• Nenhum resultado encontrado

Avaliação do potencial de contaminação de produtos agrícolas por pesticidas. - Portal Embrapa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação do potencial de contaminação de produtos agrícolas por pesticidas. - Portal Embrapa"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A

v a l ia ç ã o d o

P

o t e n c ia l d e

C

o n t a m in a ç ã o d e

P

r o d u t o s

A

g r í c o l a s p o r

P

e s t ic id a s

Claudio A. Spadotto'

RESUMO

O o b jetivo deste trab alho foi aplicar um m é to d o de caracterização d o potencial de c o n tam inação de produtos agrícolas por resíduos detectáveis de pesticidas, o qual assume que q u a n to mais próxim a da reco m e n d aç ã o oficial, m en o r é o potencial de c o n ta m in a ç ã o dos produtos agrícolas. O m é to d o considera a dose de aplicação do pesticida, assim c o m o o intervalo entre as aplicações e a carência até a colheita. O índice D IC aqui aplicado varia entre 0 e 1, sendo q u e q u a n to mais p ró x im o de 1 isso significa que o uso de pesticida está mais a de qua do à recom endação técnica oficial e, c onseqüentem ente, m en or é o potencial de contam inação d o prod uto agrícola. Resul­ tados para um a cultura de m elão (Cucumis melo L.) são apresentados.

PALA VRA S-C HA VE: agrotóxico; índice de c o n fo rm id ad e; resíduo.

ABSTRACT

Assessing the potential for pesticide contamination of agricultural products

A m e th o d to assess th e p o ten tia l for d e te cta b le pesticide residue in agricultural p ro d ­ ucts was ap p lie d . As assumed, th e closer to th e official reg ulatio n, the lo w er the con­ ta m in a tio n p o ten tial of agricultural products. The m e th o d applied takes into consider­ ation the pesticide application dose, as w ell as the tim e intervals b e tw e e n applications, and b e tw e e n th e last application and harvest. Values of the indices D IC here applied vary b e tw e e n 0 and 1, and w h e n D IC is equal to 1 it m eans th a t the pesticide was used as officially reg ulated and, consequently, th e p o ten tial for c o n ta m in a tio n of agricul­ tural products is the lowest. Results for a m elo n {Cucumis melo L.) crop are presented K E Y W O R D S : accordance indices; residue.

L Engenheiro agrônomo, Ph.D., pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna, SP. spadotto@cnpma.embrapa.br

(2)

f Anais do C ongresso Brasileiro de Assistência Técnica à Agricultura

Introdução

Hxistc na sociedade a preocupação com a intoxicação humana ocupacional e com a contaminação do ambiente e dos alimentos, pro­ vocadas pelos pesticidas, assim como barreiras de mercado interno e externo podem existir devido a esses problemas. O consumo de agro- tóxicos no Brasil foi de cerca de 307 mil toneladas de produtos comer­ ciais em 1998, formulados com cerca de 250 ingredientes ativos. O consumo passou de 16 mil toneladas de ingrediente-ativo (i.a.) em

1964 para cerca de 130 mil toneladas nos últimos anos.

O uso de pesticidas em algumas culturas agrícolas é intensivo. Mui­ tas vezes os problemas estão relacionados com o uso indevido e incor­ reto desses produtos, quando as regulamentações e recomendações técnicas não são seguidas a campo. Portanto há a necessidade de se prever o potencial dos pesticidas de contaminarem os produtos agrí­ colas (verduras, legumes, grãos, frutas, commodities).

Spadotto eValarini (2001) desenvolveram e empregaram um mé­ todo simples, objetivo e de fácil aplicação que pode ser usado pelo produtor rural e pela assistência técnica privada ou pública no geren­ ciamento desse potencial ao nivel de propriedade rural e que pode ser um instrumento importante na busca de parâmetros para a certifica­ ção de produtos de origem vegetal.

O objetivo deste trabalho foi aplicar e testar o índice D IC (Spadotto eValarini,^2001) na caracterização do potencial de contaminação de produtos agrícolas por pesticidas, expresso como um índice de con­ formidade com a recomendação técnica oficial.

D escriçã o

No desenvolvimento do índice D IC foi assumido que quanto mais próxima da recomendação técnica oficial, m enor é o potencial de contaminação dos produtos agrícolas. O método requer dados de acordo com uma planilha de campo e considera a dose do pesticida, assim como o intervalo entre as aplicações e o período de carência até a colheita. Assim, o índice D IC (dose - intervalo - carência) é calcu­ lado como:

(3)

Assistência Técnica Rcpulam cntada !

DIC ^ f d X f iX f c

onde fd é chamado de fator dose, fi de fator intervaloc fc de fator carência, e que sào calculados como se segue:

f,= Ca

Da Ir O

onde D re Da representam a dose do pesticida oficialmcntc rcccMiicn- dada e a dose efetivamente aplicada a campo, Ia e Ir sào os intervalos entre aplicações usado e recomendado, enquanto Ca e C r represen­ tam os períodos de carência respeitado e recomendado, respectiva­ mente. É necessário observar que se Da ^ Dr, entào/ír/ = 1; se A; ^ h\

então fi= 1; e se C<3 ^ C?*, então fc=

O índice D IC caracteriza-se como um indicador do grau de con­ formidade orientado para a caracterização do potencial de contami­ nação do produto agrícola. Diferentemente do índice DAC apresen­ tado por Oliveira et al. (1998), o valor do índicc DIC varia entre 0 c 1, sendo que quanto mais próximo de 1 isso significa que o uso de pesticida está mais próximo da recomendação oficial e, conseqüente­ mente, m enor é o potencial de contaminação do produto agrícola. Assim, a situação ideal é quando o pesticida e usado até a máxima dose recomendada, respeitando os intervalos mínimos entre as apli­ cações e entre a última aplicação e a colheita (período de carência).

O índice D IC pode ser calculado e servir como parâmetro de comparação para cada aplicação (DIC-aplicação) ou para o conjun­ to de todas aplicações de um dado pesticida em uma cultura agrícola (DIC-pesticida). Nesse último caso, o índice é calculado como a média aritmética dos índices D IC de cada aplicação do mesmo pesticida. O índice D IC pode também ser calculado para o conjunto de aplica­ ções de todos os pesticidas usados em uma dada cultura agrícola (D lC-cultura).

Para fms de aplicação do índice, uma cultura de melão {Cucumis melo L.), com uso intensivo de pesticidas, foi considerada neste

(4)

tra-balho. Os valores do índice D IC para a cultura monitorada a campo quanto ao uso de pesticidas estão resumidamente apresentados na Tabela 1. O índice geral da cultura (DIC-cultura) foi bem abaixo de 1, evidenciando que ocorreram não-conformidades na utilização de pesticidas na cultura estudada.

Os valores do índice D IC para alguns pesticidas foram iguais a 0 por se tratar de produtos não registrados para a cultura de melão, mas que foram usados pelo produtor. Para o pesticida deltamethrin o valor do índice D IC foi muito abaixo de 1 porque os intervalos entre aplicações foram menores que o recom endado e principalmente de­ vido ao uso de doses maiores que as recomendadas, como indicado pelos valores de Ji e fd, respectivamente. Os pesticidas com D IC igual a 1 foram usados conforme recomendação oficial.

Spadotto eValarini (2001) com pararam o índice D IC com os re­ síduos de pesticidas encontrados por Zavati e Abakerli (1999) em amostras de frutos de tomate coletados na mesma lavoura monitorada. Resíduos de pesticidas com índice D IC igual a 1 não foram detecta­ dos em laboratório.

C om o o índice DlC-apIicaçâo é inicialmente calculado, a contri­ buição de cada aplicação para a composição do índice DIC-pesticida pode ser avaliada separadamente. Neste trabalho, igual peso foi atri­ buído às diferentes aplicações, no entanto pesos maiores podem ser dados às aplicações mais próximas da colheita, como aquelas que ocorrem nas fases de frutificação e maturação da cultura. Por sua vez, como os fatores dose, intervalo e carência também são tratados sepa­ radam ente para com por o índice D IC , a contribuição de cada fator pode ser avaliada. Para os cálculos dos valores do índice D IC apresen­ tados aqui os diferentes fatores tiveram igual peso, porém diferentes pesos podem ser atribuídos a cada fator. Informações adicionais, como o com portam ento do pesticida na planta, seu tipo de formulação e sua classe toxicológica, podem ser acrescentadas à análise utilizando- se o índice DIC.

