• Nenhum resultado encontrado

leia Janeiro, Quarta-feira,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "leia Janeiro, Quarta-feira,"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

'•TTF" ¦••"'''.'''¦.¦¦' ¦ •. "

w

1

3^

mm

O Matutino de Maior Tiragem

da

Capital da República

n TEMPO — No Distrito Federal, até 2 horas de amanha :

-„„,.. _ Nebulosidade variável, sujeito a chuvas E£SS«tir«W$ E^avel de dia. Noite fria. Vento, sul a leste, frescos. - De TEMPERATURAS MÁXIMAS E MÍNIMAS DE ONTEM: Baiíü 24 8-15.2; Bonsuc., 24,6-13,0; Deodoro 21,B-U,ti, fD-n 23 4-17 6 f> Bot.. 24,8-15.0; Mang., 23.9-15,6; Meier. 4 n?ie.Z; Penha,25,4-14.8; Paquetá. 25 0-18.9; Praça 15.

23 6-18,2; S. Pena, 25,8-16,6; Sta. Cruz, 25,9-16,1.

Rua da Constituição, 11 - Tel. 42-2910 (Rede Interna)

leia

Janeiro, Quarta-feira, 17 de

Maio de 1944

Fundado em 1930 ¦- Ano XIV -«• N.° 6514

Propriedade da S. A. DIÁRIO DF.. NOTICIAS O. R. Dantas, presidente; BI. Gomes Blorcira,

te-sourelro; Aurélio Silvn, secretario. Rep. S. Paulo: W. Ferindo - S. Bento, 220-3." T. 2-lSlí

ASSINATURAS:

Ano, CrS -5,00; Semestre, CrS 40.00; Trimestre, Crí. '«.tia ED. DE HOJE, 2 SECÇÕES. 12 PAGS. - CrS 0.13

SMAGADQRES

f WTlTRF I li Mil

L OUL uUNIUH k hlliuhriih

Serão assestados pelas forças con

juntas anglo-russo-americanas,

"até

a completa destruição do Reich"

declarações do embaixador soviético

em Londres

BOMBARDEIO RUSSO DE DESTRUIÇÃO DA BASE

®

NÂZi-JiA PE rULUIiSi

—__——-1

, LONDRES, 16 (A. P.) — O •mbalxador soviético Piodor Gou-»ev declarou que as forças arma-rias anglo-sovieto - americanas, fpor meio de golpes esmagadores 9 conjuntos, pelo leste, pelo ©este e pelo sul", continuarão a Juta "até a completa destruição da Alemanha hitlsrista. para 11-toertar os povos escravizados do teste da Europa e banir a amea-ça fascista de todo o mundo". O embaixador fez essas declara-ções em discurso pronunciado durante a cerimonia de entrega tia Ordem de Suvorov, primeira classe, —a mais alta condecora-çao militar dos Soviet3, — ao ma-rechal de campo Bvocke, ao alml-rante Tovey, ao marechal do Ar Harrts, ao almirante Praser e ao ceneral Alexander. ( O sub-se-cVetarlo do Exterior Alexander Codcan recebeu a condecoração em nome do genernl Alexander).

O embaixador Gwsev declarou aue muitos e senoá ferimentos tinham sido Infligidos ao lnlml-go "mas ele tenta reunir forças, ganhar tempo e curar as suas fe-ridas. Severos corf.hntes estão ft nessa frente, mas os povos dos nossos paises mais cie que nunca confiam no seu cn-srente pode-rio e nos seus chefes militares e estão tomados da inabalável re-ioluçãode combater contra o in -mlgo comum até conquistar a vl-torla".

Ameaçados de pena

de morte

,

~

LONDRES. 16 (A. P.l - Temen-do um levante da população francesa, quando drs desembar-oues aliados no oeste da Europa, ,s autoridades de TV.rís exigiram Bob ameaça de morte — a en-trega,de.'tòdas,as nvmas em po-der da pòpuiaçSb a*,é o dia 20 do corrente.

Prontos para a invasão

LONDRES, 16 (A. P.) — Os Jornais publicam, hoje, íotogra-tias de transportes, barcaças de desembarque, caminhões e ou-tros equipamentos, — em grande parte de fabricação americana, -- com a legenda : "Prontos para % Invasão".

Rommel na França

LONDRES, 16 (U. P.) — Ern «ma transmissão para as tro-pas alemãs na Noruega a Radio Oslo anunciou que o marechal prjmmel se encontra novamente no litoral francês, onde declarou: i «Estamos alerta a todo e qual-íl quer Instante".

