• Nenhum resultado encontrado

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Acórdãos STJ

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça

Processo: 99B852

Nº Convencional: JSTJ00038024

Relator: NORONHA DE NASCIMENTO

Descritores: CONTRATO DE CONCESSÃO DENÚNCIA RESOLUÇÃO CONTRATO DE AGÊNCIA Nº do Documento: SJ199911180008522 Data do Acordão: 18-11-1999 Votação: UNANIMIDADE

Tribunal Recurso: T REL COIMBRA

Processo no Tribunal Recurso: 1076/98 Data: 16-03-1999 Texto Integral: S Privacidade: 1

Meio Processual: REVISTA.

Decisão: CONCEDIDA PARCIALMENTE A REVISTA.

Área Temática: DIR CIV - DIR OBG / DIR CONTRAT.

Legislação Nacional: CCIV66 ART432 ART437.

DL 178/86 DE 1986/07/03 ART29 ART30 N1 N2 ART32 N1.

Sumário : I - Ao contrato de concessão comercial é aplicável o regime legal consagrado para o contrato de agência ou representação comercial. II - A denúncia é uma declaração de vontade motivada por razões de oportunidade ou interesse do contraente e que não precisa de ser justificada.

III - A resolução é uma declaração de vontade motivada por

incumprimento ou alteração anormal da base negocial que atinge o equilíbrio das prestações.

IV - Esta diferente natureza justifica que a denúncia só produz os efeitos após o decurso de um prazo, a resolução produz efeitos imediatos e retroactivos.

V - Na denúncia a indemnização está conexionada com o não

cumprimento dos requisitos do pré-aviso; na resolução a inadequação está conexionada com a falta de motivo justificativo.

VI - A resolução sem justa causa do contrato de concessão comercial é fixada nos termos gerais.

Decisão Texto Integral: Acordam no Supremo Tribunal de Justiça:

"A" propôs acção com processo ordinário contra a Ré "B" pedindo a condenação desta a pagar-lhe a quantia de 21245541 escudos e o que se vier a liquidar em execução de sentença, tudo a título indemnizatório. Alega, em suma, que outorgou com a Ré um contrato de concessão comercial, em regime de exclusividade, que a Ré resolveu ilicitamente e que lhe provocou prejuízos do montante agora peticionado.

Contestou a Ré; e na sequência da tramitação processual normal foi proferida sentença que, julgando o pedido parcialmente procedente,

(2)

condenou a Ré a pagar à A. a quantia de 14881351 escudos e 50 centavos.

Inconformada, recorreu a Ré, tendo a apelação sido julgada

parcialmente procedente, condenando-se a final a Ré a pagar à A. a quantia de 9114370 escudos devendo, contudo, esta restituir àquela o material em stock avaliado em 3120085 escudos.

Recorre, agora, de revista a A. que conclui as suas alegações da forma seguinte:

1.) o fax de fls. 20 dos autos consubstancia uma resolução contratual pela Ré e não uma denúncia contratual como foi decidido pelo Tribunal da Relação;

2.) aliás, isso mesmo se vê do facto de, à data do fax, já ter sido nomeado outro concessionário para a zona de Setúbal, porquanto, estando estipulado o regime da exclusividade, era impensável uma denúncia contratual que pressupusesse a existência de dois

concessionários em simultâneo;

3.) daí que a indemnização pela resolução ilícita esteja sujeita às regras dos arts. 798 e 564 do C. Civil;

4.) os danos emergentes sofridos pelo A. ascendem a 9103272 escudos e 50 centavos; os lucros cessantes a 6364351 escudos; e a perda de

clientela deve ser fixada em 5000000 escudos.

Pede, assim, o provimento do recurso nos termos referidos. Contra-alegou a Ré defendendo a bondade da decisão.

Dá-se por reproduzida a matéria de facto constante do acórdão recorrido nos termos dos arts. 713 n. 6 e 726 do C.P.C.

1. Está basicamente em questão saber neste recurso se - face ao contrato outorgado entre as partes - a Ré o resolveu ou o denunciou e, na sequência disso mesmo, qual a indemnização a que o A. tem

eventualmente direito.

As partes concordam - e as instâncias chancelaram - que estamos perante um contrato de concessão comercial. Trata-se de contrato não tipificado legalmente mas ao qual é aplicável o regime legal consagrado para o contrato de agência ou representação comercial na versão primitiva consagrada no DL 178/86 de 03-07.

2. A sentença da 1ª instância considerou que a Ré resolveu o contrato ilicitamente (cf. em especial fls. 162 v. e segs) já que o fax de fls. 20 consubstancia uma vontade resolutiva; posteriormente, a Ré nas suas alegações de recurso não questionou minimamente esta qualificação jurídica, limitando-se tão-só a questionar o montante indemnizatório; e, por fim, o acórdão recorrido, aceitando embora estarmos em presença de uma resolução contratual (fls. 190 v.) equipara-a à denúncia efectivada sem pré-aviso quantificando a indemnização em função dos parâmetros desta última.

A resolução e a denúncia contratuais são figuras diferentes.

A denúncia corresponde à vontade negocial de um dos contraentes em fazer cessar o contrato ou para o termo do prazo estipulado quando há renovação automática, ou - se não houver prazo - para a data indicada pelo denunciante.

(3)

Trata-se, pois, de uma vontade motivada por razões de oportunidade ou interesse do contraente e que não precisa de ser justificada; a denúncia é, por isso, uma manifestação de vontade unilateral, receptícia, de extinção contratual.

Precisamente, porque este acto está na disponibilidade potestativa do denunciante é que a lei fixa um tempo de espera findo o qual os efeitos se produzem, como meio adequado de protecção da contra-parte pode, assim, preparar-se para o termo do contrato.

O pré-aviso no contrato de agência é disso exemplo; mas mesmo nas denúncias de negócios com prazo há um tempo de espera (por vezes "adicionado" a um prazo de pré-aviso) que possibilita ao outro contraente enfrentar a extinção contratual (cfr. o caso da locação). A resolução, ao invés, obedece a filosofia diferente.

A resolução ocorre nos contratos bilaterais quando uma das partes o não cumpre, justificando-se, assim, que a contraparte o rompa (art. 432 do C. Civil) ou quando há uma alteração anormal da base negocial que atinge o equilíbrio das prestações (art. 437 do C. Civil que traz uma nova visão da antiga teoria da imprevisão elaborada na sequência das profundas

mutações sócio-económicas ocorridas após a guerra de 1914-1918). A resolução é, por conseguinte, motivada, com efeitos imediatos e retroactivos e sem dependência ou observância de qualquer prazo contratual.

O diploma que regula a representação comercial (aplicável à concessão comercial como se disse e conforme o sublinham as decisões das

instâncias) corporiza esses dois factores de lei geral que legitimam a resolução do contrato: o n. 1 do art. 30 corresponde ao incumprimento culposo, o n. 2 é uma variante da alteração da base negocial que o art. 437 do C. Civil regula.

O caso dos autos enquadra-se numa evidente resolução contratual não motivada.

A Ré resolveu o contrato imputado à Autora um incumprimento culposo que, na sua óptica, justificava a declaração resolutiva; simplesmente provou-se que não houve incumprimento culposo da Autora, facto esse que veio tornar ilícita a resolução contratual operada pela Ré.

É certo que este tinha à sua disposição um outro meio de extinguir o negócio: a denúncia com pré-aviso. Mas não foi esse o caminho por si escolhido: a Ré optou por um instituto jurídico diferente que, afinal, não tinha factos concretos que o legitimassem.

3. A denúncia do contrato de agência não dá em regra direito a indemnização porque, consoante se viu, trata-se de facto lícito. Aliás, neste tipo contratual a denúncia pressupõe a existência de um negócio sem prazo já que, havendo prazo, o decurso deste faz eclodir outro factor de extinção contratual (a caducidade).

Na denúncia, a existência de direito indemnizatório da contraparte está indexada ao não cumprimento dos requisitos do pré-aviso (art. 29). Ou seja, na denúncia não se indemniza porque o denunciante quis fazer cessar o contrato, mas tão-só porque não pré-avisou a contraparte a tempo.

(4)

tempo.

Daí que os danos indemnizáveis estejam correlacionados com a ilicitude do pré-aviso e não com a denúncia em si.

Na resolução, a fixação do direito indemnizatório faz-se de modo diverso. Se o contraente resolve o contrato motivadamente porque a outra parte o incumpriu, tem direito à indemnização "nos termos gerais pelos danos resultantes do não cumprimento" (art. 32 n. 1); se a resolução advém da alteração da base negocial, a indemnização computa-se segundo regras de equidade.

Mas o que aconteceu no caso vertente foi algo de diferente.

A Ré resolveu o contrato sem motivo, praticando com isso um ilícito civil que atingiu a posição contratual da outra parte (a Autora).

Daí que a Autora tenha direito a ser indemnizada pelos danos sofridos na sequência de uma resolução contratual não motivada e, por isso, ilícita. Esta indemnização terá que ser fixada nos moldes gerais porquanto a ela não se refere, em termos literais, o citado art. 32. Repare-se, na

verdade, que esta norma fixa a moldura de direitos do contraente que resolve motivadamente o contrato porque a outra parte o incumpriu e que, nessa medida, tem direito ainda a ser indemnizado; o que temos neste caso, é a situação inversa do contraente contra quem foi dirigida uma resolução contratual sem motivo e que, nessa conformidade, tem direito a ser indemnizado pelos danos advenientes de uma resolução sem justa causa.

Quais são, pois, os danos a ressarcir de entre aqueles que a Autora peticiona?

Desde logo, há que atender à indemnização de clientela.

Consoante se afirma no acórdão recorrido, a norma relativa aos

contratos de agência que prevê este género de indemnização é aplicável de igual modo à concessão comercial. O montante fixado naquele

acórdão quanto a ela está equitativamente ajustado.

Os danos emergentes devem também ser quantificados nos termos constantes daquele acórdão.

Na verdade, exceptuados os bens em stock que a A. já não pode vender por força da natureza do contrato em causa e da exclusividade aí

estipulada, as restantes despesas apuradas e feitas pela A. estão incluídas nos custos de produção ponderados quando se trata de saber qual o lucro anual obtido pela A.

Daí que os danos emergentes ressarcíveis ascendam apenas a 3357085 escudos.

Por último temos os lucros cessantes.

E estes não podem ser contabilizados a partir de uma denúncia sem pré-aviso mas sim a partir de uma resolução ilícita porque feita sem

motivação legítima.

O contrato de concessão foi outorgado sem limite temporal e á data da sua resolução vigorava havia três anos. Os lucros anuais auferidos em média pela A. ascendiam, por sua vez, a 909193 escudos.

Nada permite concluir que aquele contrato iria perdurar 10 anos; mas é previsível que perdurasse, em condições normais, o dobro do que perdurou, isto é, 6 anos.

(5)

Assim sendo, os danos futuros são ressarcíveis nos termos exactos do art. 564 n. 2 do C. Civil o que equivale a dizer que, neste particular, os prejuízos da Autora ascendem a 2727579 escudos.

Temos por conseguinte que os danos totais a indemnizar à Autora atingem 11084664 escudos devendo, porém, aquela restituiu à Ré o material em stock.

Termos em que se concede parcialmente a revista, alterando-se o acórdão recorrido, e condenando-se a Ré a pagar à A., a título

indemnizatório, a quantia de 11084664 escudos, embora a Autora deva restituir à Ré o material em stock avaliado em 3120085 escudos. Custas pelas partes na proporção em que ficaram vencidas. Lisboa, 18 de Novembro de 1999.

Noronha Nascimento, Ferreira de Almeida, Moura Cruz.

Referências

Documentos relacionados

(v) Preparar os alunos para utilizarem as ferramentas informáticas disponíveis nos Sistemas de Gestão de Bases de Dados de modelo relacional, ou.. SGBDr, para prototipificação

1955, pp.. Seguindo essa linha de pensamento, Angelo S ATURNO define o direito em questão – que é o mais novo integrante das situações de proteção da pessoa humana – como

Numa proposta dessa qualidade, o benefício poderá ser visto e medido em todos os âmbitos: através dos resultados da pesquisa, antes e depois da intervenção; através da

Nos últimos dois anos o preço da celulose exportada pelo Brasil aumentou cerca de 40%, mas a quantidade exportada não caiu, tendo, na verdade, aumentado em 12%

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

Apesar de abusiva, tornou-se habitual a prática pelas companhias de seguro de fixar uma cláusula que as exonerava do pagamento do seguro em caso de suicídio involuntário do

Posologia para pacientes que iniciaram tratamento com azitromicina injetável - Substituição do tratamento intravenoso (na veia) pelo tratamento oral: a dose recomendada de