• Nenhum resultado encontrado

Cadastro - Aplicativo Faça Parte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cadastro - Aplicativo Faça Parte"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Cadastro - Aplicativo Faça Parte

Por meio do aplicativo SICOOB FAÇA PARTE, será possível solicitar a abertura de uma conta digital, para pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes no Brasil, de forma ágil e menos burocrática, sem a necessidade de se locomover até uma Cooperativa.

A solicitação da abertura da conta digital está dividida em duas fases, a primeira é a fase do cadastro dos dados do proponente e a segunda, consiste no cadastros da conta onde o associado irá cadastrar senhas, escolher a bandeira do cartão e escolher a forma de pagamento da integralização, após a integralização realizada o proponente receberá os dados da conta.

- Solicitação da Conta Digital – 1ª Fase - Solicitação da Conta Digital – 2ª Fase

Após baixar o aplicativo nas lojas virtuais, o proponente deverá clicar no ícone do Sicoob Faça Parte, para solicitar a abertura da conta.

Em seguida será apresentada a tela inicial do aplicativo com informações de apresentação sobre o Sicoob, o que é ser um associado, sobre a conta e os documentos iniciais para iniciar o cadastro de solicitação. Caso queira prosseguir deverá clicar no botão INICIAR MEU CADASTRO.

(2)

Cadastrar Dados Iniciais

Na tela de cadastro o usuário deverá preencher os dados iniciais conforme seguem:

- CPF: informar o número do CPF do interessado. Caso o CPF seja inválido ou não

informado será apresentada mensagem informando que o CPF é inválido;

- Data de Nascimento: informar a data de nascimento do interessado. Importante

observar que não será permitida a solicitação de abertura da conta para menores de 18 anos;

- E-mail: informar o e-mail do interessado. Caso o e-mail seja inválido ou não informado

será apresentada mensagem informando que o campo é inválido;

- Celular: informar o celular do interessado. Caso o celular seja inválido ou não informado

será apresentada mensagem informando que o campo é inválido;

- CEP: informar o CEP da residência do interessado. Caso o CEP seja inválido ou não

informado será apresenta mensagem informando que o campo é inválido.

Após preencher os campos o usuário deverá clicar no botão AVANÇAR. O aplicativo irá validar os dados e verificará se já existe uma solicitação em análise.

(3)

Caso seja verificado que já existe uma solicitação em análise, não será permitido efetuar uma nova solicitação, e será apresentada tela com o acompanhamento da solicitação. Caso contrário continuará com o cadastro do proponente.

(4)

- Informar Código de Ativação

Será enviado por SMS ao telefone informado nos dados iniciais, um código de ativação de 04 (quatro) dígitos numéricos, caso não receba o SMS, o usuário poderá reenviar o código após 60 (sessenta) segundos. Se o código não for inserido não será possível prosseguir com o cadastro. O número de telefone apresentado na tela, poderá ser editado caso apresente inconsistência. Após informar o código de ativação deverá clicar no botão AVANÇAR.

Cadastrar Dados Complementares

Na tela seguinte o usuário deverá inserir novos dados complementares como:

- País de Nascimento: selecionar o país de nascimento. Será preenchido

automaticamente como "Brasil", porém o usuário poderá alterar por meio da seta de seleção;

- UF: selecionar a unidade da federação, por meio da seta de seleção;

- Naturalidade: selecionar a cidade de nascimento por meio da seta de seleção. Serão

apresentadas as cidades conforme unidade da federação selecionada;

- Ocupação: informar a ocupação principal do interessado;

- Estado Civil: selecionar o estado civil do interessado entre as opções: Casado(a),

(5)

- Nome do Cônjuge: informar o nome completo do cônjuge. Essa informação será

necessária apenas se no campo "Estado Civil" forem selecionadas as opções "Casado(a)" ou "União Estável";

- CPF do Cônjuge: informar o CPF do cônjuge. Essa informação será necessária apenas se

no campo "Estado Civil" forem selecionadas as opções "Casado(a)" ou "União Estável";

- Regime de Comunhão de Bens: selecionar o regime de bens entre o interessado e o

cônjuge, entre as opções: Comunhão Universal, Comunhão Parcial, Separação de Bens, Separação Obrigatória de Bens e Participação Final nos Aquestos. Essa informação será necessária apenas se no campo "Estado Civil" forem selecionadas as opções "Casado(a)" ou "União Estável".Após preencher os campos o usuário deverá clicar no botão AVANÇAR.

