• Nenhum resultado encontrado

Placas Tectônicas: Aspectos gerais e correlação com o Meio Ambiente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Placas Tectônicas: Aspectos gerais e correlação com o Meio Ambiente"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Placas Tectônicas: Aspectos gerais e correlação com o Meio Ambiente

Alunos: Ariane de Oliveira Barbosa, Catarina Nascimento Morais, Damaris Eduarda de Souza Prado, Lucas Pereira Damasceno e Gabriela Margarida Santos

Orientadora: Cecília Valle Souza Toledo Centro Pedagógico – UFMG

cissa.valle@hotmail.com

RESUMO

O presente trabalho - Placas Tectônicas: Aspectos gerais e correlação com o Meio Ambiente – foi desenvolvido por alunos participantes da disciplina Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD), Clube de Ciências e Cultura. Durante as atividades, o grupo - sob orientação de um graduando, pesquisou sobre as placas que sustentam a África e America do Sul e os oceanos Atlântico e Pacífico, qual sejam, as placas tectônicas.

O objetivo principal dessa investigação baseou-se na explicação sobre as placas tectônicas: quais são seus movimentos, quantas e quais são e o como elas influenciam o meio ambiente. Para melhor representar, criou-se uma maquete construída no isopor com material reciclável, um globo terrestre feito basicamente de arames e ilustrações exemplificando as placas e os pontos com alto índice de ocorrências de abalos sísmicos e vulcões, impressas em papel.

Buscamos, ainda, explicar a relação destes movimentos com a formação de diferentes relevos. Com essa relação, pode-se considerar o tema como atual na sociedade, uma vez que os terremotos implicam em prejuízos para muitos países. Neste contexto, será abordada a localização do Brasil no globo, e o porquê de não ocorrer eventos sísmicos significativos em seu território.

(2)

2 ARTIGO

1. Introdução

Esse trabalho faz referência ao estudo que alunos do 9° ano do Ensino Fundamental desenvolveram em sala de aula nos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro de 2013, na disciplina Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD), Clube de Ciências e Cultura. O grupo, após discussões acerca de diversos temas de interesse, decidiu estudar sobre as Placas Tectônicas. Esse estudo abriu espaço para a descoberta de vários eventos relacionados com a movimentação da Terra e com a dinâmica e estrutura das referidas placas.

Alfred Wegener, no início do século XX, propôs a Teoria da Deriva dos Continentes, a qual afirmou que há aproximadamente 200 milhões de anos, não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental, chamada de Pangeia e um único Oceano, o Pantalassa. Somente após milhões de anos houve uma fragmentação surgindo dois megacontinentes chamados de Laurásia e Godwana, e a partir daí os continentes foram se movendo e se adequando às configurações atuais.

Com isso, sabe-se hoje, que a terra não é uma rocha estática, mas uma camada rochosa descontínua, que apresenta vários fragmentos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas. Essas placas tectônicas são gigantescos blocos que ficam “encaixados” uns nos outros e compreendem partes de continentes e o fundo dos oceanos e mares que integram a camada sólida externa da Terra, ou seja, a litosfera (crosta terrestre mais a parte superior do manto). A área que está entre o encaixe de uma placa e outra são os pontos de ocorrência de terremotos e de vulcões.

Avanços mais recentes neste campo da ciência colaboraram para o conhecimento da dinâmica desses movimentos tectônicos e sísmicos, vulcanismo entre outros, como processos orogênicos (ou seja, de formação de montanhas). Dado este cenário, nós escolhemos alguns pontos para apresentar no trabalho, na forma de maquete feita com isopor e material reciclável e de um globo terrestre feito de arame, que serão: movimentos das placas tectônicas, surgimento da Cordilheira dos Andes, a Dorsal Meso-Atlântica e outros aspectos do relevo. Além disso, será abordado no trabalho o vulcanismo e os abalos sísmicos, ambos relacionados com o tema central.

(3)

3 http://www.brasilescola.com/geografia/pangeia.htm (Acessado em 04/10/13)

2. Justificativa

O tema escolhido justifica-se uma vez que o grupo interessado em pesquisar sobre neste campo da ciência que envolve o planeta Terra, acabou se motivando a estudar sobre o assunto no geral. Uma vez imersos nos estudos sobre o movimento da terra a partir das placas tectônicas, surgiu à necessidade de abordar temas relacionados, como o vulcanismo. Esse fenômeno geológico ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça e a formação do relevo que pode ter duas origens, provenientes de fatores internos (tectonismos e vulcanismos) e externos (formam o relevo por meio de erosões, que podem ser pluviais e fluviais). Sendo assim, percebeu-se claramente a relação do tema com a sociedade, uma vez que os terremotos implicam em muitos prejuízos para países localizados em zonas de convergência de placas, em especial os países situados nos limites das placas tectônicas. Como exemplo, podemos destacar: o Japão, Indonésia, Índia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos da América, Haiti, Chile, entre outras...

Neste contexto, foi abordado também o porquê de no Brasil não ocorrem abalos sísmicos com freqüência. O país está em uma zona de intraplacas tectônicas, com maior estabilidade, afastado das zonas de contato ou de separação de plataformas.

(veja a ilustração abaixo, que também indica, com as setas vermelhas, o sentido de movimento das placas).

(4)

4 Fonte: http://cassiobittencourt.com/#Placas-Tectonicas ( Acessado em 04/10/2013)

3. Objetivo

O objetivo principal visou estudar sobre o assunto de modo a possibilitar que perguntas como: O que são as placas tectônicas, quais são seu movimentos, quantas e quais são e qual a sua influência no relevo e no meio ambiente, fossem respondidas claramente aos visitantes da feira. A partir de pesquisas, as respostas a essas perguntas foram formadas: As placas tectônicas são gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa do nosso planeta, sustentando os continentes e os oceanos. Impulsionadas pelo movimento do magma incandescente no interior da Terra, as dez principais placas se empurram, afastam-se umas das outras e afundam alguns milímetros por ano, alterando suas dimensões e modificando o contorno do relevo terrestre. Existem vários movimentos realizados pelas placas, porém os mais comuns são: O movimento de convergência: ocorre quando duas placas se chocam e a borda de uma fica debaixo da outra até chegar ao manto e o movimento de divergência: consiste no distanciamento entre duas placas, formando uma lacuna que é preenchida com fragmentos de rochas oriundas do manto em estado líquido.

Atualmente considera-se a existência de 12 placas principais que podem se subdividir em placas menores. As principais se caracterizam como:

- Placa Euroasiática Ocidental e Oriental: Nelas, estão localizados os continentes Ásia e Europa. Elas formam uma zona de convergência com as placas das Filipinas e do Pacífico. Essa é considerada a zona mais sísmica do planeta, sendo uma das regiões com maior ocorrência de vulcões e terremotos.

(5)

5 - Placa Indo-Australiana: Apresenta 45 milhões de quilômetros quadrados, sendo formada pelas placas Australiana e Indiana. Engloba a Austrália, Nova Zelândia, Oceano Índico e parte do Oceano Pacífico. Várias ilhas são formadas na região em virtude do encontro com a placa das Filipinas.

- Placa Filipina: Localizada no Oceano Pacífico a leste das Filipinas, essa placa possui 7 milhões de quilômetros quadrados. Nela, está presente quase a metade dos vulcões ativos da Terra.

-Placa dos Cocos: é uma placa tectónica oceânica localizada no oceano Pacífico, à oeste da América Central. Foi criada por um desprendimento de placa (da placa do Pacífico), gerando o que os geólogos chamam de sistema de Cocos-Nazca.

- Placa do Pacífico: É a maior placa oceânica, presente na maior parte do oceano Pacífico e apresentando uma extensão de 70 milhões de quilômetros quadrados. Forma uma zona de convergência com a placa Norte-Americana, responsável pela falha de San Andreas.

- Placa Norte-Americana: Com 70 milhões de quilômetros quadrados, esse “bloco” abrange a América do Norte, América Central e a Groelândia, além de uma parte do Oceano Atlântico e Oceano Pacífico. Forma uma zona de convergência com a placa do Pacífico.

-Placa Arábica: é uma placa tectônica continental, abrangendo a península Arábica até a Turquia, esta assim como o Irã e outros países, sofrem muito com terremotos originados do choque desta placa com a Euroasiática. Em tempos remotos foi a responsável pela origem do mar Vermelho.

