• Nenhum resultado encontrado

Os caminhões pipas do programa de aceleração do crescimento como força auxiliar do Corpo de Bombeiros Militar na região do seridó potiguar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os caminhões pipas do programa de aceleração do crescimento como força auxiliar do Corpo de Bombeiros Militar na região do seridó potiguar"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ- CERES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS- DCSH CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SIMEÃO MAXCIEL DA CUNHA FARIA

Os caminhões pipas do Programa de Aceleração do Crescimento como força auxiliar do Corpo de Bombeiros Militar na Região do Seridó Potiguar.

Currais Novos/RN 2017

(2)

SIMEÃO MAXCIEL DA CUNHA FARIA

Os caminhões pipas do Programa de Aceleração do Crescimento como força auxiliar do Corpo de Bombeiros Militar na Região do Seridó Potiguar.

Projeto de Intervenção apresentado ao Curso de Especialização em Administração Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Curais Novos, para obtenção do título de Especialista. Orientador: Prof. Pio Marinheiro de Souza Neto, MSc.

Currais Novos/RN 2017

(3)

TERMO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Declaro, para todos os fins de Direito e que se fizerem necessários, que assumo total responsabilidade pelo material aqui apresentado, isentando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, a Coordenação do Curso, a Banca Examinadora e o Orientador de toda e qualquer responsabilidade acerca do aporte ideológico empregado ao mesmo.

Conforme estabelece o Código Penal Brasileiro, concernente aos crimes contra a propriedade intelectual o artigo n.º 184 – afirma que: Violar direito autoral: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. E os seus parágrafos 1º e 2º, consignam, respectivamente: §1º Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, (...): Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (...).

§ 2º Na mesma pena do parágrafo anterior incorre quem vende, expõe à venda, aluga, introduz no país, adquire, oculta, empresta, troca ou tem em depósito, com intuito de lucro, original ou cópia de obra intelectual, (...), produzidos ou reproduzidos com violação de direito autoral. Diante do que apresenta o artigo n.º 184 do Código Penal Brasileiro, estou ciente que poderei responder civil, criminalmente e/ou administrativamente, caso seja comprovado plágio integral ou parcial do trabalho.

Currais Novos-RN, ___ de ____________ de 2017.

Simeão Maxciel da Cunha Faria Autor

(4)

RESUMO

Este trabalho objetiva demonstrar a importância de parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e as Prefeituras Municipais, no tocante a utilização dos caminhões pipas no combate a incêndios nos municípios que compõem a Região do Seridó, bem como a necessidade da formação de pessoas qualificadas, brigadistas para atuarem com os bombeiros militares em situação de incêndios. Pois, as instituições públicas envolvidas e com competências para atuarem nessas áreas, demonstram algumas deficiências e a homogeneidade entre ambas concorreram para um atendimento eficaz e eficiente no combate a incêndios, diminuindo assim, o tempo/respostas e evitando danos matérias e a vida humana. Em termos metodológicos este trabalho possui abordagem qualitativa, caracterizando-se como descritiva. Os instrumentos foram observação direta, juntos aos caminhões pipas, contato com os motoristas e seus auxiliares para verificar se tinham conhecimento como combater um incêndio e contato direto com os gestores municipais. A partir dos resultados percebeu-se que, com a concretização dos objetivos propostos, respeitando os limites legais e as áreas de competência de cada instituição, através de planejamento de ação, quadro de pessoal capacitado, apoio de outras instituições públicas, com a finalidade de evitar ou minimizar os efeitos dos incêndios, culminou com ações efetivas junto à população.

(5)

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 06 JUSTIFICATIVA DA INTERVENÇÃO... 07 OBJETIVO GERAL... 08 OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 08 METODOLOGIA... 08

ELEMENTOS DO PLANO DE INTERVENÇÃO... 09

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA... 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS... 15

BIBLIOGRAFIA... 17

(6)

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem a finalidade de demonstrar a importância de concretizar parcerias entre o 3º Subgrupamento de Bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte, com sede no município de Caicó e as prefeituras municipais que formam a Região do Seridó, no tocante a ajuda mutua no combate a incêndios.

Porém, a instituição pública com competência para atuar nesse tipo de sinistro (incêndios), o Corpo de Bombeiros detém algumas limitações, tanto no número reduzido de bombeiros, quanto na parte de viaturas para extinguir os incêndios. Concomitantemente as prefeituras municipais não possuem veículos de combate a incêndios para apagar esses sinistros nem pessoas qualificadas, como por exemplos brigadistas, para atuarem eficientemente em situação real de risco.

No entanto o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) doou aos municípios da Região do Seridó os caminhões pipas, que são utilizados para abastecerem com água as comunidades rurais e urbanas em situação de emergência devido ao período da seca, tão comum no nosso Nordeste. Esses caminhões pipas são montados com equipamentos semelhantes aos caminhões de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros, existindo um corpo de bombas, mangueiras e até mesmo esguicho para direcionar a água em caso de incêndios.

Com a existência desses veículos equipados semelhantes aos usados no cotidiano na corporação do Corpo de Bombeiros, se faz necessário à formação de pessoas que possam atuar em situação real de incêndios caso venha a ocorrer nesses municípios. Tornando assim um importante instrumento de proteção à vida e aos bens da população, tal parceria seria de fundamental importância para proteger a comunidade contra qualquer tipo de desastre, seja provocado pelo próprio homem ou proveniente de evento natural.

Sabe-se que, os desastres ocorrem no território de um município (CASTRO, 2007), daí deriva a importância das parcerias entre as instituições públicas para atuar no município, com a finalidade precípua de planejar, coordenar e gerenciar ações de combate a incêndios.

Todos os municípios são passivos de qualquer tipo sinistro, por exemplos os incêndios, o que gera expressivos danos e perdas tanto de caráter social, como econômico e ambiental, no entanto para que estes eventos e seus efeitos sejam amenizados ou evitados, é necessária a atuação incontinente das instituições públicas junto à população local, no sentido

(7)

de concretizar ações que amenizem ou solucionem qualquer tipo de risco que tenha probabilidade de afetar o território municipal.

A região do Seridó atualmente é composta por 24 (vinte e quatro) municípios nos quais se concentra uma população estimada em 300.000 (trezentos mil) habitantes, segundo dados do IBGE 2017, demonstrando nos últimos anos elevados índices de crescimento populacional e industrial, como exemplo pode-se citar a indústria têxtil e o surgimento de novas universidades, atraindo uma quantidade significativa de pessoas para estes municípios.

No entanto, o crescimento econômico e populacional da região vem acompanhado também de situações adversas, dentre essas situações pode-se citar o aumento gradativo de incêndios urbanos, sejam nas residências, hotéis, postos de combustíveis, indústrias, etc., tornando uma preocupação por parte da administração pública que diante da limitação de recursos financeiros e humanos, procuram desenvolver parcerias que possam manter a segurança da população nos municípios.

Nesse aspecto o Corpo de Bombeiros é a instituição pública responsável para combater os incêndios nos municípios, no entanto a limitação operacional da instituição, principalmente no tocante ao reduzido números do seu efetivo e de veículos de combate a incêndios para atender as solicitações de ocorrências nos 24 (vinte e quatro) municípios que compõem a Região do Seridó, levaria a firmar parcerias com as prefeituras municipais no tocante a utilização dos caminhões pipas, juntamente com o devido treinamento dos seus operadores, como também ministrando técnicas de combate a incêndios e manuseio dos seus equipamentos, demonstrando eficiência e eficácia, nas situações adversas que possam ocorrer, sendo como uma força auxiliar nas ocorrências de combates a incêndios em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar.

JUSTIFICATIVA DA INTERVENÇÃO

A região do seridó do RN, é formada por 24 municípios, e essas cidades elas crescem gradativamente em todos os aspectos. Uma preocupação da administração pública estadual, é que em cada cidade dessas, não existe um plano de combate aos incêndios (sinistros) que possam ocorrer. Daí verificou-se uma necessidade de formar parcerias com as prefeituras municipais no tocante a esse assunto. Cada prefeitura municipal dispõe de um caminhão pipa que foi doado pelo governo federal, sendo esses carros equipados semelhantes aos veículos de