Informar Endereço Residencial

O próximo passo será o cadastro do endereço, nessa tela serão apresentados os campos "Endereço", "Bairro", "Cidade", "UF" preenchidos automaticamente conforme o CEP informado anteriormente na tela inicial, sendo que esses campos são passiveis de alteração. O usuário deverá informar o número da residência e o complemento do endereço residencial. Caso queira poderá selecionar a opção "Receber Correspondência em outro Endereço" e preencher os campos conforme seguem:

- CEP: informar o CEP do endereço para o qual as correspondências devem ser enviadas; - Endereço: informar o endereço completo para o qual as correspondências devem ser

enviadas;

- Cidade: informa a cidade para a qual as correspondências devem ser enviadas;

- UF: informar a unidade da federação para qual as correspondências devem ser enviadas; - Número: informar o número da residência para a qual as correspondências devem ser

enviadas;

- Complemento: informar o complemento do endereço para o qual as correspondências

(6)

Após preencher os campos o usuário deverá clicar no botão AVANÇAR.

Capturar Comprovante de Residência

Após preencher as informações do endereço, será apresentada tela onde o usuário deverá tirar uma foto do comprovante de residência, por meio, da câmera do celular. O processo de captura deve garantir a integridade, autenticidade e confidencialidade dos documentos eletrônicos utilizados. Para fins de comprovação de residência o documento deve estar no nome do proponente, dos seus pais, do cônjuge ou deverá ter uma declaração de

residência do titular do comprovante com firma reconhecida em cartório, para enviar o comprovante o usuário deverá selecionar a opção "O comprovante de residência está no nome de terceiros?" e tirar uma foto da declaração. Após realizar os procedimentos o usuário deverá clicar no botão AVANÇAR.

(7)

Selecionar Cooperativa

Será apresentada tela com um mapa com as Cooperativas próximas, de acordo com o CEP informado pelo proponente, ele deverá indicar qual a Cooperativa que deseja se associar, respeitando a área de atuação e a existência de conta ativa. Pois em caso de conta ativa em alguma Cooperativa para o proponente, ela não será listada para seleção. Após realizar o procedimento o usuário deverá clicar no botão AVANÇAR.

(8)

Selecionar Pacote de Tarifas

A seguir será apresentada lista dos pacotes tarifários com as respectivas informações referente a Cooperativa selecionada, então o proponente deverá selecionar o pacote de tarifas que melhor atende suas necessidades para atribuir a sua conta. Após realizar o procedimento o usuário deverá clicar no botão CONTRATAR.

(9)

Capturar Selfie

Na tela seguinte o usuário deverá tirar uma selfie, o processo de captura deve garantir a integridade, autenticidade e confidencialidade dos documentos eletrônicos utilizados, lembrando que no momento da selfieo interessado não poderá estar com óculos escuros, utilizando boné ou outro acessório semelhante que possa descaracterizar a foto. Após realizar o procedimento o usuário deverá clicar no botão AVANÇAR.

Capturar Documentos

O proponente deverá capturar a imagem do documento de identificação, dessa forma poderão ser selecionadas as seguintes opções:

- RG: o usuário deverá fotografar a frente e o verso do documento de identificação (RG) ao

clicar nos respectivos quadros destinados à captura da imagem.

Em seguida, deverá clicar no campo "Sua assinatura" e fotografar a assinatura, que deverá ser feita em um papel em branco por três vezes consecutivas. Importante observar que as assinaturas a serem enviadas deverão ser idênticas à assinatura constante no RG;

- CNH: o usuário deverá fotografar a CNH aberta ao clicar no respectivo

quadro destinado à captura da imagem.

Em seguida, deverá clicar no campo "Sua assinatura" e fotografar a assinatura, que deverá ser feita em um papel em branco por três vezes consecutivas.Importante observar que as assinaturas a serem enviadas deverão ser idênticas à assinatura constante na CNH.

(10)

Após realizar o procedimento o usuário deverá clicar no botão AVANÇAR.

Informar Renda

Nessa tela o proponente deverá informar obrigatoriamente a renda mensal. Caso a renda ultrapasse R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais), deverá também capturar a imagem do comprovante de rendimentos, emitido há menos de 90 (noventa) dias. Após realizar o procedimento o usuário deverá clicar no botão AVANÇAR.

(11)

Na sequência será apresenta tela com a informação que o cadastro foi enviado com sucesso e que o proponente poderá acompanhar a situação da análise do cadastro pelo aplicativo, ao clicar no botão ACESSAR.

Será apresentado o acompanhamento do cadastro e as pendências a serem resolvidas na time line do aplicativo. Sanadas todas as pendências será apresentada mensagem

"Cadastro aprovado – Seja bem-vindo ao Sicoob" e em seguida outra mensagem "Falta pouco – Precisamos de algumas informações para concluir a sua associação – Clique aqui". Esse Card levará ao proponente para a segunda fase do cadastro.