- Placa de Nazca: Placa oceânica localizada no oceano Pacífico a oeste da América do Sul, com extensão de 10 milhões de quilômetros quadrados. Forma uma zona de convergência com a placa Sul-Americana, responsável por terremotos nos países localizados a oeste da América do Sul, como por exemplo, o Chile.

- Placa Sul-Americana: Com extensão de 32 milhões de quilômetros quadrados, a placa Sul-Americana está localizada na América do Sul. O Brasil localiza-se no meio dessa placa. Forma uma zona de Convergência com a placa de Nazca e uma zona de divergência com a placa da África (os dois continentes afastam-se 3 centímetros por anos).

- Placa Africana: Encontra-se presente no continente africano, oeste da Ásia, oceano Atlântico e Oceano Índico, com extensão de 65 milhões de quilômetros quadrados. O

(6)

6 encontro dessa placa com a Euroasiática deu origem ao Mar Mediterrâneo e ao Vale do Rift.

- Placa Antártica: Com 25 milhões de quilômetros quadrados, a placa da Antártica abrange toda a Antártida e os oceanos em suas porções sul.

O relevo é influenciado, pois a partir dos diferentes tipos de tremores a camada externa da Terra se modifica construindo montanhas, planícies, planaltos e depressões. Pode-se dizer que esses gigantescos fragmentos atuam como artistas que recriam a paisagem da Terra. Aliás, a palavra tectônica vem de tektoniké, expressão grega que significa "a arte de construir"

4. Metodologia

Para o evento FEBRAT ( Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escola) – 2013 o grupo preparou, através de uma maquete construída com material reciclável (papel machê) e isopor e de um globo terrestre feito basicamente de arame, a representação da América do Sul e parte da África, focando em uma parte do Oceano Atlântico. Representamos somente estas partes do globo terrestre, pois são nelas que se situam importantes placas tectônicas. A placa Sul-americana possui extensão de 32 milhões de quilômetros quadrados, está situada na America do Sul e foi escolhida, pois o Brasil localiza-se no meio dela. Já a Placa Africana foi escolhida pois a junção dela com a Euroasiática formou o famoso mar Mediterrâneo.

Para as representações, foram utilizadas como ilustrações das placas e dos pontos de maior ocorrência de vulcanismo, imagens impressas em papel.

(7)

7 Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/tectonica-placas.htm

( Acessada em 04/10/13)

5. Resultados

Obtiveram-se resultados gratificantes com todos os estudos. Descobriu-se como as placas tectônicas são importantes para o globo terrestre mesmo sem estarem visíveis em nosso dia-dia.

Na FEBRAT, levaremos uma maquete de papel machê e isopor, onde será representada parte do globo terrestre, exemplificando dois movimentos de placas mais comuns: o de convergência (entre a placa Sul-americana e Africana) e o de divergência (entre as placas de Nazca e a Sul-Americana). Além disso, construímos um globo feito de arame onde mostraremos também esses movimentos das placas e produzimos ainda cartazes, representando todo o globo, e que ilustrarão as explicações sobre os temas abordados, entre eles os fenômenos vulcânicos e sísmicos. Esperamos que os dados dessa pesquisa leve ao público da feira de 2013, uma visão abrangente do tema contribuindo assim, com a aprendizagem de todos nós.

(8)

8 Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/placas-tectonicas-movimento-de-placas-muda-relevo.htm ( Acessada em 04/10/13) 6. Referências 1- http://www.brasilescola.com/geografia/tectonica-placas.htm 2- http://www.infoescola.com/geografia/placas-tectonicas/ 3- http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-sao-placas-tectonicas 4- http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40104.htm 5- http://www.infoescola.com/geologia/dorsal-meso-atlantica/ 6- http://www.mundoeducacao.com/geografia/agentes-formacao-relevo.htm 7- http://www.infoescola.com/geografia/placas-tectonicas/ 8- http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/raro-ocorrer-terremotos-brasil-496240.shtml

(9)

9 9- http://www.brasilescola.com/geografia/deriva-continental.htm

Referências

Documentos relacionados