• Nenhum resultado encontrado

Revista Em FOCO Nº 28 - ISSN X

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revista Em FOCO Nº 28 - ISSN X"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

55 OS BENEFÍCIOS DO CPAP NA SÍNDROME DA APNÉIA-HIPOPNÉIA

OBSTRUTIVA DO SONO NO ADULTO: ESTUDO DE CASO

Jorge Carlos Menezes Nascimento Júnior1

1Universidade do Estado do Pará (UEPA)Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) E-mail:

jcmnj@hotmail.com

RESUMO

Este estudo de caso possui como objetivo, relatar, refletir e avaliar a eficácia e eficiência do uso do CPAP como forma de tratamento das SAHOS em adultos. Sendo realizada uma revisão em literaturas nas bases de dados Scielo,Pedro, Pubmed,Medline, Brasil, Lilacs. O Estudo de caso foi realizado no período de 07/12/2016 a 15/05/2017 na cidade de Santarém-Pa. A paciente E.H.S.N participou espontaneamente do estudo, assinando o termo de livre e esclarecido consentimento, concordando com os objetivos da pesquisa . O critério de inclusão e exclusão para a amostra foi baseado em: paciente possuir o diagnóstico médico de Síndrome de Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono e Ter indicação médica para tratamento com CPAP.. A avaliação estatística se baseou no exame polissonográfico .Ao final concluímos que são poucos estudos que esclarecem os parâmetros necessários para uma terapêutica eficaz e eficiente do CPAP mesmo ele sendo tão resolutivo para SAHOS.

Palavras Chave: SAHOS.SONO.CPAP

THE BENEFITS OF CPAP IN OBSTRUCTIVE APNEA-HYPOPHEA

SYNDROME OF SLEEP IN ADULTS: CASE STUDY

Abstract

This case study aims to report, reflect, and evaluate the efficacy and efficacy of CPAP as a form of treatment of OSAHS in adults. A literature review was performed in the databases Scielo, Pedro, Pubmed, Medline, Brazil, Lilacs. The case study was performed from 07/12/2016 to 05/15/2017 in the city of Santarém-Pa. The patient EHSN spontaneously participated in the study, signing the term of free and informed consent, agreeing with the research objectives . The inclusion and exclusion criterion for the sample was based on: patient having the medical diagnosis of Sleep Apnea Syndrome and Obstructive Sleep Hypopnea and having a medical indication for treatment with CPAP. The statistical evaluation was based on the polysomnographic examination. At the end we conclude that there are few studies that clarify the parameters necessary for effective and efficient CPAP therapy, even though it is so decisive for OSAHS.

(2)

56 INTRODUÇÃO

A Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do sono (SAHOS) é classificada por episódios regulares de obstrução parcial (hiponéia) e/ou total (apnéia) das vias aéreas superiores, durante do sono. (HADDAD,2013).

O entendimento fisiopatológico da doença se dá de forma evolutiva, por repetidas e temporárias obstruções parciais ou totais durante o período do sono. Por se tratar de uma doença de caráter evolutivo, a SAHOS é considerada uma doença crônica com grande impacto na saúde pública, pois o desfavorecimento de oxigênio no corpo, principalmente nos pulmões e Cérebro, ocasionados no desenrolar da doença pelo colapso das vias aéreas, podem acarretar inúmeras consequências a curto e/ou a longo prazo contribuindo diretamente para o aumento da demanda de pessoas à procura de assistência a saúde nos Hospitais Públicos e Unidades de Pronto Atendimento 24horas (UPAS) ,e também, para o favorecendo do aumento do índice de pessoas portadoras de Doenças Crônicas e óbitos por causas cerebrovasculares e cardiovasculares.( PROJETO DE LEI N.º 7.147, DE 2017)

[..]Assim quando existe o risco de morte devido à apnéia, normalmente, existe um despertar que impede o sufocamento. Entretanto, a apnéia pode levar a outras doenças que trazem potencial risco de morte como pressão alta, ataque cardíaco, arritmia do coração e derrame. Mesmo que o risco de morte diretamente causada pela apnéia obstrutiva do sono seja pequena, essa doença deve ser tratada para evitar outras que podem matar[...]

Segundo YOUNG, 2002,

a

SAHOS é uma patologia grave que altera a vida da pessoas que podem ser irreversíveis, podendo ,também, contribuir para certos transtornos que podem colocar a vida em perigo, mas, que por sua vez, pode ser identificada facilmente e tratada de forma efetiva.

(3)

57 O ministério da Saúde em 2018, revela que as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por mais de 72% das causas de mortes no Brasil. A SAHOS é considerada problema de saúde pública, devido às consequências a curto e/ou longo prazo: cardiovasculares, funcionais, neurocognitivas e psicossociais.(

PHILLIPSON,1993; YOUNG, 2002)

A SAHOS possui uma prevalência na faixa etária de 40 a 60 anos,uma vez que 82% a 95% dos acometidos são homens (JENNUM,1992; REMÃO, 1997), sendo de caráter crônico, devido suas consequências cardiovasculares, por isso é considerada problema de saúde pública , suas sequelas podem estabelecer riscos à saúde ,pois estão correlacionadas com a deterioração neurocognitiva , refletindo diretamente em todos os aspectos biossociais.( Partinen, 1992; Reimão, 1997;2000).

Dados epidemiológicos usualmente são coletados a partir da clínica de sintomas mais comuns no paciente como: irritação, dores de cabeça, relato de pausas respiratórias durante o sono e sonolência decorrente das noites mal dormidas.

[...]É preciso atingir o estado de sono profundo e repor os neurotransmissores. Se o sono é superficial, isso não acontece”, afirma o médico. Essa sonolência ocasiona perda de produtividade no trabalho, irritação e dores de cabeça[...]

Dentre as comorbidades mais freqüentes da SAHOS estão as arritmias cardíacas, a hipertensão arterial sistêmica, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. (REIMÃO,2000)

EVENTOS FISIOPATOLÓGICOS ENVOLVIDOS NA SAHOS E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DO SONO

Os episódios de apnéia- hipopnéia presentes nos indivíduos com SAHOS acontecem pelo estreitamento ou até mesmo obstrução da passagem das vias aéreas potencializadas pela hipotonicidade muscular faríngea, fisiológica, ocorrida durante o sono.( Guilleminault,1978).

(4)

58 Do seu processo fisiopatológico são envolvidos; alteraçoes fisiológicas no sistema simpático e no sistema parassimpático; alterações anatômicas( FAIRBANKS,1995) . Assim durante o sono, a obstrução respiratória ocasionada pelo colapso do musculo orofaríngeo reduz o controle respiratório durante a vigília.(GUILLEMINAULT,1985).

A qualidade do sono é um tema relevante para a saúde pública pois contribui para as reformulações das políticas públicas ,no âmbito da Saúde Pública.(CAMARGO,2015).

Segundo Academia Americana de Medicina do Sono publicado em 2005, os distúrbios do sono são classificados em oito grupos, sendo a síndrome da apneia Hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS) classificada dentro do grupo II, como um distúrbio respiratório relacionado ao sono.

Segundo FAUSTO, 2005 afirma que o sono é um fenômeno que precisa ser renovado, diariamente, para que ocorra a homeostasia do organismo, principalmente para o bom funcionamento do Sistema Nervoso Central.

SOMERS em 1993 , definiu a SAHOS como uma desordem fisiológica do equilíbrio q existente entre o sono e o sistema cardiovascular. Uma vez que o sistema cardiovascular fica responsável pelos níveis da frequência cardíaca e pelo débito cardíaco, agindo sob comando do sistema nervoso parassimpático. No entando quando chega na fase REM do Sono,a atividade nervosa simpática muscular passa a predominar em todos os estágios do sono. Resultando em alterações cardiovasculares associadas ao sono que contribui para elevação da frequência cardíaca basal, do débito cardíaco e da pressão arterial, diminuição da variabilidade da frequência cardíaca e aumento da variabilidade da pressão arterial durante o sono, dessaturação intermitente, hiperatividade e hiperexcitação dos quimiorreceptores.

A hipoxia intermitente desenvolve alterações a curto, médio e longo prazo , que atingem as funções sistemas cardiovascular e cerebrovascular, sua ação vai além da qualidade do sono. (SOMERS em 1993).

JUDICIALIZAÇÃO NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA SAHOS E OS BENEFICIOS DO CPAP

(5)

59 Segundo o Art. 7º da LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990, todos os serviços privados e/ou conveniados no âmbito do Sistema Único de Saúde, devem realizar suas ações sob à luz da Lei Federal 8.080 sancionada pelo Presidente da República.

[..] I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

III - preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral; IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie; V - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde. [...]

Mesmo que difícil o diagnóstico da SAHOS, devido a fatores como , por exemplo, falta de acesso ao exame de polissonografia, outro fator é preponderante para que não aconteça a judicialização do acesso aos serviços à sáude, esse fator é o despreparo da equipe multiprofissional .Os benefícios da terapêutica com uso do CPAP, está totalmente relacionado à eliminação das apneias, ao aumento da saturação da oxiemoglobina e à diminuição dos despertares relacionados aos eventos respiratórios., ocorre redução da sonolência diurna excessiva, podendo ser avalidado já no primeiro mês de tratamento com o uso do CPAP. Esse aparelho melhora as funções neuropsíquicas, reduz as alterações cardiovasculares noturnas, melhora a qualidade do Sono, melhora as relações psicossociais e qualidade de vida(CAMARGO,2015).

O acesso à saúde é, incontestavelmente, uma prerrogativa fundamental do ser humano e, principalmente, do cidadão. Para o exercício de qualquer direito fundamental e para o cumprimento de qualquer dever, é preciso estar vivo e em condições mínimas de saúde. Por conseguinte, situar o direito à saúde como fundamental é consequência lógica e imprescindível do reconhecimento da condição humana.

METODOLOGIA:

A paciente E.H.S.N participou espontaneamente do estudo, assinando o termo de livre e esclarecido consentimento, concordando com os objetivos da pesquisa . O critério

(6)

60 de inclusão e exclusão para a amostra foi baseado em: paciente possuir o diagnóstico médico de Síndrome de Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono e ter indicação médica para tratamento com CPAP. O estudo de corte tranversal foi realizado no período de 07/12/2016 a 15/05/2017 na cidade de Santarém-Pa. As variáveis da pesquisa foram extraídas a partir dos exames de polissonografias (software Alice5®) avaliados pela equipe de saúde. Os parâmetros de registro dos exames de polissonografia basearam-se nas recomendações da Academia Americana de Medicina do Sono, 2012.

RELATO DE CASO:

E.H.S.N, sexo feminino, 58 anos, diagnosticada com SAHOS, 1,52 cm de altura, IMC (34,8Kg/m²).Sedentária e com histórico familiar de doenças crônicas( diabetes e Hipertensão).SIC: aos 57 anos de vida completos começou a apresentar quadros de sonolência diurna evidente, cansaço, fadiga respiratória com presença de respiração apical, dores de cabeça persistentes e episódios de ronco durante o sono. Paciente informa que tais episódios se manifestaram ,repentinamente, que a levou repetidamente a unidade de Emergência do seu bairro, apresentando sintomas de falta de ar, sendo todas as vezes sendo atribuída ao tratamento de oxigenioterapia. Nega ser elitista e tabagista. Ao exame clínico: paciente levemente taquipneico, com freqüência respiratória de 22 respirações por minuto , hemodinamicamente estável, com freqüência cardíaca de 100 batimentos por minuto, saturação periférica de oxigênio de 95% e pressão arterial sistólica e diastólica de 12 mm Hg e 70 mm Hg, respectivamente. Orientada no tempo e espaço, manteve-se cooperativa a todo o exame físico e coleta de dados, para estudo de caso. Paciente informa que ao dormir, à noite, faz uso do CPAP Automático com máscara oronasal e menciona que sente leve desconforto abdominal e ressecamento nas narinas pelo seu uso, informa ainda que no início do tratamento terapêutico sentiu inúmeras sensações claustrofóbicas, menciona ter informado a equipe multidisciplinar que a acompanha em seu tratamento (Médico do Sono, Médico Neurologista, Médico Clinico Geral, Enfermeira e Fisioterapeuta). Dados Clínicos: Ao exame de PSG do dia 07/12/2016 e do dia 15/05/2017 contatou-se, no primeiro exame: Despertares 164n°/h; SOP281%; IDR37,8n°/h; Eventos Respiratórios 271,sendo 28 apnéias e 243 hipopneias; Rem13,6% e Eficiência de 72,5%. PLMS de 57,8n°/h. Já, no segundo exame:

(7)

61 Despertares 27n°/h; SOP2 91%; IDR37,8n°/h; Eventos Respiratórios 7,sendo 0 apnéias e 7 hipopneias; Rem32,6% e Eficiência de 84,3%; PLMS de 33,9n°/h .Ao final do estudo, paciente relatou novamente o ressecamento nasal pelo uso da máscara do CPAP, inferiu vazamento de ar e informou não saber configurar parâmetros no aparelho, menciona ter dificuldade no manuseio das regulações dos níveis de Temperatura e pressão.

RESULTADOS:

Após análise das polissonografias(PSG) realizadas nos dias 07/12/2016 e do dia 15/05/2017, podemos constatar as seguintes comprovações clinicas na paciente E.H.S.N podendo ser descritas no quadro a seguir:

POLISSONOGRAFIA 1°EXAME 2°EXAME

DESPERTARES 164 N°/H 27N°/H REM 13,60% 32,60% SPO2 81% 91% IDR 37,8 N°/H 1,1 N°/H EVENTOS RESP. 271 7 APNÉIA 28 0 HIPOPNÉIA 243 7 EFIC. DO SONO 72,20% 33,90% PLMS 57,8 N°/H 33,9 N°/H FONTE: AUTOR

Podemos identificar aumento de 19% da qualidade do sono REM, diminuição de 11,8% da Eficiência do Sono; Diminuição do número de despertares; Diminuição de Movimentos periódicos dos Membros Inferiores “PLMS”de 57,8n°/h para 33,9n°/h durante o sono; Diminuição do Número total de eventos respiratórios(NTE) de 271 para 7 ; Diminuição do eventos das apnéias obstrutivas de 28 para 0 e das hipopneias de 243 para 7, Ronco abolido e dessaturação da oxi-hemoglobina (SPO2) corrigida em 91% com uso do CPAP automático durante 5 meses de tratamento domiciliar.

(8)

62 O uso do CPAP é eficiente e eficaz no Tratamento pra SAHOS. Ele possibilita melhora na qualidade, tranquilidade e eficiência do sono no paciente. Normaliza os índices da SPO2, proporcionando estabilidade hemodinâmica.

A terapêutica oferece um bom prognóstico para o paciente, possibilitando o retardo do processo evolutivo de doenças crônico-degenerativas. Apesar de, o CPAP ter provocado alguns efeitos adversos, pelo seu uso continuo, como por exemplo: o ressecamento nasal , desconforto abdominal e sensação claustrofóbica.

No entanto, são poucos estudos que esclarecem os parâmetros necessários para uma terapêutica eficaz e eficiente do CPAP, como por exemplo: máscara ideal para paciente, e configurações do Aparelho, temperatura e pressão. Entendemos que são aspectos principais que interferem diretamente no tratamento, Reabilitação e Prognóstico.

Assim percebemos, a necessidade de mais estudos futuros que esclareçam a compreensão dos mecanismos exatos envolvidos nesses efeitos

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

AMERICAN ACADEMY OF SLEEP MEDICINE. ICSD-2. International Classification of Sleep Disorders. Diagnostic and Coding Manual. 2nd ed. Westchester: American Academy of Sleep Medicine;2005.

Camargo EP, Carvalho LBC, Freitas R, Lopes W, Prado LBF, Prado GF. Marketing Social: Caracterização do Paciente do Ambulatório de Neuro-Sono doi: 10.4181/RNC.2015.23.02.editorial998-1012.2p Rev Neurocienc 2015;23(2):163-164 FAIRBANKS, D. N. F.; FUJITA, S. Snoring and obstructive sleep apnea. 2nd ed. New York: Raven Press, 1995.

FAUSTO.Alves Ito, Roberto Takashi Ito, Nádia Magalhães Moraes, Tatsuko Sakima, Márcio Luciano de Souza Bezerra, Roberto Campos Meirelles Condutas terapêuticas para tratamento da Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS) e da Síndrome da Resistência das vias Aéreas Superiores (SRvAS) com enfoque no Aparelho Anti-Ronco (AAR-ITO). R Dental Press Ortodon Ortop Facial 143 Maringá, v. 10, n. 4, p. 143-156, jul./ago. 2000

GUILLEMINAULT, C. Obstructive sleep apnea: The clinical syndrome and historical perspective. Med clin North Am, Philadelphia, v. 69, no. 6, p. 1187-1203, 198

(9)

63 HADDAD.F;BITTENCOURT.L.Recomendações para o Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono no Adulto - São Paulo: Estação Brasil, 2013p.25-41.

JENNUM P, Sjol A. Epidemiology of snoring and obstructive sleep apnoea in a Danish population, age 30-60. J Sleep Res, 1992;1:240-244.

LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm

PARTINEN M, Telakivi T. Epidemiology of obstructive sleep apnea syndrome. Sleep, 1992;15 (suppl. 6):S1-S14

PHILLIPS BG, Narkiewicz K, Pesek CA, Haynes WG, Dyken ME, Somers VK. Effects of obstructive sleep apnea on endothelin-1 and blood pressure. J Hypertens. 1999;17(1):61-6

PHILLIPSON, E. A. Sleep apnea: a major public health problem. N Engl J Med, Boston, v. 382, p. 1271-1273, 1993.

PROJETO DE LEI N.º 7.147, DE 2017. Coordenação de Comissões Permanentes - DECOM - P_5760. SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA; FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO (ART. 54 RICD) E CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA (ART. 54 RICD) . Camara Dos Deputados.2017. Disponivel em: www.camara.gov.br/sileg/MostrarIntegra.asp?CodTeor=1541344

REIMÃO R, Joo SH. Apnéia obstrutiva do sono: diagnóstico e escolha terpêutica. Diag Trat, 1997;2:35-37

REIMÃO. R*, S.H. Joo. MORTALIDADE DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.46 n.1 São Paulo Jan./Mar. 2000 > Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000100008 SOMERS VK, Dyken ME, Mark AL, Abboud FM. Sympathetic-nerve activity during sleep in normal subjects. N Engl J Med. 1993;328(5):303-7

YOUNG, T; Peppard, P E; Gottlieb, D J. Epidemiology of Obstructive Sleep Apnéia. Am J Respir Crit Care Med 2002; 165 : 1217-39

Referências

Documentos relacionados

AUTORIZO A REPRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE TRABALHO, POR QUALQUER MEIO CONVENCIONAL OU ELETRÔNICO, PARA FINS DE ESTUDO E PESQUISA, DESDE QUE CITADA A FONTE E

O projeto político traçado para a nação por meio da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (BRASIL, 1996) exige compromisso

Se quisesse traçar de uma forma básica, mas eficaz, a situação que envolve os dois tipos de monumentos fune- rários, diria que as antas (ou os monumentos ortostáticos em geral) têm,

Conclusões: Con- cluiu-se que a terapia com aparelhos intrabucais deve ser a de primeira escolha para o tratamento de SAHOS de média a moderada, sendo o desconforto

Essa região pode ser dividida em três diferentes níveis: o espaço aéreo posterior superior (situado entre a parede posterior da faringe e o contorno posterior do palato mole, ao

Pinturas, depilatórios, unguentos mamilares, colorantes para o cabelo e até pomadas à base de vidro em pó (que, aparentemente, permitiam simular a virgindade) (Braunstein, 1990),

8: Number of Higgs bosons produced at TLEP as a function of the centre-of-mass energy (green curve), as obtained from a five-year running period with the TLEP luminosity profile of

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on