• Nenhum resultado encontrado

1 INTRODUÇÃO PROTEÇÃO ÀS MARCAS RIO Uso das marcas Como identificar um produto oficial... 5

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 INTRODUÇÃO PROTEÇÃO ÀS MARCAS RIO Uso das marcas Como identificar um produto oficial... 5"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

Manual de Varejo

Independente

(2)

SUMÁRIO

1 | INTRODUÇÃO ... 1

2 | PROTEÇÃO ÀS MARCAS RIO 2016 ... 2

2.1 Uso das marcas... 2

2.2 Como identificar um produto oficial ... 5

3 | ORGANIZAÇÃO E EXPOSIÇÃO ... 8

3.1 Categorização ... 8 3.2 Apresentação ... 9 3.3 Vitrines ... 10 3.4 Espaço interno ... 11 3.5 Associação de produtos ... 15 3.6 Material promocional ... 17

4 | MARKETING E COMUNICAÇÃO ... 24

4.1 Preços ... 24

4.2 Ações de comunicação e promoção ... 24

5 | ON-LINE ... 27

5.1 E-commerce ... 27 5.2 Publicidade ... 28 5.3 Material promocional ... 29

6 | SUSTENTABILIDADE ... 31

7 | VISA ... 32

8 | USO DO GUIA ... 33

9 | ANEXO ... 34

9.1 Diretrizes do varejista ... 34

(3)

1 | INTRODUÇÃO

Bem-vindos ao maior evento esportivo do mundo!

Temos o prazer de recebê-lo como membro da família de varejistas que trabalhará com nossos licenciados para disponibilizar os produtos oficiais Rio 2016 em todo o Brasil. Neste documento, você conhecerá o que é permitido e proibido ao vender produtos oficiais Rio 2016 e receberá orientações sobre exposição de produtos, material de ponto de venda, publicidade e promoções, tanto em ambientes físicos como digitais.

Todo o material de ponto de venda de produtos licenciados oficiais Rio 2016 deve ser utilizado conforme as diretrizes deste guia.

Este guia é fornecido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, através de seus licenciados, e traz orientações e soluções de ponto de venda em relação aos produtos licenciados oficiais, possibilitando a criação de cenários atrativos aos clientes e em respeito às melhores práticas de mercado.

O conteúdo deste guia é direcionado exclusivamente aos varejistas independentes que receberam de uma empresa licenciada o termo “Diretrizes do varejista” (anexo; pág. 34) e concordaram com todos os direitos e restrições sobre a venda dos produtos oficiais Rio 2016.

Uma atenção cuidadosa ao conteúdo deste manual é seu passaporte a ser parte integrante dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

(4)

2 | PROTEÇÃO ÀS MARCAS RIO 2016

2.1 USO DAS MARCAS

As marcas Olímpica e Paralímpica são poderosas. Elas carregam os ideais de um movimento e de uma celebração sem igual no mundo. No entanto, seu poder também desperta o risco de utilizações e apropriações indevidas.

À medida que se aproximam os Jogos, aumenta o interesse de associação de produtos e serviços com este que é o maior evento esportivo do mundo. Na mesma proporção, cresce o desafio do Comitê Rio 2016 em proteger as marcas oficiais e suas propriedades intelectuais.

A melhor maneira de apoiar os Jogos é respeitar as marcas oficiais Rio 2016, seguindo suas regras de uso.

As marcas protegidas dos Jogos são aquelas que compõem o conjunto de propriedade intelectual do:

Comitê Olímpico Internacional (IOC, na sigla em inglês), sendo a principal delas os “Aros Olímpicos”

Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), sendo a principal delas os três “Agitos”

(5)

Comitê Rio 2016: marcas Olímpica e Paralímpica

Comitê Olímpico Brasileiro (COB) / Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) / Time Brasil

Além das marcas em si, há uma série de expressões e designações registradas como propriedade do COI e do IPC que, por isso, também estão sob a proteção do Comitê Rio 2016. Alguns exemplos são:

“Olímpico” / “Olimpíada” / “Paralímpico” / “Jogos Paralímpicos” / “Jogos Olímpicos” / “Rio 2016” / “Jogos Olímpicos e Paralímpicos”

Suas variações e traduções, que também integram o conjunto de propriedade intelectual Olímpica e Paralímpica, são igualmente protegidas. Com frequência, o simples uso de tais expressões é suficiente para caracterizar, direta ou indiretamente, uma associação indevida com os Jogos.

Além das principais marcas, expressões e designações protegidas, existe um conjunto de símbolos igualmente protegidos. Nesse grupo, destacam-se, por exemplo:

 Tocha Olímpica e Paralímpica

 Bandeira Olímpica e Paralímpica

 Mascote

(6)

 Imagens históricas de outras edições dos Jogos

 Hinos Olímpico e Paralímpico

 Lema Olímpico (“Citius, Altius, Fortius” — “Mais rápido, mais alto, mais forte”, em latim)

 Lema Paralímpico (“Spirit in Motion” — “Espírito em movimento”, em inglês)

Pictogramas Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

Varejistas não estão autorizados a reproduzir ou utilizar, sob qualquer hipótese, as logomarcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, as marcas oficiais e seus elementos, as expressões, designações e os símbolos protegidos.

Este guia não autoriza associação entre qualquer marca e as marcas dos Jogos Rio 2016. Para informações adicionais, dúvidas sobre as propriedades Olímpicas e Paralímpicas e sempre que for verificada a utilização indevida de qualquer marca ou símbolo

(7)

2.2 COMO IDENTIFICAR UM PRODUTO OFICIAL

Os produtos oficiais Rio 2016 são identificados por embalagens, etiquetas e selo holográfico com as marcas dos Jogos Olímpicos e/ou Paralímpicos Rio 2016. Não adquira mercadorias que você suspeite serem falsificadas ou não autorizadas. Quaisquer tentativas de criar e vender mercadorias não licenciadas serão severamente consideradas e todos os esforços para evitar e punir essas práticas serão utilizados. Nossa meta é assegurar o valor dos produtos licenciados oficiais, não apenas para nós, mas também para nossos licenciados e seus clientes no varejo.

Um produto licenciado oficial deve apresentar, obrigatoriamente, o selo holográfico do Rio 2016 em sua embalagem ou na etiqueta. Este selo comprova a autenticidade e garante a qualidade dos produtos Olímpicos e Paralímpicos.

O selo holográfico é uma estratégia de proteção de fácil reconhecimento, pois suas cores são alteradas com a incidência da luz natural. Difícil de ser copiado e falsificado, ele é prova de que o produto é original.

Caso você receba produtos sem o selo holográfico, estes devem ser devolvidos ao fornecedor e sua reposição, solicitada.

As embalagens dos produtos oficiais Rio 2016 são produzidas com a identidade visual dos Jogos e conforme o padrão de qualidade do projeto de Licenciamento Rio 2016. Não aceite produtos fora da embalagem original nem com embalagens danificadas ou duvidosas.

Nas embalagens oficiais, você sempre encontrará:

 Nome, informações e instruções do produto

 Indicação de “Produto Oficial”

(8)

 Aviso de propriedade intelectual protegida

 Assinatura do patrocinador global oficial VISA

 Código de barras

No caso de produtos que não demandam ou não têm embalagem, uma tag será utilizada para apresentar as informações, as marcas oficiais e o selo holográfico de

autenticidade.

Os produtos têxteis também trazem uma etiqueta com a assinatura de propriedade intelectual protegida Rio 2016TM e a marca dos Jogos Olímpicos e/ou Paralímpicos.

(9)

Ao receber produtos Rio 2016, além de garantir que eles contêm as informações e holograma oficiais, você também pode verificar a qualidade dos materiais utilizados, das estampas, aplicações e embalagens. Os produtos oficiais Rio 2016 são produzidos com um cuidado especial, utilizando matéria-prima de qualidade e todos, antes de disponibilizados para venda ao varejo, passam pela aprovação da área de Licenciamento Rio 2016, garantindo o padrão de qualidade e uso correto das marcas e identidade visual dos Jogos.

