• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 01/2022 PROMISAES PEC-G/UFRGS 2022

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDITAL Nº 01/2022 PROMISAES PEC-G/UFRGS 2022"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 01/2022

PROMISAES PEC-G/UFRGS 2022

A PRÓ-REITORA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, no uso das atribuições dispostas pela Portaria nº 3028 de 25 de junho de 2021, considerando a situação de emergência em saúde pública de importância nacional, declarada pela Portaria nº 188/2020-MS, com a consequente publicação das Portarias UFRGS nº 2286 e nº 2291 de 17/03/2020, ratificadas pela Portaria nº 5851 de 30/11/2021, e da Resolução nº 025 de 27/07/2020 do CEPE - regulamentação do Ensino Remoto Emergencial, alterada pela Resolução nº 020 de 03/11/2021, vem por meio deste edital tornar públicas as regras para concessão do benefício PROMISAES para o exercício orçamentário de 2022, seguindo as datas acadêmicas definidas pela Portaria nº 2441, de 21/05/2021, da Pró-Reitoria de Ensino, sem prejuízo de normas subsequentes que vierem a regrar o restante dos meses do ano.

1. DA DEFINIÇÃO

1.1. Este edital dispõe sobre as regras do processo seletivo para concessão do benefício de auxílio financeiro referente ao Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (PROMISAES), destinado a estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), observando as disposições do Decreto nº 7.948/2013 e da Portaria nº 0745/2012-MEC.

2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E DE DIREITO

2.1. Para estar apto à seleção regida por este Edital, o estudante deverá:

I. Ser estudante-convênio do PEC-G da UFRGS;

II. Seguir as normas referentes ao PEC-G e não ter qualquer pendência nos termos das exigências legais do Programa, sob pena de desligamento ou suspensão do auxílio;

III. Estar com Visto Temporário IV atualizado, considerando as disposições da Polícia Federal para o período de pandemia.

2.2. Com base nas disposições do Art.7º da Portaria nº 0745/2012-MEC, do Art.12 e do Art. 13 (Parágrafo Único) do Decreto nº 7.948/2013, este Edital estabelece que, para ter e manter o direito ao recebimento do Auxílio Financeiro, o estudante deverá:

I. Estar regularmente matriculado em, no mínimo, 16 créditos em atividades do curso por semestre - exceto se em fase de conclusão do curso, ou se a COMGRAD do curso fornecer justificativa para a matrícula inferior a 16 créditos, considerando também as disposições regulamentadoras do Ensino Remoto Emergencial;

II. Obter rendimento acadêmico em consonância com as exigências do PEC-G e com normas da UFRGS, considerando, também, as disposições específicas para o Ensino Remoto Emergencial;

III. Não ser reprovado por falta de frequência (FF) em quaisquer das disciplinas matriculadas ao longo do curso;

IV. Não ser reprovado por três vezes na mesma disciplina;

V. A partir do 3º semestre do curso, não ser reprovado em mais de duas disciplinas no mesmo semestre;

VI. Manter o Visto Temporário IV atualizado junto à Polícia Federal;

VII. Não exercer qualquer atividade remunerada, exceto aquelas voltadas para fins acadêmicos e curriculares, tais como estágios curriculares e atividades de pesquisa, extensão e de monitoria, sob pena de desligamento do PROMISAES com obrigação de ressarcir ao erário os valores recebidos indevidamente;

VIII. Manter dados cadastrais atualizados no Portal do Aluno: endereço, telefone, e-mail, dados bancários e CPF.

3. DO AUXÍLIO FINANCEIRO E DA VIGÊNCIA

3.1. O benefício PROMISAES constitui-se em auxílio financeiro no valor de R$ 622,00 (seiscentos e vinte e dois reais) por mês, a ser pago pela UFRGS ao estudante mediante depósito em conta corrente no Banco do Brasil.

3.2. A vigência do benefício será de fevereiro a dezembro de 2022, observando-se o disposto nos itens 12.4 e 12.5.

3.3. Para este Edital, estão disponíveis 25 vagas para concessão de auxílio financeiro PROMISAES.

4. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

(2)

EDITAL Nº 01/2022

PROMISAES PEC-G/UFRGS 2022

4.1. Os procedimentos ocorrerão dentro dos seguintes prazos:

ETAPA PRAZO LOCAL

I. INSCRIÇÕES 10 a 18 de janeiro de 2022 Por email:

seletivopromisaes@prae.ufrgs.br

II. ANÁLISES 19 de janeiro a 07 de fevereiro de 2022

III. RESULTADO PRELIMINAR 08 de fevereiro de 2022 Em www.ufrgs.br/prae/editais

IV. RECURSOS 09 e 10 de fevereiro de 2022 Plataforma SEI, em www.aluno.sei.ufrgs.br V. RESULTADO FINAL 15 de fevereiro de 2022 Em www.ufrgs.br/prae/editais

5. DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

5.1. A inscrição para o processo seletivo do benefício PROMISAES consiste em:

I. Preencher de modo completo e assinar o Formulário de Inscrição e Informações Socioeconômicas, conforme o modelo do Anexo I deste Edital;

II. Preencher e assinar o Termo de Compromisso, conforme modelo do Anexo II deste Edital;

III. Digitalizar os documentos previstos nos itens I. e II. acima, devidamente preenchidos e assinados, e enviar para o email seletivopromisaes@prae.ufrgs.br , juntamente com os demais documentos obrigatórios previstos no item 6 a seguir.

5.2. A inscrição só será considerada efetivada se TODA a documentação exigida for enviada de modo completo.

6. DOS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS e DA ANÁLISE

6.1. Somente serão analisadas as inscrições cuja documentação obrigatória listada abaixo tiver sido enviada de modo completo e legível, junto com o Formulário de Inscrição e o Termo de Compromisso devidamente preenchidos e assinados, exclusivamente para o email seletivopromisaes@prae.ufrgs.br .

6.2. É obrigatório enviar para análise, de modo digitalizado, completo e legível, os seguintes documentos:

I. Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) atualizada ou

II. Protocolo de Prorrogação do Visto Temporário IV junto à Polícia Federal - neste caso, fica o estudante obrigado a enviar o visto atualizado assim que for emitido.

6.3. A análise da documentação apresentada pelo estudante solicitante será realizada pela equipe técnica da Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE):

I. O Assistente Social de Referência analisará os documentos enviados e entrará em contato com o estudante solicitante para agendamento de entrevista;

II. O profissional de Acompanhamento Pedagógico de Referência consultará os registros acadêmicos e fará a análise referente ao atendimento dos critérios de desempenho acadêmico previstos no item 2.2, incisos de I a V.

7. DOS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

7.1. A seleção regida por este Edital levará em consideração critérios eliminatórios e critérios classificatórios.

I. Serão critérios eliminatórios:

a) Situação do visto: estudante com visto vencido e sem protocolo de prorrogação será eliminado do processo seletivo;

b) Situação acadêmica: estudante que apresentou reprovação por falta de frequência (FF) no semestre anterior à seleção, ou a terceira reprovação na mesma disciplina, ou que apresentou reprovação em mais de duas

(3)

EDITAL Nº 01/2022

PROMISAES PEC-G/UFRGS 2022

disciplinas a partir do terceiro semestre, será eliminado do processo seletivo (não se aplica a ingressantes de 1º semestre de curso).

II. Serão critérios classificatórios, na seguinte ordem:

a) Renda per capita do estudante no Brasil: terá prioridade o estudante que apresentar a menor renda per capita, considerando-se os valores recebidos do país de origem (da família e do Governo, quando for o caso), os valores recebidos de outras bolsas acadêmicas e, se for o caso, os valores recebidos pela(s) pessoas(s) economicamente vinculada(s) ao estudante e residente(s) no Brasil. A concessão do benefício está condicionada à sua necessidade, ou seja, se demonstrada a falta de suporte econômico suficiente para a permanência do estudante no curso, conforme for verificado na análise da documentação e no estudo do caso pela equipe técnica, que será registrado em parecer individual.

b) Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país de origem do estudante, de acordo com a publicação mais atual da Organização das Nações Unidas (ONU): após considerada a renda per capita, terá prioridade o estudante oriundo do país com menor IDH.

8. DOS RESULTADOS

8.1. Os resultados serão publicados pela PRAE em www.ufrgs.br/prae/editais, tópico “Resultado dos Editais” > “2021/2”, conforme as datas estabelecidas no item “Do Cronograma” deste Edital, respectivamente, para “Resultado Preliminar” e “Resultado Final”.

8.2. Em caso de empate para a ocupação da última vaga, no caso de haver mais concorrentes aptos do que vagas disponíveis, será priorizado o estudante que estiver mais próximo da diplomação.

9. DOS RECURSOS

9.1. O estudante eventualmente não contemplado poderá recorrer do resultado preliminar. O processo de recurso deverá ser aberto em www.aluno.sei.ufrgs.br: clicar em Peticionamento >Processo Novo, escolher tipo Assistência Estudantil–Recursos, preencher o formulário com justificativa completa e fundamentada do pedido e anexar documentação que comprove as alegações.

9.2. Os recursos interpostos serão analisados pela Comissão de Recursos da PRAE, designada por Portaria pela Pró- Reitora de Assuntos Estudantis, respeitadas as normas vigentes na Universidade.

9.3. Além de expresso na publicação do resultado final, o resultado do pedido de recurso também será enviado, via plataforma SEI, para o e-mail que o estudante tem cadastrado em seus dados pessoais no Portal do Aluno. É dever do interessado manter seus dados cadastrais atualizados no Portal do Aluno.

10. DO ACOMPANHAMENTO

10.1. Nos termos do Art.3 da Portaria nº 0745/2012-MEC, a Coordenação Institucional do PEC-G na UFRGS, sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino da UFRGS (PROENS), realizará o acompanhamento periódico dos estudantes contemplados quanto ao atendimento das exigências do Programa para manutenção do benefício PROMISAES, e informará a PRAE se constatar situação que enseje interrupção de pagamento ou desligamento do benefício.

10.2. Caso necessite de apoio para melhor compreensão das normas de graduação da UFRGS, bem como das ferramentas disponíveis no Portal do Aluno para acompanhamento dos sinalizadores de avaliação do desempenho acadêmico, o estudante beneficiário PROMISAES também poderá contar com um profissional de Acompanhamento Pedagógico da PRAE. A lista dos profissionais de referência por curso, e respectivo e-mail para contato, está disponível no endereço https://www.ufrgs.br/prae/assistencia-estudantil .

11. DOS DESLIGAMENTOS

11.1. O estudante PEC-G contemplado com o benefício PROMISAES terá seu auxílio financeiro interrompido pela UFRGS se incorrer em alguma das seguintes situações:

I. A pedido do estudante, por ordem judicial ou por falecimento do estudante;

II. Desligamento do Programa PEC-G ou transferência para outra Instituição de Ensino Superior;

III. Desligamento por evasão ou por conclusão do curso de graduação;

IV. Trancamento da matrícula, exceto se por motivo de doença do estudante ou de familiares (obrigatório atestado);

(4)

EDITAL Nº 01/2022

PROMISAES PEC-G/UFRGS 2022

V. Matrícula em menos de 16 créditos no semestre, exceto se em fase de conclusão do curso (estágio obrigatório, TCC), ou mediante justificativa da COMGRAD do Curso, ou se, exclusivamente durante o período de Ensino Remoto Emergencial, e observando-se as disposições da Resolução 25/2020 do CEPE, não foi viável por motivo alheio à vontade do estudante;

VI. Se constatado o exercício de atividade remunerada, exceto as voltadas para fins curriculares, tais como estágios curriculares e atividades de pesquisa, extensão e de monitoria acadêmica (Decreto nº 7.948/2013, Arrt.13, Parágrafo Único).

VII. Se passar a receber outro auxílio financeiro assistencial (sem contrapartida em carga horária) do Governo Brasileiro, tais como a Bolsa-Mérito e os auxílios financeiros PNAES-PRAE;

VIII. Se apresentar informação ou documentação falsa, independentemente do momento em que for constatado;

IX. Visto Temporário IV vencido e sem protocolo de prorrogação aberto junto à Polícia Federal.

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. O estudante da UFRGS que incorrer em alguma das vedações previstas no Decreto Presidencial nº 7948/2013 (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação–PEC-G), especialmente as listadas nos seus artigos 12 e 13, ou em situação que contrarie as normas internas da Instituição, bem como que tenham incorrido em uma das situações previstas do item 11 deste Edital, terá o benefício cancelado.

12.2. Situações não previstas neste Edital serão analisadas pela Comissão de Recursos da PRAE, com orientação da Coordenação Institucional do PEC-G na UFRGS, de responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino.

12.3. Para receber auxílio financeiro da UFRGS, é obrigatório ao estudante possuir conta corrente em seu nome no Branco do Brasil; o sistema de pagamento não aceita outra modalidade de conta que não seja corrente e em nome do estudante.

12.4. O pagamento do benefício dependerá da disponibilidade financeira no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), bem como, dos prazos necessários aos procedimentos de confecção das folhas e dos processos de pagamento.

12.5. Fica autorizado o pagamento do benefício referente à folha de janeiro (com recebimento até o 5º dia útil de fevereiro) para os estudantes beneficiários PROMISAES de 2021 que permanecerem com vínculo ativo no curso.

12.6. Demais informações poderão ser obtidas em www.ufrgs.br/prae/editais, ou através do e-mail seletivopromisaes@prae.ufrgs.br.

Este edital entra em vigor na data de sua publicação.

Porto Alegre, 04 de janeiro de 2022.

LUDYMILA SCHULZ BARROSO, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis.

(O original encontra-se assinado.)

(5)

EDITAL Nº 01/2022

PROMISAES PEC-G/UFRGS 2022

ANEXO I

TERMO DE SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO PROMISAES

À Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE

Eu,__________________________________________________________________, CPF______________________, CRNM nº______________________________________________

curso de graduação_________________________________________________________, Cartão nº______________, filho de____________________________________________ e de__________________________________________, País de origem_________________________________, nacionalidade_________________________, endereço atual (no Brasil) completo________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________, solicito inscrição na seleção para o benefício PROMISAES, prestando, de livre vontade, as informações solicitadas, bem como, fornecendo a documentação para avaliação, nos termos expressos neste Edital, de modo completo e legível.

A. Dados Bancários: Banco do Brasil, agência nº_______________, conta corrente nº________________________.

B. Dados do Grupo Familiar:

I. Nº de pessoas do meu grupo familiar, no país de origem, que partilham a mesma renda ___________________;

II. Nº de pessoas do meu grupo familiar que vivem comigo no Brasil_____________________________________.

C. Dados Econômicos:

I. Renda total média do meu grupo familiar que vive no meu país de origem: R$____________________ por mês;

II. Valor do auxílio que recebo do grupo familiar que vive no meu país de origem: R$_________________ por mês;

III. Valor do auxílio que recebo do Governo do meu país de origem: R$____________________________ por mês;

IV. Valor que recebo no Brasil em forma de bolsa, estágio ou outros auxílios: R$_____________________ por mês;

V. Valor que recebe(m) o(s) familiar(es) que reside(m) comigo no Brasil: R$________________________ por mês.

D. Relato do histórico até a chegada ao Brasil e da justificativa para solicitação do benefício: no espaço abaixo, descreva um pouco da sua trajetória (situações familiares, escolares, políticas, culturais, dificuldades e apoios que o fizeram chegar até aqui), bem como seus objetivos, expectativas em relação ao curso e por que você quer a bolsa.

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

(Estudante: rubricar esta página aqui) > ___________________________

(6)

EDITAL Nº 01/2022

PROMISAES PEC-G/UFRGS 2022

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________.

(Se desejar, você pode anexar mais folhas a esta com a sequência do relato. Neste caso, numere e rubrique as folhas adicionais.) DECLARO que são verdadeiras todas as informações aqui prestadas, bem como os documentos anexados, e que:

I. Li integralmente e estou de acordo com as regras e critérios de classificação estabelecidos por este Edital;

II. Atendo plenamente as condições para concorrência e estou ciente de que qualquer inveracidade ou falsidade constatada ensejará a eliminação da seleção e o desligamento do benefício a qualquer tempo;

III. Não exerço e sei que não poderei exercer, durante a vigência da bolsa PROMISAES, qualquer atividade remunerada, exceto se para fins curriculares acadêmicos, tais como estágios curriculares e atividades de pesquisa, extensão e de monitoria acadêmica, conforme Decreto nº 7.948/2013, Art.13, Parágrafo Único;

IV. Estou ciente de que não poderei acumular o benefício PROMISAES com outros auxílios financeiros assistenciais (sem contrapartida em carga horária de atividades), tais como a Bolsa-Mérito e os auxílios financeiros PRAE.

Porto Alegre, _______ de __________________ de 2022.

____________________________________________

(Assinatura do estudante) Preencher, assinar e enviar o formulário para seletivopromisaes@prae.ufrgs.brjunto com os demais documentos exigidos.

(7)

EDITAL Nº 01/2022

PROMISAES PEC-G/UFRGS 2022

ANEXO II

TERMO DE COMPROMISSO PROMISAES

Pelo presente instrumento, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o estudante do Programa Convênio de Graduação–PEC-G______________________________________________________________________, Visto Temporário IV nº______________________________ e passaporte nº ________________________________, vinculado ao curso de Graduação_____________________________________________, comprometem-se a observar as seguintes condições em relação à adesão ao Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (PROMISAES):

São responsabilidades da Instituição Federal de Educação Superior:

I. Assinar, juntamente com o estudante selecionado, o presente Termo de Compromisso para o acesso ao auxílio financeiro concedido pelo PROMISAES e arquivá-lo;

II. Elaborar e encaminhar, semestralmente, ao MEC os relatórios referentes aos desligamentos, ao desempenho acadêmico e à frequência dos seus estudantes beneficiados pelo Projeto;

III. Informar ao MEC a conclusão de curso por parte dos estudantes beneficiados;

IV. Informar ao estudante beneficiário que o benefício cessará caso o estudante seja desligado do PEC-G, apresente baixo rendimento escolar, exceda o número de faltas permitido ou não conclua o curso de graduação dentro do prazo estabelecido pela legislação pertinente.

São responsabilidades do estudante beneficiário do PROMISAES:

I. Seguir as normas contidas no Decreto n 7.948 de 12 de março de 2013, bem como as descritas na Portaria nº 745 de junho de 2012- MEC, sob pena de desligamento e suspensão do benefício;

II. Não exercer qualquer atividade remunerada, exceto aquelas voltadas para fins acadêmicos e curriculares, como estágios não obrigatórios, monitoria acadêmica, iniciação científica e extensão, e nem receber qualquer outro auxílio financeiro assistencial de órgão governamental brasileiro durante a vigência do auxílio PROMISAES;

III. Ser titular de conta corrente no Banco do Brasil para poder receber o auxílio financeiro mediante depósito.

Porto Alegre, _______ de __________________ de 2022.

_______________________________________________________________

Assinatura do estudante PEC-G

_______________________________________________________________

Assinatura e carimbo do Coordenador Institucional do PROMISAES na UFRGS*

O estudante PEC-G deve preencher, assinar sua parte, digitalizar e enviar este Termo para seletivopromisaes@prae.ufrgs.br

* A PRAE providenciará o envio à PROENS para posterior assinatura do Coordenador do PEC-G e arquivamento físico.

Referências

Documentos relacionados

A FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA (Fadba), com sede em Cachoeira–BA, torna público o Edital Nº 001/2022 referente ao Processo Seletivo Regular e Contínuo 2022.1 para os cursos

Os candidatos que pretendam ingressar no PPGERHA no 3º Trimestre, e que não tenham concluído o curso de graduação até o dia 25/04/2022, poderão participar do

PETROPOLITANAS, torna pública, a ERRATA Nº I do EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022 – referente à disponibilização de novos cursos.. ERRATA

Em caso de proibição da realização das provas de forma presencial devido à pandemia do Coronavírus, o Centro Universitário UNIFACIG poderá ou realizar

A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU – BRASIL (Fundação PTI-BR) torna público, pelo presente edital, o processo seletivo de bolsista nº 025/2022 para concessão de

A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU – BRASIL (Fundação PTI-BR) torna público, pelo presente edital, o processo seletivo de bolsista nº 004/2022 para concessão de

PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO - EDITAL 2022 PROREXT /

Para realizar a inscrição no Processo Seletivo Vestibular de 2022 - ENEM é imprescindível que o candidato leia atentamente o Edital, referente à modalidade de