• Nenhum resultado encontrado

MORAL *Do Latim: morales ou mos que quer dizer COSTUMES (Regras sociais, hábitos) *Características inerentes à MORAL:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MORAL *Do Latim: morales ou mos que quer dizer COSTUMES (Regras sociais, hábitos) *Características inerentes à MORAL:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

PREPARATÓRIO: FUNSAÚDE MÓDULO: ATUALIDADES PROFESSOR: TICYANO LAVOR

ÉTICA E CIDADANIA

MORAL

*Do Latim: “morales” ou “mos” que quer dizer COSTUMES (Regras sociais, hábitos) *Características inerentes à MORAL:

- varia com o tempo e o espaço - adquire caráter normativo - é algo subjetivo e mutável

* Ser moral ou imoral significa necessariamente seguir ou não seguir as regras jurídicas? Não!

IMORAL x AMORAL

• IMORAL: Contraria a moral, sabendo, conscientemente.

• AMORAL: Aquele que desconhece a moral daquele local. Desobedece inconscientemente.

ÉTICA

* Do grego: “ethos” que quer dizer MODO DE SER (Está ligado ao caráter que cada um constrói) A ética é a parte da filosofia que estuda a moral, as regras a serem seguidas numa determinada sociedade.

* ÉTICA NORMATIVA AXIOLÓGICA

- É o ramo da ética que analisa (análise ética) a origem (a natureza) das regras, dos costumes morais de uma sociedade, reflete e questiona sobre as regras morais e as consequências de cumprirmos ou não essas regras.

- A ÉTICA NORMATIVA AXIOLÓGICA emite juízo de valor sobre essas regras, costumes morais (Bons/Ruins Indicados/Não Indicados)

* Obs: A ÉTICA NORMATIVA AXIOLÓGICA NÃO pretende ditar a forma como as pessoas

devem se comportar, mas apenas levar a uma análise ética, a uma reflexão, ao tomarmos uma decisão. Analisando as consequências de cumprirmos ou não cumprirmos alguma regra moral. ISSO É CONSIDERADA UMA “CONDUTA ÉTICA”.

Por exemplo: Uma pessoa está com seu filho muito mal, precisando de um remédio, mas não tem o

dinheiro. Como age a ética normativa axiológica aqui?

(2)

#OCURSOQUEMAISAPROVA

2

* Quando agimos sem analisarmos as consequências da nossa escolha, observando apenas a obediência às regras morais, SEM FAZERMOS UMA ANÁLISE ÉTICA, considerando a moral como algo absoluto, agimos de forma MORALISTA.

* ÉTICA NORMATIVA DEONTOLÓGICA (Senso do dever)

- É essa aqui que é usada para criar os CÓDIGOS DE ÉTICA

- É o ramo da ética que pega os padrões de comportamento já pré-estabelecidos pela sociedade, faz uma análise, e tenta criar um padrão de comportamento, estabelecendo o que é próprio ou impróprio na conduta de quem vai exercer uma tal função

- Nesse sentido, AGIR ETICAMENTE seria agir de acordo com os padrões morais estabelecidos para aquele local. Cumprir as regras convencionadas como “certas”. SER

ANTI-ÉTICO seria quebrar, ou não agir de acordo com tais padrões estabelecidos.

DICAS IMPORTANTES PARA RESOLVER QUALQUER QUESTÃO SOBRE CÓDIGO DE ÉTICA

• Cada profissão tem o seu código de ética.

• Um código de ética trás o comportamento que se espera daquele indivíduo, naquele meio, naquele local de trabalho.

• Um código de ética NÃO leva em consideração o interesse do indivíduo, mas sim os

interesses coletivos. O código é superior ao indivíduo.

• Um código de ética busca estabelecer o equilíbrio, a harmonia e a satisfação das partes envolvidas naquele ambiente. Pensando no compromisso assumido naquele ambiente.

• Como a MORAL é algo tão específico, individual, subjetivo, a gente não pode querer que cada indivíduo vá para dentro do serviço público levando a sua moral.

• No Serviço público deve haver um PADRÃO. Logo, o que faz um código de ética? Ele cria um PADRÃO MORAL, e atua como um NORMATIVO, ou seja, se torna uma NORMA para todos que estão inseridos naquele “universo”. No caso do Decreto 1.171 de 22 de junho de 1994, o “universo” é o Serviço Público Federal.

• Um Código de Ética seria um documento que traz a moral numa forma “positivada”.

• Assim, o Poder Executivo Federal cria um Código de Ética para o Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, onde serão estipuladas algumas regras de CONDUTA (COMPORTAMENTO) para todos os servidores civis do Poder Executivo Federal. Concordando ou não, você servidor terá que cumprir os “preceitos éticos”, ou seja, as regras do seu Código de Ética.

• O Código de Ética é REGRA, é IMPOSIÇÃO.

IMPORTANTE!

CADA PROFISSÃO TEM A LIBERDADE PARA TRABALHAR COM REGRAS MORAIS INERENTES À SUA REALIDADE. DESDE QUE RESPEITANDO AS REGRAS MORAIS DAQUELA SOCIEDADE.

(3)

3

* São preceitos, pressupostos universais pelos quais uma sociedade civilizada deve se orientar para

que a mesma seja uma sociedade justa. Geralmente são comuns a todos os povos, culturas e religiões, quer você aceite ou não, concorde ou não. A base desses princípios é plantada no seio da família.

- Exemplos: Liberdade, amor, felicidade. CUIDADO!

Os princípios são GOVERNANTES e INCONTESTÁVEIS

VALORES

• É aquilo que orienta a minha conduta. (ser ou não solidário, ser ou não bondoso, ser ou não leal, etc.).

• “Valores” é uma coisa INDIVIDUAL. Esses valores vão fazer a diferença entre agir de forma honesta ou agir de forma desonesta.

* É uma coisa INTERNA e SUBJETIVA, depende do caráter da pessoa. * Os valores morais NÃO nascem com a gente

CUIDADO!

Uma pessoa pode possuir os seus valores, mas não ter princípios. Muitas vezes negligenciamos os princípios a favor dos valores que adquirimos na sociedade.

VIRTUDE

* No dicionário Aurélio: “Praticar o bem”

* Aristóteles na sua obra Ética à Nicômaco responde o que seria uma “pessoa virtuosa”? - Ter virtude é saber estabelecer um “meio termo” nas suas emoções.

- Exemplo de virtude: TEMPERANÇA: meio termo entre INSENSIBILIDADE e LIBESTINAGEM

QUESTÕES:

01. Acerca do conceito de moral, assinale a afirmativa correta:

a) A origem etimológica da palavra moral vem do grego, e significa caráter.

b) Agir de forma moralista significa sempre realizar uma análise ética antes de tomarmos alguma decisão.

c) A palavra moral está relacionada aos costumes e hábitos estabelecidos numa determinada sociedade.

d) Por não se tratarem de normas jurídicas, as regras morais de uma sociedade não adquirem caráter normativo.

e) Na elaboração de um código de ética não devemos levar em consideração as questões de ordem moral.

(4)

#OCURSOQUEMAISAPROVA

4

02. Augusto César, mais conhecido como “senhor peruca”, resolveu passar suas férias na Índia. Chegando lá, não sabendo que a vaca é considerada um animal sagrado e que naquele país não se consome a carne de tal animal, entrou em um restaurante e pediu ao garçom 150 gramas de picanha bovina para ele, sua mãe e sua filha. Isso mesmo, apenas 150 gramas para toda a família. Podemos afirmar corretamente que Augusto César agiu de forma

a) imoral b) amoral c) moral d) ética e) pessoal.

03. Acerca do conceito de ÉTICA, assinale a afirmativa correta: a) a Ética é o ramo da filosofia que estuda a moral.

b) realizarmos uma análise ética antes de tomarmos qualquer decisão nos garante agirmos sempre de maneira a respeitarmos a moral estabelecida pela sociedade.

c) a palavra ÉTICA possui sua origem etimológica na sociedade romana e está relacionada aos costumes e padrões de comportamento de uma determinada sociedade.

d) Axiologia é o ramo da ética relacionada ao princípio do dever. 04. Dentro da perspectiva da moral, agir de forma imoral significa:

a) contrariar a moral de uma determinada sociedade, tendo consciência de tal ato. b) desobedecer, de forma inconsciente, a moral de uma determinada sociedade. c) desobedecer às regras jurídicas de uma determinada sociedade.

d) o mesmo que agir de forma ilegal.

e) descumprir uma norma jurídica sem ferir a ética de uma sociedade. 05. Como podemos diferenciar “moral” e “ética”?

a) Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.

b) Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses valores. c) Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.

d) Moral é sinônimo de “ética aplicada”.

(5)

5 GABARITO: 01. C 02. B 03. A 04. A 05. B

Referências

Documentos relacionados

A decisão e a discrição de aprovar uma transferência de atividades seguradoras ao abrigo da Parte VII do Financial Services and Markets Act 2000 (FSMA) (Lei dos Serviços e

No entanto, o discurso dos 10 entrevistados indica que eles consideram importante saber e opinar sobre estudos científicos, devido ao impacto das descobertas científicas

Os estudantes deverão experimentar todos os exercícios e jogos de forma séria e responsável, tendo em conta, contudo, que não se trata de uma unidade curricular designada para

(Nome da Empresa), (CNPJ N.º), por seu representante legal, vem requerer sua habilitação, em cumprimento ao disposto no Edital de Cotação Prévia de Preços nº

definindo-as como números da discagem abreviada em qualquer combinação. Você pode até mesmo incluir a discagem manual usando o teclado de discagem.. Para alterar temporariamente

A Universidade Estadual da Paraíba dispõe do componente curricular de Estágio Supervisionado I do curso de Educação Física, na qual ficamos a disposição de uma escola e

capítulo, que tem a intenção de avivar a dissertação ao fazer um estudo sobre o surgimento de uma nova periferia para a cidade de Goiânia, que em sua tessitura de

O meio escolhido pelo legislador constituinte (remuneração da caderneta de poupança) é, portanto, inidôneo a promover o fim a que se destina (traduzir a inflação do