• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Municipal de Loulé

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Municipal de Loulé"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

Biblioteca

Municipal

de Loulé

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-Projeto Internet Sénior

O Projecto Internet Sénior tem por objectivo possibilitar um primeiro contacto com o mundo dos computadores, sobretudo no que diz respeito à Internet. Decorre na Biblioteca-sede (Loulé), Pólo de Quarteira e Pólo de Salir.

Inscrição para maiores 55 anos.

Autores da semana

Semanalmente a Biblioteca-sede destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores no átrio da Biblioteca.

27 abr. a 02 maio. – Charles M. Schulz 04 a 09 maio. – Nadine Gordimer 11 a 16 maio. – Nuno Júdice 18 a 23 maio – Mia Couto 25 a 30 maio – José Régio

(3)

Hora do Conto

para Pais e Filhos

Dias 02, 16, 23 e 30- sábado - 15h30

Depois da audição de uma história iremos realizar uma actividade. Dia 02 – “Corre, corre cabacinha” de Alice Vieira

Dia 16 – “Ninhos” de Peppe Márquez

Dia 23 – “A menina gotinha de água” de Papiano Carlos Dia 30 – “Baralhando histórias” de Gianni Rodari

Exposição Olhares

04 a 30 de Maio

A HERA - Associação para a Valorização e Promoção do Património, entidade que organizou esta Exposição, dirigiu o seu olhar em direção ao património histórico arqueológico e arquitectónico da Região do Algarve, exprimindo o que viu, através da fotografia, da própria interpretação cultural, de cada pormenor deste mesmo património. Diferentes culturas e religiões hoje tão diluídas na sociedade algarvia, contam assim

diferentes histórias sobre a mesma terra, culminando numa interpretação multicultural do Algarve e do património local, incentivando a um diálogo sobre a multi culturalidade no passado, no presente e no futuro.

O resultado, é uma sugestiva exposição fotográfica, no qual os diferentes OLHARES se unem na diversidade!

A entrada é livre.

No âmbito do ciclo Livros Abertos, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe a apresentação do seu livro “Poética da Canção de Coimbra: Sua Especificidade e Autonomia no Contexto Histórico da Poesia Portuguesa” da autoria de Fernando Murta Rebelo e José Fernando Tavares, com apresentação de João Barros Madeira.

A Canção de Coimbra – a poética e o canto – como tradição académica que sempre tem revelado, ao longo dos tempos, elevada expressão estética de exaltante lirismo e musicalidade, contribui, também, como um bem cultural, ao lado do culto pela divulgação do Conhecimento e da Língua Portuguesa para a distinção da Universidade de Coimbra como Património Mundial da Humanidade.

Fernando Murta Rebelo nasceu em Loulé no ano de 1931. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Lisboa e diplomado em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Coimbra. Possui os cursos: Perito de Orientação Profissional: Curso de Especialista do Ensino Especial e Curso Superior de Relações Públicas. Exerceu actividade como Professor do Ensino Liceal e do Instituto Superior de Novas Profissões, Director do Colégio Reeducação Pedagógica e Assessor na área de formação profissional no Ministério do Trabalho. Tem ainda desenvolvido a actividade como conferencista e colaborador em diversos jornais e revistas.

José Fernando Tavares nasceu em Lisboa no ano de 1965. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas variante de Estudos Portugueses e diplomado em Ciências Pedagógicas, Mestre em Literatura Comparada, Doutorando em Estudos Literários – Literatura Portuguesa Clássica. Desempenha actividade como professor efectivo do Ensino Básico e Secundário desde 1990.

Esta sessão contará também com a actuação do grupo Ecos de Coimbra. Entrada livre

“Livros Abertos”

– Apresentação de

“Poética da Canção

de Coimbra”

(4)

- BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ -

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-Temática: As Cores

Pretende-se com esta actividade contribuir para o desenvolvimento da imaginação e criatividade dos alunos através da arte plástica e da escrita. Destinatários: Alunos do jardim-de-infância e do 1º Ciclo

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Histórias com Arte

Dias 05, 07, 12, 19, 21, 26 e 28

terças e quintas-feiras – 10h30 e 15h00

O Projeto LEIA – Leitura Assistida, visa a inclusão social, facilitando e promovendo a aplicação de ferramentas inclusoras orientadas para uma população em isolamento que não efectue leituras autónomas.

Dia 06- 11h00 – Associação Bem Estar aos Amigos de Querença /15h00 – ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil

Dia 08 - 11h00 – Existir de Loulé

Dia 13- 11h00 – Associação Social e Cultural da Tôr / 15h00 - ASMAL-UVAP – Unidade de Vida Apoiada de Almancil

Dia 15 - 10h30 -Santa-Casa da Misericórdia de Loulé / 14h30 – UNIR-Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve de Loulé Dia 20 - 11h00 – Associação Bem Estar aos Amigos de Querença /15h00 – ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil

Dia 22 - 11h00 – Existir de Loulé

Dia 27 - 11h00 – Associação Social e Cultural da Tôr / 15h00 - ASMAL-UVAP – Unidade de Vida Apoiada/Almancil

Dia 29 - 10h30 -Santa-Casa da Misericórdia de Loulé / 14h30 – UNIR-Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve de Loulé

Projecto LEIA

Temática: A família

Dias 20,22,27 e 29 - quartas e sextas–feiras - 10h30 e 15h00 Temática: Plantas

Através da leitura de várias obras, pretende-se proporcionar momento de lazer, partilha e interacção entre as crianças.

Destinatários: Alunos do jardim-de-infância e do 1º Ciclo Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Hora do Conto

Dias 06, 08, 13, 15

quartas e sextas–feiras – 10h30 e 15h00

O Clube de Leitura de Loulé tem como objetivos realizar leituras

partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, de autores de língua portuguesa em língua alemã. Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt.

Clube Leitura em Língua Alemã

Leserklub fuer

portugiesische

Literatur in deutscher

Sprache

(5)

O Projecto “Poesia ao fim do dia”, é uma actividade de promoção da poesia, da leitura poética, da interação entre o público, o leitor, o livro e a poesia.

Cada sexta-feira a Biblioteca receberá um convidado que lerá/declamará poesia à sua escolha.

08 maio - Gabriela Soares

15 maio - Carlos Levezinho e Susana Cruz 22 maio - Dulcelina Silva e Maria de Jesus Aço 29 maio - Júlio Sousa

Destinatários: Público em geral. Entrada livre

Projecto

Poesia ao fim do dia

Sextas-feiras - 18h00

Desde a primeira infância a criança encontra-se no seu melhor momento para desenvolver as suas capacidades, sendo a experiência musical, utilizada com conteúdos adequados, um dos métodos mais apropriados para que o bebé adquira um desenvolvimento equilibrado. É necessário o contacto do bebé com um universo de vivências que o estimulem. Observar, imitar, experimentar, constituem estímulos multi-sensoriais que contribuem para o seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 30 a 45 minutos. Formador: Ricardo Jorge

É necessário marcação prévia para grupos Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Música para

Bebés e Crianças

Crianças dos 3 aos 5 anos

Dia 09 - sábado - 10h30

História: “ Elmer e o Avô Eldo” de David McKee Entrada livre

Hora do Conto

Dia 09 – sábado – 15h30

No âmbito das comemorações das várias datas importantes que marcam a história de Portugal, a Biblioteca Municipal realiza um ciclo de ateliês temáticos direccionado para alunos do 1º ciclo.

A primeira temática deste ciclo será o Passado Local / Dia do Município. Destinatários: Alunos do 1º Ciclo

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Ciclo de Ateliês

Saber + a Ler

(6)

- BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ -

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-Pretende-se com esta iniciativa incentivar, desenvolver e valorizar o gosto pela leitura em família.

Porque os livros são fundamentais para desenvolver competências, estimular a imaginação, a criatividade e a sensibilidade, em cada sessão daremos oportunidade aos pequenos leitores de contarem e animarem uma história.

Sendo a família o principal educador, contamos com o apoio das famílias para auxiliar na maravilhosa viagem pelo imaginário dos livros.

Destinatários: Público em geral (dos 0 aos 100)

Estórias em Família –

Mãe, conta-me uma

história!

Dia 15 – sexta-feira - 21h0

No âmbito do ciclo Livros Abertos, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe a apresentação de “A Casa” da autoria de Carlos Luís Figueira apresentado por Manuel da Luz.

“A Casa” é um romance, situado entre 1968 e 1973, num momento de viragem política, que anuncia o fim do Regime e, nesse contexto, retrata uma história que tem como base as realidades, dificuldades e contradições em que se debatia um jovem quadro clandestino do PCP.

Carlos Luís Figueira nasceu em Campo Maior em Outubro de 1944. Aos 20 anos de idade sai do país clandestinamente rumo a Bruxelas, onde lhe foi reconhecido o estatuto de refugiado político. Durante a sua estadia em Bruxelas aderiu ao PCP. Estudou Ciências Políticas e Socias na Universidade Livre de Bruxelas e no Instituto de Ciências Sociais e Políticas de Moscovo. Regressou clandestinamente a Portugal, como quadro do PCP, em Agosto de 1968, e assim viveu até ao dia 25 de Abril de 1974. Foi membro do Comité Central e da Comissão Política do PCP até ao XVI Congresso. Em Setembro de 2002 foi expulso do partido e actualmente é membro da Renovação Comunista. Desempenha actividade como consultor de empresas, como cronista na imprensa regional e nacional e como director mensário Jornal do Baixo Guadiana.

A entrada é livre.

“Livros Abertos”

– Apresentação

de “A casa”

(7)

No âmbito do ciclo Livros Abertos, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe a apresentação de “Carnaval “Civilizado” de Loulé (1906-1976)”da autoria de Luísa Martins apresentado por Luís Guerreiro.

Carnaval “Civilizado” de Loulé (1906-1976) pretende apresentar pistas que ajudam na compreensão do fenómeno do Carnaval em si mesmo e, de modo mais localizado, do Carnaval “civilizado” de Loulé que surgiu oficialmente no ano de 1906, fruto da iniciativa de um grupo de louletanos.

Segue-se a descrição das Batalhas de Flores e o registo dos anos em que o corso carnavalesco não aconteceu, o relato de algumas das festas e dos bailes “do celeiro”, da movimentação das associações culturais e de profissionais, da participação dos sindicatos, da animação pelas bandas filarmónicas e tunas carnavalescas, da organização das comissões organizadoras.

Na segunda parte, apresentam-se fotografias e reprodução de materiais realizados durante a organização das festas, arrumados por décadas. Um livro que é um tributo à capacidade organizativa de uma comunidade, a louletana, até ao ano de 1976, quando a organização das Batalhas passou a ser da responsabilidade da autarquia.

Luísa Martins doutorou-se em História (estudos africanos e da presença portuguesa em África). Actualmente exerce funções de Coordenação da Equipa de Projecto de Intervenção Cultural e Promoção da Cidadania na Câmara Municipal de Loulé. É investigadora no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Coimbra. No âmbito da pós-graduação em História Regional e Local e dos mestrados em Alimentação – Fontes, Cultura e Sociedade e em História da Expansão e dos Descobrimentos, desenvolve investigação sobre património e história local portuguesa. Participa em Colóquios nacionais e internacionais nas áreas de formação académica, colabora com instituições universitárias e apresenta artigos em revistas e sites científicos. No âmbito de funções técnicas exercidas na Câmara Municipal desenvolve pesquisa sobre a história do concelho de Loulé.

A entrada é livre.

“Livros Abertos”

– Apresentação de

“Carnaval «Civilizado»

de Loulé (1906-1976)”

Dia 25 de maio - segunda-feira – 21h30

O ciclo Conversas de Graúdos sobre Miúdos pretende trazer ao diálogo, com moderação de especialistas nas várias áreas, assuntos tão diversos como a nutrição infantil, aleitamento materno, terapia da fala, literatura infantil, perturbações do sono, entre muitos outros.

Os bons hábitos de sono são fundamentais para o ajuste do ritmo circadiano do bebé, bem como para o aumento gradual da qualidade e duração dos períodos de sono. E, afinal, como podemos influenciar a aquisição de bons hábitos de sono desde o nascimento? Quais são as estratégias mais adequadas para desenvolver um sono adequado desde os primeiros tempos de vida? Qual é a importância do sono desde esta tenra idade? O que podemos esperar do sono de um recém-nascido? São tudo questões pertinentes que serão respondidas nesta apresentação porque dormir bem é bom e faz crescer!

Teresa Sousa nasceu em Faro, a 17 de Setembro de 1983, frequentou o Liceu João de Deus onde teve o primeiro contacto com a disciplina de psicologia, pela qual se apaixonou. Foi aluna do ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Lisboa), onde enveredou pela área clínica. Findo a sua licenciatura, realizou mestrado em Recursos Humanos em Madrid, tendo-se dedicado à área da formação desde então, a par da prática clínica em consulta. Desde 2011, ano que planeou ser mãe, se dedica ao estudo do sono dos bebés e das crianças, tendo realizado especialização nesta área em 2012, através do Curso “Sleep Training Course”, sobre Hábitos/Ritmos de Sono, através de MNT Training em Reading University - United Kingdom. Além desta formação, é formada em Aconselhamento Parental pelo ISPA e, de momento, está a frequentar a Pós-Graduação de Aperfeiçoamento em Ciências do Bebé e da Família pelo Instituto Brazelton e Gomes-Pedro, em Lisboa. Actualmente, desde 2013, é psicóloga no Hospital Particular do Algarve onde dá apoio aos diversos internamentos e desenvolve prática de consulta privada em psicologia clínica e a consulta de sono do bebé e da criança.

Confere-se certificado de participação. Entrada Livre.

Ciclo “Conversas de Graúdos sobre Miúdos”

“João Pestana, volta...

estás perdoado!

- como desenvolver

bons hábitos de sono

desde o nascimento”

pela Dra. Teresa Sousa

(8)

- BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ -

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-O Clube de Leitura de Loulé tem como objetivos realizar leituras

partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: A cidade de Ulisses de Teolinda Gersão Abertas as inscrições para maiores de 18 anos.

Clube de

Leitura de Loulé

Dia 27 - quarta-feira – 21h00

O “Clube de Leitura Júnior” pretende promover o livro e a leitura junto de jovens, criando hábitos de leitura autónoma e de utilização de todos os recursos que a Biblioteca Municipal disponibiliza. Pretende-se igualmente que os membros deste clube consigam exprimir opinião crítica sobre os livros lidos.

Livro em discussão: A viúva e o papagaio de Virginia Woolf Destinatários: Jovens entre os 9 e os 11 anos.

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Clube de

Leitura Júnior

Dia 30 – sábado - 10h00

Este é um serviço domiciliário de apoio à leitura para munícipes com limitações de mobilidade, permanentes ou temporárias.

A Biblioteca Municipal pretende que este seja um serviço que garanta às pessoas condicionadas por limitações de mobilidade, ainda que temporárias, um serviço de leitura pública adaptado às necessidades especiais dos seus utentes no que diz respeito ao acesso à informação e uso da documentação.

O BIBLIOCASA vai disponibilizar os seguintes recursos: empréstimo de livros, DVDs, VHS, CDs, jogos e CD-Roms, serviço de entrega e recolha de livros e outros documentos e serviço de informação à comunidade. Os utilizadores podem (autonomamente ou apoiados por funcionários da Biblioteca através da internet) consultar, nas suas casas, a base de dados da Biblioteca Municipal e selecionar os documentos que desejam para empréstimo.

Para aderir a este serviço os interessados deverão preencher e fazer chegar à Biblioteca Municipal (via email biblioteca@cm-loule.pt ou correio para Rua José Afonso-8100 Loulé) um inquérito para se poder proceder à avaliação e seleção dos leitores que o BIBLIOCASA integrará. Estes inquéritos estão disponíveis na Biblioteca ou nos seus Polos, através de email ou por telefone (289 400 850).

BIBLIOCASA

Serviço Domiciliário

de Apoio à Leitura

(9)

Pólo de

Quarteira

Semanalmente o Pólo de Quarteira destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores em evidência.

4 a 9 de maio – Umberto Eco

11 a 16 de maio – António Alçada Baptista 18 a 23 de maio – Meg Cabot

25 a 30 de maio – Francesco Alberoni

Autores da semana

“Quem dá um abraço ao Martim?, de David Melling Destinatários: Alunos do jardim-de-infância e do 1º ciclo Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Entrada livre.

Hora do Conto

Segundas, quartas e sextas-feiras

10h30 e 15h00

(10)

- PÓLO DE QUARTEIRA -

PÓLO DE QUARTEIRA

-“Carolina de Sousa Tendon nasceu no dia 21 de Junho de 1991 em Portimão. Desde o maravilhoso dia do seu nascimento, revelou ter uma forte personalidade e objectivos bem definidos. Foi uma criança alegre e muito responsável, uma aluna exemplar, um exemplo de vida, uma inspiração, um ser maravilhoso na sua integridade. Preservou essas características até ao momento da sua partida… aos 22 anos, no dia 10 de Fevereiro de 2014, em Évora, cidade onde era estudante universitária a concluir o último ano de Medicina Veterinária. Desde os três anos que revelava uma grande paixão pelos animais e pela dança. Aos 10 anos escreveu o primeiro texto que deixou todos aqueles que o leram surpreendidos.

Este livro apresenta os textos escritos por Carolina por ordem cronológica, onde se pode apreciar a evolução da escrita e uma personalidade

extraordinária.”

A obra é apresentada por Pedro Pinto. A entrada é livre

Livros Abertos

– Apresentação de

“De mim para mim”

Dia 08 - sexta-feira - 21h30

“A nova casa”, de Pilar Ramos Entrada livre

Conta-me um conto

Dia 18 – sábado - 16h00

Com este projecto as crianças têm oportunidade de passar uma noite no Pólo da Biblioteca e de usufruir de dramatizações, actividades de expressão plástica e jogos.

Vão ser desenvolvidas várias iniciativas a partir da leitura de histórias, tendo como objetivo a promoção da leitura e o desenvolvimento da criatividade e do espírito artístico, bem como proporcionar uma noite diferente no espaço do Pólo da Biblioteca.

A actividade vai decorrer entre as 20h30 do dia 23 de Maio e as 10h00 do dia 24 de Maio.

A inscrição é feita presencialmente, pelo Encarregado de Educação, com a apresentação dos documentos necessários (Cédula Pessoal ou B.I. ou Cartão de Cidadão da criança; B.I. ou Cartão de Cidadão do Encarregado de Educação e Preenchimento da Ficha de Inscrição).

Inscrições até ao dia 16 de Maio de 2015.

Em Pijama

na Biblioteca

(11)

Horários

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

Horário de inverno (de 15 de Setembro a 15 de junho)

Segunda-feira: 14h30 às 19h00 Terça a sexta: 9h30 às 19h00 Sábado: 10h00 às 17h30

Horário de Verão (de 16 de junho a 14 de setembro)

Segunda a sexta: 09h30 às 19h00

PóLO DE QUARTEIRA

Segunda e sábado: 13h00 às 19h00 Terça à sexta: 09h00 às 19h00

PóLO DE SALIR

Segunda a sexta: 09h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00

Contactos

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

Rua José Afonso 8100-592 Loulé Telefone: 289 400 850

PóLO DE QUARTEIRA

Largo do Mercado nº 3 – 8125 Quarteira Telefone: 289 400 846

PóLO DE SALIR

Rua José Viegas Gregório – Salir - 8100 Loulé Telefone: 289 489 194

E-mail: biblioteca@cm-loule.pt

O Clube de Leitura de Quarteira tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: “D. Casmurro” de Machado Assis Destinatários: Público em geral

Informações e inscrições: Pólo da Biblioteca em Quarteira Abertas as inscrições para maiores de 18 anos.

Clube de Leitura

de Quarteira

Referências

Documentos relacionados

Esta pesquisa pretende estimar a prevalência da infecção pelo Mtb entre os alunos do curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) nos diferentes semestres, comparando

Os debates em torno da natureza dos acontecimentos e dos fatos vinculados às unidades de educação infantil nas universidades, associados aos avanços da área da

Nesta seção se abordará sobre os destinos das exportações de Angola para outros países, identificar pelo menos cinco principais países ao qual são destinados o produto

Não sei qual é a sua situação hoje, mas creio que essa história foi registrada na Bíblia com um objetivo: que você saiba que, por mais que tudo indique que Jesus não está

Após a seleção das 6(seis) empresas indicadas para concorrerem à Premiação 2020 (lista prévia), A Amis realizará uma pesquisa, através de cédulas eletrônicas e, caso o

Porém, a internacionalização não deve ser vista apenas como uma oportunidade ou uma saída desesperada com o objetivo de aumentar as vendas em um determinado

Em decorrência do objetivo geral proposto pela pesquisa que é verificar o interesse dos acadêmicos formandos de educação física licenciatura UNESC 2012/2 em relação a capoeira

Finalmente, após analisar esses três pontos fundamentais para o questionamento da imparcialidade nas negociações "de paz" entre Israel/Palestina, é