• Nenhum resultado encontrado

gestão de Projetos 2013/14 Coordenação Científica e Direção Executiva Natureza do curso e perfil da formação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "gestão de Projetos 2013/14 Coordenação Científica e Direção Executiva Natureza do curso e perfil da formação"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

gestão de

Projetos

PÓs-grAdUAÇão

2013/14

Natureza do curso e perfil

da formação

As empresas e organizações realizam cada vez mais projetos e procuram geri-los de forma profissional para evitar deslizamentos, atrasos e quebras na qualidade que têm consequências severas, tanto em termos financeiros como em termos de mercado. Muitas empresas e organizações procuram formar e certificar os seus quadros em gestão de projetos. No mercado de trabalho, a procura de chefes de projeto certificados tem vindo a aumentar. A profissão de Gestor de Projeto é uma das que, a nível mundial, maior crescimento tem tido nos últimos anos. Este facto conduziu a um interesse acrescido na oferta de formação qualificada em gestão de projetos por parte de Universidades, de Business Schools e de empresas de formação.

coordeNação cieNtífica

e direção executiva

Prof.ª Doutora Graça Silva Prof.ª Doutora Winnie Picoto

13ª EDIÇão: SEtEMBro 2013 14ª EDIÇão: JANEIro 2014

(3)

objetivos

Este curso de Pós-Graduação visa oferecer uma formação de nível universitário de elevada qualidade, orientada para a satisfação das necessidades de mercado. o curso tem uma vertente profundamente profissionalizante e inclui, no seu corpo docente, académicos, gestores e profissionais reputados e experientes nos seus domínios de conhecimento.

destiNatários

• técnicos, quadros e gestores de empresas ou de organismos do Estado, que possuam uma licenciatura e desejem aprofundar os seus conhecimentos em Gestão de Projetos de forma a alargarem os seus horizontes profissionais; • Profissionais com experiência acumulada em gestão de projetos que pretendam enriquecê-la e contrastá-la com abordagens e perspetivas académicas notáveis e com as melhores práticas da indústria;

• recém-licenciados que desejam adquirir conhecimentos nesta área como forma de ampliarem as suas possibilidades no mercado de trabalho.

acesso a mestradoo

Aos alunos que concluam esta pós-graduação, é dada equivalência a 50% às unidades curriculares do 1º ano do Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação e ainda equivalência às unidades curriculares do 1º ano do Mestrado em Gestão de Projetos.

registered educatioN provider

pelo pmi

os estudantes que desejarem poderão, mediante o pagamento de uma propina adicional, frequentar uma unidade curricular especificamente desenhada para a preparação intensiva do exame de certificação profissional, administrado pelo Project Management Institute, que confere, após aprovação, o título profissional de PMP® - Project Management Professional.

(4)

Plano

CurriCular

1º semestre

UNIDADE CURRICULAR CORPO DOCENTE HORAS CRÉDITOS

Planeamento e Gestão estratégica Pedro Picaluga nevado 21 4 Gestão de operações Graça silva / Fernando albuquerque 21 4 tópicos de Gestão Financeira João Cantiga esteves 12 2 avaliação Financeira de Projetos Pedro Verga matos 21 4 Coaching em ambiente de Projeto Fernando torre 21 4

bloco i

UNIDADE CURRICULAR CORPO DOCENTE HORAS CRÉDITOS Processos da Gestão de Projetos manuel Vilhena Veludo 12 2 Planeamento e Controlo de Projetos manuel Vilhena Veludo 30 6 Gestão de rH em ambiente de Projeto José Bancaleiro 21 4 implementação e Gestão de Project management offices ana sérgio 12 2 Contractos e legislação Comercial José matos Pereira 12 2

bloco ii

UNIDADE CURRICULAR CORPO DOCENTE HORAS CRÉDITOS

Optativa - escolha entre:

entreprise Project management luís Coelho

bloco iv

2º semestre

UNIDADE CURRICULAR CORPO DOCENTE HORAS CRÉDITOS

maturidade organizacional em Gestão de Projetos isabel Ferreira 21 4 Gestão da mudança José Bancaleiro 21 4 Gestão de Projetos de reengenharia Cristiane Pedron / mário Caldeira

/ Jesualdo Fernandes 21 4 earned Value management Henrique moura 12 2

bloco iii

(5)

ConteÚDos

ProGramÁtiCos

bloco i

PlANEAMENto E GEStão

EStrAtéGIcA

Pedro Picaluga Nevado

Sentido e Alcance do conceito de Estratégia de Empresa. Fundamentos da Análise Estratégica. Dinâmica

da Estratégia Empresarial. Implementação de Estratégias. Elaboração do Plano de Negócios. Avaliação de

Desempenho.

