• Nenhum resultado encontrado

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA Carga horária: 32hs Créditos: 02

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISCIPLINA OBRIGATÓRIA Carga horária: 32hs Créditos: 02"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Disciplina: CIDADE, PLANEJAMENTO, PROJETO E IMPACTOS

Período: 2020/01 Curso: Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Projeto e Cidade Profa. Responsável: Dra. Luana Miranda E. Kallas

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA

Carga horária: 32hs Créditos: 02

Dia da semana: Quinta-feira Horário: 14hs às 18h00

EMENTA: Estudo da cidade a partir de sua relação com os sistemas e variáveis que a compõe, numa abordagem que possibilite investigar os elementos presentes, refletir e planejar suas relações futuras, num enfoque que engloba a estrutura espacial e redes urbanas, o uso e a ocupação do solo, as centralidades, a mobilidade urbana, as infraestruturas e os instrumentos de gestão..

OBJETIVO: Aproximar o aluno da teoria crítica sobre a cidade, no âmbito do planejamento, projetos e impactos em várias escalas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 Cidade: conceitos e definições; relação campo-cidade  Planejamento urbano, regional e metropolitano

 Estruturas espaciais, redes urbanas, Uso e a ocupação do solo e Centralidades  Mobilidade urbana, transportes, Infraestruturas e seus impactos

 Instrumentos de gestão: Estatuto da Cidade/ Estatuto das Metrópoles. METODOLOGIA

 Aula expositiva  Discussão em grupos  Seminário

 Elaboração de texto dissertativo (artigo)- A COMBINAR NOVO FORMATO  Elaboração de resumo (400 a 750 palavras) sobre o tema a ser abordado em

cada aula

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 Participação nas atividades em sala com entrega do resumo (20%) e Apresentação de Seminário (30% nota)

 Entrega de artigo ao final da disciplina (50% nota) BIBLIOGRAFIA

Cidade: Conceitos e definições

RIBEIRO, L. C. de Q. e SANTOS JUNIOR, O. A. dos. As metrópoles e a questão social brasileira. Rio de Janeiro, Revan, Fase. 2007.(Capítulo 3)

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e Urbanização. 14. ed. São Paulo:Contexto, 2004.

TOPALOV, C.; BRESCIANI, S. ; DE LILLE , L. C.; D´ARC, H.R.(Orgs.). tradução: Alicia Novick. A aventura das palavras da cidade, através dos tempos, das línguas e das sociedades La aventura de las palavras de la ciudad: a través del los tempos , de os idiomas y de las sociedades. São Paulo: Romano Guerra, 2014. 696 p.(Coleção RG bolso; 9).

(2)

Política de Terras no Brasil: Função Social da Propriedade

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 18 de setembro de 1946. BRASIL. Estatuto da Terra. Lei Nº 4504, de 30 de novembro de 1964.

BRASIL. Lei nº 10257, de 10 de julho de 2001. Estatuto da Cidade. BRASIL. Lei Nº 601, de 18 de setembro de 1850.

BRASIL. Lei. nº 6.383, de 7 de dezembro de1976.

FAUTO, B. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996.

GOMES, P.C.da C. A condição Urbana: Ensaios de geopolitica da cidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. 129-191p.

HARVEY, D. O direito à cidade. In: Cidades Rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana; tradução Jeferson Camargo. São Paulo: Martins Fontes- selo Martins, 2014. p. 27-66.

LEBEBVRE, H. A revolução urbana.Belo Horizonte? Ed. UFMG, 1999. Relação urbano-rural

IBGE. Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil : uma primeira aproximação / IBGE, Coordenação de Geografia. – Rio de Janeiro:IBGE, 2017.84p.

REYDON,B. P.; BUENO, A.K.S.;GONÇALVES, J.C. As áreas de mananciais e o mercado de terras.

REZENDE, Deborah de Almeida. Áreas rurais remanescentes no meio urbano: o plano diretor e o ordenamento territorial de Goiânia [manuscrito] / Deborah de Almeida Rezende. – 2011. 211 f.

WANDERL, Maria de Nazareth Baudel. Urbanização e Ruralidade: relações entre a pequena cidade e o mundo rural;Estudo preliminar sobre os pequenos municípios em pernambuco. Recife, 2001.

Problemas Ambientais na cidade contemporânea

ACSELRAD, H. Discursos da sustentabilidade urbana. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. São Paulo: ANPUR, n.1 ,1999. p.79-90 Disponível em:<

http://www.anpur.org.br/publicacao/arquivos/201404 01182704pdf24.pdf>. Acesso em: jul. 2017.

MOTA, Suetônio. Urbanização e meio ambiente. Rio de Janeiro:ABES, 2003.Capitulo 1 e Capítulo 2 - p. 15-26 e Capítulo 3 – p. 267-311

Planejamento urbano no Brasil - Planos Diretores - limites e possibilidades ARANTES, O.;VAINER, C.; MARICATO, E. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

(3)

http://www.capacidades.gov.br/biblioteca/detalhar/id/103/titulo/cadernos jul . 2017.

MARICATO, E. O impasse da política urbana no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

mcidades-1--politica-nacional-de-desenvolvimento-urbano>. Acesso em:

MINISTÉRIO das Cidades. Política Nacional de De s e n vol v i m e n to u rbano. Dispon í v e l e m : <

MONTE-MÓR, R. As teorias urbanas e o planejamento u r b a n o n o B r a s i l . D i s p o n í v e l e m : http://www.ufpa.br/epdir/images/docs/paper35.pdf Acesso em: jul.2017.

VILLAÇA, F. Uma contribuição para a história do planejanejamento urbano. In: O processo de urbanização no Brasil. 1999. p.171-242.

Uso e a ocupação do solo - densidade urbana

AMBROSIS, Clementina de; GRECCO FILHO, Vicente. Controle e uso do solo: equilíbrio entre área públicas e privadas: Sobre a constitucionalidade do solo criado. São Pauo: CEPAM, 1978.

DE LÉO, Otavio Cabrera; OLIVEIRA, R M; BRUNO, P R de Abreu. Implicações socioambientais do uso do solo urbano nas adjacências das APPs do Rio Faria-Timbó nas Comunidades de Manguinhos, Rio de Janeiro-RJ. In: APPURBANA 2014, 03., 2014, Belém. Anais do Seminário Nacional sobre o Tratamento de áreas de preservação em meio urbano e restrições ambientais ao parcelamento do solo - APPURBANA 2014: UFPA, 2014. p.1- 18. Disponível em: http://anpur.org.br/app-urbana- 2014/anais/ARQUIVOS/GT4-167-89-20140528202914.pdf. Acesso em: jul . 2017.

HARDER, Eduardo; FREITAS, Ana Eelisa de Castro. A velada dimensão ambiental da função social da propriedade: rotinas administrativas e práticas coloniais no contexto do estado brasileiro.

SANTORO, P.F.; BONDUKI, N. O desafio do parcelamento do solo a partir do periurbano: composição do preço da terra na mudança de uso do solo rural para urbano, In: XIIIENAnpur - XIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Grasudação e pesquisa em Planejamento urbano e regional. 25 a 29 de maio de 2009. Florianopólis- Santa Catarina. 2009.

(4)

Aula Dia Conteúdo Atividade 1 05/08

Apresentação programa Apresentação programa

Políticas Terras no Brasil Aula Expositiva Dialogada

conceitos e definições cidades Aula Expositiva Dialogada

2 12/08

Planejamento Urbano no Brasil e seus impasses Aula Expositiva Dialogada

Planos Diretores - limites e possibilidades Aula Expositiva Dialogada

Divisão dos seminários: Planos Diretores e sua relação com os Planos Setoriais

(Habitação, Mobilidade, Meio ambiente, Patrimônio)- por grupo de alunos Divisão dos seminários – em duplas

3 19/08

Uso e Ocupação do solo: discutindo densidade urbana Aula Expositiva Dialogada

Instrumentos da política urbana Aula Expositiva Dialogada

Divisão do trabalho final (instrumentos da política urbana) Divisão dos trabalhos finais – artigos em duplas

4 26/08

Seminários- Planos setoriais – Habitação

Incluir proposições: soluções cidades pandêmicas e o pós-pandemia Seminário em dupla Seminários- Planos setoriais – Mobilidade/transporte

Incluir proposições: soluções cidades pandêmicas e o pós-pandemia Seminário em dupla

5 02/09

Seminários - Planos setoriais – Meio ambiente/ Arborização

Incluir proposições: soluções cidades pandêmicas e o pós-pandemia Seminário em dupla

(5)

Incluir proposições: soluções cidades pandêmicas e o pós-pandemia

6 09/09 Orientação do trabalho final - artigo Orientação das Duplas

7 16/09 Orientação do trabalho final - artigo Orientação das Duplas

8 23/09 Orientação do trabalho final - artigo Orientação das Duplas

30/10 ENTREGA DO ARTIGO DA DISCIPLINA (Paper- 8 a 12 páginas) Artigo - dupla (*) o programa poderá sofrer alterações, decorrentes de eventos não previstos. Esta alteração será pactuada com a turma.

Referências

Documentos relacionados

Explicita, com pequenas imprecisões, três traços da filosofia de vida exposta nas quatro primeiras estrofes, fundamentando a resposta com transcrições pertinentes.. Explicita,

A faixa de temperatura utilizada no processamento também não é suficiente para provocar a degradação do policarbonato, conforme pode ser observado pelas curvas termogravimétricas do

Programa de Pós-Graduação em Economia Disciplina: Organização Industrial.. Ano/Semestre: 2017/2 Carga horária total: 45h

Realçamos a importância da mediação no desenvolvimento e na aprendizagem dos educandos, constructos encarados como distintos (Vygotsky, 1932/1978), o que enfatiza a

Tanto para a seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico em Educação, quanto para a seleção para o Curso de Doutorado em Educação, a relação dos(as)

Seríamos tão mais felizes se observássemos o momento adequado de todas as coisas.. A vida requer

O Índice de Desempenho Industrial (IDI/RS), depois de cair 3,1% em março, avançou 1,5% em maio e 2,3% em abril, com ajuste sazonal, na comparação com os meses anteriores.. Entre

O exame da Apelada teria apresentado, naquela oportunidade, resultado negativo para a alteração do hormônio de dicoproteina (hCG) — frise-se, jamais se