• Nenhum resultado encontrado

Ética e desenvolvimento institucional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ética e desenvolvimento institucional"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

C

URSO

T

ÉCNICO DE

I

NFORMÁTICA

2010

Ética e

desenvolvimento

institucional

Amnistia Internacional Portugal

(2)

ÍNDICE

Conteúdo

O papel da Amnistia Internacional na defesa dos Direitos Humanos. ... 3

Problemas mundiais ... 4

Ecossistemas da Amazónia ... 4

Assimetria mundial... 7

A humanidade é constituída por diferentes grupos, cada um tem uma herança cultural distinta dos outros. Essa herança terá que ser preservada, se o não for a humanidade perderá parte da sua riqueza. Aponte medidas que possibilitem um desenvolvimento sustentável sem pôr em causa a diversidade cultural da humanidade. ... 9

(3)

O papel da Amnistia Internacional na defesa dos Direitos Humanos. A Amnistia é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos que promove e defende os Direitos Humanos, regidos pelos princípios de solidariedade internacional, acção efectiva no caso das vítimas individuais, cobertura global, a universalidade e indivisibilidade dos Direitos Humanos, imparcialidade e independência, democracia e respeito mútuo, em mais de cento e cinquenta países.

Foi fundada vinte e oito de Maio de mil novecentos e sessenta e um. Conta com o apoio de mais de 2,8 milhões de pessoas que participam nas acções de denúncia de violações de direitos humanos.

A Amnistia Internacional dirige-se aos governos, organizações intergovernamentais, grupos políticos armados, empresas e outros actores não estatais.

(4)

Problemas mundiais

Ecossistemas da Amazónia

Foi escolhido para o dia Mundial da Amazónia o dia 5 de Setembro de 1850, a Lei nº582 criou a Província do Amazonas separando a região da Província do Pará.

A Amazónia é considerada a maior bacia fluvial do mundo e o grande pulmão do Planeta, esta região é um gigantesco ecossistema de selvas tropicais que se estende por sete milhões de quilómetros quadrados e também possuí a reserva biológica mais rica do mundo, com vários milhões de espécies de insectos, plantas, pássaros, bem como outras formas de vida, muitas sem nenhum registo científico.

O rio Amazonas percorre desde as terras altas do Peru através do Brasil até costa perto de Macapá, o rio e muitos dos seus afluentes estão rodeados por uma densa floresta húmida, aqui as árvores podem atingir a altura de um edifício de 20 andares à procura da luz do sol, nesta floresta

(5)

vivem mais animais do que em qualquer outro lugar do mundo, pelo menos 1500 espécies de pássaros e 3000 de peixes, os mamíferos ultrapassam as 800 espécies, incluindo a maior população de morcegos do mundo.

Os estratos de vida a partir do solo na parte mais elevada ficam o dossel arbóreo do bosque.

As grandes árvores e lianas que o formam dão abrigo a aves e macacos, o estrato médio fica mais protegido pois nele vivem pássaros, répteis e milhares de insectos.

O solo do bosque é húmido e escuro, pois aqui crescem fungos, fetos e rebentos (alimentos para os vários animais que aqui povoam.).

Na Amazónia para se preservar a vida com intensidade e garantir a cidadania da população local são obrigações como enormes desafios para toda a sociedade, isto integra as preocupações sociais como ambientais, por um lado tem-se o cuidado com os Índios, caboclos e ribeirinhos pela preservação do seu espaço como os seus hábitos e dos seus meios de subsistência, e a questão climática apesar da aprovação que a Amazónia não é o “pulmão do mundo”, a instabilidade em seu complexo ecossistema envolve na perda de riquezas naturais valiosas e as constantes queimadas na região são responsáveis em grande parte das emissões de gás carbónico do Brasil, aumentando o aquecimento global.

A preocupação com a globalização avança rapidamente em direcção aos recursos amazónicos que são património do Brasil e mundial.

Compete há população brasileira agir para a preservação da Amazónia e para a protecção dos seus povos, pressionando as autoridades para implementar medidas de desenvolvimento sustentável, policiamento, combate a desflorestação e à evasão de recursos naturais e melhoria dos índices de desenvolvimento humano da população da Amazónia.

(6)

A floresta amazónica é povoada há pelo menos 10000 anos, as pessoas que aqui vivem adquirem uma parte do seu alimento caçando e colhendo os produtos silvestres, mas a parte principal é tirada de pequenas parcelas agrícolas, pois o seu modo de vida tradicional está ameaçado pela destruição da floresta.

O contacto com o ser humano branco contribuiu para que maior parte das tribos perdessem a sua identificação cultural, porque os brancos introduziram outros usos e costumes como religião, maneira de vestir e falar.

As tribos indígenas tinham uma relação baseada em regras sociais, politicas como religiosas, o relacionamento entre as tribos acontecia quando existisse guerras, casamentos, cerimónias de enterro como também estabelecer alianças contra um inimigo comum.

(7)

Assimetria mundial

Dos cento e setenta e seis países classificados pelo índice de satisfação das necessidades básicas 2008, 34 apresentam um índice de satisfação das necessidades básicas “crítico”, o que significa que menos de 70,0% das necessidades básicas são nelas satisfeitas.

A maior parte dos países que se integram nesta categoria são os africanos e um deles é Moçambique.

Contudo as regularidades mais facilmente apreensível na análise do mapa é a concentração da enorme maioria dos países, como mais de 98,0% das necessidades básicas são satisfeitas, no hemisfério norte.

Ilustração 1 - Índice de satisfação das necessidades básicas 2008, no mundo

O valor deste índice evoluiu positivamente desde 2000 em quase todas as regiões do globo.

Entretanto em 2000 a África Sub-Sahariana e o sul da Ásia eram regiões com resultados considerados “críticos”no que diz respeito a esta medida de bem-estar, passaram a ser classificados como apresentando

(8)

resultados “muito baixos” em 2008, o Sul de Ásia é mesmo a região na qual o valor deste indicador mais cresceu nesse intervalo de temporal (de 64% para 71%).

A região da América Latina e as Caraíbas adquiriu em 2008 uma classificação “média”, apesar de 2000 a satisfação das necessidades básicas nessa zona do globo foi considerada “baixa”.

Embora o aumento generalizado dos valores desta medida de bem-estar, prevê-se que as desigualdades regionais irão persistir.

Como por exemplo a Social Watch estima que ao ritmo actual de melhoria das condições de bem-estar básico na África Sub-Saharina a, somente em 2353 esta região conseguirá patamares satisfatórios no preenchimento deste tipo de necessidades.

Ilustração 2 - Evolução do Índice de satisfação das necessidades básicas 2008, por região

A assimetria entre os níveis de bem-estar básicos dos países do hemisfério norte e sul apontam para uma lenta aproximação do nível de satisfação das necessidades básicas nos países de inferior classificação em relação aos patamares de desenvolvimento considerados satisfatórios.

(9)

A humanidade é constituída por diferentes grupos, cada um tem uma herança cultural distinta dos outros. Essa herança terá que ser

preservada, se o não for a humanidade perderá parte da sua riqueza. Aponte medidas que possibilitem um desenvolvimento sustentável sem pôr em causa a diversidade cultural da humanidade.

A diversidade cultural engloba as diferenças culturais que permanecem entre as pessoas, como a linguagem, danças, vestuários, tradições, e como a forma como as sociedades organizam-se conforme a sua concepção de moral e religião e a forma como interagem com o ambiente, etc.

O termo diversidade diz respeito a variedade e a convivência de ideias características bem como elementos diferentes entre si, num determinado assunto, situação ou ambiente.

A cultura é um termo com algumas acepções em diferentes níveis de profundidade e diferente especialidade, são práticas e acções sociais que seguem um determinado padrão num espaço de tempo, se expõe a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que intervêm e “preenchem” a sociedade.

Ou seja como as mais evidentes diferenças culturais que existem entre os povos, como a língua, vestimenta e tradições, existem algumas variações significativas na forma como as sociedades se organizam na partilha da moralidade e na maneira como interagem no seu ambiente.

É possível que a diversidade cultural pode vir a ser fundamental para a sobrevivência a longo prazo da humanidade bem como a preservação das culturas indígenas pode ser importante como a conservação das espécies e do ecossistema para a vida em geral.

Referências

Documentos relacionados

Como resultado, exatamente a metade dos entrevistados avaliaram o hiperdocumento como simples e quase a metade dos entrevistados (42,86%) afirmaram que o tema abordado

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Primeiro, o crescimento do número de domicílios ou famílias com- postos de até 5 pessoas (60,48% em 1970 e 64,80% do total das fa- mílias em 1980); tipicamente aquelas que se

The user uses GIS to generate a map with a visual representation of the location and extent of the active containment zones in September 2013 and information about the measures

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

Uma Unidade de Aprendizagem (UA) é uma construção teórica de hipóteses de trabalho que inclui não só os conteúdos curriculares necessários, mas também auxilie no