GEStão DE oPErAÇÕES

Graça Silva e Fernando Albuquerque

tópicos Avançados de Gestão de Stocks. tópicos Avançados de Gestão de Projetos. tópicos Avançados de Sequenciamento. Filas de Espera. Simulação, Interpretação de resultados e Elaboração de relatórios de Gestão.

tóPIcoS DE GEStão FINANcEIrA

João cantiga Esteves

conceitos Fundamentais de Análise e Gestão Financeira. Métodos e técnicas de Análise Financeira. o Equilíbrio Financeiro e sua Importância. Análise dos riscos Económico e Financeiro. Análise da rendibilidade e do crescimento da Empresa. o Financiamento e a Eficiência dos Mercados. Política de Dividendos e Estrutura de Financiamento. Placements Financeiro.

AvAlIAÇão FINANcEIrA DE ProJEtoS

Pedro verga Matos

Introdução / conceitos Básicos. Metodologia da Análisede Projetos. critérios de Avaliação. Avaliação em condições não Determinísticas. Síntese Final: Elaboração do Dossier de Projeto.

coNtrAtoS E lEGISlAÇão

coMErcIAl

José Matos Pereira

contratos de Empreitada. contratos de Serviços.

contratos complexos. Parcerias e contratos Internacionais.

coAchING EM AMBIENtE

DE ProJEtoS

Fernando torre

A importância das emoções em ambiente de projecto. o que é o coaching? o processo de coaching. o coaching no trabalho. As bases do coaching. Introdução à P.N.l.. o líder coach.

(6)

bloco ii

ProcESSoS DA GEStão

DE ProJEtoS

Manuel vilhena veludo

A ciência da Gestão de Projetos. Influências organizacionais e Gestão de Projetos. Normalização da Gestão de Projetos. o ciclo de vida dos Projetos. o PMBoK Guide 2004 e os Processos da Gestão de Projetos.

PlANEAMENto E coNtrolo

DE ProJEtoS

Manuel de vilhena veludo

Grupos de Processos da Gestão de Projetos. Iniciação do Projeto – Ferramentas, Metodologias e Práticas. Planeamento do Projeto – Ferramentas, Metodologias e Práticas. MS Project 2003. Gestão dos riscos, da Qualidade e das Aquisições. controlo do Projeto – Ferramentas, Metodologias e Práticas. Encerramento do Projeto – Ferramentas, Metodologias e Práticas.

EArNED vAlUE MANAGEMENt

Alberto Ferreira

o EvM como Ferramenta de controlo de Projetos. construção dos Indicadores de Desvio – cv e Sv. construção dos Índices de Desempenho – cPI e SPI. o EvM como Ferramenta Previsional.

GEStão DE rh EM AMBIENtE

DE ProJEto

José Bancaleiro

o PMBoK Guide 2004 e a Gestão de recursos humanos no Projeto. A cultura organizacional e a sua Influência na Gestão dos rh. liderança e Motivação em Ambiente de Projeto. Negociação e Gestão de conflitos.

IMPlEMENtAÇão E GEStão

DE PMos

Ana Sérgio

Importância do PMo nas organizações e na Gestão de Projetos. tipos de PMos e sua Implementação organizacional. Processo organizacional de Implementação de um PMo.

(7)

bloco iii

bloco iv

MAtUrIDADE orGANIzAcIoNAl

EM GEStão DE ProJEtoS

Isabel Ferreira

Importância do conceito de Maturidade organizacional. Modelos de Maturidade organizacional. o PMI e o oPM3. A ESI e o PMMM. Implementação de um Modelo

de Maturidade.

GEStão DA MUDANÇA

José Bancaleiro

Importância da Gestão da Mudança no Sucesso dos Projetos. cultura, Política e Poder organizacional. Desenvolvimento de uma Estratégia de Gestão de Mudança

ENtErPrISE ProJEct MANAGEMENt

luís coelho

visão Global de uma Solução EPM. Portfolios de Projetos. Gestão de Projetos e vantagens competitivas. Aumentar a colaboração Empresarial para criar valor.

Implementação de uma Solução EPM.

GEStão DE ProJEtoS DE SoFtWArE

Fernando Albuquerque

Aplicações informáticas: um novo paradigma. A gestão de projetos aplicada ao desenvolvimento de software. Introdução ao scrum.A estimativa de actividades e controlo nos projetos de software.A qualidade do software.

o outsourcing de serviços de desenvolvimento.

GEStão DE ProJEtoS

DE rEENGENhArIA

Mário caldeira, cristiane Pedron e Jesualdo

Fernandes

o processo de reengenharia das organizações. Princípios de Gestão de Projetos. A “Arquitectura da Empresa”. Implementação de uma Arquitectura organizacional em ArIS. Factores de Sucesso na Gestão de Projetos de reengenharia.

GEStão DE ProJEtoS

DE coNStrUÇão cIvIl

E oBrAS PúBlIcAS

Jaime Quintas

características Específicas dos Projetos de construção. Análise do Faseamento de Projetos de construção civil. Participantes e Estruturas organizacionais típicos. Manuais de Procedimentos e Standards. A Gestão de Projeto em cada Fase.

MAtUrIDADE orGANIzAcIoNAl

E o cMMI

Isabel Ferreira

Áreas de cobertura do cMMI. Áreas de Processo do cMMI. Modelos do cMMI. critérios de Selecção do Modelo a Aplicar.

2º semestre

(8)

alberto ferreira

Service Delivery Manager na Edinfor (logicacMG). certificado como PMP pelo Project Management Institute.

licenciado em Informática e Pós-graduado em Gestão de Projetos.

artur cunha

Assistente do ISEG/Utl.

consultor e formador nas áreas de Sistemas de Informação e Gestão de Projetos.

licenciado e Mestre em Gestão pelo ISEG/Utl.

ana sérgio

responsável pela consultoria em tI na “Pessoas e Processos”.

Especialista em implementação de PMos. Pós-graduada em Gestão de Projetos. licenciada em Engenharia Informática com especialização em Inteligência Artificial.

cristiane pedron

Professora do ISEG/Utl.

Doutora em Gestão pelo ISEG/Utl. Mestre em Gestão pela UvrS (Brasil).

fernando albuquerque

coordenador de Serviços da IBM.

Membro do grupo de team leaders em gestão de projetos da IBM.

Mestre em Gestão de Sistemas de Informação pelo ISEG/Utl.

fernando torre

coach e coahing trainer pela International School of Professional coaching.

licenciado em Economia pela FEP.

graça silva

Assistente convidada no ISEG/Utl. Professora Auxiliar convidada no ISEGI.

Doutora em Engenharia Industrial com especialidade em Sistemas de Gestão pela Faculdade de ciências e tecnologia da Universidade Nova de lisboa.

Mestre em Probabilidades e Estatística pela Faculdade de ciências da Universidade de lisboa.

isabel ferreira

coordenadora de equipa de Gestão da Qualidade na Sinfic.

Especialista em implementação do cMMI.

licenciada em Matemáticas Aplicadas e Pós-graduada em SI.

jaime Quintas

Partner da Alphalink.

Sócio Fundador e Director-Geral da IS AlGIlE lDA, uma startup dedicada à consultoria e desenvolvimento de aplicações informáticas recorrendo a metodologias ágeis. Doutorando em Gestão no ISEG/Utl.

Mestre em Gestão de Informação pela Universidade de Sheffield (Inglaterra).

Pós-Graduação em Gestão de Empresas pelo ISctE. licenciado em Informática pela Faculdade de ciências de lisboa.

joão cantiga esteves

Professor do ISEG/Utl. Managing Partner da Ephi-ciência Financeira, lda. MBA em Finanças e MSc em Economic Policy and Planning pela Northeastern University. licenciado em Economia pela Universidade do Porto.

josé bancaleiro

Managing Partner da Stanton chase International - Portugal. licenciado em Direito pela Universidade de lisboa e MBA em Marketing.

josé matos pereira

Professor Universitário e consultor de empresas. Doutorado em Direito.

Pós-graduado em Engenharia da Qualidade.

luís coelho

consultor, formador e partner da capEduc. Formador certificado pela Microsoft (Mct) e especialista em EPM.

licenciado em Engenharia Informática e Engenharia Multimédia.

manuel vilhena veludo

Sócio-gerente da ForPE, lda.

Membro da Associação Portuguesa de Gestão

de Projetos e da comissão de certificação Internacional de Gestores de Projetos.

Mestre em gestão de Projetos pela Universidade Aberta.

mário caldeira

Professor catedrático e vice Presidente do ISEG/Utl. Diretor do Programa de Doutoramento em Gestão do ISEG/Utl.

Doutorado em Gestão pela Universidade de cranfield (reino Unido).

pedro picaluga Nevado

Professor Auxiliar do ISEG/Utl. Doutorado em Gestão pelo ISEG/Utl.

pedro verga matos

Doutor em ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Professor Auxiliar do ISEG/Utl.

licenciado em Economia pela Universidade católica

(9)

inFormações

Gerais

i

ProPinas

as propinas do curso, no total de

4.000€

, repartem-se da seguinte forma:

Matrícula

(a pagar até uma semana após a aceitação no curso)

500€

1ª ProPina

(a pagar até 1 de Setembro de 2013)

875€

2ª ProPina

(a pagar até 1 de Novembro de 2013)

875€

3ª ProPina

(a pagar até 1 de Janeiro de 2014)

875€

4ª ProPina

(a pagar até 1 de Março de 2014)

875€

Desconto De Pronto PagaMento:

10% sobre o valor total das propinas. o valor da matricula não está abrangido pelo desconto. os descontos não são acumuláveis.

Pré-inscrição eM: www.idefe.pt

inForMaçÕes

Secretaria do IDEFE

telefone: 213 925 888/9; 213 958 274 Fax: 213 958 275

idefe@iseg.utl.pt

ISEG/IDEFE - rua do Quelhas, 6, 4ºPiso 1200-781 lisboa

www.idefe.pt

organização geral Do curso

o curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos reparte-se por dois semestres.

Para a obtenção da carta de curso de Pós-Graduação em gestão de projetos, o estudante deverá completar os seguintes requisitos:

(a) treze disciplinas obrigatórias distribuídas pelos três primeiros blocos constantes da tabela; (b) projeto final e uma disciplina optativa a escolher de um portfolio de três, no bloco Iv.

o aluno é livre de escolher o tema para o seu projeto final, necessariamente confinado ao âmbito dos temas de gestão de projetos.

todavia, a apresentação do projeto obedecerá a requisitos mínimos a definir pela coordenação da Pós-Graduação por forma a garantir equidade no esforço a despender por todos os estudantes.

conDiçÕes De canDiDatura

Podem candidatar-se a este curso de Pós Graduação:

(a) os licenciados em gestão ou equivalente ou em engenharia;

(b) profissionais não licenciados com, pelo menos, cinco anos de experiência comprovada em gestão de projetos.

os processos de candidatura instruídos pela Secretaria do IDEFE, serão avaliadas pelos coordenadores da Pós Graduação. os candidatos pré seleccionados poderão ser, depois, entrevistados para, entre outros, se aferir a sua motivação e disponibilidade. os candidatos oriundos de organizações que tenham um acordo de parceria com o IDEFE não gozam de direitos preferenciais de admissão excepto para desempatar duas ou mais candidaturas de igual mérito.

calenDário

o curso tem início em finais de Setembro de 2013. As aulas decorrem em horário pós-laboral (3ª e 5ª feira das 18h00 às 23h30 e sábados de manhã).

(10)

Referências

Documentos relacionados

Além disso, a falta de esclarecimento de toda a comunidade escolar sobre sua importância para a melhoria do desempenho dos educandos também contribuiu para que os pais não o

O trabalho intitulado PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) PARA PACIENTES COM DIABETES MELLITUS NO

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

Outras organizações permitem que a equipe de gerenciamento de projetos escolha o ciclo de vida mais adequado para o seu projeto.. Cada uma de suas fases possui um grupo de

O Brasil, maior produtor mundial, possui um número considerável de patentes nessa área, entretanto, novos investimentos devem ser feitos na cadeia produtiva do sisal para

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

În acelaşi timp, în condiţiile de criză financiară şi economică lichidările de investiţii s-au ridicat în 2010 la 34,0 miliarde de euro, motiv pentru care

Na Nova Zelândia em sistemas pastoris as vacas produzem em média 17 litros de leite ao dia, enquanto nos produtores analisados neste estudo a média de