A produção e a venda de produtos falsificados são crimes. O Comitê Rio 2016 trabalha em parceria com as autoridades na proteção dos produtos oficiais e no combate à pirataria. Caso você identifique algum produto pirata do Rio 2016 sendo comercializado, colabore com os Jogos alertando a área de Proteção às Marcas através do e-mail

(10)

3 | ORGANIZAÇÃO E EXPOSIÇÃO

3.1 CATEGORIZAÇÃO

COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS MODA E ACESSÓRIOS CASA E

DECORAÇÃO PAPELARIA ALIMENTOS

Moedas Confecção Cama, mesa e banho Cadernos Cookies

Selos Calçados e sandálias Decoração Instrumentos de escrita Chocolates

Pins, ímãs e

chaveiros Meias e roupa íntima Copos, canecas e cerâmicas Mochilas e estojos Balas

Souvenirs Biquínis e sungas Squeeze Pôsters Biscoitos

Bandeiras e

itens de torcida chapéus Bonés e Almofadas Publicações

Pelúcias Mochilas, bolsas e malas

Guarda-sol e cadeira de

praia

Álbum de figurinhas

Bicicletas Cangas e toalhas Artigos para festas Adesivos

Jogos de tabuleiro e cartas Óculos Instrumentos musicais Audiovisual Fantasias Joias Jogos eletrônicos Artigos esportivos Infláveis Acessórios Brinquedos Bolas categorias principais categorias base a a

(11)

Varejistas podem expor e vender produtos oficiais Rio 2016 dentro dos departamentos relacionados a cada categoria principal. Os departamentos das categorias principais devem permanecer na localização já existente, conforme a prática comercial padrão.

Exemplo:

Em uma grande loja, se o departamento “Moda e Acessórios” está localizado no 1º andar, os produtos oficiais Rio 2016 da categoria “Moda e Acessórios” também devem ser vendidos no 1º andar e não realocados. Se produtos de “Casa e Decoração” são vendidos no 2º andar, os produtos oficiais Rio 2016 de “Casa e Decoração” também devem ser vendidos no departamento já existente.

As cinco categorias principais e suas categorias base têm o objetivo de ajudar os

varejistas a visualizar o grande sortimento de mais de 10.000 produtos oficiais Rio 2016. A divisão proposta não significa, necessariamente, que todos os produtos listados dentro de determinada categoria devem ser agrupados num único espaço físico. Porém, a localização dos produtos licenciados oficiais precisa estar de acordo com a divisão comercial tradicional da loja, seja qual for o seu tamanho.

A criação de uma loja Rio 2016 dentro de outra loja é estritamente proibida.

3.2 APRESENTAÇÃO

A imagem dos produtos no ponto de venda, além de servir de apelo fundamental para a decisão de compra, também faz parte da experiência que queremos construir para os Jogos.

Por isso, os produtos oficiais Rio 2016 devem ser estocados e expostos na embalagem original. No caso da entrega de embalagens danificadas ou em mal estado, o varejista deve devolver o produto ao fabricante e solicitar a reposição.

Todos os produtos licenciados oficiais devem apresentar, de maneira clara, o preço de venda, a etiqueta oficial e o selo holográfico Rio 2016.

No caso do uso de mobiliário e expositores próprios ou disponibilizados por licenciados para a venda de produtos oficiais Rio 2016, o varejista precisa verificar a segurança do material, evitando, por exemplo, pontas, quinas e áreas ásperas ou cortantes que possam causar acidentes.

As áreas de exposição dos produtos oficiais Rio 2016 devem estar limpas e iluminadas, de modo a assegurar o valor e a imagem dos produtos.

(12)

Os produtos licenciados oficiais não devem ser expostos no chão, perto de tabaco, álcool ou quaisquer produtos alheios às premissas de saúde e responsabilidade socioambiental dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

3.3 VITRINES

Varejistas podem expor produtos oficiais Rio 2016 em suas vitrines promocionais, observando que:

 Cada vitrine deve exibir apenas uma categoria de produtos licenciados oficiais, não sendo utilizada para promover um mix de categorias.

No máximo 30% do espaço total da vitrine pode ser alocado para produtos oficiais Rio 2016.

 A única peça oficial permitida na vitrine é o adesivo Rio 2016, que deve ser utilizado conforme as instruções da página 17 deste guia.

(13)

 Os varejistas independentes não podem se autointitular “ponto de venda oficial” nem usar qualquer denominação similar.

É estritamente proibido o uso das marcas Olímpica e Paralímpica, assim como seus elementos, look, fonte, fotos históricas de Jogos, atletas ou qualquer material que possa sugerir uma associação entre o varejista e os Jogos Rio 2016.

3.4 ESPAÇO INTERNO

Varejistas podem expor produtos oficiais Rio 2016 em suas lojas e espaços comerciais, observando que:

 Produtos oficiais Rio 2016 pertencentes a uma mesma categoria podem ser agrupados e exibidos num mesmo espaço da loja, mas diferentes categorias não devem ser combinadas.

