• Nenhum resultado encontrado

Produção estrutural de concreto pré-moldado/ protendido no Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Produção estrutural de concreto pré-moldado/ protendido no Brasil"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FCI – Fábrica de Concreto Internacional – 5 | 2012

1 www.cpi-worldwide.com 56

Em 2007, começaram a planejar junto à empresa brasileira de consultoria e maqui- nário Weiler- C. Holzberger Industrial Ltds (WCH) o layout de uma nova instalação que deve se situar estrategicamente entre São Paulo e Campinas, em uma região que há muitos anos é a região que mais cresce no Brasil. No começo a Leonardi adquiriu cerca de 175.000 m de terras em Atibaia.2

Eles produziram parte dos elementos de pré-moldados para a nova instalação em sua antiga fábrica, e finalmente no começo de 2010 mudaram por completo suas ins- talações de produção para a nova fábrica em Atibaia. Cerca de 300 pessoas no total trabalham para a Leonardi hoje; 200 delas são diretamente associadas à produção de elementos pré-moldados. Os clientes da Leonardi são principalmente investidores que procuram por construções industriais, comercias, logísticas e institucionais.

Hoje, a fábrica possui 20.000 m de espa-2 ço coberto, mas em breve irão expandir suas instalações de produção já que a empresa adquiriu duas propriedades na vizinhança que permitem a expansão tam- bém de suas áreas de armazenamento.

O raio de entrega é de aproximadamente 400 Km. A Leonardi produz todo o tipo de pré-moldado estrutural, principalmente con- creto protendido, e uma de suas especiali- dades é a produção de concreto autoa- densável. A Leonardi pertence aos pionei-

ros dessa tecnologia no Brasil. Hoje, a empresa tem mais de dez anos de expe- riência, e na nova fábrica, além de lajes alveolares, estão produzindo todos os ele- mentos estruturais pré-moldados somente com concreto autoadensável.

Produção estrutural de concreto pré-moldado/

protendido no Brasil

Leonardi Construção Industrializada Ltda, Atibaia - SP, CEP 12954-260 , Brasil

Em 1989, João Carlos Leonardi junto à outros cinco acionistas da empresa fundou a Leornardi Construção Industrializada Ltda. em São Paulo, para a produção de elementos estruturais pré-moldados. A cultura do concreto pré-moldado sempre esteve presente no Brasil, mas, naque- la época, devido às extremas mudanças na inflação, era muito difícil tomar a decisão de investir em novas fábricas e o mercado de cons- trução não está despontando. As estruturas da empresa mudaram em 1992, quando Carlos Gennari, primo de João Carlos, entrou na empre- sa e somente os dois primos se mantiveram como acionistas. Juntos, eles estão tocando os negócios com muito sucesso até hoje. Desde a introdução do Real como moeda oficial no Brasil em 1994, e especialmente após a crise econômica de 1999, a estabilidade da inflação asse- gura maior confiança aos investidores privados. Desde 2003, a economia brasileira está crescendo com muita força, e o concreto pré-mol- dado tornou-se uma peça importante na indústria da construção. Mesmo que hoje somente 5% de cimento seja utilizado para o concreto pré-moldado, as vantagens de tecnologias industrializadas de construção estão representadas por pré-moldados mais do que qualquer outra tecnologia de construção, e a Leonardi realizou este desenvolvimento desde o principio.

A fábrica Leonardi está localizada em Atibaia, São Paulo

Hoje já são 20.000 m de área coberta e a Leonardi irá expandir ainda mais em breve2

(2)

A Leonardi produz e transporta os elemen- tos até o canteiros de obras, edifica as estru- turas e também finaliza o telhado. Este servi- ço completo possibilita que a Leornardi utili- ze ao máximo as vantagens do concreto pré-moldado. Carlos Gennari resume a filo- sofia da empresa: “Queremos valorizar nos- sos clientes sem competir com eles." Mais de 2.500 projetos finalizados na empresa pro- vam o sucesso de sua estratégia.

nova fábrica foi toda projetada e entre-

gue pela WCH. Foram utilizados 5 silos com capacidade de armazenar aproxima- damente 25 toneladas para três diferentes tipos de agregados e areia com frações de no máximo 12,5 mm. Dois silos de aproximadamente 136 toneladas foram utilizados para o cimento e mais dois de aproximadamente 72 toneladas para armazenar Metacaulin. Os superplastifi- cantes e aditivos utilizados são, em geral, da Sika, Rheoset, Grace, MC Bauchemie e BASF.

Os agregados são transportados com cor- reias de pesagem até os dois misturado- res planetários de 1,5 m . Todo o proces-3

so de dosagem e mistura é controlado automaticamente, com sondas para umi- dade Hydromix nos recipientes dos agre- gados e sondas Ludwig dentro dos mistu- radores planetários.

Desde que a Leonardi especializou-se em concreto autoadensável, uma produção perfeita de concreto é essencial, e desta forma estão testando e supervisionando constantemente sua produção. Até mesmo

as matérias-primas como cimento e agrega- dos estão sempre em teste, antes de serem utilizadas. A Holcim é a fornecedora de cimento e agregados, e Carlos Gennari destaca que é muito importante o uso de As instalações de dosagem foram fornecidas pela WCH

Instalação de dosagem e mistura A instalação de mistura e dosagem para a

(3)

FCI – Fábrica de Concreto Internacional – 5 | 2012

1 www.cpi-worldwide.com 58

matérias-primas de alta qualidade para pro- duzir produtos de concreto de qualidade.

A Leonardi trabalha tipicamente com um slump flow de 730 a 740 mm e 3 seg no funil-V. Com estes valores, eles exploram as condições ideais de produção especial- mente para os elementos de concreto pro- tendido. Utilizando a cura térmica na maio- ria de seus moldes, alcançam 28N/mm2 dias, levando em conta o uso de cimento com capacidade de resistência inicial. As resistências finais alcançam até 60N/mm ,2 dependendo dos produtos produzidos. A capacidade de produção total no momen- to é de aproximadamente 4.000 m de3 concreto por mês.

O aquecimento necessário para a cura ativa é produzido ao queimar madeira reci- clada. Comparado ao forno a gás ou a base de óleo mais utilizado, a queima de aparas de madeira reciclada mostrou ser mais eficaz, além de ser, do ponto de vista ecológico, o método preferido.

fábrica, A Leonardi e a WCH desenvolve-

ram uma solução no piso, onde as caçam- bas de distribuição de concreto viajam em trilhos. Elas se aproximam de onde se necessita de concreto e, usando pontes rolantes , as caçambas são posicionadas pro- priamente acima dos moldes para preen- che-los com concreto.

Em comparação com uma solução de ele- vadores de canecas, esta proposta era muito mais econômica e também a solução mais eficiente para os produtos a serem pro- duzidos nos primeiros cinco anos. No entan- to, as instalações de dosagem e mistura foram projetadas de uma forma que fosse possível futuramente implementar um sistema de elevador de canecas, especialmente para as novas peças da sala de produção que a Leonardi planeja implantar em breve.

Enquanto isso, a empresa utiliza com criati- vidade os trilhos no piso para transportar também elementos pré-moldados de fora do canteiro de produção até o pátio de

qual tipo de produção utilizaria em sua fábrica, decidiram por uma máquina extru- Dois misturadores planetários de 1,5 m3

produção alveolar bem como concreto autoadensável para a produção de elemen- tos de concreto pré-moldado/protendido

A distribuição de concreto dentro da instalação é organizada com caçambas especiais que se movem em trilhos

Nesta parte da instalação de produção, a Leonardi produz lajes alveolares com uma extrusora fornecida pela WCH.

e resistência à compressão, já após 10

Distribuição de concreto dentro da fábrica

produzem o concreto seco para a linha de

Para a distribuição de concreto dentro da

armazenamento.

Produção de lajes alveolares Quando a leonardi teve de decidir por

(4)

sora da WCH. Está decisão foi tomada principalmente por que naquela época o foco da empresa era unicamente em lajes alveo- lares protendidas, nenhuma outra linha de produtos protendidos poderia ser produzida em moldadoras deslizantes.

Com aproximadamente 350 kg de cimento por tonelada de con- creto fresco e levando em consideração a velocidade de mais de 1,8 m/min, a relação de custo;produtividade da extrusora WHC promove um resultado excelente até hoje na Leonardi.

Em três leitos de 160 m de comprimento eles produzem lajes alveo- lares com 150, 200 e 250 mm de espessura. Além da máquina extrusora e dos leitos, a WHC também entregou uma máquina de limpeza, um carro de serviço e uma máquina de serragem para a produção de lajes alveolares. Uma vez que os leitos utilizam a cura térmica na parte do fundo, as lajes são curadas e cobertas com folhas por 8 horas apenas, antes de serem cortadas em pedaços para que sejam levadas até o pátio de estocagem.

Um fator importante para a longa parceria entre a Leonardi e a WCH é a pequena distância entre as duas empresas que estão localizadas a menos de 100 km uma da outra. Graças ao com- pleto armazenamento de peças de reposição que a WC fornece aos seus clientes, é possível entregar e repor cada peça necessária para a produção de alveolados no Brasil no dia seguinte, um gerenciamento de serviços único que vale a pena, tanto para o for- necedor quanto para o cliente.

seções transversais e tamanhos, de até 110 m de comprimento, todas produzidas com concreto autoadensável. Todos os moldes para vigas de concreto protendidas utilizam a cura térmica. A capacidade total de protensão alcança até 408 toneladas aproxi- madamente, dependendo da necessidade dos cálculos de projeto para elementos individuais.

Algumas vezes, a produção de vigas protendidas muito finas pode ser um desafio, já que não é possível mantê-las 100% retas duran- A fábrica da Leornardi está localizada em uma bela área Produtos de concreto pré-moldado/protendido

Uma especialidade da Leonardi é a viga protendida de diferentes

(5)

FCI – Fábrica de Concreto Internacional – 5 | 2012 www.cpi-worldwide.com

te a produção, o que pode levar à dificul- dades. Uma vez que a força de protensão é liberada dos moldes convencionais, ela é transferida para a viga de concreto, e depois os movimentos relativos ao molde e à viga de concreto são direcionados um

contra o outro. O molde de aço se expan- de enquanto as vigas de concreto são comprimidas. Em alguns casos, as vigas são afetadas por esses movimentos com fissuras ou outros defeitos, e não podem ser utilizadas mais. Além disso, os moldes

também podem ser afetados pelos movi- mentos relativos entre o concreto endureci- do e os moldes.

Para evitar a dificuldade mencionada acima, a Leonardi desenvolveu junto à WCH uma solução inteligente para a pro- dução dessas vigas: o molde completo de 110 m de comprimento é colocado entre duas vigas fixas de concreto de forma que o molde possa se movimentar livremente em direção longitudinal. Nem sobre os lados e nem no fundo, o molde de aço é mecanicamente conectado nas laterais do concreto ou no fundo do concreto. Desta forma, quando são aplicadas as forças protendidas, o molde de aço precisa somente dar a forma ao concreto. A força de protensão completa é transferida para as laterais das vigas, somente as próximas ao molde de aço. Quando a força de pro- tensão é liberada, uma vez que o concre- to dentro do molde de aço tenha endure- cido, esta força é transferida como força de compressão à uma nova viga. Esta nova viga também é comprimida, mas o molde de aço não muda seu comprimento, portanto os movimentos relativos à viga de concreto para o molde de aço são reduzi- dos significantemente.

A Leonardi fabrica neste molde especial todos os produtos protendidos que possam ser afetados por defeitos, devido à esse tipo de seção transversal e desde a abertu- ra da fábrica eles não precisaram rejeitar nenhuma viga.

Enquanto todos os moldes para produtos protendidos que utilizem cura térmica, bem como os acessórios de protensão foram for- necidos pela WCH

Painéis de parede - produto promissor

ce atualmente em duas mesas de 130 m de

Todos os moldes para vigas de concreto protendidas utilizam a cura térmica

Até agora, os elementos de parede são produzidos em linhas de produção revestidas de madeira. Essa linha de produção será atualizada em breve, com mesas de aço

e fôrmas magnéticas

Este molde especial evita os movimentos relativos entre a viga de concreto e o molde quando a força de protensão é liberada. O molde de aço pode mover-se livremente entre o exterior das vigas laterais de concreto

para o futuro

A produção de painéis de parede aconte-

(6)
(7)

FCI – Fábrica de Concreto Internacional – 5 | 2012 comprimento com uma superfície revestida de madeira. A maioria dos moldes laterais são fixados de forma clássica, com pregos.

Uma vez desmoldados, os buracos são fechados e novos moldes fixados da mesma maneira, uma vez mais.

No início, quando a fábrica começou a produzir, a demanda por painéis de pare- de era muito pequena, e esta solução era suficiente para produzir pequenas quanti- dades. Enquanto isso, a Leonardi percebeu que os pedidos por uma linha de produção flexível e por painéis de parede de alta qualidade arquitetônica cresciam cada vez mais. Consequentemente, eles pretendem melhorar em breve toda a produção de parede com mesas de aço e mesas bascu- lantes, e em alguns casos com imãs para fixar as fôrmas. Além disso, estão pensan- do também em projetores de laser para assegurar que os moldes sejam colocados com perfeição. Desde que a Leonardi utili- za o software Nemetschek para o design, plano de produção e logística, fica muito fácil utilizar os dados existentes para os projetores à laser que são montados no teto acima das mesas.

Com o seu novo sistema, a empresa alme- ja tornar-se um dos produtores mais avan- çados para painéis de parede arquitetôni- cos do Brasil. Além de um sistema de pro- dução flexível, eles também já pensam sobre o uso de moldes e diferentes trata- mentos de superfície, como papel retarda-

expandir seus galpões de produção próxi- mos à produção de laje alveolares. As ideias de possíveis investimentos futuros da empresa são muitas:

Mais pistas de produção e máquinas de molde deslizante devem ser um opção agora que e a empresa está conseguindo cada vez mais pedidos por produtos pro-

tendidos que também podem ser produzi- dos em máquinas de moldes deslizantes.

Eles já utilizam duas vigas de reforço fle- xionadas e máquinas de corte, para todas os vergalhões de até 12,5 mm, alimenta- dos por rolo. Além de tudo isso, também utilizam um robô para a soldagem. Todas essas máquinas de vergalhões foram forne- cidas pela Schnell. A Leonardi está con- vencida das vantagens na solda de verga- lhões, e um de seus objetivos para o futuro é eliminar todas as conexões convencio- nais para vergalhões e substituí-las comple- tamente por conexões soldadas.

Um outro produto em que Leonardi se inte- ressa é o pavimento de concreto intertrava- do a longo prazo. A maioria de seus clien- tes de construção industrial têm a necessi- dade de renovar também o exterior de seus novos edifícios, e muitos deles estão interessados em soluções de pavimentos de concreto. Uma vez que a Leonardi agora obtém espaço o suficiente em suas instala- ções, adquirir uma linha completa de pro- dução de pavers de concreto deve ser uma opção para o futuro.

Do lado de fora, eles providenciarão em breve um pátio de estocagem investindo em guindastes que ajudarão a organizar

e Carlos Gennari conhecem a importância de funcionários habilidosos e motivados.

Além de um restaurante exclusivo para seus funcionários, eles irão construir um local de reuniões que incluirá uma biblioteca e tam- bém um auditório que pode ser utilizado para apresentações dos departamentos de segurança e saúde, e também para artis- tas, etc. Este lugar será uma oportunidade única para que as pessoas façam algo de valor durante os intervalos de trabalho.

Já em 2005, a Leonardi conseguiu o "Selo de Excelência”, prêmio de qualidade forn-

cido pela Abcic, a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, onde a Leonardi é membro ativo e atual- mente ocupa a presidência do Conselho.

O objetivo da Leonardi a longo prazo é o de se tornar líder em tecnologia em ele- mentos de concreto pré-moldado/proten- dido no Brasil. Eles nunca almejaram ser os maiores, mas com a experiência que possuem em concreto autoadensável em conexão com produtos protendidos, estão no caminho certo para atingirem os seus objetivos.

MAIS INFORMAÇÕES

Leonardi Construção Industrializada Ltda Rod. Dom Pedro I, Km 82,3 (Sentido Campinas) CEP 12954-260, Atibaia – SP, Brasil

CEP 12954-260 , Brazil T +55 (11) 4416 5200 www.leonardi.com.br

WEILER - C. Holzberger Industrial Ltda Rua Alfa, 400 - Distrito Industrial 13505-620 - Rio Claro – SP/Brasil T + 55 19 3522-5900 PABX F + 55 19 3522-5905 wch@wch.com.br www.wch.com.br

A Leonardi está convencida das vantagens em utilizar o moderno maquinário para vergalhões. No futuro, eles querem soldar todas as conexões para montagem de gaiolas

as suas capacidades.

Estratégia da empresa

Os dois proprietários João Carlos Leonardi dor e outros métodos, também mecânicos.

Investimentos futuros

Em muito pouco tempo a Leonardi irá

Referências

Documentos relacionados

O SARscape Interferometry conta com um novo método de filtragem Non-Local Phase para geração de dados de coerência fornecendo bom desempenho sobre dados de média e alta

• Ao instalar mais do que um elemento, nunca ligue os elementos em série; encaminhe todos os condutores de frio em paralelo para a caixa de ligação.. • Para cabos

Os grupos de orientação de pais, que em sua grande maioria são compostos por mães e formados a partir de mais de um grupo de crianças, o que implica em ter no mesmo espaço mães/pais

do artigo 20º do presente estatuto. Os docentes do quadro transitório mantêm-se na categoria correspondente àquela em que se encontrem à data da entrada em vigor

25-09-2015 Sistemas Operativos 14 Sistema Operativo Hardware Gestão de Processos Gestão de Memória Gestão de I/O Interrupções e Gestores de Periféricos Comunicação e

Quando tensões de cisalhamento são transferidas ao longo de uma junta de concreto, ocorre uma tendência de deslizamento entre as duas partes que resulta num movimento de

O método construtivo através de fabricação peças estruturais pré-moldadas ou pré-fabricadas in loco apresenta varias situações problemáticas nas diferentes etapas de

Os edifícios de concreto armado moldados in loco, em geral, são monolíticos, pelo próprio processo construtivo; mesmo nos edifícios de concreto pré-moldado, o atrito existente entre