• Nenhum resultado encontrado

Guia prático: passo a passo para fazer uma migração para nuvem

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Guia prático: passo a passo para fazer uma migração para nuvem"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

passo para fazer uma

migração para nuvem

(2)

Introdução 3

Vantagens de uma infraestrutura na nuvem 8

Passo a passo para a migração 17

Dicas e boas práticas 26

Conclusão 33

Sobre a EVEO 35

(3)
(4)

4 INTRODUÇÃO

Ao contrário dos dispositivos de armazenamento tradicionais, como servidores, discos rígidos (HDs) ou CDs, em que as informações e sistemas são guardados em um formato físico, na nuvem esses dados são hospedados em datacenters e storages virtuais. Além disso, você pode acessar tudo o que está na nuvem a partir de qualquer dispositivo que tenha uma conexão com a Internet.

(5)

Em termos leigos, podemos definir a hospedagem em nuvem como um modelo de computação em que todos os dados e sistemas são armazenados em servidores seguros e remotos. A chamada

“nuvem” é, na verdade, um conjunto de servidores que servem como hosts para as informações que recebem de todos os usuários e empresas, independentemente da localização.

Os serviços de Cloud Storage (armazenamento em nuvem) ganharam força nos últimos anos, especialmente, devido à segurança, fácil escalabilidade e acessibilidade dos dados e softwares em tempo real. A ferramenta oferece tantos benefícios que, hoje, muitas empresas a usam como estratégia de negócios. Mas as empresas não estão migrando só os dados para a nuvem, essa foi apenas uma primeira etapa para começar a utilizar a Cloud Computing. Hoje as empresas estão também migrando toda a sua infraestrutura de TI, transformando seu Data Center físico (sala cofre ou co-location) em um Data Center Virtual.

(6)

6 INTRODUÇÃO

Considerando que a Cloud Computing é um serviço em que os servidores e dados são mantidos, gerenciados e armazenados por um provedor de serviços, você poderá economizar com equipamentos e levar o trabalho para além dos muros da empresa.

(7)

Se você quiser migrar o Data Center para a nuvem, os benefícios certamente serão muitos. No entanto, antes de tomar essa decisão, é importante entender os passos iniciais para fazer um bom projeto e por que você deseja fazer a migração. Se você fizer um planejamento, as chances de sucesso serão maiores e a empresa poderá alcançar bons resultados no médio e longo prazo.

Por isso, preparamos este E-book.

Queremos ajudar você a fazer uma

migração de dados para a nuvem

de forma que não se arrependa,

agregando segurança e eficiência

aos dados e às operações do seu

negócio. Aproveite a leitura!

(8)

Vantagens de uma

infraestrutura na

nuvem

(9)

Antes de partirmos para o passo a passo da migração, conheça as vantagens mais importantes que uma infraestrutura na nuvem pode proporcionar ao negócio.

Isso vai ajudar você a definir um

bom planejamento lá na frente.

(10)

10 VANTAGENS DE UMA

INFRAESTRUTURA NA NUVEM

AGREGA MAIOR SEGURANÇA CONTRA PERDAS E DANOS E ATAQUES

A maioria dos provedores de infraestrutura na nuvem conta com uma série de tecnologias e metodologias para formar um protocolo de segurança forte. Eles fazem isso para mitigar invasões na rede, proteger os dados e garantir acesso contínuo aos clientes. Por exemplo: além de um firewall de borda para maior segurança de todos os servidores, sistemas de proteção contra ataques DDoS analisam a rede constantemente para filtrar pacotes maliciosos, deixando a rede mais estável e com maior disponibilidade.

(11)

FACILITA A RECUPERAÇÃO EM CASOS DE DESASTRES

Uma das maiores vantagens de hospedar sua infraestrutura na nuvem é que você pode ter uma solução de backup e redundância (Disaster Recovery) eficientes, armazenando as cópias dos arquivos e banco de dados em servidores auxiliares caso algo dê errado com o ambiente principal.

Com isso você pode ter tanto um sistema de backup diário com fácil acesso para recuperação de arquivos perdidos como também um ambiente totalmente redundante, ideal para empresas de maior porte que não podem sofrer nenhum tipo de interrupção em seu ambiente.

Nesse caso, além do ambiente para armazenamento e produção, é primordial que contrate um serviço de cloud backup, para ter as cópias realizadas de forma automática e na frequência exata. Muitas empresas usam o cloud backup como plano de recuperação de desastres e você também deve fazer isso. As cópias são armazenadas em servidores diferentes, garantindo a segurança e

integridade dos dados, softwares e outros recursos do seu Data Center Virtual.

(12)

12 VANTAGENS DE UMA

INFRAESTRUTURA NA NUVEM

TORNA OS DADOS E

SISTEMAS MAIS ACESSÍVEIS

Como mencionamos na introdução, você pode acessar o seu Data Center Virtual e todos os

servidores, arquivos, documentos, imagens e banco de dados de qualquer lugar do mundo e em qualquer horário. Claro, desde que você tenha um dispositivo adequado, um ponto de conexão com a internet e a senha de acesso.

(13)

Isso agrega mobilidade às tarefas, como atualizações e análise do banco de dados, monitoramento e controle de acesso, e fluxo de entrada e saída de dados. Isso facilita muito os trabalhos externos. Se você pretende formar estações de trabalho remotas e equipes de trabalho externas, a nuvem será um facilitador para a

estratégia, pois entrega boa mobilidade.

(14)

14 VANTAGENS DE UMA

INFRAESTRUTURA NA NUVEM

INCENTIVA A REDUÇÃO DE CUSTOS

A empresa pode reduzir os custos operacionais migrando a sua infraestrutura de TI para um Data Center Virtual. Comprar e financiar servidores, storages e outros equipamentos de TI é sempre um investimento alto em imobilizado (Capex) que pode demorar para ter o retorno esperado, já na nuvem tudo é disponibilizado de imediato e o pagamento entra como uma despesa por contratação de serviço (Opex).

(15)

Além disso, é possível economizar com espaço físico e consumo de energia elétrica. Como não serão mais necessários servidores locais ou a contratação de um Data Center físico, a empresa não precisará mais de um local para acomodar os equipamentos. Também não terá mais máquinas de refrigeração ligadas na tomada, junto com os servidores, o tempo todo.

Por fim, ao migrar o Data Center para a nuvem, o provedor é quem se responsabilizará pelos investimentos de compra, manutenção e atualização dos servidores e rede, além de garantir o máximo de disponibilidade possível da infraestrutura online.

(16)

16 VANTAGENS DE UMA

INFRAESTRUTURA NA NUVEM

INCENTIVA O CONSUMO CONSCIENTE DE RECURSOS

Quando você trabalha com um ambiente de TI físico e precisa comprar equipamentos como servidores e storages para o seu Data Center, já sabendo da demora interna da empresa para aprovação desse investimento e do tempo gasto entre a compra dos equipamentos até a efetiva entrada em operação, é normal que os gestores de TI comprem equipamentos com uma capacidade bem maior do que realmente precisa naquele momento, não é mesmo? É muito comum ver servidores físicos usando menos de 50% da sua capacidade operacional.

Com uma infraestrutura na nuvem, utilizando um Data Center Virtual, esse desperdício de recursos computacionais (e dinheiro) não será mais necessário. Você poderá fazer upgrades ou até mesmo downgrades em questão de segundos, pagando sempre de acordo com a sua utilização.

(17)

para a migração

(18)

18 PASSO A PASSO PARA A MIGRAÇÃO

Preparado para usufruir de todos os benefícios listados no tópico anterior? Então, confira a partir de agora um passo a passo completo para ter sucesso com a estratégia.

CONTE COM UM BOM PROVEDOR DE CLOUD COMPUTING

Cada organização tem suas próprias necessidades. Por isso, um parceiro

especializado e alinhado com o negócio deve agir na mesma direção, compartilhando os mesmos objetivos que você.

Nesse caso, o provedor deve ser escolhido para apoiar cada etapa da migração, além de oferecer um ambiente adequado e seguro.

O ideal é que se escolha um provedor de Cloud Computing com experiência de mercado, independentemente de ser uma nuvem pública, privada ou híbrida.

(19)

NOMEIE OS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS

A migração de dados e infraestruturas completas de negócios para a nuvem requer muito cuidado, o que demanda o monitoramento e controle em tempo real por parte dos profissionais (internos e do provedor) envolvidos no projeto. Eles devem participar ativamente das etapas de planejamento, implementação e testes.

(20)

20 PASSO A PASSO PARA A MIGRAÇÃO

Então, nomeie um ou mais profissionais com experiência para auxiliar nos

processos de migração. Para garantir um nível alto de participação, é bom deixar claro por que a empresa optou por migrar os dados e sistemas para a nuvem, bem como isso influenciará positivamente as suas carreiras.

(21)

ESCOLHA O TIPO DE NUVEM ADEQUADO

Atualmente, existem três tipos básicos de nuvem: pública, privada e híbrida. A escolha do modelo correto será crucial para garantir um nível operacional satisfatório ao negócio.

Além do tipo de nuvem, é importante decidir também sobre os serviços que deve utilizar. Os principais são SaaS (Software as a Service), PaaS (Platform as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service). Esses tipos de serviços são mais essenciais quando a migração envolve mais do que apenas dados e abrange os sistemas e Data Centers da empresa.

(22)

22 PASSO A PASSO PARA A MIGRAÇÃO

AVALIE O TAMANHO DA INFRAESTRUTURA

O dimensionamento do Data Center, bem como o modelo operacional da empresa, darão uma noção de qual tipo de nuvem e serviços se deve escolher para a hospedagem. Essa tarefa pode ser desempenhada pela própria equipe de TI ou por um profissional disponibilizado pelo provedor de cloud.

(23)

Essa é uma boa oportunidade para fazer uma limpeza, excluindo dados antigos e sistemas abandonados. Já que os custos dos serviços de nuvem são determinados pelo volume de dados armazenados e recursos utilizados, à medida que o volume de dados aumenta, mais recursos são necessários e os custos crescem junto. Por isso, adote uma política de descarte periódico para os dados e códigos-fonte antigos.

(24)

24 PASSO A PASSO PARA A MIGRAÇÃO

DEFINA AS PRIORIDADES DE MIGRAÇÃO

Para começar, você pode migrar apenas os dados e aplicações menos sensíveis aos riscos. Com o tempo, pode adotar serviços de segurança adicional e transferir os dados mais sigilosos e sistemas críticos às operações do negócio. Nessa etapa, uma nuvem híbrida e um serviço do tipo PaaS podem ser as alternativas mais recomendadas.

NEGOCIE OS TERMOS DE USO

As principais atrações de uma migração para a nuvem são a segurança, mobilidade e escalabilidade imediata. Nesse caso, o ambiente e recursos devem ser redimensionáveis em tempo real, oferecendo uma estrutura elástica para cobrir picos de demanda ou crescimentos permanentes.

Isso terá que ser negociado com o provedor, pois, apesar de poder criar uma função automatizada, os custos e a forma como isso acontece devem ficar bem claros para não gerar problemas no futuro. Então, fique atento ao SLA (Service Level Agreement).

Essas informações devem constar nele.

(25)

TESTE AS APLICAÇÕES APÓS A MIGRAÇÃO

As aplicações que a sua empresa usa para se conectar ao banco de dados precisam ter a linguagem de programação ajustada ao ambiente na nuvem. Caso contrário, não conseguirá fazer a leitura correta dos dados, prejudicando o funcionamento e cortando a comunicação.

Se isso acontecer, causará interrupções nas operações e cortes nos serviços prestados, o que pode ser desastroso para o negócio. Discuta essas questões com o provedor de cloud e tome medidas antecipadas ao problema.

(26)

Dicas e boas práticas

(27)

Durante a migração para a nuvem, talvez você precise lidar com alguns problemas de desempenho e segurança.

No entanto, algumas práticas podem ajudar você a neutralizar esses riscos e ameaças com facilidade. As principais são:

DEFINA UM OBJETIVO ESTRATÉGICO

Antes de migrar os dados e softwares para a nuvem, você deve saber o que deseja alcançar com isso. As empresas geralmente se tornam mais eficientes operando por meio da nuvem, já que torna possível o compartilhamento de informações entre seus colaboradores a distância e prestar serviços aos clientes por meio da internet. Adicionalmente, os custos de TI podem ser significativamente reduzidos se forem adotadas boas estratégias operacionais online.

No entanto, para aproveitar ao máximo o que a nuvem tem a oferecer, você precisa saber quais são as necessidades do negócio e o que espera alcançar ou resolver com ela. Então, liste as vantagens que terá com a migração e compare com as necessidades da empresa, para descobrir o que torna o investimento viável e atrativo.

(28)

28 PASSO A PASSO PARA A MIGRAÇÃO

PREVINA-SE CONTRA PERDAS E

ROUBOS DE DADOS NOS PROCESSOS

Um servidor de nuvem pública pode não oferecer um nível de segurança suficiente dependendo da atividade da empresa. A saída é também contratar um serviço de nuvem privada, em que o provedor alinhará as duas e formará uma nuvem híbrida.

Assim, você pode aproveitar o melhor das duas modalidades, concentrando os dados sigilosos e aplicações na nuvem privada enquanto mantém os dados menos sensíveis na nuvem pública.

(29)

Adote políticas de segurança adicional, além de contratar um serviço de cloud backup.

Com ele, as cópias podem ser

programadas para serem realizadas automaticamente, na frequência exata e dos dados mais importantes.

Em casos de desastres, as cópias

garantirão o acesso às informações

atualizadas para dar continuidade

às operações comerciais.

(30)

30 PASSO A PASSO PARA A MIGRAÇÃO

SEMPRE AVALIE O DESEMPENHO DAS APLICAÇÕES

Como dito, o desempenho dos aplicativos pode variar com eles e o banco de dados hospedado na nuvem, pois a forma de interação ou tipo de armazenamento terá mudado.

Desse modo, é necessário avaliar se o tipo de armazenamento utilizado (SSD, SAS, SATA, etc.) precisa ser alterado ou se alguma configuração na rede interna precisa ser melhorada.

Alguns aplicativos já serão compatíveis com a nuvem, enquanto outros podem não funcionar corretamente. Então, para não correr o risco de falhas graves, tenha o hábito de testar com frequência o acesso ao banco de dados e às funcionalidades do sistemas na nuvem.

(31)

MANTENHA PROFISSIONAIS

FIXOS PARA O MONITORAMENTO

Se você não tiver profissionais capacitados e

experientes para monitorar e controlar a infraestrutura na nuvem, certifique-se de que o provedor de cloud possa disponibilizá-los, como serviços gerenciados.

São eles que fornecerão relatórios de desempenho, testarão a infraestrutura e criarão políticas de segurança para manter tudo funcionando livre de riscos e ameaças.

(32)

32 PASSO A PASSO PARA A MIGRAÇÃO

Eles também ficarão responsáveis pelo

planejamento, migração, testes, monitoramento de acessos e comportamentos do banco de dados e sistemas, bem como a análise de vulnerabilidades, controle de acessos e tráfego de dados (entradas e saídas) da nuvem, entre outras atribuições.

(33)
(34)

34 CONCLUSÃO

A menos que a empresa tenha experiência em projetos de migração de Data Center físico para a nuvem, é muito importante ter um parceiro especialista na área para liderar a transição.

Mas tenha cuidado: saber escolher o provedor de cloud ideal é muito importante. Para evitar arrependimentos, pesquise a reputação do provedor no mercado, visite a empresa pessoalmente (se possível) e procure cases de sucesso, em especial na mesma área de atuação da sua empresa.

Além disso, exija um contrato formal assinado por ambas as partes e a nota fiscal de serviços.

Participe ativamente da formação de cada cláusula especificada no contrato. Essa é uma forma de se proteger e garantir que as funcionalidades de que realmente precisa serão fornecidas pelo provedor, além do cumprimento do SLA.

(35)

A EVEO Enterprise Cloud é uma empresa especializada em oferecer soluções de infraestrutura para data

centers, principalmente os hospedados na nuvem (IaaS – Infrastructure as a Service), atendendo diversos nichos de mercado e organizações de pequeno a grande porte. Os serviços prestados se dividem em três formatos diferentes:

● pacotes de serviços padronizados;

● pacotes de serviços customizados de acordo com as necessidades do cliente;

● pacotes de serviços baseados em soluções de servidores dedicados.

O objetivo é oferecer as soluções tecnológicas mais avançadas e a orientação de profissionais com alto grau de know-how no assunto para as empresas ganharem

Referências

Documentos relacionados

Os Coordenadores Setoriais, enquanto professores, procuram dar o exemplo, mas deixam claro que encontram, no seu percurso como extensionistas, esse elemento dificultador;  O

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Com o intuito de aperfeic¸oar a realizac¸˜ao da pesquisa O/D, o objetivo do presente trabalho ´e criar um aplicativo para que os usu´arios do transporte p´ublico informem sua origem

Eles (família) me apóiam e ao mesmo tempo me cobram muito. Por exemplo, sou mãe solteira, não posso esquecer que sou mãe. Muitas vezes me perguntam: o que você está

Predicted values were calculated by measuring the joint probability of effects on isopods’ biomass variation found for single exposures to different soil

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 

Resumo da análise de variância efetuada para Densidade básica (DB), comprimento de fibra (CF), espessura da parede da fibra (EPF), comprimento de vaso (CV), diâmetro de vaso