• Nenhum resultado encontrado

Webinar: Como se preparar para uma transição segura para o esocial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Webinar: Como se preparar para uma transição segura para o esocial"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Webinar: Como se preparar para uma transição segura para o eSocial  

  Perguntas e respostas

(2)

Índice

30/08 – 1º Webinar ... 3 17/09 – 2º Webinar (manhã) ... 9 17/09 – 3º Webinar (tarde) ... 15

 

 

 

(3)

30/08 – 1º Webinar

“Qual a multa por não cumprimento de prazos dos eventos?”

Gilmara Ap. Castro Marinho – Coorde nadora de RH (USIMINAS)

Resposta (ASIS): A legislação trabalhista já prevê as multas por não cumprimento das suas normas, por exemplo: Férias não comunicação no prazo ao empregado, multa de R$ 160, 00 por empregado, artigo 130 da CLT.

Agora, deve haver ainda divulgação da multa para entrega dos eventos não enviados ou enviados com atraso no eSocial, essa penalidade deve ser similar à prevista no Decreto 3.048/99, pelo atraso no envio da GFIP; FOLHA DE PAGAMENTO; GPS etc.

“Na implementação do SPED havia previsão de pagamento de multa mensal até implantação; no caso da NF-e não havia multa, mas sim impedimento de faturamento. No caso do eSocial há alguma previsão de penalidade para quem não estiver preparado dentro do prazo estabelecido?”

José Paulo

R. (ASIS): A sua dúvida tem a mesma resposta da pergunta anterior, feita pela Gilmara.

“As informações sobre carreteiros autônomos, serviço prestados por Pessoa Física devem ser informadas mensalmente ou diariamente?”

André a Olive ira – Che fe de Se ção de Tributos (Cime ntos Liz)

R. (ASIS): As informações inerentes à folha de pagamento, ou seja, desconto do Contribuinte individual e o recolhimento patronal devem ser enviados mensalmente.

Agora, o cadastramento do Contribuinte Individual no eSocial é caracterizado como evento e deve ser enviado na medida em que venham a ocorrer.

(4)

“Por algum motivo qualquer não cadastrei o afastamento, como faço para retificar se já virou o mês?”

Ari Camargo – Analista de Se rviços DHO Sê nior (Votorantin)

R. (ASIS): Caso o evento afastamento não tenha sido enviado posso enviá-lo, mesmo que seja com atraso, desde que não tenha ocorrido envio de evento posterior (prorrogação, alteração de motivo), e nem tenha havido o envio de arquivo de folha de pagamento mensal de competência igual ou posterior a data do evento.

O envio de evento com data retroativa (para data anterior ou igual ao último mês/ano para o qual já houve envio de arquivo de folha de pagamento) poderá implicar na necessidade de retificação dos arquivos de folha já enviados, somente podendo ser considerado como "processado" após o envio dos arquivos retificadores.

“Se o início do envio do leiaute das férias ocorrer em janeiro/14, como ficam as ferias com início em janeiro, onde a obrigação é o envio com 30 dias?”

Francisco das Chagas de Souza – Coorde nador Adm. Pe ssoal (Ode bre cht)

R. (ASIS): Como o eSocial já vai estar em vigor, entendo que a informação deverá ser prestada em Janeiro/2014.

“Em algumas publicações li que o período de janeiro a junho será de adaptação ao processo, sendo que as multas ocorrerão a partir do final deste período. Isso procede?”

Cle be r Aire s Dias – Ge re nte Contábil e Fiscal (Drogaria Araújo)

R. (ASIS): É verdade, o Cronograma extraoficial a que temos conhecimento em até julho de 2014 serão extintas as últimas obrigações GFIP; DCTF e livro de registro de empregados, somente a partir de então, se já estiver em vigor, haverá previsão administrativa de multa por entrega em atraso, mas ainda é uma hipótese.

(5)

“As informações então devem ser enviadas tão logo que sejam efetivadas nos sistemas ? não podemos criar uma rotina de envio semanal ou mensal?”

Elaine Silva – Supe rvisora Normativa de RH (Vale )

R. (ASIS): O eSocial orienta que os eventos devem ser enviados, conforme a previsão legal em vigor, na medida em os mesmos venham a ocorrer, por exemplo: no aviso prévio indenizado tenho 10 dias para enviar o evento, contados da demissão do trabalhador.

Portanto, os sistemas da empresa devem estar preparados para o envio desse em até 10 dias.

Caso queira criar rotina para envio posterior a essa data, o evento já vai estar sendo entregue com atraso.

“Como fica o evento do aviso de férias que iniciam em primeiro de janeiro. Não será enviada?”

Francisco das Chagas de Souza – Coorde nador Adm. Pe ssoal (Ode bre cht)

R. (ASIS): Correto, esse fato gerador ocorreu antes da entrada em vigor da exigência inserida no e-social.

“Posso enviar todas as alterações/movimentações no final do dia?”

Ari Camargo – Analista de Se rviços DHO Sê nior (Votorantin)

R. (ASIS): Correto, estaria cumprindo o exigido pelo eSocial e, por consequência, ganhando um prazo maior para envio das informações.

(6)

“No que diz respeito de contratação de terceiros, devo informar essas informações no dia que contratei ( Emissão da Nota)?”

Jorge Carnaúba – Analista Tributário (Vale )

R. (ASIS): Entendo esse evento como mensal de outras informações no Arquivo 1310 Folha de pagamento e outras informações, portanto arquivo mensal.

