• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ATIVIDADE COMPLEMENTAR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

6º ANO

PROFESSORA: Ana Caroline Nogueira Rodrigues Melgaço DISCIPLINA: Geografia

SEMANA: 23.03.2020 A 27.03.2020.

__________________________________________________________________________________

Orientações:

1) Faça a releitura das páginas: 44,45,46,47,48 e 49.

2) Releia nossas anotações.

3) Leia: https://super.abril.com.br/ciencia/estacoes-do-ano-nada-tem-a-ver-com-distancia-entre-o-sol-e-a- terra/- Estações do ano não tem nada a ver com a distância entre o sol e a Terra.

4) Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=Nux_3PVdo9U – De onde vem o dia e a noite?

5) Em breve estaremos juntos! Beijos! Se cuidem!

6) Faça as atividades da página 56 (número 8 e 9).( Responda em seu caderno de Geografia) 7) A atividade deverá ser registrada em seu caderno de GEOGRAFIA.

RESPONDA EM SEU CADERNO:

1) Observe a imagem a seguir:

A inclinação do eixo imaginário da Terra, ou seu eixo de rotação (em relação ao plano da órbita que o nosso planeta realiza ao redor do Sol), e o movimento de translação da Terra são muito importantes na vida do planeta.

A inclinação do eixo imaginário da terra e o movimento de translação influenciam

A) na distribuição desigual da luz e calor solar nas diversas partes da Terra, no período de um ano, determinando as estações do ano.

B) nas fases da Lua.

C) na determinação dos meses, baseando-se na lunação, isto é, no espaço de tempo entre duas luas novas, ou duas conjunções, o homem criou o mês.

D) na determinação do calendário.

(2)

2) As estações do ano são uma forma de divisão do ano de acordo com padrões climáticos. A primavera se caracteriza pelo reflorescimento das plantas, o verão pelas altas temperaturas, o outono pela queda das folhas das árvores e o inverno pelas baixas temperaturas. Essas quatro estações, no planeta Terra, se devem a(o):

A) movimento de precessão da Terra.

B) variação natural da temperatura interna do Sol.

C) fato da trajetória ao redor do Sol ser elíptica, fazendo com que nosso planeta varie sua distância em relação ao Sol ao longo do ano.

D) posição da Terra em relação ao afélio ou periélio de sua trajetória.

E) inclinação de seu eixo de rotação em relação a sua trajetória ao redor do Sol, associada ao seu movimento de translação.

3) Caracterize ano bissexto.

4) Explique o movimento de Translação da Terra.

5) O ano de 2016 é Bissexto! Nosso calendário está baseado no Ano Trópico. Este é o tempo que o Sol, em seu movimento aparente anual, leva entre ficar a pino no Trópico de Capricórnio, ir e ficar a pino no Trópico de Câncer e voltar a ficar a pino no Trópico de Capricórnio. Quando o Sol está a pino no Trópico de Capricórnio ou de Câncer, dizemos que está ocorrendo o Solstício de Verão naquele Hemisfério. Para ir de um Trópico para o outro, passa a pino pelo Equador Celeste e quando isso ocorre dizemos que está ocorrendo o Equinócio.

É por isso que o chamamos de Ano Trópico, pois o Sol oscila entre os dois Trópicos. A duração deste Ano Trópico é de, aproximadamente, 365,25 dias. Sua vantagem é que as estações do ano sempre começam, aproximadamente, nas mesmas datas, além de ser simples a observação dos Equinócios e dos Solstícios.

Abaixo mostramos uma figura esquemática ilustrando esta oscilação do Sol em seu aparente movimento anual entre os trópicos, supondo a Terra imóvel, claro.

Figura esquemática da oscilação do Sol entre os dois trópicos. Nesta figura HN e HS significam Hemisfério Norte e Sul, respectivamente. Esta “oscilação” do Sol só ocorre devido à inclinação do eixo

de rotação da Terra em relação à perpendicular ao plano de sua órbita. Se o eixo de rotação fosse perpendicular ao plano da órbita nada disso aconteceria e não haveria as estações do ano.

(3)

A)Em nosso calendário o ano tem 365 dias, então, quantas horas “faltam” em cada ano? Atenção: A resposta precisa ser em horas. Registre abaixo as suas contas

B) Quando as “faltas” totalizam um dia, após 4 anos, adicionamos um dia em fevereiro e chamamos este ano de

“bissexto”. Este ano tem 366 dias, isto é, 2016 é bissexto, assim como foi 2008 e 2012. Pergunta-se: Será 2056 bissexto? Atenção: Registre abaixo as suas contas, sem elas a resposta não tem valor.

