• Nenhum resultado encontrado

17 o Escola Regional de Alto Desempenho do Estado do Rio Grande do Sul ERAD/RS a 7 de abril de 2017 Ijuí RS, Brasil ANAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "17 o Escola Regional de Alto Desempenho do Estado do Rio Grande do Sul ERAD/RS a 7 de abril de 2017 Ijuí RS, Brasil ANAIS"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

17

o

Escola Regional de Alto Desempenho

do Estado do Rio Grande do Sul

ERAD/RS 2017

5 a 7 de abril de 2017 Ijuí – RS, Brasil

A

NAIS

Editora

Sociedade Brasileira de Computação - SBC

Organizadores

Edson Luiz Padoin

Márcia Cristina Cera (in memoriam) Andrea Schwertner Charão

Realização

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Patrocínio Governamental

CNPq

Patrocínio Empresarial

Intel, NVIDIA, TechDEC e SGI

Promoção

Sociedade Brasileira de Computação - SBC

(4)

Copyright c 2017 Sociedade Brasileira de Computação Capa: Sabrina P. F. Gehlen e Marjana G. Boniati

Projeto Editorial – 1/2016 – Design – UNIJUI Orientação: Profa Ma. Barbara Gündel

Supervisão Gráfica: João V. F. Lima, Andrea S. Charão e Edson L. Padoin Impressão: Impressos Portão

CIP – CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO

Escola Regional de Alto Desempenho do Estado do Rio Grande do Sul (17.: 5 a 7 abr 2017: Ijuí, RS)

Anais / Organizadores: Edson Luiz Padoin, Márcia Cris-tina Cera, Andrea Schwertner Charão. — Ijuí, RS, Brasil: SBC/UNIJUI/UNIPAMPA/UFSM, 2017

402 f.: il.

ISSN 2177-0085

Conhecido também como ERAD/RS 2017.

1. Processamento de Alto Desempenho. 2. Arquiteturas de Computadores. 3. Processamento Paralelo e Distribuído. I. ERAD/RS (17.: 5 a 7 abr 2017: Ijuí, RS). II. Universidade Re-gional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. III. Padoin, Edson Luiz. IV. Cera, Márcia Cristina. V. Charão, Andrea Schwert-ner. VI. Título.

É proibida a reprodução total ou parcial desta obra sem o consentimento prévio dos autores

(5)

Apresentação

Inicialmente, gostaríamos de dar “Boas Vindas” a todos os participantes da décima sétima edição da Escola Regional de Alto Desempenho do RS - ERAD/RS 2017, que após 11 anos acontece novamente em Ijuí, nas dependências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, nos dias 5 a 7 de abril de 2017.

Desde 2001, a Escola Regional de Alto Desempenho do RS é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por meio da Comissão Regional de Alto Desempenho do Rio Grande do Sul (CRAD/RS). Seu objetivo é promover a pesquisa e qualificar profissionais na área de Processamento de Alto Desempenho (PAD). Também, busca prover um fórum anual para apresentação e discussão dos avanços recentes da área, impulsionando o ensino e a prática de PAD nas universidades do sul do Brasil. Com o intuíto de potencializar os seus resultados, a escola é itinerante e organizada a cada ano por uma instituição diferente. Assim, neste ano de 2017, coube à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) sediar o evento, com o apoio da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A programação da ERAD/RS 2017 compreende 4 minicursos envolvendo diferentes te-mas na área de processamento paralelo e distribuído, 2 sessões hands-on, 3 palestras técnicas e 1 painel para discussão de ideias. Além disso, o evento também inclui os tradicionais Fó-rum de Iniciação Científica (IC) e FóFó-rum de Pós-Graduação (PG). O FóFó-rum de IC desse ano está sendo coordenado pelos professores André Du Bois (UFPEL) e Laércio L. Pilla (UFSC), enquanto que o Fórum de PG está sendo coordenado pelos professors Márcio Castro (UFSC) e Tiago Ferreto (PUC-RS). Neste volume, encontram-se os textos dos cursos, bem como os trabalhos selecionados para o Fórum de IC e Fórum de PG.

Planejamos e realizamos este tradicional evento com grande satisfação. Muitos de nós iniciamos a nossa história de pesquisa em PAD na escola. Assim, reconhecemos o valor ines-timável do apoio e da participação de colegas professores, pesquisadores, alunos e instituições que fizeram parte da história da escola, colaborando para a sua realização. Na organização desta ERAD, pudemos contar com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvi-mento Científico e Tecnológico (CNPq) e o patrocínio das empresas Intel, NVIDIA, Tech-DEC e SGI. Manifestamos aqui nosso reconhecimento e gratidão a todos os colaboradores e patrocinadores.