(8)

combate a incêndios utilizado pelo Corpo de Bombeiros. Eles poderiam ser como uma força auxiliar no combate a incêndios em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Apresentar a importância dos caminhões pipas cadastradas no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, para auxiliar no combate a incêndios pelo Corpo de Bombeiros militar nos municípios que compõem a Região do Seridó potiguar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Constatar a real necessidade da utilização dos caminhões pipas no apoio ao 3º Subgrupamento de Bombeiros para combater os incêndios nos municípios da Região do Seridó;

- Apoiar a capacitação de brigadistas de Incêndios para os operadores e motoristas desse tipo de veículo, tornando-os aptos a atuarem em situações de sinistros;

- Demonstrar a necessidade de diminuir o tempo resposta nas ocorrências de incêndios, o que reduzirá os danos materiais e humanos causado pelos incêndios.

METODOLOGIA

Para a construção desse trabalho a coleta de dados se deu através dos livros de registros das ocorrências do 3º Subgrupamento de Bombeiros, verificação empírica dos caminhões pipas, assim como também através de contatos com os gestores municipais responsáveis pelos municípios que formam a Região do Seridó.

Em termos metodológicos este trabalho possui abordagem qualitativa, caracterizando-se como descritiva, pois descreve a atual capacidade de resposta da defesa civil para atender sinistros através do Grupamento de Bombeiros Militares na região do Seridó potiguar. Os instrumentos foram observação direta, juntos aos caminhões pipas, contato com os motoristas

(9)

e seus auxiliares para verificar se tinham conhecimento como combater um incêndio e contato direto com os gestores municipais.

Junto ao Grupamento do Corpo de Bombeiros, verificou-se que cada município dispõe de pelo menos um carro pipa. Foi possível a coleta destes dados porque todos os carros pipas são cadastrados no quartel de Caicó, com seus respectivos motoristas e telefones para contato, já para uma eventual situação de emergência.

O Corpo de Bombeiros de Caicó dispõe apenas de um caminhão tanque, com capacidade máxima de 4500 litros, com mangueiras, esguichos e um corpo de bombas igual aos carros pipas. Para um efetivo com 56 homens. Segundo dados levantados junto ao comando do Corpo de Bombeiros de Caicó foi observado que a capacidade de recursos materiais e humanos é insuficiente para atender ocorrências de incêndios em toda a região do Seridó.

Uma das deficiências detectadas é a falta de pessoal capacitado para dar o combate inicial aos sinistros nas sedes dos municípios. Desta forma, a capacitação de brigadistas apresenta-se como uma solução viável para atender esta demanda. A quantidade de brigadistas treinados em cada município seria de acordo com a gestão de cada município.

Essas pessoas seriam treinadas por integrantes do corpo de bombeiros e recebendo cursos de técnicas de combate a incêndios. Este projeto de intervenção recomenda o treinamento de brigadistas seguindo a recomendação das Organizações das Nações Unidas (ONU) de que para cada 1.000 (hum mil) habitantes é necessário 01 (um) bombeiro.

Com a finalidade de atingir o objetivo geral e os específicos anteriormente descritos e chegar à veracidade dos fatos a ciência se vale de diferentes métodos (GIL, 2006, p. 26). A palavra metodologia vem do grego methodos (meta+hodós) significando “caminho para se chegar a um fim”.

É considerada também como uma pesquisa qualitativa por ser mais dependente do pesquisador na medida em que ele deve extrair o significado das respostas não estruturadas, como o texto de uma entrevista [...]. O pesquisador interpreta os dados para extrair seus significados e converte-os em informação. (ZIKMUND; BABIN, 2011, p. 110; grifo nosso)

ELEMENTOS DO PLANO DE INTERVENÇÃO

O corpo de Bombeiros Militar da cidade de Caicó- RN, seria a instituição pública responsável por toda atividade relacionada ao combate a incêndios em toda a região do

(10)

Seridó. Os caminhões pipas seriam como uma força auxiliar, para um eventual sinistro. As prefeituras municipais ficariam responsável com a parte de contratação de brigadistas, ministrando técnicas de combate a incêndios, em conjunto com os militares do Corpo de Bombeiros.