“Os empregados com estabilidade adquirida antes de janeiro de 2014 e termino em 2014, deverão ser enviadas?”

Francisco das Chagas de Souza – Coorde nador Adm. Pe ssoal (Ode bre cht)

R. (ASIS): O envio de arquivo término, evento 2345, exige o evento início da estabilidade2340.

“Como será feito o cadastro dos empregados estrangeiros que não possuem CPF?”

Karinna Fe rre ira Ramalho – Ge re nte de Proje tos (Vale )

R. (ASIS): Pelas informações obtidas junto à Coordenação do eSocial, não há ainda previsão a esse respeito, mas sugerem a hipótese de aceitarem, por um período do protocolo de Registro Nacional de Estrangeiro CNE, nesse caso, é melhor aguardar.

(7)

“E quanto aos carreteiros... a informação é por serviço prestado ou mensal?”

André a Olive ira – Che fe de Se ção de Tributos (Cime ntos Liz)

R. (ASIS): Carreteiro autônomo, as informações que serão lançadas na folha de pagamento, desconto do Contribuinte Individual e a contribuição patronal, folha de pagamento, informação mensal.

Agora, o cadastramento do Contribuinte Individual deve ser efetuado quando da contratação.

“Os autônomos estão enquadrados em TSVs?”

Abrahão Costa – Analista de RH Sê nior (Vale )

R. (ASIS): No evento S-2600 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego – Início

“Gostaria de entender em relação aos processos trabalhistas e previdenciários, exatamente quando devemos passar as informações destes processos no sistema. Todos os processos devem ser informados ou apenas quando o processo gerar algum recolhimento de IR e/ou INSS no mês? Ou quando impactar aquele recolhimento específico, como por exemplo, um processo que tenha uma decisão já em vigor que suspenda a aplicação do FAP?”

Fe rnanda Nasciutti – Ge re nte Jurídico Pre vide nciário e Trabalhista Inte rnacional (Vale )

R. (ASIS): O posicionamento da empresa está correto, pois somente quando constarem proventos com incidência de encargos previdenciários, fundiários ou de Imposto de renda, os processos judiciais e administrativos deverão ser informados no e-social.

É importante ressaltar que o e-social contempla as seguintes situações para lançamento de processos judiciais ou administrativos:

a. não incidência de contribuição previdenciária, IRRF, FGTS e Contribuição Sindical sobre determinada rubrica Evento 1010 Tabela de Rubricas;

b. processo administrativo ou judicial em que houve decisão/sentença favorável ao contribuinte modificando a alíquota RAT da empresa, constante do evento 1000 Informações do Empregador;

c. processo administrativo/judicial em que houve decisão ou sentença favorável ao contribuinte suspendendo ou alterando a alíquota FAP aplicável ao contribuinte, constante do evento 1000 Informações do Empregador;

(8)

d. empresa prestadora de serviços possui decisão/sentença judicial determinando a suspensão da retenção ou o depósito judicial das contribuições previdenciárias incidentes sobre o valor dos serviços contidos na nota fiscal/fatura emitidas pelo PRESTADOR DE SERVIÇOS, constante no evento 1310 Cessão de Mão de Obra e 1320 Serv. Prestados (Cessão de Mão de Obra) ;

e. Produtor Rural (pessoa física ou segurado especial), identificado em {ideProdutor}, possuir processo judicial com decisão/sentença determinando a não retenção, pelo adquirente, das contribuições incidentes sobre a aquisição de produção, constante do evento 1350 Aquisição de Produção;

Esclarecemos ainda que as informações sobre o detalhamento dos processos deverão ser inseridas por meio de evento 1070 da Tabela de Processos.

(9)

17/09 – 2º Webinar (manhã)

“Quanto aos trabalhadores que devem ser informados no eSocial, existe a linha 30 na Tabela S-1200 (eSocial Mensal - Remuneração), na qual se pede o tipo de trabalhador. Se não é empregado (Sujeito ao evento admissão) e não é trabalhador sem vínculo, qual trabalhador se pede que reportemos aqui? A Receita está pedindo a abertura de figuras como os famosos ʻPJ'sʼ?”

Gustavo Oda – Supe rvisor De Tributos (P&G)

Resposta (ASIS): Temos algumas modalidades de contribuintes individuais alocados nos registros “S- 2600 – Trabalhador Sem Vínculo” e nos registros do evento “S-2200 – Evento Admissão de Empregados”.

Resta-nos o contribuinte individual que trabalha eventualmente para a empresa, que seria o trabalhador autônomo que não está alocado em nenhum desses eventos, ou o Sócio (proprietário).

No entanto, a ideia do eSocial é a de confrontar os dados que constam na Relação de Eventos Trabalhistas com os da Folha de Pagamento e outras informações. Confirmada a informação que consta no parágrafo anterior, ficaria prejudicado nosso compliance entre essas informações.

Mas, pelo que analisamos sobre as informações do comitê eSocial, por ora, é essa a informação que prevalece.

A pejotização não deve ser utilizada.

Na hipótese de haver uma informação adicional sobre o assunto, entraremos em contato.

“A tabela de rubricas é definitiva? Nosso time de projeto não localizou, por exemplo, uma rubrica para desconto de previdência privada que realizamos dos empregados."

Gustavo Oda – Supe rvisor De Tributos (P&G)

Resposta (ASIS): As informações que constam no ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO SUFIS Nº 05, DE 17 DE JULHO DE 2013, ainda podem e devem ser alteradas. O Coordenador do eSocial, Daniel Belmiro, está comentando sobre a publicação de Portaria Conjunta entre os Entes Governamentais. Acreditamos que, entre as muitas mudanças necessárias, a Tabela de Rubricas deva ser redimensionada.

Para esse momento, o que mais se aproxima da informação de desconto de Previdência Complementar do Trabalhador é o item 9211 da “Tabela de Rubricas – Convênios”. Ao afirmarmos que é “o que mais se aproxima”, ressaltamos que a Receita observa essa Rubrica como exemplificativa. Portanto, poderíamos ampliar o seu conceito.

9211 Convênios Desconto de parcelas relativas a convênios diversos: farmácias, supermercados, etc.

(10)

“Quanto ao aviso de férias, temos que entregá-lo 30 dias antes do gozo. Existe algum campo de cancelamento de aviso de férias?"

Ana Paula

Resposta (ASIS): Tínhamos, no layout anterior, um Arquivo destinado a cancelamento de férias. Ocorre que esse Arquivo deixou de existir, quando da publicação do ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO SUFIS Nº 05, DE 17 DE JULHO DE 2013.

Acreditamos no retorno desse Arquivo para, aí sim, podermos fazer o cancelamento. Mas, caso não seja possível por meio deste Arquivo, teríamos ainda a hipótese de retificar a data anteriormente informada.

S-2305 - EVENTO - Cancelamento de Aviso de Férias Registro E305: Cancelamento de Aviso de Férias

N° Campo Descrição Tipo Tam Dec Obrig

01 dtCancelamento Data do Cancelamento D 008 - S

02 dtIniGozo Data do prevista para início do gozo das Férias. D 008 - S

Atualmente esse Evento não foi contemplado pelo Ato Declaratório.

“Existe algum campo em que se exige registrar remuneração indireta a dirigentes? Ex: cartões de créditos corporativos, bônus, etc.”

Ge raldo Nune s – Supe rvisor Fiscal (Grupo Fiat)

Resposta (ASIS): Caracterizando tal verba como Pro Labore, a inserção do lançamento deve ser feita nos registros do evento “S-1200 – eSocial Mensal – Remuneração”, Registro que relaciona as rubricas que compõe a remuneração do trabalhador.

Linha 54 – código da Rubrica itens da Remuneração. Informar o código atribuído pela empresa e que identifica a rubrica em sua folha de pagamento.

Tabela 3 – Natureza das rubricas da folha de pagamento

Código Nome da Rúbrica Descrição da Rúbrica

3508 Retiradas (pró labore) de

proprietários ou sócios

Pró-labore ou retirada

(remuneração) paga a proprietários da empresa.

(11)

Linha 55 – quantidade da Rubrica itens Remuneração. Informar a quantidade de referência para apuração (em horas, cotas, meses, percentual, etc.).

Linha 56 – valor da Rubrica itens da Remuneração

“Se uma nota fiscal de retenção (devido ao serviço prestado) for reportada no momento de sua emissão, o cliente questionar seu valor e foi cancelada no mês seguinte? Qual será o procedimento?"

Magno Gonçalve s - Coorde nador de Folha e Re laçõe s Sindicais (Xe rox)

Resposta (ASIS): O fato gerador da retenção previdenciária já ocorreu com o evento “Emissão da Nota Fiscal”, portanto, esse lançamento deve ser feito no eSocial.

Caso o valor seja cancelado, é só retificá-lo no eSocial, visto que o serviço efetivamente foi prestado.

Na hipótese de o serviço não ter sido prestado, teremos um evento “Exclusão”, que deverá ser acionado.

“As informações de Retenção de Nota Fiscal em prestação de serviços deverão ser lançadas na Folha, considerando-se que hoje muitos informam no momento do fechamento de GFIP?"

Magno Gonçalve s - Coorde nador de Folha e Re laçõe s Sindicais (Xe rox)

Resposta (ASIS): Essa informação será feita mensalmente nos Registros S-1310 - eSocial Mensal - Outras Informações - Serv. Tomados (Cessão de Mão de Obra).

“Somos uma cooperativa de trabalho medico. Precisamos informar no eSocial a produção do cooperado, que é recolhida no INSS, com o código 2127?"

Claudia Turne s De Souza - Coorde nadora de Contabilidade (Unime d)

Resposta (ASIS): O Código 2127 refere-se à contribuição descontada do cooperado.

Os descontos da Contribuição Previdenciária devem ser lançados na linha 49 dos Registros do Evento S- 1200 – eSocial Mensal – Remuneração, conforme mostrado abaixo:

# Campo Pai Descrição

49 descCP remunPeriodoApuracao Preencher com o valor descontado do segurado referente contribuição previdenciária destinada a seguridade social

Validação: Deve corresponder ao somatório do campo {vlrRubrica} das rubricas de DESCONTOS(*), relacionadas nos registros de itens da remuneração (vinculados a este) e cuja classificação da rubrica no campo {codIncidCP} da tabela de RUBRICAS para o respectivo código tenha sido definido como [31,32]

(12)

“Empresas optantes pelo lucro real iniciam a entrega em 01/2014?"

Claudia Turne s De Souza - Coorde nadora de Contabilidade (Unime d)

Resposta (ASIS): Até 31 de março de 2014, deverá ser feito o cadastramento das empresas optantes pelo lucro real. Abaixo, segue cronograma do eSocial:

Cronograma Prévio do eSOCIAL

17 de julho de 2013 Publicação do leiaute

Setembro de 2013 Publicação das regras de transmissão dos eventos

1º de janeiro de 2014 Início da obrigatoriedade para o MEI, Segurado Especial, Pequeno Produtor Rural e Empresas do Simples Nacional com até dois empregados.

31 de março de 2014 Término do prazo para o cadastramento inicial para empresas do Lucro Real.

Abril de 2014 Início da obrigatoriedade da folha de pagamento para empresas do Lucro Real.

Extinção do MANAD.

Julho de 2014

Início da obrigatoriedade da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web (DCTF Web) para empresas do Lucro Real e substituição da Guia de Recolhimento do FGTS (GFIP) e Livro de Registro. Disponibilização do módulo web completo.

1º de julho de 2014 a 30 de setembro de 2014

Início da obrigatoriedade do cadastramento inicial para demais empresas do Lucro Presumido (LP) e Simples Nacional (SN).

Outubro de 2014 Início da obrigatoriedade da folha de pagamento para demais empresas do Lucro Presumido (LP) e Simples Nacional (SN).

1º de janeiro de 2015

Início da obrigatoriedade da DCTF Web para demais empresas e Reclamatória Trabalhista para todos os empregadores – substituição da Declaração do Imposto Retido na Fonte (DIRF), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

“Deve-se informar os jovens (menores) aprendizes?"

Claudia Turne s De Souza - Coorde nadora de Contabilidade (Unime d)

Resposta (ASIS): A Categoria de Menores Aprendizes também deve ser informada. Veja abaixo (grifo nosso):

(13)

Tabela 1 – Categorias de Trabalhadores Grupo Código Descrição

Empregado

101 Empregado – Geral

102 Empregado – Curto Prazo, contratado por Segurado Especial ou Produtor Rural pessoa física.

103 Empregado – Aprendiz

104 Empregado – Doméstico

105 Empregado – Trabalhador temporário contratado por prazo determinado (Lei 6.019/74)

106 Trabalhador não vinculado ao RGPS com direito ao FGTS

“Como será relacionado o pagamento de ações das Companhias? Deve ser informado? Estamos falando do rendimento das ações da companhia."

Pollyana Le mos Camilo – Analista de RH (Kinross)

Resposta (ASIS): O pagamento de ações pela companhia é um tema polêmico. Mas dentro da característica de salários, em retribuição ao serviço prestado pelo trabalhador (artigo 3º da CLT), o lançamento deve ser feito no eSocial. Para este caso, é essencial a participação do jurídico da empresa.

“O eSocial para o MEI e empregada domestica será simplifiacado?"

Rube r Came lo De Olive ira – Asse ssor Sê nior (EMGEA)

Resposta (ASIS): O intuito do eSocial com o MEI e o empregador doméstico é exatamente proporcionar a esses empregadores a simplificação das informações de seus trabalhadores via Web. Isso é feito com aplicativos autoexplicativos.

“O IR retido de fornecedores será enviado no eSocial mensalmente junto a DIRF dos empregados da empresa?”

Rube r Came lo De Olive ira – Asse ssor Sê nior (EMGEA)

Resposta (ASIS): A DIRF será extinta em janeiro de 2015. A informação de IRRF somente contempla trabalhadores vinculados à informações contidas em folha de pagamento.

(14)

“MEI e empregada domestica também começa em janeiro?”

Rube r Came lo De Olive ira – Asse ssor Sê nior (EMGEA)

Resposta (ASIS): Pelo cronograma extraoficial, o início se dará em 1º de janeiro de 2014. Para o Veja o cronograma completo publicado na página 12.

“A transmissão do eSocial será mensal, inclusive a DIRF?”

Rube r Came lo De Olive ira – Asse ssor Sê nior (EMGEA)

Resposta (ASIS): O eSocial está classificado em 3 (três) tipos de arquivos:

a) Arquivos fixos: de S-1000 a S-1080. Esses arquivos somente são informados uma vez e não ocorrem novas transmissões, salvo em caso de alterações;

b) Arquivos mensais: de S-1100 a S-1500. A transmissão destes arquivos de Folha de Pagamento e outras informações é mensal;

c) Arquivos por Evento: de S-2100 a S-2900. Esses arquivos devem ser enviados no momento em que os eventos ocorrerem.

Conforme o cronograma extraoficial, a DIRF deve ser extinta em janeiro de 2015, sendo substituída pelas informações do eSocial.

(15)

17/09 – 3º Webinar (tarde)

“O layout S-1500 não consta descritivo no Manual que o Governo liberou. Vocês poderiam compartilhar?”

Shirle y Morae s – Consultora de RH (IBM)

Resposta (ASIS): Apesar da Tabela 9 (abaixo, grifo nosso) constar a informação de Resumo e Encerramento da Folha de Pagamento, realmente houve um equívoco de não apresentá-lo na Tabela de Resumo e Registros do Manual.

No entanto, segundo informações obtidas junto ao Comitê do eSocial, teremos publicação de Portaria Conjunta dos Entes da Administração Pública participantes do Projeto, na qual esses equívocos serão reparados.

Acreditamos na manutenção das informações constantes do layout anterior. Por isso, podemos nos direcionar pelo que consta nos dados desse Manual.

