• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO SANITÁRIA NO MEIO RURAL: NOÇÕES SOBRE ZOONOSES E MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO SANITÁRIA NO MEIO RURAL: NOÇÕES SOBRE ZOONOSES E MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Título, autores – ISSN 2176-9761

EDUCAÇÃO

SANITÁRIA

NO

MEIO

RURAL:

NOÇÕES

SOBRE

ZOONOSES E MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE

Phillipe Valdrighi1, Heloisa Pinto de Godoy Siqueira2, André Buzutti de Siqueira2, Samir Issa Samara3, Márcio Junio Lima Siconelli4, Maria da Gloria Buzinaro5.

1 Aluno de Graduação do Curso de Medicina Veterinária, Câmpus de Jaboticabal/Unesp – Bolsista Proex 2

Alunos do Curso de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Câmpus de Jaboticabal/Unesp 3

Docente da FCAV/Câmpus de Jaboticabal/Unesp 4

Aluno de Pós-Graduação Latto Sensu do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde, Medicina Veterinária e Saúde da FCAV/Câmpus de Jaboticabal/Unesp

5

Docente da FCAV/Câmpus de Jaboticabal/Unesp (orientadora) , email: glorinha@fcav.unesp.br Eixo 2: "Os Valores para Teorias e Práticas Vitais"

Resumo

Em 2010, iniciou-se um trabalho de conscientização dos produtores rurais que trabalham na atividade agropecuária da região nordeste do estado de São Paulo, sobre zoonoses e manejo sanitário de bovinos. Para tanto, foi confeccionada uma cartilha com informações sobre zoonoses e medidas empregadas na prevenção e controle como estratégia de orientação dos trabalhadores rurais. O objetivo é evitar infecções e preservar a saúde do homem do campo, de seus animais e dos produtos advindos da cadeia produtiva. O trabalho foi desenvolvido por meio de palestras, dias de campo e distribuição de material didático. Entre os anos de 2012 e 2014 foram distribuídas 1391 exemplares da cartilha a produtores de 25 municípios do estado de São Paulo. No ano de 2012, produtores do Escritório de Desenvolvimento Rural de Jaboticabal e Catanduva participaram do projeto. Em 2013 foram atendidos produtores dos municípios do Escritório de Desenvolvimento Rural de São José do Rio Preto. A atuação do médico veterinário no combate às zoonoses é relevante tanto sobre o ponto de vista da saúde pública quanto animal, promovendo um elo entre a área humana e animal e fortalecendo o seu papel na sociedade.

Palavras-Chave: Zoonoses, produtor rural, bovinos.

Abstract:

In 2010, it was set up a project of awareness of rural producers who work in agricultural activity in the northeast region of São Paulo State about zoonosis and sanitary management of cattle. Therefore, it was made a primer with information over zoonosis and employed measures on prevention and control as orientation strategy of rural workers. The objective is to avoid infections and preserve the producer’s and animal’s health and to guarantee the quality of the products which come from the productive chain. The project was developed with sessions of lectures, camp’s days and distribution of textbooks. Between 2012 and 2014, 1391 primer copies were distributed to producers of 25 cities from São Paulo State. In 2012, producers of the Rural Development Office from Jaboticabal and Catanduva took part in the project. In 2013, producers of the Rural Development Offices from Jaboticabal, Araraquara, Franca, Ribeirão Preto and Barretos were served. In 2014, 91 primers were delivered to producers of the Rural Development Office from São José do Rio Preto. The role of the veterinarian in combating the zoonosis is relevant both concerning public and animal’s health. It promotes a link between the human area and animal and straightens its role in society.

Keywords: Zoonosis, rural producer, cattle.