 Os produtos oficiais Rio 2016 podem ser destacados usando os materiais de ponto de venda apresentados neste guia.

(14)

 A criação de uma “loja dentro da loja” e a utilização de material de ponto de venda não oficial com as marcas Rio 2016 são estritamente proibidas.

 Conforme a prática do mercado, a marca Rio 2016 deve receber notoriedade equivalente à de qualquer outra.

(15)

Um máximo de 30% do espaço comercial total da loja pode ser destinado à exposição dos produtos oficiais Rio 2016. O espaço reservado pode ser concentrado ou distribuído dentro da loja, conforme os interesses do varejista e a segmentação das categorias.

CORRETO CORRETO

5%

20%

5%

30%

(16)

As únicas peças oficiais permitidas no espaço interno da loja são os adesivos

de chão, stoppers, móbiles e tiras de prateleira Rio 2016, que devem ser

(17)

3.5 ASSOCIAÇÃO DE PRODUTOS

Dentro de uma mesma categoria, produtos oficiais Rio 2016 podem ser expostos juntos em uma composição, mas nunca combinados com produtos de outras marcas:

(18)

Produtos de outras marcas não devem ser oferecidos em um mesmo expositor/suporte e promovidos sob os materiais de ponto de venda aprovados pelo Comitê Rio 2016.

(19)

Todas as marcas abaixo estão sob a abrangência geral das marcas Rio 2016:

Sempre que possível, as coleções das submarcas devem ser definidas claramente e agrupadas separadamente nas vitrines e no espaço interno da loja.

3.6 MATERIAL PROMOCIONAL

Os materiais promocionais para ponto de venda são fornecidos aos varejistas pelo Comitê Rio 2016, através de seus licenciados, e podem ser utilizados para indicar a disponibilidade de produtos oficiais em lojas não exclusivas.

Desde que respeitando os limites de área de exposição, o material promocional pode ser utilizado nas portas e vitrines externas, assim como no espaço interno da loja. Todos os demais materiais necessários à organização e exposição dos produtos devem ser providenciados pelo varejista, e nenhum outro elemento do look e/ou das

logomarcas oficiais Rio 2016 pode ser incorporado ao espaço.

Adesivos de vitrine

Os adesivos de vitrine estão disponíveis para uso nas lojas de varejo independente de modo a sinalizar que naquele local há produtos oficiais Rio 2016.

Apenas um adesivo deve ser utilizado por vitrine, preferencialmente na altura da

visão.

Os adesivos de vitrine não podem ser utilizados em qualquer outra área além da vitrine.

JOGOS OLÍMPICOS JOGOS PARALÍMPICOS MASCOTE ABRAÇA RIO TIME BRASIL LINHA HISTÓRICA LOOK OF THE GAMES LINHAS EXCLUSIVAS PICTOGRAMAS

(20)

Adesivos de chão

Lojas que não vendem exclusivamente produtos licenciados podem usar os adesivos de chão para guiar o cliente até a gôndola de produtos Rio 2016.

Os três adesivos de chão sugeridos são sequenciais e devem ser posicionados da forma indicada.

(21)

Adesivo de chão 2 (entrada do corredor da gôndola)

Adesivo de chão 3

(22)

Stoppers

Os stoppers devem ser utilizados para informar que produtos oficiais Rio 2016 estão disponíveis na gôndola.

(23)

Móbiles

Os móbiles podem ser utilizados para ativar as áreas de exposição e venda de produtos oficiais Rio 2016. É possível utilizar cada móbile separadamente ou fazer uma

composição a partir dos três modelos, em diferentes tamanhos.

(24)

Tiras de prateleiras

As tiras de prateleiras estão disponíveis para decorar a área de exposição na gôndola de produtos licenciados Rio 2016. Elas utilizam a forma de seixo e com as cores sólidas das marcas oficiais.

(25)

Dependendo da categoria e do tamanho do produto, podem ser fornecidos pelos licenciados oficiais expositores com o layout dos Jogos para uso nas vitrines ou no espaço interno da loja.

Produtos de outras marcas não podem ser apresentados nos expositores Rio 2016. O varejista se compromete a cuidar do material fornecido, mantendo-o sempre em bom estado e abastecido de produtos.

(26)

4 | MARKETING E COMUNICAÇÃO

4.1 PREÇOS

O varejista deve tomar todas as medidas possíveis para praticar o preço sugerido pela empresa licenciada oficial.

Promoções, reduções e descontos devem ser negociados diretamente entre o varejista e o licenciado.

4.2 AÇÕES DE COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO

Os varejistas independentes podem fazer publicidade e promoções externas sobre a disponibilidade de produtos licenciados oficiais em suas lojas, observando que:

 Qualquer material de promoção de produtos licenciados deve ser submetido à aprovação da área de Licenciamento Rio 2016, através das empresas licenciadas oficiais.

 As promoções devem se referir exclusivamente à existência do produto naquele local e não podem ser utilizadas em outro contexto, como em campanhas de construção de marca do varejista.

 O varejista não pode utilizar ingressos para os Jogos Rio 2016 ou produtos licenciados oficiais em qualquer tipo de promoção, como concursos, sorteios ou distribuição de brindes.

(27)

Não utilize as marcas Rio 2016 de outra forma que não a própria foto dos produtos oficiais Rio 2016.

(28)

 Além de “vendedor de produtos oficiais Rio 2016”, não é permitida qualquer outra associação da marca varejista com as marcas Olímpica e Paralímpica.

 Produtos oficiais Rio 2016 não podem fazer parte de uma oferta conjunta com produtos de outras marcas. Ofertas conjuntas podem acontecer apenas entre produtos licenciados de uma mesma categoria.

 Fotos dos produtos oficiais Rio 2016 podem ser utilizadas para divulgar a disponibilidade do produto – esta é a única maneira correta de exibir as

(29)

5 | ON-LINE

5.1 E-COMMERCE

Varejistas on-line podem expor e comercializar produtos licenciados Rio 2016 em seu e-commerce, observando que:

 A venda de produtos on-line é restrita ao território brasileiro, sendo proibido o envio dos produtos licenciados para o exterior.

Um máximo de 30% de todo o conteúdo do site pode ser dedicado à venda de produtos oficiais Rio 2016.

 A criação de uma “loja dentro da loja” ou qualquer referência à loja on-line oficial Rio 2016 são estritamente proibidas.

 Os varejistas independentes não podem se autointitular “ponto de venda on-line oficial” nem usar qualquer denominação similar.

 Os produtos oficiais Rio 2016 devem ser inseridos nas categorias já existentes do menu principal, como qualquer outra marca.

 A barra de navegação principal não deve conter um menu dedicado exclusivamente à categoria Rio 2016, em primeiro ou segundo nível.

(30)

 Dentro da página de uma categoria, um submenu pode ser adicionado para conduzir às demais categorias de produtos oficiais Rio 2016, de modo a facilitar a navegação do consumidor que esteja procurando produtos licenciados de diferentes categorias.

5.2 PUBLICIDADE

Um máximo de 30% de toda a área destinada à publicidade do site pode ser dedicada à promoção dos produtos oficiais Rio 2016.

(31)

Varejistas on-line não podem reproduzir a marcas Olímpica e Paralímpica, incluindo todos os seus elementos, exceto quando elas estiverem expostas na própria foto do produto licenciado oficial.

Todas as regras válidas para as lojas físicas também são válidas para o ambiente on-line. Qualquer material de promoção de produtos licenciados deve ser submetido à aprovação do time de Licenciamento Rio 2016 através das empresas licenciadas oficiais.

5.3 MATERIAL PROMOCIONAL

O material de apoio para ponto de venda on-line será fornecido aos varejistas pelo Comitê Rio 2016, através de seus licenciados oficiais, e poderá ser utilizado para indicar a oferta de produtos licenciados em lojas on-line não exclusivas. São considerados materiais de apoio:

Composição das marcas Olímpica e Paralímpica Rio 2016 para uso exclusivo em carrossel e menu de busca por marcas.

Ícone de produto oficial pra uso exclusivo na seleção individual de um produto licenciado.

(32)

Nenhum outro produto não licenciado ou de outra marca pode ser exibido ou oferecido nos materiais promocionais Rio 2016.

Marcas e banners do varejista não podem ser posicionados ao lado do material

promocional Rio 2016 de maneira a sugerir que ele seja o e-commerce oficial dos Jogos ou que tenha relação oficial com o evento.

Todos os demais materiais necessários à organização e exposição dos produtos na loja on-line devem ser providenciados pelo varejista e nenhum outro elemento do look e das logomarcas oficiais Rio 2016 pode ser incorporado ao espaço.

(33)

6 | SUSTENTABILIDADE

Transformação e sustentabilidade estão na essência dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Todas as partes envolvidas na organização e execução dos Jogos, incluindo a operação de varejo, são convidadas a pensar e agir em nome de uma imagem global do Brasil baseada em transformação sustentável através do esporte. Todas as operações relacionadas aos Jogos Rio 2016 devem sempre levar em consideração:

Planeta: mitigar o impacto ambiental causado pelos Jogos Rio 2016, imprimindo uma

pegada ambiental reduzida.

Pessoas: planejar e executar os Jogos Rio 2016 de forma inclusiva, entregando Jogos

para todos.

Prosperidade: contribuir para o desenvolvimento econômico do estado e da cidade do

Rio de Janeiro, através do planejamento, execução e prestação de contas dos Jogos com responsabilidade e transparência.

Sempre que possível, produtos, embalagens, material de ponto de venda e expositores devem ser produzidos com materiais resistentes, recicláveis e reciclados, de modo a minimizar o impacto ao meio ambiente.

Toda madeira utilizada em mobiliário e estrutura deve vir de fontes comprovadamente legais e responsáveis.

Devem ser adotadas práticas trabalhistas éticas e responsáveis, dentro de normas aceitas mundialmente, de modo a contribuir para o desenvolvimento social e econômico.

Os produtos oficiais Rio 2016 fazem parte da celebração da diversidade e inclusão social e devem estar em locais acessíveis a todos.

(34)

7 | VISA

VISA é uma parceira Olímpica mundial e o meio de pagamento oficial dos Jogos Olímpicos e deve, sempre que possível, ter exposição maior que outras marcas, sendo indicada como meio de pagamento preferencial para os produtos oficiais Rio 2016. Os varejistas independentes não estão autorizados a fazer qualquer marketing, publicidade ou promoção que possa indicar uma associação entre os produtos

licenciados oficiais e outros meios de pagamento. Os comércios podem aceitar outros cartões de pagamento, desde que estes não sejam identificados, de maneira nenhuma, como sendo uma forma de pagamento associada aos produtos oficiais Rio 2016.

(35)

8 | USO DO GUIA

Este guia complementa e endossa, sem substituir, o termo “Diretrizes do varejista”, sobre as condições de venda dos produtos licenciados oficiais e utilização das marcas Rio 2016 por varejistas independentes (não oficiais).

As empresas licenciadas fabricantes e distribuidoras dos produtos oficiais Rio 2016 devem garantir que todos os seus clientes varejistas recebam e assinem o termo em questão, concordando com as condições antes de qualquer venda de produtos licenciados oficiais.

Os termos e condições presentes nas “Diretrizes do varejista” têm poder legal e são prioritários em relação às informações deste guia.

O Comitê Rio 2016 responderá severamente a qualquer tentativa de criar ou vender mercadorias não licenciadas, fazendo uso dos meios legais para punir e inibir tais práticas. O objetivo é assegurar que o valor dos produtos licenciados oficiais mantenha-se sólido para o Comitê Organizador, para os licenciados oficiais e mantenha-seus clientes no varejo – como você.

Todos os elementos que carregam a marca dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 são peças fundamentais na construção da experiência dos Jogos em escala mundial, desde agora até depois do evento.

O respeito que você, varejista, mantiver em relação às regras deste guia contribuirá diretamente para o sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Os produtos licenciados oficiais são parte essencial da história que queremos contar ao público sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Um produto oficial torna ainda mais inesquecível a vivência deste grande evento.

Portanto, a sua operação de varejo, com a distribuição dos produtos Rio 2016, faz parte da missão de criar Jogos excelentes e memoráveis.

Em caso de dúvida sobre as orientações deste guia, entre em contato com o fornecedor licenciado oficial.

Desde já, agradecemos sua cooperação e desejamos muito sucesso na venda dos produtos oficiais Rio 2016!

(36)

9 | ANEXO

9.1 DIRETRIZES DO VAREJISTA

Condições para a utilização das marcas Rio 2016 por varejistas

Temos o prazer de dar as boas-vindas à sua empresa varejista, à família de varejistas que trabalharão com nossos licenciados oficiais para ajudar a tornar os produtos licenciados oficiais Rio 2016 disponíveis em todo o Brasil. A marca Olímpica é poderosa e carrega com ela o entusiasmo e os ideais de uma celebração sem igual do esporte, da cultura e do meio-ambiente em todo o mundo. O poder da marca Olímpica também significa que há mais potencial para apropriação e uso indevidos. Estamos escrevendo a V.Sa. para delinear o que se pode e não se pode fazer relativamente à venda dos produtos licenciados oficiais no varejo. É importante prestar atenção às condições estabelecidas nesta carta, pois a sua cooperação e o atendimento a estas exigências são condições para a continuidade do seu direito de comprar produtos licenciados dos nossos licenciados oficiais.

Vimos também informar a V.Sa. que consideramos severamente quaisquer tentativas de criar e/ou vender mercadorias não licenciadas ou falsas e envidaremos todos os esforços para evitar e punir essas práticas. Nossa meta é assegurar que o valor dos produtos licenciados oficiais se mantenham valorizados, não apenas para nós mas também para nossos licenciados oficiais e seus clientes no varejo, como é o caso de V.Sa..

Trabalhando de forma cooperativa conosco e observando as regras, V.Sa. contribuirá muito para o sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Desde já,

agradecemos o seu apoio e a sua cooperação.

Para as finalidades desta carta, definimos a seguir algumas expressões importantes, a saber:

(i) “Marcas designadas” refere-se a marcas registradas, símbolos, emblemas, slogans, projetos e outros indícios referentes aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 ou ao Movimento Olímpico em geral, inclusive, sem limitação, o

símbolo Olímpico dos cinco aros interligados, o emblema dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o emblema dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, a marca nominativa “Rio 2016”, qualquer uma das palavras “Olímpico”, “Paralímpico”, “2016” e “Jogos Rio 2016”, e qualquer mascote, pictograma, slogan ou outra marca protegida, relacionada aos Jogos Rio 2016 ou ao Movimento Olímpico em geral, todas elas propriedade do Rio 2016 ou do Comitê Olímpico Internacional (COI);

(37)

(ii) “Produtos licenciados oficiais” refere-se a mercadorias que incorporem as marcas designadas e tenham sido produzidas e distribuídas por licenciados autorizados pelo Rio 2016 para a comercialização desses produtos.

Condições de utilização das marcas

1. A sua empresa poderá exibir e vender os produtos licenciados oficiais em sua(s) loja(s). Os produtos licenciados oficiais serão identificados por etiquetas contendo hologramas da marca “Rio 2016” e/ou outros dispositivos de segurança aprovados. Não adquira mercadoria que você saiba ou suspeite ser falsificada ou não autorizada. Pedimos que a sua empresa entre em contato com o Rio 2016 pelo correio eletrônico protecaoasmarcas@rio2016.com para relatar qualquer caso de pirataria ou informar a respeito de pessoa que saiba ou suspeite estar oferecendo mercadorias falsificadas. 2. A sua empresa poderá realizar promoções na loja e em pontos de venda, usando os kits de materiais de venda que lhe serão fornecidos pelo Rio 2016, através de seus licenciados oficiais. Esses materiais lhe permitirão indicar “Aqui você encontra produtos oficiais do Rio 2016” ou outras formas semelhantes de identificação.

3. A sua empresa poderá fazer publicidade e promoção externas, referentes à disponibilidade dos produtos licenciados oficiais para venda em sua(s) loja(s), sendo que:

(a) não poderá fazê-lo de forma a sugerir ou confundir os clientes, levando-os a acreditar que a(s) loja(s) ou a empresa está/estão de alguma forma afiliada(s) ou endossada(s) pelo RIO 2016, pelo COI, pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC), pelo Time Brasil, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ou pelo CPB. Sem limitar a

generalidade da restrição acima, a sua empresa não poderá usar a frase “Loja Oficial do Jogos Rio 2016” ou qualquer frase semelhante que insinue uma afiliação entre a sua empresa e o Rio 2016, os Jogos Rio 2016, o COI ou o COB. A sua empresa não poderá veicular materiais promocionais, impressos ou por meio eletrônico, que anunciem o seu estabelecimento como “Loja de Produtos da Olimpíada de 2016” ou que, de outra forma, sugira que a loja ou a empresa tenha uma associação oficial com o Rio 2016 ou com os Jogos;

(b) não poderá utilizar ou expor qualquer uma das marcas designadas de qualquer maneira, salvo no contexto de exibir fotografias dos produtos licenciados oficiais em si. Para maior certeza, as imagens fotográficas de produtos licenciados oficiais são a única forma, legítima e aceitável de mostrar as marcas designadas. EM NENHUMA HIPÓTESE poderão os nomes e descrições da mercadoria ser usados separadamente ou destacados das fotografias dos produtos licenciados oficiais. A sua empresa NÃO PODERÁ usar as descrições das marcas designadas em textos ou em desenhos, em embalagens, sinais, materiais de venda ou mídia impressa, campanhas publicitárias, promoções, e-mails,

(38)

ícones, nomes de domínio na Internet ou marcas comerciais criadas pelo varejista, que estejam separadas e afastadas das fotografias dos produtos licenciados oficiais.

4. NÃO poderá fazer qualquer uso comercial que seja das expressões “Olímpico”, “Paralímpico”, “2016”, “Rio 2016”, sem prévia autorização expressa por escrito do Rio 2016, que poderá ser negada a exclusivo critério do Rio 2016.

5. não poderá associar os produtos licenciados oficiais a quaisquer outras mercadorias (de marca ou não) e nem usar, oferecer ou fornecer produtos licenciados oficiais para induzir a venda de outras mercadorias, como em vendas combinadas.

6. NÃO poderá promover ou anunciar produtos licenciados oficiais na internet ou em qualquer outra mídia eletrônica interativa ou em serviços ou banco de dados on-line. A possibilidade de vender produtos licenciados na internet poderá ser expressamente autorizada pelo Rio 2016, em uma análise caso a caso. Esta venda, caso autorizada pelo Rio 2016, deverá sempre ser através de sites com tecnologia geo-block (ou seja,

somente acessível do Brasil) e não poderá realizar entregas fora do território do Brasil. 7. NÃO poderá vender produtos licenciados oficiais para pessoa que saiba ou suspeite que pretenda revender os produtos licenciados oficiais.

8. Os produtos licenciados oficiais NÃO poderão representar mais que 30% da sua oferta total de produtos ou do espaço de vendas na loja. Além disso, a sua empresa NÃO poderá estabelecer qualquer espaço específico ou área de venda específica para o tema Olímpico, dentro da loja. Para garantir a clareza, as boutiques do tema Olímpico são definidas como um espaço isolado de determinada parte da sua área de vendas reservado exclusivamente à venda de produtos licenciados oficiais e/ou decorado de forma a separá-lo dos outros espaços de venda à sua volta, na sua loja.

9. NÃO poderá usar ingressos para os Jogos Rio 2016 ou produtos licenciados oficiais em qualquer tipo de promoção, tais como concursos, sorteios ou distribuição de brindes. 10. A sua empresa reconhece que a bandeira VISA é o parceiro Olímpico global e o cartão oficial de pagamento dos Jogos. Dessa forma, aceita que não fará qualquer marketing, publicidade ou outras promoções referentes aos produtos licenciados oficiais, de forma a criar qualquer associação explícita ou implícita entre os produtos licenciados oficiais e qualquer outro cartão de pagamento além da marca VISA. Qualquer iniciativa de marketing, publicidade ou promoções de produtos licenciados oficiais, que inclua referência à forma de pagamento, deverá apontar apenas para a marca VISA. Para maior clareza, você poderá aceitar o pagamento dos produtos licenciados oficiais através de cartões pagamento que não o VISA, desde que os referidos cartões não sejam identificados de maneira alguma como sendo um método de pagamento associado aos produtos licenciados oficiais.

(39)

Esperamos que V.Sa. tenha compreendido essas condições e não tenha qualquer problema em observá-las. Em caso de dúvida, pedimos que entre em contato com o licenciado oficial do Rio 2016, para obter esclarecimentos.

Agradecemos imensamente a sua cooperação. Desejamos-lhe todo o sucesso na venda dos produtos licenciados oficiais.

Atenciosamente,

(40)

Referências

Documentos relacionados

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

No que diz respeito ao enunciado “A Folia do Papangu é governada como produto cultural” a conexão fica clara quando se nota que essa estruturação do produto que advém de

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

Feitiço do Segredo: deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica sendo o "Fiel do sendo o

611221 Escola Secundária de Oliveira do Hospital Coimbra Oliveira do Hospital 613217 Escola Beira-Aguieira - Escola Profissional (Deleg.) Coimbra Penacova 62012901 Escola Básica dos

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director