Tabela 9 – Tipos de Arquivo da e-Social

Código Descrição

S-1000 Informações do Empregador S-1010 Tabela de Rubricas

S-1020 Tabela de Lotações/Departamentos S-1030 Tabela de Cargos

S-1040 Tabela de Funções

S-1050 Tabela de Horários/Turnos de Trabalho S-1060 Tabela de Estabelecimentos/Obras

S-1070 Tabela de Processos Administrativos/Judiciais S-1080 Tabela de Operadores Portuários

S-1100 eSocial Mensal – Abertura

S-1200 eSocial Mensal – Remuneração do Trabalhador

S-1310 eSocial Mensal – Outras Informações - Serv. Tomados (Cessão de Mão de Obra) S-1320 eSocial Mensal – Outras Informações - Serv. Prestados (Cessão de Mão de Obra) S-1330 eSocial Mensal – Outras Informações - Serv. Tomados de Cooperativa de Trabalho S-1340 eSocial Mensal – Outras Informações - Serv. Prestados pela Cooperativa de Trabalho

(16)

S-1350 eSocial Mensal – Outras Informações - Aquisição de Produção S-1360 eSocial Mensal – Outras Informações - Comercialização da Produção

S-1370 eSocial Mensal – Outras Informações - Rec. Recebidos ou Repassados p/ Clube de Futebol S-1400 eSocial Mensal – Bases, Retenção, Deduções e e Contribuições

S-1500 eSocial Mensal – Resumo da Folha e Encerramento das Informações

S-2100 EVENTO - Cadastramento Inicial do Vínculo S-2200 EVENTO - Admissão de Trabalhador

S-2220 EVENTO - Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador S-2240 EVENTO - Alteração de Contrato de Trabalho

S-2260 EVENTO - Comunicação de Acidente de Trabalho S-2280 EVENTO - Atestado de Saúde Ocupacional S-2300 EVENTO - Aviso de Férias

S-2320 EVENTO - Afastamento Temporário

S-2325 EVENTO - Alteração de Motivo de Afastamento S-2330 EVENTO - Retorno de Afastamento Temporário S-2340 EVENTO - Estabilidade – Início

S-2345 EVENTO - Estabilidade – Término

S-2360 EVENTO - Condição Diferenciada de Trabalho - Início S-2365 EVENTO - Condição Diferenciada de Trabalho - Término S-2400 EVENTO - Aviso Prévio

S-2405 EVENTO - Cancelamento de Aviso Prévio

S-2420 EVENTO - Atividades Desempenhadas pelo Trabalhador S-2440 EVENTO - Comunicação de Fato Relevante

S-2600 EVENTO - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego - Início

S-2620 EVENTO - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego - Alt. Contratual S-2680 EVENTO - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego - Desligamento S-2800 EVENTO - Desligamento

(17)

S-2820 EVENTO - Reintegração por Determinação Judicial S-2900 EVENTO - Exclusão de Evento Enviado Indevidamente

“O S-1400 será a somatória da folha + autônomos + estagiários + contribuinte individual + menores aprendizes?”

Shirle y Morae s – Consultora de RH (IBM)

Resposta (ASIS): Por categoria, realmente sua conclusão está correta. Excluiriamos apenas os estagiários, que podem contribuir para a Previdência Social apenas como Segurados Facultativos.

Portanto, não entrariam nessa base de cálculo.

As informações que constam no S-1400 nos remetem às seguintes bases de cálculo:

REGRA BASES CONFERE TOTAIS POR CATEGORIA REGRA BASES CONFERE TOTAIS POR FPAS REGRA BASES CONFERE CONTRIBUICOES REGRA BASES CONFERE REG TERCEIROS REGRA BASES CONFERE CODIGO DE TERCEIROS REGRA BASES VALIDA CODIGO DE TERCEIRO REGRA BASES VALIDA ALIQUOTA TERCEIRO

REGRA BASES VALIDA TOTAIS RETENÇÕES EFETUADAS

“No caso de aviso prévio trabalhado, devemos informar o layout de aviso prévio e o layout de Desligamento?”

Shirle y Morae s – Consultora de RH (IBM)

Resposta (ASIS): Os dois layouts devem ser enviados, visto que o Registro destinado a aviso está apenas tratando das modalidades de comunicado de resilição contratual, indenizado e trabalhado (cremos em modificação do novo layout).

O desligamento, além da modalidade da rescisão, estará tratando do ato rescisório com o pagamento das verbas de direito, além de estar tratando também da emissão do formulário do Seguro Desemprego para podermos preparar a homologação.

(18)

Gostaríamos de considerar o seguinte:

Segue abaixo S-2400, divulgado pelo ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO SUFIS Nº 05, DE 17 DE JULHO DE 2013.

Registros do Evento S-2400 – Aviso Prévio

Indica quem avisou o desligamento, conforme tabela abaixo:

1 - Aviso prévio trabalhado dado pelo empregador ao empregado, que optou pela redução de duas horas diárias [caput do art. 488 da CLT]

2 - Aviso prévio trabalhado dado pelo empregador ao empregado, que optou pela redução de dias corridos [parágrafo único do art. 488 da CLT]

3 - Aviso prévio dado pelo empregado (pedido de demissão), dispensado de seu cumprimento dispensado de seu cumprimento

4 - Aviso prévio dado pelo empregado (pedido de demissão), não dispensado de seu cumprimento, sob pena de desconto, pelo empregador, dos salários correspondentes ao prazo respectivo (§2º do art. 487 da CLT) Valores Válidos: 1, 2, 3, 4

Agora segue S-2380, com dados do layout divulgado anteriormente pela Receita Federal do Brasil. (grifo nosso)

S-2380 - EVENTO - Aviso Prévio

Indica quem avisou o desligamento, conforme tabela abaixo:

1 - Aviso prévio indenizado dado pelo empregador ao empregado

2 - Aviso prévio trabalhado dado pelo empregador ao empregado, que optou pela redução de duas horas diárias [caput do art. 488 da CLT]

3 - Aviso prévio trabalhado dado pelo empregador ao empregado, que optou pela redução de dias corridos [parágrafo único do art. 488 da CLT]

4 - Aviso prévio dado pelo empregado (pedido de demissão), dispensado de seu cumprimento

5 - Aviso prévio dado pelo empregado (pedido de demissão), não dispensado de seu cumprimento, sob pena de desconto, pelo empregador, dos salários correspondentes ao prazo respectivo (§2º do art. 487 da CLT)

6 - Reconsideração do aviso prévio antes de expirado o respectivo prazo, aceita pela outra parte (art. 489 da CLT)

Como podemos constatar, existem divergências entre estes layouts.

Acreditamos na manutenção do layout anterior, visto a necessidade da inclusão do aviso prévio indenizado.

(19)

“A Tabela de Rubricas não tem o IRRF sobre o PLR, como devemos proceder?”

Shirle y Morae s – Consultora de RH (IBM)

Resposta (ASIS): A Tabela de Rubricas contemplou o IRRF sobre o PLR, conforme tabela abaixo (grifos nossos).

Registros do Evento S-1010 – Tabelas de rubricas

# Campo Pai Descrição

55 codIncidIRRF dadosRubrica Código de incidência tributária da rubrica para o IRRF:

00 - Não é Base de Cálculo 11 - Base de Cálculo do IRRF

12 - Base de Cálculo do IRRF – 13º Salário 13 - Base de Cálculo do IRRF - Férias 14 - Base de Cálculo do IRRF - PLR

31 - Valor do IRRF

32 - Valor do IRRF - 13o Salário 33 - Valor do IRRF - Férias 34 - Valor do IRRF - PLR

91 - Incidência suspensa em decorrência de decisão judicial (BC IRRF)

92 - Incidência suspensa em decorrência de decisão judicial (BC IRRF 13º Salário)

93 - Incidência suspensa em decorrência de decisão judicial (BC IRRF Férias)

94 - Incidência suspensa em decorrência de decisão judicial (BC IRRF PLR)

Validação: No caso de preenchimento com o código 9x, é necessária a existência de registro complementar com as informações do processo.

Valores Válidos: 00, 11, 12, 13, 14, 31, 32, 33, 34, 91, 92, 93, 94

(20)

“Temos alguns funcionários que trabalham em dois empregos, porém ele não entregou a declaração de desconto no outro emprego para a empresa antes de fechar a folha. Assim sendo, o desconto dos encargos ficam maiores. Como devemos proceder nesses casos? Não encontrei um evento para colocar essa informação?

Shirle y Morae s – Consultora de RH (IBM)

Resposta (ASIS): Essa informação, se comprovada, será lançada na linha 24 do Grupo Múltiplos Vínculos, do Registro S-1200 (veja abaixo, grifo nosso).

Registros do Evento S-1200 – eSocial Mensal – Remuneração

# Campo Pai Descrição

22 infoMultiplosVinculos ideTrabalhado r

Registro preenchido exclusivamente em caso de trabalhador que possua outros vínculos/atividades nos quais já tenha ocorrido desconto ou recolhimento de contribuição previdenciária.

23 indMV infoMultiplosV

inculos

Indicador de desconto/recolhimento da contribuição previdenciária do trabalhador, conforme tabela:

1 - Contribuição descontada pelo empregador declarante;

2 - Contribuição descontada por outra(s) empresa(s) ou recolhida pelo próprio trabalhador sobre valor inferior ao limite máximo do salário de contribuição;

3 - Contribuição sobre o limite máximo de salário de contribuição já descontada/recolhida em outra(s) empresa(s);

4 - Contribuição sobre o limite máximo de salário de contribuição recolhida pelo próprio trabalhador;

Validação: Se preenchido com [1, 2, 3], é necessário o preenchimento dos registros vinculados

{remunOutrasEmpresas} Valores Válidos: 1, 2, 3, 4 24 remunOutrasEmpre

sas

infoMultiplos Vinculos

Registro que complementa as informações relativas ao trabalhador que possui vínculo empregatício com outra(s) empresa(s) e/ou que exerce outras atividades como contribuinte individual, detalhando as empresas que efetuaram (ou efetuarão) desconto da contribuição, ou ainda valores recolhidos pelo próprio trabalhador como contribuinte individual. As informações prestadas são necessárias para a conferência da contribuição descontada do segurado. O registro não deve ser preenchido se {indMV} for igual a [4].

25 tpInscricao remunOutras Empresas

Preencher com o código correspondente ao tipo de inscrição, conforme tabela 5

Validação: Deve ser igual a [1] (CNPJ) se {indMV} for igual a [3]. Se {indMV} for igual a [1,2] pode ser preenchido com [1] (CNPJ) ou [2]

(CPF).

(21)

26 nrInscricao remunOutras Empresas

Indicar o número de inscrição do CNPJ da empresa que

efetuou/efetuará desconto da contribuição do segurado ou, caso a contribuição seja recolhida pela próprio trabalhador, preencher com o CPF do próprio trabalhador.

