• Nenhum resultado encontrado

NUTRICOMPLEX PLUS (14 CAO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NUTRICOMPLEX PLUS (14 CAO)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

SECÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA MISTURA E DA SOCIEDADE/EMPRESA

1.1. Identificador do produto:

Designação Comercial: NUTRICOMPLEX PLUS 14-7-14 (14 CAO)

Adubo NPK (Ca) de mistura 14-7-14 (14) com micronutrientes

1.2. Utilizações relevantes do produto: Uso agrícola (uso profissional) - Fertilizante (Adubo CE) 1.3. Identificação do fornecedor:

SAPEC Agro, S.A.

Endereço: Av. do Rio Tejo, Herdade das Praias 2910-440 Setúbal

Telefone: 265 710 100 Fax: 265 710 105

E Mail: agroseguranca@agro.sapec.pt 1.4. Número de telefone de emergência:

SECÇÃO 2. IDENTIFICAÇÃO DOS PERIGOS

2.1 Classificação da mistura:

De acordo com os critérios do Regulamento (CE) n.º 1272/2008: Ox. Sol. 3: H272; Acute Tox. 4 /Oral): H302; Eye Dam. 1: H318

Efeitos adversos decorrentes das propriedades físico-químicas: Pode agravar incêndios; comburente.

Efeitos adversos para a saúde humana: Provoca lesões oculares graves; Nocivo por ingestão . Efeitos ambientais: Não aplicável.

2.2 Elementos do rótulo:

De acordo com o disposto no Regulamento (CE) n.º 1272/2008: Pictogramas de

perigo:

Palavra-sinal: Perigo

Advertências de perigo

H272 - Pode agravar incêndios; comburente; H302 – Nocivo por ingestão;

H318 - Provoca lesões oculares graves. Recomendações

de prudência

P210 - Manter afastado do calor/faísca/chama aberta/superfícies quentes. — Não fumar;

P220 - Manter/guardar afastado de matérias combustíveis; P280 - Usar luvas de proteção, proteção ocular e proteção facial;

P301+P312 - EM CASO DE INGESTÃO: caso sinta indisposição, contacte um CENTRO DE INFORMAÇÃO ANTIVENENOS ou um médico;

P305+P351+P338 - SE ENTRAR EM CONTACTO COM OS OLHOS - enxaguar cuidadosamente com água durante vários minutos. Se usar lentes de contacto, retire-as, se tal lhe for possível. Continuar a enxaguar;

P310 - Contacte imediatamente um CENTRO DE INFORMAÇÃO ANTIVENENOS ou um médico.

(2)

Informações

suplementares: NA

2.3 Outros perigos: A substância/ mistura não cumprem com os critérios PBT e mPmB do anexo XIII do Regulamento REACH.

SECÇÃO 3. COMPOSIÇÃO/ INFORMAÇÃO SOBRE OS COMPONENTES

3.1. Substâncias: Não aplicável. 3.2. Misturas:

Identificador da Substância Teor

(% p/p)

Classificação da Substância De acordo com o Regulamento (CE)

n.º 1272/2008

N.º de Registo REACH

Designação N.º CAS N.ºs CE

Ácido nítrico, sal de

amónio e cálcio 15245-12-2 239-289-5 >3 Acute Tox. 4 (Oral): H302

01-

2119493947-16 Ácido cítrico 77-92-9 201-069-1 1-10 Eye Irrit.2: H319 2119457026-

01-42 Ácido Bórico (substância incluída na Lista Candidata - REACH) 10043-35-3 233-139-2 (EINECS) 005-007-00-2 (INDEX) <5.5 Repr. 1B: H360FD 2119486683- 01-25

Limites de concentração específicos:

Identificador da Substância

Limites de Concentração Específicos Registo N.º de

REACH Designação N.º CAS N.ºs CE Ácido Bórico 10043-35-3 233-139-2 (EINECS) 005-007-00-2 (INDEX) (C≥5,5) Repr. 1B: H360FD 2119486683- 01-25

Nota: O descritivo das Advertências de Perigo mencionadas nesta secção encontra-se na secção 16

SECÇÃO 4. PRIMEIROS SOCORROS

4.1. Descrição das medidas de primeiros socorros:

Medidas gerais: Não administrar nada por via oral a vítimas inconscientes. Em caso de indisposição consultar um médico e mostrar o rótulo.

Inalação: Em caso de inalação, transferir a vítima para um local arejado e manter a vítima numa posição que facilite a respiração. Praticar respiração artificial caso seja necessário. A respiração boca a boca pode ser perigosa, pois pode existir a possibilidade de intoxicação do socorrista. Contactar de imediato um centro de informação antivenenos (CIAV) ou providenciar assistência médica.

Contato com a Pele: Em caso de contato com a pele, retirar as roupas contaminadas e lavar a pele com água. Em caso de irritação ou erupção cutânea: consultar um médico.

Contato com os Olhos: Em caso de contato com os olhos, separar as pálpebras com os dedos e lavar com água abundante durante vários minutos; não esquecer de retirar as lentes de contacto, se lhe for fácil. Continuar a enxaguar. Contactar imediatamente um Centro de Informação Antivenenos (CIAV) ou um médico.

Ingestão: Em caso de ingestão, lavar repetidamente a boca com água. Contactar imediatamente um Centro de Informação Antivenenos (CIAV) ou um médico. Nunca administrar nada por via oral a uma pessoa inconsciente.

4.2. Sintomas e efeitos mais importantes: Pode provocar irritação respiratória e tosse, irritação dérmica e ocular e alterações gastrointestinais. A inalação de gases, vapores e pó procedentes de um fogo ou decomposição pode ter efeitos corrosivos para o sistema respiratório. Estes sintomas podem aparecer de forma retardada. Sintomas e lesões possíveis em caso de contacto com os olhos: Lesões

(3)

oculares graves. Sintomas e lesões possíveis em caso de ingestão: Nocivo em caso de ingestão. Irritação grave ou queimaduras na boca, garganta, esófago e estomago. Dores gastrointestinais. 4.3. Cuidados médicos urgentes e tratamentos especiais necessários: Providenciar tratamento sintomático. Em caso de exposição a gases, vapores e pós procedentes do fogo ou de uma decomposição, a vítima deverá permanecer sob supervisão médica durante pelo menos 48h. Pode apresentar um edema pulmonar após terem decorrido essas horas.

SECÇÃO 5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIOS

5.1. Meios de extinção:

Meios adequados de extinção: Água pulverizada. Utilizar grandes quantidades de água para apagar o incêndio.

Meios inadequados de extinção: Extintores de pó químico. Não sufocar com vapor, areia ou terra. 5.2. Perigos especiais decorrentes da mistura:

Perigo de incêndio: Pode agravar um incêndio; comburente. Não é inflamável. Não é combustível. Produtos de decomposição perigosos em caso de incêndio: Em caso de incêndio, podem produzir-se fumos prejudiciais para a saúde. A temperatura elevada pode formar: óxidos de enxofre, óxidos de potássio, etc.

5.3. Recomendações para o pessoal de combate a incêndios:

Medidas de proteção: Tomar as precauções habituais em caso de incêndio que envolve produtos químicos.

Instruções para extinção de incêndio: Precipitar os gases e fumos com cortinas de água. Seja prudente na extinção de qualquer incêndio com produtos químicos. Evitar que as águas provenientes da extinção do incêndio contaminem o meio ambiente.

Proteção durante a extinção de incêndios: Não entrar na zona de fogo sem usar equipamento de proteção adequado, incluindo proteção respiratória. Em caso de incêndio utilizar aparelho de respiração autónomo.

SECÇÃO 6. MEDIDAS A TOMAR EM CASO DE FUGAS ACIDENTAIS

6.1. Precauções individuais, equipamento de proteção e procedimentos de emergência: Medidas gerais: Evitar exposição a chamas descobertas. Não fumar. Não respirar o pó.

Para o pessoal não envolvido na resposta à emergência: Manter afastado o pessoal que não está envolvido na resposta à emergência.

Para o pessoal responsável pela resposta à emergência: Proporcionar uma proteção adequada às equipas de limpeza. Ventilar a zona afectada.

6.2. Precauções a nível ambiental: Evitar entrada na rede de esgotos, cursos de água e fontes de água potável. Avisar as autoridades se o produto atingir esgotos ou águas públicas.

6.3. Métodos e materiais de confinamento e limpeza: Recolher o resíduo mecanicamente evitando a formação de poeira. Armazenar afastado de outros materiais. Depositar todos os resíduos em recipientes adequados para posterior eliminação em função da Regulamentação local.

6.4. Remissão para outras secções: Ver secções 8 e 13.

SECÇÃO 7. MANUSEAMENTO E ARMAZENAGEM

7.1. Precauções para um manuseamento, seguro: Precauções para uma manipulação segura:

Evitar o contato com os olhos, pele e roupa. Evitar o contato prolongado ou repetido com a pele. Garantir uma boa ventilação na zona de trabalho para evitar a formação de poeira. Não respirar as poeiras. Tomar todas as precauções necessárias para não misturar com materiais combustíveis. Não manusear perto de chama nua, fontes de calor e de ignição.

Medidas de higiene: Lavar bem as mãos, antebraços e cara após manuseamento. Lavar as mãos e outras zonas expostas, com sabão e água, antes de comer, beber e fumar, e antes de abandonar o

(4)

local de trabalho. Não comer, beber nem fumar em locais onde se manipula o produto. Retirar o equipamento de proteção e as roupas contaminadas antes de aceder a zonas de refeição.

7.2. Condições de armazenagem segura, incluindo eventuais incompatibilidades:

Condições de armazenamento: Manter as embalagens fechadas quando não esteja em uso. Manter nas embalagens de origem, em local fresco e bem ventilado, afastado de: produtos incompatíveis, fontes de calor, fontes de ignição e chama nua. Manter afastado de comida e bebidas, incluindo os produtos de alimentação animal.

Produtos incompatíveis: Materiais combustíveis, matérias orgânicas, agentes redutores, bases fortes, alcalinos, ácidos fortes, hipocloritos.

Material de embalagem: Polietileno

7.3. Utilizações finais específicas: O produto deve ser usado apenas para as utilizações indicadas no rótulo.

SECÇÃO 8. CONTROLO DA EXPOSIÇÃO/PROTEÇÃO INDIVIDUAL

8.1. Parâmetros de Controlo:

Substâncias cujos valores limite de exposição ocupacional devem ser controladas no ambiente de trabalho (Decreto-Lei n.º 24/2012 e Norma Portuguesa NP 1796-2014):

Ácido bórico (10043-35-3) Valores Limite Notas:

TLV-TWA 2 mg/m3 TR1A (substâncias sobre as

quais se supõe serem toxicas para a reprodução, com base em dados provenientes de estudos em animais); Substância cujo uso como fitossanitário e ou biocida se encontra total ou parcialmente proibida

TLV-STEL 6 mg/m3

Ácido nítrico, sal de amónio e cálcio (15245-12-2)

DNEL (Trabalhadores) Curta Exposição Exposição prolongada

Sistémica Local Sistémica Local

Oral Não relevante Não relevante Não relevante Não relevante

Cutânea Não relevante Não relevante 13,9 mg/kg Não relevante

Inalação Não relevante Não relevante 98 mg/m3 Não relevante

DNEL (População) Curta Exposição Exposição prolongada

Sistémica Local Sistémica Local

Oral Não relevante Não relevante Não relevante Não relevante

Cutânea Não relevante Não relevante Não relevante Não relevante

Inalação Não relevante Não relevante Não relevante Não relevante

PNEC

STP 18 mg/l Água Doce Não relevante

Oral Solo Não relevante Água Salgada Não relevante

Cutânea Intermitentes Não relevante Sedimentos (água

doce)

Não relevante

Inalação Oral Não relevante Sedimentos (água

salgada) Não relevante

Nitrato de potássio (7757-79-1)

DNEL (Trabalhadores) Curta Exposição Exposição prolongada

Sistémica Local Sistémica Local

Oral Não relevante Não relevante Não relevante Não relevante

Cutânea Não relevante Não relevante 20,8 mg/m3 Não relevante

(5)

