• Nenhum resultado encontrado

AULA 1 - INTRODUÇÃO À PERÍCIA JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL Parte 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "AULA 1 - INTRODUÇÃO À PERÍCIA JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL Parte 1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ATUAÇÃO E ANÁLISE PERICIAL

1

AULA 1 - INTRODUÇÃO À PERÍCIA JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL – Parte 1

Olá aluno e aluna, na aula de hoje vamos falar um pouco sobre perícia judicial e extrajudicial, vamos dividir esse tema em duas partes. Bons estudos.

Introdução

Na atualidade, a mídia vem relatando diversos processos criminais envolvendo corrupção no nosso país. Certamente os acusados tentarão se defender bem como o Estado tentará condenar os suspeitos. Eventualmente haverá necessidade de se criar provas que darão suporte para a decisão do magistrado.

Uma das provas possíveis por lei advém da perícia, que é um procedimento realizado por profissionais das mais diversas formações que buscam clarear situações duvidosas ora para mero esclarecimento ora para produção de provas.

Objetivos

• Mostrar os conceitos de atuação pericial.

• Demonstrar qual é a formação e atuação do perito.

• Esclarecer como se calcula os honorários em perícias.

• Mostrar como funciona a atuação dos peritos nos tribunais.

• Demonstrar como funciona o início e a conclusão dos trabalhos periciais.

• Apresentar os modelos de análise pericial.

O que é o perito judicial e extrajudicial?

Perito

Antes de iniciar a discussão específica devemos ter em mente e sem nenhuma dúvida o significado do termo “perito”.

(2)

ATUAÇÃO E ANÁLISE PERICIAL

2

Assim, vamos discutir os motivos da nomenclatura com o objetivo de compreendermos melhor a atividade em torno dela.

Quando adentramos nos meandros das atividades judiciais, esbarramos com uma figura muito popular e que tem importância ímpar nos procedimentos.

Trata-se de um profissional responsável por julgar ocorrências considerando os princípios de isenção e imparcialidade para garantir que a pessoa correta tenha acesso ao direito que entende ter sido tolhido.

Se você for realizar uma busca em dicionários ou câmaras de discussão jurisprudencial, não encontrará exatamente esta definição que demos ao juiz.

Porém, o objetivo foi explicar de forma simples e direta a atuação desde profissional, o qual demandará os serviços do perito, que é o foco da nossa abordagem acadêmica.

Ótimo! Vamos utilizar como base o que descrevemos da atividade de juiz para nos ajudar a compreender o papel de um perito.

Uma análise objetiva a respeito do que um profissional de qualquer área faz nos direciona ao entendimento de que ele é um perito naquilo que faz. Por outro lado, os cursos de pós-graduação e os stricto sensu buscam amplificar as técnicas de um profissional em um determinado ponto, ou seja, pretende torná-lo perito em um aspecto específico.

Você pode começar respondendo: qual é sua formação?

Não é verdade que ao escolher o curso que fez tinha como objetivo aprender o máximo que pudesse com relação à área relacionada?

Muito disso começa na infância quando os adultos questionam aos mais jovens o que eles pretendem ser quando forem crescidos:

Professor?

Astronauta?

Advogado?

Arquiteto?

(3)

ATUAÇÃO E ANÁLISE PERICIAL

3

A resposta que você escuta é indiferente, pois quando concluir seus estudos em nível superior certamente a pessoa irá se considerar perita no que se formou.

Essas habilidades vão crescendo conforme o indivíduo amplia seus conhecimentos por meio de estudos complementares que comumente chamamos de pós-graduações.

Desta forma, se o bacharel em Economia, por exemplo, resolver realizar uma pós-graduação em Economia Internacional, se tornará um perito em Economia com habilidades especificamente potencializadas na área Internacional.

Então você pode se questionar a respeito de alguns peritos que temos a oportunidade de conhecer e que não necessariamente tem formação em ambiente acadêmico certo?!

É verdade que existem muitos “profissionais” em artes, por exemplo, que possuem o dom da pintura, da música etc. Esse tipo de artista não necessariamente fez faculdade e pode vir a produzir algo que lhe renda milhões.

Contudo, as condições técnicas que aquele profissional terá de julgar o que outra pessoa elaborou terá um limite de alcance sempre que ele tiver que realizar medição de algum tipo de arte que não tenha sido produzida por ele mesmo.

Assim, considerando que nosso objetivo é termos o entendimento do que vem a ser um perito do ponto de vista acadêmico, podemos concluir que se trata de um profissional qualificado tecnicamente em alguma área específica do conhecimento.

Não obstante, podemos concluir que quando o objetivo da perícia for tirar alguma dúvida técnica ou dar suporte a um julgamento por meio de formação de provas, a opção deverá recair por um profissional que seja notoriamente conhecedor dos elementos científicos que circundam o tema em questão.

Como este módulo trará os conceitos que diferenciam o perito judicial do extrajudicial, é interessante adentrarmos em alguns conteúdos acessórios para melhor compreensão. Desta forma, vamos em frente!

Vamos falar de perícia judicial?

Para nos ajudar a diferenciar os dois tipos de perito, precisamos entender um pouco do trabalho que cada um faz. O item anterior nos dá um ponto de referência para podermos apresentar um conceito do que viria a ser perícia judicial.

(4)

ATUAÇÃO E ANÁLISE PERICIAL

4

A atividade pericial se trata de uma atividade que irá culminar na produção de dados técnicos e/ou científicos que resultarão em um documento específico no qual o perito apresentará subsídios para apoiar a decisão de alguém.

A título de exemplo, podemos mencionar o Art. 38 da Lei 8.666/1993 que apresenta os seguintes institutos:

Art. 38. O procedimento da licitação será iniciado com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorização respectiva, a indicação sucinta de seu objeto e do recurso próprio para a despesa, e ao qual serão juntados oportunamente:

VI - parecer técnico ou jurídico emitido sobre a licitação dispensa ou inexigibilidade;

O Decreto no 5.450/2005 é mais incisivo inclusive com os termos utilizados. Veja o que diz em seu Art. 30:

Art. 30. O processo licitatório será instruído com os seguintes documentos:

IX - parecer jurídico; A Lei de Licitações utiliza aquele artigo específico para inserir uma ferramenta de instrução processual por meio de um documento que apresentará uma análise técnica, ou seja, o Parecer Jurídico.

Qualquer pessoa que já tenha tido contato com compras públicas lembrará que o referido parecer é uma peça opinativa na qual um cidadão formado em Direito apresentará argumentos em torno de uma questão que tenha sido levantada durante o procedimento de compra.

Veja que para o profissional conseguir emitir alguma opinião técnica deverá pesquisar legislação, jurisprudência e doutrina com o objetivo de atestar suas inferências.

Concorda que dado o nível de complexidade do trabalho poderíamos chamar aquele parecer de laudo?

Essas discussões nos permitem conceituar perícia judicial como sendo um procedimento na qual questões específicas são analisadas de maneira técnica para as quais será necessário o suporte de um profissional especializado naquele conteúdo objetivando a emissão de um laudo pericial que esclareça eventuais dúvidas ou conflitos elencados em um processo judicial.

(5)

ATUAÇÃO E ANÁLISE PERICIAL

5

O produto oriundo da análise pericial demandada (laudo) é desenvolvido por um profissional que virá a ser nomeado pelo magistrado responsável pela lide ou por uma das partes envolvidas no conflito para facilitar a decisão final do litígio.

E a perícia extrajudicial?

Não é necessário muito esforço de pesquisa para que você encontre vários artigos pela rede mundial de computadores apontando a atividade de “perito”

como uma demanda em crescimento nos últimos anos, causando atração no mercado de trabalho.

Como acabamos de ver, a perícia judicial é um procedimento que será realizado à luz de um processo judicial envolvendo pessoas ou coisas que demandam know-how técnico por parte de quem irá elucidar dúvidas ou conflitos.

É o Estado, por meio do Poder Judiciário, o depositário desta atividade que, aliás, é um direito de todos. Assim, será o Estado o detentor da tutela das ações.

Uma característica marcante nas perícias extrajudiciais é o fato de que não será o Estado o agente de tutela. Isso quer dizer que esse tipo de atividade será demandado por atores não servidores para resolver questões fora do âmbito judicial.

Importante mencionar que o juiz, figura que media os litígios judiciais, não será responsável pela mediação nesses casos. Em compras públicas existe uma cláusula contratual que se chama Cláusula

Sancionatória. Trata-se de um dispositivo que dá à administração o poder de reparar erros cometidos pelo contratado para que não haja danos ao erário público. Considerando essa possibilidade, imagine que um contratado deveria montar uma torre de 80m com parafusos protegidos de estática e não o fez. Abaixo seguem algumas informações adicionais para ajudar na montagem e entendimento deste exemplo:

Um servidor denominado “fiscal técnico” percebe que não são os tais parafusos protegidos de estática e resolve solicitar a abertura de um procedimento sancionatório.

A empresa contratada se defende apresentando documentos que indicam que os parafusos são protegidos e requer revisão de decisão.

(6)

ATUAÇÃO E ANÁLISE PERICIAL

6

A junta responsável pelo sancionamento encaminha uma amostra para análises periciais específicas e os resultados são que, de fato, não há proteção contra estática.

A empresa contratada deverá ou apresentar uma contraprova, ou aceitar e trocar todos os parafusos.

Veja que em nosso exemplo não houve judicialização da questão, ou seja, o procedimento foi todo tratado no âmbito do órgão público. Quem analisou a questão foi um servidor auxiliado por um perito fora do âmbito judicial.

Esse exemplo nos demonstra que a perícia extrajudicial pode apoiar a solução de conflitos também!

Considerando o modelo acima, poderíamos definir perícia extrajudicial como sendo uma atividade técnica especializada desenvolvida com o objetivo de criar uma prova ou esclarecer dúvidas por profissional escolhido por uma ou mais pessoas que pretendem entrar em acordo sobre algo sem levar a questão ao Poder Judiciário.

Em tempo, você já deve ter escutado na imprensa alguma notícia sobre o surgimento de impérios empresariais formados por fusões ou momentos em que empresas de grande porte começam a vender ações nas bolsas de valores.

Agora vem a pergunta-chave: desses tipos de impérios empresariais quantas vezes você soube de separações milionárias ao custo de anos e anos de discussões em varas judiciais?

Caso tenha se lembrado de algo será um caso isolado no tempo e certamente não terá ouvido falar em escândalos.

Um dos motivos disso é porque os sócios resolveram tratar a questão extrajudicialmente e, dessa forma, podem ter demandado perícias extrajudiciais.

Um dos deveres do perito extrajudicial é o sigilo das informações e por isso estes casos não costumam chegar à imprensa.

Referências

Documentos relacionados

Pedro, trabalhador rural, postulou ação quanto aos créditos resultantes das relações trabalhistas após a extinção do referido contrato.. João, trabalhador urbano,

Ciências da Vida - JF - HU, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária,. Nutrição e Odonto 90 84

No capítulo I, apresenta-se o enquadramento teórico e empírico que abordará as seguintes temáticas: (1) envelhecimento no âmbito da Gerontologia e Gerontologia Social, (2)

(E) RADAR é um sistema sensor que não utiliza energia ele- tromagnética na faixa das micro-ondas para a geração de imagens da superfície da Terra.. 11) O

A proposta deste Curso é levar aos alunos conhecimentos básicos e relevantes acerca da prática da Perícia Judicial, da Assistência Técnica e suas

Valor da prestação mensal

A levedura metilotrófica Pichia pastoris representa uma opção de sistema heterólogo, eficiente e de baixo custo para a produção de altos níveis de proteínas

Metodologia: Abordaremos o conteúdo teórico e, além disso, o aluno poderá realizar laudo pericial e parecer assistencial de forma prática, junto comigo, nas aulas ao vivo, a partir