Validação: A inscrição informada deve ser compatível com o {tpInscricao}. Se for um número de CPF, deve ser igual ao {cpfTrab}.

Se for um número de CNPJ, deve ter raiz diferente da raiz do CNPJ do declarante.

27 vlrRemuneracao remunOutras Empresas

Preencher com o valor da remuneração recebida pelo trabalhador na outra empresa/atividade, sobre a qual houve desconto/recolhimento da contribuição do segurado. Validação: Permite o valor igual a zero apenas se {indMV} do registro superior for igual a [3]. Nos demais casos o valor deve ser maior que zero.

“Admissão: Esse registro de evento deverá ser informado funcionário por funcionário, ou seja, um arquivo para cada funcionário admitido? Também não encontrei a data de admissão como campo no layout?”

Shirle y Morae s – Consultora de RH (IBM)

Resposta (ASIS): A informação do funcionário deve ser um por arquivo. A data de admissão deverá constar Registro de Eventos S-2200 Grupo 107, linha 109.

Registros do Evento S-2200 – Evento Admissão

# Campo Pai Descrição

107 vinculo infEvento Grupo de informações do vínculo

108 matricula vinculo Matrícula atribuída ao trabalhador pela empresa

109 dtAdmissao vinculo Preencher com a data de admissão do trabalhador

no respectivo vínculo.

Validação: Deve ser posterior à data de nascimento do trabalhador.

“S-2600: Entendemos que esse layout deverá ser informado somente em caso de aviso prévio trabalhado.

Devemos também enviar o indenizado?”

Shirle y Morae s – Consultora de RH (IBM)

Resposta (ASIS): Verifique a resposta dada à questão do “layout de aviso prévio e o layout de Desligamento”.

(22)

“S-2600: Entendi que esse layout deverá ser utilizado para admissão de um novo estagiário na empresa.

Esse entendimento está correto? Como ficará a carga inicial, devemos enviar esse layout para estagiários?”

Shirle y Morae s – Consultora de RH (IBM)

Resposta (ASIS): As informações de estagiários deverão ser prestadas no Arquivo “S2600 – Trabalhador Sem Vínculo Empregatício – Início”, na linha 138.

“Se o RH recebe informação de afastamento, exemplo 3 (três) meses, depois, qual o procedimento?”

Vane ssa Cristina Rodrigue s – Analista De Re cursos Humanos Sê nior (Vale )

Resposta (ASIS): A partir do momento em que recebemos uma informação de afastamento, temos que saber qual o departamento/setor/lotação a que esse empregado faz parte e passar a compartilhar essa informação com o Coordenador Médico da Empresa/SESMT que, juntamente com o acompanhamento do departamento de TI, deve acompanhar o desenrolar desse afastamento.

Temos aqui quatro departamentos envolvidos:

a) RH;

b) Departamento/setor do empregado;

c) Coordenador Médico/SESMT;

d) TI.

Todos esses departamentos compartilhados estarão responsáveis pelo acompanhamento desse afastamento: data de início, período e retorno.

Lembrando que o empregado e a chefia do departamento a que ele está vinculado, também serão responsáveis para atualizar essas informações.

Agora, se houver a possibilidade de desenvolvermos no setor de TI um programa/software que automaticamente comunica os setores compartilhados, teremos resolvido o problema de afastamentos sem qualquer tipo de controle.

(23)

“Como informar o número de prestadores de serviços, se a quantidade for variável, dentro do mês?

(entendi prestadores de serviços como pessoa jurídica)”

Danie l Lavorini – Ge re nte de Controladoria e Finanças (Rodovias TEBE)

Resposta (ASIS): A ideia é a de compartilhar essa informação com o maior número de departamentos possível, especialmente TI.

Não podemos mais ter essa informação agregada por departamento, todos devem estar cientes dos prestadores de serviços que estão na empresa.

No momento da contratação:

a) Departamento que solicitou a empresa de prestação de serviços;

b) Setor de Suprimentos/Compras;

c) Jurídico;

d) Fiscal/financeiro;

e) SESMT;

f) Recursos Humanos; especialmente g) TI.

Caso as informações estejam segregadas por departamento, realmente fica difícil controlar essa situação de nossos prestadores se serviços. Mas, no momento em que temos um sistema de TI nos auxiliando nesse controle tudo parece mais fácil, senão vejamos:

Departamento solicita terceiros e lança no sistema;

De posse dessa informação, o Setor de Compras faz a contratação e informa no sistema os dados da empresa prestadora de serviços; forma de contratação; local e até o número de colaboradores da empresa prestadora;

O jurídico elabora o contrato, já de posse do contrato social dos prestadores, inserindo essa informação no sistema;

Fiscal/financeiro retém 11% ou 13% com base nas informações do sistema e encaminha essas informações para o RH inseri-las no eSocial.

A partir de então terei as informações inseridas num módulo eletrônico, onde vai conter os dados de todos os prestadores de serviços e todas as informações inerentes a esses prestadores, inclusive dados específicos constantes na Nota fiscal de serviços.

O que disse, é apenas uma ideia para termos essa informação compartilhada e ajustada por um sistema de TI. Claro que tomos outras possibilidades de fazer esse controle.

(24)

“Como informar o número de prestadores de serviços, se a quantidade for variável, dentro do mês?

(entendi prestadores de serviços como pessoa jurídica)”

Jorge Carnaúba – Analista de RH Sê nior (Vale )

Resposta (ASIS): Nesse caso, como o dia foi abonado pela empresa, não deve ser informado. O dia deve entrar normalmente em folha.

Agora, quanto ao afastamento por incapacidade médica de 01, 02, 03 até 15 dias, o que é de responsabilidade da empresa pagar, devem ser lançados, devendo fazer parte de um controle interno da empresa (TI).

Esse controle é necessário até para identificarmos se dentro de 60 (sessenta) dias, com vários afastamentos intercalados não serão somados 15 (quinze) dias e, a partir daí, podermos encaminhar o trabalhador ao INSS para requerimento de benefício previdenciário de auxílio doença. O objetivo é o de não pagarmos mais de 15 (quinze) primeiros dias de afastamentos mesmo intercalados se esses ocorrerem dentro de 60 (sessenta) dias.

“Como informar os eventos de atestados médicos dentro do mês, se em muitos casos recebemos o documento após o fechamento da folha?”

Marce lino Rabe lo Morais – Coorde nador De Administração De Pe ssoal (Unime d)

Resposta (ASIS): Os atestados serão informados no eSocial, mesmo com atraso. Como as informações estarão fora do prazo, à empresa poderá ser punida administrativamente.

Agora, o ajuste do processo de envio desses atestados no prazo deve ser feito na empresa.

Padronizando o recebimento de informações em todos os departamentos e especialmente envolvendo a área de TI, a possibilidade de agilizar o recebimento e envio dessa informação dentro do prazo legal.

Lembramos que o responsável dessa informação não é o empregado, mas a empresa.

Quando da ausência do empregado ao trabalho, cabe ao empregador (departamento/chefia imediata) saber o porquê da ausência ao trabalho e, de imediato informar ao departamento de direito (Recursos Humanos), o ideal seria informar via sistema de TI.

Esse comunicado sendo feito, padronizado em todos os departamentos, a possibilidade de resolver o problema é muito grande.

(25)

“Onde consigo a Tabela padrão de rubricas?”

Marce lino Rabe lo Morais – Coorde nador De Administração De Pe ssoal (Unime d)

Resposta (ASIS): Clique aqui para fazer o download do PDF do Manual de Orientação do eSocial. A tabela de rubricas está inserida em “S-1010 - Tabela de Rubricas” e “Tabela 3 – Natureza das rubricas da folha de pagamento” (pag. 172).

“Como deve ser informado o aviso prévio da empresa que possui liminar para não recolher INSS sobre aviso indenizado?”

Marce lino Rabe lo Morais – Coorde nador De Administração De Pe ssoal (Unime d)

Resposta (ASIS): O primeiro passo é informá-lo nos Registros do Evento S-1070 – Tabela de Processos, detalhando os dados do processo. Posteriormente, enviar os Registros do Evento S-1010 – Tabelas de rubricas, Linha 32: “identificação do Processo de Contribuição Previdenciária, dados Rubrica Grupo.”

Caso a empresa possua processo judicial com decisão/sentença favorável, determinando a não incidência de contribuição previdenciária relativa a rubrica identificada no evento, as informações deverão ser incluídas neste registro, e o detalhamento do processo deverá ser efetuado através de evento específico na tabela de processos.

Com essas informações a RFB saberá que a empresa está questionando a incidência de previdência sobre o aviso prévio indenizado e não deverá requerer os dados desse recolhimento.

“Como fica a informação para o esocial no caso de afastamento por doença, quando o empregado entrega o documento após o prazo legal?”

Daisyane Gome s – Analista De Plane jame nto Tributário (M. Dias Branco)

Resposta (ASIS): Os controles dos afastamentos por doença devem ser feitos pela empresa. A responsabilidade do envio da informação é da empresa.

Quando do afastamento do empregado, o departamento onde ele está alocado fica responsável pela busca da informação que motivou a ausência. De posse dessa informação, a chefia do departamento a envia ao responsável pelo eSocial ou ao SESMT.

Portanto, o processo da empresa precisa ser mudado para atender ao eSocial. Muitas empresas estão utilizando o departamento de TI para desenvolver programas/software para a agilização da informação dos afastamentos.

É claro que o trabalhador precisa ser orientado e treinado a compartilhar essa informação de imediato.

(26)

“A impressão que tenho é que vamos necessitar de mais gente trabalhando na FOPAG, onerando mais ainda o empregador?”

Francisco Cardoso Filho – Supe rvisor De Adm De Rh (Vale )

Resposta (ASIS): A mudança do processo deve acarretar treinamento de pessoal para cumprir as exigências do eSocial.

Cremos, que o caminho é o de desenvolver metodologias internas, padronizadas em todos os departamentos e utilizar sistematicamente o departamento de TI, para que as informações cheguem rapidamente, no prazo e com qualidade nos responsáveis pelo eSocial.

Com treinamento do pessoal e desenvolvimento de sistemas de TI, acreditamos poder onerar menos a empresa com contratação de mão de obra.

Referências

Documentos relacionados

O Plano de Cargos e Salários – PCS do CREA-RN, aprovado através da Decisão de Diretoria D/RN nº 10/2010 de 28 de setembro de 2010 e alterações posteriores e ratificado pelo

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

As IMagens e o texto da Comunicação (com as legendas incluídas) devem ser enviadas por correio eletrônico. Comitê

Este trabalho tem como objetivo analisar o selo ambiental da lavoura de arroz irrigado na perspectiva do técnico que presta assistência as lavouras de arroz, dos produtores

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 