• Nenhum resultado encontrado

ARTESANATO EM E.V.A. O presente projeto busca envolver a comunidade escolar para a confecção de brinquedos de artesanato em E.V.A.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ARTESANATO EM E.V.A. O presente projeto busca envolver a comunidade escolar para a confecção de brinquedos de artesanato em E.V.A."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ARTESANATO EM E.V.A

ZUANAZZI, Camila Zanette. Coordenadora do Projeto de Extensão “Artesanato em E.V.A”, IFC – Campus Videira. DA ROSA, Angela Maria Crotti. Colaboradora do Projeto de Extensão “Artesanato em E.V.A”, IFC – Campus Videira.

PATRÍCIO, Gabriela Frizzo. Colaboradora do Projeto de Extensão “Artesanato em E.V.A”, IFC – Campus Videira. DA ROSA, Angela Camila Orçatto. Bolsista do Projeto de Extensão “Artesanato em E.V.A”, IFC – Campus Videira.

Introdução

O presente projeto busca envolver a comunidade escolar para a confecção de brinquedos de artesanato em E.V.A.

Para tal, o projeto visa atender a população em dois sentidos: i) oferecer um projeto de extensão com aprendizado do artesanato em E.V.A para a comunidade escolar (interna e externa); ii) colaborar com as classes sociais mais vulneráveis através da doação do artesanato confeccionado.

Dessa forma, os trabalhos para idealização do projeto estão sendo realizados gradualmente, iniciando com o aprendizado da técnica artesanal em E.VA, que posteriormente origina os brinquedos (bonecas e jogos da velha, a priori), e encerra-se com a doação destes brinquedos em escolas públicas do município de Videira, a fim de atender crianças de baixa renda.

Vale ressaltar que este ano o projeto está sendo desenvolvido com a comunidade escolar interna. Para o próximo ano, a ideia do projeto estende-se a ofertar também o aprendizado da técnica artesanal de brinquedos em E.V.A para a comunidade escolar externa.

Material e Métodos

O material adotado para o desenvolvimento do projeto são folhas de E.V.A, cola, tesoura, régua, garrafas pet, bonecas quebradas (oriundas de doações de servidores e alunos). Segundo o Espaço Educar (2016), “a borracha EVA é uma mistura de alta tecnologia de Etil, Vinil e Acetato. Conhecido entre artesãos e artistas, como EVA, o

(2)

Etil Vinil Acetato é aquela borracha não-tóxica que pode ser, e é, aplicada em diversas atividades artesanais”.

O E.V.A é o material base para confecção dos brinquedos. Os brinquedos confeccionados até o momento são: jogos da velha e bonecas. Os jogos da velha são confeccionados totalmente em E.V.A e serão doados para os meninos. Já as bonecas, de E.V.A são confeccionadas utilizando bonecas quebradas, garrafa pet e E.V.A. Para os vestidos das bonecas, utiliza-se uma forma (molde) que molda o E.V.A levemente aquecido em uma sanduicheira. Tanto as formas quanto as sanduicheiras são emprestadas por servidores. As bonecas serão doadas para as meninas.

O método de confecção é totalmente artesanal, podendo ser visualizado nas fotos inseridas no item Resultados e discussão.

Nesse primeiro momento, utilizou-se como critério de doação dos brinquedos para as escolas, a escola estadual mais próxima do IFC – Campus Videira1. A seleção

para as doações futuras seguirá o critério das escolas inseridas em bairros de baixa renda no município, através de dados repassados pelo Departamento de Assistência Social do Município de Videira, uma vez que o projeto pretende atender crianças tanto das escolas municipais quanto das escolas estaduais do município.

Resultados e discussão

Foram confeccionados até o final de setembro de 2016, onze bonecas de E.V.A e dezoito jogos da velha.

A primeira etapa da doação de brinquedos está programada para o dia 07/10/2016, na Escola de Educação Básica Padre Bruno Pokolm, no bairro Vila Verde, na cidade de Videira, em comemoração ao Dia da Criança (12 de outubro), já que o projeto prevê que as doações ocorram em datas festivas.

A doação desses brinquedos está otimizando o atendimento à comunidade em dois sentidos: i) oferta do aprendizado de uma atividade artesanal; ii) atendimento a uma parcela carente da população videirense, a partir da doação de brinquedos.

1 Vale ressaltar que a EEB Padre Bruno Pokolm (escola estadual) está localizada no bairro Vila Verde, que segundo o Departamento de Ação Social do município de Videira, é a região de maior índice de cadastros de pessoas de baixa renda.

(3)

Os brinquedos para os meninos (jogos da velha), são confeccionados com material didádico-pedagógico do próprio IFC. Já os brinquedos para as meninas (bonecas) são confeccionados utilizando-se material didático-pedagógico do Campus, além de bonecas de descarte (elas podem estar em bom estado apenas da cintura para cima), as quais foram solicitadas à comunidade escolar por doações.

Dessa forma, as limitações encontradas até o momento para o projeto, são a falta de bonecas doadas, o que limita o número de confecção de brinquedos.

No entanto, isso não está impedindo que o projeto seja realizado. Prova disso é a doação de brinquedos já agendada na escola estadual do Bairro Vila Verde, em Videira – SC.

Esse projeto, portanto, corrobora com a ideologia presente na criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; uma vez que estes surgem com o intuito de oferecer educação profissional pública e gratuita em todos os níveis de ensino e, que, possuem como uma de suas finalidades, desenvolver programas de extensão. (BRASIL, 2008).

Foto 1: Colaboradora do projeto fazendo os moldes em E.V.A para confeccionar (2016) Fonte: Setor de Estágios e Extensão do IFC – Videira.

(4)

Foto 2: Aluna bolsista confeccionando boneca em E.V.A (2016). Fonte: Setor de Estágios e Extensão do IFC – Videira.

Foto 3: Aluna bolsista, coordenadora e colaboradoras do Projeto de Artesanato em E.V.A e alguns brinquedos confeccionados (2016).

(5)

Conclusão

A proposta oferecida pelo projeto oportuniza a comunidade escolar para o aprendizado de uma técnica artesanal simples e de baixo custo, ao mesmo tempo que permite novos olhares quanto ao descarte de brinquedos quebrados.

Contribui de forma especial para as crianças carentes das escolas beneficiadas com a doação de brinquedos, uma vez que muitas dessas crianças nunca teve a oportunidade de ser presenteada com brinquedos, seja pelos pais ou pelas pessoas de sua convivência.

Dessa forma, os objetivos propostos na elaboração do projeto estão sendo alcançados de forma gradual, ao momento em que as etapas do cronograma estão sendo cumpridas, respeitando-se o tempo em que as atividades acontecem.

Referências

BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de

Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em:

www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/11892.htm. Acesso em: 11 abr. 2016.

ESPAÇO EDUCAR, 2016. ( http://www.espacoeducar.net/2009/05/o-que-significa-eva-como-e-feito-este.html). Acesso: 29/09/2016.

VIDEIRA (Santa Catarina). Departamento de Ação Social. Relação de Cadastros de

Baixa Renda por Região de CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

Referências

Documentos relacionados

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas