• Nenhum resultado encontrado

Dia da Nossa Senhora dos Navegantes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Dia da Nossa Senhora dos Navegantes"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Olá galera, hoje vamos celebrar o dia da Nossa Senhora dos Navegantes!

Primeiro de tudo, estão gostando da nossa série? Tem datas bem legais hein, e além disso as atividades são melhores ainda né?!

Não deixem de nos acompanhar que ainda vem muito mais viu.

Vamos então a nossa data comemorativa do dia de hoje.

Nossa Senhora dos Navegantes

Dia da Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos atribuídos à Maria, mãe de Jesus Cristo.

Uma das denominações de Maria, na sua ladainha, é o de “Estrela do Mar”, que significaria justamente o astro que guiava os marinheiros a um bom porto seguro.

Assim, Maria começou a receber essa designação quando os marinheiros e outras pessoas que viajavam pelo mar faziam orações que lhes garantissem proteção. Eles acreditavam que

(2)

Maria poderia protegê-los dos perigos do mar, como tempestades e naufrágios.

Assim nas comunidades de pescadores e cidades portuárias, onde a presença de pessoas que vivem do mar é mais numerosa a devoção a santa é maior.

No Brasil, a celebração dessa data comemorativa foi grandemente influenciada pelos navegadores portugueses e espanhóis.

Além disso, a Santa é considerada padroeira da cidade de Porto Alegre, onde no dia 02 de fevereiro decreta-se feriado municipal. Devido a isso, nesse mesmo dia se realiza uma procissão na cidade que leva a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes até o porto de Pelotas.

Finalmente vamos a nossa lista de atividades, para celebrarmos juntos esse dia especial que é o dia da Nossa Senhora dos Navegantes.

Dia da Nossa Senhora dos Navegantes

(3)

Corrida de barcos – Atividade para o dia da Nossa Senhora dos Navegantes

Nessa atividade vamos ensinar as crianças a fazerem seus próprios barquinhos de papel e depois vamos promover uma corrida de barquinhos. Tudo isso em homenagem a padroeira dos marinheiros.

Recursos para a atividade:

Público- alvo: Crianças a partir de 5 anos.

Recursos: Folhas de papel, uma bacia ou uma piscina pequena com água.

Objetivo: Trabalhar a coordenação motora das crianças e trabalhar o conceito de competição saudável entre elas.

Como fazer:

Em primeiro lugar vamos seguir o passo a passo abaixo e deixar que as próprias crianças façam seus barquinhos de papel.

Em seguida, vamos levar os barcos para um lugar onde tenha água e se possa fazer a competição de barquinhos. Pode ser uma bacia grande de casa, uma piscina pequena, uma pequena poça. Lembre-se somente que a criança terá que ficar perto para soprar o barco e ele poder se movimentar.

Conhecendo Porto Alegre – Atividade para o dia da Nossa Senhora dos Navegantes

Nessa atividade vamos fazer uma homenagem a cidade na qual Nossa Senhora dos Navegantes é padroeira e vamos explorar um pouco junto com as crianças os costumes e

(4)

características do povo de Porto alegre.

Recursos para a atividade:

Público- alvo: Crianças a partir de 3 anos.

Recursos: Cartolina, canetinhas coloridas, recortes de revistas e cola.

Objetivo: Agregar conhecimento para a criançada através da pesquisa e exposição de informações.

Como fazer:

Em primeiro lugar vamos conversar com as crianças e saber o que já conhecem a respeito da cidade. Além disso, pediremos que façam uma pesquisa e anotem duas características ou costumes do povo que lhe chamaram atenção e nos forneçam juntamente com uma imagem.

Feito essa primeira parte de pesquisa. montaremos um painel com as informações

adquiridas por cada criança e também as imagens fornecidas. Como resultado teremos um painel bem legal e completo sobre a cidade de Porto Alegre.

Pique bexiga – Atividade para o dia da Nossa Senhora dos Navegantes

Nessa atividade novamente usaremos o recurso da água.

Recursos para a atividade:

Público- alvo: Crianças a partir de 5 anos.

Recursos: Bexigas com água dentro.

Objetivo: Trabalhar a competitividade e a coordenação motora.

(5)

Como fazer:

A atividade precisará de uma preparação prévia, ao se encher várias bexigas com água e deixar reservadas. Feito isso, podemos finalmente iniciar de foto a brincadeira onde apenas um participante é quem carrega uma bexiga cheia de água nas mãos, sendo ele o

denominado pegador. O desafio é tentar acertar outra criança com a bexiga de água. Quem for acertado vira o novo pegador e o jogo recomeça.

É importante que seja feito um estoque com várias bexigas cheias de água porque pode ser que o pegador erre alguns alvos até acertar alguém.

Montando a história – Atividade para o dia da Nossa Senhora dos Navegantes

Essa atividade vamos fazer uma espécie de história guiada, porque as palavras e temas que deverão ser abordados na história serão selecionados previamente pelas crianças. Dessa forma, estaremos exercitando a capacidade criativa dos pequenos e sua brilhante

imaginação.

Recursos para a atividade:

Público- alvo: Crianças a partir de 4 anos.

Recursos: Folhas de papel e canetinhas.

Objetivo: Trabalhar a capacidade de criação de textos, além de exercitar a criatividade e imaginação da garotada.

Como fazer:

Em primeiro lugar se deve escrever diferentes palavras nas folhas de papel. Para celebrar nossa data comemorativa de hoje, usaremos apenas palavras, relacionadas a mar, pesca,

(6)

navegação e etc. Com as placas feitas, passaremos assim a realizar a brincadeira. Faça uma grande roda com as crianças e explique como a atividade irá funcionar: quatro crianças serão selecionadas por vez para contarem uma história, que necessariamente deverá conter as palavras que forem sorteadas pelo restante das crianças. Dessa forma, com as palavras selecionadas e visualizadas por todos, as crianças devem ir montando uma história na hora, cada uma será responsável por um trecho. A história deverá ser contado em voz alta por cada uma das crianças, sem necessidade de escrever nada.

Peixinhos – Atividade para o dia da Nossa Senhora dos Navegantes

Nessa atividade vamos fazer uma versão de uma brincadeira de roda com a música “A canoa virou”.

Recursos para a atividade:

Público- alvo: Crianças a partir de 4 anos.

Recursos: somente as crianças

Objetivo: Trabalhar ritmo, coordenação e musicalidade na criança. Além de estimular a brincadeira em grupo.

Como fazer:

Em primeiro lugar se faz uma grande roda. Em seguida o mestre começa a cantar: “a canoa virou, deixará virar, foi por causa da fulana que não soube remar”. A criança que teve seu nome chamado vira de costas e continua rodando. Quando todas as crianças estão de costas o mestre passa a cantar o outro trecho da música: “Ai, se eu fosse um peixinho e soubesse nadar eu tirava a fulana do fundo do mar”. Nessa hora a criança citada vira de frente mais uma vez para a roda. Isso se repetirá até que todas as crianças estejam voltadas para o centro da roda novamente.

(7)

Água e algodão – Atividade para o dia da Nossa Senhora dos Navegantes

Essa atividade tem por objetivo trabalhar o lado sensorial da criança. Por isso, não somente pode como deve ser feita com bebês na faixa etária de 1 a 2 anos.

Recursos para a atividade:

Público- alvo: Crianças a partir de 1 ano.

Recursos: Uma bacia ou outro recipiente com água e bolinhas de algodão.

Objetivo: Trabalhar o lado sensorial da criança.

Como fazer:

Em primeiro lugar coloca-se água no recipiente a ser utilizado, não há necessidade de muita água. Em seguida se acrescenta as bolinhas de algodão. O mais importante da brincadeira é que ela permite várias possibilidades, como colocar as bolinhas para dentro e para fora da caixa e, ainda apertá-las, para ver a água escorrer.

Bexiga quente – Atividade para o dia da Nossa Senhora dos Navegantes

Nessa atividade vamos mais uma vez utilizar dos recursos de água e bexigas. Que além de divertir a criançada, ajuda a trabalhar a coordenação motora dos pequenos.

Recursos para a atividade:

Público- alvo: Crianças a partir de 5 anos.

Recursos: Bexigas cheias de água.

(8)

Objetivo: Trabalhar a coordenação motora.

Como fazer:

A atividade é uma adaptação da antiga brincadeira batata quente. Um o balão vai sendo passado de mão em mão, até estourar. Você pode dispor as crianças em uma grande roda ou em uma fila com uma distância entre elas para aumentar o desafio. Porque quando um jogador atirar para o outro, pode ser que o balão estoure. O jogo termina quando sobrar apenas uma pessoa. Novamente é importante deixar reservadas várias bexigas já cheias de água.

Pescando letras – Atividade para o dia da Nossa Senhora dos Navegantes

Nessa atividade vamos preparar para os pequenos uma pescaria diferente, porque o que eles deverão pescar serão letras que formaram palavras distintas.

Recursos para a atividade:

Público- alvo: Crianças a partir de 4 anos.

Recursos: Um recipiente médio (pode ser uma caixa de papelão, um pote plástico grande ou outro qualquer), papéis diversos picados de forma grosseira, areia,

pedrinhas, e pequenos papéis onde estejam desenhadas as letras, prendedor de roupa.

Objetivo: Trabalhar a coordenação motora fina e identificação de letras, bem como a junção para a formação de uma palavra.

Como fazer:

Em primeiro lugar coloque no recipiente selecionado a areia, as pedras e os papéis picados.

Posteriormente espalhe as letrinhas feitas. Lembre de não colocar apenas letras aleatórias,

(9)

elas devem formar palavras que serão ligadas a nossa data comemorativa de hoje, como por exemplo: mar, senhora, fé, navegar, barco etc. Depois de já ter preparado o lugar para a pescaria, entregue o prendedor de roupa para a criança e explique que ele terá que pescar o máximo de letrinhas que conseguir, para que vocês formem diferentes palavras. Para

facilitar a junção das letras e formar as palavras você pode deixar um mural exposto com todas as palavras feitas.

Bem pessoal nossa data de hoje se encerra aqui. E hoje vamos deixar para vocês a oração à Nossa Senhora dos Navegantes, fiquem em paz!

(10)

Oração à Nossa Senhora dos Navegantes

“Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Mãe de Deus criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens.

Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas, não perturbem a minha embarcação e que monstro nenhum, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso à minha

viagem, nem me desviem da rota traçada.

Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero.

Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece;

o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer.

Com a vossa proteção e a bênção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós”.

E não esqueçam de curtir outras brincadeiras e atividades que tem no nosso blog, como essa lista de brincadeiras com o bambolê.

https://demonstre.com/brincadeiras-com-bambole/

Referências

Documentos relacionados

Os pais serão sempre bem-vindos à Escola, mas para evitar a demora do atendimento será importante que sejam respeitados os horários marcados pela Direção, Coordenação e

No Cead, os designers atuam no planejamento das disciplinas, auxiliando professores na organização dos conteúdos para a formação da disciplina (AVA, roteiros de web e

Foram avaliadas três concentrações de terra diatomácea e carvão ativado como material para purificação do hidrolisado de amido de mandioca.. As alíquotas de hidrolisado foram

❏ Ter sempre muito zelo pela Espiritualidade do Movimento: Terço pelos filhos, Terço do Perdão, Terço do Clamor, Terço da Eucaristia, orar sem cessar (rezar com a vida, rezar

➢ Manter os cadastros atualizados da sua região (grupos oficiais e não oficiais “chamado”) para auxílio no pastoreio e expansão do movimento, e enviar,

Em Picture Record Mode (Modo Gravar Imagem), prima o botão Enter para comutar para o ecrã do menu.. Utilize os botões superior/inferior para seleccionar Flash e prima os botões

Recebimento dos bens na Unidade de Guarda Solicitação de etiquetas Não Sim Definição do local de impressão / Nº da etiqueta Recebimento da etiqueta na Unidade de

Estas urgências são: Igreja em estado permanente de missão; Igreja, casa da iniciação à vida cristã; Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja, comunidade