• Nenhum resultado encontrado

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. NAVELBINE 10mg/ml concentrado para solução para perfusão Tartarato de vinorelbina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. NAVELBINE 10mg/ml concentrado para solução para perfusão Tartarato de vinorelbina"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR NAVELBINE 10mg/ml concentrado para solução para perfusão

Tartarato de vinorelbina

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si.

- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.

- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

- Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.

- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não inidicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. O que contém este folheto:

1. O que é Navelbine e para que é utilizado 2. O que precisa saber antes de utilizar Navelbine 3. Como utilizar Navelbine

4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Navelbine

6. Conteúdo da embalagem e outras Informações

1. O QUE É NAVELBINE E PARA QUE É UTILIZADO

Navelbine pertence a uma família de medicamentos utilizados no tratamento de cancro, a dos Alcaloides da Vinca.

Navelbine encontra-se disponível na forma de concentrado para solução para perfusão para administração intravenosa, através da veia.

Navelbine é utilizado no tratamento do cancro do pulmão e de alguns tipos de cancro da mama em doentes com idade superior a 18 anos.

Não é recomendada a sua utilização em crianças com idade inferior a 18 anos.

2. O QUE PRECISA SABER ANTES DE UTILIZAR NAVELBINE Não utilize Navelbine:

- se tem alergia (hipersensibilidade) à vinorelbina (substância ativa) ou a qualquer

medicamento da família dos medicamentos para o cancro denominados alcaloides da vinca; - se tem alergia a qualquer um dos outros componentes de Navelbine (ver secção 6 deste folheto);

- se estiver grávida ou suponha que possa estar grávida; - se estiver a amamentar;

- se tiver uma contagem de glóbulos brancos (neutrófilos) baixa ou uma infeção grave atual ou recente (nas últimas 2 semanas);

- se tiver uma contagem baixa das plaquetas;

- se planeia vacinar-se contra a febre amarela ou se foi vacinado recentemente. Advertências e precauções:

(2)

- ter antecedentes de ataque cardíaco ou dores fortes no peito;

- ter sido tratado com radioterapia e a área de tratamento incluiu o fígado; - ter sintomas de infeção (tais como febre, arrepios, tosse);

- se planeia vacinar-se;

- se o seu fígado não funcionar normalmente.

Antes e durante o seu tratamento com Navelbine serão realizados contagens das células sanguíneas para verificar se é seguro realizar o tratamento. Se os resultados destas análises não forem satisfatórios, o tratamento poderá ser adiado e serão realizados novos testes até que esses valores normalizem.

Outros medicamentos e Navelbine

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

O seu médico deve ter especial atenção caso esteja a tomar os seguintes medicamentos: - medicamentos utilizados para tornar o seu sangue mais fluido (anticoagulantes) - um medicamento antiepilético denominado fenitoína

- um medicamento antifúngico denominado itraconazol - um medicamento anticancerígeno denominado mitomicina C

- medicamentos que afetam o seu sistema imunitário, tais como ciclosporina e tacrolimus. Não são recomendadas vacinas vivas atenuadas (p. ex., varicela, papeira, rubéola, …) e vacinas da febre-amarela durante o tratamento com Navelbine, pois podem aumentar o risco de doença fatal sistémica.

A utilização simultânea de Navelbine com outros medicamentos com toxicidade conhecida para a medula óssea (afetando os seus glóbulos brancos e vermelhos e as suas plaquetas) pode agravar alguns efeitos secundários.

Navelbine com alimentos e bebidas

Não são conhecidas interações com alimentos e bebidas durante a utilização de Navelbine. Gravidez, amamentação e fertilidade

Gravidez

Não utilize Navelbine se estiver grávida ou suponha que possa estar grávida.

Caso tenha de iniciar o tratamento com Navelbine e esteja grávida, ou se engravidar durante o tratamento com Navelbine, deve consultar de imediato o seu médico.

Amamentação

Não utilize Navelbine se estiver a amamentar. Caso seja necessário o tratamento com Navelbine, a amamentação deve ser descontinuada.

Fertilidade masculina

É recomendado aos homens que estejam a ser tratados com Navelbine que não concebam filhos durante e até 3 meses após terminado o tratamento, e a procurar conselhos acerca da preservação de esperma antes do início do tratamento, uma vez que a Navelbine pode alterar a fertilidade masculina.

(3)

As mulheres em idade fértil devem utilizar métodos de contraceção (controlo da natalidade) eficazes durante e até 3 meses após ter terminado o tratamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Não foram realizados estudos sobre os efeitos de Navelbine sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas. No entanto, não conduza caso o seu médico o tenha aconselhada a não o fazer ou se não se sentir bem.

3. COMO UTILIZAR NAVELBINE

Navelbine deverá ser receitado por um médico com experiência no tratamento do cancro. Navelbine é utilizado em doentes com idade superior a 18 anos.

Não é recomendado em crianças com idade inferior a 18 anos. Posologia

Durante e antes do tratamento com Navelbine o médico verificará as contagens das suas células sanguíneas. Os resultados dos seus testes sanguíneos decidirão se e quando realizará o tratamento. A dose dependerá da sua altura, peso e condições gerais. O seu médico calculará a sua área corporal e determinará a dose do seu tratamento.

Frequência de administração

Normalmente o tratamento com Navelbine é realizado uma vez por semana. A frequência de administração será decidida pelo seu médico.

Duração do tratamento

A duração do seu tratamento é decidida pelo seu médico. Modo e via de administração

Navelbine deverá ser diluída antes da sua administração. Navelbine deverá ser administrada exclusivamente numa veia, por perfusão durante 6 a 10 minutos. Após a administração, a veia será lavada com uma perfusão de solução isotónica.

Se utilizar mais Navelbine do que deveria

A sua dose de Navelbine é cuidadosamente verificada e monitorizada pelo seu médico e farmacêutico. No entanto, caso receba mais Navelbine do que deveria, contacte o seu médico imediatamente. Podem surgir sintomas graves relacionados com os seus componentes do sangue e poderá desenvolver sinais de infeção (tais como febre, arrepios, tosse). Poderá também sofrer de obstipação grave. Caso alguma destas situações ocorra, deve contactar imediatamente o seu médico.

Se parar de utilizar Navelbine

O seu médico decidirá quando deverá terminar o seu tratamento. Caso deseje terminar o seu tratamento antes do previsto, deverá falar com o seu médico relativamente a outras opções de tratamento.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

(4)

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Navelbine pode apresentar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Durante o tratamento com Navelbine caso desenvolva algum dos seguintes sintomas, contacte imediatamente o seu médico:

- sinais de infeção maior, tais como tosse, febre e arrepios,

- obstipação grave acompanhada de dor abdominal, quando não ocorrem movimentos intestinais durante alguns dias,

- vertigens graves, tonturas quando está em pé, - dores fortes no peito, que não são habituais,

- sinais de alergia, tais como comichão e dificuldade em respirar.

De seguida apresenta-se uma lista de efeitos secundários que ocorreram em algumas pessoas após o tratamento com Navelbine. Esta lista encontra-se organizada por ordem decrescente da frequência da ocorrência dos efeitos.

Efeitos secundários muito frequentes

(afetam mais de 1 utilizador em cada 10) O que deve fazer? - Sensação de mal estar (náuseas)

- Vómitos

Caso estes se tornem incontroláveis, contacte imediatamente o seu médico. Estes efeitos secundários podem ser controlados com terapêutica antiemética.

- Redução do número de glóbulos brancos que pode frequentemente causar no seu corpo infeções bacterianas, virais ou fúngicas (infeções respiratórias, urinárias, gastrointestinais ou outras).

Contacte de imediato o seu médico,

especialmente se a sua temperatura for igual a ou superior a 38ºC.

- Diminuição do número de glóbulos

vermelhos (anemia), o que pode tornar a sua pele pálida, sentir-se mais fraco e cansado - Fraqueza das extremidades inferiores - Perda de alguns reflexos, ocasionalmente alteração de sensibilidade ao toque

- Obstipação. Caso tenha dores abdominais ou caso não ocorram movimentos intestinais durante alguns dias.

Contacte imediatamente o seu médico caso estes sintomas se agravem.

- Queda de cabelo (alopecia), normalmente moderada em tratamentos prolongados - Reações no local onde Navelbine foi administrado, tais como:

- vermelhidão (eritema) - sensação de queimadura - descoloração da veia

- inflamação da veia (flebite local)

Contacte imediatamente o seu médico caso estes sintomas se agravem.

- Inflamação ou feridas na boca ou garganta (estomatite).

Contacte imediatamente o seu médico para tratamento.

(5)

- Enzimas hepáticas elevadas. O seu médico verifica a função do seu fígado quando realiza quimioterapia.

Efeitos secundários frequentes

(afetam entre 1 em 10 utilizadores e 1 em cada 100)

O que deve fazer? - Diminuição do número de plaquetas

sanguíneas, que pode aumentar o risco de hemorragias e nódoas negras

(trombocitopenia)

- Dores nas articulações (artralgia) - Dores nos maxilares

- Dores musculares (mialgia)

Contacte imediatamente o seu médico caso estes sintomas se agravem.

- Cansaço (astenia, fadiga) - Febre

- Dores em diferentes locais do corpo, tais como dores no peito e no local do tumor. Estes efeitos são esperados quando é realizada quimioterapia

Caso os sintomas persistam, fale com o seu médico.

- Diarreia Contacte imediatamente o seu médico.

Efeitos secundários pouco frequentes (afetam entre 1 em 100 utilizadores e 1 em cada 1.000)

O que deve fazer? - Efeitos no sangue:

- Sinais de infeção grave, tais como tosse, febre, arrepios e infeção sanguínea.

- Efeitos no sistema nervoso:

- Dificuldades graves nos movimentos do corpo e sensação de formigueiro (parastesia grave).

- Efeitos no coração e vasos sanguíneos: - Redução da pressão arterial (hipotensão), cujos sintomas são vertigens ou sentir-se tonto;

- Aumento da pressão sanguínea

(hipertensão), cujos sintomas são dores de cabeça;

- Sensação súbita de calor e vermelhidão da face e pescoço (rubor);

- Mãos e pés frios (diminuição da temperatura periférica).

- Efeitos no sistema respiratório: - Dificuldade em respirar ou ruídos respiratórios (dispneia e broncospamos).

Contacte imediatamente o seu médico caso sofra de algum destes efeitos secundários.

(6)

Efeitos secundários raros

(afetam entre 1 em 1000 utilizadores e 1 em cada 10.000)

O que deve fazer? - Efeitos no coração e vasos sanguíneos:

- Dor forte no peito, ataque cardíaco (doença isquémica cardíaca, angina de peito, enfarte do miocárdio);

- Diminuição abrupta da pressão arterial, que pode causar vertigens, tonturas (hipotensão grave, colapso). - Efeitos no sistema respiratório:

- Caso esteja a tomar outro medicamento, denominado Mitomicina C, pode sentir dificuldades respiratórias (pneumopatia intersticial).

- Efeitos no sistema gastrointestinal: - Obstipação grave, acompanhada de dor abdominal quando não existem movimentos intestinais durante dias (ileu paralítico); - Dores abdominais fortes e dores nas costas (pancreatite).

- Efeitos no sangue:

- Hiponatremia grave, que é quando os níveis de sódio no seu sangue estão baixos (o que pode causar sintomas como cansaço, confusão, dores musculares e coma). - Reações alérgicas:

- Rash cutâneo, incluindo rashes e erupções (reações cutâneas generalizadas);

- Úlceras no local de administração de Navelbine (necrose local).

Contacte imediatamente o seu médico caso surja algum destes efeitos secundários

Efeitos secundários muito raros (afetam menos de 1 utilizador em cada 10.000)

O que deve fazer? - Infeções sistémicas, tais como febre alta,

infeção no peito e infeções em diversos locais do corpo (septicémia).

- Batimento cardíaco irregular (taquicardia), palpitações, alteração do ritmo cardíaco.

Contacte imediatamente o seu médico caso surja algum destes efeitos secundários.

Outros efeitos secundários notificados com uma frequência 'desconhecida':

- Reações alérgicas generalizadas. Estas são reações graves e que podem causar dificuldades respiratórias graves, tonturas, rash generalizado afetando todo o corpo, inchaço das pálpebras, lábios ou garganta (choque anafilático, anafilaxia, reações do tipo anafilactóide);

- Diminuição da contagem de glóbulos brancos com febre (neutropenia febril), uma infeção geral em combinação com uma diminuição na contagem de glóbulos brancos (sepsis neutropénica);

(7)

- Diminuição dos níveis séricos de sódio devido a superprodução de uma hormona,

originando retenção de líquidos e resultando em fraqueza, cansaço ou confusão (Síndrome da secreção Inapropriada de Hormona Antidiurética SIADH);

- Perda de apetite (anorexia);

- Vermelhidão das mãos e pés (eritema).

Não fique assustado com esta lista. Caso apresente algum destes efeitos secundários ou se tem um sintoma ou sensação não habitual, deve contactar o seu médico o mais rápido possível. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detetar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR NAVELBINE Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Navelbine após o prazo de validade impresso no frasco e embalagem exterior, após VAL. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Navelbine será diluído e conservado por pessoal hospitalar.

6. CONTEÚDO DA EMBALAGEM E OUTRAS INFORMAÇÕES Qual o conteúdo de Navelbine

- A substância ativa é a vinorelbina (sob a forma de tartarato). Cada 1 ml de solução contém 10 mg de vinorelbina, na forma de tartarato de vinorelbina.

- O outro componente é água para preparações injectáveis. Qual o aspeto de Navelbine e conteúdo da embalagem Navelbine é uma solução límpida incolor a amarelo pálido.

Este medicamento é um concentrado de solução para perfusão que se apresenta em frascos de vidro transparente (1, 3, 4 ou 5 ml).

Navelbine está disponível em: Caixas com 1 e 10 frascos de 1 ml, Caixas com 1 e 10 frascos de 3 ml, Caixas com 1 e 10 frascos de4 ml, Caixas com 1 e 10 frascos de 5 ml.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Pierre Fabre Médicament Portugal, Lda. Rua Rodrigo da Fonseca, n.º 178 - 2º Esq. 1099-067 Lisboa

(8)

Fabricante

Pierre Fabre Médicament Production Avenue du Béarn

64320 Idron França

Referências

Documentos relacionados

Os trabalhos de fortificação estenderam-se ainda à escavação de fossos que reforçam a defesa do povoado a nascente, em frente ao torreão, e a norte. Neste

Uso dos índices de habilidade competitiva na avaliação do sistema de consorciação permitiu classificar a mamona como cultura dominante sobre o girassol na utilização dos

O grupo também atuou com outros coletivos em eventos públicos, como a organização das dez primeiras edições da Parada do Orgulho LGBT de Campinas, a

nos sítios arqueológicos da Planície Costeira e Depressão Central do Estado, estes animais praticamente desapareceram destas regiões. Os resultados obtidos neste levantamento

Ampliar o período de funcionamento e distribuir os funcionários em horários de refeição distintos (turnos) para evitar aglomerações.. Manter o distanciamento mínimo

Carta de lei pela qual V. Sanccionou o Decreto da Aseemblea Legislativa Provincial, criando uma Capella com invocação de Santa Christina, no centro do 2.º

Objetivou-se neste trabalho, identificar a variabilidade espacial e temporal, por meio de geoestatística, dos teores de micronutrientes (Zn, Fe, Mn, Cu e B) em três

In the results of the energy emitted during each phase of the castration procedure it is observed that, for the group castrated with anesthetic, the greatest energy expenditure