeiro embate entre as duas equipas nas competições europeias e a primeira vez que o FC Porto terá pela frente uma equipa de Chipre.

• O APOEL não guarda boas recordações da única visita a Portugal, na qual a formação cipriota foi batida no terreno do Sporting por 16-1, na primeira eliminatória da Taça dos Vencedores das Taças de 1963/64 - resultado que continua a ser a derrota mais pesada de qualquer equipa nas competições da UEFA -, seguido de novo desaire, por 2-0, em sua casa. Os "leões" viriam a conquistar o troféu.

• Nunca nenhum clube do Chipre conseguiu derrotar ou mesmo empatar diante de formações portuguesas, seja a nível de clubes ou de selecções.

• Antes da terceira jornada da temporada passada, o FC Porto apresentava o excepcional registo de apenas uma derrota nos anteriores 21 jogos em casa na competição. No entanto, perdeu nessa ronda, na recepção ao FC Dynamo Kyiv, por 1-0, resultado pelo qual também foi derrotado pelo Manchester United FC no Estádio do Dragão, nos quartos-de-final.

Ligações entre as equipas

• O jogo representa o regresso ao país natal dos três jogadores portugueses que actuam no APOEL. Nuno Morais começou a carreira sénior na segunda divisão lusitana ao serviço do Penafiel e durante três temporadas representou o Chelsea, com uma passagem pelo Marítimo, em 2005/06, por empréstimo. Paulo Jorge iniciou a carreira profissional no Sp. Braga em 2002 e permaneceu no clube até este ano, altura em que rumou ao APOEL. Por fim, Hélio Pinto formou-se nos escalões jovens do Benfica e é o único dos três que nunca defrontou o FC Porto quando esteve em Portugal.

Retrospectiva 2

(3)

• Jean Paulista jogou durante sete temporadas em Portugal, entre 1998 e 2005, tendo envergado as camisolas do Farense, Braga, Desportivo das Aves, Vitória de Setúbal e Maia.

• Marcin Żewłakow entrou ao minuto 56 do encontro da fase de grupos do Campeonato do Mundo de 2002 entre a Polónia e Portugal, em Jeonju (Coreia do Sul), ganha pela selecção lusitana por 4-0.

• Altin Haxhi jogou pela Albânia na derrota de 2-0 diante de Portugal, na fase de qualificação para o Mundial de 1998, num encontro disputado no Estádio das Antas, antiga casa do FC Porto.

• Fernando Belluschi actuava no Olympiacos FC quando a formação grega foi afastada pelos cipriotas do Anorthosis Famagusta FC na terceira pré-eliminatória da edição da época passada da UEFA Champions League. Belluschi apontou o golo da vitória na partida da primeira mão, mas a sua equipa acabou eliminada, ao sair derrotada por 3-1 no conjunto dos dois desafios.

• Ricardo Fernandes, antigo médio do FC Porto e actual jogador do Anorthosis, foi um dos heróis dos adeptos do APOEL durante a sua passagem pelo clube (2005-2008).

• Daniel Kenedy é outro antigo jogador do FC Porto que também actuou no APOEL, tendo representado o clube cipriota entre 2005 e 2006.

Factos e números do jogo

FC Porto

Registo nas competições da UEFA

• O FC Porto totaliza 246 golos na Taça dos Clubes Campeões Europeus.

• Os actuais campeões portugueses sofreram, no total, 294 golos nas competições europeias de clubes.

Dados da UEFA Champions League

• Fernando volta a estar disponível, após ter cumprido um jogo de castigo na segunda jornada, devido à expulsão diante do Chelsea na ronda inaugural.

Últimas notícias

• Sábado, 17 de Outubro: FC Porto 4-0 Sertanense FC (Hulk 6 86; Farías 10g.p. 39)

Beto; Fernando, Maicon, Coelho; Prediger, Sérgio Oliveira, Valeri, Mariano González (Alex 70); Rodriguez (Ricardo Dias 61), Hulk, Ernesto Farías (Yero 46).

• Fernando, Mariano González e Hulk foram os únicos jogadores a manter-se no "onze" em relação à equipa que venceu por 3-0 no terreno do Olhanense a 4 de Outubro. Nenhum dos outros oito titulares nesse encontro estiveram, sequer, no banco de suplentes por ocasião do embate da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

• Beto, Maicon, Nuno André Coelho, Sebastián Prediger e Sérgio Oliveira estrearam-se na equipa principal do FC Porto, tal como Alex, Ricardo Dias e Kalidou Yero, que entraram na segunda parte. Diego Valeri foi titular pela primeira vez, depois de ter já sido utilizado cinco vezes como suplente esta temporada.

• Foi a terceira temporada consecutiva em que o FC porto defrontou e venceu o Sertanense por 4-0 na Taça de Portugal. Tal como nos dois anteriores encontros entre as duas equipas, Ernesto Farías bisou diante da formação do terceiro escalão.

• Com 17 anos, quatro meses e 15 dias, Sérgio Oliveira tornou-se o mais jovem jogador a alinhar pela equipa principal do FC Porto, suplantando o lendário Fernando Gomes (que se havia estreado pelos "dragões" com 17 anos, nove meses e 26 dias).

• Embora ocupe apenas o terceiro lugar na Liga portuguesa, a turma comandada por Jesualdo Ferreira soma mais cinco pontos do que por esta altura da prova na temporada transacta.

• Falcao, contratado este Verão, bisou frente ao Olhanense. Pelo meio, Bruno Alves apontou o outro golo do FC Porto no encontro.

• Foi a primeira vez que Falcao apontou dois golos no mesmo jogo desde 22 de Junho de 2008, quando, ainda com a camisola do CA River Plate, ajudou a sua equipa a bater o CA Banfield por 3-2. Entre esse encontro e o jogo ante o Olhanense, ainda assim, o avançado internacional colombiano marcou 25 golos em 55 partidas com as camisolas de River Plate, FC Porto e Colômbia.

Factos e números do jogo 3

(4)

• Falcao logrou quatro golos nas quatro primeiras jornada da Liga portuguesa, ultrapassando os feitos de Domingos (1995/96) e Benni McCarthy (2003/04), que haviam marcado três golos nas três primeiras jornadas, embora nenhum deles o tenha feito logo na sua temporada de estreia pelo clube.

