• Nenhum resultado encontrado

3. (Fuvest) Observe o mapa a seguir.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3. (Fuvest) Observe o mapa a seguir."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1. (Unicamp)

a) Apresente dois fatores explicativos para a difusão das zonas francas no mundo contemporâneo.

b) Mencione a principal Zona Franca existente no Brasil e aponte uma intenção do Estado brasileiro ao implantá-la como instrumento de uma política territorial.

2. (Unicamp)

As figuras acima ilustram a importância do sistema internacional de circulação. As longas distâncias a serem vencidas representam altos custos, calculados em função do tempo de deslocamento. Por isso foram construídos dois importantes canais de comunicação interoceânicos, hoje já centenários. São eles o Canal de Suez e o Canal do Panamá, que completou cem anos em agosto.

a) Associe corretamente cada figura ao respectivo Canal mencionado no texto, e apresente, com base nas figuras, características da paisagem que permitem identificar a localização correta de cada Canal.

b) Até 1999, quando a administração do Canal Panamá foi entregue ao Governo do Panamá, o Canal esteve sob controle de outro país. Qual é esse país e qual foi seu interesse no controle do Canal?

REVISÃO R 4

(2)

3. (Fuvest) Observe o mapa a seguir.

a) Aponte, sobre a região ártica, um interesse geoeconômico, indicando três países nele envolvidos.

b) Explique a ocorrência de um impacto ambiental relacionado a uma importante atividade econômica desenvolvida nessa região.

4. (Fuvest) Observe o mapa.

Com base no mapa e em seus conhecimentos sobre os EUA,

a) aponte duas razões da importância geopolítica desse país, na atualidade, considerando sua localização e dimensão territorial; b) explique a importância econômica, para esse país, da região circundada no mapa, considerando os recursos naturais e os aspectos

humanos.

(3)

TAREFA

1. (Unicamp) Para compreender as características geomorfológicas de um terreno, é necessário entender a influência dos agentes internos ou endógenos, que definem a estrutura e geram as formas do relevo, e dos agentes externos ou exógenos, que modelam as feições do relevo. O modelamento das feições do relevo é realizado pelos processos de

intemperismo físico e químico.

a) Aponte a ação de quatro fenômenos naturais responsáveis pela alteração do relevo de determinada área: dois que

correspondem aos agentes internos e dois que correspondem aos agentes externos.

b) Explique o que são os processos de intemperismo físico e químico.

2. (Unicamp)

Segundo dados da ONU (2013), em 2011, 51% da população mundial (3.6 bilhões) passou a viver em áreas urbanas, em contraste com pouco mais de um terço registrado em 1972. Essa mudança tem implicado grandes metamorfoses do espaço habitado, levando à formação de megacidades (aglomerados urbanos com mais de 10 milhões de habitantes) em todos os continentes.

a) Indique os fatores que impulsionam a urbanização mundial, levando à formação de megacidades nos países menos desenvolvidos.

b) Aponte, ao menos, três problemas relacionados à dinâmica do espaço urbano das megacidades em países menos

desenvolvidos.

3. (Unicamp)

Criada em 2010, no início da crise financeira grega, a Troika (composta pelo Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) tem sido a principal protagonista dos planos de resgate de países europeus em crise. Contudo, as medidas de austeridade impostas a esses países têm promovido

mais desigualdades sociais e, contrariamente ao desejado, têm aumentado o desemprego.

a) Indique duas medidas de austeridade impostas pela Troika aos países em crise da Zona do Euro.

b) Além do desemprego, indique duas consequências sociais provocadas pela recessão econômica em que se encontram esses países europeus.

4. (Fuvest) Analise os dados de população e o PNB (Produto Nacional Bruto) da União Europeia e da Índia, apresentados abaixo.

Com base nessas informações e em seus conhecimentos, a) discuta a relação população/PNB na União Europeia e na Índia

e compare as implicações sociais passíveis de serem inferidas dessas informações;

b) identifique um país asiático insular no qual a proporção entre população e PNB seja semelhante à da União Europeia. Analise a atual inserção desse país no cenário econômico mundial.

5. (Unicamp) “Sabe-se que existe, em toda crise, a emersão de processos que antes permaneciam ocultos por controles institucionais. Algumas identidades sociais não se afirmavam no espaço público quando formas de identificação, mais facilmente aceitas, ocupavam a cena política. A crise, ao destruir certezas, pode encadear outras práticas, possibilitando que identidades antes secundárias orientem a defesa de bandeiras de luta aparentemente ultrapassadas ou, até mesmo, mortas.

Exemplificam esta possibilidade os movimentos negro e indígena, na América Latina, e os contextos sociais em que se trava, hoje, a luta em torno do trabalho, envolvendo os desafios da economia popular”.

a) A luta dos movimentos indígenas na América Latina resultou, em boa medida, em avanços políticos significativos. Que contexto social permitiu a eleição do Presidente Evo Morales na Bolívia?

b) Que contexto econômico-social Latino-americano atual tem movido lutas em torno da constituição de economias populares, mais solidárias e menos excludentes?

6. (Fuvest) A Coreia do Sul e a Coreia do Norte têm populações com a mesma composição étnica, mas modelos políticos e econômicos contrastantes.

Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, a) descreva o processo de divisão política que levou à formação

desses dois países situados na península da Coreia, caracterizando seus respectivos regimes políticos; b) explique qual é a posição de cada um desses países em

relação à questão nuclear atual;

c) explique a situação atual de cada um desses dois países, no contexto das exportações mundiais. Justifique com exemplos.

(4)

7. (Fuvest) No mapa estão assinaladas importantes áreas de conflito envolvendo países da América do Sul.

Com base no mapa e em seus conhecimentos,

a) identifique e explique o principal tipo de conflito existente nas duas regiões assinaladas com a letra A;

b) identifique e explique o principal tipo de conflito existente nas duas regiões assinaladas com a letra B.

8. (Unicamp) As marés são movimentos periódicos de elevação e abaixamento dos oceanos e mares provocados pela ação

gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra. A figura abaixo representa os momentos de ocorrência de marés de sizígia e de marés de quadratura. Observe a figura e responda às questões.

a) Em que condições ocorrem marés de sizígia e marés de quadratura, e que consequências essas condições têm para a amplitude de marés?

b) Indique duas formas geomorfológicas que podem ser influenciadas pelas marés nas zonas costeiras.

9. (Fuvest) Entre as características que distinguem a água do mar das águas dos rios continentais, destaca-se a alta concentração de sal. Pensando-se na escala planetária, essa concentração não é, todavia, a mesma em todos os lugares e varia conforme se pode ver no planisfério abaixo.

Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre as zonas climáticas, a precipitação atmosférica e a hidrografia do planeta,

a) explique um fator natural responsável pela menor concentração de sal das águas oceânicas nas proximidades dos polos; b) identifique e explique uma causa da diminuição da salinidade

das águas oceânicas em direção ao continente africano na área assinalada.

10. (Fuvest) Os centros de inovação tecnológica são exemplos de transformações espaciais originados da chamada Terceira Revolução Industrial.

Com base no mapa e em seus conhecimentos,

a) aponte duas características da Terceira Revolução Industrial que favoreceram o aparecimento dos centros de inovação tecnológica. Explique.

b) identifique e caracterize o conjunto de centros de inovação tecnológica destacado na porção sudoeste dos Estados Unidos.

11. (Fuvest) A agência de proteção ambiental dos Estados Unidos, “EPA”, estima que 30 a 40 milhões de computadores pessoais são descartados anualmente no mundo. O programa ambiental das Nações Unidas, “UNEP”, calcula em 50 milhões de toneladas anuais a produção mundial de lixo eletrônico, “e-waste”. Os maiores produtores desse tipo de dejetos são os Estados Unidos, a Europa e o Japão, os quais reciclam cerca de 30% deles, sendo o restante exportado principalmente para a China, países da África, Índia e Paquistão.

National Geographic – High-Tech Trash, 2008. Adaptado. a) Aponte um motivo pelo qual os países desenvolvidos exportam

parte de seu lixo eletrônico. Explique.

b) Indique um motivo pelo qual países pobres, ou em

desenvolvimento, aceitam receber o lixo eletrônico proveniente de países exportadores desse lixo. Explique.

GABARITO NO PORTAL DO SINGULAR www.singular.com.br

(5)

GABARITOS

AULA

Resposta da questão 1:

a) Entre os fatores que explicam a difusão de zonas francas no mundo estão: a expansão das empresas transnacionais e a política de industrialização de países emergentes que oferece atrativos para empresas como incentivos fiscais, mão de obra barata, mercado consumidor, infraestrutura e facilidades para exportação. Um dos exemplos são as ZEEs (Zonas

Econômicas Especiais) da China.

b) No Brasil, destaca-se a Zona Franca de Manaus situada no estado do Amazonas. Trata-se de um polo industrial estimulado pelo Estado brasileiro através da SUFRAMA (Superintendência para o Desenvolvimento da Zona Franca de Manaus), criada em 1967 durante o regime militar. A intenção era promover a industrialização na Amazônia como forma de reduzir os desequilíbrios regionais. O método foi a implantação dos incentivos fiscais, isto é, isenção temporária ou redução de impostos para empresas privadas. Assim, houve a expansão de indústrias de eletrônicos com geração de empregos em Manaus. Resposta da questão 2:

a) A figura 1 representa do Canal do Panamá localizado no Panamá, América Central continental. O canal foi construído numa área com domínio de floresta equatorial latifoliada e perenefólia como pode ser observado na fotografia. Parte do canal foi construído em área com topografia planáltica com maiores declividades. A figura 2 corresponde ao Canal de Suez localizado no Egito, limítrofe entre a África e Ásia (Oriente Médio). O canal foi construído numa região de clima árido com deserto arenoso como pode ser observado na fotografia. b) O canal foi construído pelos Estados Unidos que estimularam a independência do Panamá em relação à Colômbia em 1903. A construção foi completada em 1913 e os Estados Unidos administraram a Zona do Canal do Panamá (canal e entorno) até 1999. O canal é estratégico para os Estados Unidos, uma vez que facilita o transporte de mercadorias entre as costas leste e oeste do país, além do intercâmbio comercial com a Ásia, Oceania e parte da América Latina, áreas banhadas pelo Oceano Pacífico. Resposta da questão 3:

a) Na região ártica, um dos interesses econômicos mais importantes são as reservas de petróleo e gás natural existentes em bacias sedimentares recobertas pelo oceano glacial ártico. Também são importantes as rotas de navegação que conectam o oceano glacial ao Pacífico e Atlântico. Países como Rússia, Canadá e Estados Unidos apresentam

divergências territoriais na região do ártico. Outros países envolvidos são Noruega e Dinamarca (que controla a Groenlândia).

b) A exploração de petróleo, gás natural e recursos minerais produz impactos ambientais na região ártica que afetam os ecossistemas terrestres (tundra) e marinho. Outros impactos importantes são a caça predatória e o aquecimento global que coloca em risco várias espécies devido ao encolhimento das geleiras e da banquisa (camada de gelo sobre o mar). Resposta da questão 4:

a) Os Estados Unidos são a principal potência mundial. Apresenta a 4ª área territorial do mundo, rica em recursos naturais (petróleo, gás natural, gás de xisto, metais etc). Trata-se do 3º país mais populoso e grande mercado consumidor com alto poder aquisitivo. O país é a maior economia do mundo (com PIB avaliado em dólares), industrializado, além de ser potência tecnológica. O país é muito influente em todos os fóruns internacionais (ONU, FMI, Banco Mundial, OMC, etc.).

Também é a principal potência militar, representando cerca de 50% dos gastos militares do planeta e com capacidade de executar intervenções militares em outros países.

b) A região circundada é o Nordeste (cinturão dos manufaturados). É uma região com grande concentração populacional e urbana, a exemplo da megalópole Boswash (Boston, Nova York, Filadélfia até Washington). Apresenta grande concentração industrial desde o século XIX, importantes

instituições de pesquisa, mão de obra qualificada e mercado consumidor. Diversos recursos naturais estimularam a

industrialização da região, a exemplo do ferro, do carvão (região dos Apalaches) e dos recursos hídricos (transporte e geração de energia).

PORTAL

Resposta da questão 1:

a) Os agentes internos ou endógenos são o vulcanismo e o tectonismo. Existem movimentos relativamente “rápidos” na alteração do relevo, a exemplo do vulcanismo e dos

terremotos. Também ocorrem movimentos mais “lentos” como a orogênese (formação de cadeias de montanhas por

dobramentos) e a epirogênese (soerguimento da placa tectônica) - que modelam gradualmente o relevo da Terra. Já os agentes externos ou exógenos são comandados pela dinâmica climática, são exemplos a erosão pluvial (provocada pelo impacto da água da chuva na superfície) e a erosão eólica (provocada pelo vento).

b) O intemperismo físico é a desagregação da rocha provocada pela variação de temperatura (dilatação e contração) que leva a sua fragmentação. Esse tipo de intemperismo é mais intenso em regiões submetidas aos climas árido e semiárido com maior amplitude térmica. Já no intemperismo químico, ocorre a quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha, levando a formação de outras substâncias. A intensidade deste

intemperismo é maior nas áreas com maior temperatura e pluviosidade, a exemplo dos climas tropical e equatorial. Resposta da questão 2:

a) Entre os fatores que impulsionam a urbanização mundial, pode-se destacar o êxodo rural, impulsionado pela

mecanização agrícola e concentração fundiária. Além disso, em várias áreas do espaço mundial, inclusive nos países subdesenvolvidos, o espaço urbano é visto como o local do progresso, devido à infraestrutura disponibilizada (escolas, hospitais, trabalho, entre outros), o que redunda em maior atração sobre as pessoas advindas do meio rural. O processo de industrialização e expansão do setor terciário também induziu a urbanização devido à geração de empregos.

b) Entre os problemas relacionados à dinâmica do espaço urbano das megacidades (regiões metropolitanas com mais de 10 milhões de habitantes), pode-se apontar a insuficiência de saneamento básico (água potável, coleta de lixo e rede de esgotos), o aumento da violência urbana e problemas ambientais (poluição da água e do ar, ilhas de calor, enchentes, entre outros). Resposta da questão 3:

a) Entre as medidas de austeridade impostas pela União Europeia e FMI aos países em crise da Zona do Euro

(Portugal, Irlanda, Itália, Grécia, Espanha e Chipre), destacam-se: ajuste fiscal (adequação dos gastos públicos à arrecadação com aumento de carga tributária), reforma na previdência (aumento de idade para se aposentar), reforma no setor bancário, congelamento ou redução de salários, demissão de funcionários públicos e diminuição de investimentos sociais. b) Entre as consequências sociais provocadas pela recessão

econômica estão:

- aumento significativo do número de imigrantes dos países em crise como a Grécia em direção aos países em melhor situação econômica da União Europeia e até países emergentes;

(6)

- crescimento da xenofobia (aversão aos estrangeiros e

intolerância étnica e religiosa) em vários países contra imigrantes de nações subdesenvolvidas.

Resposta da questão 4:

a) A União Europeia apresenta um grande PNB (Produto Nacional Bruto) e uma população menor, fazendo com que tenha elevada renda per capita. A maior renda por habitante permite maiores investimentos em saúde e educação, fazendo com que muitos países do bloco tenham IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito elevado, apesar da recente crise financeira. A Índia apresenta uma população muito maior do que seu PNB, portanto, a renda per capita indiana é bem menor que a europeia. A Índia tem apresentado um alto crescimento econômico dos últimos anos, fator que tornou o país uma potência emergente integrante do grupo BRICS. Mesmo assim, a renda per capita é média, bastante inferior à dos países desenvolvidos. A menor renda per capita limita os investimentos nos setores sociais, fazendo com que o país tenha muitos problemas nos setores de saúde e educação, a exemplo da alta taxa de analfabetismo.

b) O Japão é um país insular (arquipelago) desenvolvido e com IDH muito elevado. O país apresenta elevado PNB em relação à população, portanto apresenta alta renda per capita. O Japão é a terceira maior economia do mundo, sendo grande exportador de produtos de alto valor agregado quanto à tecnologia empregada. Destacam-se as máquinas e equipamentos industriais, navios, automóveis, eletrônicos e computadores.

Resposta da questão 5:

a) Desde a colonização, a Bolívia foi governada por uma elite descendente da minoria branca, principalmente de

ascendência espanhola. O país tornou-se exportador de commodities minerais e agrícolas, a exemplo do estanho, do gás natural e da soja. Também foi caracterizado pela corrupção, desigualdade social e exclusão de importantes parcelas da população, principalmente as de origem indígena, que configura a maioria da população. Na década de 1990, com a implantação do neoliberalismo, a situação social não melhorou na Bolívia. Assim, nos anos 2000, houve um grande crescimento dos movimentos sociais de base indígena, permitindo a vitória de Evo Morales, líder cocaleiro e primeiro presidente de origem indígena do país. Morales implantou um governo de esquerda, nacionalista e populista. Entre as medidas, a nacionalização da exploração de gás natural e petróleo, prejudicando os interesses de transnacionais, inclusive da brasileira Petrobras. As estatizações também atingiram empresas de distribuição de energia. Também houve a instauração de programas sociais que permitiram maior distribuição de renda, porém aconteceu grande resistência de setores das classes média e alta, inclusive da região de Santa Cruz, a mais rica do país e onde se realiza a exploração de gás.

b) A ineficácia das políticas neoliberais e a concentração de renda na década de 1990 levaram ao crescimento de movimentos populares e dos partidos de esquerda e extrema esquerda na América do Sul a partir da década de 2000. Em países como Venezuela, Equador e Bolívia, predominaram governos de extrema esquerda inspirados no chavismo venezuelano. Houve expressivo avanço nos investimentos sociais em setores como saúde e educação. Porém, com alguns problemas como corrupção, tendência autoritária, pouco diálogo com grupos opositores radicalizados, relação tensa com os meios de comunicação e problemas econômicos.

Resposta da questão 6:

a) A divisão da península coreana aconteceu no contexto da Guerra Fria (ordem bipolar) durante a Guerra da Coreia (1950-1953). O norte foi apoiado pela União Soviética e China, enquanto o sul foi apoiado pelos Estados Unidos. O resultado foi a divisão da nação em dois Estados com orientação política e econômica diferentes. A Coreia do Norte (República

Democrática da Coreia) com regime socialista autoritário de partido único. E a Coreia do Sul (República da Coreia) com regime capitalista e com democracia pluripartidária na

atualidade.

b) A Coreia do Norte apresenta um programa nuclear com finalidade bélica e elevado gasto militar per capita, realizou testes nucleares subterrâneos (2006, 2009 e 2013) e abandonou o TNP (Programa de Não Proliferação Nuclear). Este quadro tem gerado tensão com seus adversários

geopolíticos: Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. A Coreia do Sul é contrária às investidas nucleares do norte, não apresenta armas nucleares, mas é aliada estratégica dos Estados Unidos, país detentor de armamento atômico. c) A Coreia do Norte é um país subdesenvolvido, embora tenha zonas industriais e alguns recursos minerais. A agricultura é pouco produtiva e o país frequentemente depende de ajuda externa para alimentar sua população. Portanto, as exportações norte-coreanas são muito modestas. A Coreia do Sul, país com alta renda per capita e acentuada penetração da internet, é um dos Tigres Asiáticos, sendo uma potência emergente do ponto de vista econômico e grande exportador de produtos industrializados de médio e alto valor agregado: máquinas industriais, eletrônicos, computadores, automóveis e navios.

Resposta da questão 7:

a) Os conflitos representados nas áreas de fronteiras Brasil-Paraguai e Peru-Bolívia-Brasil estão associados à questão agrária envolvendo produtores brasileiros e nativos. b) Os conflitos representados na Bolívia e na fronteira Brasil-Paraguai referem-se à questão energética envolvendo

respectivamente a nacionalização de hidrocarbonetos e a revisão do tratado de energia de Itaipu.

Resposta da questão 8:

a) As marés de sizígia ocorrem quando ocorre um alinhamento entre a Terra, o Sol e a Lua, fazendo com que aconteça maior capacidade de atração e marés com maior amplitude. As marés de quadratura ocorrem quando a Lua não está alinhada com o Sol e a Terra; assim, as marés apresentam menor amplitude.

b) Nas planícies litorâneas, as marés muito importantes como agente de sedimentação e de transporte de material mineral e orgânico que resulta na formação das praias e das restingas. As marés com maior amplitude também podem provocar erosão marinha que contribuem para a esculpimento de falésias. Resposta da questão 9:

a) A menor concentração de sais se dá pela solubilidade da água decorrente do degelo e em razão da menor temperatura do oceano, ocorre menor índice de evaporação.

b) O continente africano cuja área de menor salinidade está em região equatorial, caracteriza-se por forte pluviosidade, resultando em maior solubilidade da água.

Resposta da questão 10:

a) A criação dos centros de inovação tecnológica ou tecnopolos foi favorecida pela Revolução tecno-científica ou Terceira Revolução Industrial em razão de seu processo exigir maior qualificação de mão de obra; estabelecer avanços na criação de infovias ou redes imateriais e dessa maneira, consolidar a integração espacial; promover a tecnologia como base do sistema de produção econômica.

b) O tecnopolo identificado no sudoeste dos Estados Unidos é o Vale do Silício, área que agrega indústrias high-tech,

particularmente de microeletrônica e informação, com centros de pesquisas, laboratórios e universidades.

Resposta da questão 11:

a) A legislação ambiental e sua fiscalização nos países desenvolvidos tem maior rigor. A transferência do lixo

eletrônico para os subdesenvolvidos sob o pretexto de doações ou parcerias alivia a tarefa do descarte para as empresas responsáveis. Com a aceleração dos ciclos tecnológicos, ocorre maior obsoletismo dos produtos, aumentando exponencialmente o volume do descarte.

b) Os países receptores do e-waste, cuja característica é o subdesenvolvimento em maior ou menor grau, o utilizam para o processo de desmontagem e reaproveitamento dos materiais,

(7)

processo associado à contaminação e elevados níveis de toxicidade comprometendo o meio ambiente e a saúde da população perante legislações ambientais flexíveis e menos exigentes. São também associados a programas de doações ou parcerias para inclusão digital.

Referências

Documentos relacionados

Utilize apenas os componentes (adaptador do frasco para injetáveis, seringa pré-cheia contendo o solvente e dispositivo de venopunctura) fornecidos com cada embalagem

Levando em consideração os debates acadêmicos acerca da economia de Minas Gerais fomentados na historiografia brasileira ao longo dos últimos trinta anos e que

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

de corrente e da tensão em cada elemento do circuito com a tensão aplicada, para todos os tipos de circuitos estudados: RL, RC, LC e RLC em série e em paralelo, identificando

Vygotsky (1994) aponta a importância da relação e da interação com outras pessoas para gerar aprendizagem e desenvolvimento. 39) “o paradigma da aprendizagem

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

02 Maria Aparecida da Silva Lima 73,33 Cadastro de reserva 03 Wesley de Souza Ribeiro 55,50 Cadastro de