Para um trabalho de intervenção eficiente, o Corpo de Bombeiros Militar entraria em contato com cada gestor municipal, procurando saber se aquele município estaria interessado em possuir uma equipe de brigadistas, mostrando um plano de curso e suas atribuições relacionadas a uma defesa civil mais qualificada em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

Haveria um convenio com as prefeituras municipais, através de uma parceria com o Corpo de Bombeiros, onde os militares iriam ministrar técnicas de combate a incêndios ao pessoal que iria integrar a equipe de brigadistas, sendo estes aptos a atuarem em qualquer situação de incêndios.

Essas brigadas seriam acionadas através de telefone fixo de cada município, e se o sinistro for de proporções maiores, seria acionado o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RN

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) é uma corporação, que está diretamente subordinada administrativamente ao Governador do Estado, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, e teve sua emancipação desde 22 de março de 2002, conforme Lei Complementar nº. 230, pois anteriormente a promulgação desta lei pertencia a Polícia Militar. Atualmente o efetivo da instituição é de 667 militares entre oficiais e praças, distribuídos nas Unidades localizadas nos municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, Caicó e Pau dos Ferros.

Com um efetivo aquém do ideal e sofrendo com problemas de estrutura, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte está “à beira de um colapso”. A denúncia é do coronel Sócrates Vieira. Segundo ele, o efetivo atual da corporação é de aproximadamente 667 homens, número insuficiente se comparado ao efetivo ideal para atender todo o estado, que é de 3.500 homens, entre oficiais e praças. Enfatizou ele em entrevista ao portal Nominuto.com em 2015.

(11)

Para o oficial, a maior necessidade do Corpo de Bombeiros do RN é aumentar o número do efetivo e de viaturas operacionais. Segundo ele, são apenas quatro postos, espalhados nas cidades de Natal, Pau dos Ferros, Mossoró e Caicó, o que representa apenas 0,5% de todo o efetivo empregado no estado. “O ideal seria termos um bombeiro militar para cada mil habitantes”, defende. A população do Rio Grande do Norte ultrapassa os 3,5 milhões de habitantes, segundo o IBGE/2017.

O Corpo de Bombeiros possui hoje sete caminhões de combate a incêndios em todo RN, dois deles foram adquiridos pelo governo através de convênios que a corporação realizou. A capacidade de armazenamento de cada caminhão tanque é de 4500 litros de água.

3º SUBGRUPAMENTO DE BOMBEIROS DE CAICÓ

O 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar é uma Unidade do Corpo de Bombeiros, localizadaem Caicó desde o ano de 2005, tendo como missões: o salvamento, combate e prevenção contra incêndios, atividade pré-hospitalar, como também toda e qualquer atividade relacionada à defesa civil, conforme preceitua a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, além das atribuições definidas em lei específica.

Atualmente esta Unidade Militar possui em seu quadro 56 (cinquenta e seis) militares com especializações nas diversas atividades operacionais e administrativas, para atender a uma população de aproximadamente 300.000 (trezentos mil) habitantes distribuídas nos 24 (vinte e quatro) municípios que formam a Região do Seridó.

Em relação a sua área de atuação o Corpo de Bombeiros de Caicó, atua em todas as cidades que compõem a região do Seridó potiguar, conforme mostra o mapa abaixo. Atualmente esta Unidade Militar possui em seu quadro 56 (cinquenta e seis) militares com especializações nas diversas atividades operacionais e administrativas, para atender a uma população de aproximadamente 300.000 (trezentos mil) habitantes distribuídas nos 24 (vinte e quatro) municípios que formam a Região do Seridó.

Em relação a sua área de atuação o Corpo de Bombeiros de Caicó, atua em todas as cidades que compõem a região do Seridó potiguar, conforme mostra o mapa abaixo.

(12)

Figura 01 – Mapa do Rio Grande do Norte

Fonte: www.maparegiaodoseridorn.com

No total, a Região do Seridó é formada por vinte e quatro municípios que compreendem mais de 9 374,063 quilômetros quadrados: Acari; Bodó; Cerro Corá; Carnaúba dos Dantas; Caicó; Cruzeta; Currais Novos; Equador; Florania; Ipueira; Jardim de Piranhas; Jardim do Seridó; Jucurutu; Lagoa Nova; Ouro Branco; Parelhas; São Fernando; São Vicente; São João do Sabugi; São José do Seridó; Santana do Seridó; Serra Negra do Norte; Timbaúba dos Batistas e Tenente Laurentino Cruz.

Em termos de viaturas, o subgrupamento dispõe de uma ambulância, um carro para salvamento, dois carros tipo fiesta para os serviços administrativos, três motocicletas e um caminhão tanque para combate a incêndios com capacidade de 4500 litros de água.

Um déficit de efetivo enorme para atender toda a região, levando-se em conta só a cidade de Caicó com uma população de quase 70 (setenta) mil habitantes, com um número de 56 militares em todo o grupamento.

PAC E A OPERAÇÃO DOS CARROS PIPAS

O PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) é um programa do governo federal criado pela lei nº 11.578 de 26 de novembro de 2007, que dispõe de um planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país, contribuindo para o desenvolvimento acelerado e sustentável. Nesse programa são destinadas verbas federais para os estados que sofrem com a estiagem, principalmente os estados nordestinos. Nesses estados a União investe em equipamentos e máquinas para conter os efeitos das secas, doando a esses estados veículos por exemplo os carros pipas, para dar

(13)

suporte nessas emergências. O Rio Grande do Norte recebeu mais de R$ 9,4 milhões para ações de socorro e assistência contra o período de seca e estiagem no estado. Os recursos são do Ministério da Integração Nacional (MI) e o Ministério da Defesa (MD). Esses valores serão aplicados na contratação de caminhões-pipa que abastecemesses municípios, beneficiando cerca de 800 mil pessoas. Nessa primeira fase ocorreu entre setembro de 2016 a fevereiro de 2017.

Para um município ter direito a esses recursos, cada gestor terá que decretar estado de calamidade pública ou emergência e essa situação devem ser reconhecidos pelo governo federal através de documentos.

Após a avaliação dos documentos mencionados, a União informará ao Comando do Exército os municípios em condições de serem incluídos na Operação Carro Pipa.

Atualmente, o procedimento de contratação utilizado na Operação Carro-Pipa é a modalidade de credenciamento por inexigibilidade de licitação. Esta modalidade foi motivo de polêmica e discussão entre os órgãos de assessoramento, haja vista ser plausível a competitividade entre os pipeiros. No entanto, resta claro que há requisitos objetivos para seleção dos pipeiros, com publicidades dos atos e transparência, obedecendo um rito formal, de acordo com orientações da consultoria jurídica da união.  No Rio Grande do Norte foram contratados 582 pipeiros, para atenderem a população em 135 municípios.

Esses carros pipas são equipados com mangueiras e com uma capacidade de armazenar 10000 litros de água.

REGIÃO DO SERIDÓ POTIGUAR

Analisando sumariamente a situação pode se concluir que o atual efetivo do 3º Subgrupamento de Bombeiros de Caicó é insuficiente para atender com eficiência as ocorrências em toda a região do Seridó, composta pelos 24 (vinte e quatro) municípios que compõem. Pois com a centralização do quartel na área urbana de Caicó, gera uma eterna enorme dificuldade no tocante ao tempo/resposta no deslocamento de viaturas para atendimento das ocorrências em outros municípios. Por isso seria interessante, cada gestor municipal contar com uma equipe de brigadistas, juntamente com carros pipas para ajudar nas ocorrências de incêndios nesses municípios até a chegada do Corpo de Bombeiros. De acordo com a ONU, em uma população de 1000 habitantes, seria necessário um bombeiro, nesse raciocínio, cada município da região do seridó poderia ter uma equipe de brigadistas de

(14)

acordo com suas respectivas populações, sendo estes devidamente treinados e capacitados para lidar com essas situações. Uma ocorrência que merece destaque, foi um incêndio em uma fábrica de produtos de origem vegetal na cidade de Jardim do Seridó- RN em 2015, onde o Corpo de Bombeiros de Caicó não tinha como controlar sozinho a situação, pois seu número de pessoal e viaturas era insuficientes, e por se tratar de uma ocorrência de grandes proporções, sendo auxiliados pelo pessoal que trabalha com os carros pipas do PAC, sendo assim foi concluída com êxito a ocorrência. Naq6uela ocasião foram usados 40 carros pipas naquele incêndio. 

Quadro 01 – Necessidades de Brigadistas por Município

MUNICÍPIO POPULAÇÃO Nº DE BRIGADISTAS

Acari 11333 Hab. 12

Bodó 2307 Hab. 3

Cerro Corá 11344 Hab. 12

Carnaúba dos Dantas 8188 Hab. 8

Caicó 68222 Hab. 70

Cruzeta 8147 Hab. 8

Currais Novos 45228 Hab. 45

Equador 6519 Hab. 6

Florania 9262 Hab. 9

Ipueira 2251 Hab. 2

Jardim de Piranhas 14858 Hab. 15

Jardim do Seridó 12579 Hab. 13

Jucurutu 18530 Hab. 18

Lagoa Nova 15590 Hab. 15

Ouro Branco 4282 Hab. 5

Parelhas 21669 Hab. 22

São Fernando 3617 Hab. 3

São Vicente 6469 Hab. 7

São João do Sabugi 6260 Hab. 6

São José do Seridó 4643 Hab. 4

Santana do Seridó 2701 Hab. 3

Serra Negra do Norte 8175 Hab. 8

Timbaúba dos Batistas 2437 Hab. 2

Ten. Laurentino Cruz 5912 Hab. 6

Fonte: Criado pelo autor com base em dados do IBGE, 2017

Estes números demonstram as reais necessidades de capacitação e treinamento de uma equipe regional de brigadistas com o objetivo de formar uma força de ação rápida no combate a sinistro, atuando de forma a prestar ajuda mútua em caso de necessidade. Este também seria o núcleo de uma força de resposta para atuação em questões de defesa civil.

(15)

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

De acordo com a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 37, no que diz que a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios constitucionais da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência e fala que a administração pública significa a atividade mediante a qual as autoridades públicas tomam providências para a satisfação das necessidades de interesse público, utilizando, quando necessário, as prerrogativas do Poder Público, para alcançar os fins que não sejam os próprios à legislação ou à distribuição da justiça. Na administração pública existem princípios e estes devem ser respeitados conforme as leis. Pelo princípio da legalidade a administração pública está vinculada à lei, só pode fazer o que a lei autoriza, ou seja, se não tem lei não pode fazer.

Pelo princípio da impessoalidade a administração tem que tratar todos de forma igual sem discriminações ou benefícios. O ato administrativo e público não pode ter influência de interesses pessoais.

Já o princípio da moralidade recomenda que a gestão publicar deve atuar com ética, com integridade de caráter, com honestidade. No princípio da publicidade deve-se agir com transparência afim que todos saibam o que está sendo feito. Toda a informação deve ser divulgada, com exceção as de segurança nacional, defesa da intimidade e interesse social. E por último o princípio da eficiência, onde atuar de forma rápida e precisa satisfazendo plenamente a necessidade da população. É nessa situação incontinente que as instituições públicas junto a população local, no sentido de concretizar ações que amenizem ou solucionem qualquer tipo de risco e que tenha a probabilidade de afetar o território municipal , levaria a firmar parcerias entre as prefeituras municipais no tocante a utilização dos caminhões pipas, juntamente com o devido treinamento dos seus operadores, como também ministrando técnicas de combate a incêndios e manuseio dos seus equipamentos, demonstrando eficiência e eficácia, em situações adversas que possam ocorrer, sendo como uma força auxiliar nas ocorrências de combates a incêndios em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar. Nesse novo contexto, as administrações públicas entenderam que só poderão se desenvolver e cumprir com sua missão, promovendo a capacitação de forma contínua de seu pessoal.

(16)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O ato de pensar conduz naturalmente ao surgimento de indagações, sendo este o primeiro passo para despertar nos seres humanos a dúvidas, que gera indagações e suposições, que poderão culminar na sistematização dos fenômenos analisados derivando um novo modelo na forma de perceber e agir.

Para a consumação do presente trabalho, surgiram objetivos que se tornaram posteriormente na busca por sua efetivação e auxiliaram na confirmação real dos objetivos específicos levantados às quais foram assim manifestadas: Constatar a real necessidade da utilização dos caminhões pipas no apoio ao 3º Subgrupamento de Bombeiros para combater os incêndios nos municípios da Região do Seridó; Apoiar a capacitação de brigadistas de Incêndios para os operadores e motoristas desse tipo de veículo, tornando-os aptos a atuarem em situações de sinistros e demonstrar a necessidade de diminuir o tempo resposta nas ocorrências de incêndios, o que reduzirá os danos materiais e humanos causado pelos incêndios.