• A derrota, por 1-0, no terreno do Sporting de Braga foi a primeira do FC Porto na Liga portuguesa desde 1 de Novembro de 2008. Durante esse período, a formação "auzl-e-branca" somou 21 vitórias em 27 jogos. Desde esse desaire em Braga, o FC Porto venceu os quatro encontros que disputou nas várias competições.

Lesões

• Miguel Lopes – de fora desde 9 de Setembro (coxa direita) • Silvestre Varela – de fora desde 22 de Setembro (coxa direita) • Tomás Costa – de fora desde 5 de Outubro (fractura no nariz) • Diego Valeri – de fora desde 17 de Outubro (tornozelo direito)

Jogos das Selecções

Jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010, a menos que referido o contrário: • Sábado, 10 de Outubro

Portugal 3-0 Hungria – Bruno Alves, Raul Meireles Colômbia 2-4 Chile – Fredy Guarín, Falcao

Equador 1-2 Uruguai – Álvaro Pereira, Fucile (suplente) • Quarta-feira, 14 de Outubro

Portugal 4-0 Malta – Raul Meireles

Paraguai 0-2 Colômbia – Fredy Guarín, Falcao

Uruguai 0-1 Argentina – Álvaro Pereira, Cristián Rodríguez (suplente, expulso)

• Suplente utilizado frente à Argentina, Rodríguez saltou do banco aos 71 minutos e acabou expulso já no período de descontos. A derrota relegou o Uruguai para o quinto lugar da fase de qualificação sul-americana, ficando o seu apuramento para o Campeonato do Mundo de 2010 dependente de um "play-off" a duas mãos ante a Costa Rica. Portugal garantiu um lugar nos "play-offs" da zona de qualificação europeia, mas a Colômbia ficou pelo caminho.

Curiosidades

• A 9 de Outubro, o FC Porto assinou um acordo com a Fundação Pedro Pauleta, academia de formação do antigo ponta-de-lança internacional português, localizada em São Miguel, nos Açores.

APOEL

Registos nas competições da UEFA

• O APOEL sofreu, até ao momento, 49 golos na Taça dos Clubes Campeões Europeus e 194 no conjunto de todas as competições europeias de clubes.

Dados na UEFA Champions League

• O APOEL é uma das quatro equipas que ainda não marcaram qualquer golo na fase de grupos da presente edição da prova.

Últimas notícias

• Não houve jogos no Chipre este fim-de-semana

• O APOEL disputou um encontro desde a segunda jornada da fase de grupos da UEFA Champions League, batendo o Ermis Aradippou FC por 2-1 a 5 de Outubro, num encontro em que chegou a estar em desvantagem no marcador. Andreas Papathanasiou marcou o seu primeiro golo da temporada (74 minutos) frente ao seu anterior clube e construiu, depois, a jogada do golo da vitória, apontado por Chrysostomos Michail (82 minutos).

• Com os quatro da frente a somarem empates, o APOEL reduziu para três pontos a desvantagem em relação ao topo da tabela da Liga cipriota. À terceira jornada, a diferença para o líder AC Omonia era de sete pontos.

• Michail está a ganhar o hábito de marcar em jogos importantes esta temporada. Uma grande penalidade transformada com êxito no último minuto valeu um empate (1-1) no terreno do Enosis Neon Paralimni FC a a 20 de Setembro, sendo que tinham já sido os seus dois golos frente ao FC København a garantirem ao APOEL a presença na fase de grupos da UEFA Champions League.

• Esta temporada, o APOEL sofreu, até ao momento, quatro derrotas no conjunto de todas as competições, tantas quantas sofreu ao longo de toda a época passada.

• O desaire frente ao Chelsea foi apenas a segunda derrota caseira do APOEL em 24 jogos (20 vitórias e dois empates) desde a primeira eliminatória da Taça UEFA da época passada, a 16 de Setembro de 2008, quando o FC

Factos e números do jogo 4

(5)

Schalke 04 foi a Chipre vencer por 4-1. A outra derrota surgiu frente ao AC Omonia na derradeira jornada da Liga cipriota da temporada passada, quando a conquista do título estava já garantida.

• Dois pontos conquistados nas três primeiras jornadas da Liga do Chipre significaram o pior arranque de campeonato do APOEL em 38 anos.

• O APOEL iniciou a temporada a 9 de Agosto, com uma vitória por 2-1 sobre o APOP/Kinyras Peyias FC, na SuperTaça do Chipre, graças a golos de Boban Grnčarov e Nectarios Alexandrou, já no segundo tempo.

Lesões

• Joost Broerse – de fora desde 30 de Agosto (estiramento do músculo da perna) • Paulo Jorge – de fora desde 15 de Setembro (rotura do músculo da perna) • Marcin Żewłakow – de fora desde 20 de Setembro (joelho)

• Adrian Sikora – de fora desde 26 de Setembro (joelho)

• Savvas Poursaitides – de fora desde 30 de Setembro (gémeos) • Boban Grnčarov – de fora desde 30 de Setembro (joelho)

• Altin Haxhi lesionou-se nos gémeos no decorrer da derrota da Albânia, por 4-1, frente à Suécia, a 14 de Outubro. • Broerse, Grnčarov e Żewłakow estão recuperados e foram dados como aptos.

Jogos das Selecções

Jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010, a menos que referido o contrário: • Sexta-feira, 9 de Outubro

Sérvia 2-0 Chipre, Sub-21 – Tasos Kissas, Marios Antoniades • Sábado, 10 de Outubro

Chipre 4-1 Bulgária – Constantinos Charalambides (dois golos, uma assistência), Marios Elia, Marinos Satsias, Chrysostomos Michail, Andreas Papathanasiou (suplente)

• Quarta-feira, 14 de Outubro

Chipre 0-1 Eslováquia, Sub-21 – Tasos Kissas, Marios Antoniades Suécia 4-1 Albânia – Altin Haxhi

Itália 3-2 Chipre – Chrysostomos Michail (um golo), Marios Elia, Constantinos Charalambides, Marinos Satsias (suplente), Nectarios Alexandrou (suplente)

• Nem Chipre nem Albânia tinham já quaisquer hipóteses de chegar à qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010 à entrada para estes últimos jogos, mas o Chipre esteve perto de terminar em alta a sua campanha de apuramento, depois de se ver a vencer por 2-0 em Itália. A "squadra azzurra", contudo, deu a volta ao marcador com um "hat-trick" de Alberto Gilardino nos últimos 14 minutos da partida. Cinco dos jogadores que concluíram o encontro pela selecção de Chipre em Parma actuam no APOEL.

• Haxhi voltou à sua selecção frente à Suécia após dois anos de ausência, mas o seu regresso durou apenas 22 minutos, devido a uma lesão nos gémeos que o forçou a ser substituído.

• Grnčarov foi convocado para a selecção da ARJ da Macedónia para o amigável em casa ante o Quatar, a 11 de Outubro, mas não alinhou no encontro. Michalis Morfis foi também convocado para a selecção de Chipre, mas não foi chamado a jogar.

Curiosidades

• Savvas Poursaitides, natural da Grécia, tornou-se cidadão cipriota graças ao seu casamento. O polivalente ala direito vive no Chipre desde 2002, ano em que chegou ao país para representar o Dighenis Akritas Morphou FC, tendo depois passado pelo Ethnikos Achnas FC e pelo Anorthosis Famagusta FC, antes de se mudar para o APOEL na temporada passada.

• A 10 de Outubro, o APOEL inaugurou a nova loja do clube.

• O APOEL seguiu esta época o exemplo do Anorthosis, primeira equipa cipriota a marcar presença na fase de grupos da UEFA Champions League, na temporada passada, e concebeu um novo equipamento para vestir na competição. A formação de Nicósia vestiu totalmente de amarelo na primeira jornada da prova.

Factos e números do jogo 5

(6)

Plantel

FC Porto

Hist. Presente temporada UEFA UCL Liga UCL UCLQ Gls J Gls J Gls J Gls J Gls J D Idade DN Nac. Jogador Nr Guarda-redes -36 -26 -7 -2 -31 18-05-78 BRA Helton 1 -27 01-05-82 POR Beto 24 -11 -8 -35 25-01-74 POR Nuno 33 Defesas 1 36 1 31 1 7 -2 -27 27-11-81 POR Bruno Alves 2 -17 -17 -7 -2 -24 19-11-84 URU Fucile 13 2 14 2 12 2 7 1 2 -24 31-08-85 POR Rolando 14 -8 -8 -7 -2 -23 28-11-85 URU Álvaro Pereira 15 -21 14-09-88 BRA Maicon 16 -17 -8 -1 -25 05-04-84 ROU Cristian Săpunaru 21 -22 19-12-86 POR Miguel Lopes 22 -17 14-02-92 POR David 44 Médios 1 29 1 29 -7 -2 -26 17-03-83 POR Raul Meireles 3 -5 -5 -2 -2 -23 30-06-86 COL Fredy Guarín 6 2 11 -3 -6 -1 -26 10-09-83 ARG Fernando Belluschi 7 -1 -1 -4 -1 -23 01-05-86 ITA Diego Valeri 8 1 24 1 16 1 3 -1 -24 30-09-85 URU Cristián Rodríguez 10 2 27 1 18 -5 -2 -28 05-05-81 ARG Mariano González 11 -10 -10 -4 -1 -24 30-01-85 ARG Tomás Costa 20 -11 -11 -7 -1 -22 25-07-87 BRA Fernando 25 -18 27-08-91 POR Alex 41 -18 25-02-91 POR Ricardo Dias 46 -17 11-02-92 POR Amorim 48 Avançados 1 2 1 2 7 7 1 2 -23 10-02-86 COL Falcao 9 -12 -12 1 5 -2 -23 25-07-86 BRA Hulk 12 -5 -1 2 5 -1 -24 02-02-85 POR Silvestre Varela 17 -6 -6 1 6 -1 -29 29-05-80 ARG Ernesto Farías 19 -18 31-03-91 POR Claro 47 Treinador -31 -27 -2 -63 24-05-46 POR Jesualdo Ferreira

-Legenda: O plantel está ordenado por posição e por ordem numérica

D Informação disciplinar: * Falha jogo seguinte se admoestado, S Suspenso, # Suspenso, pelo menos, por um jogo

UCLQ1: Número de presenças na actual edição da UEFA Champions League apenas nas rondas de qualificação e "play-off"

2

: Número total de presenças na UEFA Champions League desde a fase de grupos e até à actual jornada

UCL3: Número total de presenças na UEFA Champions League desde a temporada 1992/93, referente apenas aos jogos

compreendidos entre a fase de grupos e a final

UEFA4: Número total de presenças em todas as competições de clubes da UEFA, incluindo todas as rondas de qualificação

Plantel 6

(7)

APOEL FC

Hist. Presente temporada UEFA UCL Liga UCL UCLQ Gls J Gls J Gls J Gls J Gls J D Idade DN Nac. Jogador Nr Guarda-redes -34 -1 -30 15-01-79 CYP Michalis Morfis 1 -36 -10 -3 -2 -6 -32 04-06-77 GRE Dionisios Chiotis 22 -19 08-10-90 CYP Kyriakos Ioannou 60 -1 -21 18-01-88 CYP Tasos Kissas 88 Defesas 2 24 -1 1 2 -1 -3 -29 16-06-80 POR Paulo Jorge 3 -12 -2 -3 -2 -3 -27 12-08-82 MKD Boban Grnčarov 5 1 18 -1 -5 -30 08-05-79 NED Joost Broerse 14 1 26 -2 -2 -30 14-04-79 CYP Marios Elia 19 -33 -8 -5 -2 -6 -34 13-05-75 GRE Christos Kontis 24 -16 -3 -5 -2 -5 -25 29-01-84 POR Nuno Morais 26 Médios -23 14-10-86 CYP Dimitris Kyriakou 6 -25 -2 -3 -2 -4 -33 23-06-76 GRE Savvas Poursaitides 7 5 36 1 4 1 5 -2 -5 -28 25-07-81 CYP Constantinos Charalambides 10 5 35 -2 -2 -2 1 5 -32 30-08-77 POL Kamil Kosowski 11 -32 -1 -3 -1 -5 -31 24-05-78 CYP Marinos Satsias 17 -18 08-04-91 CYP Achilleas Vasiliou 18 2 19 -2 -5 -2 -6 -25 20-02-84 POR Hélio Pinto 23 3 36 -1 -4 -1 1 5 -25 19-12-83 CYP Nectarios Alexandrou 29 4 39 -2 1 4 -2 -4 -34 17-06-75 ALB Altin Haxhi 32 5 28 -2 2 3 -2 2 3 -32 26-05-77 CYP Chrysostomos Michail 33 Avançados -17 27-11-91 CYP Andreas Charalambous 4 2 12 -2 3 -1 -29 19-03-80 POL Adrian Sikora 8 -3 -1 3 -1 -26 03-10-83 CYP Andreas Papathanasiou 9 1 19 -2 -2 -2 -1 -31 28-11-77 BRA Jean Paulista 20 4 27 -1 -2 -1 3 6 -33 22-04-76 POL Marcin Żewłakow 21 17 33 -1 1 3 -1 3 6 -32 04-09-77 SRB Nenad Mirosavljević 30 5 25 -1 -5 -1 -2 -29 27-12-79 SVK Mário Breška 37 Treinador -18 -2 -2 -6 -47 08-07-62 SRB Ivan Jovanović

