• Nenhum resultado encontrado

Indústria do Cimento Portland. Cartilha relacionada a produção mais limpa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Indústria do Cimento Portland. Cartilha relacionada a produção mais limpa"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Indústria do

Cimento Portland

Cartilha relacionada a produção mais limpa

(2)

Indústria do Cimento Portland

Ficha Técnica:

Ádria Joyce Melo dos Santos (Introdução)

Antônio Deci Correio Junior (Tipo de Indústria)

Cícero Vinícius Matias Ferreira (Objetivos)

Pedro Jacinto Leite Fernandes Távora (Como a Indústria polui)

Romullo Leite Pessoa de Oliveira (Produção mais limpa)

William Alves Lima (Design)

Disciplina:

Projeto Integrador- Gerenciamento Ambiental e tecnologia mais

limpa

Orientador:

LUCAS MELO MACHADO

Instituição:

Centro Universitário Paraíso-UNIFAP

(3)

Sumário:

INTRODUÇÃO:...4

OBJETIVOS:...4

TIPO DE INDÚTRIA:...5

COMO ESTE TIPO DE INDÚSTRIA POLUI OU CONTAMINA:...10

SUGESTÃO PARA UMA PRODUÇÃO MAIS LIMPA:...12

COMO PODE SER IMPLEMENTADO UM PROGRAMA DE PRODUNÇÃO MAIS LIMPA:...12

REFÊNCIAS:...13

(4)

Introdução:

A presente cartilha tem como objetivo descrever os processos de produção, emissão de poluentes e a importância do cimento Portland, visando uma produção mais limpa, buscando soluções voltadas para conter os impactos ambientais sem comprometer a capacidade de atender as gerações futuras no requisito de afetar o meio ambiente e saúde do ser humano.

No entanto, a produção do cimento gera impactos no meio ambiente e na saúde do ser humano, em todas as suas fases de produção. Embora o setor está cada vez mais se aperfeiçoado, e para esse tipo de impactos não acontecerem, com o uso de novas técnicas e equipamentos que geram menos problemas. Há impactos que causa danos à saúde, desde a extração de matéria-prima, que gera degradação e alterações no ambiente natural próximo às fábricas e às áreas de mineração, até a fase de clinquerização gera impactos, com forte emissão de gases de efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono(IPCC, apud MCT, 2006).

Obras cada vez mais procuradas e indispensáveis, que propiciam aconchego, bemestar, proteção barragens, pontes, viadutos, edifícios, estações de tratamento de água, rodovias, portos e aeroportos -e o contínuo d-e novos produtos -e aplicaçõ-es faz-em do cim-ento um dos produtos mais consumidos da atualidade, conferindo uma proporção estratégica à sua produção e comercialização. (BASILIO, 1983).

No entanto, a cartilha foi desenvolvida com o intuito de auxiliar as indústrias de cimento Portland para ter um projeto de uma produção mais limpa, sem gera muitos resíduos, diminuir a emissão de CO2

durante toda a sua produção.

Objetivos:

A presente cartilha tem como objetivo principal expor as vantagens e desvantagens da utilização do Cimento Portland na construção civil, uma vez que esse mercado se desenvolveu de forma exponencial nos últimos anos, entretanto apenas com a descoberta e criação de alguns materiais foi o que forneceu a esse área de trabalho esse desenvolvimento espetacular, como a criação do Cimento Portland, o qual abriu um novo leque de possibilidades de desenvolvimento para esse setor, entretanto essa descoberta também apresenta alguns malefícios alguns dos quais serão expostos a partir de agora.

No entanto, se tivesse possibilidade de a indústria do cimento for um país, seria o terceiro maior emissor de CO2do mundo, só pedia para China e os EUA. A indústria do cimento participa com mais CO2 do que a queima de combustíveis fósseis pela frota global de aviões (2,5%) e não fica atrás da indústria do agronegócio (12%) (Rodgers, Lucy BBC News ).

(5)

Tipo de Indústria:

Conheça os personagens:

Cimestre: Ele está atento a tudo, sempre disposto a ensinar como é produzido o

cimento Portland, ele sabe como a fabricação é importante e também como cuidar do meio ambiente.

Joãozinho: Ele, como você, é dedicado e está disposto a

aprender com a gente e ensinar também.

Esse dialogo entre Cimestre e Joãozinho, vai explicar um

pouco de como funciona o processo de fabricação do Cimento

Portald.

(6)

Olá pessoal, Nós

voltamos! E dessa vez, vamos aprender sobre a indústria de Cimento Portland

.

Você sabia que o cimento Portland é o aglomerante mais consumido do mundo,

foi desenvolvido no século XIX, na Inglaterra, por Joseph Aspdin, que obteve

uma patente pelo material em 1824.

Isso mesmo Joãozinho. O cimento Portland atualmente é o mais importante aglomerantes pegando

no mundo, ele é utilizado em praticamente em todas as construções, nas edificações. o

cimento está presente desde a etapa de fundações até o

acabamento. Joãozinho, agora vamos mostrar um pouco como é a produção de cimento Portland na indústria.

Adorei a ideia Cimestre, é bom que vamos acompanhando tudo de

(7)

Vamos descobrir que fabricar cimento é mais ou menos como fazer um bolo,

Primeiro é extraído o calcário e moído em pedacinhos pequenos de mais ou menos 3 polegadas.

Sabemos também que como o calcário sai de uma mina, cada parte da mina tem um calcário diferente, então para garantir que o cimento esteja sempre na

mesma qualidade, ele precisa fazer várias analises nos laboratórios, depois

mistura o calcário para ficar tudo homogêneo.

Depois disso o calcário é misturado com minério de ferro e argila. Essa mistura dos três materiais é chamando de farinha, que sai das balanças e vai para o moinho para misturar muito bem e transformar tudo em pó.

Calcário Minério de ferro Argila Moinho

+

+

=

Fonte: Biotec,2019. Fonte: Noticias Mineração,2018. Fonte: Mundo cerealista,2018.

Fonte: Escolakidsuol, 2019

(8)

Pó de farinha entra na torre de pré-calcinação que esquenta até 1000°C

para entrar no forno. Pré-calcinação

E o que sai do forno são pedrinhas, chamadas clínquer. Sabia que ele é praticamente cimento, se você colocar água ele já ia

endurecer, mas ele não

serve para a construção. Sério Cimestre?

😱😱😱

Sério, antes ele tem que ser misturado com mais três ingredientes, o gesso, a escória e um pouco de calcário cru,

tudo isso tem que ser bem misturado no moinho.

Gesso Escória Calcário cru

+

+

=

Moinho do cimento

(9)

E depois disso tudo, o cimento está pronto cimestre?

Sim, Joãozinho, agora é só embalar.

Adorei, aprendi muito e ensinei também né Cimestre kkk, agora

deixa eu perguntar uma coisa, o cimento polui o meio ambiente?

Polui sim Joãozinho, vamos aprender ao longo da cartinha, que

nossos queridos ajudantes vão ensinar.

(10)

Como esse tipo de indústria polui e contamina:

O processo da fabricação do cimento tem sido um grande gerador de impactos tanto ambientais, como também sociais. Impactos relacionados com a população causavam conflitos com seus habitantes por questões associada à saúde humana, tais como: contaminações no ar, na água ou no solo. Atualmente, nem todas as fábricas de cimento são problemáticas, já que parte delas vem cada vez mais se comportando de forma a atender legislações, buscando sempre poluir menos o meio ambiente, de forma eficaz. (IPCC, apud MCT, 2006). A fabricação do cimento não é tão simples como parece, além de ter vários impactos que querendo ou não afeta o nosso ambiente e a nossa saúde, requer também muita energia e diferentes mecanismo, além disso, alguns combustíveis que alimenta os fornos são na maior parte das vezes, fontes renováveis, como o petróleo e o carvão, no entanto pode ser também aproveitando resíduos. Como pode ser visto na Figura 1 e Figura 2, mostra o CO2liberando pela indústria de cimento, que é uma das causas dos impactos ambientais.

De pequenas, as grandes construções, nas casas simples ou luxuosas, em obras, no mundo todo tem cimento. Cimento é uns dos matérias mais utilizados no mundo e é a principal matéria da construção civil, o problema da fabricação dele é que afeta a nossa saúde e o meio ambiente. A indústria de cimento é responsável por 8% de emissão de CO2do mundo, além disso, polui o ar e a saúde de quem mora próximos as indústria, mais também

aquelas pessoa que mora perto da extração das matérias primas sofre muito com problemas respiratório. Cimento não vai deixar de ser usando, mais pode minimiza esses impactos, como por exemplos, construções mais limpa com menos cimento e exploração de forma sustentável. A produção de cimento tem a tendência de aumentar cada vez mais a sua produção, o jeito é encontra alternativas para reduzir os impactos ambientais com técnicas sustentável. (TVJONAL, 2019)

Segue um fluxograma (na figura 3) em que se explica melhor as etapas de fabricação do cimento Portland citando que são as entradas (como o calcário) e também está contidos as saídas (com CO2).

Fonte: Votorantim,2016

Fonte: Wscom,2016

Figura 2

(11)

Mostrando no fluxograma a saída dos matérias forma colocando de acordo com a emissão de poluente afetando tanto a saúde, quanto o meio ambiente.

A indústria de cimento é caracterizada pelo seu elevado potencial poluidor. Durante seu processo de fabricação, não são produzidos resíduos sólidos, pois as cinzas formadas durante a queima dos combustíveis no forno rotativo são incorporadas ao clínquer. Porém, ocorre uma elevada emissão de poluentes gasosos e de material particulado, algumas indústria já estão usando meio para evitar muita contaminação no meio ambiente e na saúde da população. Alguns dos resíduos são utilizados para alimentar o forno, como por exemplo, pneus. (WBCSD, 2009).

Grande parte do processo de produção do cimento consome uma quantidade significativa de combustíveis fósseis como fonte de energia térmica, bem como para o funcionamento de equipamentos, como veículos de transporte e esteiras transportadoras. Os composição química das matérias primas e combustíveis utilizados podem variar de acordo com o objetivo da empresa e irão determinar os tipos de poluentes emitidos, bem como suas taxas de emissões. A etapa de clinquerização é considerada uma das mais poluentes (RENÓ, 2007).

11

(12)

SUGESTÕES PARA UMA PRODUÇÃO MAIS LIMPA:

O grande fluxo de minérios extraídos da natureza pela indústria da construção civil levanta um alerta sobre a busca de medidas para reduzir a quantidade de material que está sendo extraído anualmente. A partir disso, uma das medidas seria a de reutilização do cimento Portland que não irá impactar de forma tão sublime no ambiente seria a da “Reciclagem de Concreto” que depende apenas da análise do estado em que o material se enconcontra e em sua maioria pode ser reciclável como o sugerido pela AMDA (Associação Mineira de Defesa do Ambiente).

Qualquer concreto pode ser reciclado, desde que o uso adequado seja selecionado e as restrições técnicas sejam observadas. Os escombros de edifícios reciclados podem substituir em grande parte o agregado natural usado na produção de concreto. Apenas concreto com poluentes (como sulfato de cálcio, cloreto e graxa) pode danificar as propriedades do concreto no estado fresco e endurecido e, portanto, não pode ser usado como matéria-prima.(AMDA, 2011, AMDA- Projeto Ciclo Vida) .

Outra sugestão para a redução da emissão de poluentes provocadas pela reação exotérmica que ocorre durante a preparação da argamassa seria um aumento demasiado na produção do CP-III (Cimento Portland do tipo três com adições de escória de alto forno) o qual possui uma menor quantidade de Clínquer que foi adicionado em sua composição durante a sua fabricação, já que o clínquer é o maior responsável pela poluição provocada pelo cimento pois estão contidas no mesmo elementos que durante a preparação da argamassa ou concreto são liberados no meio ambiente como o dióxido de carbono e o monóxido de enxofre.

Também é conhecido como cimento ecologicamente correto por utilizar menos clínquer em sua composição, portanto, além de economizar depósitos naturais, também libera menos CO2 na fabricação. Por ter menor dissipação de calor e aderência mais lenta, é um concreto com um longo tempo de pega, por isso é muito utilizado em fábricas de concreto e proporciona bom tempo de processamento na concretagem de lajes e outras peças. Em termos de estrutura, além de atingir uma elevada resistência final.(Claros, Cimentos Montes, 2017, CimentoMontesClaros.com).

COMO

PODE

SER

IMPLEMENTADO

UM

PROGRAMA DE PRODUNÇÃO MAIS LIMPA NESTE

TIPO DE INDÚSTRIA:

Para que sejam realizados programas de implementação de produção mais limpa na indústria do cimento, terão que ser realizados visita técnicas, por técnicos especialistas, para buscarem uma forma de reduzir os impactos ambientes causados com a produção do cimento na natureza . Dentro da empresa terá que ter um Eco time, um grupo de funcionários da empresa que serão os responsáveis por guiar nesse processo de produção mais limpa, será necessário que averiguem toda a situação, e analisem os pontos que poderão ser mudados dentro do processo de fabricação do cimento. Será necessário a criação de um fluxograma dentro da empresa, teremos que ver o que entra e o que sai na produção do cimento, com o fluxograma, podemos analisar tudo que é usado na fabricação do cimento, a ideia é que com esse fluxograma, poderá ser usado uma estratégia para se unir ao programa de produção. A realização do diagnóstico ambiental e de processo será realizar a partir de dados quantitativos feitos pelo eco time. Serão feitas as análises quantitativas das entradas e saídas, ou seja, serão analisados a quantidade exata de cada material usado na fabricação, e a quantidade de resíduos que é liberada. Por fim iremos identificar as causas de geração de resíduos, terá que ser analisado o lado operacional e o de matéria prima.

(13)

Associação Brasileira de Cimento Portland. Introdução á fabricação de cimento. Disponível: <https://abcp.org.br/eventos/abcponline-introducao-a-fabricacao-de-cimento/>. Publicando: 30 de Junho de 2020. Acesso: 23 de Novembro de 2020.

Associação Brasileira de Cimento Portland. Guia Básico do Cimento Portland. Disponível:<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4842270/mod_resource/content/0/capitulo%206%2 0Cimento%20A%20Battagin.pdf>. Acesso: 23 de Novembro de 2020

BARBOSA. André de Lima. Demin Ceermin-Curso de especialização em engenharia de recursos minerais. O processo produtivo do cimento Portland. Disponível:

<https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C6HHC/1/monografia_processo_produtivo_cimento_portland.pdf>. Publicado: Em 2011. Acesso: 23 de Novembro de 2020.

CIMENTO. Cimento.ogr. O mundo do cimento. Disponível: https://cimento.org/cp-iii-32-cimento-portland-de-alto-forno/. Acesso: 12 de novembro de 2020.

ECYCLE. Ecycle.com. Como ocorre o processo de produção do cimento e quais são seus impactos

ambientais? Disponíveis:

<https://www.google.com.br/amp/s/amp.ecycle.com.br/component/content/article/35/1569-processo-de-producao-do-cimento-gera-emissoes-e-pode-diminuir-biodiversidade.html>. Acesso: 12 de novembro de 2020.

FORTI. Arnaldo Battagin. Instituto Brasileiro do Concreto-livro concreto: ciência e tecnologia. Cimento Portland.

Disponível:<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4842270/mod_resource/content/0/capitulo%206%2 0Cimento%20A%20Battagin.pdf>. Acesso: 23 de Novembro de 2020.

MARIA. Auxiliadora Moura Santi. OSWALDO. Arsênio Sevá Filho. Combustíveis e ricos ambientais na fabricação de cimento. Disponível: <http://www.fem.unicamp.br/~seva/anppas04_SantiSeva_cimento_RMBH.pdf> . Acesso: 12 de novembro de 2020..

PATRIC,Niall Walsh. Archdailly. Qual o custo ambiental da produção de cimento e o que podemos fazer sobre isso?. Disponível:<https://www.archdaily.com.br/br/909303/qual-o-custo-ambiental-da-producao-de-cimento-e-o-que-podemos-fazer-sobre-isso>. Publicando: 15 de janeiro de 2019. Acesso: 23 de Novembro de 2020

PRACONSTRUIR. Praconstruir blog. Cimento sustentável: o que é e quais os benefícios ao utilizá-lo?. Disponível:<https://blogpraconstruir.com.br/dicas-solucoes/cimento-sustentavel-o-que-e-e-quais-os- beneficios-ao-utiliza-lo/#:~:text=Afinal%2C%20o%20que%20%C3%A9%20cimento%20sustent%C3%A1vel%3F&text=J%C3 %A1%20a%20vers%C3%A3o%20sustent%C3%A1vel%20%C3%A9,gasto%20de%20energia%20em% 2080%25>. Acesso: 12 de novembro de 2020.

Referências:

13

(14)

Disponível:<https://industriahoje.com.br/fabricacao-de-cimento>. Publicando: 13 de abril de 2014. Acesso: 23 de Novembro de 2020.

TARDELLI. Flavia Campo Lopes. Congresso Nacional do Meio Ambiente. O potencial poluidor da

indústria cimenteira.

Disponível:<http://www.meioambientepocos.com.br/Anais2018/Qu%C3%ADmica%20Ambiental/156.%2 0O%20POTENCIAL%20POLUIDOR%20DA%20INDÚSTRIA%20CIMENTEIRA.pdf>. Publicando: 25 de setembro de 2018. Acesso: 23 de Novembro de 2020.

Ciclo de vida do Cimento.Disponível:<​https://www.amda.org.br/index.php/comunicacao/ciclode -vida/2767-ciclo-de-vida-do-cimento​>Acesso:26 de Novembro de 2020.

Tipos de cimento certo para cada obra .Disponível:<​https://cimentomontesclaros.com.br/tipos-de-cimento-para-cada-o bra/​>Acesso: 26 de Novembro de 2020.

HENRICH. Scheila Pimentel. Universidade de passo fundo faculdade de engenharia e arquitetura. Produção mais limpa aplicada á construção civil. Disponível:<http://usuarios.upf.br/~engeamb/TCCs/2009-2/SCHEILA%20H.%20PIMENTEL.pdf>.

Acesso: 29 de Novembro de 2020. Publicando: 2009

(15)

__________________________________________________________

Centro Universitário Paraíso – UniFAP

Rua Conceição, 1228 – São Miguel – Juazeiro do Norte – CE – CEP.

63010-465 - Fone (88) 3512-3299 – Fax (88) 3511-7718

pi.fapce.edu.br

Instagram:

@unifapce

@unifap.engcivil

15 FONTE: Pinterest

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

ou seja, é um professor que domina bem a língua de sinais (LIBRAS) não se utiliza de outras estratégias ou recursos para transmitir os.. conhecimentos matemáticos que são

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

Sem esquecer a Fraude Fiscal, analisemos também um pouco do crime de branqueamento, art. Em crónica publicada no Diário do Minho, em 1 de Dezembro de 2010, Cultura, era

Como já foi dito neste trabalho, a Lei de Improbidade Administrativa passa por uma releitura doutrinária e jurisprudencial, visando delimitar de forma precisa os tipos ímprobos,

De acordo com o Conselho Nacional do Ministério Público (2016), a tomada de decisão apoiada pode ser entendida como: “É um processo judicial criado pela Lei Brasileira

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

As falhas aqui indicadas a respeito da ausência de um diagnóstico fidedigno do ambiente sobre o qual se pretende implantar e operar o empreendimento de mineração