(12)

Cadastrar Senha de acesso

Com o cadastro dos dados do proponente concluído ele deverá agora realizar o cadastro dos dados da conta. Na tela apresentada deverá cadastrar uma senha eletrônica para acesso ao Mobile e Internet Banking, essa senha deve conter 8 (oito) dígitos

(13)

Selecionar a bandeira do cartão

Nessa tela o proponente deverá selecionar a bandeira do cartão de débito e/ou crédito entre as opções: "Cabal" ou "MasterCard". Ainda poderá clicar na seta ao lado direito de cada bandeira, que expandirá e apresentará as taxas e benefícios do cartão. Após realizar o procedimento o usuário deverá clicar no botão AVANÇAR.

Cadastrar senha do cartão e data de vencimento da fatura

Agora será necessário cadastrar a senha do cartão, que servirá tanto para utilização no débito quanto no crédito e selecionar a data do vencimento da fatura. Deverá selecionar a data entre as opções cadastradas previamente pela Cooperativa. A senha deverá conter 4 (quatro) dígitos numéricos. Após preencher os campos o usuário deverá clicar no botão AVANÇAR.

(14)

Escolher forma de pagamento da integralização de capital

O proponente deverá selecionar a forma de pagamento da integralização do capital, esse valor virá descrito na campo "Subscrição de Ingresso", então o proponente deverá selecionar a quantidade de parcelas, caso queira, poderá efetuar o pagamento à vista, optando por parcelar o valor da integralização, será apresentado no campo "1ª Parcela" um valor fixo parametrizado pela Cooperativa. No campo "Dia Cobrança", deverá selecionar entre as opções apresentadas o dia da cobrança das outras parcelas da integralização, as quais serão descontadas na conta do associado. Após preencher os campos o usuário deverá clicar no botão AVANÇAR.

(15)

Aceitar proposta de Admissão e outras avenças – Pessoa Física.

Será apresentada a proposta de admissão para aceite do proponente, para prosseguir com o cadastro é necessário aceitar o termo. Após marcar a opção "Li e concordo com os termos da proposta de admissão do Sicoob", ele poderá fazer o download do termo ou enviá-lo para seu e-mail. Caso opte por enviar para o e-mail, será apresentado campo, onde ele visualizará o e-mail cadastrado anteriormente, porém, poderá informar um novo e-mail, após isso deverá clicar no botão "Enviar". Ao realizar esses procedimentos deverá clicar no botão AVANÇAR.

(16)

Integralizar Capital

Para realizar a integralização ou seja, o pagamento das quotas-partes, deverá copiar o código de barras ou enviá-lo para o e-mail cadastrado. Após realizar esses procedimentos deverá clicar no botão AVANÇAR.

(17)

Em seguida será apresentada a tela de acompanhamento o cadastro, onde será

apresentada da informação que a integralização de capital está em análise, aguardando a confirmação do pagamento do boleto.

Assim que houver a confirmação do pagamento da integralização, será apresentado os dados da conta do associado: a titularidade, o número da Cooperativa, o número da conta corrente, o limite do cartão de crédito e o limite do cheque especial e também os

aplicativos do Sicoob que poderão ser baixados direto das lojas virtuais "App Store" ou "Play Store".

(18)

Retornar ao Cadastro

Caso o interessado antes de finalizar o cadastro, saia da tela ou desinstale o aplicativo, e posteriormente queira retornar será apresentada tela com direcionamento de onde parou. Porém essas informações somente ficarão disponiveis no aplicativo pelo prazo de 30 (trinta) dias.

(19)

Chat – Bot

O proponente poderá a qualquer momento durante o cadastro, acessar o chat para tirar dúvidas a respeito do aplicativo Faça Parte e da abertura de conta digital no Sicoob, para isso, deverá clicar no ícone localizado no canto superior direito do aplicativo.

(20)

Em seguida será aberta a tela de conversação onde o proponente poderá realizar as perguntas, que serão respondidas pelo assistente virtual do Sicoob. Para voltar para o cadastro deverá clicar na seta localizada no canto superior esquerdo.

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

PORTUGUÊS: Fonética e Fonologia; Divisão Silábica; Acentuação Gráfica; Emprego do hífen; Ortografia; Pontuação; Processos de Formação das Palavras; Estrutura das

3 Assistente do Grupo de Coluna do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - FCMSCSP –.. São Paulo

Esse é somente mais um indicador dos muitos que comprovam: a proposta dos bancos de reajuste de 5,5%, que quer impor perda de 4% para os bancários é uma vergonha, uma provocação

Este índice, proposto para análise de varia- ção de carga é considerado aqui também para a condição em que compensação série nas linhas é considerada.. Para o caso de

A lo largo del siglo XX, y especialmente después de la Segunda Guerra Mundial, se constata en las formaciones sociales capitalistas en general, aunque con variaciones

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Neste artigo é apresentada uma possibilidade pedagógica para a abordagem, nos anos finais do Ensino Fundamental, de conceitos elementares da Teoria dos Grafos, um tópico da Topologia