-Legenda: O plantel está ordenado por posição e por ordem numérica

D Informação disciplinar: * Falha jogo seguinte se admoestado, S Suspenso, # Suspenso, pelo menos, por um jogo

UCLQ1: Número de presenças na actual edição da UEFA Champions League apenas nas rondas de qualificação e "play-off"

2

: Número total de presenças na UEFA Champions League desde a fase de grupos e até à actual jornada

UCL3: Número total de presenças na UEFA Champions League desde a temporada 1992/93, referente apenas aos jogos

compreendidos entre a fase de grupos e a final

UEFA4: Número total de presenças em todas as competições de clubes da UEFA, incluindo todas as rondas de qualificação

Plantel 7

(8)

Treinadores

FC Porto: Jesualdo Ferreira

Data de Nascimento: 24 de Maio de 1946 Nacionalidade: Português

Carreira como treinador: Académica, Estrela da Amadora, FAR Rabat, Selecção Sub-21 de Portugal, Alverca,

Benfica, Braga, Boavista, FC Porto

Tal como José Mourinho e Carlos Queiroz, Jesualdo Ferreira chegou a treinador fruto da sua formação superior em Desporto e não de uma carreira como jogador, tendo sido mesmo professor de Mourinho no Instituto Superior de Educação Física de Lisboa (ISEF, actual Faculdade de Motricidade Humana), na década de 1980.

Jesualdo começou por treinar clubes de menor dimensão em Portugal, seguindo depois para o comando dos marroquinos do FAR Rabat, antes de regressar ao seu país natal para orientar a selecção portuguesa de Sub-21 entre 1996 e 2000.

Seguiram-se passagens pelo leme do Alverca e do Benfica, onde conquistou um título de campeão na qualidade de adjunto de António Oliveira (Toni) em 1993/94, mas não teve muito sucesso como técnico principal. Recuperou a reputação no Braga e mudou-se para o comando do FC Porto em 2006, poucos meses depois de ter sido contratado pelo vizinho Boavista. Desde então, Jesualdo tem deixado de forma inquestionável a sua marca no clube

"azul-e-branco", tendo conquistado três títulos de campeão em tantas temporadas à frente da equipa.

Tornou-se o primeiro treinador português a conseguir esse feito de forma consecutiva e, em 2008/09, chegou à sua primeira "dobradinha", tendo visto o FC Porto ultrapassar sempre a fase de grupos da UEFA Champions League desde que se encontra na liderança dos "dragões".

APOEL FC: Ivan Jovanović

Data de nascimento: 8 de Julho de 1962 Nacionalidade: Sérvia

Carreira como jogador: FK Dojnica, FK Rad, Iraklis FC

Carreira como treinador: Niki Volou FC, Iraklis FC, APOEL FC, Panachaiki GE, Iraklis, APOEL

• Nascido em Dojnica, na então Jugoslávia, Ivan Jovanović ingressou, em 1972, no clube da sua cidade natal, onde permaneceu nos dez anos seguintes, antes de se transferir para o FK Rad. Cinco épocas, 121 jogos no campeonato e 15 golos depois, emigrou para a Grécia, onde representou o Iraklis FC.

• O médio causou sensação em Salónica, tendo participado em 271 encontros pelo Iraklis, nos quais apontou 52 golos, antes de, em 1999, ter pendurado as chuteiras.

• Começou a carreira de treinador em 2001/02, tendo assumido o comando técnico do Niki Volou FC. Promoveu a equipa à terceira divisão grega antes de regressar ao Iraklis como treinador.

• Jovanović ingressou no APOEL em 2003, tendo levado o clube cipriota ao título na sua primeira época como treinador, antes de regressar à Grécia para dirigir, primeiro, o Panachaiki GE e, depois e uma vez mais, o Iraklis. • Em Janeiro de 2008 voltou ao APOEL, tendo, nessa época, levado a equipa ao triunfo na Taça do Chipre. Um ano depois foi a vez de conquistar o campeonato, antes de o APOEL ultrapassar o EB/Streymur, FK Partizan e FC København para se tornar no segundo emblema cipriota a chegar à fase de grupos da UEFA Champions League.

Treinadores 8

(9)

Árbitros e delegados

Árbitro Felix Brych (GER)

Árbitros assistentes Thorsten Schiffner (GER), Mark Borsch (GER)

Quarto árbitro Guido Winkmann (GER)

Delegado da UEFA Nebojša Ivkovic (SRB)

Observador Jaap Uilenberg (NED)

Árbitro Jogos da UEFA Jogos UCL * Data de nascimento Nome 16 3 03-08-1975 Felix Brych

• Felix Brych nasceu em Munique, a 3 de Agosto de 1975, e subiu rapidamente na hierarquia da arbitragem, tendo recebido as insígnias da FIFA em 2007.

• Brych é advogado num banco da sua cidade natal e começou a dirigir jogos nas Ligas amadoras da Alemanha em 1999. Dois anos depois chegou à 2. Bundesliga e alcançou o escalão principal em 2004.

• Foi quarto árbitro no jogo entre a Bielorrússia e a Croácia no Campeonato da Europa de Sub-21 de 2004, tendo posteriormente passado a desempenhar regulamente essa função na fase de grupos da UEFA Champions League e na Taça UEFA.

• Brych dirigiu os seus primeiros jogos nas competições europeias de clubes no início da época 2007/08, tendo também arbitrado o encontro da segunda mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA entre o Panathinaikos FC e o Rangers FC.

• Em Outubro de 2007, Brych fez a estreia como árbitro na qualificação para o UEFA EURO 2008™, num encontro em que a Roménia venceu o Luxemburgo por 2-0 e garantiu o apuramento para a fase final. A estreia como juiz num jogo da fase de grupos da UEFA Champions League surgiu em 2008/09, na segunda jornada, entre o Liverpool FC e o PSV Eindhoven.

Jogos na UEFA Champions League entre equipas dos países dos clubes que se encontram nesta partida Local Res Jogo Fase Comp. Data Lisboa 0-0

Sporting Clube de Portugal - FC Twente 3ª PE

UCL 29-07-09

Outros Jogos - Jogos arbitrados nos quais participaram equipas de um dois países

Local Res Jogo Fase Comp. Data Braga 3-0 SC Braga - Sivasspor 3ªE UIC 26-07-08

* Soamente da fase de grupos até à final

Árbitros e delegados 9

(10)

Resultados e classificações

FC Porto

Marcadores Resultado Adversário Competição Data Falcao 78 E 1-1 FC Paços de Ferreira (F) Liga 16-08-09

Falcao 66 (p), Rolando 72, Rodríguez 86 V 3-0

CD Nacional (C) Liga

23-08-09

Falcao 8, Varela 61, Farías 77 V 3-1

A. Naval 1° Maio (F) Liga

29-08-09

Varela 20, Hulk 23 (p), Rolando 33, Falcao 42 V 4-1 Leixões SC (C) Liga 12-09-09 D 0-1 SC Braga (F) Liga 19-09-09 Falcao 2 V 1-0

Sporting Clube de Portugal (C) Liga

26-09-09

Falcao 14, 86, Bruno Alves 45 V 3-0 SC Olhanense (F) Liga 04-10-09 Hulk 5, 87, Farías 9 (p), 39 V 4-0 Sertanense FC (C) Taça 17-10-09 A. Académica de Coimbra (C) Liga 25-10-09 CF Os Belenenses (C) Liga 30-10-09 CS Marítimo (F) Liga 08-11-09 Rio Ave FC (C) Liga 29-11-09 Vitória SC (F) Liga 06-12-09 Vitória FC (C) Liga 13-12-09 SL Benfica (F) Liga 20-12-09 UD Leiria (C) Liga 10-01-10 FC Paços de Ferreira (C) Liga 17-01-10 CD Nacional (F) Liga 31-01-10 A. Naval 1° Maio (C) Liga 07-02-10 Leixões SC (F) Liga 14-02-10 SC Braga (C) Liga 21-02-10

Sporting Clube de Portugal (F) Liga 28-02-10 SC Olhanense (C) Liga 07-03-10 A. Académica de Coimbra (F) Liga 14-03-10 CF Os Belenenses (F) Liga 28-03-10 CS Marítimo (C) Liga 03-04-10 Rio Ave FC (F) Liga 11-04-10 Vitória SC (C) Liga 18-04-10 Ptos GS GM D E V J Clubes Pos. 21 3 12 0 0 7 7 SC Braga 1 19 4 24 0 1 6 7 SL Benfica 2 16 4 15 1 1 5 7 FC Porto 3 11 6 8 2 2 3 7 Sporting Clube de Portugal

4 11 8 7 2 2 3 7 CD Nacional 5 10 5 7 1 4 2 7 Rio Ave FC 6 8 9 9 3 2 2 7 CS Marítimo 7 8 13 7 3 2 2 7 Leixões SC 8 7 8 10 2 4 1 7 UD Leiria 9 7 7 5 2 4 1 7 FC Paços de Ferreira 10 7 12 6 4 1 2 7 A. Naval 1° Maio 11 6 8 6 3 3 1 7 Vitória SC 12 6 9 5 3 3 1 7 SC Olhanense 13 6 9 4 3 3 1 7 CF Os Belenenses 14 4 16 2 5 1 1 7 Vitória FC 15 3 11 5 4 3 0 7 A. Académica de Coimbra 16 Resultados e classificações 10 Actualizado em 20/10/09 13:23:03CET

(11)

APOEL FC

Marcadores Resultado Adversário Competição Data

Paulo Jorge 24, Haxhi 31, Mirosavljević 61 (p) D 3-4

APOP / Kinyras Peyias FC (F) Liga 30-08-09 E 0-0 AEP Paphos FC (C) Liga 12-09-09 Michail 90+1 (p) E 1-1

Enosis Neon Paralimni FC (F) Liga 20-09-09 Sikora 12, 52, Charalambides 39 (p) V 3-0 Doxa Katokopia FC (C) Liga 26-09-09 Papathanasiou 74, Michail 82 V 2-1 Ermis Aradippou FC (F) Liga 05-10-09 Ethnikos Achnas FC (C) Liga 26-10-09 Aris Limassol FC (F) Liga 30-10-09 APEP Kyperounda FC (F) Liga 07-11-09 Nea Salamis FC (F) Liga 14-11-09 Anorthosis Famagusta FC (F) Liga 21-11-09 AEL Limassol FC (F) Liga 28-11-09 Apollon Limassol FC (F) Liga 05-12-09 AC Omonia (F) Liga 13-12-09

APOP / Kinyras Peyias FC (C) Liga

20-12-09

AEP Paphos FC (C) Liga

02-01-10

Enosis Neon Paralimni FC (C) Liga 09-01-10 Doxa Katokopia FC (F) Liga 16-01-10 Ermis Aradippou FC (C) Liga 23-01-10 Ethnikos Achnas FC (F) Liga 30-01-10 Aris Limassol FC (C) Liga 06-02-10 APEP Kyperounda FC (C) Liga 14-02-10 Nea Salamis FC (C) Liga 20-02-10 Anorthosis Famagusta FC (C) Liga 27-02-10 AEL Limassol FC (C) Liga 06-03-10 Apollon Limassol FC (C) Liga 13-03-10 Ptos GS GM D E V J Clubes Pos. 11 3 7 0 2 3 5 Anorthosis Famagusta FC 1 11 6 11 0 2 3 5 AC Omonia 2 11 3 10 0 2 3 5 Apollon Limassol FC 3 10 2 7 1 1 3 5 AEL Limassol FC 4 10 9 11 1 1 3 5 APOP / Kinyras Peyias FC

5 8 6 9 1 2 2 5 APOEL FC 6 8 6 6 1 2 2 5 Enosis Neon Paralimni FC

7 7 7 7 2 1 2 5 AEP Paphos FC 8 6 6 6 1 3 1 5 Aris Limassol FC 9 6 9 5 3 0 2 5 Doxa Katokopia FC 10 4 8 4 3 1 1 5 APEP Kyperounda FC 11 1 10 3 4 1 0 5 Ethnikos Achnas FC 12 1 11 5 4 1 0 5 Nea Salamis FC 13 1 9 4 4 1 0 5 Ermis Aradippou FC 14 Resultados e classificações 11 Actualizado em 20/10/09 13:23:03CET

(12)

Constituições das equipas

APOEL FC

2ª pré-eliminatória

(14/07/09)

EB/Streymur 0-2 APOEL FC

Golos: 0-1 Mirosavljević 11, 0-2 M. Żewłakow 77

APOEL FC: Chiotis, Poursaitides, Charalambides (M. Żewłakow 65), Kosowski, Broerse, Hélio Pinto, Kontis, Nuno Morais (Grnčarov 80),

Mirosavljević, Haxhi, Michail (Satsias 84) (21/07/09)

APOEL FC 3-0 EB/Streymur (tot: 5-0 )

Golos: 1-0 M. Żewłakow 42, 2-0 Alexandrou 63, 3-0 Mirosavljević 75

APOEL FC: Chiotis, Paulo Jorge, Grnčarov, Broerse, Satsias, Elia, M. Żewłakow (Papathanasiou 71), Kontis, Alexandrou, Mirosavljević (Hélio

Pinto 80), Breška (Jean Paulista 69)

3ª pré-eliminatória

(29/07/09)

APOEL FC 2-0 FK Partizan

Golos: 1-0 Mirosavljević 49, 2-0 M. Żewłakow 85

APOEL FC: Chiotis, Poursaitides, Charalambides, Kosowski (Alexandrou 82), Broerse, Hélio Pinto (M. Żewłakow 73), Kontis, Nuno Morais,

Mirosavljević, Haxhi, Michail (Satsias 73) (05/08/09)

FK Partizan 1-0 APOEL FC (tot: 1-2 ) Golos: 1-0 Moreira 3

APOEL FC: Chiotis, Poursaitides, Charalambides (Paulo Jorge 90+2), Kosowski (Alexandrou 86), Broerse, Satsias, M. Żewłakow (Hélio Pinto

67), Kontis, Nuno Morais, Mirosavljević, Haxhi

Play-offs

(18/08/09)

FC København 1-0 APOEL FC Golos: 1-0 Pospěch 54

APOEL FC: Chiotis, Paulo Jorge, Grnčarov, Charalambides (Alexandrou 77), Kosowski (Breška 86), Satsias (M. Żewłakow 69), Hélio Pinto, Kontis,

Nuno Morais, Mirosavljević, Haxhi (26/08/09)

APOEL FC 3-1 FC København (tot: 3-2 )

Golos: 1-0 Kosowski 2, 2-0 Michail 18(pen), 2-1 N'Doye 22, 3-1 Michail 41

APOEL FC: Chiotis, Poursaitides, Charalambides, Kosowski (Alexandrou 82), Broerse, Elia, M. Żewłakow (Hélio Pinto 76), Kontis, Nuno Morais,

Mirosavljević (Sikora 66), Michail

Constituições das equipas 12

(13)

Grupo D

Classificação Ptos GS GM D E V J Clube 6 0 2 0 0 2 2 Chelsea FC 3 1 2 1 0 1 2 FC Porto 1 1 0 1 1 0 2 APOEL FC 1 2 0 1 1 0 2 Club Atlético de Madrid

Jornada 1(15-09-09)

Chelsea FC 1-0 FC Porto Golos: 1-0 Anelka 48

FC Porto: Helton, Bruno Alves, Raul Meireles, Guarín, Rodríguez (Varela 64), Mariano González (Falcao 54), Hulk, Fucile, Rolando, Álvaro

Pereira, Fernando

Club Atlético de Madrid 0-0 APOEL FC

APOEL FC: Chiotis, Paulo Jorge (Grnčarov 45+1), Poursaitides, Charalambides (Satsias 67), Kosowski, M. Żewłakow (Jean Paulista 81), Hélio

Pinto, Kontis, Nuno Morais, Haxhi, Michail

Jornada 2(30-09-09)

APOEL FC 0-1 Chelsea FC Golos: 0-1 Anelka 18

APOEL FC: Chiotis, Grnčarov, Poursaitides, Charalambides (Jean Paulista 85), Hélio Pinto, Kontis, Nuno Morais, Alexandrou (Kosowski 58),

Mirosavljević, Haxhi, Michail (Breška 80)

FC Porto 2-0 Club Atlético de Madrid Golos: 1-0 Falcao 75, 2-0 Rolando 82

FC Porto: Helton, Bruno Alves, Raul Meireles, Belluschi, Falcao (Farías 88), Mariano González (Valeri 90+1), Hulk, Fucile, Rolando, Álvaro Pereira,

Tomás Costa (Guarín 67)

Jornada 3(21-10-09) FC Porto - APOEL FC Jornada 4(03-11-09) APOEL FC - FC Porto Jornada 5(25-11-09) FC Porto - Chelsea FC

APOEL FC - Club Atlético de Madrid

Jornada 6(08-12-09)

Chelsea FC - APOEL FC

Club Atlético de Madrid - FC Porto

Constituições das equipas 13

(14)

Factos e números da prova

• UEFA Champions League: Factos relevantes da fase de grupos

O FC Barcelona, vencedor da prova transacta, procura evitar tornar-se no primeiro detentor do troféu a não ir além da fase de grupos desde o início da UEFA Champions League. (Este registo, assim como outros, inclui as temporadas 1999/00 e 2002/03, em que houve duas fases de grupos).

Em 1992/93, o Barcelona era detentor da Taça dos Clubes Campeões Europeus quando foi batido, por 4-3, no conjunto das duas mãos da segunda eliminatória pelo PFC CSKA Moskva.

O guarda-redes da S.S. Lazio, Marco Ballotta, tornou-se o jogador mais velho a participar na UEFA Champions League de 2007/08, tendo alinhado na deslocação ao terreno do Olympiacos CFP, por ocasião da primeira jornada, com 43 anos de idade e 168 dias. O guardião pulverizou o recorde de Alessandro Costacurta, que participou na quinta jornada da época 2006/07, frente ao AEK Athens FC, com 40 anos e 211 dias. Ballotta tinha 43 anos e 252 dias quando defrontou o Real Madrid CF na sexta jornada.

Laurent Blanc é o jogador mais velho a marcar na prova, aos 36 anos e 339 dias, quando assinou um golo pelo Manchester United FC na vitória, por 3-2, frente ao Olympiacos CFP, a 23 de Outubro de 2002.

Celestine Babayaro é o jogador mais jovem a marcar presença na UEFA Champions League. Tinha 16 anos e 87 dias quando foi titular pelo RSC Anderlecht, frente ao FC Steaua Bucuresti, a 23 de Novembro de 1994. Acabou expulso aos 37 minutos.

Barcelona, Manchester United e Milan terminaram como vencedores de grupos em dez ocasiões, uma a mais que o Real Madrid e a Juventus.

Quatro equipas registaram seis vitórias consecutivas na fase de grupos da UEFA Champions League: Milan (1992/93), Paris Saint-Germain FC (1994/95), FC Spartak Moskva (1995/96) e Barcelona (2002/03, primeira fase de grupos). Em 2006/07, o PFC Levski Sofia juntou-se ao 1. FC Košice e tornou-se na segunda equipa a disputar a UEFA Champions League sem nunca ter averbado qualquer ponto. A formação eslovaca não regressou a esta competição desde que perdeu os seis jogos da sua única presença até à data, em 1997/98. Outras seis formações passaram pela fase de grupos sem conseguir pontuar: FC Dynamo Kyiv (07/08), Rapid Wien (05/06), RSC Anderlecht (04/05), FC Spartak Moskva e Bayer 04 Leverkusen (02/03, primeira e segunda fase de grupos, respectivamente) e Fenerbahçe SK (01/02, primeira fase de grupos).

O Manchester United marcou 20 golos na fase de grupos de 1998/99, mais do que qualquer outra equipa até ao momento. O Barcelona logrou 19 tentos na primeira fase de grupos de 1999/2000.

O Dínamo sofreu 19 golos nos seis jogos da campanha de 2007/08 e igualou o recorde na fase de grupos da competição estabelecido pelo Ferencvárosi TC (19) na temporada 1995/96.

Nenhuma equipa conseguiu cumprir uma fase de grupos da UEFA Champios League sem sofrer qualquer golo. O Milan (1992/93), o AFC Ajax (1995/96), a Juventus (1996/97 e 2004/05), o Chelsea FC (2005/06), o Liverpool FC (2005/06) e o Villarreal CF (2005/06) concederam apenas um golo.

Antes da vitória frente ao Sporting, por 3-1, na sexta jornada da época 2006/07, o FC Spartak Moskva esteve 22 jogos sem vencer nesta prova, superando o registo infeliz do AEK Athens FC, vencedor na terceira ronda da mesma edição.

O menor número de pontos conseguido por uma equipa para passar a fase de grupos é de sete. A primeira a fazê-lo desde a introdução do sistema de três pontos por vitória, em 1995/96, foi o Legia Warszawa nessa mesma época, antes de o Bayer 04 Leverkusen ter repetido o feito em 1999/00 e o Liverpool FC em 2001/02. O FC Lokomotiv Moskva e a Juventus, que viria a sagrar-se campeã, seguiram em frente com apenas sete pontos conquistados em 2002/03, feito também conseguido pelo Rangers FC e Werder Bremen em 2005/06.

Factos e números da prova 14

(15)

Factos e números das equipas

FC Porto Fundação: 1893 Alcunha: Dragões

Troféus nas competições europeias (finalista vencido entre parênteses)

• Taça dos Clubes Campeões Europeus (2): 1987, 2004 • Taça UEFA (1): 2003

• Taça das Taças: (1984)

• SuperTaça Europeia (2): 1987, (2003), (2004)

Títulos nacionais (triunfos mais recentes entre parênteses)

Campeonato nacional: 24 (2009) Taça de Portugal: 14 (2009)

Últimos dez anos nas competições europeias (UEFA Champions League, salvo indicação em contrário) 2008/09: Quartos-de-final 2007/08: Oitavos-de-final 2006/07: Oitavos-de-final 2005/06: Fase de grupos 2004/05: Oitavos-de-final 2003/04: Vencedor

2002/03: Vencedor da Taça UEFA 2001/02: Segunda fase de grupos

2000/01: Quartos-de-final da Taça UEFA (depois de ter sido eliminado na terceira pré-eliminatória da UEFA Champions

League)

1999/00: Quartos-de-final Recordes

Competições europeias

• Maior vitória em casa

9-0: Porto v Rabat Ajax FC

17.09.1986, primeira mão da primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus • Maior vitória fora

1-8: Portadown FC v Porto

03.10.1990, segunda mão da primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus • Maior derrota em casa

1-3: Porto v Real Madrid CF

01.10.2003, fase de grupos da UEFA Champions League

O FC Porto perdeu por 0-2 em cinco ocasiões, a mais recente frente ao FC Barcelona (07.03.2000, segunda fase de grupos da UEFA Champions League)

• Maior derrota fora

6-1: AEK Athens FC v Porto

13.09.1978, primeira mão da primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus

5-0: PSV Eindhoven v Porto

26.10.1988, primeira mão da segunda eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus

UEFA Champions League (apenas da fase de grupos até à final)

• Maior vitória em casa

4-1: Porto v Hamburger SV

17.10.2006, fase de grupos

O FC Porto ganhou por 3-0 em quatro ocasiões, a mais recente frente ao Celtic FC (17.10.2001, primeira fase de grupos)

• Maior vitória fora

0-5: Werder Bremen v Porto

30.03.1994, fase de grupos • Maior vitória fora

Factos e números das equipas 15

(16)

1-3: Porto v Real Madrid CF (ver detalhes acima)

O FC Porto perdeu por 0-2 em três ocasiões, a mais recente frente ao FC Barcelona (ver detalhes acima) • Maior vitória fora

4-0: Arsenal FC v Porto

30.09.2008, fase de grupos

4-0: Real Madrid CF v Porto

10.12.1997, fase de grupos

4-0: Manchester United FC v Porto

05.03.1997, primeira mão dos quartos-de-final

APOEL FC

Fundado em: 1926

Alcunha: Thrylos (A Lenda)

Vitórias em competições de clubes da UEFA (finalista vencido entre parêntesis)

• Nenhuma

Títulos nacionais (mais recente entre parêntesis)

Campeonato: 20 (2009) Taça: 19 (2008)