*'Blague" alemã

****

i NOVA YORK, 16 (U. P.) — fjma emissora local, a "Blue New York", lnformaque o ra-dlo alemão lançou ao ar, nova-mente, um falso alarme de ln-nrasSo. A transmissão fot feita da mesma forma que as anterio-res, Isto é, seguida de um pro-grama de música de baile para dar a entender ao ouvinte que aqui-!o que estava sendo escutado pro-Urinha de alguma estação de ra-dlo norte-americana. Como das •rezes passadas, a música íol su-bltamente Interrompida para dar lugar à leitura de um boletim,

enunciando a Invasão, depois do «me o locutor anunciou: "Agora prosseguiremos em nossa trans-missão do "Salão Branco" do Palace Hotel".

Concentrada uma

gflfitnde armada

«—-*¦—" ¦

LONDRES, 16 (De Robert Dow- . •on, da "United Press") — ^jjj0* jrafias aprovadas pela censl&a britânica revelaram que os a*»* dos jã concentraram uma granrla armada de Invasão, ao largo da eosta da Gra Bretanha.

Slmulta-ARRUDA PRADO

Clinica Dentário — nalos X Vd, Regina, s. 1106 - Tel.: 22-7972

neamente, a emissora' germânica tem reconhecido um Intensifica-do movimento de navios nos .por-tos meridionais da Inglaterra. Confirmando tacltamente as no-ticias de procedência nazista, se-gundo as quais os Ingleses est&o concentrando o maior número ds navios ao largo da Grã, Breta-nha, desde Dunquerque, o "Eve-nlng Standard" publicou

fotogia-(Concluo na 5." coluna da quarta página.)

Convênios

concluídos

Entre 03 governos

an-glo-russo-americanos e

a Bélgica, Holanda e

Noruega, a respeito da

futura

administração

civil desses paises

ocupados

'WASHINGTON, 18 (De R. H. Shacford, Correspondente da Uni-ted Press) — Os Estados Unidos, a Rússia e a Inglaterra conclui-ram convênios hoje com as gover-nos exilados da Bélgica, Holanda e Noruega a respeito da restau-ração da administrestau-ração civil nes-ses paines-ses "tão pronto o permita a situação militar". Os textos dos convênios não foram publicados, porem vários comunicados expe-dldos pela Secretari-.i de Estado Indicam que os mesmos são se-melhantes, embora não ldêntlco3, ao acordo celebrado recentemen-te entre a Rússia e a Tchecoslo-váqula sobre os assuntos civis. O acordo russo-tcheco é algo mais específico pois permite ao gover-no assumir plena nutorldade pú-blica "imediatamente depois que qualquer zona libertada deixar de eer zona de operações militares". Os acordos com a Bélgica e Ho-landa foram celebrados conjunta-mente pelos Estados Unidos e a Inglaterra. Os dois primeiros pai-ses reconhecem o general Eisenho-*v.'er chefe supremo aliado que "assumirá de fato lida a respon-eabllldade e autoridade, sobre a administração civil" durante as fases militares pela libertação desses palies. O apônoice de cada convênio diz que f* Rússia íol consultada e que expressou sua aprovação.

O acordo com a Noruega foi realizado pelas três grandes po-tendas e prevê que provavelmen-te comandanprovavelmen-tes bntârlco , norprovavelmen-te- norte-americano ou russo exercerá a nutorldade Inicial e, logo que a situação militar permitir — dl-zem os convênios — os governos exilados "assumirão novamente plena responsabilidade constltu-cional da administrarão civil" e em seguida esses governos colo-carão a disposição cias forças alia-das quaisquer facilidades que ivs mesmas possam solicitar.

|P ^m|Í^^B:-:-*3^9 ^Bs^sl^Í^Íͧ^i í ¦*¦-v* *¦ •¦ WJS^Í^^B WÉJmj^ fj^llljl^B KlBB*^^Bft*«K*£::MJ

^Bfe^^B:*^^^BBj^^^K*r*S*^^^'* •¦•gjgggwfy' x*<***^i**wjj****>y^**:'**'1-'' f*y ¦ ij-jj^B^^BHÍ^MEaff