DNEL (População) Curta Exposição Exposição prolongada

Sistémica Local Sistémica Local

Oral Não relevante Não relevante 12,5 mg/kg Não relevante

Cutânea Não relevante Não relevante 12,5 mg/kg Não relevante

Inalação Não relevante Não relevante 10,9 mg/m3 Não relevante

PNEC

STP 18 mg/l Água Doce 0,45 mg/l

Oral Solo Não relevante Água Salgada 0,045 mg/l

Cutânea Intermitentes Não relevante Sedimentos (água

doce)

0,063 mg/l

Inalação Oral Não relevante Sedimentos (água

salgada) Não relevante

Dihidrogenoortofosfato de amónio (7722-76-1)

DNEL (Trabalhadores) Curta Exposição Exposição prolongada

Sistémica Local Sistémica Local

Oral Não relevante Não relevante Não relevante Não relevante

Cutânea Não relevante Não relevante 34,7 mg/kg Não relevante

Inalação Não relevante Não relevante 6,1 mg/m3 Não relevante

DNEL (População) Curta Exposição Exposição prolongada

Sistémica Local Sistémica Local

Oral Não relevante Não relevante 2,1 mg/kg Não relevante

Cutânea Não relevante Não relevante 20,8 mg/kg Não relevante

Inalação Não relevante Não relevante 1,8 mg/m3 Não relevante

PNEC

STP 10 mg/l Água Doce 1,7 mg/l

Oral Solo Não relevante Água Salgada 0,17 mg/l

Cutânea Intermitentes 17 mg/l Sedimentos (água

doce) Não relevante

Inalação Oral Não relevante Sedimentos (água

salgada) Não relevante

8.2. Controlo da exposição:

Medidas de proteção Individual / Equipamento de proteção Individual:

Evitar a exposição desnecessária. Não comer, beber nem fumar durante a manipulação do produto em questão. Manter afastados de comida e bebidas, incluindo produtos para alimentação animal. Proteção das mãos: Luvas de proteção que assegurem proteção adequada a produtos químicos (EN374).

Proteção ocular/facial: Óculos de proteção (EN 166) que assegurem uma proteção completa dos olhos. Proteção da pele: vestuário de proteção, luvas de proteção adequadas a produtos químicos (EN 374). Proteção respiratória: Caso sejam geradas poeiras, usar máscara tipo P3.

SECÇÃO 9. PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS

9.1. Propriedades físicas e químicas de base:

Estado Sólido cristalino

Cor Branca

Odor Inodoro

Limiar olfactivo NA

pH (solução aquosa de 1% p/v) 3.42 (em solução aquosa 1% p/v) Ponto de fusão/ ponto de congelação ND

Ponto de ebulição inicial/ intervalo de ebulição ND

Ponto de inflamação NA

(6)

Inflamabilidade Não inflamável Limites superior/ inferior de inflamabilidade ou

de explosividade

ND

Pressão de vapor ND

Densidade de vapor ND

Densidade relativa ND

Solubilidade Solúvel em água

Coeficiente de partição n-octanol/água ND

Temperatura de auto-ignição NA

Temperatura de decomposição ND

Viscosidade NA

Propriedades explosivas Não explosivo

Propriedades comburentes Pode agravar um incêndio; comburente

9.2. Outras informações: Miscibilidade ND Lipossolubilidade ND Condutividade ND Grupo de gases Densidade aparente NA 1,23 g/cm3

SECÇÃO 10. ESTABILIDADE E REACTIVIDADE

10.1. Reatividade: Estável nas condições normais de utilização e armazenamento. Pode agravar um incêndio; comburente.

10.2. Estabilidade química: Estável nas condições normais de utilização e armazenagem (ver secção 7). Pode agravar um incêndio; comburente.

10.3. Possibilidade de reações perigosas: Reage com: materiais combustíveis, matérias orgânicas, agentes redutores, bases fortes, alcalinos, ácidos fortes, hipocloritos.

10.4. Condições, a evitar: Calor; fontes de ignição; sobreaquecimento; chama nua. Pode ser higroscópico. Evitar contacto com humidade. Corre o risco de compactar.

10.5. Materiais incompatíveis: ver secção 7.2.

10.6. Produtos de decomposição perigosos: Em caso de incêndio, pode produzir-se fumos prejudiciais para a saúde. A temperatura elevada pode formar-se óxidos de enxofre, amoníaco, óxidos de azoto, óxido de potássio, óxido de fósforo, cloreto de hidrogénio, etc.

SECÇÃO 11. INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA

11.1. Informação sobre efeitos toxicológicos: Toxicidade aguda:

DL50 aguda por via oral: 500 mg/kg p.c.

Ácido nítrico, sal de amónio e cálcio (15245-12-2)

DL50 aguda por via oral: 500 mg/kg p.c. (Ratazanas) (OCDE 423)

DL50 aguda por via cutânea: >2000 mg/kg p.c. (Coelhos) (OCDE 402)

Ácido cítrico (77-92-9)

DL50 aguda por via oral: 5040 mg/kg p.c. (Rato)

Ácido bórico

DL50 aguda por via oral: 3500 – 4100 mg/kg p.c. (Ratazanas)

DL50 aguda por via cutânea: >2000 mg/kg p.c. (Coelhos)

CL50 aguda por inalação (4 h): >2 mg/l de ar (Ratazanas)

Efeitos agudos:

(7)

De acordo com os dados disponíveis, não cumpre os critérios de classificação. pH 3.42 (solução aquosa 1% p/v) Lesões oculares graves/ irritação ocular: Provoca lesões oculares graves

pH 3.42 (solução aquosa 1% p/v) Sensibilização respiratória ou cutânea: Não classificado

De acordo com os dados disponíveis, não cumpre os critérios de classificação. Toxicidade crónica:

Mutagenicidade: Não classificado

De acordo com os dados disponíveis, não cumpre os critérios de classificação.

Carcinogenicidade: Não classificado

De acordo com os dados disponíveis, não cumpre os critérios de classificação.

Efeitos tóxicos na reprodução: Não classificado

De acordo com os dados disponíveis, não cumpre os critérios de classificação.

STOT - exposição única: Não classificado

De acordo com os dados disponíveis, não cumpre os critérios de classificação.

STOT – exposição repetida: Não classificado

De acordo com os dados disponíveis, não cumpre os critérios de classificação.

Perigo de aspiração: Não classificado

De acordo com os dados disponíveis, não cumpre os critérios de classificação. Ácido nítrico, sal de amónio e cálcio (15245-12-2)

NOEL, subagudo, oral (28d): ≥ 1000 mg/kg p.c. (Ratazanas) (OCDE 407, IUCLID 5))

Ácido nítrico, sal de amónio e cálcio (15245-12-2)

NOEL, subagudo, oral (28d): ≥ 1500 mg/kg p.c. (Ratazanas) (OCDE 422, IUCLID 5))

SECÇÃO 12. INFORMAÇÃO ECOLÓGICA

12.1. Toxicidade:

O produto não se considera nocivo para os organismos aquáticos ou que cause efeitos adversos a longo prazo no meio ambiente.

Toxicidade aguda (Ácido nítrico, sal de amónio e cálcio)

Peixes CL50 aguda(48 h): 447 mg/l (Método IUCLID 5)

Invertebrados Aquáticos CE50 aguda(48 h): >100 mg/l (Daphnia magna) – Método OCDE

202 – IUCLID 5

Algas CE50 aguda (72 h): >100 mg/l (Método OCDE 201, IUCLID 5)

Toxicidade aguda (Ácido Cítrico):

Peixes CL50 aguda(96 h): 440-760 mg/l (Leuciscus)

Invertebrados Aquáticos CE50 aguda(72 h): 120 mg/l (Daphnia magna)

Toxicidade aguda (Ácido bórico):

Peixes CL50 aguda(96 h): 74 mg/l (Limanda limanda)

(8)

Plantas CL50 aguda (96h): 24 mg/l (Scenedesmus subspicatus) Toxicidade crónica (Ácido bórico):

Invertebrados Aquáticos (21d): 6-13 mg/l (Daphnia magna)

12.2. Persistência e degradabilidade: O produto é solúvel em água. Os componentes da mistura podem dissociar-se em água. Todos os iões resultantes da dissociação são nutrientes das plantas e dos microrganismos, por isso são facilmente consumidos pelos organismos vivos do meio recetor. O azoto segue o ciclo natural da nitrificação/ desnitrificação.

12.3. Potencial de bioacumulação: Nenhum dos componentes apresenta evidências de ter potencial de bioacumulação. Os componentes dissociam-se em iões em água e são constituintes normais em praticamente todas as formas de vida.

12.4. Mobilidade no solo: O produto é um fertilizante destinado ao uso na agricultura. A mistura é hidrossolúvel, por isso a sua mobilidade no solo é elevada.

Log Koc (Ácido nítrico, sal de amónio e cálcio): < 0

12.5. Resultados da avaliação PBT e mPmB: A substância/ mistura não cumprem com os critérios PBT e mPmB do anexo XIII do Regulamento REACH.

12.6 Outros efeitos adversos: Um excesso não controlado do fertilizante pode ocasionar eutrofização das águas e a sua contaminação com nitratos. Quando o produto é utilizado corretamente, segundo as instruções de uso, é improvável que ocorram efeitos adversos para o meio ambiente. O produto deve ser manuseado com as precauções apropriadas para os produtos químicos.

SECÇÃO 13. CONSIDERAÇÕES RELATIVAS À ELIMINAÇÃO

13.1. Métodos de tratamento de resíduos:

Manuseamento de resíduos (excedentes): Evitar a exposição ao produto. Evitar a contaminação do solo e da água. Os resíduos devem ser mantidos nas embalagens originais.

Gestão de resíduos (excedentes): Recolha e encaminhamento para valorização ou eliminação através de sistemas de gestão de resíduos devidamente licenciados.

Gestão de resíduos de embalagens: Recolha e encaminhamento para valorização ou eliminação através de sistemas de gestão de resíduos devidamente licenciados.

Disposições: Os estabelecimentos e empresas que se dediquem à recuperação, eliminação, recolha ou transporte de resíduos deverão cumprir o disposto na Directiva 91/156/CEE e/ou Decreto-Lei 178/2006 relativos à gestão de resíduos, bem como outras disposições nacionais ou comunitárias em vigor.

SECÇÃO 14. INFORMAÇÕES RELATIVAS AO TRANSPORTE

14.1. Número ONU: 1486

14.2. Designação oficial de transporte da ONU:

ADR/RID: UN 1486; NITRATOS DE POTÁSSIO N.S.A.; 5.1; III; (E). IMDG: UN 1486; NITRATOS DE POTÁSSIO N.S.A.; 5.1; III; (E). IATA: UN 1486; NITRATOS DE POTÁSSIO N.S.A.; 5.1; III; (E). 4.3. Classe de perigo para efeitos de transporte: 5.1

14.4. Grupo de Embalagem: III 14.5. Perigos para o ambiente:

ADR/RID: Não é perigosa para o ambiente IMDG: Não é poluente marítimo

IATA: Não é perigosa para o ambiente 14.6. Precauções especiais para o utilizador: NA

14.7. Transporte a granel em conformidade com o anexo II da Convenção Marpol 73/78 e o Código IBC: NA – o produto não é transportado a granel

(9)

15.1 Regulamentação/ legislação específica para a mistura em matéria de saúde, segurança e ambiente:

Categoria Seveso: P8

Restrições aplicáveis de acordo com o anexo XVII do Regulamento (CE) n.º 1907/2006 (REACH):

30. Substâncias constantes do anexo VI do Regulamento (CE) n.º 1272/2008 classificadas como tóxicas para a reprodução da categoria 1A ou 1B ou tóxicas para a reprodução de categoria 1 ou 2 e citadas do seguinte modo:

Tóxico para a reprodução, categoria 1A com efeitos adversos sobre a fertilidade e sobre o desenvolvimento (quadro 3.1.) ou tóxico para a reprodução de categoria 1 com R60 (pode prejudicar a fertilidade) ou R61 (Risco durante a gravidez e efeitos adversos para o feto) (quadro 3.2).

Tóxico para a reprodução, categoria 1B com efeitos adversos sobre a fertilidade ou sobre o desenvolvimento (quadro 3.1) ou tóxico para a reprodução, categoria 2 com R60 (pode prejudicar a fertilidade) ou R61 (Risco durante a gravidez com efeitos adversos para o fecto.

As substâncias tóxicas para a reprodução da categoria 1 são enumeradas no apêndice 5. As substâncias tóxicas para a reprodução da categoria 2 são enumeradas no apêndice 6.

Ácido bórico

Contem uma substancia constante da lista de substancias candidatas (REACH), numa concentração ≥ 0,1% ou com um limite específico mais baixo: ácido bórico (EC 233-139-2, CAS 10043-35-3).

Não contem nenhuma substancia que figure na lista do Anexo XVI do REACH.

Outras instruções, restrições e disposições legais: Fertilizante. Adubo CE. Denominação de tipo: Adubo NPK (Ca) de mistura 14-7-14 (14) com micronutrientes

15.2 Avaliação da segurança química: Não foi efetuada avaliação da segurança química da mistura

SECÇÃO 16. OUTRAS INFORMAÇÕES

Conteúdo da revisão: As secções / subsecções marcados com () foram alteradas com informações relevantes, em relação à versão anterior.

Métodos de avaliação das informações utilizadas para classificação: A classificação foi atribuída com base na classificação definida pelo fornecedor, de acordo com dados obtidos de ensaios.

Texto completo das Advertências de Perigo mencionadas nas secções anteriores, sem o respetivo descritivo:

H360FD - Pode afetar a fertilidade. Pode afetar o nascituro. Bases de dados consultadas: ECHA: European Chemicals Agency.

Referências regulamentares: Anexo II do Regulamento (CE) 1907/2006 alterado pelo Regulamento (UE) 2015/830.

Referências bibliográficas: ADR 2015 Editor Tutorial; IMDG Code, 2014 Edition; IATA, 2014 Edition. Legenda:

(10)

ADI: Dose diária aceitável

AOEL: Nível aceitável de exposição para operadores

BCF: Fator de bio concentração CAS: Serviço de Resumos Químicos CL50: Concentração letal média

CE50: Concentração efetiva média

DL50: Dose letal média

DT50: Tempo para 50% de perdas – vida-média

mPmB: Muito persistente e muito bioacumulável

NA: Não aplicável

ND: Dados não disponíveis

NOEC: Concentração para a qual não são observados efeitos

NOEL: Nível para o qual não são observados efeitos

PBT: Persistente, bioacumulável e tóxico p.c.: Peso corporal

TLV: Valor limite de exposição TWA: Média ponderada

As informações fornecidas neste documento foram compiladas com base nas melhores fontes existentes e de acordo com os últimos conhecimentos disponíveis e com os requisitos legais vigentes em matéria de classificação, embalagem e rotulagem de substâncias / preparações perigosas. Tal não implica que as informações sejam exaustivas em todos os casos. É da responsabilidade do utilizador avaliar se as informações constantes desta ficha de dados de Segurança satisfazem os requisitos para uma aplicação específica diferente da indicada. O cumprimento das indicações contidas no texto não exime o utilizador do cumprimento de todas as normas legais aplicáveis. A utilização e aplicação dos nossos produtos estão fora do nosso controlo e, por conseguinte, são da responsabilidade do comprador.

Referências

Documentos relacionados

Gorgueira Bruno, Iveta Maria Borges Ávila Fernandes, Luiza Helena da

1. A aceitação da decisão de aprovação da candidatura pelo beneficiário confere-lhe o direito à percepção de financiamento para realização dos respectivos projectos. Os

O ciclo do programa inclui a remessa dos materiais pela ControlLab e a realização dos ensaios e reenvio dos resultados pelo laboratório. Posteriormente, estes resultados e

a) Não serão aceitas nem recebidas, em hipótese alguma, documentações e propostas após a data e hora aprazadas para esta Licitação, ainda que tenham sido

Os licitantes deverão entregar (via remessa postal ou presencialmente) até dia, hora e local designados no título deste Convite, envelopes separados, um contendo

Podem ser reconhecidas como organizações de produtores transnacionais (nº 9 do artº 2º), relativamente a um único produto ou mais produtos, desde que:.. • Cumpram os requisitos

O desconto a que se refere a presente cláusula fica condicionado a não oposição pelo empregado, manifestada por escrito e individualmente ao sindicato profissional,

Assegura-se até 30 de abril de 2000 aos empregados da categoria adicional por tempo de serviço equivalente a 5% (cinco por cento) do salário do empregado, a cada período de 5