Subtítulo: Projeto proposta para Criação de um Aplicativo de compras e Vendas para auxiliar as empresas no departamento de Suprimentos;

Texto

(1)

TÍTULO: PCAPP COMPRAS E VENDAS

Subtítulo: Projeto proposta para Criação de um Aplicativo de compras e Vendas para auxiliar as empresas no departamento de Suprimentos;

RESUMO

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo, apresentar uma solução para suprir a real necessidade de fazer com que a cadeia de suprimentos de uma empresa, quanto aos seus insumos, produtos e/ou matérias-primas para a sua produção, sejam efetivos e não venham a sofrer por falta dos mesmos de “última hora”, ou seja, perceber a falta somente no momento da produção e entrega do produto ao cliente, o que ocasionaria resultados negativos à organização; Tendo como base para essa pesquisa, a empresa Mais Q Lanches Delivery situada na cidade de São José dos Campos, SP; que vem apresentando semanalmente falhas no seu sistema de reposição dos estoques. A cada ocorrência, percebe-se que a falta de colaboradores específicos para área de compras, acaba gerando o maior conflito, principalmente quando a situação ocorre no momento da produção dos lanches; o que causa atraso nas entregas ou até mesmo cancelamento dos pedidos; A presente pesquisa contou com a participação efetiva dos integrantes da equipe via home office, durante trinta dias acompanhando todo o processo de delivery da empresa, observando os dados lançados em seu sistema de planilhas o que foi possível levantar todo o processo da sua cadeia de suprimentos: a forma como é realizado, as vantagens e as desvantagens desse mesmo processo; Ao término do estudo realizado a equipe elaborou um projeto de criação de um aplicativo que em alinhamento com os fornecedores, pode ser a solução para a diminuição da falta de insumos e produtos na montagem dos lanches e atendimento ao cliente final. Podendo a ideia se expandir para demais nichos do mercado inclusive para diversas áreas, porte e tipo de organizações.

Palavras-Chave: Melhoria. Aplicativo para Compras Específicas. Suprimentos.

ProcessoLogístico.

(2)

1. INTRODUÇÃO

A fase contemporânea em que o mundo e suas relações vivem, permeia cada vez mais espaços de acessibilidade e comodidade proporcionadas pelo uso da tecnologia, a facilidade na maneira inovadora de fazer compras no mercado virtual, potencializou o maior dinamismo na realidade de compra e venda e na relação entre mercado consumidor e mercado fornecedor. Com a popularização de aparelhos digitais móveis, aplicativos mobile passam a fornecer maior praticidade na solicitação de serviços, seja para o mercado consumidor quanto para o cenário nas empresas fornecedoras;

No atual momento em que enfrentamos uma pandemia mundial ocasionada pelo vírus COVID-19, percebe-se no aumento significativo e grandes transformações nos hábitos das pessoas, que impactam diretamente nas comunidades e nas diferentes organizações, devido a imprevisibilidade do fim da pandemia, o que ocasiona a extensão do isolamento social, afetando diretamente o comércio tradicional, impactando no processo de escolha dos consumidores, devendo as empresas de fornecimento de alimentos, passarem a oferecer seus produtos na forma de delivery e então o aumento do consumo neste setor nos últimos meses.

Nesse Sentido, o projeto estudou toda a cadeia de suprimentos de uma empresa que pratica a Delivery, a Mais Q Lanches Delivery, para entender os possíveis problemas encontrados durante o processo e que impactam diretamente nos seus resultados; Já que nesse cenário amplia a necessidade de se conhecer, atender e satisfazer os anseios do consumidor final.

O artigo traz como contribuição a ampliação da discussão a respeito dos benefícios de relacionamentos comerciais mais colaborativos entre os elos de uma cadeia de suprimentos, principalmente nas relações formadas entre agentes de pequeno porte, como no caso da empresa item do estudo.

O comportamento desses estabelecimentos, em suas relações comerciais com seus fornecedores pode ser mais bem compreendido quando os mesmos são incluídos dentro de uma cadeia de suprimentos. A cadeia de suprimento consiste em todas as empresas envolvidas, direta ou indiretamente, no atendimento das demandas do consumidor final, incluindo fábricas, fornecedores, transportadoras, empresas

(3)

responsáveis pelo armazenamento, atacadistas, varejistas e os próprios consumidores.

Segundo Mentzer et. al (2001), a cadeia de suprimentos pode ser formada pelo conjunto de entidades (organizações ou indivíduos) envolvidas diretamente nos fluxos a montante e a jusante de produtos, serviços e informação da origem (ponto de partida) até o cliente. A simples relação de compra e venda entre dois ou mais agentes já é suficiente para estabelecer a existência de uma cadeia de suprimento, independentemente se algum desses agentes programarem ações no sentido de gerenciar as relações nesta cadeia de abastecimento.

2. OBJETIVO

Propor uma ideia para criação de um aplicativo que une as partes interessadas:

comprador x vendedor, sincronizando o processo de compras e abastecimento do estoque otimizando tempo e reduzindo os prejuízos.

3. METODOLOGIA

O estudo baseou-se em entrevistas com o gestor da empresa, onde foram apontados as falhas na execução dos serviços. E relatórios diários realizados pela equipe durante trinta dias, onde se acompanhava o processo da cadeia de suprimentos, a forma que a empresa se desenvolvia e as possíveis causas raízes das não conformidades.

Matriz SWOT (FOFA):

Elaborada por: Elisangela Santos

INTE RNO EX TERNO

FORÇAS

Sabor diferenciado;

Equipe treinada na preparação dos lanches

Atendimento Personalizado

Utilização de produtos sempre frescos e de ótima qualidade

Pão de massa leve

FRAQUEZAS

Pouco Entregadores;

Falta de profissionais qualificados para controle de estoque

Entregas com prazo estendido;

Não há estrutura física para grandes demandas

AMEAÇAS

Aumento da concorrência devido ao aumento do

número de

desempregados

Falhas no processo de compras que impactam nos resultados

Não possuir recurso para aumento de capital OPORTUNIDADES

Cadastro em duas plataformas famosas de entrega de comida

O novo cenário atual, onde mais pessoas aderem ao serviço de entrega de comida

Disponibilidade de cursos online gratuito para gerenciamento de pequenos negócios.

(4)

Identificação do problema e causa raiz com o diagrama de Ishikawa:

4. DESENVOLVIMENTO

Com base no estudo de caso apresentado, para que seja possível obter o melhor aproveito e funcionamento da cadeia de abastecimento, a pesquisa irá apresentar alguns pontos que pode contribuir e muito para a eficácia da solução do problema.

Através das metodologias utilizadas na pesquisa, que são de caráter exploratório, revisão bibliográfica sobre o tema por meio de livros e artigos científicos, possibilitando assim, uma análise qualitativa sobre o modelo de gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Portanto, o artigo abordou as definições sobre a importância do controle de estoque, logística e ferramentas que auxiliam no gerenciamento, o impacto da COVID-19 nos modais de transportes, mudanças na forma de entrega e atrasos, competitividade entre o sistema deliveries, tecnologia da informação no gerenciamento de estoque, a importância de um atendimento diferenciado e deliveries na atualidade.

4.1 A importância do controle de estoque

O estoque é fundamental para a vitalidade de qualquer empresa, independente do seu ramo ou porte, até mesmo empresas prestadoras de serviços possuem seu estoque.

O estoque deve funcionar como elemento regulador do fluxo de materiais da empresa, ou seja, com a velocidade com que chega à empresa é diferente da que sai, há

PROBLEMA ESTOQUE

PRAZO DE PRODUÇÃO

Falta de Produtos ou Insumos durante a produção Materiais

para a produção não estavam disponíveis Não

acompanhou o aumento da demanda

MÃO DE OBRA MATERIAIS Não foram solicitados ao fornecedor Não fez o

controle de estoque correto

(5)

necessidade de certa quantidade de materiais, que na hora diminui amortecendo as variações (PROVIN, SELLITTO 2011).

Em uma pesquisa de Martinelli, Leandro Lopez e Dandaro, Fernando para UTPR em 2015, afirmam que estoque é definido como armazenamento de recursos materiais em um sistema de transformação, todos os tipos de operação mantêm um estoque qualquer tipo de operação produtiva tem diversos tipos de materiais armazenados e/ou estocados.

A gestão de estoques visa elevar o controle de custos e melhorar a qualidade dos produtosguardados na empresa.

As teorias sobre o tema normalmente ressaltam a seguinte premissa:é possível definir uma quantidade ótima de estoque de cada componente e dos produtos da

Empresa, entretanto, só é possível defini-la a partir da previsão da demanda de consumo doproduto (DIAS, 2010).

Mas na crise atual, o campo de estoque de produtos foi o que mais preocupou os micros empreendedores e os donos de empresas de pequeno porte, pois foi preciso encontrar novos métodos para fazer o controle de estoque, onde seria possível atender suas demandas atuais e reduzir os riscos de perdas. Muitas empresas para não correr riscos, nem renovaram estoque, por não haver muita demanda, e outras optaram por fazerem vendas somente por encomendas.

Diante desse fato, é de suma importância, que todo dono de empresa de pequeno porte e micro empreendedores, tenham conhecimento de como gerir um controle de estoque. Pois uma boa gestão de estoque é o que determina o destino do negócio.

Para Bertaglia (2006), a gestão de estoques é um elemento imprescindível na agenda de administradores.

“Toda empresa deve estabelecer e manter estratégias adequada para administrar o estoque. Uma estratégia bem aplicada e bem conduzida, além de poder minimizar custos, assegurara o desempenho apropriado dos diferentes processos e funções empresariais. “

Bertaglia (2006)

(6)

Diante disto, é possível utilizar algumas ferramentas e metodologias que são capazes de monitorar e prever falhas, e assim obter um gerenciamento mais preciso no estoque.

5 RESULTADOS

Identificado o problema da falta de insumos ou produtos no ato da produção dos lanches, o projeto dessa pesquisa vem apresentando um modelo eficaz para a correta gestão de compras da empresa que se enquadra para tantas outras demais não diferenciando o porte ou ramo de atividade.

O projeto dessa pesquisa apresenta uma solução para o problema apresentado que se trata da criação de um aplicativo gerenciador do estoque, porém de forma que se interage com seus principais fornecedores. A ideia consiste no seguinte:

A Empresa que adere ao aplicativo na versão de “compras”, tem a opção de cadastrar até três fornecedores distintos para cada item ou produto cadastrado em seu sistema;

Em conjunto com os fornecedores, pois os mesmos terão esse mesmo aplicativo porém na versão de “vendas”, terão seus clientes cadastrados (quantos quiserem);

O mesmo aplicativo na versão “compras” será alimentado automaticamente com a base de dados do sistema operacional da empresa, esta que será definida por cada empresa individualmente que decidirá os parâmetros que ele deve seguir; Para cada utilização dos itens ou produtos, o seus sistema baixa no estoque e consequentemente divide a informação com o aplicativo “compras” pré-definidos e parametrizados; Ao atingir a meta, o aplicativo automaticamente, envia um alerta de possível compra ao aplicativo do fornecedor; o mesmo recebe o alerta do seu cliente, informando uma possível venda já definido qual é o item ou produto que aquele fornecedor em breve precisará comprar. O fornecedor então prepara e envia seu orçamento direto para o cliente, onde o mesmo recebe o alerta de possível compra, e avalia as melhores condições, para efetuar o pedido.

A vantagem está em que o comprador, ou a empresa, conseguirá gerenciar seu estoque mesmo com poucos funcionários para contar; pois os próprios fornecedores alertarão para a possível compra antes mesmo que falte em seus estoques, garantindo que não falte seus produtos ou itens em momentos mais inoportunos.

(7)

A seguir, uma demonstração do que poderia ser o layout do aplicativo e sua funcionalidade de acordo com suas telas principais:

APLICATIVO PCAPP COMPRAS

Tela Tela

Tela 1 Tela 1 – Criar um Login e Senha para acesso.

Tela 2 – Primeiro menu de opções:

Cadastrar fornecedores

Conversar

Cadastrar estoque

Pedido de compra

Configurações

Status da entrega

Tela 3 – Segundo menu de opções:

Consulta preço

Contas a Pagar

Notas Fiscais de entrada

Relatórios e Indicadores

Trocas e Devoluções

Avaliar Fornecedor

Tela

Tela 4 – Para adicionar fornecedor; incluir seus dados cadastrais completos

A partir dessa inclusão, o fornecedor passará a fazer parte do banco de dados, onde poderá ser utilizado para fontes de pesquisas, para inclusão como fornecedor chave do produto e para qualquer uso dos canais de comunicação do aplicativo.

Tela

Tela 5 – Para adicionar itens do estoque; Nesse momento deve-se incluir os produtos de acordo com sua categoria, destacando até 3 fornecedores para cada e definir os parâmetros de quantidades mínimas as quais servirão de gatilho para os fornecedores específicos fazerem contato com as cotações;

Há a opção de incluir usando o código de barras, e uma vez cadastrado, ficará gravado no banco de dados e as próximas entradas serão só pelo código interno, ou de barras pela câmera do seu aparelho mesmo.

(8)

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com este trabalho foi possível atender a proposta de estudar e analisar um dos principais problemas no setor de pedido de compras, que afetam não só a empresa em questão a Mais que Lanches Delivery, como também todas as empresas que necessitam movimentar rapidamente seus estoques de insumos.

Foi possível verificar que a falta de planejamento e de pessoal para realizar esse processo de compra, pode acarretar diversos conflitos para a empresa, prejudicando assim as vendas e seu crescimento. Na fase atual de pandemia, muitas empresas optam por trabalhar com o estoque mínimo, pois se acredita que conseguirá reduzir o desperdício, mas acabam tendo problemas na hora do reabastecimento da matéria- prima e muitas vezes não consegue ter um contato com o fornecedor para suprir a necessidade de forma emergencial.

APLICATIVO PCAPP VENDAS

Tela 2 Tela 3

Tela

Tela 1 – Criar um Login e Senha para acesso.

Tela 2 – Primeiro menu de opções:

Cadastrar Clientes

Conversar

Cadastrar produtos

Orçamentos

Pedidos de Venda

Despacho de produtos

Tela 5 – Campo para adicionar os clientes; Nesse momento é possível criar uma lista de produtos que aquela empresa tem interesse na compra;

Automaticamente, os produtos geram um link para determinados clientes e quando o estoque desse cliente atingir o número estabelecido por ele de quantidade disponível; ele emitirá um alerta para o

fornecedor que

consequentemente gerará um orçamento e enviará para o cliente ofertando seu produto e possível negociação de compra;

Tudo via o próprio aplicativo mesmo;

(9)

Com base nessa problemática, foi estudado esse caso especifico e pesquisados ferramentas que pode auxiliar e amenizar os conflitos na hora de realizar os pedidos de compra e gerenciamento de estoque.

Sabe-se que um problema inicial pode acarretar um efeito dominó, no qual um problema inicial no processo de requisição de compra pode afetar também o processo final, como a entrega ou até mesmo a compra não ser efetivada.

Sendo assim, após ter como base essas ferramentas, a equipe junto com a empresa Mais Q Lanche teve a iniciativa de criar um aplicativo de internet onde fosse possível unir todo o processo de requisição de compra, onde o contato seja mais fácil e ágil entre comprador e fornecedor. Garantido a comunicação eficiente entre as partes interessadas, sendo possível criar ainda mais oportunidades de negócios.

Pois no momento atual foi visto que a tecnologia mais do que nunca se faz necessário, todos os processos estão sendo feito de forma on-line, deixando muitas vezes processos manuais ou até outros meios de comunicação obsoletos.

No aplicativo denominado como Pc App, a empresa terá seu login e senha de acesso e com base na sua necessidade irá cadastrar o que procura realizar. No caso da empresa Mais Q Lanches, conseguirá cadastrar todos os seus fornecedores de matéria prima e ao necessitar de algum produto conseguirá realizar a cotação e o pedido de forma rápida e fácil. O App também será uma ferramenta de planejamento de estoque, onde será possível ter uma visão da entrada e saída de insumos, garantindo que seja reduzida a falta de algum produto no estoque e a efetivação da entrega em tempo hábil.

Visto as facilidades que esse aplicativo proporciona, conclui-se que o uso da tecnologia beneficia muito os processos de gerenciamento de estoque. Pois, mesmo tendo uma equipe reduzida, o uso de ferramentas tecnológicas, facilita a gestão de estoque da organização, acolhendo todas as informações em um só lugar, deixando o processo de trabalho mais ágil e obter resultados eficazes.

7. FONTES CONSULTADAS

Belloni, Luiza – Coronavírus Impulsiona Delivery no Brasil e Muda Rotina de Restaurantes e Consumidores – Publicado em Março,2020, Disponível em

(10)

<https://www.huffpostbrasil.com/entry/delivery-comida-

coranavirus_br_5e6fcd76c5b63c3b6482a20a>, Acessado através do artigo, A Reinvenção das Vendas: Estratégias das Empresas Brasileiras para Gerar Receita na Pandemia de Covid – 19 – Disponível em

<file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/6438-24447-1-PB%20(1).pdf> , Acesso em 28/03/2021;

Bertaglia, P.R. – Logistica e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento – São Paulo – Saraiva, 2014;

Bentes, Otavio – Atendimento ao Cliente – Curitiba – IESDE Brasil S.A, 2012;

Chopra, Sumil; Meindl, Peter – Supply Chain Management: Strategy, Planning andOperation – New Jersey – Prentice Hall Inc., 2001;

Época Negócios Online – Como a Pandemia Vai Transformar o Setor de Alimentos – Publicado em 2020 – Disponível em

<https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2020/04/como-pandemia-vai- transformar-o-setor-de-alimentos.html> Acesso em 28/03/2021;

Kotler, Philip; Armstrong, Gary – Princípios de Marketing, 9° Edição – São Paulo – APMS, 1997

Laudon P. Jane; Laudon, C. Kenneth – Sistema de Informações Gerenciais, 7°

Edição – São Paulo – Pearson, 2007

Imagem

temas relacionados :