• Nenhum resultado encontrado

PSICÓLOGO 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A Sobre a Entrevista Motivacional (EM), é INCORRETO afirmar:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PSICÓLOGO 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A Sobre a Entrevista Motivacional (EM), é INCORRETO afirmar:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – QUESTÕES DE 11 A 35

11. Sobre a Entrevista Motivacional (EM), é INCORRETO afirmar:

a) O objetivo principal da EM é auxiliar nos processos de mudanças comportamentais, trabalhando a resolução da ambivalência.

b) A técnica EM é breve, podendo ser realizada numa única entrevista; se for utilizada como processo terapêutico, poderá ser desenvolvida em quatro ou cinco entrevistas.

c) Inspira-se em várias abordagens, em especial na terapia cognitivo-comportamental, na terapia sistêmica e na terapia centrada na pessoa, combinando elementos diretivos e não-diretivos.

d) As estratégias da EM são mais coercitivas que persuasivas e mais argumentativas que suportivas.

12. Um dos princípios norteadores da Entrevista Motivacional é o modelo transteórico, exposto por Prochaska e DiClemente, citado por Cunha (2000), que descreve a prontidão para a mudança, baseado nos estágios de mudança. De acordo com os autores, é INCORRETO afirmar:

a) O modelo transteórico está baseado na premissa de que a mudança comportamental é um processo e que as pessoas têm vários níveis de motivação e de prontidão para mudar.

b) Os estágios de mudança, a balança decisional e a auto-eficácia são características dos processos de mudança.

c) No estágio de pré-contemplação, os indivíduos estão conscientes de que existe um problema, estão pensando seriamente nele, têm a intenção de mudança, mas ainda não iniciaram a ação.

d) São estágios do processo de mudança: pré-contemplação, contemplação, ação e manutenção. A recaída pode ser entendida como um estado de transição.

13. Segundo Prochaska e DiClemente (1982), citado por Miller & Rolnick (2007), as tarefas de aconselhamento do terapeuta variam de acordo com o estágio de mudança em que o paciente se encontra. Relacione o estágio/fase em que se encontra o cliente com as tarefas mais indicadas pelo terapeuta.

Estágio/fase do cliente Tarefas motivacionais do terapeuta

1. Pré-ponderação ou pré-contemplação ( ) Ajudar o paciente a renovar os processos de ponderação, determinação e ação sem que fique imobilizado ou desmoralizado devido à recaída.

2. Ponderação ou contemplação ( ) Levantar dúvidas com o objetivo de aumentar a percepção do paciente sobre os riscos e problemas do comportamento atual.

3. Ação ( ) Abordar os motivos para a mudança e os riscos de não mudar; fortalecer a auto-suficiência do paciente para a mudança do comportamento atual.

4. Recaída ( ) Auxiliar o paciente a dar passos rumo à mudança.

Assinale a sequência CORRETA: a) 1, 3, 2, 4.

b) 4, 1, 3, 2. c) 2, 1, 3, 4. d) 4, 1, 2, 3.

(2)

14. Na anamnese psicopatológica, algumas atitudes do profissional podem ser improdutivas e inadequadas. De acordo com Dalgarrondo (2000), no livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, sempre que possível, nas anamneses psicopatológicas, o profissional deverá:

a) Fazer pausas e silêncios mais prolongados, demonstrando tranquilidade para ouvir o paciente. b) Emitir julgamentos ou comentários valorativos sobre o que o paciente relata ou apresenta.

c) Buscar uma atitude flexível, que se adapte à personalidade do doente e aos sintomas apresentados. d) Ter atitude excessivamente neutra durante a entrevista.

15. Na análise das funções psíquicas elementares e de suas alterações, Dalgarronto (2000) ressalta a importância de se considerar a pessoa que adoece na sua totalidade e destaca que os sintomas que compõem as síndromes psiquiátricas estão ligados estruturalmente entre si. Esse autor considera que as funções mais afetadas nos transtornos afetivos, neuróticos e de personalidade são:

a) consciência, pensamento, orientação, personalidade. b) afetividade, vontade, psicomotricidade, personalidade. c) linguagem, pensamento, juízo de realidade, memória. d) afetividade, consciência, memória, sensopercepção.

16. Lima (2007, p.100), em seu texto Contribuições da clínica da atividade para o campo de segurança no

trabalho, aponta alguns conceitos propostos por Yves Clot, que são essenciais para a compreensão dos

acidentes de trabalho e suas respectivas causas. Ao abordar “um sistema de instrumentos, coletivamente construído e que se encontra no interior da atividade individual.” (...) um “sistema aberto de regras impessoais, não escritas, que definem num meio dado, o uso dos objetos e o intercâmbio entre as pessoas; uma forma de rascunho social que esboça as relações dos homens entre si para agir sobre o mundo”, a autora se refere ao conceito de:

a) Real da atividade. b) Gênero da atividade. c) Clínica do trabalho. d) Estratégia de defesa.

17. No texto A metodologia em psicopatologia do trabalho, Dejours (2008) apresenta algumas considerações importantes acerca da pesquisa referente aos impactos da organização do trabalho sobre a saúde do trabalhador. Leia as afirmativas abaixo sobre a metodologia em psicopatologia do trabalho.

I. A demanda deverá ser prerrogativa dos trabalhadores, ou seja, uma demanda não formulada pelos interessados não poderia ser atendida.

II. O objetivo do estudo da documentação sobre o processo de trabalho, das visitas à empresa e das entrevistas individuais é a descrição objetiva da relação homem/trabalho.

III. Uma etapa da pesquisa é a abordagem da organização do trabalho, formulada pelo serviço de organização e métodos, que deverá ser realizada a partir de entrevistas individuais com os trabalhadores.

IV. O foco do trabalho em psicopatologia do trabalho deverá ser o comentário verbal dos trabalhadores sobre o conteúdo de sua demanda, sendo maior o interesse pelo que diz o trabalhador, mais que a realidade em si.

(3)

18. Considerando as informações apresentadas no Manual Doenças Relacionadas ao Trabalho - Manual de

Procedimentos para os Serviços de Saúde do Ministério da Saúde (MS), contextos de trabalho particulares

têm sido associados a quadros psicopatológicos específicos, aos quais são atribuídas terminologias específicas. Um exemplo é o Burn-Out ou Síndrome do Esgotamento Profissional relacionado a profissões que envolvem alto investimento afetivo e pessoal. Sobre o Burn-Out, é INCORRETO afirmar:

a) Um dos aspectos fundamentais entre os critérios do diagnóstico é o rebaixamento do nível da consciência, que pode ser entendido como redução da clareza da consciência em relação ao ambiente e diminuição da capacidade de direcionar, focalizar ou manter a atenção.

b) No quadro clínico dessa síndrome, podem ser identificadas queixas de reação negativa, diminuição do envolvimento pessoal no trabalho, autodepreciação e sintomas de despersonalização.

c) Tem sido descrito como resultante da vivência profissional em um contexto de relações sociais complexas, envolvendo a representação que a pessoa tem de si e dos outros. É um tipo de resposta prolongada a estressores emocionais e interpessoais crônicos no trabalho.

d) Envolve posturas negativas com relação aos usuários, aos clientes, à organização e ao trabalho, sendo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e para a empresa.

19. De acordo com Zanelli (2002), sobre a Psicologia Organizacional e o papel dos psicólogos nas organizações, é INCORRETO afirmar:

a) O profissional trabalha com assuntos relativos ao ajustamento, à aprendizagem e ao desenvolvimento. b) A Psicologia Organizacional tem vínculo estreito com as atividades administrativas, porém, suas metas

extrapolam a visão de ajustamento do indivíduo ao trabalho e à busca de eficiência máxima.

c) O psicólogo deve priorizar o desenvolvimento da pessoa, por meio de mudanças planejadas e participativas, nas quais o trabalhador possa adquirir maior controle de seu ambiente.

d) O psicólogo deve ser capaz de aprender, desenvolver e aplicar os conhecimentos da psicologia para anular os conflitos existentes na relação empregador-empregado.

20. Papalia (2000), ao abordar a adolescência, destaca que a escola é a experiência organizadora central na vida da maioria dos adolescentes e que outros fatores também influenciam no desempenho educacional, na escolha profissional e na evasão escolar. De acordo com o autor, é INCORRETO afirmar:

a) Um dos fatores que pode fazer a diferença no desempenho escolar de jovens de famílias carentes e de bairros desfavorecidos é o capital social, que refere-se ao investimento da escola em atividades extra-curriculares.

b) O abandono escolar pode estar relacionado com a falta de motivação e auto-estima, falta de encorajamento parental, baixas expectativas por parte dos professores e problemas disciplinares.

c) A escolha da profissão é influenciada por vários fatores, incluindo o sexo e a estereotipia sexual, apesar de existir pouca ou nenhuma diferença entre meninos e meninas quanto à capacidade matemática ou verbal.

d) Fatores como trabalhar mais de 15 horas por semana durante o ensino médio, ser casado, estar separado da família e apresentar sinais de comportamento anti-social podem estar associados com a evasão escolar.

(4)

21. A busca de identidade entra em foco durante os anos da adolescência. Como enfatizou Erikson (1950), citado por Papalia (2000 p. 342), o esforço do adolescente para dar sentido ao eu não é “um tipo de enfermidade de maturação”. Ele é parte de um processo saudável e vital calcado nas realizações dos estágios anteriores e estabelece as bases para enfrentar as crises da vida adulta. De acordo com a perspectiva de Erikson, sobre a formação da identidade, atribua V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para as falsas:

( ) A principal tarefa da adolescência é confrontar a crise de identidade com a confusão de identidade para tornar-se um adulto único com um senso de identidade coerente e um papel valorizado na sociedade.

( ) A identidade se forma à medida que as pessoas resolvem três questões importantes: a escolha da ocupação, a adoção de valores nos quais acreditar e viver e o desenvolvimento de uma identidade sexual satisfatória.

( ) O principal perigo dessa fase é a confusão de identidade (ou de papel), a qual pode retardar muito a conquista da maturidade psicológica – até mesmo depois da idade de 30 anos.

( ) Os adolescentes não formam sua identidade modelando-se conforme os adultos, mas sim modificando e sintetizando identificações pregressas em uma nova estrutura psicológica, maior do que a soma de suas partes.

Assinale a sequência CORRETA: a) V, V, V, V.

b) V, F, V, F. c) V, F, F, V. d) F, F, V, F.

22. “A escolha profissional é uma questão séria e complicada. Os altos índices de desistência nos cursos superiores, que chegam a 40% em alguns casos, revelam a gravidade do problema” (MARINI, 2001, p. 30). Tendo como referência essa citação, analise as afirmativas abaixo:

I. Os prejuízos de abandono dos cursos são inúmeros, o ônus atinge as instituições de ensino, aqueles que não podem ter acesso à vaga abandonada e o próprio estudante, desistente, que acumula o peso de uma nova escolha.

II. A dimensão contextual, diretamente implicada na constituição da dimensão pessoal, envolve fatores de ordem econômica, política, ideológica, religiosa, social, educacional e familiar, tais fatores se intercruzam e influenciam de forma negativa a escolha da profissão.

III. A situação evidencia a necessidade de se conhecer as variáveis envolvidas na insatisfação dos indivíduos com a escolha profissional, com vistas tanto ao atendimento desta população, quanto à prevenção da evasão no ensino superior.

De acordo com as discussões de Marini (2001) sobre a escolha profissional, está CORRETO o que se afirma em: a) I, II e III.

b) I e III, apenas. c) II, apenas. d) II e III, apenas.

(5)

23. Considere as afirmativas abaixo, sobre Orientação Profissional, e atribua V para as verdadeiras e F para a(s) falsa(s).

( ) A Orientação Profissional é de competência das mais variadas ciências. ( ) Na abordagem sócio-histórica, formula-se um diagnóstico ao final do processo. ( ) O trabalho em grupo é mais indicado que o trabalho individual.

( ) No trabalho em grupo, a heterogeneidade e a diversidade são valorizadas.

( ) Busca-se dar condições para que a pessoa entenda de forma mais ampla as determinações de sua escolha.

Assinale a sequência CORRETA: a) V, V, F, V, V.

b) V, F, V, V, V. c) V, F, F, V, F. d) F, F, V, F, V.

24. No que se refere ao programa de orientação profissional na abordagem sócio-histórica, é INCORRETO afirmar: a) O objetivo do primeiro módulo é trabalhar o significado da escolha profissional.

b) O programa permite correlacionar as características de cada pessoa com as profissões. c) Cada sessão conta com atividades definidas em função da temática abordada.

d) O programa permite ao orientando um trabalho de autoconhecimento e informação profissional.

25. De acordo com Bock (2006), sobre a abordagem sócio-histórica, é INCORRETO afirmar: a) Trabalha com o modelo de perfis profissionais.

b) Considera a ideia de multideterminação do ser humano. c) Busca superar a visão de indivíduo como reflexo da sociedade.

d) Reconhece que os indivíduos podem, de certa maneira, intervir sobre as condições sociais.

26. Zimerman (2000), no livro Fundamentos Básicos das Grupoterapias, ao abordar as modalidades grupais, propõe a classificação dos grupos baseada no critério das finalidades a que se propõe o grupo e parte da divisão em dois grandes ramos genéricos: operativos e terapêuticos. Estes ramos, por sua vez, se subdividem em outras ramificações. Sobre estes grupos, é INCORRETO afirmar:

a) Independentemente do tipo de grupo, o fundamental é que o terapeuta tenha de forma clara as respostas às questões: que mudanças ele pretende, que técnicas devem ser aplicadas e para qual tipo de pacientes, por qual tipo de terapeuta e sob quais condições.

b) A atividade do coordenador dos grupos operativos deve ficar centralizada nas pontuações dos fatores de ordem inconscientes inter-relacionais.

c) A técnica denominada Grupos de Reflexão é uma das modalidades de grupo operativo muito favorável como um instrumento para a área de ensino-aprendizagem.

d) Na prática, as distintas ramificações não são perfeitamente delimitadas, podendo os grupos operativos propiciar um benefício psicoterápico e, da mesma forma, os grupos psicoterápicos se utilizar do esquema referencial operativo.

(6)

27. A existência de um grupo pressupõe uma série de características psicológicas que lhe são intrínsecas. Esse conjunto de características se chama dinâmica grupal e ocorre em todos os grupos humanos. Sobre a dinâmica grupal, é INCORRETO afirmar:

a) Um grupo não é a soma de seus membros, ao contrário, ele constitui uma nova entidade com leis e cultura própria.

b) Um grupo está sempre em movimento apoiado em duas forças opostas: uma tendendo à sua coesão e outra à sua desintegração.

c) O grupo busca um estado de equilíbrio entre as emoções, tentando mantê-las, especialmente a ansiedade, em níveis toleráveis.

d) Os membros do grupo desempenham papeis (bode expiatório, porta-voz, sabotador, liderança) que são adotados permanentemente.

28. Sobre a psicoterapia psicodinâmica de grupo, é INCORRETO afirmar:

a) A psicoterapia psicodinâmica de grupo é uma modalidade de terapia com eficácia distinta em relação à psicoterapia psicodinâmica individual.

b) A psicoterapia psicodinâmica de grupo é um método de tratamento psicoterápico amplamente utilizado no meio psiquiátrico e médico.

c) A sensação de sentir-se excluído do grupo familiar ou do grupo social constitui uma das mais importantes fontes de sofrimento psíquico.

d) Na psicoterapia psicodinâmica de grupo, as relações intersubjetivas (vínculos) fazem parte do aqui e agora.

29. Sobre a fobia social e seu tratamento, é INCORRETO afirmar:

a) Timidez e inibição são traços frequentemente encontrados na população e o sofrimento associado à ansiedade social patológica muitas vezes é desconsiderado, deixando muitas pessoas sem tratamento adequado. b) A fobia social pode ser caracterizada como circunscrita ou generalizada, dependendo da quantidade ou

diversidade das situações sociais temidas.

c) As abordagens terapêuticas consideradas mais eficazes são a farmacoterapia e a terapia cognitivo-comportamental individual (TCCI) e em grupo (TCCG).

d) As técnicas cognitivo-comportamentais de treinamento de habilidades e o treino de assertividade são as mais recomendadas, sendo desaconselháveis a técnica da exposição e a programação de tarefas de casa.

30. Com relação à Psicoterapia de Apoio (PA), é INCORRETO afirmar:

a) É praticada desde a Grécia antiga, onde acreditava-se que o tratamento mental poderia ser feito com aconselhamento e apoio nos momentos de crise.

b) É um modelo eclético de psicoterapia, provavelmente o mais praticado tanto em instituições como em consultórios particulares.

c) É indicada para pacientes considerados saudáveis do ponto de vista psiquiátrico e contraindicada para pacientes com déficits crônicos.

d) As intervenções em PA destinam-se, basicamente, em reforçar determinadas funções do ego, utilizando a influência que o terapeuta exerce sobre o paciente.

31. Sobre a utilização da técnica Psicoterapia de Apoio, é INCORRETO afirmar: a) O terapeuta trabalha com a escuta e com a livre associação, de forma breve.

b) O foco é no aqui e agora, estimulando-se os relatos dos eventos recentes mais significativos. c) Busca-se reforçar as funções do ego através da sugestão e do aumento do autoconhecimento.

(7)

32. A psicoterapia breve psicodinâmica tem sua origem na psicanálise freudiana. A terapia focal é uma modalidade de psicoterapia breve psicodinâmica que se desenvolveu a partir das contribuições de outros autores. A terapia focal baseia-se nos conceitos de experiência emocional corretiva (EEC) e no efeito carambola, possuindo características técnicas específicas que a distinguem das outras psicoterapias breves psicodinâmicas.

Considerando as informações acima, analise as afirmativas a seguir:

I. A terapia focal é uma abordagem terapêutica objetiva e de fácil aplicação, inclusive no âmbito institucional.

II. A terapia focal busca com a resolução do conflito focal atingir o desenvolvimento positivo da personalidade por meio do efeito carambola.

III. A psicoterapia breve psicodinâmica está embasada em conceitos psicodinâmicos oriundos da teoria do desenvolvimento da personalidade elaborada por Freud.

Está CORRETO o que se afirma em: a) I, II e III.

b) I e III, apenas. c) II, apenas. d) II e III, apenas.

33. O conceito de ‘Efeito Carambola’, desenvolvido por Lemgruber (1995), explica:

a) o mecanismo de potencialização dos ganhos terapêuticos na terapia focal por repetidas experiências emocionais corretivas (EECs).

b) o momento em que o paciente entra em crise e não mais se autopercebe como aquele que era.

c) a dinâmica psicológica que vem afetando as aspirações e desejos de realizações futuras, mencionadas pelo paciente.

d) a possibilidade do paciente experimentar situações traumáticas do passado penosamente reprimidas.

34. De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo (Art. 16, item c), o psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, NÃO garantirá o anonimato das pessoas, grupos ou organizações, quando for:

a) um pedido de instituição escolar. b) de interesse de solicitante judicial. c) de interesse manifesto dos envolvidos. d) uma ocorrência de infração social.

35. O Código de Ética Profissional do Psicólogo apresenta as responsabilidades do psicólogo. NÃO é um dever fundamental do psicólogo, de acordo com o Art.1º:

a) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho.

b) Ser avaliador ou parecerista em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação.

c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional.

d) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou o beneficiário.

Referências

Documentos relacionados

´e aquele pelo qual a filosofia alem˜a traduziu, depois de Kant, o latim existentia, mas Heidegger deu-lhe um sentido muito particu- lar, j´a que designa na sua filosofia

(tanto um sinal aleatório como um regular têm excesso de entropia nulo). É uma melhor medida do que vulgarmente se

Em seu trabalho, Marina Murta e Nathalia Gonçalves evocam o nome de um dos mais polêmicos artistas do século XX, que participou do despontar da Arte Moderna e de todas as

A persuasão comportamental foi exercida através do ensaísmo e do tratadismo de seus adeptos; temas como a relação entre ciências naturais e sociais, o papel da Tradição

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

Engenharia de Cardápio. Segundo Rapp, o topo ou o canto superior direito da página 

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do