IÉSoB^. "''^I^H -•:.:*--:«:;:::*::jB| WsWL'&''-tlS^SM »^SmS%&&È!Ê^^F'^':' ''''''''^1 HP^H *•" ^^E-v^E

j^^ri^H H

I

J* S

i ji

^1

li^l

IIÍP •

fl ¦ 1 ^m ^xÊ. I

\*' '¦'

IF^I Hflj

BP*

f*l§j

BÕ"a-P*p*ir^BBBaBF*&i^^ SÍInís- j i LiTOMijit

|ÍWfcJ|HL?S».-- : *8S ^':y"-'J^--tf^Si^jíi^^^i^rf^i^^^^^^F^l^^r^^^^^^B^^^K' :-J*WM*MWflfc!*jB«*aMl.*B^^BMK^*^J^B*wyM*ÍB "*t ''.¦¦ ¦*:*. >5...

P™^t^tiihIík*r^1i^nT^iwj[i"M^flBiBWJi.S^c*t^s*CgL^B^pff^ift^*iaaB£3BB6S^^t^J*^^ .r*«™flfc|Kffl'yi^*Ji^'*tf^ral*M*^ 'flSS^*i^í^íi***>íxí..'¦^*te'^^v**^ESE*tíft(*áRRP^'. .* - "^•«SocoISmÍ^''*-'** .. >V*'^'*r***Ky*iR\*íl^*pÍti^v-W>-**x^**8i!M- _m£^&*^Eí£í*', y- ^L_^sêie^*w'^L^^¦•* *&** wP"íli[iiiiin i '^n^jiP*WBnnWlB*-***™ .

Kpg^gj^jTjr™™jgy^3OT ¦: ¦'¦' ¦ - *^vvmw%^vv,-*«*ív*v** -. *s .^^¦^^.^^¦^^j^w.¦...^^*^l^^,'^^..v^^.^,o».^¦^.¦x^^^^^J^^<^^^^^^^.^^ «w&>*^*^^**^.*vaMi«a<v,.*^i*^^ .s

Revogada a

sus-peitfão imposta

a

OS "rREMIERS" EM BUCKINGHAM. — Duran te a Conferência de "Premlers" britânicos, real!-zada na Inglaterra, S. M., o rei Jorge VI convl dou-os para jantar, no Palácio de Buckhlngnam.

Neste grupo estão, da esquerda para a direita, Feter Fraser, primeiro ministro da Nova Zelan-dia; John J. Curtin, da Austrália; Wlnston S. Churchill, da Grã-Bretanha; Sua Majestade, o rei; Mackenzle Klng, do Canada; e J. C. Smuts, da África do Sul.

O

revsrendo

punido

lam3~'iou,

em

carta,

seu

"aparente

desres-peito às leis e às

dire-ti vas da igreja"

SPR1NGFIELD, Mcssachusetts, 18 (X. p.) o reverendo George 0'Shca, chanceler da diocese de Springtteld, anunciou a revogação da suspensão imposta pelo reverendo Thomas 0'Leary ao reverendo Sta-nislaus Orlemanski, em conseqüência da sua viagem a Moscou. A revoga. ção foi conr.edida com o recebimento rio seguinte carta de desculpas do reverendo Orlemanski, júí se encon-tra, doente na sua residência paro-quial: "Lamento o meu aparente des-respeito ás leis e às diretivas da mi-nha Igreja o apresso-me a pedir des-cuirtas pela desconsideração pelas autoridades eclesiásticas que se pode-ria inferir da minha ausência. £ agora meu propósito firme e promes-sa cespromes-sar e me separar de todas as atividades que nâo estejam de açor-tio com as regras e o espirito ia Igreja Católica. Também desejo, nes-ta oportunidade, tornar conhecido que a chancelaria de- Springfield me no. ttticou de que a minha mensagem ao delegado apostólico que apenas continham duas perguntas e nio per-guntas e respostas ji publicadas na imprensa, — foi recebida na delega-ção e que essa mensagem seri estu-dada e passada, pelo delegado após-tólico, às autoridades competentes da Igreja."

Há indícios de que o Exército

Verme-lho lance sua esperada ofensiva

atra-vés das amplas planícies polonesas

,,„. —

Náo houve mudanças nas frentes principais

CESSOU A RESISTÊNCIA ORGANIZADA NA UNHA GUSTAV

Essa posição alemã foi destroçada numa extensão

de 32

quilômetros, desde o vale do

—i ..'. i .... ¦¦"

Liri até o mar

¦ ¦— •— i

0 comunicado alemão admitiu a perda de vaiias colinas ao sul de Cassino

... m * i. «¦.-,„! ~ ..nnir._ . r*a TJnrriDrnBnB tnlmicnfl

C*.f\i-MOSCOU, 16 (De Harrison Sa-Hsbury, da United Press) — Os bombardeiros soviéticos, durante a quinta noite de ataques aéreos lançaram ontem um violento bombardeio de destruição da base nazista de Polotsk, perto da fron-telra russa polonesa. Entretanto, há tndlclos de que o Exército Vermelho talvez lance sua prin-clpai ofensiva de verão através das amplas planícies polonesas. Oa bombardeiros soviéticos, que têm estado ativos nos vinte dias

NÁPOLES, 16 (De Reynold» racknrd, da "United Press") — Os exércitos aliados destroça-ram a linha "Gustav", numa extensão de 32 quilômetros, des-de o vale do Liri até o mar, é informa-se esta noite que já chegaram em alguns pontos até só seis quilômetros da. linha "Adolf Hitler", deixando para trás grupos cercados de ale-mães. Ao que parece, o grosso das forças alemãs está em re-tirada geral, que varia entre precipitada, fuga, no extremo costeiro da destruída linha, e a retirada combativa metro por metro, a surioeste de Cassino, na parte norte do vale do Liri. O comunicado alemão admitiu a perda de varias colinas ao sul de Cassino, "ao cabo de lula feroz e flutuante" contra divi-soes frescas da infantaria e "tanks" aliados. As vanguardas blindadas britânicas cortaram o caminho que liga Cassino com o extremo meridional da linha "Gustav", porem os alemães de-fendem ainda ferozmente a es-tratégicá estrada de Cassilina, ao oeste de Cassino, e parece possivel que esta praça, com suas formidáveis posições mon-tanhosas ao norte e noroeste,

seja incorporada à Unha "Adolf Hitler". Os alemães se retira-ram ante as tropas francesas e norte-americanas que 'avança-ram em ampla frente de vários quilômetros, alem das posições anunciadas anteriormente.' Al-guma.s unidades francesas e norte-americanas perderam ago-ra, contacto com o Inimigo, po-rem ao anoitecer os

norte-ameri-canos encontraram forte resis-tencia da parte de "tanks" e canhões de auto-propulsão que detiveram o seu constante avan-ço ao longo do litoral, indican-do que os alemães quiçá se pre-param para apresentar pelo me-nos uma resistência limitada, depois de haver-se retirado de não menos 20 povoações em to-da a frente, nas últimas 24

ho-D. Juan exige a renuncia do

general Franco

Em carta ao ditador espanhol, o pretendente

ao

trono impôs a restauração da monarquia,

afim

de evitar o

"extremismo terrorista"

VASTA REDE DE ESPIONAGEM

DES-COBERTA NA BOLÍVIA

Presos 60 alemães e japoneses,

prosse-guindo as diligencias policiais

Aguarda-se em La Paz o reconhecimento do

governo de Villarvel pelos Estados Unidos

PR/SÃO DE VENTRE

$șffi&FM

PffPffZOl

H fJ.lmfii pi ul

por 2 erut«lrot

BU fíSUSS

iimiI-1X5NDRES, 16 (Por Henry

Ba-giey, da Associated Press)

Prognosticando o crlapso do

ge-neral Franco com a vitoria dos

aliados sobre a Alemanha. Don

Juan, pretendente p.i trono

es-panhol, exigiu ft renuncia

do

Oaudlllo e a restauração

da

monarquia, afim rte evitar

o

"extremismo terrorista".

Esta.

renovação da exigência do

pre-tendente áo trono deixado por

Beu pai, em IMl.. íol feita por

melo de uma carta, escrita no

dia 14 do feverolro om

Lausan-ne, Sulca o enviada ao seu ro.

prosentante na

EfipnnhR,

Don

Alfonfio do

Ortonnn.

Copias

denta carta circularam

ampla,

monto na Kdpanl.a r mo»mo om

Jjondrnw,

A|)pnnv flfl nao «o na*

linr in.

unia divirta»

OÓpllH foi

Aliviada a Frftnoo, nilo <¦ •*¦••">?"

nhr.fli.iii o íato ii« kw o Oftw.WK.

