• Nenhum resultado encontrado

11 janeiro 12 janeiro 13 janeiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "11 janeiro 12 janeiro 13 janeiro"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ORAÇÃO DA MANHÃ

(2)

11 janeiro Na mensagem para o dia Mundial da Paz que é celebrada todos os anos no dia 1 de Janeiro, o papa Francisco insiste na importância do diálogo. O caminho pode ser difícil, mas é fundamental: “entre a indiferença egoísta e o protesto violento há uma opção sempre possível: o diálogo”. Quando somos capazes de fazer pontes, dialogando, todos crescemos, todos ganhamos. Ganha a fraternidade.

12 janeiro Bom dia.

Hoje somos convidados a pensa com as palavras do papa Francisco: “Todos sentimos a necessidade de nos amarmos uns aos outros, de vivermos mais unidos, de ouvirmos palavras boas e encorajadoras e, por sua vez, de doa-las com um estilo de vida cheio de esperança”.

Seria mesmo muito bom que esse fosse, cada vez mais, o nosso estilo de vida:

dizer coisas boas, ser presença de esperança, encorajarmo-nos, todos os dias, através das palavras e dos gestos simples de acolhimento e encontro diários.

13 janeiro Talvez todos tenhamos lido ou escutado, por estes dias, mais esta frase tão simples, mas profunda, do papa Francisco: “O que importa mesmo para a vida são as relações humanas”. É mesmo verdade! Acima de tudo são as pessoas que importam. É delas que temos de cuidar. São as pessoas e as relações humanas que que têm que comandar a vida, os sonhos. Se estudamos e nos preparamos para o futuro é, acima de tudo, para podermos servir bem e esta é, sem dúvida, a razão maior da nossa vida.

(3)

14 janeiro Confiar é correr o risco de te dececionar.

Tentar é correr o risco de fracassar.

Mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é não arriscar nada.

Há pessoas que não correm nenhum risco, não fazem nada, não têm nada e não são nada.

As pessoas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam, não crescem, não amam, não vivem.

Acorrentadas às suas atitudes, tornam-se escravas, privam-se da sua liberdade.

Somente a pessoa que corre riscos é livre! (Sêneca)

16 janeiro São Paulo escreve assim à comunidade que vivia em Éfeso: “Sede, antes, bondosos uns para com os outros, compassivos; perdoai-vos, mutuamente, como também Deus vos perdoou em Cristo. Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos bem amados, e procedei com amor, como também Cristo nos amou e se entregou a Deus por nós como oferta e sacrifício agradável”. (Efésios 4,32- 5,2).

Senhor, que este seja o meu propósito ao longo do dia de hoje: a compaixão e o perdão.

17 janeiro Muitas pessoas só pensam em passar o tempo. As pessoas de talento, pelo contrário, pensam em aproveitá-lo, porque, entre o passado, que já não é, e o futuro que ainda não é, está o presente em que se situam os nossos deveres e que está sob a nossa responsabilidade. Uma coisa é perder tempo; outra é utilizá-lo. Quem é que perde tempo? O que o passa sem ser útil aos outros. Às vezes perguntamo-nos qual teria sido o dia mais feliz da nossa vida. Não é difícil responder: cada novo dia é o mais feliz, porque nos apresenta uma nova oportunidade!

(4)

18 janeiro Hoje, convido-te a refletir sobre estes versículos da Bíblia: “Há seis coisas que o Senhor detesta e uma sétima que ele não tolera: olhares altivos, língua mentirosa; mãos que matam inocentes; coração que faz planos criminosos; pés que correm apressados para o mal; falsas testemunhas que proferem mentiras;

e aquele que provoca discórdias entre irmãos”.

(Livro dos provérbios 6, 16-19)

19 janeiro Santo Agostinho fala muitas vezes da realidade do amor. Repara no que nos diz neste pensamento de início de dia: “Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa, senão o amor, serão os teus frutos.

A medida do amor é amar sem medida.

(Sto. Agostinho)

20 janeiro No dia 3 de outubro de 2020, o Papa foi a Assis para assinar a Carta encíclica

"Todos Irmãos”. Nela o papa desafia-nos a ousar algo muito concreto:

“Sonhemos como uma única humanidade, como caminhantes da mesma carne humana, como filhos desta mesma terra que nos alberga a todos, cada qual com a riqueza da sua fé ou das suas convicções, cada qual com a própria voz, mas todos irmãos”. Diante de "várias formas atuais de eliminar ou ignorar os outros", o convite do papa Francisco é "reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social que não se limite às palavras".

Hoje é, mais uma oportunidade para ser fraterno e construir fraternidade.

(5)

21 janeiro Hoje quero estar bem. Não ser conflituoso, esforçar-me por permanecer tranquilo e ser paciente com os que me rodeiam, desde os familiares aos colegas. Quero ser sinal de abrigo e consolo para quantos se sintam mais chateados ou zangados com a vida. Sei que parecem coisas simples mas quero que esta minha determinação alimente todo o meu dia.

23 janeiro Bom dia.

Na tua vida tens a sorte de ter pessoas, que tal como Deus, gostam de ti só porque sim. Não por causa do que fazes, dizes ou tens, mas por aquilo que tu és, que é muito mais do que o que tu vês. Este é também o desafio para estar assim na relação com os outros – ama-los por aquilo que são. Só isto! Parece pouco, mas é grandioso.

Agradece a Deus aqueles que gostam de ti pelo que tu és.

24 janeiro Celebramos, hoje, a memória de São Francisco de Sales. Este santo viveu na segunda metade do século XVI e um dia escreveu a seguinte frase: “Faz tudo com calma e em paz. Realiza, quanto puderes, tão bem quanto fores capaz.”

Que ao longo do dia de hoje coloquemos toda a dedicação nas nossas tarefas fazendo-as o melhor que cada um conseguir.

25 janeiro Bom dia.

Fazer a diferença na vida de outra pessoa exige coragem. Todos os dias existem momentos em que somos ajudados e somos chamados a ajudar. Por vezes, os gestos que nos parecem mais simples são os que deixam maior marca. Hoje, tira alguns breves segundos para recordar um momento em que precisaste de ajuda e alguém te estendeu a mão. Agradece a Deus por essa pessoa.

(6)

26 janeiro Começa por penar, hoje, nesta frase: "As pessoas felizes são mais criativas.

Resolvem melhor os problemas e em menos tempo. A alegria melhora as

faculdades mentais.” (Stefan Klein)

O que é que te faz feliz? Será que no nosso dia-a-dia prestamos atenção ao que é verdadeiramente importante? Quantas vezes nos distraímos e perdemos o rumo? Quantas vezes nos esquecemos que não há nada mais importante do que ser feliz e fazer os outros felizes?

Pensa em alguém que conheces e aceita o desafio de, de alguma maneira, trazer felicidade ao dia dessa pessoa.

27 janeiro Não Te peço, Senhor, caminhos abertos nas águas, nem rosas sem espinhos…

Não Te peço uma nascente em cada esquina; nem uma palavra amena na tremura de cada passo que devo dar…

Não Te peço que o sol se mostre todos os dias, ou que o vento não sopre, testando as raízes ou limpando as folhas…

Não Te peço que Te mostres, quando a solidão me aperta; nem que envies o Teu anjo a riscar linhas de orientação nos cruzamentos…

Não Te peço que me libertes do trabalho que me cabe, nem da dor de habitar um tempo que desassossega as certezas…

Peço-Te tão somente que o meu coração não se perturbe e que eu me saiba

continua e gratuitamente amado. João Aguiar

(7)

28 janeiro Para marcares o ritmo neste dia, deves aprender a estar tranquilo e de manhã cedo ao acordar, antes da tua mente ser perturbada pelos acontecimentos do dia, arranja tempo para te sintonizares.

Que as primeiras pinceladas, ao acordar, sejam bem claras e definidas!

Que elas estejam cheias de amor, de inspiração e esperança pelo melhor neste novo dia que está diante de ti!

Nesse estado poderás dirigir as atividades do teu espírito em direção ao caminho mais elevado e mais desejável.

Entra neste novo dia, preparado para que o melhor se revele em tudo aquilo que realizares.

O dia de ontem ficou para trás, um novo e radiante dia está à tua frente.

(Eileen Caddy)

Referências

Documentos relacionados

Autor: Jeff Kinney.. Autor:

Medidas de planeamento Geral: Pode não ser adequado como o único meio de controlar a exposição de empregados.Exaustão local: Recomendada quando apropriada para o controlo de

acordos entre Portugal, Inglaterra e Estados Unidos da América para a concessão de facilidades nos Açores durante a guerra de 1939-1945.. Ministério dos Negócios Estrangeiros

Las referencias para las mediciones en las tablas anteriores son aproximadas debido a la marcada variación entre los animales... AVENTAIS Delantales Banho e Tosquia Baño y

A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, CAMPUS ZÉ DOCA, no uso de suas atribuições legais, torna público, por meio

COHEN (1974, p.1) define para o termo materiais as substâncias com propriedades que possibilitem o desenvolvimento e construção de máquinas, estruturas, dispositivos

A matéria seca da raiz (MSR) das mudas inoculadas com o Rhizophagus clarus e inóculo misto, na ausência de adubação fosfatada, apresentou incremento de 188 e 182%, respectivamente,

Não se está aqui argumentando a respeito do diálogo interdisciplinar, necessário e desejável, mas da localização de saberes dentro de um discurso materializado