• Nenhum resultado encontrado

Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral Termos de Referência para a Contratualização em 2007

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral Termos de Referência para a Contratualização em 2007"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Ministério da Saúde

Direcção-Geral da Saúde

Circular Normativa

Assunto: Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral

Termos de Referência para a Contratualização em 2007 Nº: 05/DSE DATA: 15/02/07 Para: Todos os serviços dependentes do Serviço Nacional de Saúde

Contacto na DGS: Divisão de Saúde Escolar – Dr.ª Gregória Paixão von Amann

1. Introdução

O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) traça uma estratégia de intervenção assente na promoção da saúde e na prevenção das doenças orais. Tendo como grupo alvo as grávidas e as crianças e os jovens até aos 16 anos, a prioridade passa por intervir em saúde materno-infantil e reforçar o desempenho da saúde em meio escolar, para que, conhecimentos e comportamentos relacionados com a saúde sejam precocemente interiorizados e progressivamente assumidos ao longo do ciclo de vida.

Os ganhos em saúde oral serão efectivos quando as crianças e os jovens, para além da informação sobre alimentação e higiene oral, tiverem práticas de escovagem dos dentes e cuidados de saúde oral, diários e sustentados.

No quadro conceptual do Programa, uma intervenção curativa só se justifica quando for antecedida e sucessiva por uma intervenção preventiva solidamente implementada, isto é, as crianças e os jovens enviadas para tratamento através da contratualização deverão, preferencialmente, frequentar jardins-de-infância e escolas onde a escovagem dos dentes e/ou o bochecho fluoretado esteja implementada e, em casa seja executada, pelo menos, uma escovagem dos dentes ao deitar.

Melhorar, de forma sustentada, a saúde oral das crianças e dos jovens passa pela divulgação do Programa na comunidade, por um maior envolvimento dos pais, da autarquia e dos parceiros institucionais que possam apoiar a escovagem na escola e a deslocação das crianças para tratamentos dentários.

Quando não existem respostas no Serviço Nacional de Saúde, a acessibilidade a cuidados de saúde oral, de crianças e jovens abrangidos pelo Programa é garantida através de contratualização.

Para o ano de 2007, o Ministério da Saúde decidiu aprovar a contratualização e a respectiva dotação financeira, conforme o Despacho n.º 787/2007 do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde, publicado

(2)

Direcção-Geral da Saúde

Circular Normativa

Em conformidade com o disposto nos números 2 e 3 “ …o valor máximo dos serviços contratualizados por

criança tratada, do grupo etário dos 3 aos 16 anos é de €75”, ... e “da avaliação externa é de €20 por criança”.

Os actuais Termos de Referência para a Contratualização visam normalizar os procedimentos, de acordo com a alínea d) do ponto 4 do referido Despacho, que atribui à Direcção-Geral da Saúde a responsabilidade da emissão de orientações técnicas para o desenvolvimento da contratualização.

2. Objecto e âmbito de aplicação da contratualização

2.1. As verbas disponibilizadas para a contratualização, em 2007, permitem tratar, pelo menos, 65.000 crianças e jovens e realizar a avaliação dos cuidados médico-dentários contratualizados; 2.2. O financiamento destina-se ao tratamento e à aplicação de medidas de prevenção em crianças

com lesões de cárie dentária e de alto risco;

2.2.1. No grupo etário dos 3 aos 16 anos de idade, o que em 2007 corresponde aos nascidos entre 1990 e 2003, deverão ser tratadas as lesões de cárie dentária em dentes permanentes e protegidos os dentes das crianças de alto risco;

2.2.2. No grupo etário dos 3 aos 7 anos, isto é, que em 2007 corresponde aos nascidos entre 1999 e 2003 (inclusive) o tratamento das lesões de cárie dentária incluirá, obrigatoriamente, os dentes temporários;

2.3. A prioridade de encaminhamento para contratualização deve ser dada às crianças e jovens já abrangidos pelo Programa em anos anteriores e às do grupo etário dos 3 aos 7 anos, dada a necessidade de intervir precocemente na prevenção e no tratamento das doenças orais;

2.4. Após entrarem em Programa, as crianças e os jovens que necessitarem de cuidados médico-dentários, deverão ser encaminhadas sempre para o mesmo profissional, se essa for a opção dos pais e não houver rescisão de contrato por nenhuma das partes.

(3)

Direcção-Geral da Saúde

Circular Normativa

3

3. Cuidados médico-dentários contratualizados

Os cuidados médico-dentários a prestar às crianças enviadas para contratualização incluem, obrigatoriamente, os três níveis de intervenção:

3.1. Diagnóstico médico-dentário, nomeadamente, registo do estado dentário de cada criança, na «Ficha Individual de Saúde Oral - Contratualização» fornecida pelo Centro de Saúde (Anexo 1), com eventual recurso a meios complementares de diagnóstico;

3.2. Actividades preventivas, nomeadamente, reforço das mensagens de higiene oral e motivação para a saúde oral, educação alimentar, aplicação de selantes de fissura e/ou verniz de flúor ou de clorhexidina às crianças encaminhadas para tratamento;

3.3. Tratamento de lesões de cárie, nomeadamente, tratamentos restauradores, endodôncicos e extracções dentárias de acordo com as competências específicas dos profissionais de saúde oral. Os materiais restauradores passíveis de ser utilizados nos tratamentos dentários são: amálgamas, ionómeros de vidro, compósitos e compómeros, sem prejuízo de outros considerados adequados e necessários à prestação dos cuidados médico-dentários contratualizados.

4. Concurso público

A contratualização inclui um conjunto de procedimentos prévios ao processo de contratação, contidos nos princípios da legalidade, prossecução do interesse público, transparência, igualdade, concorrência, imparcialidade, proporcionalidade, boa-fé, estabilidade e responsabilidade.

4.1. A contratualização será aberta a estomatologistas e médicos dentistas inscritos nas respectivas Ordens Profissionais, a exercer em clínicas ou consultórios e que possuam:

4.1.1. Licença de utilização emitida pela Câmara Municipal competente;

4.1.2. Certificado emitido pela Autoridade de Saúde competente que ateste as condições higio-sanitárias da unidade.

(4)

Direcção-Geral da Saúde

Circular Normativa

4.1.3. Certificado que ateste que a unidade cumpre as regras de segurança vigentes para o

exercício da actividade a que se destina;

4.1.4. Situação regular perante o fisco e a segurança social.

4.2. A contratação dos serviços a prestar deve obedecer aos procedimentos impostos legalmente, nomeadamente as regras da contratação pública definidas no Decreto-Lei 197/99, de 8 de Junho; designadamente:

4.2.1. Publicitação da intenção de celebrar contrato de tarefa individual, com médico dentista, estomatologista ou unidade de saúde, com definição prévia das condições;

4.2.2. Definição dos critérios de admissão à contratualização, nomeadamente: 4.2.2.1. Formação académica;

4.2.2.2. Formação complementar em odontopediatria ou áreas afins;

4.3. Considera-se critério de preferência, já ter trabalhado anteriormente no regime da contratualização, no âmbito do Programa e ter demonstrado motivação e empenho para a execução integral dos contratos;

4.4. Os estomatologistas e médicos dentistas serão remunerados de acordo com o valor per capita, aprovado em Despacho Ministerial, após a entrega das «Fichas Individuais de Saúde Oral – Contratualização» devidamente preenchidas, junto do serviço contratante.

5. Gestão dos recursos financeiros

À Administração Central do Sistema de Saúde, I.P., criada pelo art. 16 do Decreto-lei n.º 212/2006 e publicado no Diário da Republica, 1.ª série, n.º 208 de 27 de Outubro, compete coordenar as actividades no âmbito do Ministério da Saúde para a gestão dos recursos financeiros afectos ao Serviço Nacional de Saúde, designadamente as actividades e programas. É pois com este organismo da administração indirecta do estado que as Administrações Regionais de Saúde se deverão articular para a efectivação dos pagamentos resultantes da contratualização.

(5)

Direcção-Geral da Saúde

Circular Normativa

5

6. Procedimentos regionais

Caberá aos responsáveis regionais do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, designados pelas Administrações Regionais de Saúde, em articulação com os parceiros da Comissão Paritária Regional operacionalizar a contratualização. Os procedimentos para divulgação do processo e selecção dos candidatos serão feitos de acordo com os critérios gerais definidos na presente norma, mas terão igualmente em conta as necessidades e disponibilidades locais e regionais.

Na sequência do concurso e da selecção de candidatos, os contratos de prestação de serviços serão celebrados por um período de tempo que se inicia e termina no mesmo ano civil.

As situações especiais, tais como, interrupções da vigilância, faltas às consultas, não colaboração da criança, reclamações dos pais ou dos profissionais contratualizados serão decididas em sede de Comissão Paritária. Anualmente, deverá ser enviado para a Direcção-Geral da Saúde o «Mapa Anual de Execução da Contratualização», que corresponde ao agrupamento dos dados da Ficha Individual. (Anexo 2)

7. Avaliação externa

A avaliação dos cuidados médico-dentários contratualizados, prestados pelos profissionais de saúde oral, deverá ser realizada a partir de uma amostra aleatória de crianças.

O número de prestadores a avaliar e a distribuição das crianças, em cada Região de Saúde, será definido pela Comissão Paritária.

Podem concorrer ao processo de avaliação externa:

7.1. Estomatologistas e médicos dentistas, desde que não pretendam avaliar crianças contratualizadas pelos próprios ou por unidades de saúde onde trabalham, no concelho ou no distrito em que têm residência profissional;

7.2. Hospitais ou Centros de Saúde com serviços de estomatologia e/ou medicina dentária, salvaguardando sempre, quais são o/os profissionais que realizam a avaliação.

7.3. Faculdades e/ou Institutos de Medicina Dentária salvaguardando sempre, quais são o/os profissionais que realizam a avaliação.

Os avaliadores serão seleccionados de entre os que se candidatarem ao concurso público, aberto de acordo com a legislação que serve de suporte à contratualização.

(6)

Direcção-Geral da Saúde

Circular Normativa

A selecção dos avaliadores é feita em sede de Comissão Paritária e a calibragem com suporte dos representantes das Ordens respectivas.

Todos os avaliadores deverão ser previamente informados dos critérios técnicos subjacentes à contratualização. Os critérios de selecção dos avaliadores são:

● A formação académica, participação em estudos epidemiológicos e formação complementar relevante para a área da saúde oral, envolvimento em programas de saúde oral com intervenção comunitária, tempo de exercício e actividade de docência e /ou científica.

A não participação na calibragem é motivo de exclusão da avaliação externa.

Em sede de Comissão Paritária poderão ser aprovados outros critérios, que possam ser considerados relevantes para a região.

O valor máximo a pagar aos avaliadores pode ir até aos €20 por criança e contempla o diagnóstico dentário e o preenchimento de uma «Ficha Individual de Saúde Oral – Avaliação Externa» a fornecer pelos serviços de saúde. (Anexo 3).

Ao avaliador contratualizado compete observar um grupo de crianças tratadas por Médico Dentista /Estomatologista e registar o resultado da sua observação numa Ficha Individual de Saúde Oral, utilizando para isso os critérios de diagnósticos definidos pela Organização Mundial da Saúde e os códigos de registo constantes na mesma, a qual será devolvida ao serviço contratante no final da avaliação.

O material para a observação dentária (luvas, máscaras, espelhos planos n.º 4 e sondas CPI) deve ser utilizado em perfeitas condições de assepsia e é da responsabilidade do avaliador, assim como a deslocação aos locais de rastreio.

Ao serviço de saúde contratante compete celebrar o contrato e proceder ao respectivo pagamento, seleccionar a amostra e fornecer a respectiva lista de crianças seleccionadas bem como a Ficha de Avaliação Externa.

O Director-Geral da Saúde

Francisco George

Nota: É revogada a Circular Normativa n.º 11/DSE de 27.12.05 da Direcção-Geral da Saúde.

(7)

Ministério da Saúde

Direcção-Geral da Saúde

Administração Regional de Saúde de _________________

Sub-região de Saúde de ________________________________ Centro de Saúde de ___________________________________________

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL

Contratualização

Nome da criança _____________________________________________________________________

Morada: ____________________________________________________________________________ Telefone de contacto|__|__|__|__|__|__|__|__|__|Escola _________________________________________ Data denascimento |__|__|/|__|__|/20|__|__| Sexo: M |__| F |__|

Ano |__| Turma |__|

55 54 53 52 51 61 62 63 64 65

17 16 15 14 13 12 11 21 22 23 24 25 26 27

85 84 83 82 81 71 72 73 74 75

47 46 45 44 43 42 41 31 32 33 34 35 36 37

O Médico Dentista/ Estomatologista______________________________________ Data |__|__| /|__|__| / 20 |__|__| ---

Destacável para os serviços de saúde Destacável para o médico dentista/estomatologista contratualizado

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL

Conclusão da Vigilância: data |__|__|/|__|__|/|20|__|__| Nome da criança_________________________________ Escola___________________________________________

O Médico Dentista/ Estomatologista ____________________

Assinatura legível

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL

Conclusão da Vigilância: data |__|__|/|__|__|/20|__|__| Nome da criança_________________________________ Escola___________________________________________

O Médico Dentista/ Estomatologista ____________________

Assinatura legível

CÓDIGOS de REGISTO Dentição

Temporária

Dentição Permanente

Dente são A 0

Dente cariado B 1

Dente obturado c/ carie C 2

Dente obturado s/carie D 3

Dente perdido devido a carie E 4

Dente perdido outros motivos 5

Dente selado F 6

Dente c/ implante ou prótese G 7

Dente não erupcionado 8

Dente excluído 9

Dente fracturado T T

No Inicio do Programa No Final do Programa

Número de Dentes

Temporários Permanentes Temporários Permanentes

Cariados Perdidos Obturados Selados

(8)

Preenchimento:

1 - Registar o número do dente que está a ser intervencionado. Usar uma linha por dente.

2 - Registar os actos executados em cada dente: endodontia, restauração, extracção, aplicação de selantes, verniz de flúor, verniz de clorexidina, exame radiográfico, etc.

3 - Registar as crianças que não cooperaram, as que faltaram e que as que concluíram os tratamentos.

Observações:

(no caso da criança não ter concluído o tratamentos, explicitar os motivos)

_________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ ---

Destacável para o médico dentista/estomatologista contratualizado Destacável para os serviços de saúde

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL

Recebido: Data |_|_| /|_|_| /20|_|_|

Os Serviços de Saúde

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL

Recebido: Data |_|_| /|_|_| /20|_|_|

Os Serviços de Saúde

Data Dentes

(9)

Ministério da Saúde

Direcção-Geral da Saúde

Administração Regional de Saúde de

____________________________________

N.º de Centros de Saúde com contratualização |__|__|__|

N.º de Profissionais de Saúde Oral contratualizados: Estomatologistas |__|__| Médicos Dentistas |__|__|__|

Grupo Etário 3-5 Anos 6-8 Anos 9-13 Anos 14-16 Anos

N.º de crianças contratualizadas N.º de crianças que concluíram a contratualização

N.º de consultas realizadas Valor da facturação

Diagnóstico Dentário do Grupo Temporários Temporários Permanentes Permanentes Permanentes

N.º de dentes cariados N.º de dentes perdidos N.º de dentes obturados In ic io do Pr ogra m a N.º de dentes selados N.º de dentes cariados N.º de dentes perdidos N.º de dentes obturados Fi na l do Prog ra ma N.º de dentes selados

Observações:

________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________

O Responsável Regional do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral ._____________________________

Data |__|__| /|__|__| / 20 |__|__|

(10)

Ministério da Saúde

Direcção-Geral da Saúde

Administração Regional de Saúde de __________________

Sub-região de Saúde de ________________________________ Centro de Saúde de _____________________________

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL

Contratualização - Avaliação externa

Nome da criança _____________________________________________________________________

Morada: _____________________________________________________________________________ Telefone de contacto|__|__|__|__|__|__|__|__|__|Escola __________________________________________ Data denascimento |__|__|/|__|__|/20|__|__| Sexo: M |__| F |__|

Ano |__| Turma |__|

55 54 53 52 51 61 62 63 64 65

17 16 15 14 13 12 11 21 22 23 24 25 26 27

85 84 83 82 81 71 72 73 74 75

47 46 45 44 43 42 41 31 32 33 34 35 36 37

O Médico Dentista/ Estomatologista______________________________________ Data |__|__| /|__|__| / 20 |__|__| Destacável para os serviços de saúde Destacável para o médico dentista/estomatologista avaliador

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL Conclusão da Avaliação: data |__|__|/|__|__|/|20|__|__| Nome da criança_________________________________

Local___________________________________________ O Médico Dentista/ Estomatologista

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL Avaliação: data |__|__|/|__|__|/20|__|__| Nome da criança_________________________________ Local___________________________________________

O Médico Dentista/ Estomatologista

CÓDIGOS de REGISTO Dentição

Temporária Dentição Permanente

Dente são A 0

Dente cariado B 1

Dente obturado c/ carie C 2

Dente obturado s/carie D 3

Dente perdido devido a carie E 4

Dente perdido outros motivos 5

Dente selado F 6

Dente c/ implante ou prótese G 7

Dente não erupcionado 8

Dente excluído 9

Dente fracturado T T

Selante não íntegro FNI FNI

Nº de Dentes Temporários Permanentes

Cariados Perdidos Obturados cpo/CPO ____________________________________________ ____________________________________________

(11)

Observações:

________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________

Destacável para o médico dentista/estomatologista avaliador Destacável para o serviço de saúde

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL

Recebido: Data |_|_| /|_|_| /20|_|_|

O Serviço de Saúde ____________________

Assinatura e carimbo

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL

Recebido: Data |_|_| /|_|_| /20|_|_|

O Serviço de Saúde ____________________

Referências

Documentos relacionados

Apos mais de um ano de escolas fechadas, foi possivel observar, pesquisar, elaborar e redigir diversos trabalhos e artigos cientificos publicados em revistas medicas de

Neste documento histórico foram definidas cinco linhas de ação específicas para o desenvolvimento de programas de promoção da saúde, entre as quais destacamos o reforço da

Perigo de aleijamento e perigo de danos materiais por introdução de obstáculos na folga de abertura entre folha e contra- caixilho..  Não introduzir obstáculos na folga de

Como indicadores de resultados ao final do projeto propõe-se a interação entre pesquisa e Sistema de Saúde para elaboração e implementação do Plano de Ações Integradas para

Construção de uma metodologia de avaliação e monitoramento dos programas de promoção e prevenção na saúde suplementar no Brasil;.. Avaliação dos programas de promoção

bb) Monitoramento e avaliação de programas e projetos de vigilância, prevenção, promoção da saúde e apoio às vítimas de violências e acidentes. 4º

Conforme esclarecido por Aith (2006, p. 101), o Direito à saúde é reconhecido como um direito social e exige uma interação viva entre Estado e sociedade, voltada ao constante

Indiciado Função Registro Clube Artigo Motivo Defesa Pena Processo 006/17 Súmula 0392..