Registo nos últimos dez anos nas provas europeias (UEFA Champions League salvo indicação contrária) 2008/09: primeira eliminatória da Taça UEFA

2007/08: primeira pré-eliminatória

2006/07: segunda pré-eliminatória da Taça UEFA 2005/06: primeira eliminatória da Taça UEFA 2004/05: segunda pré-eliminatória

2003/04: primeira eliminatória da Taça UEFA

2002/03: segunda eliminatória da Taça UEFA (proveniente da terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League) 2001/02: não participou nas provas de clubes da UEFA

2000/01: primeira eliminatória da Taça UEFA 1999/00: pré-eliminatória da Taça UEFA Recordes

Competições de clubes da UEFA

• Maior vitória em casa

6-0: APOEL - HB Tórshavn

28/08/97, segunda mão da pré-eliminatória da Taça dos Vencedores das Taças

6-0: APOEL - FC Lyn Oslo

08/09/63, primeira mão da ronda preliminar da Taça das Taças • Maior vitória fora

1-5: B71 Sandur - APOEL

17/07/96, primeira mão da ronda preliminar da Taça UEFA

0-4: S.S. Murata - APOEL

27/07/06, segunda mão da primeira pré-eliminatória da Taça UEFA • Maior derrota em casa

0-5: APOEL - Werder Bremen (partida disputada em Hamburgo)

06/10/65, primeira mão da ronda preliminar da Taça dos Clubes Campeões Europeus • Maior derrota fora

16-1: Sporting Clube de Portugal - APOEL

13/11/63, primeira mão da primeira eliminatória da Taça das Taças

UEFA Champions League (apenas da fase de grupos à final)

• Maior vitória em casa Nenhuma

• Maior vitória fora Nenhuma

• Maior derrota em casa

0-1: APOEL - Chelsea FC

Factos e números das equipas 16

(17)

30/09/09, fase de grupos • Maior derrota fora Nenhuma

Factos e números das equipas 17

(18)

Legenda

:: ESTATÍSTICAS DE SEMPRE

As estatísticas dos clubes em prova nas competições da UEFA.

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de

clubes da UEFA - Taça dos Campeões Europeus, UEFA Champions League, Taça dos Vencedores das Taças, UEFA Europa League, Taça UEFA, SuperTaça Europeia (a partir de 1973), Taça Intertoto e Taça Intercontinental (1960-2004). A Taça das Cidades com Feira e a SuperTaça Europeia de 1972 não são consideradas como competições da UEFA, mas as estatísticas da prova são incluídas a título informativo, não existindo também qualquer referência ao Mundial de Clubes, organizado pela FIFA.

:: Árbitros

Árbitros designados para dirigir o encontro.

UCL: Número de jogos dirigidos na UEFA Champions League a partir da época 1992/93, apenas referentes à fase de grupos. Os jogos nos quais

o juiz desempenhou funções de quarto árbitro não estão contemplados nestas estatísticas. Estes são os registos considerados válidos para apurar os recordes oficiais das competições.

UEFA: Números de jogos dirigidos nas competições europeias. Os jogos nos quais o juiz desempenhou funções de quarto árbitro não estão

contemplados nestas estatísticas. Estes são os registos considerados válidos para apurar os recordes oficiais das competições.

Selecções

EURO: Campeonato Europeu da UEFA

Mundial: Campeonato do Mundo • : Taça das Confederações Part: Encontros particulares • : Jogos particulares Sub-21 U21: Campeonato da Europa de Sub-21

SUB17: Europeu de Sub-17 • SUB16: Europeu de Sub-16 SUB19: Europeu de Sub-19 • SUB18: Europeu de Sub-18

WWC: FIFA Women's World Cup • EURO fem.: Europeu de Futebol

Feminino

:: Competições Clubes

ECCC: Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões UCUP: Taça UEFA • UCWC: Taça dos Vencedores de Taças SCUP: SuperTaça Europeia • UIC: Taça Intertoto

ICF: Taça das Cidades com Feira

:: Outras abreviaturas :: Fases da competição

Nr: Número aet: Jogo decidido após

prolongamento

3ª PE: 3ª pré-eliminatória F: Final

1ªE: Primeira eliminatória FG: Fase de grupos

a.g.: Auto-golo p: Jogo decidido após prolongamento

e grandes penalidades

2ªE: 2ª eliminatória 1ª Gr.: 1ª fase de grupos

3ªE: Terceira eliminatória 2ª Gr.: 2ª fase de grupos

(p): Penalty ag: Jogo decidido por golos

marcados fora

4ª: Quarta eliminatória OF: Oitavos-de-final

MF: Meias-finais Prelim.: Fase preliminar

J: Jogos disputados tot: Resultado das duas mãos

R16: Oitavos-de-final QF: Quartos-de-final Pos.: Posição J: Jogos 16A: 16 avos-de-final Pré-el.: Pré-eliminatória Ptos: Pontos Comp.: Competição 1ª: primeira mão 1ªPE: Primeira pré-eliminatória

V: Expulso (cartão vermelho) E: Empates

2ª: segunda mão 2ªPE: Segunda pré-eliminatória

Res: Resultado DN: Data de nascimento

POff: Play-off FF: Fase final

c: Jogo decidido por moeda ao ar GS: Golos sofridos

(Rep.) : Repetição RE: Ronda Elite

V: Vitórias GM: Golos marcados

: "Play-offs" de apuramento

POff 3º: Play-off - 3º lugar

CA: Cartão amarelo D: Derrotas

Poff P/D: Play-off

Promoção/Despromoção

FG-FF: Fase de grupos - fase final

DA: Expulso (duplo cartão amarelo) Nac.: Nacionalidade

N/a: Não se aplica :: Estatísticas

(+) : Indica um jogador recém-entrado (-) : Indica um jogador substituído

(+/-) : Indica um jogador recém-entrado e substituído (*) : Indica um jogador expulso

:: Cláusula de desresponsabilização: Apesar de a UEFA ter o máximo cuidado com a informação veiculada neste documento na altura da sua

publicação, nenhuma representação ou garantia (incluindo responsabilidade de terceiros), expressa ou implícita, é feita em relação à exactidão e fiabilidade do mesmo. Por isso, a UEFA não assume qualquer responsabilidade pela interpretação da informação nele contida. Poderá ser encontrada mais informação sobre o regulamento das competições no "site" www.uefa.com.

Legenda 18

Referências

Documentos relacionados

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça