• Nenhum resultado encontrado

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Fernando Braz Tangerino Hernandez.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Fernando Braz Tangerino Hernandez."

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Engenharia Departamento/Seção:

Unidade:

Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos Título:

Modalidade:

PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO HIDROAGRÍCOLA E AMBIENTAL - ANO DOZE

Ano Base: 2016

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade)

Outras EMBRAPA Monitoramento por Satélite e IAC - CIIAGRO

Início: 01/01/2016

Término

Telefone: 01837431959

Email: fbthtang@agr.feis.unesp.br

Local de realização: Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação - Laboratório de Hidráulica e Irrigação - Ilha Solteira

Desenvolvimento Rural

Grande Área: Ciências Agrárias e Veterinárias Ciências Agrárias e Veterinárias Ano Inicial: Lattes: 31/12/2016

Identificação

Agronomia http://lattes.cnpq.br/7276242706611764 Coordenador: Area Avaliação do Coord.: 2005

Este projeto entrou no seu décimo-primeiro ano em 2015 e tem por objetivo disponibilizar informações sobre agricultura irrigada e principalmente agrometeorológicas que permitam ao interessado planejar e gerenciar o meio ambiente e os recursos hídricos (manejo da irrigação, ou seja, o quando e o quanto irrigar) e especialmente ter um aumento na eficiência do uso da água.

Até 31 de julho de 2015 foram respondidas 12 questões técnicas endereçadas ao e_mail institucional (irriga@agr.feis.unesp.br) e foram recebidos no interior do Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira 96 visitantes, desde alunos do ensino fundamental até profissionais de nível superior e agropecuaristas.

Em 2015 foram enviados 12 press-releases e publicadas na imprensa de 18 municípios distintos, 122 matérias em que a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira foi citada (média de 1,7 releases por mês e taxa de resultados de 1:10,2), perfazendo um total de 36.686 cm2 ou 301 cm2 por publicação. A Estimativa do Valor de Mídia Sobre a Divulgação Espontânea pela Imprensa em 2015 foi de R$ 18.122,72.

Foram computados também as entrevistas concedidas que representaram 128 minutos em rádios, porém, nestes casos, o valor de mídia não foi computado, uma vez que a presença do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez nestes programas dependem de convites, mas que podem ser impulsionados pelos press-releases e pelo conteúdo dos diferentes canais baseados na Internet.

Trâmite Atual:

Linha Programática:

Fernando Braz Tangerino Hernandez

(2)

Link Descrição

Sítio principal http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php

Descrição Anexo

Relatório estatistico parcial proex_clima_relatorio_2015_parcial.pdf

Palavra-Chave 2: Palavra-Chave 3:

Engenharia de Água e Solo Agrometeorologia

Estrutura

Fundamentação

Teórica:

A fundamentação teórica se baseia na necessidade de comunicar à sociedade a ciência praticada na Universidade, com democratização do conhecimento e da informação e para tanto, utilizamos diferentes linguagens para atingir públicos diferentes e não somente os irrigantes, uma vez que a proposta de pesquisa maior é voltada para a obtenção de dados que possibilitem ao uso eficiente da água. Assim fazendo, otimizamos recursos investidos em estrutura de pesquisa, como exemplo maior, e também, maior patrimônio técnico, está a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, que é composta por oito estações automáticas fornece os dados a serem divulgados e atualizados a cada 5 minutos no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br) e permitem planejar e gerenciar o meio ambiente e também os recursos hídricos (através da evapotranspiração, determinando o quanto e o quando irrigar) e é um dos canais de comunicação baseados na Internet operados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que utiliza diferentes linguagens e complementares para cumprir seu propósito de divulgar e democratizar a informação e o conhecimento. Os outros canais são o Canal da Irrigação o u d e C o n t e ú d o ( w w w . a g r . f e i s . u n e s p . b r / i r r i g a c a o . p h p ) , o B l o g (http://irrigacao.blogspot.com), o Canal no YouTube (www.youtube.com/fernando092), FanPage Institucional (https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira) e ainda o IRRIGA-L Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada, todos com manutenção e provimento de conteúdo feito pelos Bolsistas de Extensão, que fazem o atendimento também nos demais de comunicação mantidos abertos com a sociedade: e_mail, sítio, blog, Skype e telefone como se observa em www.agr.feis.unesp.br/faleconosco.php. A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira também é a fornecedora de c o n t e ú d o p a r a o [ P o d I r r i g a r ] , o P o d C a s t d a A g r i c u l t u r a I r r i g a d a (http://podcast.unesp.br/podirrigar) que é produzido pela ACI - UNESP sob Coordenação do Jornalista Renato Coelho e que tem seu conteúdo preservado também em sítio próprio no Canal de Conteúdo em www.agr.feis.unesp.br/podirrigar.php. Bolsistas são utilizados para manter toda esta estrutura funcionando, tanto computacional, como o atendimento das diferentes solicitações e consultas feitas por interessados por

e_mail, pessoalmente e por telefone, escrever e abastecer a mídia com os press-releases, construir sítios com novos conteúdos e ainda manter todo o sistema de feedback e avaliação de desempenho feita através de hemeroteca, clippagem digital e estatísticas de acesso e páginas visitadas.

Enfim, toda a parte visível das atividades da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira é mantida pelos Bolsistas PROEX e mais de 4.000 hectares irrigados dependem das informações da evapotranspiração estimada e divulgada pela UNESP através deste projeto de Extensão.

Este projeto que entrará no seu décimo-primeiro ano tem por objetivo disponibilizar informações sobre agricultura irrigada e principalmente agrometeorológicas que permitam ao interessado planejar e gerenciar o meio ambiente e os recursos hídricos (manejo da irrigação, ou seja, o quando e o quanto irrigar) e especialmente ter um aumento na eficiência do uso da água.

Em um objetivo mais amplo, pretende transformar todos os DADOS obtidos pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em INFORMAÇÃO, disponibilizando-as e divulgando-as, democratizando o conhecimento e as informações e ainda dando transparência nas ações.

(3)

A Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, composta por oito estações automáticas fornece os dados a serem divulgados e atualizados a cada 5 minutos no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br) e permitem planejar e gerenciar o meio ambiente e também os recursos hídricos (através da evapotranspiração, que permite determinar o quanto e o quando irrigar) e é um dos canais de comunicação baseados na Internet operados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que utiliza diferentes linguagens e complementares para cumprir seu propósito de divulgar e democratizar a informação e o conhecimento. Os outros canais são o Canal da Irrigação o u d e C o n t e ú d o ( w w w . a g r . f e i s . u n e s p . b r / i r r i g a c a o . p h p ) , o B L O G (http://irrigacao.blogspot.com), o Canal no YouTube (www.youtube.com/fernando092), Fan Page Institucional no Facebook (https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira) e ainda o IRRIGA-L Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada, todos com manutenção e provimento de conteúdo feito pelos Bolsistas de Extensão, que fazem o atendimento também nos demais de comunicação mantidos abertos com a sociedade: e_mail, sítio, blog, Skype e telefone como se observa em www.agr.feis.unesp.br/faleconosco.php. A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira também é a fornecedora de c o n t e ú d o p a r a o [ P o d I r r i g a r ] , o P o d C a s t d a A g r i c u l t u r a I r r i g a d a (http://podcast.unesp.br/podirrigar) que é produzido pela ACI - UNESP sob Coordenação do Jornalista Renato Coelho e que tem seu conteúdo preservado também em sítio próprio no Canal de Conteúdo em www.agr.feis.unesp.br/podirrigar.php.

Bolsistas são utilizados para manter toda esta estrutura funcionando, tanto computacional, como o atendimento das diferentes solicitações e consultas feitas por interessados por e_mail, pessoalmente e por telefone, escrever e abastecer a mídia com os press-releases, construir sítios com novos conteúdos e ainda manter todo o sistema de feedback e avaliação de desempenho feita através de hemeroteca, clippagem digital e estatísticas de acesso e páginas visitadas.

Enfim, toda a parte visível das atividades da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira é mantida pelos Bolsistas PROEX.

Resumo e resultados não foi possivel anexar no sistema, mas estão disponíveis em http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/proex_2015.pdf

Metodologia:

Nosso trabalho tem como maior referência o CIMIS - California Irrigation Management Information System (http://wwwcimis.water.ca.gov) que conta com uma rede de mais de 140 estações agrometeorológicas e com elas apoam os irrigantes no uso eficiente da água com benefícios econômicos reais como se pode ver na apresentação de Richard Snyder da UC-Davis (https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/v/t1.0-9/389629_311074512291078_1218697163_n.jpg?oh=a029f3914aab565ff8cbb7cced53ca 85&oe=549A6AF8&__gda__=1419416105_188c90b61fdccf7d3a82484c5d8d21a8 ou https://www.facebook.com/fernandobth/media_set?set=a.310994435632419.69943.10000 1655949589&type=3).

Serviços como os do CIIAGRO-IAC ou INMET são uma referência mas não estimam a evapotranspiração, como a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e assim, os irrigantes dependem de outras ferramentas para saber qual a sua necessidade de irrigação. Para estas outras regiões a AHI desenvolveu o SMAI, software disponível para download gratuito que a partir de dados climáticos faz o cálculo da evapotranspiração. Nosso desempenho é medido pelo número de visualizações de páginas, fidelidade representada pelo número de primeiro acesso e demais ferramentas quanti-qualitativas adotadas pelas agências de publicidade para medir o impacto de diferentes mídias. Da mesma forma, fomos buscar nas agências o valor de mídia por publicação espontânea, mensurando a nossa participação em jornais, revistas e TV.

Referencias:

Primeiramente integrar os elementos de pesquisa, ensino e extensão de modo a propiciar uma formação mais abrangente aos nossos Orientados no momento em que devem se informar e depois traduzir o conhecimento em diferentes linguagem de modo a atingir os diferentes segmentos da sociedade e assim, estes possam se beneficiar do conhecimento gerado na Universidade, promovendo o desenvolvimento sócio-econômico e sustentável. Popularizar e facilitar o entendimentos que compõem a agricultura irrigada, incluindo as variáveis climáticas e os seus efeitos sobre a população e as atividades econômicas também é o nosso objetivo.

Operando diferentes canais de comunicação em diferentes linguagens espera-se a produção de conteúdo interessante de modo a que a sociedade, incluindo a imprensa, possam se interessar mais pelo conhecimento gerado pela ciência. Assim, espera-se um aumento no número de acessos e também de páginas visitadas (page view) nos diferentes canais utilizados, assim como o aumento da atenção dada pela imprensa em geral aos trabalhos desenvolvidos pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e que serão mensurados através de clipping digital, construção de hemeroteca, Resultados

(4)

área ocupada e tempo ocupado na mídia e Estimativa de Valor de Mídia Espontânea Sobre a Divulgação dos Serviços pela Imprensa Escrita, uma técnica utilizada por agências de publicidade. As estatísticas anteriores estão disponíveis em cada canal e os marcadores PROEX e Extensão do Blog (http://irrigacao.blogspot.com.br) trazem sempre informações sobre o andamento dos trabalhos e resultados obtidos. Neste décimo ano, até 31 de agosto de 2014 foram publicadas na imprensa 94 matérias em que a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira foi citada perfazendo um total de 30.655 cm2 ou 326,1 cm2 por publicação e valor de mídia de R$ 24.738,70 (média de R$ 263,18 por publicação). Os assuntos abordados e a sua distribuição foram os seguintes: clima (66,7%), irrigação (39,0%) e artigo assinado (2,2%).

Em relação à audiência obtida neste décimo ano de execução foram contabilizados em média mensal de visualizações de páginas de: 4.284 no Blog, 30.217 no Canal de Conteúdo, 2.665 no Canal no YouTube, 14.048 no Canal Clima, totalizando média de 51.214 visualizações de páginas mensalmente ou 1.707 visualizações diárias, certamente um número muito expressivo para uma área muito específica de todo um curso de Agronomia. No Facebook, o alcance da FanPage da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira chegou a 2.203 pessoas em 17 de março de 2014 e esta Rede Social permite avaliar o público que se interessa pelas atividades desenvolvidas e divulgadas, como se percebe nos gráficos contidos no documento-resumo deste projeto e em anexo.

O trabalho é realizado em todos os dia do ano, de 1 de janeiro a 31 de dezembro há dez anos e espera-se que em 2015 tenhamos o décimo-primeiro ano consecutivo de atuação. O sistema computacional é mantido em funcionamento durante 24 horas por dia com atualização a cada cinco minutos. Bolsistas ficam de plantão para colocar em funcionamento novamente o sistema no menor prazo possível em caso de algum tipo de pane, seja em hardware, software ou problemas com o fornecimento de energia ou da rede computacional. A comunicação com as estações agrometeorológicas automáticas feitas por modem celular e a manutenção dos sensores em campo são as atividades que consomem mais tempo e recursos, respectivamente. Os recursos financeiros oferecidos pela PROEX nunca cobriram nem 10% das despesas operacionais, mas é importante manter o projeto como atividade oficial, pois oferece visibilidade para toda a UNESP. Cada saída de campo para manutenção custa ao menos R$ 400,00 (combustível e diárias) e são feitas historicamente ao menos 15 por ano.

Cronograma de Atividades:

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira utiliza diferentes canais de comunicação e em diferentes linguagens complementares para democratizar o conhecimento e a informação e ainda promover o desenvolvimento sócio-econômico sustentável, unindo pesquisa, ensino e extensão de serviços à comunidade. Um dos alicerces para suas pesquisas é a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista formada por 8 estações agrometeorológicas automáticas que tem seus dados disponibilizados de f o r m a l i v r e e g r a t u i t a a t r a v é s d o C a n a l C L I M A d a U N E S P I l h a S o l t e i r a (http://clima.feis.unesp.br), permitindo planejar e gerenciar o meio ambiente e também os recursos hídricos (através da evapotranspiração e assim determinar o quanto e o quando irrigar através da divulgação da evapotranspiração, que é o consumo de água pelas plantas e que deve ser reposto por chuva ou irrigação). As pesquisas e artigos publicados d e c o r r e n t e s d e l a s ã o d i s p o n i b i l i z a d o s n o C a n a l d e C o n t e ú d o (www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php) e no BLOG (http://irrigacao.blogspot.com) que compõem parte do conjunto de mídias operados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que ainda mantém abertos os seguintes canais de comunicação com a sociedade: e_mail, sítio, blog, Skype e telefone (www.agr.feis.unesp.br/faleconosco.php. Nossos trabalhos também podem serem observados por um conjunto de 16 câmeras abertas para o público a partir de http://www.agr.feis.unesp.br/inst_cam.php. A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira acredita na importância e pratica a democratização do conhecimento e das informações e ainda dando transparência nas Release para

(5)

Participantes do Projeto

Trata-se de um trabalho desenvolvido há 10 anos com TODOS os equipamentos adquiridos em projetos de pesquisa e pagos pela FAPESP e CNPq. Os recursos oferecidos pela PROEX até o momento ao longo dos anos são insuficientes até mesmo para a manutenção dos sistemas e sensores, que são mantidos complementariamente com recursos de outros projetos. Assim, historicamente a PROEX tem apoiado com material de consumo, diárias, transporte e serviços de manutenção de pequena monta, ou seja, muito pouco, especialmente considerando os resultados e a importância do trabalho executado ao longos dos anos. Ver Relatórios d e t a l h a d o s e a r t i g o s p u b l i c a d o s a p a r t i r d e h t t p : / / w w w . a g r . f e i s . u n e s p . b r / p a p e r s . p h p

Já os Bolsistas de Extensão dedicados à função de estabelecer a comunicação e visibilidade das atividades são fundamentais para a manutenção de todo o sistema, que trabalham com conjunto e com os demais Bolsistas de Iniciação Científica e de Pós-Graduação. Portanto, a exequibilidade é total, prova disso é que mantemos este projeto há 10 anos ininterruptos, como projeto de Extensão PROEX, mas teve início em 1998 quando construimos o primeiro sítio da Área de Hidráulica e Irrigação, que é o Canal de da Irrigação ou Canal de Conteúdo.

Nível de Exequibilidade

Trata-se de um trabalho desenvolvido há 10 anos com TODOS os equipamentos adquiridos em projetos de pesquisa e pagos pela FAPESP e CNPq. Os recursos oferecidos pela PROEX até o momento ao longo dos anos são insuficientes até mesmo para a manutenção dos sistemas e sensores, que são mantidos complementariamente com recursos de outros projetos. Assim, historicamente a PROEX tem apoiado com material de consumo, diárias, transporte e serviços de manutenção de pequena monta, ou seja, muito pouco, especialmente considerando os resultados e a importância do trabalho executado ao longos dos anos. Ver Relatórios d e t a l h a d o s e a r t i g o s p u b l i c a d o s a p a r t i r d e h t t p : / / w w w . a g r . f e i s . u n e s p . b r / p a p e r s . p h p

Já os Bolsistas de Extensão dedicados à função de estabelecer a comunicação e visibilidade das atividades são fundamentais para a manutenção de todo o sistema, que trabalham com conjunto e com os demais Bolsistas de Iniciação Científica e de Pós-Graduação. Portanto, a exequibilidade é total, prova disso é que mantemos este projeto há 10 anos ininterruptos. Ou ainda desnde 2001 sem o vínculo formal com a PROEX.

Visibilidade para a Universidade

Trata-se exatamente de garantir a visibilidade da UNESP junto aos meios de comunicação e sociedade em geral, gerando provendo e divulgando dados e informações à sociedade. Uma busca no Google pelas palavras "unesp+irrigacao" trará toda a primeira página com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e uma busca pela palavra "Irrigação" também coloca a UNESP Ilha Solteira na primeira página do buscador. É um projeto de ação continuada, envolvendo todos os Orientados do Coordenador. A visibilidade pode ser comprovada pelas estatísticas já mencionadas e todas acessíveis em cada canal de comunicação e de forma transparente.

(6)

Indicadores de Impacto

O impacto deste trabalho é medido pelas estatísticas consolidadas mensalmente dos canais de comunicação e no atendimento aos visitantes e interessados que entram em contato via e_mail, telefone ou pessoalmente. Na Internet temos:

Número de visitantes/mês; Número de páginas visitadas/mês; Tempo de visitação; Taxa de Rejeição; Taxa de novos usuários em cada canal separadamente e depois consolidados.

Na mídia temos: número de pres-realeses enviados, número de publicações e a área ocupada pela matéria e Estimativa de Valor de Mídia Espontânea Sobre a Divulgação dos Serviços pela Imprensa Escrita.

Em cada canal é divulgado a estatística para que sejam públicos os resultados e os links de acesso estão na primeira página deste documento e também em outras seções já mencionadas.

Interno (no âmbito da Universidade)

Indicadores de Impacto

Os mesmos listados acima, não fazemos diferenciação entre público interno e externo, apenas não atribuímos valor de mídia espontânea em publicações realizadas por órgãos da própria UNESP. Verificamos as estatísticas da Fan Page Institucional no Facebook, e mesmo sendo uma ótima ferramenta para discernir o que teve boa ou não aceitação de públicos, não as consolidamos na estatística geral de acesso aos demais canais de comunicação operados.

Externo (fora do âmbito da Universidade)

Importância na Formação do Aluno

O aluno tem a oportunidade de se envolver com todas as atividades desenvolvidas pela Área de Hidráulica e Irrigação envolvendo ensino e pesquisa, além da extensão e ter uma compreensão mais ampla de cada atividade ou fator envolvido. A Bolsista Yane Freitas que se formou em julho de 2014 assim descreve a sua participação: "Foi possível uma criação de novos recursos, como o Pod Irrigar Interativo, afim de aumentar a interatividade e a visibilidade de notícias geradas pela AHI, e tem se mostrado de grande aproveitamento pelo público.

São utilizados softwares como ArcGis, Ilwis, PhotoScape, Dreamweaver, JAlbum e Movie Maker para edição de fotos, vídeos, mapas, montagem e atualização de páginas e uso de Internet como meio de divulgação e ferramenta de pesquisa. Tentando sempre inovar e assim manter sempre atualizado para que os mais variados tipos de pessoas, que inclui desde universitários, pesquisadores até produtores, não percam o interesse em notícias sobre a agricultura irrigada, clima e recursos hídricos. Como em todo projeto que envolve recursos financeiros deve passar por algum tipo de avaliação de sua importância e viabilidade, utilizamos as estatísticas para monitorar mensalmente e anualmente os acessos gerados por nossos trabalhos, permitindo assim um acompanhamento do número de interessados, a frequência destes e assim avaliar se o conteúdo atinge as metas estabelecidas pela equipe e pelos leitores, permitindo melhor manutenção e adequabilidade do conteúdo oferecido.

Além de recebermos visitas no LHI-NACI com o objetivo de a d q u i r i r e m c o n h e c i m e n t o s o b r e i r r i g a ç ã o , c l i m a , evapotranspiração, qualidade da água e, em especial, o funcionamento das redes agrometeorológicas do noroeste paulista e como são transmitido todos os dados para a população, para a comunidade científica através de artigos e também para a mídia através de matérias publicadas relacionadas à área." E Inana Shutze que também foi Bolsista e se formou assim escreve: "Um dos pontos importantes das atividades é a divulgação do conhecimento gerado no Laboratório de Hidráulica e Irrigação, como notícias sobre clima e agricultura irrigada entre outros, com uma linguagem adequada além de simplificada, permitindo o acompanhamento

(7)

pelos mais variados tipos de pessoas, que inclui desde universitários, pesquisadores até produtores.

O maior desafio é manter as redes de comunicação sempre atualizadas, para não deixar que os leitores percam o interesse e buscar, pesquisar, estudar e divulgar notícias que sejam relacionadas sempre ao projeto e publicá-las de maneira que chamem a atenção dos seguidores dos nossos canais de mídia. Para tanto usamos softwares como PhotoScape, Dreamweaver e JAlbum para edição de fotos, montagem e atualização dos Canais e uso de Internet como meio de divulgação e ferramenta de pesquisa. As estatísticas são acompanhadas mensalmente e anualmente, o que permite um acompanhamento do número de interessados, a frequência destes e assim avaliar o conteúdo."

Geração de Produtos e Processos

Os produtos já estão criados que são os canais de comunicação listados e o processo é manter a equipe em plena comunicação para que possam gerar o conteúdo para alimentar os canais de comunicação e a imprensa em geral. provemos dados, como os da evapotranspiração ou todas as variáveis climáticas, mas também informações, como os trabalhos de pesquisa e como podem ser úteis para além da academia.

Coerência entre Objetivos e

Fundamentação Teórica

Cremos que mantemos coerência entre o que nos propusemosa fazer e a medição do impacto dos nossos trabalhos, especialmente porque nossas estatísticas são públicas, o que nos coloca muito a vontade a dizer que praticamos transparência de ações e que é divulgada em palestras. Usamos metodologia consagrada para avaliação da visibilidade e do impacto dos nossos trabalhos.

(8)

Primeira Etapa do Projeto

Coordenador CPEU Relator Relator

Depto

O projeto apresenta um conjunto de ações processuais contínuas de caráter educativo, cultural, político, artístico, científico ou tecnológico, com a participação de docentes ou pesquisadores, discentes (bolsistas ou voluntários) e, contando eventualmente, servidores técnico-administrativos, pertencentes à comunidade universitária?

Sim Sim Sim

O projeto integra o ensino e a pesquisa com as demandas

da sociedade (sociais, ambientais e culturais)? Sim Sim Sim O projeto envolve a participação efetiva da população

externa com sujeitos ativos no processo (sem excluir a participação da comunidade interna)?

Sim Sim Sim

O projeto contempla a participação de alunos da

graduação? Sim Sim Sim

O projeto proposto situa-se na área de conhecimento dos proponentes e/ou em outras áreas de conhecimento adquiridas ao longo do tempo?

Sim Sim Sim

O projeto articula mais de uma dimensão: ensino, pesquisa e extensão, tendo atividades que não o caracterizam apenas como um curso ou um evento?

Sim Sim Sim

O projeto está bem redigido, possuindo coerência entre os

(9)

Quantidade Título

2 ANDRADE, F.G.; HERNANDEZ, F.B.T., BARBOZA, G.C.; FRANCO, R.A.M.; Transferência de tecnologia e informações hidroagrícolas pela rede mundial. In: 5º Congresso de Extensão Universitária da UNESP - PROEX, 2009, Águas de Lindóia, 10 a 12 de novembro de 2009. Anais do Congresso Extensão Universitária d a U N E S P . S Ã O P A U L O : U N E S P , 2 0 0 9 . 1 p . h t t p : / / w w w . a g r . f e i s . u n e s p . b r / p d f / a h i _ i n t e r n e t _ 2 0 0 9 . p d f SILVA, P.T.P.; HERNANDEZ, F.B.T., FRANCO, R.A.M.; BARBOZA, G.C. Planejamento e gerenciamento hidroagrícola e ambiental In: 5º Congresso de Extensão Universitária da UNESP - PROEX, 2009, Águas de Lindóia, 10 a 12 de novembro de 2009. Anais do Congresso Extensão Universitária da UNESP. SÃO PAULO:

U N E S P , 2 0 0 9 . 1 p .

http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/hidroagricola_extensao2009.pdf Resumo em Eventos Nacionais

2 HERNANDEZ, F.B.T.; TEIXEIRA, A.H.C.; LEITE, M.A. Tools for support and technology transference for irrigated agriculture. In: 4o IWA-ASPIRE - Conference & Exhibition "Toward Sustainable Water Supply and Recycling Systems", Tóquio, Japão, 2 a 6 de outubro de 2 0 1 1 . P r o c e e d i n g s , p . 4 2 9 , 2 0 1 1 . www.agr.feis.unesp.br/pdf/aspire_poster_tools_final_eng.pdf H E R N A N D E Z , F . B . T . ; T E I X E I R A , A . H . C . W E A T H E R INFORMATION AND DECISION SUPPORT FOR IRRIGATION IN SAO PAULO STATE - BRAZIL.

In: International Workshop "Strengthening Weather and Climate Services in a Sustainable Agriculture and Climate Change Perspective through Communication and Dissemination" Campinas, 7 d e m a i o d e 2 0 1 2 . A n a i s . . . h t t p : / / w w w . a g r . f e i s . u n e s p . b r / c a m p i n a s _ 7 _ m a i o _ 2 0 1 2 . p h p Resumo em Eventos Internacionais

5 SOUZA, T.A.; HERNANDEZ, F.B.T.; MARIANO, J.C.Q. Uso da internet para transferência do conhecimento em agricultura irrigada. In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, XXI, Petrolina - PE, 20 a 25 de novembro de 2011. 7p. Brasília: Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem. Anais... CD-ROM. http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/Conird_2011/SOUZA.pdf

SALLES FILHO, A.L.O.; HERNANDEZ, F.B.T.; LIMA, R.C.; MARIANO, J.C.Q. Utilização da rede mundial para transferência de tecnologia da academia para a sociedade. In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, XX, Uberaba - MG, 6 a 8 de dezembro de 2010. 6p. Brasília: Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem. Anais... CD-ROM. Disponível também em: http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/conird2010_filho.pdf

HERNANDEZ, F.B.T.; SALLES FILHO, A.L.O.; SILVA, P.T.P.; FRANCO, R.A.M.; ZOCOLER, J.L. Transferência de tecnologias e informações hidroagrícolas pela rede mundial. In: III WINOTEC -W O R K S H O P I N T E R N A C I O N A L D E I N O V A Ç Õ E S TECNOLÓGICAS NA IRRIGAÇÃO & II CONFERÊNCIA SOBRE RECURSOS HÍDRICOS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, Fortaleza -CE, 8 a 11 de junho de 2010. 6p. Fortaleza: IFCE e INOVAGRI, 2 0 1 0 . A n a i s . . . C D - R O M . 1 . 5 9 4 p . D i s p o n í v e l e m www.agr.feis.unesp.br/imagens/winotec2010/winotec2010_midia.pdf PAULO, J.A. de; SILVA, P.T.P.; HERNANDEZ, F.B.T.; BARBOZA, G.C.; SALLES FILHO, A.L.O. Planejamento e gerenciamento hidroagrícola e ambiental. In: III WINOTEC - WORKSHOP INTERNACIONAL DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA IRRIGAÇÃO & II CONFERÊNCIA SOBRE RECURSOS HÍDRICOS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, Fortaleza - CE, 8 a 11 de junho de 2010. 6p. Fortaleza: IFCE e INOVAGRI, 2010. Anais... CD-ROM. 1 . 5 9 4 p . D i s p o n í v e l e m http://www.agr.feis.unesp.br/imagens/winotec2010/winotec2010_hid Resumo Expandido em Eventos

Nacionais

(10)

Quantidade Título

SILVA, B.F.R.; HERNANDEZ, F.B.T.; LEITE, M.A.; ZOCOLER, J.L. Impacto da utilização de

plataformas de rede social na disseminação de informações hidroagrícola e ambientais.

In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, XXIII, Luís Eduardo Magalhães

-B A , 1 3 a 1 8 d e o u t u b r o d e 2 0 1 3 , A n a i s . . . 7 p . , 2 0 1 3 . http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/conird_2013/conird_2013_extensao

1 ATENÇÃO DA MÍDIA POR QUESTÕES HIDRO-AMBIENTAIS NO NOROESTE PAULISTA. P.H. Pissolito, F.B.T. Hernandez, E.C. Amendola, V.F. Trinca, D.G. Feitosa. III Inovagri International M e e t i n g . F o r t a l e z a - C E ( 2 0 1 5 ) . h t t p : / / w w w . a g r . f e i s . u n e s p . b r / p d f / i n o v a g r i _ 2 0 1 5 / p h p . p d f Resumo Expandido em Eventos

Internacionais

4 ANDRADE, F.G.; HERNANDEZ, F.B.T., BARBOZA, G.C.; FRANCO, R.A.M.; Transferência de tecnologia e informações hidroagrícolas pela rede mundial. In: 5º Congresso de Extensão Universitária da UNESP - PROEX, 2009, Águas de Lindóia, 10 a 12 de novembro de 2009. Anais do Congresso Extensão Universitária d a U N E S P . S Ã O P A U L O : U N E S P , 2 0 0 9 . 1 p . h t t p : / / w w w . a g r . f e i s . u n e s p . b r / p d f / a h i _ i n t e r n e t _ 2 0 0 9 . p d f SILVA, P.T.P.; HERNANDEZ, F.B.T., FRANCO, R.A.M.; BARBOZA, G.C. Planejamento e gerenciamento hidroagrícola e ambiental In: 5º Congresso de Extensão Universitária da UNESP - PROEX, 2009, Águas de Lindóia, 10 a 12 de novembro de 2009. Anais do Congresso Extensão Universitária da UNESP. SÃO PAULO:

U N E S P , 2 0 0 9 . 1 p .

http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/hidroagricola_extensao2009.pdf WEATHER INFORMATION AND DECISION SUPPORT FOR IRRIGATION IN SAO PAULO STATE - BRAZIL.

In: International Workshop "Strengthening Weather and Climate Services in a Sustainable Agriculture and Climate Change Perspective through Communication and Dissemination" Campinas, 7 d e m a i o d e 2 0 1 2 . A n a i s . . . h t t p : / / w w w . a g r . f e i s . u n e s p . b r / c a m p i n a s _ 7 _ m a i o _ 2 0 1 2 . p h p SILVA, B.F.R.; HERNANDEZ, F.B.T.; LEITE, M.A.; ZOCOLER, J.L. Impacto da utilização de

plataformas de rede social na disseminação de informações hidroagrícola e ambientais.

In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, XXIII, Luís Eduardo Magalhães

-B A , 1 3 a 1 8 d e o u t u b r o d e 2 0 1 3 , A n a i s . . . 7 p . , 2 0 1 3 . http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/conird_2013/conird_2013_extensao Apresentação de Trabalhos em

Eventos - oral Nacional

1 HERNANDEZ, F.B.T.; TEIXEIRA, A.H.C.; LEITE, M.A. Tools for support and technology transference for irrigated agriculture. In: 4o IWA-ASPIRE - Conference & Exhibition "Toward Sustainable Water Supply and Recycling Systems", Tóquio, Japão, 2 a 6 de outubro de 2 0 1 1 . P r o c e e d i n g s , p . 4 2 9 , 2 0 1 1 . www.agr.feis.unesp.br/pdf/aspire_poster_tools_final_eng.pdf Apresentação de Trabalhos em

Eventos - pôster Internacional

9 HERNANDEZ, F.B.T. . A irrigação e o uso racional da água. A Notícia, Junqueirópolis - SP, p. 7 - 7, 08 dez. 2012.

HERNANDEZ, F.B.T. . A chuva e a proteção do solo. A Notícia, Junqueirópolis - SP, p. 7 - 7, 06 out. 2012.

HERNANDEZ, F.B.T. . Verdes e coloridos o ano inteiro: por que não?. Revista CasaNOva, Votuporanga, p. 54 - 54, 15 nov. 2011. HERNANDEZ, F.B.T. . Noroeste Paulista tem mais informações sobre o clima. Jornal UNESP, São Paulo, p. 2 - 2, 07 nov. 2011. HERNANDEZ, F.B.T. . CLIMA: conhecê-lo para que? http://www. Textos em jornais Nacionais

(11)

Quantidade Título

agr.feis.unesp.br/oia_n5_2011, Ilha Solteira, p. 60 - 61, 15 set. 2011.

HERNANDEZ, F.B.T. ; Rosa, E.C. . Monitorando, planejando e conservando os recursos ambientais na Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados. A Voz do Povo, Ilha Solteira, p. 2 - 2, 29 ago. 2010.

HERNANDEZ, F.B.T. ; Rosa, E.C. . Monitorando, planejando e conservando os recursos ambientais na Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados. Diálogo, São Paulo, p. 6 - 6, 15 set. 2009. FRANCO, R.A.M. ; HERNANDEZ, F.B.T. . Água do céu e água da torneira. Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, Ilha Solteira, 31 mar. 2009.

Hernandez, F.B.T. . Água para o desenvolvimento. Revista Óia!, Ilha Solteira, SP, v. 1, p. 24 - 24, 15 set. 2008.

Outros artigos em http://www.agr.feis.unesp.br/papers.php#artigos

4 HERNANDEZ, F.B.T.; SILVA, P. de T.P. Relatório de Extensão Universitária do Projeto Planejamento e Gerenciamento Hidroagrícola e Ambiental. Ilha Solteira: UNESP, Processo PROEX - UNESP 1.163-2.004 - Ano V - Identificador: 4.136, no período de Janeiro a dezembro de 2.009. 56p. 2.010. Disponível em: www.agr.feis.unesp.br/pdf/proex_relatorio_2009.pdf

HERNANDEZ, F.B.T.; ALMEIDA, L.F.R. de; BARBOZA, G.C.; COSTA, J.C.G. da. Relatório de Extensão Universitária do Projeto Planejamento e Gerenciamento Hidroagrícola e Ambiental, Processo PROEX - UNESP 1.163-04 - Identificador: 4.136, no período de Janeiro a dezembro de 2.008. 48p. 2009. Disponível em: www.agr.feis.unesp.br/pdf/relatorio_proex2008.pdf

HERNANDEZ, F.B.T.; BISPO, E.M. Relatório de Extensão Universitária do Projeto Planejamento e Gerenciamento Hidroagrícola e Ambiental, Processo PROEX UNESP 1.16304 -Identificador: 1.921, no período de Janeiro a dezembro de 2.006. 3 6 p . 2 0 0 7 . D i s p o n í v e l e m : http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/proex_relatorio_2006.pdf HERNANDEZ, F.B.T.; FERREIRA, E.J.S. Relatório de Extensão Universitária do Projeto Planejamento e Gerenciamento Hidroagrícola e Ambiental, Processo PROEX - UNESP 1.163-04, no período de Janeiro de 2.005 a Janeiro de 2.006. 36p. 2006. Disponível em: http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/ahi_proex2005.pdf Monografias

(12)

Nome Email Participante Função

Participantes

Fernando Braz Tangerino Hernandez fbthtang@agr.feis.unesp.br Docente Coordenador

Solicitação Bolsas - PROEX

Bolsas solicitadas: 2

Atividades previstas: Manutenção e programação das estações agrometeorológicas automáticas, compilação e divulgação dos dados para a comunidade, transformando-os em informação, através da redação e envio por e_mail de press-releases e ainda atendimento da imprensa quando solicitado. Ou seja, manter todo o sistema funcionando, inclusive mantendo o Portal e o Blog da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira atualizado.

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3

Público-Alvo

(13)

Detalhes dos Participantes

Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Coordenador Nível acadêmico:

Fernando Braz Tangerino Hernandez

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

31/12/2016 01/01/2016

Coordenar todas as atividades descritas no relatório e manter um treinamento constante da Equipe

Os Docentes participantes serão os mesmos dos anos anteriores. Posteriormente serão preenchidos, o tempo está se esgotando. Faculdade de Engenharia

Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos

(14)

Valor Unitário R$ Descrição

Tipo Recurso Quantidade Total R$

Hospedagem/Alimentação Deslocamento até as estações 15 110,00 1.650,00

Transporte Terrestre Combustível para viagem às estações 15 110,00 1.650,00

Tipo Recurso Descrição Valor R$

Financiamento FAPESP e CNPq 330.000,00 Total: Total:R$ Total:R$ 0,00

Total de Recursos:

R$ 333.300,00

Solicitados à PROEX

Captado Governamental

Captado Não Governamental

R$ 3.300,00

Recursos

(15)

Concluído em: Departamento Parecer do Relator Manifestação Concluído em: 10/09/2015

A proposta do projeto é muito boa e de interesse tanto de docentes, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e usuários de dados climáticos , principalmente agricultores irrigantes que utilizam os dados como principal ferramenta para manejo da irrigação. Outra importância do projeto é a disponibilização de dados climáticos para uso em pesquisa e também como subsidio para planejamento urbano .Trata-se de um projeto de extensão que encontra-se em andamento e pela sua importância tem que haver continuidade, haja vista o grande número de acesso aos dados. Salientamos que existe um grande número de alunos envolvidos nesse projeto.Pela qualidade e importância do projeto somos plenamente favoráveis à sua aprovação.

Aprovado pelo Conselho Departamental em reunião extraordinária realizada em 15/09/2015. 15/09/2015 Aprovado Data da análise 15/09/2015 CPEU Parecer do Relator Concluído em:

Sou de parecer FAVORÁVEL a aprovação do projeto corroborando o parecer emitido pelo relator departamental.

14/10/2015

Parecer Local

(16)

Bolsistas

Referências

Documentos relacionados

II- Caso o valor da contribuição previdenciária devida seja superior a R$ 20.000,00 (vinte mil reais) será necessária à distribuição do processo. A triagem dos

O entrevistado após a pergunta feita pelo pesquisador receberá os cartões preenchidos com os atributos (e definições) e cartões em branco. Para responder as questões o

Neste raciocínio, o usuário irá ler todos os cartões com os atributos descritos e quando lhe for questionado sobre a relação destes com o ambiente real (atual) e

Em continuidade ao desenvolvimento da metodologia de Avaliação da Percepção dos Atributos para projetos, os atributos citados na lista acima, somados as

687/GM/MS, de 2006, que aprovou a PNPS, estabelecendo as bases para atuação do Estado Brasileiro no campo da promoção da saúde; Decreto nº 6.286, de 2007, que

por publicação no Diário Oficial, considerando-se cancelado o preço registrado a partir da última publicação. A solicitação do Fornecedor para cancelamento dos

Neste trabalho através dos resultados parciais obtidos, sugere-se que a histoplasmose pode ser uma doença ocupacional relevante, já que todos os voluntários negativos na

The purpose of this study was to characterize dependent elderly people and their main family caregivers in relation to socioeconomic, demographic, health and care-related