• Nenhum resultado encontrado

Agrupamento de Escolas de Cascais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Agrupamento de Escolas de Cascais"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

II Encontro - “Partilhar vale a pena”

Ao promover o segundo encontro “Partilhar vale a pe- na”, previsto para os dias 5 e 6 de julho de 2017, o Cen- tro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais pre- tende divulgar as melhores práticas pedagógicas imple- mentadas nos onze agrupamentos do concelho de Cas- cais, através de diferentes projetos e com o objetivo de responder às necessidades dos seus alunos.

Recuperação de salas de aula na Escola Sede do Agrupamento

O protocolo assinado entre o Centro de Expli- cações Sapienti e o Agrupamento já permitiu a recuperação de cinco salas de aula, junto à biblioteca da escola sede. Espera-se poder estender esta ação de reabilitação às restan- tes salas da escola, ao ritmo de uma por mês. De destacar a colaboração da Junta de Fregue- sia Cascais-Estoril na remoção de graffiti e no financiamento de material destinado à pintura de alguns espaços exteriores e à renovação da sala 30.

Agrupamento

de Escolas de Cascais

Newsletter

MAR 2017

Dia da Cultura

O Agrupamento de Escolas de Cascais celebrou no dia 23 de fevereiro mais um “Dia da Cultura". Este dia ficou marcado por várias iniciativas, tais como, palestras, exposições, momentos de leitura e experiências laboratoriais que pretenderam, entre outros aspetos, alargar os horizontes culturais dos alunos, aplicar aprendizagens e relacionar saberes. De destacar, por fim, o contacto interescolas, através de visitas e ações conjuntas de alunos e professores dos diferentes níveis de ensino, o que permitiu um maior conhecimento da dinâmica do Agrupamento.

CFECCascais

(2)

Projeto Aluno para Aluno (ApA)

A Fundação Pedro Falcão Yanrub, em colaboração com os alunos do Agrupamento, tem vindo a recolher manuais usados para enviar para S. Tomé e Príncipe. Os alunos que participaram voluntariamente nes- ta ação receberam manuais novos em troca dos manuais usados. Te- rão, ainda, oportunidade de participar numa sessão de jogos tradicio- nais oferecida pela Fundação e dinamizada pelo responsável da ludo- biblioteca da Escola Básica da Galiza.

Sing the World

O projeto “Sing the World”, dinamizado pela professora Fátima Vas- ques, tem como objetivo conhecer, divulgar e preservar canções po- pulares, portuguesas e de outros países, com base no arquivo musi- cal da produtora Clave de Soft. Deste projeto resultará a gravação de um CD, que incluirá o hino do Agrupamento de Escolas de Cas- cais.

Iniciação à Programação Informática no 1º Ciclo

A Direção-Geral da Educação lançou um projeto- piloto visando promover a Iniciação à Programa- ção Informática no 1.º ciclo. Assim, os alunos do

3º e 4º anos do Agrupamento terão, na disciplina Fonte: http://www.moodleaguplecapalmeira.net/course/view.php?id=370

de oferta complementar, aulas de Informática, lecionadas pelos professores Carlos Moreira e Jorge Fernandes. A aquisição de vários computadores, financiada pela Câmara Municipal de Cascais, foi fundamental para viabilizar este projeto.

Desporto Escolar

O núcleo de desporto escolar do Agrupamento, coordenado pelo professor António Gouveia, inclui modalidades como badminton, dança, ténis de mesa, vela e escalada tem vindo a registar uma crescente adesão.

(3)

Projeto de Cidadania

O “Projeto de Cidadania”, da responsabilidade das professo- ras Lucília Mata, Lúcia Lopes e Ana Bela Cunha, visa despertar os alunos para o exercício de uma cidadania ativa e democrá- tica. Entre outras iniciativas de solidariedade, destacam-se a recolha de alimentos para dezoito Cabazes de Natal, já efetu- ada, destinados às famílias mais carenciadas. De referir, igual- mente, uma recolha de tampinhas para reciclar. O produto da sua venda será oferecido a instituições de solidariedade.

Trabalhos de recuperação na Escola Secundária

Os assistentes operacionais do Agrupamento têm vindo a realizar, ao longo do ano, com esfor- ço e dedicação, trabalhos de recuperação de algumas áreas degradadas da escola. De desta- car, entre elas, a pintura dos telheiros, do muro exterior, das instalações sanitárias e da nova sala de audiovisuais da biblioteca.

HP oferece três computadores ao Curso Profissional

No início do ano letivo, foi solicitado apoio à HP para apetrechar a sala do curso profissional de Técnico de Marketing. Esta contribuição visa per- mitir a realização de trabalhos práticos e o desenvolvimento de alguns projetos. A coordenação desta iniciativa é da responsabilidade da profes- sora Mariana Marques.

Orçamento Participativo das Escolas

No âmbito do Orçamento Participativo das Escolas, alunos do curso profissional de Marketing e de Artes apresentaram duas propostas de melhoria da Escola Secundária. A primeira visa a reabilitação da sala 31 e a segunda diz respeito a intervenções artísticas em diversos espa- ços da escola.

A votação das propostas decorreu no dia 24 de março, Dia do Estudan- te, tendo saído vencedora a segunda proposta.

(4)

Conferências do Estoril

As Conferências do Estoril constituem um fórum de refle- xão internacional sobre os desafios da globalização, com particular destaque dado às relações entre cultura global e local. O primeiro destes eventos decorreu no dia 16 de fe- vereiro, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e contou com a presença dos alunos do 12º D e G, acompa- nhados pelas professoras de Sociologia e Geografia C, res- petivamente, Margarida Rufino e Cristina Sarmento.

A próxima edição decorrerá entre os dias 29 e 31 de maio de 2017 e será subordinada ao tema “Migrações”.

LITERACIA 3D

Foram apurados os alunos que vão representar o Agrupa- mento na segunda fase do concurso LITERA- CIA 3D, promovido pela Porto Editora – O desafio pelo co- nhecimento. Assim, Maria Inês Esteves e Letícia Metelo, do 5º B, concorrerãona área de Literacia da Leitura, An- tónia Lemos, do 6º C, disputará o lugar na Literacia da Matemática e João Filipe, do 7º C, participará na Litera- cia da Ciência.

Inauguração do Espaço Lúdico– Inclusivo

No dia 25 de janeiro foi inaugurado o Espaço Lúdico-Inclusivo na Escola Básica de Cascais que integra a ludoteca, a Sala de Apren- dizagens Funcionais Um e a sala Snoezelen.

Estiveram presentes os alunos a quem se destina esse espaço, as- sim como outros elementos da comunidade educativa.

Nas suas intervenções, a Diretora do Agrupamento e o Presidente da Câmara destacaram o caráter inovador deste espaço e a mais valia que representa para os alunos da Educação Especial.

Poesia na Biblioteca

Integrada nas atividades que assinalaram o “Dia da Cultura”

do Agrupamento, é de referir a realização de uma sessão de poesia na Biblioteca da Escola Secundária de Cascais.

Esta iniciativa foi dinamizada pelas professoras que lecio- nam a disciplina de português ao 12º ano de escolaridade, Isabel Ferreira e Augusta Zoio, e contou com a participação dos seus alunos. Neste contexto, intervieram vários alunos que aceitaram o desafio de decla- mar poesia, relacionando-a com outras formas de linguagem artística, como, por exemplo, a música e a pintura. De destacar a participação de alguns alunos, quer como executores das peças musicais apresentadas, quer como autores de alguns textos poéticos declamados.

Fonte: cultura.elpais.com

(5)

Olimpíadas da Economia

As Olimpíadas de Economia, organizadas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tiveram este ano, e pela primeira vez desde o seu início, um âmbito nacional. O tema escolhido foi a Econo- mia Social. Os alunos António Maria Cymbron (11.ºE1), Jorge Baguei (11.ºE1) Gonçalo Frade (11.ºE1), Tiago Santos e Jorge (12.ºE) ficaram entre os 40 melhores do seu contingente (região Sul), num total de 500 participantes. Por isso, nos dias 21,22 e 23 de abril, dois destes alunos, António Cymbron e Jorge Baguei, representarão o distrito de Lisboa na final deste concurso, acompanhados pelas professoras Margarida Rufino e Ana Trigo.

Olisipo

No dia 14 de março, numa iniciativa promovida pela professora Paula Elvas Nunes, foi exibido, na Casa das Histórias Paula Rego, o documentário

“Fundeadouro Romano em Olisipo” , que nos apre- senta a cidade de Lisboa na época romana. A autoria do documentário é da responsabilidade de Raul Losa- da, pai de um aluno do nosso Agrupamento. A organi- zação do evento contou com a colaboração dos alu- nos do curso profissional de Marketing.

Visita ao Museu Nacional de Arte Con- temporânea do Chiado

Os alunos do 11º e 12º anos de Artes Visuais, acompanha- dos pelos professores Carla Martins e João Siva, desloca- ram-se ao Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, no dia 23 de fevereiro, para visitarem a exposi- ção de Amadeo de Souza-Cardoso comemorativa do cen- tenário da exposição de 1916.

Projeto - Uma “Villa” na Escola

No dia 23 de fevereiro, a comunidade escolar foi convidada a participar no projeto dos Departamentos de Educação Especial e de Expressões

“Uma Villa na Escola”, escolhendo os topónimos a atribuir aos pátios da Escola Secundária de Cascais. Apurado o resultado das votações, os pátios passarão a ter as seguintes designações: “Pátio do Pensamento”,

“Pátio das Artes”, “Pátio das Osgas”, “Pátio Central”, “Pátio dos Amo- res”, “Patiozinho”, “Pátio dos Papagaios”, “Pátio do Convívio” e “Pátio do Campo da Bela Vista”.

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Nesse sentido, a última parte deste trabalho objetiva estudar o efeito da adição de partículas cristalinas (quartzo, alumina e zirconita) sobre

Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF): procedimentos efetuados sobre a matéria-prima e insumos até a obtenção de um produto final, em qualquer etapa de seu

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez