• Nenhum resultado encontrado

Download/Open

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Download/Open"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)_______________________________________________________ Revisão da Literatura 30 porcentagem de cobertura remanescente foi calculada utilizando fotografia digital. Os arcos recobertos foram utilizados in vivo por um período médio de 33 dias. As diferenças entre os valores médios dos arcos pré-utilizados e os sem uso foram determinadas usando testes t. Com o perfilômetro de superfície, todos os parâmetros de rugosidade mensurados (exceto Rsm) tiveram maior rugosidade de superfície para os arcos recuperados (p<0.05). Sob microscópio, arcos pré-utilizados mostraram descoloração, erosão e delaminação. Apenas 75% da cobertura estava presente nos arcos cobertos recuperados. A rugosidade de superfície dos arcos cobertos aumentou após o uso. Foi observado aumento da rugosidade de superfície após os testes, principalmente nos fios pré-utilizados, além de descoloração e perda de parte do revestimento estético da ordem de 25% nesses fios, que foram classificados como tendo um valor estético baixo. Neste estudo de PETOUMENO et al.36, os autores buscaram determinar se a aplicação clínica de fios de níquel-titânio levariam a defeitos de corrosão nas superfícies desses fios e se a influência na concentração de íons de Ni na saliva do paciente se tornaria aparente. Um total de 115 fios de diferentes fabricantes foram recuperados após aplicação intraoral durante 1 a 12 meses. Após limpeza, os fios foram examinados em microscópio eletrônico de varredura. Também foi avaliada a concentração de íons de Ni na saliva de 18 pacientes, a intervalos predefinidos, seguindo um protocolo de tratamento ortodôntico detalhado, durante a fase inicial da terapia ortodôntica. A análise de superfície revelou não haver diferenças no grau de corrosão dos diferentes produtos. Foram encontrados apenas defeitos extremamente pequenos e isolados. Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes na concentração de íons de Ni, nos diferentes momentos avaliados, sendo as maiores concentrações encontradas logo após a colagem de braquetes e a aplicação dos fios. SUAREZ et al.40 realizaram estudo cujo objetivo foi avaliar as mudanças na topografia de superfície e a liberação de níquel de arcos ortodônticos linguais in vitro. Foram estudados arcos linguais de aço inoxidável, de níquel-titânio (NiTi) e cobreníquel-titânio (CuNiTi) usando espectrometria atômica de absorção para liberação de níquel após imersão em solução salina. As mudanças na rugosidade de superfície.

(2) _______________________________________________________ Revisão da Literatura 31 foram medidas usando microscópio de força atômica. Mudanças estatisticamente significantes na rugosidade foram vistas em todos os arcos, exceto os de NiTi. As mudanças na superfície foram mais severas na liga CuNiTi. Os arcos de aço liberaram a maior quantidade de níquel. Apenas as mudanças de rugosidade dos fios de CuNiTi pareceram ser clinicamente significantes. A quantidade de níquel liberado por todos os fios testados ficaram abaixo dos níveis conhecidos por causarem danos celulares. MARQUES et al.32 submeteram fios retangulares de aço inoxidável a testes com microscopia eletrônica de varredura, onde foi avaliada sua topografia de superfície, antes do uso e após permanência de 8 semanas no meio bucal. O objetivo era investigar os graus de debris, rugosidade e atrito desses arcos ortodônticos antes e após o uso clínico. Em oito indivíduos, dois conjuntos de três braquetes cada (n=16) foram colados do primeiro molar ao primeiro pré-molar. Um segmento passivo de fio de aço inoxidável de 0.019x0.025” foi inserido aos brackets e preso com ligadura elástica. Foi observado aumento significante no nível de debris, rugosidade dos fios ortodônticos e atrito após exposição intrabucal. Com o propósito de avaliar as características biológicas de novos materiais, JUVVADI et al.23, realizaram estudo que comparou as propriedades de fios ortodônticos de TMA e Beta titânio com as propriedades de fios de aço. Para isso, utilizou amostra de 30 fragmentos retos de 3 tipos de fios ortodônticos: aço, TMA e beta-titânio. Foram avaliadas, entre outros aspectos, as características da superfície desses fios, utilizando microscópio eletrônico de varredura e perfilômetro de superfície. O fio de aço foi avaliado como o menos rugoso e o de TMA, o mais rugoso. As medidas de rugosidade de superfície uma diferença significante entre os 3 grupos (p<0,001). MUGURUMA et al.34, procuraram testar a hipótese de que uma cobertura de carbono “diamond-like” (DLC) não afeta as propriedades de atrito de fios ortodônticos. Para tanto, dois tipos de fios (níquel-titânio e aço inoxidável) foram usados e filmes de DLC foram depositados sobre eles. Três tipos de braquetes, sendo um de aço convencional e dois tipos de braquetes auto-ligados foram usados para medir o atrito estático. As camadas de DLC foram observadas em microscópio eletrônico de.

(3) _______________________________________________________ Revisão da Literatura 32 varredura 3D (MEV-3D) e a rugosidade de superfície foi medida. Foi observado que, à medida que a angulação aumentava, os fios com a camada de DLC mostraram significantemente menos força de atrito do que os fios sem cobertura, exceto para algumas combinações fio-braquete. Camadas finas de DLC foram observadas nas superfícies do fio pelo MEV-3D. Fios com e sem cobertura tiveram morfologias de superfície semelhantes, e o processo de recobrimento do DLC não afetou a rugosidade de superfície. A dureza da camada superficial dos fios com cobertura DLC se mostrou muito maior que dos fios sem cobertura. O módulo elástico da camada superficial do fio de aço coberto com DLC foi menor que aquele dos fios de aço que não receberam cobertura, considerando que valores similares foram encontrados nos fios de níqueltitânio. Dessa forma, a hipótese inicial foi rejeitada, já que o processo de cobertura DLC afeta a força de atrito..

(4) PROPOSIÇÃO.

(5) ________________________________________________________________ Proposição 34. 3 PROPOSIÇÃO A proposta deste trabalho foi avaliar a topografia da superfície de diferentes fios ortodônticos estéticos e fio NiTi supererelástico, submetidos ao teste de deflexão, abordando os seguintes fatores: a. Avaliar a topografia da superfície dos fios ortodônticos antes do teste de deflexão; b. Verificar a alteração na topografia de superfície dos fios ortodônticos após o teste de deflexão; c. Comparar a topografia da superfície dos fios ortodônticos no lado em que a força foi aplicada e no lado oposto ao da aplicação..

(6) MATERIAL e MÉTODOS.

(7) _________________________________________________________ Material e Métodos 36. 4 MATERIAL E MÉTODOS Para avaliar a topografia de superfície dos fios ortodônticos estéticos, foi efetuada avaliação quantitativa por meio do rugosímetro e análise qualitativa utilizando microscópio óptico. A avaliação quantitativa foi efetuada na empresa Taylor Hobson, localizada na cidade de São Paulo, utilizando o rugosímetro, modelo Form Talysurf Intra, marca Taylor Hobson (Leicester, Inglaterra). O rugosímetro utilizado por este estudo possuía as seguintes características: apalpador com 60mm de comprimento, com ponta de diamante com raio de 2 µm, fixada no corpo cônico com ângulo de 900; sensor de medição indutivo (pick up) utilizado com campo de medição vertical de 1mm e com resolução de 16 nm. Já a avaliação qualitativa foi realizada na fábrica Dental Morelli, localizada na cidade de Sorocaba, São Paulo. Essa avaliação consistiu de análise microscópica da superfície dos fios, e para isso foi utilizado microscópio óptico da marca Leica, modelo MZ16, em ampliação de 100x, com câmera acoplada modelo DFC280, da mesma marca. O software analisador de imagens conectado ao microscópio foi o Leica QWin Standard V3.5.0..

(8) _________________________________________________________ Material e Métodos 37. 4.1 AMOSTRA. Foram utilizados fios de arcos ortodônticos pré contornados, de 0.014” de diâmetro, sendo seis marcas comerciais de fios estéticos e uma marca de fio metálico de níquel-titânio. Dentre os tipos de fios estéticos, um deles é composto de resina reforçada por fibra de vidro, o Optis (TP Orthodontics); e os outros cinco de Níquel-Titânio com revestimentos estéticos, sendo quatro revestidos com Teflon®: InVu (TP Orthodontics); Flexy Super Elastic Esthetic (Orthometric); Orthocosmetic Elastinol (Masel); Pro Form Coated Nitanium (Ortho Organizers); e um revestido com resina epoxídica: Niticosmetic (Tecnident). O fio InVu apresenta a particularidade de ter revestimento de Teflon® apenas de um dos lados, sendo o outro lado sem revestimento. O fio ortodôntico de níquel-titânio utilizado nesta pesquisa foi o Nitinol Super Elastic (3M). No total, a amostra consistiu-se de sete grupos de fios, conforme a tabela abaixo (Figura 1).. Nome Comercial Niticosmetic. Marca Tecnident. Diâmetro 0,014”. InVu. TP Orthodontics. 0,014”. Flexy Super Elastic Esthetic Orthocosmetic Elastinol Pro Form Coated Nitanium Optis Nitinol. Orthometric. 0,014”. Masel. 0,014". Ortho Organizers TP Orthodontics 3M Unitek. 0,014” 0,014" 0,014". Tipo NiTi recoberto NiTi recoberto NiTi recoberto NiTi recoberto NiTi recoberto FRP NiTi. Quantidade 10 10. Revestimento Resina epoxídica Teflon. 10. Teflon. 10. Teflon. 10. Teflon. 10 10. S/ revestimento S/ revestimento. Figura 1: Quadro dos fios ortodônticos utilizados na amostra..

(9) _________________________________________________________ Material e Métodos 38. 4.1.1 Confecção da Amostra A amostra constituiu-se de dez corpos de prova com 28mm de comprimento (fragmentos de arcos ortodônticos pré-contornados), cortados da parte mais reta do arco, de cada marca comercial. Como foram analisadas sete marcas comerciais, a amostra totalizou 70 corpos de prova. Os corpos de prova foram cortados pela própria pesquisadora, com alicate de corte de fio, seguindo um gabarito de fio metálico confeccionado com a medida pré-estabelecida. Para identificar o lado em que a força seria aplicada, foi efetuada uma demarcação com tinta específica, em uma das extremidades e de apenas um dos lados, em que a força seria aplicada, capaz de permanecer estável durante e após os testes. Este lado foi denominado α (alfa) e o lado oposto ao da aplicação da força, de β (beta) (Figura 2).. A. B. Figura 2: Fotograria do espécime de fio; A- lado α, lado em que a força foi aplicada, com a extremidade pintada e B- lado β,oposto ao lado da aplicação da força. O cegamento da amostra foi feito pela orientadora (C.T.H.) e cada grupo foi nomeado por uma letra, de A a G, de forma que o pesquisador e o técnico responsável pela realização dos ensaios desconheciam qual fio estava sendo testado. Dentro de.

(10) _________________________________________________________ Material e Métodos 39 cada grupo, os espécimes foram numerados de 1 a 10. Cada espécime foi acondicionado em uma embalagem plástica lacrada e etiquetada, de forma a não haver troca entre os espécimes ou danos à superfície dos fios no transporte ou entre as avaliações.. 4.2 AVALIAÇÃO DA TOPOGRAFIA DE SUPERFÍCIE Antes da avaliação da rugosidade dos fios por meio do rugosímetro, foi realizada a avaliação visual do fio sem uso (assim como recebido do fabricante), utilizando a microscopia óptica. Para verificar a ocorrência de possíveis alterações na superfície topográfica do fio após uso clínico, foi realizado um teste de curvatura de três braquetes, simulando uma situação clínica e o fio foi submetido a uma segunda avaliação microscópica e de rugosidade dos fios após simulação de uso clínico.. 4.2.1 Avaliação Com Microscopia Óptica Para a avaliação microscópica da superfície e para o teste de curvatura de três braquetes, foi confeccionado um template metálico, composto por uma base de 30mm x 30mm, contendo dois orifícios em sua região central, cuja função foi adaptar perfeitamente o template ao microscópio óptico; e dois pinos metálicos soldados a uma das extremidades da base, equidistantes em 14mm (Figura 3 ). Em cada um desses pinos foi colado um braquete cerâmico Transcend (3M Unitek) prescrição Roth com slot 0.022”, de incisivo inferior. A colagem do braquete foi realizada com resina Orthobond, marca Morelli, utilizando um segmento de fio retangular de 0.019”x0.025” para auxiliar e nivelar os slots dos braquetes..

(11) _________________________________________________________ Material e Métodos 40. Figura 3: Template metálico para posicionamento do fio.. Cada corpo de prova foi posicionado cuidadosamente no template, de forma que o ponto central do corpo de prova (14mm), coincidisse com o centro da distância interbraquetes. Para certificar o adequado posicionamento, foram utilizadas as extremidades do template como referência e o corpo de prova foi fixado aos braquetes, utilizando ligaduras elásticas marca Morelli. Assim, todo o conjunto era levado ao microscópio, sendo o template adaptado à base do microscópio óptico (Figuras 4 e 5)..

(12)

Referências

Documentos relacionados

Setembro Serprev Serviço de Previdencia Social dos Funcionários Municipais de Previdenciário UT-APO 07/10/2015 129.185,88 Setembro Serprev Serviço de Previdencia Social dos

O presente estudo teve como objetivo avaliar a efetividade de um programa de exercício físico com dupla tarefa de 12 semanas nas funções cognitivas (atenção, funções

Using the data of a large European population-based study of extremely preterm births, we explore international differences in the frequency of recording of births as live

Combinados, o rádio portátil APX 8000XE habilitado para todas bandas e o microfone falante remoto XE500 criam uma solução de missão crítica incomparável, projetada para o pessoal

Packing Flange Valve Plug Stem*. Actuator

Por fim, nossa leitura desse encontro, helenismo e cristianismo, não pretende a proscrição de qualquer das doutrinas analisadas ou mesmo negligenciar de modo sectário

Nos testes de carga com carregador AC, cenário 3, a vantagem ficou para o LG Nexus 4, como já era esperado, por ter uma bateria de menor capacidade, apresentou um tempo de carga

Resgatando o objetivo proposto para a pesquisa, pode-se afirmar que este foi alcançado, uma vez que se almejava discutir a relação entre os conceitos de Consumo conspícuo, Consumo