Introdução

As zoonoses representam uma importante ameaça para a saúde e o bem estar humano, sendo causa de consideráveis morbidade e mortalidade,

especialmente em crianças, idosos e trabalhadores da área pública e veterinária. As doenças de caráter zoonótico afetam além do animal, o criador e também a população consumidora (ACHA & SZYFRES, 2003; OPAS, 2001). A OMS define como zoonose infecção ou doença infecciosa,

(2)

naturalmente transmissível, dos animais vertebrados ao ser humano (GREEN & KREUTER, 1990). Desta forma, o médico veterinário assume grande responsabilidade por apresentar na sua formação conhecimento aprofundado sobre a área animal, tornando-o profissional capacitado para atuar no controle de doenças que passam dos animais para o ser humano e vice-versa e que comprometem a qualidade de vida das pessoas (KAHN, 2006). As populações que vivem no meio rural são as mais expostas ao risco de contrair zoonoses (BRASIL, 2005).

No Brasil, a carência de ações e programas de prevenção a doenças, aliado ao baixo investimento em instrução, orientação e capacitação profissional estão entre as grandes reclamações dos profissionais do campo. Assim, investir na qualidade de vida do homem do campo, levando conhecimentos básicos e conhecendo as suas carências e limitações podem ajudar a melhorar a qualidade de vida. O projeto de Extensão ID 80324 foi criado em 2010 com o objetivo de levar informações ao homem do campo sobre as principais zoonoses, para melhorar o seu conhecimento, e indiretamente evitar que contraiam doenças. Embora a mudança de comportamento ou de hábito não seja uma tarefa fácil de ser realizada, toda e qualquer iniciativa deve ser estimulada (GAZZINELLI et al., 2005).

Objetivos

No presente projeto foi desenvolvido um trabalho com a participação de alunos da graduação e pós-graduação para prestar orientação aos produtores e, ao mesmo tempo, conscientizar futuros profissionais da importância da veterinária na saúde pública, que de acordo com a Resolução n° 335 e Portaria n° 45 do Ministério da Educação e da Saúde, inclui essa classe profissional no Conselho Nacional de Saúde (CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE, 1999; BRASIL, 2008).

Material e Métodos

As principais atividades foram a confecção e distribuição de cartilhas e folders, palestra aos produtores rurais sobre zoonoses e medidas de prevenção e controle, dia de campo e distribuição de material didático, distribuição da cartilha aos graduandos em medicina veterinária e discussão em grupo.

Resultados e Discussão

Distribuição de material didático:

Em 2012, com o apoio da Proex, confeccionou-se uma cartilha com informações sobre as principais zoonoses e as medidas empregadas na prevenção e controle. Título – Educação no meio rural: Manejo sanitário de bezerros e noções das principais zoonoses (Figura n° 1, no Anexo 1).

No ano de 2013 (2a edição) e 2015 (3a edição) a cartilha foi atualizada. As principais zoonoses abordadas foram: Brucelose, Tuberculose, Teníase e Cisticercose, Leptospirose, Raiva, Hantavirose, Toxoplasmose e Febre Maculosa. Na 3a edição da cartilha (2015) foram acrescentados à edição anterior as zoonoses: Toxoplasmose e Febre Maculosa. Além de outras informações como: cuidados com a vaca gestante, cuidados com o bezerro ao nascer, definição de zoonose, outras doenças (diarreia, tristeza parasitária) e manejo de ordenha. No período de 2012 a 2014 foram impressos 1391 exemplares que foram entregues a produtores de 25 municípios do Estado de São Paulo. Na Tabela 1 (Figura n° 2, no Anexo 2) encontram-se relacionados o número de produtores e a localização dos Escritórios de Desenvolvimento Rural do Estado de São Paulo onde foi distribuído o material didático. Para distribuição da cartilha contamos com o apoio do Escritório de Defesa Animal (EDA) de Jaboticabal.

Aula de campo e distribuição da cartilha:

A cartilha foi entregue aos alunos do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, na Disciplina de Epidemiologia das Enfermidades Infecciosas da FCAV, durante aula prática na granja leiteira e serviu de material didático para discussão em grupo. Os

(3)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Título, autores – ISSN 2176-9761

veterinário o papel de agente de saúde informando e conscientizando os proprietários dos riscos que estão diariamente expostos (BRASIL, 2004; 2008). A fim de tornar-se um agente de saúde é necessário preparar o futuro profissional desde a graduação para ser inserido nas atividades realizadas nos diversos níveis desse segmento. Essa atividade é exercida pela Saúde Pública Veterinária, ou seja, aplicar o conhecimento profissional para proteção e promoção da saúde humana. Cabe, portanto, às universidades e aos docentes do Curso em Medicina Veterinária, desenvolverem esforços para apresentar aos alunos o papel do veterinário como agentes de saúde pública, informando e notificando as doenças e agravos. A cartilha produzida neste projeto serviu de base para o trabalho de campo realizado pelos alunos e prestou orientação a 1391 produtores do Estado de São Paulo, levando informações a uma parcela da população, que muitas vezes, não tem o reconhecimento e a valorização merecidos, mas tão importante para a economia do país.

Conclusões

O Projeto Proex ID nº 80324 apresentou aos acadêmicos participantes resultados satisfatórios pela experiência proporcionada do contato junto à comunidade rural, além de por em prática os conhecimentos e experiências adquiridos durante o curso. Com o desenvolvimento do projeto verificamos a importância de se abordar temas relevantes como enfermidades transmissíveis (zoonoses) e manejo sanitário no meio rural, informando o produtor sobre o modo de transmissão e, principalmente, como evitar o contágio para preservar a sua saúde e de seus familiares. O projeto trouxe oportunidades aos bolsistas e universitários e, destaca a importância da extensão universitária no ensino superior. E, finalmente ressaltamos que, por meio da extensão, a universidade realiza uma de suas funções abrindo suas portas em benefício da comunidade.

Agradecimentos

À Pós-Graduação em Medicina Veterinária da FCAV pelo recurso financeiro.

Aos pós-graduandos e ex-alunos do projeto Proex. ____________________

ACHA, P. M.; SZYFRES, B. Zoonosis y enfermedades transmisibles

comunes al hombre y a los animales. 3. ed. Washington, D.C.:

Organización Panamericana de la Salud, 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde.

Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. 4. ed. Brasília:

Ministério da Saúde, 2004. 332p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. 6. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2005. p.330-343.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Interministerial n. 45, de 12 de janeiro de 2007. Dispõe sobre a residência multiprofissional em saúde e a residência em área profissional da saúde e institui a comissão nacional de residência multiprofissional em saúde. Diário Oficial da

União, Brasília, DF, n.79, 25 abr. 2008. Seção 1, p.12.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução n. 287, de 18 de outubro de 1998. Resolve sobre a inclusão de categorias profissionais de saúde de nível superior para atuação no conselho nacional de saúde.

Diário Oficial da República Federativa do Brasil, DF, n. 86, 7 maio

1999. Seção 1, p.164.

GAZZINELLI, M.F.; GAZZINELLI, A.; REIS, D.C.R.; PENNA, C.M.M. Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, n.21, p.200-206, 2005.

GREEN, I.W.; KREUTER, L.W. Health promotion as a public health strategy for the 1990s. Annual Review Public Health, Pailo Alto, n.11, p. 319- 34, 1990.

KAHN, L. Confronting zoonoses, linking human and veterinary medicine. Emerging Infectious Diseases, Atlanta, v.12, n.4, p.556-561, 2006.

OPAS- ORGANIZACION PANAMERICANA DE LA SALUD.

Epidemiologia y control da la teniasis/cisticercosis em America Latina. Washington: OPS/OMS, 2001. 297p.

(4)

Anexo 1

Figura 1. Capa e sumário da terceira edição da cartilha 2015: Manejo sanitário no meio rural.

Anexo 2

Figura 2. Tabela 1. Número de produtores rurais e localização dos Escritórios de Desenvolvimento Rural da região Nordeste do Estado de São Paulo onde foi distribuído material didático, durante o período de 2012 a 2014.

Total

(5)

Referências

Documentos relacionados