Com o coração apertado, dedicamos também uma parte deste texto para mencionar a perda de nossa querida colega Márcia Cristina Cera, que faleceu prematuramente num trá-gico acidente com seu marido e filha, no dia 5 de fevereiro de 2017. Muito mais do que uma importante parceira na organização da ERAD/RS 2017, a Márcia foi uma grande repre-sentante dos ideais da escola, com um histórico de participações que iniciou na sua gradua-ção, continuou na sua pós-graduação e culminou em muitas contribuições como professora, orientadora e incansável organizadora. Tudo isso, a Márcia realizou com simpatia,

(6)

compa-nheirismo, alegria e muitas outras qualidades sentidas e lembradas por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Como valorização e reconhecimento a tudo que a Márcia fez pela ERAD, e acolhendo diversas sugestões de colegas unidos pela CRAD, registramos aqui a primeira edição do prêmio AURORA CERA, que será atribuído a jovens destaques de IC, a serem escolhidos dentre os trabalhos que receberam as melhores avaliações dos revisores e coordenadores de sessões do Fórum de Iniciação Científica. Esperamos, assim, celebrar a vida e o brilho das gerações futuras, como a Márcia bem sabia fazer.

Inspirados por sentimentos positivos, deixamos aqui registrados outros agradecimentos, primeiramente aos professores dos minicursos e hands-on, aos palestrantes e aos painelistas que, ao compartilharem seus conhecimentos, abrilhantam a programação do evento. Também agradecemos aos revisores de trabalhos de IC e PG que, com olhar crítico e palavras de incentivo, contribuíram para qualificar os trabalhos de nossa escola. Agradecemos também a prontidão dos diversos colegas de diversas instituições e da comissão organizadora local, que contribuíram sobremaneira desde os primeiros passos da organização do evento. Por fim, deixamos nossos agradecimentos aos alunos e alunas que submeteram trabalhos às sessões de IC e PG, indo além do que seus cursos exigem e aproveitando a ocasião para abrir novas janelas para o futuro. Vocês são a principal motivação para a ERAD existir!

Enfim, muito obrigado a todos pela participação e colaboração. Desejamos uma excelente estada em Ijuí e uma ótima escola!

Padoin, Márcia (in memoriam) e Andrea Coordenadores da ERAD/RS 2017 Ijuí/RS, abril de 2017.

(7)

ERAD/RS 2017

17

o

Escola Regional de Alto Desempenho

do Estado do Rio Grande do Sul

Comitê Organizador

Organização Geral

Edson Luiz Padoin (UNIJUI) Coordenação Local

Márcia Cristina Cera (in memoriam) (UNIPAMPA) Andrea Schwertner Charão (UFSM)

Coordenação do Fórum de Pós-Graduação Márcio Castro (UFSC)

Tiago Ferreto (PUCRS)

Coordenação do Fórum de Iniciação Científica André Du Bois (UFPEL)

Laércio L. Pilla (UFSC)

Comitê de Programa do Fórum de Pós-Graduação Adenauer Yamin (UCPEL/UFPEL)

Afonso Sales (PUCRS)

Alexandre Carissimi (UFRGS) Ana Paula Canal (UNIFRA) Andre Du Bois (UFPEL) Andre Martinotto (UCS) Andrea Charão (UFSM) Carlos Holbig (UPF) Cesar De Rose (PUCRS) Claudio Geyer (UFRGS)

Claudio Schepke (UNIPAMPA) Cristiano Costa (UNISINOS) Dalvan Griebler (PUCRS) Douglas Macedo (UFSC) Edson L. Padoin (UNIJUI) Frank Siqueira (UFSC)

Gerson Geraldo H. Cavalheiro (UFPEL)

Guilherme Galante (UNIOESTE) João V. F. Lima (UFSM)

Laércio L. Pilla (UFSC)

Lucas Mello Schnorr (UFRGS) Marcelo Neves (PUCRS) Márcia C. Cera (UNIPAMPA) Marcia Pasin (UFSM)

Márcio Castro (UFSC) Mario Dantas (UFSC) Mauricio Pilla (UFPEL)

Patricia K. V. Mangan (UNILASALLE) Patricia Plentz (UFSC)

Philippe O. A. Navaux (UFRGS) Ricardo Dorneles (UCS)

Rodrigo Righi (UNISINOS) Sandro Camargo (UNIPAMPA) Tiago Ferreto (PUCRS)

(8)

Adenauer Yamin (UCPEL/UFPEL) Afonso Sales (PUCRS)

Alexandre Carissimi (UFRGS) Ana Paula Canal (UNIFRA) André Jardim (UFPEL) Andre Du Bois (UFPEL) Andre Martinotto (UCS) Andrea Charão (UFSM) Anubis Rossetto (IFSUL) Benhur Stein (UFSM) Carlos Holbig (UPF) Carlos Rolim (UFRGS) Cesar De Rose (PUCRS) Claudio Geyer (UFRGS)

Claudio Schepke (UNIPAMPA) Cleverson Ledur (PUCRS) Cristiano Costa (UNISINOS) Edevaldo Santos (UFPEL) Edson Luiz Padoin (UNIJUI) Emilio Francesquini (UNICAMP) Fauzi Shubeita (SETREM)

Francieli Z. Boito (UFSC)

Gerson Geraldo H. Cavalheiro (UFPEL) Guilherme Koslovski (UDESC)

Iván Carrera (EPN)

Jerônimo Ramos (UFPEL) João V. F. Lima (UFSM) Laércio L. Pilla (UFSC)

Leonardo Pinho (UNIPAMPA) Lucas Schnorr (UFRGS)

Luiz Gustavo L. Fernandes (PUCRS) Manuel Binello (UNIJUI)

Marcelo Rebonatto (UPF) Marcia Pasin (UFSM) Marcio Castro (UFSC) Marco Alves (UFPR) Mario Dantas (UFSC) Matthias Diener (UFRGS) Mauricio Pilla (UFPEL) Mauricio A. Pillon (UDESC) Márcia C. Cera (UNIPAMPA) Mozart L. Siqueira (UNIRITTER) Patricia P. Barcelos (UFSM)

Patricia K. V. Mangan (UNILASALLE) Pedro H. Penna (UFSC)

Philippe O. A. Navaux (UFRGS) Raffael Schemmer (IFRS)

Renata Reiser (UFPEL) Ricardo Dorneles (UCS) Rodrigo Righi (UNISINOS) Samuel Feitosa (UFSM)

Sandro Camargo (UNIPAMPA) Stéfano D. K. Mor (UFRGS) Tiago Ferreto (PUCRS) Valderi Leithardt (IFC)

(9)

SBC

Sociedade Brasileira de Computação

Diretoria

Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS) - Presidente Thais Vasconcelos Batista (UFRN) - Vice-Presidente Renata de Matos Galante (UFRGS) - Administrativa Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE) - Finanças

Antônio Jorge Gomes Abelém (UFPA) - Eventos e Comissões Especiais Avelino Francisco Zorzo (PUC-RS) - Educação

José Viterbo Filho (UFF) - Publicações

Claudia Lage Rebello da Motta (UFRJ) - Planejamento e Programas Especiais Marcelo Duduchi Feitosa (CEETEPS) - Secretarias Regionais

Eliana Silva de Almeida - Divulgação e Marketing

Roberto da Silva Bigonha (UFMG) - Relações Profissionais

Ricardo de Oliveira Anido (UNICAMP) - Competições Científicas

Raimundo José de Araújo Macêdo (UFBA) - Cooperação com Sociedades Científicas Sérgio Castelo Branco Soares (UFPE) - Articulação de Empresas

Conselho

Daltro José Nunes (UFRGS)

Maria Cristina Ferreira de Oliveira (ICMC/USP) Alfredo Goldman (IME/USP)

José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS) Wagner Meira Junior (UFMG)

Altigran Soares da Silva (UFAM) Fabio Kon (USP)

Paulo Roberto Freire Cunha (UFPE) Ana Carolina Salgado (UFPE) Rodolfo Azevedo (UNICAMP)

Comissão Especial de Arquitetura de Computadores e Processamento de Alto Desem-penho - CE-ACPAD

Alfredo Goldman (USP) - Coordenador Secretaria Regional do Rio Grande do Sul Ingrid Oliveira de Nunes (UFRGS) - Secretária

(10)

CRAD/RS

Comissão Regional de Alto Desempenho do Rio Grande do Sul

Membro Honorário

Prof. Tiaraju Asmuz Diverio (UFRGS) Comissão Executiva

Profa Andrea Charão, UFSM

Prof. Lucas Mello Schnorr, UFRGS (coordenador) Profa Marcia Cristina Cera (in memoriam), UNIPAMPA

Prof. Mauricio Pilla, UFPEL Prof. Rodrigo Righi, UNISINOS Comissão Deliberativa

Instituição Representantes

CESUP RS Denise Ewald, Magali Longhi

Embrapa C.Temperado Nelsi Warken

Feevale Edvar B. Araújo

FURG Odorico Machado Mendizabal

IFSul João Ladislau B. Lopes, Rodrigo Santos de Souza

PUCRS Luiz Gustavo Fernandes, Tiago C. Ferreto

SENAC Carlos Vinicius Rasch Alves, Angelo Gonçalves Luz

SENAI Valderi Reis Quietinho Leithardt

SETREM Fauzi Shubeita, Dalvan Griebler

UCPEL Adenauer Corrêa Yamin, Mateus Madail Santin

UCS André Luis Martinotto, Ricardo V. Dorneles

UFPEL André Du Bois, Gerson G. H. Cavalheiro

UFRGS Alexandre Carissimi, Philippe O. A. Navaux

UFSM Marcia Pasin, João V. F. Lima

ULBRA Roland Teodorowitsch

UNICRUZ Alessandro Copetti

UNIFRA Ana Paula Canal

UNIJUI Edson Padoin

UNIPAMPA Claudio Schepke, Leonardo Pinho

UNIRITTER Atila Vasconcelos, Mozart Siqueira

UNISC Daniela Saccol Peranconi

UNISINOS Cristiano André da Costa, Rodrigo R. Righi

UPF Carlos A. Hölbig, Marcelo T. Rebonatto

(11)

Sumário

I Minicursos

1

Fundamentos de Estatística para Análise de Desempenho

Aishameriane V. Schmidt (UFSC), Francieli Z. Boito (UFSC), Laércio L. Pilla (UFSC) 3

Computação Paralela com a Linguagem R: técnicas, ferramentas e aplicações

Carlos A. Holbig (UPF), Angela Mazzonetto (UPF), Willingthon Pavan (UPF) . . . 25

Método dos Elementos Discretos e Desafios de Desempenho Computacional

Manuel O. Binelo (UNIJUI), Oleg Khatchtourian (UNIJUI), Edson L. Padoin (UNIJUI), Rodolfo F. de Lima (UNIJUI) . . . 43

Intel Modern Code: Programação Vetorial e Paralela em Arquiteturas Intel Xeon e Xeon Phi

Matheus S. Serpa (UFRGS), Jean L. Bez (UFRGS), Eduardo H. M. Cruz (UFRGS), Matthias Diener (UFRGS), Marco A. Z. Alves (UFPR), Philippe O. A. Navaux (UFRGS)

63

II Hands-on

81

Um Guia Para a Modelagem e Desenvolvimento de Aplicações Big Data Sobre o Modelo de Arquitetura Zeta

Kassiano J. Matteussi (UFRGS), Paulo R. R. de Souza Jr (UFRGS), Julio C. S. dos Anjos (UFRGS), Claudio F. R. Geyer (UFRGS) . . . 83

Derrube Todos os Recordes de Ganho de Desempenho Otimizando seu Código

Sherlon A. da Silva (UNIPAMPA), Matheus S. Serpa (UFRGS), Claudio Schepke (UNI-PAMPA) . . . 103

III Fórum de Pós-Graduação

121

Fórum de Pós-Graduação . . . 123 AGANT: Proposta de um Modelo Ciente do Tráfego da Rede para Ambientes Inteligentes

Leandro Andrioli (Unisinos), Rodrigo R. Righi (Unisinos) . . . 125

Alocação de Infraestruturas Virtuais Confiáveis em Múltiplos Provedores IaaS: Um Estudo Prelimi...

Anderson S. Raugust (UDESC), Guilherme P. Koslovski (UDESC) . . . 127

Análise de Aplicação Baseada em Tarefas em Arquitetura Híbrida CPU/GPU

(12)

-viii

França) . . . 129

Análise de Desempenho e Consumo de uma Plataforma ARM big.LITTLE com Uso da Bi-blioteca StarPU

Bruno M. Muenchen (UFSM), João V. F. Lima (UFSM) . . . 131

Análise de Desempenho em Simulações Utilizando em Software Livre o Método dos Ele-mentos Discret...

Ricardo K. Lorenzoni (UNIJUÍ), Mauricio Dessuy (UNIJUÍ), Saul V. Winik (UNIJUÍ), Victor N. Kurshner (UNIJUÍ), Manuel O. Binelo (UNIJUÍ), Oleg Khatchatourian (UNI-JUÍ), Edson Padoin (UNIJUÍ) . . . 133

Aprimoramento do Modelo Eta Utilizando Recursos de Computação Paralela e Distribuída

Henrique G. Flôres (UPF), Alex L. Mello (UPF), Marcelo T. Rebonatto (UPF), Carlos A. Hölbig (UPF) . . . 135

Avaliação de Desempenho em Redes-em-Chip: Exploração Arquitetural com Suporte Fer-ramental

Eduardo A. da Silva (Univali), Cesar A. Zeferino (Univali) . . . 137

Comparação da Performance da Divisão Tridimensional de uma Aplicação Stencil Desen-volvida com S...

Gabriel Freytag (UFSM), João V. F. Lima (UFSM) . . . 139

Definição de Cargas e Comprimento de Aplicações Bag of Tasks para Avaliação de De-sempenho em Am...

Fernando Angelin (UFPel), Leandro Mesquita (UFPel ), Gerson G. H. Cavalheiro (UF-Pel) . . . 141

Encaminhamento de Fluxos em Redes Definidas por Software: Estudo com um Sistema de Gestão de Ap...

Anderson H. S. Marcondes (UDESC), Guilherme P. Koslovski (UDESC) . . . 143

Escalonador Heurístico para Fog Radio Access Networks

Felipe R. Costa (Unisinos), Rodrigo R. Righi (Unisinos) . . . 145

Estendendo o OpenACC para Geração e Execução Eficiente de Códigos Estêncil por Es-queletos Paral...

Alyson D. Pereira (UFSC), Rodrigo C. O. Rocha (UFMG), Márcio Castro (UFSC), Luís F. W. Góes (PUC Minas), Mario A. R. Dantas (UFSC) . . . 147

Estudo sobre o Desempenho e Consumo de Energia de Arquiteturas Intel Xeon PhiR

Robson R. O. Gonçalves (UNIPAMPA), Márcia C. Cera (UNIPAMPA) . . . 149

IORE: Um Benchmark para Padrões de E/S Complexos de Aplicações Paralelas de Larga Escala

Eduardo C. Inacio (UFSC), Mario A. R. Dantas (UFSC) . . . 151

Impacto de Técnicas de Otimização de Software em Arquiteturas Multicore e Manycore

Matheus S. Serpa (UFRGS ), Eduardo H. M. Cruz (UFRGS), Philippe O. A. Navaux (UFRGS) . . . 153

(13)

ix

Impacto do Subsistema de Memória da Arquitetura Kepler no Desempenho de uma Aplica-ção de Propag...

Ricardo K. Lorenzoni (UNIJUÍ), Matheus S. Serpa (UFRGS), Edson L. Padoin (UNI-JUÍ), Philippe O. A. Navaux (UFRGS), Jean-François Méhaut (LIG - França) . . . 155

Implementação da aplicação CFD para Multi-CPU e Multi-GPU com a Interface HPSM

Daniel D. Domenico (UFSM), João V. F. Lima (UFSM) . . . 157

Modelo de Escalonamento Aplicativo para Bag of Tasks em Ambientes de Nuvem Compu-tacional

Maicon A. Santos (UFPel), Fernando Angelin (UFPel), Gerson G. H. Cavalheiro (UF-Pel) . . . 159

Monitoramento Energético Utilizando o OpenStack Ceilometer

Raul Leiria (PUCRS), Marcelo Drumm (PUCRS), Tiago Ferreto (PUCRS) . . . 161

Openstack Orchestra, um Escalonador de Máquinas Virtuais e Balanceador de Carga para Nuvens Ope...

Vítor A. Ataides (UFPel), Laércio L. Pilla (UFSC), Mauricio L. Pilla (UFPel) . . . 163

Proposta de Implementação de Grau de Paralelismo Adaptivo em uma DSL para Parale-lismo de Stream

Adriano Vogel (PUCRS), Dalvan Griebler (PUCRS), Luiz G. L. Fernandes (PUCRS) . 165

Proposta de TM para Arquiteturas Distribuídas

Jerônimo C. Ramos (UFPel), André R. Du Bois (UFPel), Mauricio L. Pilla (UFPel) . . . 167

Proposta de um Modelo de Abstração da Camada de Gerenciamento de Dispositivos com Ênfase em QoS...

Felipe Volpato (UFSC), Márcio Castro (UFSC), Mario A. R. Dantas (UFSC) . . . 169

Proposta de uma Plataforma para Experimentos de Software em Programação Paralela

Cassiano E. Mesquita (PUCRS), Cleverson Ledur (PUCRS), Dalvan Griebler (PUCRS), Luiz G. L. Fernandes (PUCRS) . . . 171

SGTD: Sistema de Gerenciamento Térmico de Datacenter

Ademir C. Junior (UDESC), Mauricio A. Pillon (UDESC) . . . 173

Sincronização Energeticamente Eficiente de Programas Concorrentes via Memória Tran-sacional Híbr...

Felipe L. Teixeira (UFSC), Laércio L. Pilla (UFSC), Luiz C. V. dos Santos (UFSC) . . . 175

Um Estudo Sobre Modelos de Memória para Computação Quântica

Mateus M. S. Nascimento (UFPel), Renata H. S. Reiser (UFPel), Maurício L. Pilla (UF-Pel) . . . 177

Um Mecanismo para Migração de Infraestruturas Virtuais entre Provedores de Nuvem IaaS

Euclides C. Júnior (UDESC), Charles C. Miers (UDESC), Guilherme P. Koslovski (UDESC) 179

Uma Abordagem para Redução de Consumo de Recursos de Serviços de Voz sobre IP ba-seada em Redes ...

(14)

x

Paulo R. V. Junior (IFPR), Adriano Fiorese (UDESC), Guilherme P. Koslovski (UDESC), Anderson H. S. Marcondes (UDESC) . . . 181

Uma Arquitetura Aberta de Baixo Custo e Demanda Energética para Big Data em um Am-biente de Fog ...

Bruno M. Agostinho (UFSC), Francieli Z. Boito (UFSC), Mario A. R. Dantas (UFSC) 183

Uma Proposta de Comparação de Ferramentas para Análise de Grandes Conjuntos de Dados: Aplicação...

Emilio Hoffmann (UNIJUÍ), Andrea S. Charão (UFSM) . . . 185

Uma Proposta de Implementação de Algoritmos de Escalonamento para Sistemas com PCM como Memória...

Giovane O. Torres (UFPel), Rodrigo C. Moura (UFPel), Laércio L. Pilla (UFSC), Mau-ricio L. Pilla (UFPel) . . . 187

Uma Proposta de Orquestração de Nuvem Computacional Baseada em Consolidação, Elas-ticidade e Dis...

Daniel S. Camargo (UDESC), Mauricio A. Pillon (UDESC), Charles C. Miers (UDESC), Guilherme P. Koslovski (UDESC) . . . 189

Uma Proposta para Substituição de Traços em Buffers de Reuso Utilizando Lógica Fuzzy

Rodrigo C. Moura (UFPel), Giovane Torres (UFPel), Mauricio L. Pilla (UFPel), Laércio L. Pilla (UFSC) . . . 191

Uma proposta de Indicador de Confiança no Contexto da Integração entre Organizações Virtuais e ...

Luís F. Bilecki (UDESC), Adriano Fiorese (UDESC) . . . 193

IV Fórum de Iniciação Científica

195

Fórum de Iniciação Científica . . . 197 Análise de Dados Observacionais sobre a Camada de Ozônio: uma Abordagem Usando MPI e OpenMP

Bruno Muenchen (UFSM), Taís Siqueira (UFSM), Lucas Nesi (UDESC), Guilherme Koslovski (UDESC), Andrea Charão (UFSM), Damaris Pinheiro (UFSM), Luiz Steffe-nel (URCA) . . . 199

Análise de desempenho da aplicação de balanceamento de carga em sistemas multipro-cessadores

Vinicius dos Santos (UNIJUI), Ana Morales Machado (UNIJUI), Edson Padoin (UNI-JUI) . . . 203

Análise de desempenho de um nó computacional de baixo consumo utilizando benchmark YCSB

João Vítor Oliveira (UFPEL), Vitor Ataídes (UFPEL), Mauricio Pilla (UFPEL), Laércio Pilla (UFSC) . . . 207

(15)

xi

Análise de ferramentas que implementam o paradigma MapReduce em um problema de Recuperação de I...

Paulo Cardoso (UFSM), Sergio Mergen (UFSM) . . . 211

Análise de segurança da autenticação baseada em OpenID Connect com IdP externos para OpenStack

Glauber Batista (UDESC), Charles Miers (UDESC) . . . 215

Análise de varreduras de portas contra Virtual LAN tagging em nuvens computacionais baseadas em...

Nicolas Lane (UDESC), Charles Miers (UDESC) . . . 219

Análise de viabilidade do uso de dispositivos SSD e MPSoC em servidores de armazena-mento de sis...

Pablo Pavan (UNIJUI), Ricardo Lorenzoni (UNIJUI), Edson Padoin (UNIJUI), Francieli Boito (UFSC), Philippe Navaux (UFRGS) . . . 223

Análise do Consumo Energético de Aplicações Paralelas com Diferentes Versões de Com-piladores

Arthur Krause (UFRGS), Gabriel Moro (UFRGS), Lucas Schnorr (UFRGS) . . . 227

Análise do desempenho de consultas SPARQL em sistemas gerenciadores de triplas

Felipe da Rosa (UFPEL), Roger Machado (UFPEL), Adenauer Yamin (UCPEL/UFPEL), Ana Marilza Pernas (UFPEL) . . . 231

Aplicando Charm++ na paralelização de um Sistema de Irrigação de Solos

Pablo Pavan (UNIJUI), Edson Padoin (UNIJUI), Laércio Lima Pilla (UFSC), Philippe Navaux (UFRGS), Jean-Francois Méhaut (Universté de Grenoble) . . . 235

Aplicação de Algoritmos Genéticos Paralelos para Formação de Grupos em Ambientes E-learning

Nelson Luiz Silva Ferreira (UDESC), Rafael Vincence (UDESC), Avanilde Kemczinski (UDESC), Rafael Parpinelli (UDESC) . . . 239

Aplicação de Ferramentas de Big Data para Alocação de Infraestruturas Virtuais

Guilherme Xavier (UDESC), Anderson Raugust (UDESC), Guilherme Koslovski (UDESC) 243

Avaliando a Produtividade e o Desempenho da DSL SPar em uma Aplicação de Detecção de Pistas

Renato Barreto Hoffmann Filho (PUCRS), Dalvan Griebler (PUCRS), Cleverson Ledur (PUCRS), Luiz Fernandes (PUCRS) . . . 247

Avaliando recursos de hardware e software em redes definidas por software: Um estudo de caso

Nadyan Pscheidt (UDESC), Adriano Fiorese (UDESC) . . . 251

Avaliação da Eficiência da Paralelização com Sections OpenMP em um Algoritmo Genético através d...

(16)

xii

Avaliação de Desempenho dos Sistemas Operacionais Embarcados MQX Lite e FreeRTOS aplicados a Ro...

Fernando Puntel (UFSC), Anderson Fernandes Perez (UFSC) . . . 259

Avaliação do Consumo Energético de processadores ARM em Sistemas de Arquivos Pa-ralelos

Vinícius Machado (UFRGS), Amanda Braga (UFRGS), Natália Rampon (UFRGS), Francieli Zanon Boito (UFRGS), Jean Bez (UFRGS), Edson Padoin (UNIJUI), Philippe Navaux (UFRGS) . . . 263

Caracterização do Desempenho de Aplicações Pipeline em Instâncias KVM e LXC de uma Nuvem CloudS...

Willian Baum (SETREM), Carlos Maron (PUCRS), Dalvan Griebler (PUCRS), Claudio Schepke (UNIPAMPA) . . . 267

Comparando diferentes ordenações de tarefas em balanceamento de carga distribuído

Vinicius Marino Calvo Torres de Freitas (UFSC), Laércio Lima Pilla (UFSC) . . . 271

Comparando orientação a dados e orientação a objetos em análise de timing estática

Sheiny Almeida (UFSC), Bernardo Mendonça (UFSC), Laércio Lima Pilla (UFSC), José Guntzel (UFSC) . . . 275

Comparação de Estratégias de Paralelização de um Algoritmo Friends-of-Friends com OpenMP

Leonardo Berwian (UFSM), Eric Tomas Zancanaro (UFSM), Diogo Cardoso (UFSM), Andrea Charão (UFSM), Renata Ruiz (INPE), Haroldo Campos Velho (INPE) . . . 279

Desempenho das Operações de Criar e Deletar Instâncias KVM Simultâneas em Nuvens CloudStack e O...

Anderson Maliszewski (SETREM), Adriano Vogel (PUCRS), Dalvan Griebler (PU-CRS), Claudio Schepke (UNIPAMPA) . . . 283

Eficiência energética x Desempenho entre um coprocessador Intel Xeon Phi e uma GPGPU NVIDIA

Francisco Berti da Cruz (UNIJUI), Emilio Hoffmann (UFSM), Edson Padoin (UNIJUI), Philippe Navaux (UFRGS), Jean-Francois Méhaut (Grenoble) . . . 287

Estudo e aprimoramento do modelo Eta integrando CUDA

Alex Mello (UPF), Henrique Flores (UPF), Marcelo Rebonatto (UPF), Carlos Holbig (UPF) . . . 291

Execução de uma Aplicação Apache Hadoop em Ambientes Virtualizados

Iago da Cunha Corrêa (UFSM), Leonardo Steil (UFSM), Elton Rasch (UFSM), Andrea Charão (UFSM), Patricia Pitthan Barcelos (UFSM) . . . 295

Experiências com Ferramentas de Detecção de Data Races em Programas Multithread

Ricardo Bianchim Gomes (UFSM), Matheus Ronssani de Figueiredo (UFSM), Andrea Charão (UFSM), Cleber Sartorio (UNIJUI), Dionatan Tietzmann (UNIJUI) . . . 299

Explorando a Flexibilidade e o Desempenho da Biblioteca FastFlow com o Padrão Paralelo Farm

(17)

xiii

Júnior Löff (PUCRS), Dalvan Griebler (PUCRS), Cleverson Ledur (PUCRS), Luiz Fer-nandes (PUCRS) . . . 303

Explorando a Plataforma de Computação em Nuvem Heroku para Execução de Programas Paralelos com ...

Ana Luisa Solórzano (UFSM), Andrea Charão (UFSM) . . . 307

Exploração do Paralelismo em Algoritmos de Mineração de Dados com Pthreads, OpenMP, FastFlow, T...

Gabriell Araujo (PUCRS), Cleverson Ledur (PUCRS), Dalvan Griebler (PUCRS), Luiz Fernandes (PUCRS) . . . 311

Geração de Código Android para Aplicações CRUD Visando Múltiplas Plataformas de Nu-vem

Kellerson Kurtz (UFPEL), Lisane Brisolara (UFPEL) . . . 315

ILUCTUS: Uma implementação de Linda usando Cloud como Espaço de Tuplas.

Lucas Bretana (UFPEL), Alana Schwendler (UFPEL), Gerson Cavalheiro (UFPEL) . . 319

Implantação em Nuvem de um Portal Web para Execução Remota de Algoritmos de Com-putação Científi...

Lucas Ferreira da Silva (UFSM), Andrea Charão (UFSM), Renata Ruiz (INPE), Haroldo Campos Velho (INPE) . . . 323

Implementação de Transactional Boosting no Glasgow Haskell Compiler

Jonathas de Oliveira Conceição (UFPEL), Andre Du Bois (UFPEL), Renata Reiser (UF-PEL) . . . 327

Influência do Padrão de Acesso na Eficiência Enérgetica de Dispositivos SSDs

Amanda Braga (UFRGS), Vinícius Machado (UFRGS), Jean Luca Bez (UFRGS), Fran-cieli Zanon Boito (UFSC), Philippe Navaux (UFRGS) . . . 331

Medindo o Desempenho de Código JavaScript: Experimentos com Diferentes Algoritmos e Interpretad...

Lucas Silveira (IF Farroupilha), Gustavo Rissetti (IF Farroupilha), Andrea Charão (UFSM) 335

Openstack Lightwatch, um módulo para coleta de informações de consumo de cpu e me-mória para nuv...

Julio Machado (UFPEL), João Oliveira (UFPEL), Vitor Ataídes (UFPEL), Mauricio Pilla (UFPEL), Renata Reizer (UFPEL), Laércio Pilla (UFSC) . . . 339

Otimização de E/S Paralela em Simulações de Ondas Sísmicas

Natália Rampon (UFSC), Jean Luca Bez (UFSC), Francieli Boito (UFSC), Philippe Na-vaux (UFRGS) . . . 343

Paralelização de Cálculos Estatísticos sobre Dados de Monitoramento da Camada de Ozô-nio: um Est...

Lucas Nesi (UDESC), Guilherme Koslovski (UDESC), Andrea Charão (UFSM), Dama-ris Pinheiro (UFSM), Luiz Angelo Steffenel (URCA) . . . 347

(18)

xiv

Paralelização de um Algoritmo para Alocação de Redes Virtuais em GPU

Mateus Boiani (UDESC), Guilherme Koslovski (UDESC) . . . 351

Proposta de Escalonamento de Transações do STM Haskell Para Máquinas de Arquitetura NUMA

Rodrigo Duarte (UFPEL), Andre Du Bois (UFPEL), Mauricio Pilla (UFPEL), Renata Reiser (UFPEL) . . . 355

Proposta de um escalonador de transações para TinySTM aplicado a arquiteturas NUMA.

Michael Costa (UFPEL), Mauricio Pilla (UFPEL), Andre Du Bois (UFPEL) . . . 359

Saturnus: Um Simulador Discreto Baseado em Eventos para Sistemas de Arquivos Para-lelos

Lucas Bordignon (UFSC), Eduardo Inacio (UFSC), Marcos Rodrigues (Sheffield Hal-lam University), Mario Dantas (UFSC) . . . 363

Selecionando Provedores de Computação em Nuvem usando Indicadores de Desempenho

Lucas Borges de Moraes (UDESC), Robson Berthelsen (UDESC), Adriano Fiorese (UDESC) . . . 367

Simulação vs. Maquete: Mapeamento de Zonas Térmicas em Datacenter

Héctor Paradela, (UDESC), Marcelo Paolillo (UDESC), Ademir Camillo Junior (UDESC), Mauricio Aronne Pillon (UDESC) . . . 371

Técnicas de Otimização Computacional em um Algoritmo de Multiplicação de Matrizes

Sherlon Almeida da Silva (UNIPAMPA), Matheus Serpa (UFRGS), Claudio Schepke (UNIPAMPA) . . . 375

Um estudo de caso da ferramenta ILUCTUS utilizando o cálculo de Fibonacci

Alana Schwendler (UFPEL), Lucas Bretana (UFPEL), Ana Pernas (UFPEL), Gerson Cavalheiro (UFPEL) . . . 379

Um estudo do algoritmo Agglomerative Clustering em diferentes ferramentas de paraleli-zação

Juan Rios (UFPEL), Edevaldo Santos (UFPEL), Gerson Cavalheiro (UFPEL) . . . 383

Um estudo sobre protocolos de comunicação para ambientes de Internet das Coisas

Giovanni Rotta (UFSC), Andrea Charão (UFSM), Mario Dantas (UFSC) . . . 387

Uma Ferramenta para Evitar Enlaces Congestionados em Redes Definidas por Software

Gustavo Diel (UDESC), Anderson Marcondes (UDESC), Guilherme Koslovski (UDESC) 391

Uma Implementação do Framework PSkel com Suporte a Aplicações Estêncil Iterativas para o Proces...

Emmanuel Podestá Junior (UFSC), Alyson Deives Pereira (UFSC), Rodrigo Caetano Rocha (PUC-MINAS), Marcio Castro (UFSC), Luís Góes (PUC-MINAS) . . . 395

Utilização de balanceamento de carga para redução do tempo de execução e do consumo de energia

Ana Morales Machado (UNIJUI), Vinicius dos Santos (UNIJUI), Edson Padoin (UNI-JUI) . . . 399

Referências

Documentos relacionados

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Para comprovar essa hipótese, adota-se como objetivo deste trabalho a análise da Teoria do Capital Humano e suas implicações para a captura da subjetividade dos indivíduos

A relação entre educação e participação social tendo como um terceiro elemento a Educação Ambiental são aportes que nos auxiliam a compreender a relação sociedade e

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos