• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRIA: PRÉ-HISTÓRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRIA: PRÉ-HISTÓRIA"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

HISTÓRIA: PRÉ-HISTÓRIA

1. (G1 - ifsul 2016) Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar esse tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Dessa forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usava instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e de propriedade coletivas.

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/prehistoria/. Acesso em 20 out. 2015.

O texto acima se refere ao período do(a) a) neolítico.

b) paleolítico. c) idade do bronze. d) idade do ferro.

2. (G1 - ifsp 2016) Segundo o historiador Guglielmo, “o período mais longo e a mais antiga era da pré-história é chamada de Paleolítico. Iniciou-se há pelo menos 2,5 milhões de anos, como atestam os instrumentos [...] encontrados no sítio de Hadar, Etiópia, e pode ser estendido há cerca de 10.000 anos”.

(Fonte: GUGLIELMO, Antonio Roberto. A Pré-História. São Paulo: Brasiliense, 1999, p. 35 e 36).

Considerando a Pré-história e a passagem do texto, é correto o que se afirma em:

a) Durante o Paleolítico Inferior ocorreu a produção dos primeiros instrumentos de pedra. b) Durante o Paleolítico Superior foi produzido os primeiros instrumentos de pedra.

c) No decorrer da transição do Mesolítico para o Médio Paleolítico, ocorreu a produção dos primeiros instrumentos de pedra.

d) Foi durante o Paleolítico Inferior que houve a produção dos primeiros instrumentos de ossos e chifres.

e) Durante o Paleolítico Inferior houve a produção de lâminas e agulhas, que possibilitou o surgimento da Idade dos Metais.

3. (Ufsm 2015) No período Neolítico, os caçadores e coletores já haviam adquirido razoável experiência cultural a fim de identificar animais para a caça e plantas para usos diversos. Nesse tempo, por volta de

(2)

10.000 a. C., além de caçar e coletar frutos e sementes, nossos antepassados passaram a ter condição de interferir ainda mais na natureza, domesticando animais e cultivando plantas. Pelos registros existentes, isso teria acontecido primeiramente nas regiões atualmente chamadas de China, América Central, Peru e Oriente Próximo. Essa transformação nas formas de vida no planeta é chamada de revolução

a) ecológica, por ser o primeiro momento de contato entre os seres humanos e a natureza. b) urbana, por haver permitido a fixação e a sedentarização dos humanos.

c) suméria, por ter sido realizada pelos sumérios antes de qualquer outro povo. d) agrícola, por ter permitido maior domínio sobre a natureza e surgimento das aldeias. e) iluminista, por ter se difundido rapidamente em todo o mundo como uma luz.

4. (Upe 2015) O período mais longo considerado a mais antiga Era da Pré-história é chamado de Paleolítico. Ele iniciou-se há pelo menos 2,5 milhões de anos, como atestam os instrumentos simples de pedra encontrados no sítio de Hadar, Etiópia, e se estendeu até 10 000 anos aproximadamente. O modo de produção de sua população hominídea pode ser descrito como o de carniceiros, caçadores, coletores e pescadores.

(GUGLIELMO, Antonio Roberto. A Pré-História: Uma abordagem ecológica. São Paulo: Brasiliense, 1999. p. 35. Adaptado)

Sobre o período descrito no texto, assinale a alternativa CORRETA.

a) Não havia a domesticação de plantas ou animais, com exceção dos cães e, talvez, cavalos, que surgiram só mais para o fim do período.

b) Os grupos humanos se organizavam socialmente em tribos, dado o recente processo de sedentarização.

c) A economia não se limitava às atividades predatórias, considerando uma larga experiência com a agricultura.

d) O Homo sapiens sapiens não pertence a esse período, tendo surgido só no Neolítico.

e) Os instrumentos de pedra confeccionados pelos hominídeos desse período já passavam por um processo manual de polimento.

5. (Uel 2015) Leia o texto a seguir.

A arte pré-histórica é uma arte de linhas e croquis; é uma etapa além da percepção, um artifício que ajuda a reter a imagem na mente. Na arte pré-histórica, encontramos figuras humanas, geralmente armadas, em ação, seja perseguindo animais, lutando ou dançando. Os animais são representados de forma naturalista, ou seja, reproduções de imagens perceptíveis. As figuras humanas, pelo contrário, estão muito estilizadas; se estão em movimento, os braços e as pernas são alargados. O objetivo do artista foi indicar o movimento; as formas são ditadas por sensações internas mais que observação externa. Os dois principais estilos pré-históricos são vitalistas e se acham determinados pela imagem captada exteriormente e pela sensação internamente sentida. A arte pode haver estado associada com ritos, com a intenção de exercer os poderes mágicos através de um retrato fiel que apresenta naturalismo nas representações animais. Já o símbolo estilizado e dinâmico da forma humana é determinado por um sentimento interno.

Adaptado de: READ, H. “Imagen e Idea”. La función Del arte en el desarollo de la conciencia humana. México: FCE, 2003. p.23-31.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as imagens da arte pré-histórica que representam o estilo animal naturalista (reprodução de imagens perceptíveis) e os símbolos estilizados e dinâmicos da forma humana determinados mais pela sensação que pela observação e que buscam indicar o movimento.

(3)

a)

b)

c)

d)

e)

6. (Enem PPL 2015) Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

HALL, P.P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

O texto refere-se ao movimento migratório denominado a) sedentarismo.

b) transumância. c) êxodo rural. d) nomadismo. e) pendularismo.

7. (Uece 2015) Em várias grutas pré-históricas, ricamente decoradas, foram encontradas pinturas retratando cenas de caça, ou animais como o cavalo e o bisão. Assim é a arte rupestre comumente feita

(4)

sobre a pedra que pode também ser encontrada em incisões em ossos e madeira. As pinturas e as incisões rupestres surgiram no período

a) Glacial. b) Paleolítico. c) Mesolítico. d) Neolítico.

8. (Uema 2015) Arte rupestre é o mais antigo tipo de arte da História. Também é conhecida como gravura ou pintura rupestre. Esse tipo de arte teve início no período Paleolítico Superior e é encontrada em todos os continentes. O estudo da arte rupestre favoreceu o conhecimento de pesquisadores em relação aos hábitos dos povos da Antiguidade e a sua cultura. As matérias-primas utilizadas para a expressão artística dos povos da antiguidade eram pedras, ossos e sangue de animais. O sangue, assim como o extrato de folhas de árvores, era utilizado para tingir, constituindo o que devem ser as mais primitivas expressões artísticas, conforme a imagem abaixo.

Durante muito tempo, os povos que assim se expressavam foram conhecidos como ¯ “Pré-históricos”. Essa denominação, hoje em desuso entre a maioria dos historiadores, mas ainda presente nos livros didáticos, está diretamente relacionada ao fato de esses povos

a) desconhecerem a escrita. b) manterem relações comerciais. c) viverem sob a forma de Estado. d) dominarem as técnicas agrícolas. e) ocuparem as margens dos grandes rios.

9. (Uern 2013) O primeiro meio pelo qual o ser humano registrou sua própria existência foi a pedra – as pinturas rupestres mais antigas, encontradas em cavernas da Espanha, datam de cerca de quarenta mil anos atrás.

Quando a escrita foi encontrada na Mesopotâmia, em 4.000 a.C., foi preciso um suporte que a tornasse portátil. A solução foram as tabuletas de argila, pranchas do tamanho de uma folha de papel, gravadas com argila ainda úmida, usando uma ponta afiada de madeira. Se as tabuletas se destinavam a uso definitivo, eram cozidas em fornos, como vasos de cerâmica – se não, eram apagadas. Um estilo de escrita desenvolvido foi chamado cuneiforme.

(Revista Aventuras na História. Edição 114. Janeiro de 2013. p. 14.)

A partir dessas formas de registro, outras foram surgindo e a escrita tornou-se um meio para a transmissão de tradições, transformando-se num veículo de expressão e organização social. Com base na relação entre o surgimento da escrita e a aceleração do desenvolvimento das civilizações, é correto afirmar que

a) tanto nas primeiras civilizações, quanto nas civilizações vindouras, a escrita possui um papel fundamental na cultura.

(5)

b) foi a escrita, à medida em que se transformava em um sistema informacional, a grande responsável pelo surgimento do Estado.

c) não são consideradas “civilizações” as sociedades que não desenvolveram a escrita, já que não deixaram registro de sua cultura.

d) comprovadamente, as civilizações que dominaram a escrita, tais como a Mesopotâmia e o Egito, tornaram-se superiores às demais, dominando-as.

10. (Uern 2013) As gravuras se referem aos monumentos megalíticos, constantes objetos de estudo de arqueólogos e historiadores. Observe.

Acerca dessas formações rochosas misteriosas, devidamente arrumadas na natureza por nossos antepassados, é correto afirmar que

a) são consideradas monumentos pela sua formação. Acredita-se que podem ter surgido durante o período Neolítico (Idade da Pedra) e a finalidade de sua existência não é totalmente conhecida. b) muitas eram contempladas e cultuadas pelos religiosos fundadores da Igreja Católica, que

acreditavam em seus poderes esotéricos e na presença de relíquias sagradas entre as pedras utilizadas em sua construção.

c) são construções feitas por seres detentores de altos conhecimentos, pois a maioria das pedras chega a pesar toneladas. Os templos seriam destinados aos alquimistas e magos, donos do conhecimento científico no período Homérico.

d) algumas são construções de indivíduos solitários, conhecidos como menires (em celta significa “pedras compridas”) e tinham o objetivo comprovado de abrigar as tribos nômades em suas incursões em busca de alimento e moradia.

11. (Uern 2013) Ötzi, o homem do gelo, morto devido a uma flechada 5,3 mil anos atrás, já foi esquadrinhado dos pés à cabeça desde que foi descoberto por um casal de montanhistas alemães nos Alpes italianos, perto da fronteira da Áustria. (...) o seu genoma completo foi apresentado em fevereiro de 2012. Agora, usando os recursos nanotecnológicos de um microscópio atômico, cientistas conseguiram isolar o sangue da múmia. A amostra tem as hemácias mais antigas do mundo de que se têm notícia. Além da constatação de que Ötzi morreu apenas 30 minutos depois da flechada no ombro, a nova técnica poderá ajudar os médicos forenses a pesquisar crimes contemporâneos... os cientistas forenses encontram dificuldades em dizer se o sangue da cena de um crime tem dias ou meses de idade, mas, estudando a elasticidade de 5 mil anos de sangue, esperam ser capazes de fazer uma contribuição real para a compreensão do envelhecimento sanguíneo.

(Revista Aventuras na História. Junho de 2012. p. 8.)

Elucidar os mistérios do cotidiano pré-histórico é uma das funções das pesquisas arqueológicas atuais. A descoberta do passado não é fácil e passa por processos complexos e, às vezes, demorados.

Analise as afirmativas a seguir.

I. Utilizando processos como a coleta e a escavação, a arqueologia estuda os costumes e as culturas dos povos antigos por meio de artefatos, monumentos etc.

II. As informações coletadas devem ser analisadas de forma isolada, de maneira que os antigos vestígios possam ser utilizados apenas numa perspectiva atual e definitiva.

(6)

III. Através da observação somente, os cientistas podem datar fatos e objetos históricos com precisão e interpretar fatos remotos sobre a vida de nossos ancestrais.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) a) I, II e III.

b) II, apenas. c) I, apenas. d) II e III, apenas.

12. (Uern 2012) Leia o texto que ressalta o caráter simbólico da arte rupestre. A arte rupestre

O homem Paleolítico deixou-nos belíssimas representações nas paredes das cavernas e objetos decorativos com fino senso artístico. O cuidado com os mortos, já comum entre os homens de Neanderthal, é enriquecido com símbolos, isto é, sinais com significados, que remetem a uma vida futura. [...] Ele recorre a sinais que não atendem apenas às necessidades básicas, como os animais. O homem inventa sinais, sons e gestos de um valor simbólico porque remetem a algum significado. Esses sinais podem ir além das necessidades de sobrevivência (arte, religião). O elevado nível cultural desse homem já moderno explica seu sucesso e sua difusão por todo o planeta, com uma ampla variedade de expressões, mas sempre um único ímpeto criativo.

(Facchini, Fiorenzo. O Homem. São Paulo: Moderna, 1997, p.36) Com base no texto, analise.

I. A arte foi, sem sombra de dúvida, a primeira forma de expressão do homem primitivo.

II. Os grupos humanos criaram símbolos para representar o mundo em que viviam e seu cotidiano. III. A ausência de documentos escritos deixados pelos seres humanos da Pré-História nos impede de

levantar hipóteses sobre a forma como viveram.

IV. Embora muitas questões fiquem sem respostas, os vestígios arqueológicos encontrados têm-nos permitido conhecer parte do cotidiano Pré-Histórico.

Estão corretas apenas as afirmativas a) I, II, IV

b) I, II, III c) II, IV d) III, IV e)

13. (Ufrgs 2008) A Idade da Pedra costuma ser dividida em três períodos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

Associe as cinco características da Idade da Pedra listadas a seguir, no bloco inferior, aos períodos citados no bloco superior.

1 - Paleolítico 2 - Mesolítico 3 - Neolítico

( ) domesticação de animais ( ) descoberta do fogo

( ) formas e motivos abstratos na arte ( ) artefatos de pedra lascada

(7)

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) 3 - 1 - 2 - 1 - 3. b) 1 - 3 - 1 - 2 - 3. c) 2 - 1 - 3 - 3 - 1. d) 1 - 2 - 3 - 2 - 1. e) 3 - 2 - 1 - 3 - 2.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: UMA GALINHA É CULTURA TAMBÉM

Além dos seres vivos e da matéria cósmica, existem, também, coisas culturais, muitíssimo mais complicadas. Chama-se cultura tudo o que é feito pelos homens, ou resulta do trabalho deles e de seus pensamentos. Por exemplo, uma cadeira está na cara que é cultural porque foi feita por alguém. Mesmo o banquinho mais vagabundo, que mal se põe em pé, é uma coisa cultural. Uma galinha é cultura também, porque feita pelos homens. Sem a intervenção humana, que criou os bichos domésticos, as galinhas, as vacas, os porcos, os cabritos, as cabras, não existiriam. Só haveria animais selvagens. Uma casa qualquer é claramente um produto cultural, porque é feita pelos homens. A mesma coisa se pode dizer de um prato de sopa, de um picolé ou de um diário. Mas estas são coisas de cultura material, que se pode ver, medir, pesar.

Há, também, para complicar, as coisas da cultura imaterial, impropriamente chamadas de espiritual - muitíssimo mais complicadas. A fala, por exemplo, que se revela quando a gente conversa, e que existe independentemente de qualquer boca falante, é criação cultural. Aliás, a mais importante. Sem a fala, os homens seriam uns macacos, porque não poderiam se entender uns com os outros, para acumular conhecimento e mudar o mundo como temos mudado. A fala está aí, onde existe gente, para qualquer um aprender.

Além da fala, temos as crenças, as artes, que são criações culturais, porque inventadas pelos homens e transmitidas uns aos outros através das gerações. Elas se tornam visíveis, se manifestam, através de criações artísticas, ou de ritos e práticas - o batizado, o casamento, a missa - em que a gente vê os conceitos e as ideias religiosas ou artísticas se realizarem...

(Adaptado de: RIBEIRO, Darcy. Noções de Coisas. São Paulo: Ed. FTD, 1995.)

14. (G1 - cps 2008) O texto e a tabela comparativa relacionam, do ponto de vista científico, o homem de Neandertal e o Homo sapiens, segundo dados de uma pesquisa realizada na Universidade de Wyoming, liderada pelo cientista Jason Shogren.

O 'Homo sapiens' - homem atual - surgiu há aproximadamente 150 mil anos, possivelmente na África e, desde então, vem evoluindo e aumentando seu número.

Por outro lado, o homem de Neandertal surgiu há aproximadamente 200 mil anos e tinha certas vantagens naturais em relação ao sapiens, pois seu corpo mais atarracado e forte, com ossos mais robustos e caixa torácica mais larga, tornava-o mais adaptado aos rigores do frio.

No entanto, há aproximadamente 27 mil anos atrás, os homens de Neandertal entraram em extinção, menos de 10 mil anos depois da chegada do 'Homo sapiens' à Europa. A proximidade entre as duas datas faz do sapiens o principal suspeito dessa extinção.

(8)

De acordo com as informações fornecidas no texto e na tabela, assinale a alternativa correta.

a) Os homens de Neandertal morreram de fome e frio, porque utilizavam ferramentas rudimentares, não conheciam o fogo e não caçavam.

b) Os homens de Neandertal eram melhores do que os sapiens no comércio e na divisão de trabalho. c) Os 'sapiens' não apresentavam linguagem inteligível, o que impediu a divisão de tarefas e a

organização dos grupos.

d) Os homens de Neandertal expressavam suas ideias, experiências e sentimentos através de esculturas e hieróglifos nas paredes das cavernas.

e) Os 'sapiens', apesar de mais fracos fisicamente, com o passar do tempo, ultrapassaram os homens de Neandertal na organização dos grupos e na tecnologia.

15. (Enem 2007)

A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil. b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros. c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil. d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.

e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial. 16. (Ufrgs 2006) A denominação "Revolução Neolítica", cunhada nos anos 60 pelo arqueólogo Gordon

(9)

Childe, refere-se a uma série de intensas transformações. Entre essas mudanças, é correto citar a) a criação do poder político centralizado associado ao domínio do poder religioso.

b) o desenvolvimento de conglomerados urbanos baseados no trabalho escravo. c) a instituição privada das terras, com o cultivo de cereais e a criação de animais.

d) o surgimento da divisão natural do trabalho, com a atribuição de papel produtivo relevante à mulher. e) a transição da economia de subsistência para uma economia industrial.

17. (Ufpb 2006) Tendo em vista os conhecimentos atuais sobre a evolução humana, na chamada Pré-História, marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as caracterizações a seguir:

( ) 'Australopithecus': considerado o mais antigo hominídeo, tinha postura ereta e crânio pequeno, sendo conhecidas, pelo menos, seis de suas espécies.

( ) 'Homo neanderthalensis': conviveu com o 'Homo sapiens', era capaz de criar ferramentas e armas mais sofisticadas, além de enterrar seus mortos e viver em cavernas.

( ) 'Homo sapiens': única espécie de hominídeo sobrevivente, desenvolveu e aprimorou a linguagem, técnicas como o uso do fogo, instrumentos de trabalho e armamentos, sendo capaz de se expressar através de linguagem simbólica, como em pinturas no interior das cavernas.

A sequência correta é: a) VFV b) FVF c) FFV d) VVF e) VVV 18. (Ufpel 2006) Texto 1

"Em todo o mundo, a leste e a oeste, as populações começaram a trocar a dependência às hordas de grandes animais "muitas das quais em rápido declínio" pela exploração de animais menores e de plantas. [...] Onde as condições fossem particularmente adequadas [...], as peças do quebra-cabeça da domesticação se acomodaram e os coletores transformaram-se em agricultores."

CROSBY, Alfred W. "Imperialismo ecológico". São Paulo: Companhia das Letras, 1993. Texto 2

"Os historiadores acostumaram-se a separar a coleta e a agricultura como se fossem duas etapas da evolução humana bastante diferentes e a supor que a passagem de uma à outra tivesse sido uma mudança repentina e revolucionária. Hoje, contudo, admite-se que essa transição aconteceu de maneira gradual e combinada. Da etapa em que o homem era inteiramente um caçador-coletor passou-se para outra em que começava a executar atividades de cultivo de plantas silvestres [...] e de manipulação dos animais [...]. Mas tudo isso era feito como uma atividade complementar da coleta e da caça."

In: VICENTINO, Cláudio. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2005.

Os textos analisam

a) o final do Período Neolítico e se posicionam de forma convergente quanto ao papel revolucionário desempenhado pela agricultura e pela domesticação dos animais.

b) o início do Período Neolítico e divergem entre si a respeito da existência da Revolução Neolítica, pois enquanto um indica uma transformação radical, o outro destaca a simultaneidade da caça, coleta e agricultura.

c) o início do Paleolítico Inferior e são contraditórios entre si, no que se relaciona aos efeitos da agricultura, dentre eles a sedentarização humana.

(10)

d) o final do Paleolítico Superior, no momento em que ocorreu a Revolução Agrícola, ambos afirmando que a caça e a coleta foram suprimidas pela agricultura.

e) a Transição Mesolítica, e concordam que, com o cultivo das plantas e a criação de animais, ocorreu a suspensão das atividades de caça e coleta, provocando a Revolução Neolítica.

19. (Ufpe 2003) Faz muito tempo que o diálogo sobre a origem do homem vem revelando descobertas científicas e esclarecendo, mesmo que de maneira provisória, a expansão dos seres humanos pelo planeta terra. Descoberto há poucos anos, o 'Australopithecus garhi' é considerado:

a) um ancestral do homem que viveu entre quatro e três milhões de anos atrás. b) o elo perdido entre o 'homo habilis' e o 'homo erectus'.

c) da espécie a que pertencia Lucy, o mais famoso dos antepassados da humanidade.

d) um hominídeo que viveu entre o 'Australopithecus aferensis' e os 'Homo habilis' e 'erectus'.

e) um ancestral do homem de cérebro menor e menos inteligência que os 'Australopithecus boisei' que viveram na África, há cerca de dois milhões de anos atrás.

20. (Ufpe 2002) Em relação ao momento em que homens e mulheres se colocaram como seres históricos no mundo, é correto afirmar:

a) A invenção da escrita, da roda, do fogo é o que caracteriza os povos, considerados com história, que se estabeleceram às margens do rio Nilo, há milhões de anos.

b) A história da humanidade teve início na região conhecida na Antiguidade por Mesopotâmia, quando se inventou a escrita.

c) As pesquisas arqueológicas vêm apontando que a história humana teve início há um milhão de anos, em várias regiões do globo terrestre, simultaneamente.

d) Entre 4 e 6 milhões de anos atrás, surgiram na África os primeiros antepassados do ser humano com os quais teve início a história da humanidade.

e) O elemento preponderante no reconhecimento dos homens e mulheres como seres históricos é a invenção da linguagem, há 2 milhões de anos, no continente europeu.

21. (Ufrgs 2001) Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua utilização. Não obstante, os estudos paleontológicos, antropológicos e arqueológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização. Sobre esse processo, analise as afirmações abaixo.

I - As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se hominídeos, como comprovam os achados dos fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros.

II - Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o 'Homo Sapiens', existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente. III - As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente. Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades técnicas e de conhecimentos que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios.

Quais estão corretas? a) Apenas I.

b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e III. e) I, II e IIl.

(11)

a) no Paleolítico inferior, viveram os primeiros bandos de 'Australopitecos', 'Pithecantropus', 'Sinantropus' e 'Paleontropus', todos pertencentes à família dos homínidas.

b) os homínidos do Plistoceno, ao contrário dos homínidos do Paleolítico inferior, se constituíam em uma única espécie.

c) com base nos estudos dos artefatos produzidos pelos homínidos, foram classificadas duas culturas: a cultura do núcleo e a cultura das lascas.

d) vivendo em bandos, os homínidos desenvolveram cooperação, produção e transmissão de conhecimento.

e) segundo estudos geológicos, e paleontológicos, os ancestrais do 'Homo sapiens', assim como o 'Homo sapiens', última espécie homínida, surgiu no Plistoceno.

23. (Ufrn 2001) A prática da agricultura e a criação de rebanhos implicaram alterações nas sociedades neolíticas.

Nesse contexto, em diversas comunidades do Oriente Próximo, identifica-se, entre outras transformações, o(a)

a) desenvolvimento de Impérios caracterizados pelo afastamento das tradições mítico-religiosas em favor de um pensamento racional e naturalista.

b) ampliação das atividades lucrativas, como, por exemplo, o comércio realizado pelos estrangeiros e seus escravos nos domínios das diversas cidades.

c) surgimento de uma prática política descentralizadora, que permitiu o livre desenvolvimento econômico das diferentes regiões ocupadas.

d) diferenciação social baseada na riqueza e no poder, com o surgimento do Estado, instrumento de controle e apropriação dos recursos naturais.

24. (Ufpe 2001) Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta.

a) A história e a Pré-História só podem se diferenciar pelo critério da escrita. Logo, aqueles historiadores que não concordam com esse critério estão presos a uma visão teológica da História.

b) Esta afirmação não encontra qualquer contestação dos verdadeiros historiadores, pois ela é uma prova irrefutável de que todas as culturas evoluem para a escrita.

c) Os historiadores que defendem a escrita como único critério que diferencia a História da Pré-História reafirmam a tradição positivista da História.

d) A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré-História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante.

e) Os únicos historiadores que defendem a escrita como critério são os franceses, em razão da influência da filosofia iluminista.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5×109 anos),

com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quarto horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!

25. (Enem 1999) O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de a) 365 anos.

b) 460 anos. c) 900 anos. d) 10000 anos. e) 460000 anos.

(12)

Assinale aquela que sofreu solução de continuidade quanto ao seu desenvolvimento.

a) A procura dos homens do neolítico pelas margens dos rios para se fixarem devido à secura do clima e à escassez de água.

b) A sedentarização do homem, o desenvolvimento do cultivo do solo, de técnicas de caça e a domesticação de animais.

c) A cultura dolmênica desenvolvida em parte da Europa.

d) O surgimento dos primeiros aglomerados urbanos devido à necessidade dos indivíduos se defenderem de saques e agressões.

e) O aparecimento dos primeiros trabalhos em metal, em barro e em lã.

27. (Ufpe 1996) Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?

a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.

b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo. c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.

d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.

e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos. 28. (G1 1996) As pinturas rupestres no paleolítico, tinham um significado mágico porque:

a) expressavam o culto aos deuses. b) expressavam os valores religiosos. c) expressavam deuses antropozoomórficos. d) possuíam um caráter expressionista.

e) ao representar cenas de caça e animais, os homens primitivos desejavam sucesso na caça. 29. (G1 1996) São fatos ligados à Revolução Neolítica:

a) Vida nômade e organização em tribos. b) terras pertencentes ao Estado e escravismo.

c) domesticação de plantas e animais e sedentarização do homem. d) escravidão, impostos em trabalho e vassalagem,

e) pintura em cavernas, vida nômade, caça e coleta de vegetais.

30. (Ufpe 1995) "Já se afirmou ser a Pré-História uma continuação da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura".

Sobre a Pré-História, qual das alternativas a seguir é incorreta?

a) Várias ciências auxiliam o estudo, como a Antropologia, a Arqueologia e a Química.

b) A Pré-História pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.

c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.

d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.

e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram os Australopitecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

31. (Fuvest 1994) Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem - pode-se afirmar que:

a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.

b) ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, à partir desta para a América.

c) como tantas outras invenções teve origem na China, donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.

d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).

(13)

e) de todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.

(14)

GABARITO:

Resposta da questão 1: [B]

A questão aponta para o período do Paleolítico ou Pedra Lascada. Este período foi o primeiro e mais longo do desenvolvimento humano, que vai desde o surgimento do homem na terra até mais ou menos 10.000 a.C. Neste contexto, o homem não interferia na natureza para produzir alimentos, vivia da pesca, caça, coleta, possuía uma vida nômade.

Resposta da questão 2: [A]

A produção dos primeiros instrumentos de pedra lascada na Pré-História ocorreu durante o Paleolítico Inferior.

Resposta da questão 3: [D]

A chamada Revolução Neolítica ou Revolução Agrícola diz respeito ao advento da agricultura e suas consequências no período Neolítico.

Resposta da questão 4: [A]

A domesticação de animais e, principalmente, de plantas – que convencionamos chamar de agricultura – foi uma característica marcante do período Neolítico, posterior ao Paleolítico.

Resposta da questão 5: [C]

Somente a proposição [C] está correta. A questão remete a Arte na Pré-História. Por ser um período muito longo, os historiadores a dividiram em três períodos: Paleolítico Inferior, Paleolítico Superior e o Neolítico. No Paleolítico superior havia o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista a captava. A arte retrata o que o artista vê. O Bisonte é uma pintura rupestre encontrada numa das grutas na Espanha que caracteriza o Paleolítico Superior. A Arte no período Neolítico abandonou o estilo

Naturalista, surgindo um estilo simplificador e geometrizante. São sinais e figuras que mais sugerem do que reproduzem os seres. É a primeira grande transformação na história da arte. A arte neolítica levou ao surgimento da escrita.

Resposta da questão 6: [D]

Durante o período Paleolítico, devido ao frio e à constante falta de alimentos, os homens praticavam no nomadismo, ou seja, transferiam-se de um lugar para outro, constantemente.

Resposta da questão 7: [B]

(15)

A arte rupestre, característica da Pré-História e uma das principais fontes para análise desse período, surgiu durante o chamado Período Paleolítico Inferior.

Resposta da questão 8: [A]

Somente a proposição [A] está correta. A questão remete a Arte rupestre que caracterizou os primeiros agrupamentos humanos em uma época em que não havia escrita. O termo Pré-história tem um viés Positivista considerando que esta doutrina entende que fonte documental só pode ser escrita, logo onde não há escrita não há História. A partir de 1930 na França com a Escola das Analles e a Nova História, ampliou-se a noção de documento histórico. Vasos, pinturas, vestígios humanos, entre outros podem servir como matéria prima para o historiador construir sua narrativa histórica. Desta forma, o termo Pré-história entrou em desuso embora ainda está presente nos manuais de História. Vale a pena o professor discutir este aspecto em sala de aula.

Resposta da questão 9: [A]

A proposição [A] está correta. O surgimento da escrita por volta de quatro mil anos antes de Cristo na Antiguidade Oriental, Mesopotâmia e Egito, foi um acontecimento histórico muito importante do ponto de vista político, econômico e cultural. Graças à escrita foi possível registrar cenas da vida cotidiana. O Positivismo do século XIX concebia a escrita como um fato histórico que demarcava a Pré-História da História, ou seja, na visão Positivista só há História com o surgimento da escrita. As demais alternativas estão incorretas. A partir de 1930, a Escola dos Analles e posteriormente a História Nova ampliou a noção de documento. Assim, povos com ou sem escrita fazem história e podem ser considerados civilizados. As civilizações como o Egito e a Mesopotâmia não podem ser consideradas superiores as outras porque possuíam a escrita.

Resposta da questão 10: [A]

A proposição [A] está correta. Segundo a professora Graça Proença em seu livro História da Arte (editora Ática, 2000, página 16) o homem no período do Neolítico começou a abandonar as cavernas e a

construir suas próprias moradias como os nuragues que consistem em edificações de pedra sem nenhuma argamassa e em forma de cone truncado. Construíram também os dolmens como o santuário de Stonehenge na Inglaterra. Consistem em duas ou mais pedras fincadas verticalmente no chão como se fossem paredes e uma grande pedra colocada na vertical sobre elas parecendo um teto. Até hoje a história e a antropologia não sabem o motivo destas construções. As alternativas [B], [C] e [D] estão erradas. Os cristãos não cultuaram ou contemplaram estes monumentos. Conforme afirma a proposição [A] não se sabe até hoje o motivo da construção destes monumentos de pedra.

Resposta da questão 11: [C]

A alternativa [C] é a única correta. Desvendar a vida em toda sua dimensão na Pré-História é tarefa complicada e, muitas vezes, demorada. Através de escavações dos arqueólogos e a descoberta de inúmeros vestígios de povos da Pré-História os cientistas se utilizam dos recursos da nanotecnologia para melhor compreensão deste contexto. Somente a assertiva [I] está correta. Todo material e informação coletados devem ser analisados não de forma isolada, mas considerando o contexto histórico, tempo e espaço. Os cientistas para compreender a vida de nossos antepassados necessitam de muitos recursos e não somente a observação.

Resposta da questão 12: [A]

(16)

A afirmativa [III] está errada porque a ausência de escrita não descaracteriza os acontecimentos históricos. As atividades não escritas dos homens pré-históricos caracterizam a História e revelam como era a vida nessa época.

Resposta da questão 13: [A] Resposta da questão 14: [E] Resposta da questão 15: [C]

É fundamental o conhecimento de que as pinturas rupestres, realizadas em cavernas, são características de povos da pré-história, caracterizados pelo nomadismo e pela ausência de produção – viviam da caça, pesca e coleta. O principal sítio arqueológico no Brasil, onde se identificam tais características, fica em São Raimundo Nonato, no Piauí.

Resposta da questão 16: [D] Resposta da questão 17: [E] Resposta da questão 18: [B] Resposta da questão 19: [D] Resposta da questão 20: [D] Resposta da questão 21: [D] Resposta da questão 22: [B] Resposta da questão 23: [D] Resposta da questão 24: [C] Resposta da questão 25: [D]

O texto determina que o homem passou a “plantar e colher” há uma hora. Dessa forma, ao

estabelecermos uma relação matemática proposta pelo enunciado, temos 10000 anos, ou seja, durante o período neolítico, quando houve a “revolução agrícola”, momento em que alguns grupos humanos se tronaram produtores e se sedentarizaram.

(17)

Resposta da questão 26: [C] Resposta da questão 27: [E] Resposta da questão 28: [E] Resposta da questão 29: [C] Resposta da questão 30: [E] Resposta da questão 31: [D]

Referências

Documentos relacionados

O padrão de distribuição das espécies, através do índice de dispersão de Morisita, indicou um padrão de distribuição espacial agregado para Angico, Canjerana,

Pré-História Idade Antiga Idade Média Idade Moderna Idade Contemporânea *Paleolítico *Neolítico *Idade dos Metais *Mesopotâmia *Egito *Grécia *Roma *Arte *Paleocristã *Arte dos

O modelo narrativo de Duby, segundo Le Goff, estava conectado à sua vontade de seduzir as pessoas para que elas gostassem mais da História; por outro lado, ele também não queria

Imagens do Sítio Arqueológico Abrigo do Morcego, no Município de Carnaúba dos Dantas/RN, Brasil.. 64 Percebe‐se que todas essas imagens constituem elementos bastante significativos

In Rumos da História 7, Aníbal Barreira e Mendes Moreira, EDIÇÕES ASA FOTOGRAFIAS DE ANABELA MATIAS DE MAGALHÃES... VANTAGENS

In Rumos da História 7, Aníbal Barreira e Mendes Moreira, EDIÇÕES ASA DESENHO DE ANABELA MATIAS DE MAGALHÃES.. FOZ CÔA – CANADA

O objectivo primeiro deste texto era o da apresentação e discussão de 3 sítios com arte rupestre de tradição esquemática (pintura e gravura), pré-históricos, situados no Norte

Não obstante, Carr estava preparado para admitir, um tanto cautelosamente, que o progresso ocorre no estudo da história assim como no desenvolvimento da sociedade, e que o