Anais do C ongresso Brasileiro de Assistência T écnica à Agricultura

(5)

Assistência Técnica R egulam entada '

Tabela 1. Resumo dos valores do índice DIC para os pesticidas usados na cultura de melào em Baraúnas, RN, no ano agrícola 2 0 0 0 -2 0 0 1 .

P e s tic id a (n** d e a p lic a ç õ e s ) f d O ) f /( 2 ) fc (3 ) D IC -p e s tic id a E n x o fre ( 4 ) 1 ,0 0 1 ,0 0 1 ,0 0 1 ,0 0 E n d o s u lfa n ( 7 ) 0 ,0 0 0 ,0 0 0 ,0 0 0 ,0 0 C y r o m a z in e ( 2 ) 0 ,0 0 0 ,0 0 0 ,0 0 0 ,0 0 D im e th o a te ( 2 ) 0 ,0 0 0 ,0 0 0 ,0 0 0 ,0 0 ím id a c lo p r id ( 1 ) 1 ,0 0 1 ,0 0 1 ,0 0 1 ,0 0 D e lta m e th r in ( 4 ) 0 ,6 0 0 ,8 2 1 ,0 0 0 ,4 9 A b a m e c tin ( 2 ) 0 ,0 0 0 ,0 0 0 ,0 0 0 ,0 0 C a rb o s u lfa n (1 ) 0 ,0 0 0 ,0 0 0 ,0 0 0 ,0 0 D ife n o c o n a z o le ( 1 ) 0 ,0 0 0 ,0 0 0 ,0 0 0 ,0 0 T e b u c o n a z o le ( 2 ) 1 ,0 0 1 ,0 0 1 ,0 0 1 ,0 0 P ro p ic o n a z o le (1 ) 0 ,0 0 0 ,0 0 0 ,0 0 0 ,0 0 M y c lo b u ta n il (1 ) 1 ,0 0 1 ,0 0 1 ,0 0 1 ,0 0 K re s o x im -m e th y l ( 1 ) 0 ,0 0 0 ,0 0 0 ,0 0 0 ,0 0 B u p ro fe z in ( 1 ) 1 ,0 0 1 ,0 0 1 ,0 0 1 ,0 0 D IC -c u ltu r a 0 ,3 9 (1 ) fa to r dose, ( 2 ) fa to r in te rv a lo , ( 3 ) fa to r c arência C onclusões

O indice D IC permitiu rápida visualização e interpretação dos resultados através do ordenamento dos pesticidas usados na cultura agrícola com relação ao potencial de contaminação do produto colhi­ do, possibilitando a comparação entre aplicações e pesticidas. O indi­ ce D IC pode tam bém ser usado para comparar culturas agrícolas, assim como os produtores rurais. Se validado através do princípio da rastreabilidade, poderá ser usado, entre outros indices, para classifi­ car e orientar o produtor agrícola quanto ao uso de pesticidas e para direcionar os trabalhos laboratoriais de análise de resíduos em produ­ tos agrícolas, e pode ser um instrumento importante na certificação de produtos agrícolas.

R eferências bibliográficas

O L I V E I R A , D . A .; S U .V A , A . S.; S P A D O T T O , C . A . M ed id as para com paração entre requerimentos legais e práticas de cam po no uso de produtos fitossanitários: indicadores D A C . Jag u ariú n a: E m b r a p a - C N P M A , 1998. 39 p. (Em b ra p a - C N P M A . Boletim de Pesquisa, 2)

(6)

fÃnais do Congresso Brasileiro de Assistência Técnica à Agricultura

S P A D O T T O , C . A .; V A L A R I N I , P. J. M éto d o para avaliação do potencial de conta­ m inação de produtos agrícolas por pesticidas em áreas irrigadas. Congresso N a ­ cional de Irrigação e D renag em , 11. Anais. Fortaleza, 2001. p. 209-212. Z A V A T T I , L . M .S.; A B A K E R L I , R . B . Resíduos de agrotóxicos em frutos de toma­

te. Pesquisa A g rop ecuária Brasileira, Brasília, 3 4 (3 ), p. 473-480,1999.

Referências

Documentos relacionados

O INSTITUTO EUVALDO LODI – IEL/CE, na qualidade de Agente de Integração de Estágio, responsável pelo Processo Seletivo de ESTAGIÁRIOS do TRIBUNAL DE JUSTIÇA

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma. a) Vimos um cisne moribundo.. Assinala com um X o

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma.. Assinala com um X o retângulo correspondente.. Derivada