6) Em vídeo do astrônomo Carl Sagan em seu programa dos anos 1980, Cosmos, conta a história de

Eratóstenes, demonstrando como os gregos antigos já haviam descoberto que a Terra é uma esfera (geoide).

Para fazer isso, Eratóstenes observou a sombra de duas colunas no solstício de verão; uma coluna foi colocada em Alexandria e outra em Siena (atualmente Assuan), ambas no Egito. Ele notou que em Siena, ao meio dia, o Sol ficava em seu ponto mais alto e a coluna lá instalada projetava uma sombra com ângulo diferente daquela projetada em Alexandria. Sagan explica então que, se a Terra fosse plana, ambas as estruturas produziriam sombras iguais, mas como o planeta é esférico, o sombreamento varia.

Disponível em https://revistagalileu.globo.com/. Adaptado. 2019.

Disponível em https://www.youtube.com/. Adaptado.

A esfericidade do Planeta Terra demonstrada por Eratóstenes e relembrada por Carl Sagan explica, em conjunto com outros fatores,

A) a ocorrência de dias mais longos e com maior insolação no Hemisfério em que está ocorrendo o inverno e de dias mais curtos e com menor insolação no Hemisfério em que está ocorrendo o verão.

B) a ocorrência das estações do ano, sendo que, no Hemisfério Norte, há o solstício de verão em dezembro e, no Hemisfério Sul, o solstício de inverno em junho.

C) a existência de zonas climáticas, em razão das variações de altitude que intensificam a radiação solar nos polos Norte e Sul.

D) a ocorrência das estações do ano, que caracterizam o Equinócio de primavera no Hemisfério Sul em março e o Equinócio de outono no Hemisfério Norte em setembro.

E) a existência de zonas climáticas, em função da maior intensidade da radiação solar na região equatorial quando comparada à incidência nos polos.

7) Ilustre em seu caderno o movimento de translação da Terra.

8) Caracterize solstício e equinócio.

9)Caracterize afélio e periélio.

(4)

10) Ilustre as estações do ano e explique o inicio e o fim de cada uma.

11) A figura seguinte ilustra, relativamente ao Sol, a posição orbital da Terra no início de cada uma das estações do ano. Observe nessa figura que as quatro posições da Terra são numeradas como I, II, III e IV.

Fonte: http://www.teamstraus.com. Acesso: 20 out. 2019.

Sabendo que a Copa do Mundo de Futebol de 2014 ocorreu durante o inverno no Hemisfério Sul, assinale a alternativa que indica corretamente a posição orbital da Terra no mês de junho, período em que iniciar-se-á a competição.

A) I B) II C) III D) IV

12) Sobre os movimentos da Terra e as estações do ano, leia as afirmativas a seguir:

I - A esfericidade de nosso planeta é responsável pela existência das diferentes zonas climáticas (polares, temperadas e tropicais), porque os raios solares atingem a Terra com diferentes intensidades.

II - Próximo ao Equador, os raios solares incidem perpendicularmente sobre a superfície terrestre, porém, quanto mais nos afastamos dessa linha, mais inclinada é essa incidência.

III - Rotação é o movimento que a Terra executa ao redor do Sol, responsável pela existência de dias e noites.

Isso ocorre devido ao fato do eixo terrestre ser inclinado em relação ao plano de sua órbita.

IV - Denomina-se estações do ano cada uma das quatro subdivisões do ano baseadas em padrões climáticos.

As estações ocorrem devido ao movimento de translação que a Terra executa ao redor do seu eixo, esse movimento tem duração de um ano.

Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) proposição(ões) CORRETA(s):

A) A afirmativa III está correta.

B) As afirmativas I e IV estão corretas.

C) As afirmativas I e II estão corretas.

D) As afirmativas I, II e III estão corretas.

E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

(5)

Referências

Documentos relacionados

Isaías fala a um povo no exílio, num tempo de distância, a um povo afastado, porque se esqueceu do Senhor; consolar e libertar são os nomes dos passos concretos para se aproximar

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Brasileiros não necessitam de visto para estadas a turismo de até 90 dias. A partir do final de 2022, será necessário obter autorização de viagem ETIAS (permanência máxima

A partir de pesquisa realizada junto ao Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o artigo analisa alguns efeitos colaterais do processo de preparação e

[…] História, missão, funções e atividades da instituição produtora/acu- muladora; meios de produção dos documentos; histórico da formação e acumulação do

e do CPF ..., residente à Rua ..., nº..., no bairro ..., da cidade de ..., do Estado de..., para finalidade especial de promover a inscrição no Processo Seletivo Simplificado