• Nenhum resultado encontrado

Funções de conveniência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Funções de conveniência"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Funções de conveniência

PALAS DE SOL

Baixe a pala de sol para reduzir o brilho do sol no párabrisas. Se necessário, é depois possível soltar e rodar a pala na direcção do vidro lateral, para reduzir o brilho do sol do lado do veículo.

Espelho de cortesia

Baixe a pala de sol e levante a tampa do espelho de cortesia para iluminar o espelho. Feche a tampa para apagar as luzes. Se se deixar a tampa aberta, as luzes apagamse automaticamente após 16 minutos, para evitar descarregar a bateria.

ESTORES

Prima o interruptor para subir ou baixar o estore.

INTERRUPTOR DE INTENSIDADE

DAS LUZES

Rode o botão canelado para cima para aumentar, e para baixo para diminuir a

E95106

(2)

RELÓGIO

O relógio é acertado através do ecrã de toque. Seleccione Veículo no menu Inicial.

1. No menu Veículo, seleccione Acert.

relógio.

2. Toque nas setas para cima ou para baixo, para acertar as horas.

3. Toque nas setas para cima ou para baixo, para acertar os minutos.

4. Toque para alternar entre formato de 12 ou 24 horas.

5. Toque para definir a hora acertada.

Definir o relógio como protecção de ecrã

No menu Inicial do ecrã de toque, seleccione

Veículo.

No menu Veículo, seleccione Defin sistema (1).

Seleccione Visual. defin (2) e depois toque no símbolo do relógio (3). O relógio aparecerá então como protecção de ecrã.

Nota: Para seleccionar uma protecção de ecrã

alternativa, de entre as quatro disponíveis, clique no ícone correspondente.

(3)

TOMADAS AUXILIARES

DE ALIMENTAÇÃO

A tomada auxiliar de alimentação encontrase na caixa de arrumos.

PORTALUVAS

O portaluvas é aberto com o sensor de proximidade JaguarSense, no tablier (seta). Aproxime a ponta do dedo do sensor, directamente por cima dele, para abrir o porta luvas.

O sensor consegue distinguir a aproximação de um dedo da aproximação acidental de um joelho ou outro item volumoso, incluindo ser friccionado aquando da limpeza. Nestas condições, o sensor não reagirá e o porta luvas permanecerá fechado.

Nota: Com o alarme do veículo activado ou o

modo de Serviço seleccionado, o sensor de aproximação é desactivado, impedindo a abertura do portaluvas.

Nota: O uso de luvas pode interferir com o

funcionamento do sensor de proximidade. Se usar luvas, poderá ter de tocar no sensor para abrir o portaluvas.

CUIDADOS

Apenas deverão ser ligados às tomadas acessórios aprovados pela Jaguar. A utilização de qualquer outro equipamento pode danificar o sistema eléctrico do veículo. Em caso de dúvida contacte o seu Concessionário/Reparador Autorizado.

O motor deverá estar a trabalhar quando utilizar acessórios por longos períodos de tempo. Caso contrário arriscase a descarregar a bateria.

E95111

(4)

PORTACOPOS

1. Portacopos único dianteiro.

2. Portacopos duplo dianteiro.

3. Portacopos traseiros.

Para aceder a um portacopos dianteiro, prima e solte a tampa. Para aceder aos portacopos traseiros, baixe o descanso para o braço do assento traseiro.

E95112

1

2

3

AVISOS

Os portacopos só devem ser usados para recipientes moles. Recipientes duros (latas, metal, louça, plástico rijo, etc.) podem provocar ferimentos graves em caso de acidente, durante uma manobra ou travagem súbita.

Não transporte recipientes de bebidas sem tampa. Os líquidos quentes podem causar lesões graves se entornados além de poderem danificar o veículo. Não beba nem use os suportes para bebidas enquanto conduz. Perde a concentração, o que por sua vez

(5)

Portacopos duplo

O portacopos duplo pode ser convertido em compartimento de arrumação removendo a base portacopos. Use uma mão para apertar os dois lados da base portacopos e, começando por levantar o bordo mais próximo do condutor, use a outra mão para rodar a base para cima e para fora do compartimento respectivo, na direcção do assento do passageiro.

Nota: Um conjunto de cinzeiro e isqueiro,

que substitui a base portacopos dupla, está disponível no seu Concessionário/Reparador Autorizado.

COMPARTIMENTOS

DE ARRUMAÇÃO

1. Portaluvas.

2. Arrumação na porta dianteira.

3. Caixa de arrumos.

4. Bolsas para mapas nos assentos.

5. Arrumação na porta traseira.

E95113

AVISO

Verifique se os artigos guardados no veículo estão seguros e permanecem imóveis com o veículo em

movimento. Em caso de acidente ou durante uma travagem brusca ou mudança súbita de direcção, os artigos soltos podem causar lesões graves. E95121

2

2

3

4

4

5

1

5

(6)

TRANSCEPTOR DE PORTA

DE GARAGEM

O transceptor de porta de garagem está localizado retrovisor. Pode ser programado para transmitir as radiofrequências de um máximo de três transmissores diferentes, que podem ser utilizados para activar portas de garagens, portões, luzes residenciais, sistemas de segurança ou outros dispositivos de accionamento por radiofrequência. Apesar de esta secção descrever principalmente os procedimentos para um dispositivo de abertura de porta de garagem, é adequada também para as aplicações mencionadas acima.

Em alguns países, esta função também é conhecida como Transceptor Universal HomeLink®.

Para mais informações, consulte Informação

e assistência. AVISOS

Não utilize o transceptor com qualquer dispositivo de abertura de porta de garagem que não tenha a função de segurança de parar e inverter o movimento, requerida pelas normas de segurança. Utilizar um dispositivo de abertura de porta de garagem sem estas funções aumenta o risco de lesão séria ou de morte.

Ao programar o transceptor para um dispositivo de abertura de porta de garagem ou portão de entrada, certifiquese de que a zona está

desobstruída. Tal evita potenciais danos ou acidentes quando o portão ou a porta da garagem for activado(a) durante a programação.

E95122

CUIDADO

Este dispositivo pode sofrer interferências se for operado nas imediações de um retransmissor da rede telefónica móvel ou fixa.

Esta interferência provavelmente afectará tanto o comando à distância do dispositivo de abertura como o transceptor do veículo.

(7)

Antes de programar

Para obter os melhores resultados, coloque uma nova pilha no comando à distância do dispositivo de abertura de porta de garagem (ou outro dispositivo) antes da programação. Se o receptor do dispositivo de abertura de porta de garagem (localizado na garagem) estiver equipado com uma antena,

certifiquese de que a antena está virada para baixo, totalmente na vertical.

Para apagar toda a programação

Para a primeira programação, certifiquese de que o motor está desligado:

1. Certifiquese de que o sistema de ignição está no modo de conveniência.

2. Prima continuamente os dois botões exteriores do transceptor no retrovisor. Mantenha os botões premidos até a luz indicadora começar a piscar (o que demora cerca de 20 segundos) e depois solte os botões.

Nessa altura todas as memórias do dispositivo de abertura de porta de garagem terão sido apagadas.

Nota: Não efectue este procedimento ao

programar os botões adicionais do dispositivo de abertura de porta de garagem.

CUIDADO

Ao programar um dispositivo que possa exigir que prima e volte a premir o comando à distância do dispositivo de abertura (ciclo), desligue o dispositivo durante o processo de ciclo para evitar uma possível falha do motor.

(8)

Programação

Certificandose de que o motor está desligado:

1. Certifiquese de que a ignição está ligada.

2. Segure na extremidade do comando à distância original do dispositivo de abertura de porta de garagem a uma distância de aproximadamente 50 mm a 150 mm (2 a 6 polegadas) do

transceptor no retrovisor, mas de forma a ver a luz indicadora.

3. Utilizando ambas as mãos, prima simultânea e continuamente o botão pretendido do transceptor, no retrovisor, e o botão do comando à distância do dispositivo de abertura. Mantenha ambos os botões premidos. Primeiro, o indicador piscará lentamente e depois passará a piscar rapidamente. Quando a luz indicadora piscar rapidamente, liberte ambos os botões. A luz a piscar rapidamente indica uma programação bem sucedida.

4. Se, após 60 segundos, a luz indicadora não piscar rapidamente, deixe de premir os botões do transceptor e do comando à distância e repita o procedimento a partir da etapa 2. Posicione o comando à distância num ângulo e/ou a uma distância diferentes.

5. Prima continuamente o botão do dispositivo de abertura de porta de garagem programado e observe a luz indicadora.

• Se a luz indicadora ficar continuamente acesa, a programação está concluída e o dispositivo deverá funcionar quando se premir o botão do dispositivo de abertura de porta de garagem continuamente durante cerca de 1 a 2 segundos e se largar depois esse botão.

• Se a luz indicadora piscar rapidamente durante dois segundos e depois ficar continuamente acesa, prossiga com as instruções de programação a seguir para programar um dispositivo de

código variável.

(9)

Programação de dispositivo de código variável

Nota: A ajuda de uma segunda pessoa pode

tornar as etapas seguintes mais rápidas e mais fáceis. Uma vez premido o botão há apenas 30 segundos para concluir a etapa 3.

1. No receptor do dispositivo de abertura de porta de garagem (unidade do motor) na garagem, localize o botão/interruptor de programação.

• O nome do botão ou interruptor pode variar entre diferentes fabricantes.

2. Prima o botão de programação e deixe de premir de seguida.

3. Volte ao veículo e prima firme e continuamente o botão programado do dispositivo de abertura de porta de garagem durante 2 segundos e depois deixe de premir.

4. Repita três vezes a sequência de premir continuamente e largar para concluir o processo de programação.

Agora o dispositivo de abertura de porta de garagem no retrovisor deve activar o dispositivo com código variável.

Reprogramação de um único botão de um dispositivo de abertura de porta de garagem

Para programar um dispositivo para um botão programado anteriormente:

1. Prima continuamente o botão pré programado pretendido do dispositivo de abertura de porta de garagem durante, pelo menos, 20 segundos, mas não mais de 30 segundos, até a luz indicadora começar a piscar.

2. Sem deixar de premir o botão no retrovisor, posicione o comando à distância a uma distância de aproximadamente 50 mm a 150 mm (2 a 6 polegadas) do transceptor do retrovisor, mas de forma a ver a luz indicadora.

3. Efectue a etapa 3 de Programação.

Programação de portões de entrada

A tecnologia de alguns portões de entrada exige que prima e volte a premir (ciclo) o botão do comando à distância de dois em dois segundos durante a programação. Continue a premir o botão pretendido do retrovisor enquanto faz o ciclo do comando à distância até a luz indicadora piscar

(10)

Informação e assistência

Para informações sobre a gama de produtos ou acessórios compatíveis disponíveis ou assistência, contacte o seu Concessionário/ Reparador Autorizado.

Pode também contactar a linha telefónica de assistência do fornecedor

0 0800 0466 354 65. Pode ligar para este número de telefone gratuito a partir de qualquer ponto da Europa. Não é necessário marcar qualquer indicativo de país (não é necessário marcar o primeiro zero quando a chamada é efectuada a partir da Alemanha). Também pode efectuar o contacto através da Internet. O endereço do website é www.eurohomelink.com. O endereço de correio electrónico é info@eurohomelink.com.

Nota: Guarde o comando à distância original

para utilização ou procedimentos de programação futuros se, por exemplo, comprar um novo veículo.

Nota: O fabricante não se responsabiliza por

qualquer interferência de rádio ou TV causada por modificações não autorizadas feitas a este equipamento. Tais modificações podem invalidar a autorização concedida ao utilizador para operar o equipamento.

INTERFACE ÁUDIO PORTÁTIL

1. Porta USB.

2. Porta para iPod.

3. Porta para ligação de acessórios. As ligações de interface encontramse na caixa de arrumos e podem ser usadas para integrar dispositivos media pessoais com o sistema de som do veículo.

Consulte Funcionamento da unidade

do sistema de som (página 289). CUIDADO

Recomendase que, quando vender ou se desfizer do veículo, apague a programação dos botões do transceptor por razões de segurança.

E95124

1

2

3

Referências

Documentos relacionados

O mecanismo é o seguinte: os sinais atingem o terminal do axónio, abrem canais de iões cálcio, cuja entrada para o interior da célula desencadeia a libertação

Combinaram encontrar-se às 21h

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

The analysis found that there is an opportunity to (i) enact a planning strategy that reflects a sustainable development model and includes decisions about the future of the Amazon

[r]

O Grupo Yamaha Motor no Brasil é constituído por oito empresas, como a Yamaha Motor do Brasil Ltda, Yamaha Motor da Amazônia Ltda, Banco Yamaha Motor do Brasil S/A, Yamaha

disponível e divulgado à data de referência da valorização. Para efeitos da determinação do preço aplicável à valorização dos instrumentos representativos de dívida,