• Nenhum resultado encontrado

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Engenharia Departamento/Seção:

Unidade:

Departamento de Engenharia Mecânica Título:

Modalidade:

CAMA HOSPITALAR ESPECIAL

Ano Base: 2016

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade)

Outras Hospital de Ilha Solteira

Início: 01/01/2016

Término

Telefone: (18) 3743 1038

Email: padua.dem@gmail.com

Local de realização: Departamento de Engenharia Mecânica/Hospital de Ilha Solteira

Atenção a Grupos de Pessoas com Necessidades Espec Grande Área: Engenharias

Tecnologia Ano Inicial: Lattes: 31/12/2016

Identificação

Engenharia Biomédica http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798887P7 Coordenador: Area Link Descrição PodExtensão http://podcast.unesp.br/podextensao-17032015-podextensao- pesquisadores-da-unesp-projetam-cama-hospitalar-que-Facebook da ABIPE https://www.facebook.com/abipebrazil/posts/91015371905829 9 Avaliação do Coord.: 2016

O protótipo da cama hospitalar especial está finalizado, veja as fotografias em anexo. Alguns ajustes estão sendo feitos antes de ser entregue no Hospital Regional de Ilha Solteira para iniciar os testes com a equipe médica liderada pelo Dr. Assis Marinho. A cama hospitalar especial tem como objetivo virar o paciente acamado para prevenir escaras. A entrega da cama hospitalar especial ao Hospital Regional de Ilha Solteira está programada para o 2º semestre de 2015.

Trâmite Atual:

Linha Programática:

Antonio de Padua Lima Filho

Palavra-Chave 2: Palavra-Chave 3: Palavra-Chave 1:

Saúde Publica Engenharia Médica

(2)

Link Descrição Facebook da ABIPE2 https://www.facebook.com/abipebrazil/posts/91015117905855 3 Descrição Anexo

Cama hospitar especial quase finalizada IMG_6609.JPG

Movimento de virar o paciente IMG_6615.JPG

Cama hospitalar finalizada IMG_7131.JPG Movimento de virar IMG_7110.JPG Movimento de inclinar IMG_7105.JPG

Estrutura

Fundamentação Teórica:

Equipamentos tem sido desenvolvidos para pessoas com paraplegia objetivando melhorar a qualidade de vida (GARCEZ et al., 2012; GARCIA JUNIOR et al., 2013; LIMA FILHO, 2013). Por outro lado, uma pessoa que está muito fraca, ou, como é o caso, limitada de seus movimentos e não se pode virar sozinha na cama, deve ser ajudada a mudar de posição na cama a cada 1-2 horas (DRAUZIO, 2014). Isto ajuda a evitar feridas e úlceras (escaras) que aparecem quando se está deitado na mesma posição durante muito tempo. As feridas formam-se nas regiões ósseas do corpo onde há maior pressão contra a cama, tais como as nádegas e as ancas. Os procedimentos que envolvem a movimentação e o transporte de pacientes são considerados os mais penosos e perigosos para os profissionais da área e cuidadores nas residências.

Projetar e fabricar uma cama hospitalar móvel e que possua dispositivos e articulações que possibilitem movimentos de um paciente, impossibilitado de se mover, de maneira a facilitar a movimentação do mesmo, pelos profissionais da área médica. Testar a cama hospitalar especial pela equipe médica do Dr. Assis Marinho do Hospital de Ilha Solteira. Obter retorno (feedback) da equipe médica para aprimorar a cama hospitalar especial. Objetivos:

A cama hospitalar foi modificada em dois módulos longitudinais. A movimentação é feita através de dois guinchos de capacidade de 1961 N o qual aciona cabos de aço de 3 mm através de polias. A cabeceira e os pés mantiveram-se móveis, como no projeto anterior, permitindo proporcionar maior conforto ao paciente pela variação da posição transversal. A cama especial também poderá posicionar o paciente de bruços, se preciso. A cama hospitalar modificada será entregue ao final de julho de 2015 para obter retorno da equipe médica para eventual alteração. Assim, o uso da cama hospitalar proposta neste trabalho permitirá o acompanhamento do profissional de saúde e as pessoas cuidadoras nas residências mover o paciente de maneira segura e confortável. O protótipo da cama hospitalar especial foi construída sobre uma cama hospitalar doada pelo Hospital de Ilha Solteira por meio do contato feito com o Dr. Assis Marinho e será testada em breve como anteriormente descrito. Após o retorno da equipe médica sobre o primeiro protótipo construído, pretendemos adaptar um módulo que será transformado em uma maca/cadeira de rodas e assim possibilitando que o paciente saia do quarto para tomar banho de sol ou chuveiro.

Metodologia:

V A R E L L A , D . D O E N Ç A S E S I N T O M A S - E S C A R A S . D i s p o n í v e l e m : <http://drauziovarella.com.br/letras/e/escaras/>, acessado em: 05.jul. 2014. GARCEZ, C. C.; GRUITER, A. C.; FRUGOLI, E. C. D.; CARVALHO, F. V.; SOUZA, R. A. A. Treinamento locomotor ativo e musculação para pessoas com lesão medular. Congresso Brasileiro em Engenharia Biomédica, Porto de Galinhas, v.23, p.642-646, 2012.

(3)

GARCIA JUNIOR, A. F.; DE PAULA, I. A.; LIMA FILHO, A. P.; CARVALHO, A. A. Elevador ortostático para treinamento da marcha e integração sensorial para pessoas com deficiência motora. Rev. Ciênc. Ext. v.9, n.3, p.199, 2013.

LIMA FILHO, A.d.P.. Mesa para portadores de necessidades motoras. Patente: BR 10 2013 012283.

Grande parte das agressões à coluna vertebral dos profissionais cuidadores de pessoas acamadas estão relacionadas a condições ergonômicas inadequadas de mobiliários, posto de trabalho e equipamentos utilizados nas atividades cotidianas. Então, o projeto da cama especial aqui proposta deve diminuir estes problemas e principalmente qualiade de vida às pessoas acamadas.

Resultados Esperados:

1. MODIFICAÇÃO NA CAMA HOSPITALAR - alteração longitudinal em dois módulos. Período: 1-4 meses.

2. COMPONENTE ESTRUTURAL

O quadro dos módulos será feito em viga perfilada em “L” - 11/14"x1/8"x6 m de aço carbono comum. Este aço é utilizado para componentes estruturais cujas propriedades apresentam um bom dobramento e boa soldabilidade. As grades laterais móveis serão de estrutura tubular de aço ao carbono comum.

Período: 5-6 meses

3. TESTE ESTRUTURAL E DO MECANISMO DOS MÓDULOS

Voluntários serão posicionados na cama hospitalar especial para verificar os possíveis pontos de falha por deflexão.

Período: 6-8 meses.

4. TESTE NO HOSPITAL DE ILHA SOLTEIRA Entrega da cama para o Hospital de Ilha Solteira Período: 9-10 meses.

5. RELATÓRIOS

Publicação dos resultados em revistas indexadas, participação em congressos nacional e internacional.

Período: 11 - 12 mes Cronograma de

Atividades:

Os procedimentos que envolvem a movimentação e o transporte de pacientes são considerados os mais penosos e perigosos para os profissionais da área. Grande parte das agressões à coluna vertebral desses profissionais estão relacionadas a condições ergonômicas inadequadas de mobiliários, posto de trabalho e equipamentos utilizados nas atividades cotidianas.

Release para Mídia:

(4)

Participantes do Projeto

A l u n o s t e m p a r t i c i p a d o d o s p r o j e t o s d e e x t e n s ã ou n i v e r s i t á r i a c o m o b o l s i s t a e v o l u n t á r i o s . Atualmente quatro alunos de graduação(Thúlio José

Rodrigues, Danilo Antônio Gomide e Danilo Yoshi Shinkawa) e u m d e m e s t r a d o d a p ó s - g r a d u a ç ã o e m E n g e n h a r i a Elétrica(Aurasil ferreira Garcia Junior) têm participado junto ao grupo depesquisa e submetido resumo para Congresso de Iniciação Científica e participação em feira de reabilitação( http://6encontro.sedpcd.sp.gov.br/).

Nível de Exequibilidade

O Departamento de Engenharia Mecânica tem um Laboratório de Máquinas Operatrizes que tem atendido a fabricação dos equipamentos desenvolvidos pelos Projetos de Extensão Universitária anteriores.

Visibilidade para a Universidade

Fomos expositores dos equipamentos fabricados através de projetos de extensão universitária no 6º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, veja http://6encontro.sedpcd.sp.gov.br/paginas/exposicao.php.

