• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DA BAHIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DA BAHIA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO CRCBA n.º 580/2015.

DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE DIÁRIAS, AUXÍLIO DESLOCAMENTO E

PASSAGENS ARÉAS PARA

CONSELHEIROS, FUNCIONÁRIOS E COLABORADORES EVENTUAIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O Plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia, no uso das suas atribuições legais e regimentais, na forma do Decreto-Lei nº 9295/46, de 27/05/46, com alterações dadas pela Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010;

Considerando a necessidade de regulamentação e estabelecimento de critérios para a concessão de diárias, auxílio deslocamento e emissão de passagens aéreas para Conselheiros, Funcionários e Colaboradores Eventuais, no desenvolvimento de atividades pertinentes ao CRCBA para que possa atingir plenamente o objetivo almejado;

Considerando que a expansão da atividade administrativa da entidade fiscalizadora do exercício profissional exige a presença de representantes em eventos e reuniões de assuntos pertinentes à classe contábil no campo Municipal, Estadual, Nacional e Internacional;

Considerando que em várias oportunidades se faz necessária a convocação de

pessoas que, embora não estejam vinculadas à Entidade, prestem serviços e colaboração em

razão do nível cultural e de destaque no campo da área contábil, em especial na sua aplicação

científica, bem como a Colaboradores que prestam serviços de assessoramento à Entidade;

(2)

Considerando a integração do CRCBA com os diversos órgãos governamentais, científicos e educacionais, em nível nacional e internacional;

Considerando que devemos adequar o pagamento de diárias, auxílio deslocamento e emissão de passagens aéreas aos Conselheiros, Funcionários e Colaboradores do CRCBA, de acordo com a legislação Federal vigente (Decreto Nº 5.992 de 19 de Dezembro de 2006;

Considerando as informações constantes no Manual de Orientações para os Conselhos de Fiscalização de Atividades Profissionais, editado pelo Tribunal de Contas da União em 2014.

RESOLVE:

Art. 1º - O Conselheiro, Funcionário ou Colaborador do CRCBA, que se deslocar a serviço do CRCBA, da localidade onde reside para outro ponto do território nacional, ou outro pais, fará jus à percepção de diárias e/ou auxílio deslocamento, segundo as disposições desta Resolução e observados os valores consignados no seu anexo, levando-se em consideração a distância de ida e volta da sua residência para o local onde ocorrerá o evento.

Parágrafo 1º – Estará a serviço do CRCBA, o Conselheiro, Funcionário ou Colaborador que for CONVOCADO, para representar o CRCBA em eventos, participar de reuniões em geral, ministrar palestras, supervisionar projetos, participar de treinamentos, e no caso especial de funcionários prestar serviços pertinentes à sua função;

Parágrafo 2º – O disposto neste artigo não se aplica aos casos em que o deslocamento da sede do CRCBA para outra localidade constituir em exigência permanente do cargo do funcionário, ou quando o deslocamento ocorrer dentro do mesmo município da sede, bem como para Conselheiros residentes no local do evento.

Parágrafo 3º - Considera-se Colaborador os Delegados do CRCBA, os membros do

(3)

Conselho Consultivo e terceiros como: palestrantes, assessores e consultores, bem como Profissionais da Contabilidade, registrados no CRCBA que quando nomeados através de Portaria, contribuam no desenvolvimento de atividades pertinentes ao Sistema CFC/ CRC's, e desde de que conste em contrato que as despesas em caso de deslocamento serão pagas pelo contratante, no caso o CRCBA.

Parágrafo 4º - Considera-se evento para efeito desta Resolução, os seguintes casos:

(reuniões, palestras, seminários, congressos, convenções, treinamentos e outros similares).

Art. 2º - As diárias serão concedidas por dia de afastamento do local onde estiver o Conselheiro, Funcionário ou Colaborador e destina-se a indenizar despesas com hospedagem, alimentação e locomoção urbana.

Parágrafo 1º - Excepcionalmente as diárias fornecidas para os fiscais destina-se a indenizar despesas com hospedagem e alimentação. As despesas com locomoção serão suportadas por suprimento de fundo concedido para viagem, devendo ser prestado conta ao retorno de viagem, conforme definido em Portaria de concessão do suprimento.