No primeiro momento realizou-se a pesquisa de campo, com os motoristas e seus auxiliares para verificar se os caminhões pipas detinham todos os mecanismos necessários para auxiliar no combate a incêndios e, comprovando a existência de equipamentos com corpo de bomba, mangueiras, esguicho, além de um tanque com um volume de água bastante satisfatório.

Em seguida indagou-se aos operadores se os referidos tinham conhecimento sobre a dinâmica do fogo, combustão, ignição, propagação e extinção, diante da reposta negativa, manteve-se o contato com os responsáveis, para informar da situação existente e a necessidade da formalização de parcerias para solucionar o problema existente, ou seja, qualificar os pipeiros e seus auxiliares, tornando-os aptos para atuarem em situação de incêndio.

A manutenção dessa deficiência produziria uma condição de risco a vida humana e seus bens, pois, sem a possibilidade da formalização dessas políticas de cooperação entre o Corpo de Bombeiros e o as Prefeituras Municipais, principalmente na área de prevenção contra incêndios, que venha a acontecer à população fica desprotegida do poder público municipal.

(17)

BIBLIOGRAFIAS:

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

____. Lei n. 11.578 de 26 de novembro de 2007. Dispõe sobre a transferência obrigatória de recursos financeiros para a execução dos Estados, Municípios e Distrito Federal de ações do Programa de Aceleração do Crescimento- PAC e de outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/Lei/L11578.htm>. Acesso em 17 de maio de 2015.

______. Lei complementar n. 230 de 22 de março de 2002. Dispõe sobre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte, fixa o efetivo da corporação, e dá

outras providências. Disponível em: <

adcon.rn.gov.br/acervo/cbm/doc/DOC000000000078911.PDF >. Acesso em 01 de julho de 2015.

CASTRO, Antônio Luiz Coimbra de. Glossário de defesa civil: estudos de riscos e medicina de desastres. 5ª ed. rev./Ministério da Integração Nacional. Brasília, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

ZIKMUND, William G.; BABIN, Barry J. Princípios da pesquisa de marketing. 2ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

ONU. Organização das Nações Unidas. Disponível em < https://

www.camara.gov.br/sileg/integras/717618.doc > Acesso em 29 de novembro de 2017.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Disponível em < https://www.ibge.gov.br/> Acesso em 28 de Novembro 2017.

BLOG PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO. Disponível em:

<https://www.mapadaregiaodoseridorn/patrimoniocultualcruzeta.blogspot.com.br/2013>. Acesso em 28 de novembro de 2017.

(18)

ANEXOS FIGURA 01 – Caminhão Pipa do Programa do PAC

Fonte: Arquivo Pessoal

FIGURA 02 – Corpo de Bombas do caminhão com tubulações e conexões

(19)

FIGURA 03 – Incêndio em uma indústria na cidade de Jardim do Seridó- RN

Fonte: Arquivo Pessoal

FIGURA 04 – Caminhão tanque do Corpo de Bombeiros da cidade de Caicó- RN

Referências

Documentos relacionados

e sugeriu que a SPHAN indicasse alguém para fazer um estudo específico sobre essas pontes.” Hotel, Fábrica, Mercados, Pontes, bens materiais que denotam novas

na situação dada, estar excluído do trabalho também significa mutilação, tanto para os desempregados, quanto para os que estão no polo social oposto.. Os mecanismos

Os tratamentos foram definidos em função da época de indução do déficit hídrico nos diferentes estádios fenológicos da cultura (vegetativo, floração e enchimento de grãos) e

[r]

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

paciente em decúbito dorsal, com traqueostomia, mostrando pneumotórax à direita, identificado pela ausência de vasos pulmonares (asteriscos) lateralmente à fina

Após a conclusão de I acerca da função ideológica do uso da língua em episódio anterior, o falante W tenta dar prosseguimento ao tópico sobre o Chacrinha, avaliado pelos