Indicadores de Impacto

Temos uma patente intitulada "Mesa para portadores de necessidades motoras". Patente: BR 10 2013 012283, e uma outra em fase de patenteamento (Invention Id: 14CI043 Título: BANCADA PERSONALIZADA PARA CADEIRANTES PARA USO DE MICROSCÓPIO ÓPTICO). Um trabalho intitulado " BANCADA PERSONALIZADA PARA CADEIRA DE RODAS PARA USO DE MICROSCÓPIO ÓPTICO" submetido no XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica – CBEB 2014 está em avaliação. O elevador ortostático dinâmico instalado da APAE de Ilha Solteira tem sido usado tanto pelos técnicos da APAE como por pesquisadores. Temos um projeto intitulado "Equipamentos para promoção de melhor qualidade de vida de pessoas com deficiência motora" aprovado na Plataforma Brasil (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética-CAAE -15283613.0.0000.5402).

Interno (no âmbito da Universidade)

Indicadores de Impacto

Temos uma patente intitulada "Mesa para portadores de necessidades motoras". Patente: BR 10 2013 012283, e uma outra em fase de patenteamento (Invention Id: 14CI043 Título: BANCADA PERSONALIZADA PARA CADEIRANTES PARA USO DE MICROSCÓPIO ÓPTICO). Um trabalho intitulado " BANCADA PERSONALIZADA PARA CADEIRA DE RODAS PARA USO DE MICROSCÓPIO ÓPTICO" submetido no XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica – CBEB 2014 está em avaliação. O elevador ortostático dinâmico instalado da APAE de Ilha Solteira tem sido usado tanto pelos técnicos da APAE como por pesquisadores. Temos um projeto intitulado "Equipamentos para promoção de melhor qualidade de vida de pessoas com deficiência motora" aprovado na Plataforma Brasil (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética-CAAE -15283613.0.0000.5402).

Externo (fora do âmbito da Universidade)

(5)

Importância na Formação do Aluno

Os alunos participarão desde a fase do projeto e construção do equipamento. Aprenderão a trabalhar em equipe e isto é fundamental na formação deles. Os nossos alunos terão contato direto com pessoas de necessidades especiais. Este contato será também de grande importância no aprendizado de nossos alunos.

Geração de Produtos e Processos

Uma patente foi registrada e uma em fase de patenteamento como anteriormente descrito. Durante a exposição dos nossos produtos no 6º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação, muitas pessoas ficaram interessadas na aquisição de nossos produtos.

Coerência entre Objetivos e

(6)

Primeira Etapa do Projeto

Coordenador CPEU

Relator Relator

Depto O projeto apresenta um conjunto de ações processuais

contínuas de caráter educativo, cultural, político, artístico, científico ou tecnológico, com a participação de docentes ou pesquisadores, discentes (bolsistas ou voluntários) e, contando eventualmente, servidores técnico-administrativos, pertencentes à comunidade universitária?

Sim Sim Sim

O projeto integra o ensino e a pesquisa com as demandas

da sociedade (sociais, ambientais e culturais)? Sim Sim Sim O projeto envolve a participação efetiva da população

externa com sujeitos ativos no processo (sem excluir a participação da comunidade interna)?

Sim Sim Sim

O projeto contempla a participação de alunos da

graduação? Sim Sim Sim

O projeto proposto situa-se na área de conhecimento dos proponentes e/ou em outras áreas de conhecimento adquiridas ao longo do tempo?

Sim Sim Sim

O projeto articula mais de uma dimensão: ensino, pesquisa e extensão, tendo atividades que não o caracterizam apenas como um curso ou um evento?

Sim Sim Sim

O projeto está bem redigido, possuindo coerência entre os

(7)

Quantidade Título 1 Em andamento.

TCC(s)

(8)

Nome Email Participante Função

Participantes

Antonio de Padua Lima Filho padua.dem@gmail.com Docente Coordenador

Solicitação Bolsas - PROEX

Bolsas solicitadas: 1

Atividades previstas: Fabricar outra cama hospitalar especial após as modificações que serão sugeridas pelos profissionais do Hospital Regional de Ilha Solteira.

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3

Público-Alvo

(9)

Detalhes dos Participantes

Mestrado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Coordenador Nível acadêmico:

Antonio de Padua Lima Filho Unidade universitária:

Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

31/12/2016 01/01/2016

Inovar a cama hospitalar especial após o retorno dos profissionais do Hospital Regional de Ilha Solteira. Comprar os materiais de consumo previsto. Orientar o bolsista de extensão universitária.

Faculdade de Engenharia

Departamento de Engenharia Mecânica

(10)

Valor Unitário R$ Descrição

Tipo Recurso Quantidade Total R$

Material de consumo Guincho Manual – Catracado 2 118,00 236,00

Material de consumo Cantoneira 1 ¼” x 1/8 x 6 m 2 48,00 96,00

Material de consumo Cinta de arrasto 4 37,00 148,00

Material de consumo Primer Universal LT Wanda 1 25,00 25,00

Material de consumo Epoxi Ultra Prot. Branco/Base Sherwin Willians GL

1 205,00 205,00

Material de consumo Lixa Ferro 120 Norton 2 2,85 5,70

Material de consumo Lixa ferro 150 Norton 2 2,50 5,00

Material de consumo Lixa D’Água 320 3M 3 1,50 4,50

Material de consumo Cabo de aço galvanizado 1/8". 12 1,70 20,40

Material de consumo Roldana Poco BIEHL Nº 6 8 9,29 74,32

Material de consumo Roldana 2” 8 12,50 100,00

Material de consumo Barra quadrada de 3/8” x 6m 2 19,00 38,00

Total: Total:R$ 0,00 Total:R$ 0,00

Total de Recursos:

R$ 957,92

Solicitados à PROEX

Captado Governamental

Captado Não Governamental

R$ 957,92

Recursos

(11)

Concluído em: Departamento Parecer do Relator Manifestação Concluído em: 17/08/2015

Projeto muito interessante que aborda diretamente um produto objeto de grande ajuda sociedade, a ser desenvolvido em parceria com uma instituição externa à UNESP, com a participação de docente e alunos da graduação e da pós-graduação. A integração ensino, pesquisa e extensão fica bem evidenciada uma vez que o trabalho aborda técnicas e morfologia de projetos que fazem parte do processo de aprendizado dos alunos da graduação, bem como à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos aliados à escolhas das melhores soluções para o problema.

O Conselho do Departamento de Engenharia Mecânica, em reunião realizada em 10/09/2015, aprovou por unanimidade o parecer favorável do relator.

11/09/2015 Aprovado Data da análise 11/09/2015 CPEU Parecer do Relator Concluído em:

O projeto, em continuidade, tem uma aplicabilidade imediata para a comunidade externa e envolve a participação de docente e alunos da graduação e da pós-graduação, integrando ensino, pesquisa e extensão.

Destacamos que seria importante haver no projeto o cadastro do apoio técnico e de alunos que potencialmente possam participar do mesmo, ainda que na condição de voluntários, particularmente da pós-graduação, que ja tem vínculos efetivos. Também, no campo da produção cientifica, seria adequado fazer a descrição dos artigos e trabalhos produzidos, que são citados em outros campos.

A despeito destas sugestões, que tornariam o projeto mais claro, somos de parecer favorável a sua aprovação

14/09/2015

Parecer Local

(12)

Bolsistas

Não há bolsistas cadastrados.

Referências

Documentos relacionados

f) No caso de não comparecimento do candidato para efetivação da matrícula, de envio de documentos fora do prazo estabelecido ou de desistência, poderá ser convocado o

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir a realidade de professores de matemática e as dificuldades que enfrentam para que ensinem aos alunos essa

Embora o pão com melhor característica sensorial de aparência e sabor relacionado com a testemunha (pão com formulação 100 % de farinha de trigo) foi o que teve 10 %

• Medição com mais precisão em uma maior variedade de condições, ajudando você a manter a conformidade mesmo com mudanças nas condições do processo.. • Maior flexibilidade

O entrevistado após a pergunta feita pelo pesquisador receberá os cartões preenchidos com os atributos (e definições) e cartões em branco. Para responder as questões o

Neste raciocínio, o usuário irá ler todos os cartões com os atributos descritos e quando lhe for questionado sobre a relação destes com o ambiente real (atual) e

Neste trabalho através dos resultados parciais obtidos, sugere-se que a histoplasmose pode ser uma doença ocupacional relevante, já que todos os voluntários negativos na

The purpose of this study was to characterize dependent elderly people and their main family caregivers in relation to socioeconomic, demographic, health and care-related