Informndo » ¦*»•¦ *¦*•¦-•¦ 'i1"1 •¦8

"lofrara n* oonipquinolBi"i Don

Alíonio n» Orléinii qua * lana*

rui dn arma Bina ajpanholf.i

vi-v* Biera mn Um l»lnl*lliH0| *"in

itu iwiHr-i.» d» eadif.i «n »m ia

na sua

residência

normal

ds

Sevllha. Don Juan disse, em sua

carta, que depois da morte de

seu pai, o que se deu no dia 28

de fevereiro de 1941, ele

perma-neceu silencioso quanto as suas

divergências com o regime

Fran-co, porque suas declarações

"po-dlam servir como pretexto para

a entrada de tropas

estrangel-rns na Espanha, em auxilio de

regime semelhanto ao

de seu

pala, ou desembarque, em pralns

espanholas, de forças de outros

beligerante.',

cria.Klo,

assim,

uma desordem interna e

fazon-do da Eíipnnha um teatro

du

operações".

Em 10 do novembro dn 1042,

todavia, Pon Juan atnonil, pu*

bliaámehto,

a

"neutrnlldada"

priVIílxo do «onoriii

Franco, *>,

"mftnfn imil*. i.nrdi»", «icrovcu nn

••oaudlllo", uxlglndo <toi« «

tro-nn do rouliiio, mal »<¦ rt-ciitro-nnii*

dn nooltflf nn propoita* da P"ran>

iiiiiHo, »'in

Hitiniiiiinioni?! h

aa*

inim*1, fin adlanUmanko v «n*

i.i*i)i;íl.i ilu |iui|i.|', «(•¦ (|'i« ii H'i»

Vi-rnn "iililnmn*.». n» lilmum iimiii

11 FIVOlUeAQ IdIiiIHmHn". DlHOl»

ilu i',i\n\m. tln fflMlimo lin

Hn-Ilu « om JfliiHHi il^Hc iiiih, lliill

,111(111 InlWH í-HH-i I*

Vm.W,

rtflIH tin ÍU' N)*" •lt*** ¦»« |*'i

iJWi fstm « f«p»ts <•«

,,',!•'

LA PAZ, 16 (A. P.) —• A po-licia está prosseguindo as di-llgenclas em torno de 60 ale-m\et, « Japoneses que Já se en-contram detidos, sob a acusa-çáo de espionagem. O governo emitiu no dia de ontem um co-rnunlcado, revelando a descober-ta de uma vasdescober-ta rede de espio-nagem. No entanto, o embalxa-dor dos EE. UTJ. no Panamá sr. Avra Warren, continua em ba Paz promovendo as Investiga-c.ões que lhe permitirão apresen-tar em Washington Informes sobre a situação boliviana.

A Impressão predominante em todos os círculos da cidade é a de que se deu um grande passo no sentido do reconhecimento do governo, lmpres-ão que íe acha robusteclda pela prisão dos principais elementos da3 colônias alemá e Japonesa, entre os quais encontram-se figuras de relevo da Industria e do co-mercio, quatro professores do Colégio Alemáo e vários empre-gados. Essa medida desvenece-rá n acusação formulada sobre relações entre os nazistas e o governo Vlllarroel, que nfto fot reconhecido em virtude do ar-gumènto do ter Indlnnçõcs

pro-nazistas. Conqunnto nfto haja UOhhuma lnformaçfto de cnrntcr ..flcial snbrn entrevistas ontro o prcHldonto Vlllnrrnül e o om-baixador Avra Warren, Bfttee.it. quo or mesmos JA tlvernm

opor-umlrliulo do sn oiicontrnr.

Não modificaram

a política

WASHINflTON, II (A, P.)

--o ¦K.pri.iiirin d" Eitíâd--o, Q--ordall

llull, om onii'i.vlMn eom fapra*

?onlniiloii ilu Imiiiinnn, iloulnfiiii

hoje, f|iin im

MMnd»»**

itnlfl"»

be]a

(|iii»

n*

KmniiiiH

UnltlM

i'iiim ffl/ecajiflla ao nfl-i wonlia*

1'iNiaiii'i il-i governo fliilviaiioi

hi»» ihüii ti tt, liuíl an« )"•'•

i<h\\»in* nua « «lliifl" (.fl* Ha»

|,|iM Uliiijii* Mtmim* 1'JâHÜ*

*»a an ijU»« >*ií a<* 8 (.rwiii*.

sobre

a

visita

do

embaixador

Warren em La Paz, o sr. Hull

lembrou aos Jornalistas que

to-do o munto-do assumiu a tarefa

de informar aos Estados Unidos

o

que

estava

acontecendo

em

La Paz.

Um dos Jornalistas presentes

perguntou entfto se o

departa-mento de Estado

estava

estu-dando

a modificarão de

sua

política, em relação a

Bolívia,

ao que o sr. Cordell Hull

res-deu que a política dos Estados

Unidos permanecia Idêntica ao

Inicio. Disse mais o sr. Cordell

Hull que nada havia a informar

sobre a Argentina. Eeferlndo-se

a missfto do embaixador

War-ven em La Paz, o sr. Hull

sali-entou que nao queria afirmar

nada que revogue cs pontos de

vistas

de nutrem.

Finalizando

esta entrevista, foi perguntando

ao sr.

Hull se

a situação da

Argentina era diferente da

exi-tente na Bolivia, tendo o

secre-tarlo de Estado an.orlcano

res-pondldo afirmativamente.

ame^a

E3TAMEUL. 16 (A. P.) —¦ O

"premler"

mtvrochnl

Ton

Anto-heaoUi

da

rtumnnltv,

advertiu

Hitler rte que. po povoa reforQOB

niemAc'

n&o c..e<*r,'-*•*.

Imediata-momo ft rumnnln, n tt*\)

""tverrjo

no eniidlrtemvin om I,'be?d9

'**

p»VB

neioelM uma

pau vni

iepn«ado

r,r.n\ f*i» al|Bd09i

Antnncníll

l*?\n

ojflfldo

umn raipoata

at»

hojii

oxii/iiuin n oumprlmante tia pfO"

ipcfifft (l« KlHer fiuniirio n»

pri-iridlfHN tm|inn aovlétleaa atrHvna*

»ni'nm n nnloctcr, nulo» i\* <|""'1R

t\» ftilcwn, Nfto lia Indlelaii on*

H-oiHiiiti, do «na na nlomM» lc*

unam foaiinndíflft k» wílianaiai it*

Antònaieiii

Wfltiíia*

ío*

m\ftn

HlfHMi nua na HiffliHM >**i»i

"í'"1»

»iifii»M fl f\M»M il» pCHlIflN Blai*

ti, O.»..»!'" ¦'" '"''' - .|'ll|.*..|H« |.'ll«

rtttfiHkM » iwvMUd» »mmm,

ras. Numerosos inimigos cal-ram prisioneiros na retaguarda, tendo-se também apreendido material bélico. As forças dos Eistados Unidos se apoderaram de um importante ponto estraté-gico e de observação em Castel-morato, mais de três quilf.me-tros ao norte e três ao oesto de Scaurl.

Pequenas baixas

Anuncia-se que as baixas alia-das foram menores do que so esperava, rios cinco primeiros dias da ofensiva na Itália, gra-ças principalmente aos marro-quinos franceses, que lograram quebrar rapidamente a Unha "Gustav" ao apoderar-se de sua coluna dorsal, que era Monte Maio. Nas últimas 24 horas os franceses tomaram mais qua-tro povoações e aumentaram pa-ra 12 quilômetros seu avanço total, ao conquistar de assalto o Monte Femmara, ao oeste de Ausonia. Sua captura mais lm-portante foi Sangiorgio, cinco quilômetros ao oeste de San Apolinare, na extremidade me-ridtonal do vale do Liri. Caíram ainda em poder dos aliados An-nunziata, Castelnuevo e Casale. As tropas norte-americanas que formam a ala meridicional do 5.° Exército cruzaram o monte a 600 metros do altura e lrrom-peram em Splgno, onde encon-traram os alemães em plena retirada para o noroeste, sem tentarem sequer canhonear as forças de ocupação. Antes de retirar-se, os fascistas alemães demoliram 80 por cento da po-voaçAo e despojaram seus habi-tantes de todos os vlveres e roupas. A aldeia de Capo d'Aqua, ocupada no curso do avanço norte-americano, fez ele-var-se a 23 o número de loca-lidados capturadas pelos aliados em cinco dias,, sendo que o ter-. reno total conquistado ultra-passa os 200 quilômetros quadra-dos. Mais de 1.000 prisioneiros foram feitos nas últimas 24 ho-ras de luta. O 8." Exército cIih-gou fts Imediações da imporion-te localidade de Pignatnro, seis quilômetros an sudoeste de Cas-sino, depois de aprofundnr si.a cabeça de ponte através do rio Rápido por malR quatro quilo-metros. Esta força está ngora a uns sois quilômetros da Unha "Adolf Hltler", no ponto ondo pnnsa entro as fortlflcaçõe.) .Io Ponto Corvo o ptedmonte, «ata última pnrtlçnn olevndn nns ver* lentOR dn Mnnle Pnlrn.

Cessou a resistência

organizada

Ah iropM polonean» quo

*,»-in o nn vanjru&rda allaniii

nnn

montnnhaa nu neroaala de «'nn.

oiiin, aparentemente "n° •*»**•'•*¦¦

-Htm t»'»!' maloraa progreiaoii

•«..ir*

nada

ia

Informeu

aobra

in-ua mevlmantoi iiomi» n

««k-ui-iln dia da iiiiiniha

" flomunl*

finfio d» iin)« inunolou i|iie

"a

fiiíilaioiiila ncKrtHlaarta e*M iU

*•

? •«iiaidaMvala puhi|ií«»iH"h

Inl'

mliai «ua Inmm ifaieari^ilfli

aiinnm

i" **»'''

Mjièril»!*» a

(t-MllfH/a «a I.i «uliifll -I*.

,.„'lllrl l.HíKl'1 /

Fracassa um

movi-mento fascista na

Turquia

Ssus elementos,

custsa-dos pelo Reich,

prsten-diam derrubar o

gover-no republicagover-no de

Ankara

ANGOBA, 16 (Por Leon Kay, da (U .P-) — Anuncia-se que um incipiente movimento

ía-clsta, que se acredita estivesse dirigido.e financiado pelo Reich no sentido de derruba.' o atual governo republicano turco, íoi estrangulado com a prisão dos "lideres''. O movimento era co-necido como "Turanista". Os elementos jovens do movimci to,

principalmente, usavam o anti-go símbolo turco, seja o lobo cinzento, e esposavam ran pro-grama racista à bnse do nazis-mo, dentro do qual era exigido a anexáção de todos cs ter.lto-rios habitados por "turcos de puro sangue". Acredita-se que entre as arcas mencionadas so encontra o Azerbaljan, uma das repúblicas soviéticas no CAuca** so. A Turquia mostrou-se to-lerante para com os turanlstas enquanto o movimento nfto íol alem da propaganda mediante a distribuição de panfletos o pelas colunas de alguns diários, mas as demonstrações nas ruas por algumas centenas de estu-dantes, Isto há duas semanas, deram motivo a que as autorl-dades investigassem o caso. Uma batida na sede do movi-mento turanista revelou que os "nacionalistas" pretendiam der-rubar o governo turco, que seria substituído por um "Comitê do CJuat.ro" consistente em um pri-meiro mandatário, um primei-ro ministprimei-ro, nm presidente para os assuntos navais eum chefe de Estado Maior. A organização teve origem em 1940.

dos últimos vinte e oito, vêm atacando concentrações militares nazistas e tren3 de tropa em Po-lotsk; tendo causado numerosos Incêndios e sete explosões. Todos os aparelhos regressaram do ee-gundo assalto contra Polotsk. entroncamento de cinco vias fer-. reas a noroeste da Rússia Bran-ca. Polotsk fica a 100 qullôme-tros a noroeste da praça forte nazista de Vltebak, e a uns 40 quilômetros a nordeste da fron-telra polonesa de antes de 1930, e é um dos entroncamentos fer-rovlarlos das mais Importantes da frente central onde se con;en-tr.am numerosas forças. O corr.u-nicado de guerra do Alto Coman-do do Exército Vermelho r.nur. • ciou que náo houve inudanç?.-Importantes nas fre,ntes. Ontem 19 áeroplarios Inimigos foram dwrrlbados. No vigésimo quinto. dia, Moscou anuncia que n£o houve mudanças nas frentes principais, com exceção das cpc-rações cie limpeza na Crlmela, na semana passada. A ampla ati-vidaclè da força aérea soviética a quiii atacou 12 objetivos du-rn.nte as últimas cinco noites,, Indica que os russos procurr.m evitar que os fascistas alon-.ães ee preparem para a esperada Ofensiva do Exército Vcrr.-3lho. Os russos transferem forças da . Crlmela para a frente central íora do alcance da força àerçá nazista. Os dois adversários con-centram força para a ofensiva de verão, crue "possivelmente prr-d"-silr.á resultados declslvcs nas plct-iiicies polonesas".

Terre o melhor no sal

moscüu, íe cu. p.y — H...-I-I*

son Salisbur.v) — Na frete meri-dional da Rússia ns estradas es-tão secas, enquanto na frete bo-tentriona.1 mcllioram rapidamente, do modo a permitir a facll rea-Hzaçãò dos ataques das tropas soviéticas, cujas patrulha Já em-preenderam uma serio de opera-ções ao longo de toda a extensa linha de batalha, como prelúdio da ofensiva integral destinad a impor aos nazistas sua retiraria para a Aloma.nha. Entrementes, a aviação russa continua desen-volvendo sua ofensiva estratégi-ca contra os centros vitais C. i comlinicações ferroviárias e rodo-valrias do inimigo, que alimen-tam sua frente desde o Báltico até os Carpatos. Tanto dos rus-sos como os alemães se dedicajn a sondar as linhas adversárias para determinr os pontos onde chegaram reforços para a luta. Assinalaram-se na última jorna-da encontros locais a oeste de Jassy, noroeste de Chisisau e nas cercanias de Stanislavov, na Po-lonia. (Os alemães anunciaram que houve opera.ções locais at» longo da frente dos Carpatos até à cabeça do ponte do Dnlester Inferior. . M.M,MA*/**f/^w*li|i*WMJWAlWl.'lT.<»>V 'V**!' W ;¦' x. rr- -xx- ^r^"x--xxx^ , ; ¦ .:.-;;-| J ir,''x ¦¦ ¦'¦:"; \;-.;::-::' :-xx , .::.x\.'-:\/iy- ;;:.'':.;.;.':%:.;¦'::¦: - }-":-'-x---:x--¦-' «

i:\

/.. ¦-.-:-::

-

-;.-.

¦

.

¦

'

.

'^

• ¦*) ¦.•,..•¦-- .. .'..-••-¦•-. -.-¦.. ¦¦:¦¦'.-¦¦¦:¦.:¦.. ¦¦-.->..¦¦-.,.¦.¦.:.::.-:-¦ .¦:.f.;:-.:>:X---..--- :¦ ¦:.'¦¦¦.¦.'::¦>'¦.¦ :Vi '¦ ''¦ ¦ ',... -*>.y . . .«^^ -x.xx/.p;-x ' y-':'-":;y::'x ftr trtíflfr^P**^wtrW/*WjL*»\n^wUSÍ*-l^y?^WaB,jíC^R^tga^KRjJflBRrHBBP^ízbVq^k*^!

tr4^^^^^"M^^^^ãíx\\^Q^i^^Xm

*• i^^XmS-íaSSS^

¦ i ,,'ih Ino

1

"nl

rn um Kn,...le pnnllAo, o... nlBIimn parlo ai.

Innin

m.i

lh.

n A iAntlco" - na

iftoa ailíl natwlniln e»U

:,,;',.,.o ,iM,..,...H.r,n...i v, lata d apaiina

«mrpajjVM

iinve iin "fei.ie" rom nua "» nnalatna prouupam aa

'„

enWni iwinr

ni.. . I,. Ií

pi"

min

*•«") "" n*»l»n-«nl«

»

L^-^^-**********bm*».«jmWMI!M*M>T^

m

famüM oKmwmmy ,

Referências

Documentos relacionados

Este documento não deve ser utilizado na avaliação dos instrumentos nele referidos, não podendo a COMISSÂO DO MERCADO DE CAPITAIS ser responsabilizada por qualquer perda, directa

Nesse contexto, este paper vincula-se à problemática sobre qual a metodologia adequada para a identificação, classificação, análise e tratamento dos riscos do negócio em

• Se premir o botão do obturador até ao fim, pode tirar fotografias durante a gravação de imagens em movimento.. Indicador do estado de

Medir o desempenho do laboratório é avaliar periodicamente a qualidade em todos os aspectos que são cruciais para o desenvolvimento do negócio.. A garantia do seu

Com uma condução mais leve de palestrar sobre a temática da educação, Robinson, acaba envolvendo seu ouvinte, de modo que, este, construa suas próprias

Interdisciplinaridade: Comunicar-se matematicamente, estabelecendo conexões com as diversas áreas do conhecimento através da oralidade, da escrita e outras formas de

O repertório espanhol para saltério contém, tanto obras breves e simples compostas para os amateurs do instrumento, como também outras mais extensas e complexas concebidas

Levando em conta que os remanescentes da Floresta Ombrófila Mista presentes no Paraná são muito importantes, do ponto de vista florestal e ambiental, trabalhos com o