Parágrafo 2º - Opcionalmente, conforme o critério de oportunidade e conveniência da administração do CRCBA, no que concerne aos aspectos relacionados à economicidade e efetividade, todas as despesas(hospedagem, alimentação e deslocamento), para viagens de Fiscais no desenvolvimento das atividades de fiscalização, serão pagas através de adiantamento concedido ao Funcionário, cabendo a este a prestação de contas posteriormente, de acordo com a definição em Portaria de concessão do adiantamento.

Parágrafo 3º- Quando for fornecida hospedagem e alimentação pelo CRCBA, ou

outra entidade que faça parte do sistema contábil, bem como os CRC´s de outros Estados ou o

Conselho Federal de Contabilidade-CFC, não haverá pagamento de diárias, ficando o CRCBA

responsável pelo deslocamento do Conselheiro, Colaborador ou Funcionário.

(4)

Parágrafo 4º – Os valores consignados no anexo I desta Resolução, sofrerão ajustes sempre que o Plenário do CRCBA, em comum acordo, julgar necessário, aplicando-se os índices de aumento a serem analisados, sendo para tanto emitido ato específico (Portaria da Presidência), concedendo tal reajuste.

Parágrafo 5º - Os Conselheiros ou Colaboradores que se deslocarem do interior para a sede, receberão o pagamento da diária a partir do dia de afastamento do seu domicílio, até a data de retorno, conforme ato convocatório.

Parágrafo 6º - Não serão concedidas diárias integrais para deslocamento entre Municípios da área metropolitana de Salvador e entre municípios cuja distância seja igual ou inferior a 100(cem) quilômetros, cabendo neste caso a concessão de auxílio deslocamento para atender as despesas com locomoção, de acordo com a quilometragem de distância do local onde o Conselheiro ou Colaborador reside, até o local de destino, onde ocorrerá o evento(reuniões das Comissões, das Câmaras, do Conselho Diretor, do TRED e Plenária;

palestras; seminários; congressos; treinamentos; e outros), observando-se o art. 3º da presente Resolução.

Parágrafo 7º – Não terão direito ao auxílio deslocamento Funcionários do CRCBA, os quais receberão adiantamento para cobertura de despesas com passagens, pedágio e transporte, devendo prestar contas posteriormente de tais despesas comprovando-as com base na documentação legal, depositando o saldo remanescente do adiantamento concedido, obedecendo ao disposto na Norma que lhe concedeu o adiantamento, ou requerer reembolso quando o adiantamento não suportar os gastos.

Parágrafo 8º - Quando o serviço for desempenhado nas cidades de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Belo Horizonte, a diária será acrescida de 20% (vinte por cento).

Art. 3º – O Conselheiro e Colaborador, residente na Capital e Região Metropolitana,

(5)

quando convocado pela Presidência, fará jus a 50% (cinquenta por cento) do valor da diária para representação da presidência e atividades fim do CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DA BAHIA, na Capital e Região Metropolitana, nos termos do CAPUT deste artigo.

Art. 4º – O Auxílio deslocamento é destinado para cobertura de despesas com transporte para eventos. No caso em que o Conselheiro ou Colaborador opte em realizar viagem com condução própria, por livre e espontânea vontade, deve estar ciente que o CRCBA não assumirá nenhuma despesa oriunda de qualquer ocorrência que possa vir a acontecer do deslocamento até o destino e vice-versa, tais como acidentes, assaltos, furtos, exceto danos corporais de acordo com o contrato de seguro de vida, em viagem, devidamente firmado entre o CRCBA e empresa de seguros.

Art. 5º - As diárias previstas nesta Resolução para as funções de Coordenação e Diretoria, serão concedidas aos funcionários que estejam no efetivo exercício da respectiva função.

Art. 6º - Nos casos em que o Funcionário se afastar da sede acompanhando autoridade para assessorá-la, com a obrigação de hospedar-se no mesmo hotel que o da autoridade, fará jus à percepção de diária no mesmo valor a ela atribuída.

Art. 7º – O Conselheiro ou Funcionário de outros CRC´s ou do CFC, quando estiverem executando tarefas de interesse do CRCBA, no Estado da Bahia, farão jus às diárias pagas de acordo com a presente Resolução, observando-se o seu cargo no CRC de origem ou no CFC, e desde de que o seu órgão de origem não conceda o pagamento de tais diárias.

Art. 8º - O deslocamento a serviço em evento relacionado ao sistema CFC/CRC´s

no exterior, dará ensejo ao pagamento de diárias conforme o estipulado em Resolução do

CFC.

(6)

Parágrafo único – O pagamento da diária será feito com base nos valores de venda do dólar norte-americano turismo e/ou do euro, quando aplicável, preferencialmente 72 (setenta e duas) horas antes do embarque.

Art. 9º - Recebida a diária e/ou auxílio deslocamento e não realizada a viagem, a Contabilidade e o Financeiro deverão ser comunicadas pelo Setor solicitante, para que ocorra a devolução do valor, imediatamente;

Art. 10º – As diárias e/ou auxílio deslocamento devem ser solicitados, previamente, e em conjunto, pelo setor competente, acordada pela Diretoria Executiva, empenhada na Contabilidade e autorizada pela Presidência e/ou pela Plenária do CRCBA, quando for o caso.

Parágrafo Único – Na solicitação de pagamento de diárias e/ou auxílio deslocamento deverá constar obrigatoriamente:

- o nome, cargo ou função do proponente;

- a descrição objetiva do serviço a ser executado;

- indicação dos locais onde o serviço será realizado;

- o período de afastamento;

- o valor unitário, a quantidade de diárias e importância total a ser paga;

- autorização de pagamento do Presidente juntamente com ato de convocação e aprovação da viagem.

Art. 11º- Os Conselheiros, Funcionários e Colaboradores, deverão realizar ao

final da viagem, relatório que deve ser anexado ao processo de pagamento de diárias. Quando

a viagem for de avião, o CRCBA fornecerá as passagens, devendo o Conselheiro, Funcionário

ou Colaborador, quando do retorno, devolver as mesmas juntamente com o cartão de

embarque e Relatório de Viagem que passarão a compor o processo de pagamento. Caso tal

fato não ocorra dentro de 15(quinze) dias, o Conselheiro, Funcionário ou Colaborador, deverá

devolver os valores recebidos, cabendo à Divisão de Contabilidade supervisionar a entrega de

tais relatórios, comunicando à Câmara de Controle Interno as pendências existentes. O

relatório de viagem é dispensado no caso de reuniões de Câmaras, Comissões, Ouvidoria,

Conselho Diretor, Conselho Consultivo, TRED, e Plenária, quando deverá ser anexado ao

processo de pagamento o extrato das atas das reuniões.

(7)

Art. 12º – Serão concedidas diárias especiais a Conselheiro e/ou Colaborador para atender à prestação de serviços como palestrante em eventos fora da sede do CRCBA, desde que previamente aprovado pelo Conselho Diretor e Plenária do CRCBA, antes da realização do evento. Em caso excepcional, poderá ser ad-referendum do Conselho Diretor e Plenária.

Art. 13º – Tratando-se de viagem mista (avião/terrestre), deverá o auxílio deslocamento ser calculado apenas na quilometragem do trajeto terrestre.

Parágrafo primeiro - As passagens aéreas deverão ser emitidas com antecedência máxima de 10 (dez)dias;

Parágrafo segundo - As alterações de passagens já autorizadas e emitidas ficarão a cargo do Conselheiro, Colaborador ou Funcionário, exceto nos casos de força maior, que deverá ser apreciado pela Diretoria e Presidência, com a aprovação ou não do pleito.

Parágrafo terceiro - Após convocação para participação em eventos realizados pelo CRCBA, apoiados ou realizados por entes integrantes do Sistema CFC/CRC´s, os Conselheiros, Colaboradores e Funcionários, deverão preferencialmente, confirmar a participação no evento com um prazo de até 15(quinze) dias;

Parágrafo quarto - O(s) Funcionário(s) responsável(eis) por emissão de passagem aérea, deverá encaminhar as opções de vôos (conforme normativa interna de emissão de passagens aéreas), logo após confirmação da participação em evento, devendo a resposta ocorrer preferencialmente no prazo máximo de 3(três) dias.

Art. 14º – A participação de Conselheiros Efetivos e Suplentes e Funcionários, em eventos internacionais, será submetida à aprovação prévia do Plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia, a quem compete analisar o cumprimento das exigências previstas na presente Resolução.

Art. 15º – A representação oficial do Conselho Regional de Contabilidade do

(8)

Estado da Bahia caberá ao respectivo Presidente e, no impedimento deste, pelo conselheiro, efetivo ou suplente, que por ele for indicado, atendidas as exigências disciplinadas em ato especifico.

Art. 16º – A participação dos conselheiros em eventos não diretamente relacionados com a área contábil poderá ser autorizada, previamente, pelo Conselho Diretor e Plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia, desde que devidamente justificado o interesse para a entidade ou para a classe dos contabilistas e atendidos, no que couber, os dispositivos desta Resolução.

Parágrafo Único – Os casos excepcionais serão definidos pelo Conselho Diretor e Presidência, e aprovados ou homologados pela Plenária.

Art. 17º – Revoga-se as Resoluções CRCBA Nº

s

507/2009, 551/2011 e 554/2011.

Art. 18º - A presente Resolução entrará em vigor a partir de 01 de março de de 2015.

Salvador, 10 de Fevereiro de 2015.

Contador Wellington do Carmo Cruz Presidente do CRCBA

____________________________ __________________________

____________________________ __________________________

____________________________ __________________________

(9)

RESOLUÇÃO CRCBA n.º 580/2015.

____________________________ __________________________

____________________________ __________________________

____________________________ __________________________

____________________________ __________________________

____________________________ __________________________

____________________________ __________________________

____________________________ __________________________

____________________________ __________________________

____________________________ __________________________

____________________________ __________________________

____________________________ __________________________

____________________________ __________________________

____________________________ __________________________

(10)

ANEXO I

TABELA DE VALORES DAS DIÁRIAS

DISCRIMINAÇÃO NO ESTADO EM R$ FORA DO ESTADO EM

R$

Presidente R$ 390,00 R$ 490,00

Conselheiro R$ 370,00 R$ 470,00

Colaborador/Delegado R$ 300,00 R$ 350,00

Diretor Executivo R$ 280,00 R$ 350,00

Coordenador R$ 280,00 R$ 350,00

Fiscal R$ 195,00 R$ 270,00

Demais funcionários R$ 195,00 R$ 270,00

Palestrantes R$ 350,00 R$ 350,00

(11)

ANEXO II

TABELA DE VALORES DOS AUXÍLIOS DESLOCAMENTOS

Quilometragem Valor em reais

50 R$ 80,00

51 à 100 R$ 100,00

101 à 150 R$ 120,00

151 à 200 R$ 140,00

201 à 250 R$ 160,00

251 à 300 R$ 180,00

301 à 350 R$ 200,00

351 à 400 R$ 220,00

401 à 450 R$ 240,00

451 à 500 R$ 265,00

501 à 550 R$ 285,00

551 à 600 R$ 305,00

601 à 650 R$ 325,00

651 à 700 R$ 345,00

701 à 750 R$ 365,00

751 à 800 R$ 385,0

801 à 850 R$ 405,00

851 à 900 R$ 425,00

901 à 950 R$ 445,00

951 à 1000 R$ 465,00

(12)

Quilometragem Valor em reais

1001 à 1050 R$ 485,00

1051 à 1100 R$ 505,00

1101 à 1150 R$ 525,00

1151 à 1200 R$ 545,00

1201 à 1250 R$ 565,00

1251 à 1300 R$ 585,00

1301 à 1350 R$ 605,00

1351 à 1400 R$ 625,00

1401 à 1450 R$ 645,00

1451 à 1500 R$ 665,00

1501 à 1550 R$ 680,00

1551 à 1600 R$ 700,00

1601 à 1650 R$ 720,00

1651 à 1700 R$ 740,00

1701 à 1750 R$ 760,00

1751 à 1800 R$ 780,00

1801 à 1850 R$ 805,00

1851 à 1900 R$ 825,00

1901 à 1950 R$ 845,00

1951 à 2000 R$ 865,00

Referências

Documentos relacionados

Ao compreender que a canção pode ser parcialmente entendida como produção relacionada ao gênero poético, tomarei por base as formas com que o gênero se apresenta na

Depois de uma viagem a Paris em que soube do método de De Prony, Babbage escreveu: “Concebi de repente a ideia de aplicar o mesmo método em um trabalho imenso que estava

For this test, the aim is to show that the application of alert states to one or several nodes will impact the rate at which they send packets and therefore the total number of

Collor de fato, ganharia a eleição, mas não levaria força política para governar em seus conturbados anos na presidência e repetindo os erros de seu

Sabe-se que a produtividade e a satisfação dos colaboradores esta ligada a sua qualificação profissional e treinamentos recebidos no ambiente de trabalho ou em cursos apoiados

O PDE ® pode ser confi gurado de várias formas, por exemplo, para a conexão de sensores externos, para a geração de um protocolo simples com arquivo gráfi co e/ou para uma

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC torna pública a abertura de inscrições para o Concurso Vestibular 2021.2, que disponibilizará o total de 250

[r]